Horas de francês – Nível

Visualizando 51 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4573
      Debefort
      Participante

      Caros,

      Quantas horas de francês são correspondentes aos itens abaixo?

      Minimale ou élémentaire (niveaux 1 à 4)
      Intermédiaire (niveaux 5 et 6)
      Intermédiaire avancé (niveaux 7 et 8)
      Avancé (niveaux 9 à 12)

      Grato.

    • #13359
      Diogo
      Participante

      Depende de quanto tempo a pessoa precisa pra aprender…

      no link a seguir, um arquivo do site de imigração com uma orientação quanto
      aos níveis de idioma e o que se espera de cada nível.

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/langue-francaise/grille-autoevaluation.pdf

      bons estudos!!!

      db

    • #13520
      Debefort
      Participante

      Grato Diogo.

    • #14068
      Diogo
      Participante

      Reativando este tópico…

      Amigos, quero lhes contar meu plano pra ver se vcs acham que funciona

      Estou matriculado em um curso de francês, estarei, eu mais minha companheira com 60horas cada um no final de junho.
      Nosso plano é matricular no módulo seguinte no segundo semestre, e com isso em dezembro teríamos 120 horas
      Diante do que vimos nos Timelines, estamos querendo entrar com o processo em no máximo setembro deste ano, pra pegarmos as primeiras entrevistas de 2008, talvez até ainda em dezembro se eles aceitarem.

      Daí vem a questão das 150horas mínimas pra cada um. Teremos, entrando com o processo em setembro, as 60 horas e mais o comprovante de matrícula e frequência no curso de francês do segundo semestre desse ano.

      Então, venho examinando essa questão, pois falam que só pode entrar com no mínimo 150 horas, porém quando faço a avaliação on line, mesmo colocando que eu e minha companheira teríamos apenas o nível élémentaire (1-4) no francês, eu Intermédiaire e ela élémentaire no inglês, o teste indica aprovação. isso por que tenho mais de uma profissão, tenho experiência nas duas, mestrado, graduação da minha companheira, etc…

      Sei que eles não dão garantia de que passando no on line estará com processo aprovado, ou apto para a entrevista, por uma série de razões.

      Meu plano é fazer um intensivo de francês no verão, nem que seja aos finais de semana com prof. particular, pra ter na entrevista as 150 horas, e mais que isso, um tanto mais de fluência…

      então, depois de tanta explicação… a pergunta:
      Como é que vcs vêem essa situação, de eu entrar com o processo ainda em setembro, com o curso que vem interar 120 horas em andamento???? Por que já ouvi tbém que se o cara tá em curso e abre o processo, eles dão um tempo pro ara terminar e chegar com as horas completas…

      alguém sabe, alguém sabe quem sabe????????????????????

      PS. Lembrem-se – O que importa é o que interessa!!!
      abraços
      db

    • #14069
      Carlos_Santos
      Participante

      Diogo,

      já discutimos esta questão de horas versus capacidade de se desembaraçar na língua aqui no fórum!

      eu entendi o que você quer fazer: ajustar o tempo de processo, entrevista e seu planejamento de francês…

      a questão é simples….  você pode passar na entrevista e se dar muito bem no Québec com X horas de curso!

      aonde o número X é a sua capacidade de ler, escrever e entender o francês!

      se para você X é igual à 150 horas eu não sei…. pode ser mais  :x  pode ser menos  :D  este valor é sugerido como um número de horas aonde o aluno está em condições, mas isso é relativo!  :x

      Se você realmente quer vencer este tempo e agilizar seu processo, cai de cabeça no francês, faça mais horas agora, intensivão claro! mas não só as horas de curso, faça pelo menos o dobro ou triplo das horas em casa!

      assim você chega lá! eu garanto! foi o que fiz com o francês!  :)

    • #14073
      viniciusmarc
      Participante

      Boa tarde a todos,

      Carlos, “acho” que o que o Debefort, e o Diogo se referem, e quanto ao artigo que diz que se não tiver as 150hs, não adianta nem tentar:

      http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=2

      Eu tambem tenho a mesma duvida, pois ao final do meu curso terei as 150hs propostas, porem vou dar entrada aida com 75 hs de aula.

      Sera que uma declaração da escola ( da Aliança Francesa em Questão) e suficiente?

      Obrigado marcus

    • #14074
      Diogo
      Participante

      ok, gracias…

      com certeza penso em continuar estudando após a entrevista… é que como o processo permite que subamos (puxa subamos é bonito hein?) um degrau de cada vez… vou aproveitar essa possibilidade…
      a minha preocupação é deles ficarem empatando o tempo pra esperar eu chegar às tão sonhadas 150 horas, enquanto eu acredito que com 120 mais os estudos que vou fazer, darei conta da entrevista…  não to me achando, é que realmente em outras vezes que precisei me preparar pra alguma coisa, eu me dediquei… e sei que é possível…

      abraço
      db

    • #14075
      Carlos_Santos
      Participante

      olá marcus,

      se entendi sua questão é se você pode enviar seu dossier para Buenos Aires tendo menos de 150 horas? imaginando que na época da entrevista você as terá? é isso?

      atenciosamente

    • #14076
      viniciusmarc
      Participante

      Oi Carlos e isso mesmo

      Porem, isso levando-se em conta que apos o envio do dossier, são uns 4 meses para a convocação da entrevista.

      Marcus

    • #14080
      Diogo
      Participante

      exatamente…

      o ponto no meu caso é que terei 60 horas, mais um comprovante de matrícula de um curso que me dará 120 horas.
      Assim, eles saberão no escritório, que em dezembro, eu terei 120 horas, mas eles tão querendo 150   8O… rs
      até março, espero estar com as 150… mas se eu entrar com o processo em setembro, eles não terão como saber disso até a entrevista…

      ….
      db

    • #14088
      Hanton
      Participante

      Olá Diogo,

      Compartilho da mesma dúvida que você. Estou fazendo o super intensivo da Aliança Francesa e gostaria de enviar o meu dossiê no final do mês de março anexando uma declaração do curso, sendo que, a minha turma finaliza na metade do mês de abril. E como nós sabemos que entre a data do envio do processo até a marcação da entrevista leva no mínimo 3 meses, tempo hábil para cnclusão das 150h necessárias.  Sei que cada caso é um caso :D , mas conheço colegas que já passaram pelo processo e na época do envio da documentação não tinham as 150h, mas como disse anteriormente… Acho que o melhor a fazer é enviar um email para o escritório em BA explicando toda sua situação e aguardar resposta :wink:

      Vou escrever para BA explicando minha situação depois compartilharei aqui com vocês, mas reforçando que cada caso é um caso :lol:

      [],s

      Hamilton

    • #14101
      Carlos_Santos
      Participante

      a melhor resposta é a que vira de Buenos Aires, pois este é um processo caro para arriscar, não acham? 8O

      boa sorte! :wink:

    • #14104
      julianomga
      Participante

      oii a todos!!!!!

      agora fiquei com uma duvida sobre tudo isso, segundo a lista de documentos necessários enviar para Buenos Aires para este ano de 2007, que foi alterada e acrescido alguns itens, pede que façamos um teste de frances o TCF pour le quebec, teste este adaptado exclusivamente para o  processo de imigração, copiei o que pede o anexo dos documentos a serem enviados

      8. COMPÉTENCES EN FRANÇAIS ET EN ANGLAIS
             Afin d’évaluer vos connaissances linguistiques, dans le cas où le français ou l’anglais ne sont
      pas l’une de vos langues maternelles, vous pouvez joindre à votre demande des preuves
      documentaires attestant vos compétences en français ou en anglais pour vous et, s’il y a lieu,
      celles de votre conjoint.
           Pour démontrer vos connaissances linguistiques en français, vous pouvez notamment, à partir
      de janvier 2007, présenter au ministère le résultat d’un test d’évaluation du français adapté aux
      besoins du Québec, délivré par l’un des deux organismes reconnus par le MICC, soit :

      – le Test d’évaluation du français adapté pour le Québec (TEFAQ) de la Chambre de
      commerce et d’industrie de Paris (CCIP);

      – le Test de connaissance du français pour le Québec (TCFQ) du Centre international
      d’études pédagogiques (CIEP).

      Pour démontrer vos connaissances linguistiques en anglais, veuillez joindre à votre demande
      les preuves documentaires nécessaires et, s’il y a lieu, celles de votre époux ou conjoint de
      fait. Il peut s’agir du résultat d’un test d’évaluation reconnu, par exemple, les Tests IELTS,
      TOEFL, TOEIC et Cambridge. Vous pouvez également joindre à votre demande un document
      démontrant que vous avez travaillé en français ou en anglais.

      no site do TCF ha os locais onde pode-se fazer este teste, parece-me ser um teste mais simplificado que o TCF “normal”  e tem um custo de 65 euros.  
      outra duvida, nao encontrei como posso comprovar o conhecimento da lingua, sao as tais 150 horas?
      ja fiz dois anos de curso de frances poderei comprovar com esse certificado??

      abraços a todos
      juliano

    • #14127
      jrsp
      Participante

      Olá!
      quando enviamos nossa documentação ( jan7 )e surgiu esse fato novo da comprovação do francês através do teste de proficiência, escrevi um e-mail para BA perguntando sobre isso e questionando se não seria necessário enviar o teste, eles me resposnderam que ” qualquer falta de documento, se houvesse, seria comunicado e solicitado posteriormente…”
      acho que não precisa enviar não! Até questionei que teria outro certificado de conclusão de horas para enviá-los e me responderam que se fosse necessário seria solicitado.
      aí … estou guardando para comprovar na entrevista.
      Camila

    • #14129
      Diogo
      Participante

      como o juliano citou….
      vous pouvez notamment, à partir de janvier 2007, présenter au ministère le résultat d’un test d’évaluation du français

      ou seja… é facultado a imigrante apresentar o resultado do teste, mas não é um requisito obrigatório…

      vejo que esse teste vale a pena pra quem fala alguma coisa de francês mas não tem comprovação de horas de curso…
      tbém tem gente que com poucas horas e mais o estudo próprio, aprende rapidinnn

      vou elaborar um e-mail pra encaminhar pra BA…  
      abraços
      db

    • #14138
      viniciusmarc
      Participante

      E, como disse o Carlos, e um porcesso caro,  acho que vou esperar a resposta do e-mail do Hanton, ou do Diego.

      Quanto a duvida do Juliano, e sim facultativo, na minha classe de frances, tem uma rapaz que ligou diretamente pra BA e falaram que esse teste era facultativo.

      Marcus

    • #14147
      julianomga
      Participante

      oi camila e diogo.

      pois é agora fiquei com uma grande duvida sobre como comprovar a competencia do frances.
      eu acredito que seja um item obrigatorio sim comprovar atraves de documento a competecia no frances pois é um itens exigidos na relação de documentos que devem ser enviados a Buenos Aires.
      e se nao for o teste do TCF pour le quebec sera atraves de certificado, e este para ser valido que caracteristicas deve ter???
      horas, instituição, nivel????

      tbem irei escrever para bueno aires para esclarecer melhor esta situação, pois a Camila comentou que se faltar algum documento o escritorio ira solicitar, porem ja é citado que qualquer documento faltante deve ser enviando em no maximo 60 dias para o escritorio de imigração e neste tempo nao conseguimos fazer o teste ou providenciar um certificado, pois para fazer o teste do TCF é necessário fazer inscrição com 20 a 30 dias de antecedencia e leva 20 dias para ter o resultado.

      temos que solucionar esta questão

      abraços

      Juliano

    • #14148
      viniciusmarc
      Participante

      Ola So para esclarecer,

      o que eu falei que era facultativo era o teste do TCF.  um comprovante da instutuição, onde aprendeu, isso sim e obrigatorio, porem, se vc estudou com um professor particular… qual o problema, acho que uma declaração dele vale. afinal, ja pensou uma pessoa que junto com os pais tenha morado na França, na infancia, ou juventude, e agora depois de varios anos quer emigrar para quebec. deve fazer um curso em uma escola de frances so para comprovar que sabe frances?????  não e possivel. O governo de Quebec esta selecionando pessoas, não dificultando a vida delas

      Marcus

    • #14167
      RedCzar777
      Participante

      Vocês estão muito tensos, hehehe.

      Esse assunto já foi discutido aqui no fórum antes, e a resposta é como o Diogo já disse em um post anterior desse mesmo tópico. Esse certificado é apenas mais uma documentação aceita para se comprovar o nível de francês.

      É obrigatório a comprovação para aqueles casos em que o francês não é a lingua materna. Nesses casos são aceitos:

      1- Esse certificado que está sendo discutido, ou
      2- Declaração, certificado ou até mesmo comprovante de matrícula da escola onde estoudou o francês, ou
      3- Declaração do professor no caso de quem teve aulas particulares.

    • #14170
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Vocês podem até tentar mandar o dossiê antes das 150 horas e o máximo que irá acontecer é eles solicitarem inscrição e matrícula em um curso onde o total de horas seja as 150, e deixarem o processo de vocês em stand by até enviarem o restante das horas que faltam, e ainda podem ter a sorte de já serem convocados para a entrevista com menos de 150 horas, mas aí vocês terão que se sair bem…

      Abraços,[/align]

    • #14175
      Diogo
      Participante

      vou realmente me inscrever antes das 150 horas, mas com perspectivas de estar com as 150 na entrevista…
      vou dar um jeito de fazer um intensivo no inverno, pois duas semanas de intensivo já dá pra somar 30horas… mais o curso normal no segundo semestre… chego nas 150…
      depois terei que dar um tempo pro bolso encher mais um cadinnn… ou um montão…  rsrs

      mas a previsão continua sendo setembro…
      já estou com 1,50 horas aula… começou hoje… rsrs
      vem dar certo…
      abraços
      db

    • #14200
      GUeCRIS
      Participante

      Olá pessoal!
      Nós enviamos a documentação sem nenhum conhecimento de francês. Fizemos o teste on line assim e o resultado foi positivo. Por isso, enviamos logo a documentação (novembro) e junto com ela uma declaração da Aliança Francesa dizendo de nossa inscrição nos intensivos I e II e do pagamento das referidas mensalidades. Estamos no aguardo da maracação da entrevista mas recebemos a informação do recebimento do nosso processo e do número atribuído. O pagamento já foi debitado do cartão de crédito também.
      Quando terminamos o básico I, enviamos o resultado para BA. Acabamos de ser aceitos no Básico IV e já pedimos declaração da escola para enviar tb.
      Penso que é possível sim de enviar a documentação sem as 150 horas… mas o critério deve ser o teste on line. Se vc colocar o conhecimento de francês que vc tem agora e ainda assim existir interesse em vc, acho que vc pode mandar, juntamento com a inscrição no curso.
      Saudações!
      Cristiane

    • #14227
      julianomga
      Participante

      oii a todos,

      escrevi para o escritorio em BA, mas ainda nao retornou uma resposta.
      vamos aguardar e ficar menos tensos como disse o Redczar777.

      se alguem obtiver alguma informação de la manda para ca.

      abraços
      JUliano

    • #14297
      Hanton
      Participante

      Olá pessaol,

      Escrevi para Buenos Aires e eles me informaram que  “eu podia” :D  enviar meu dossiê com a declaração do curso que estou fazendo (Aliança Francesa), comprovando que estou matriculado e cursando o super intesivo com término previsto para xx/abril, mas como eu tinha mencionado no meu último post, cada caso é um caso. Eu farei como já foi aconselhado pela adriana em um outro tópico, salvarei esse email para alguma eventualidade. :wink: .

      Resumindo meus caros. Escrevam para BA e terão um esclarecimento do próprio escritório.

      []´s e boa sorte a todos

      Hamilton

    • #14299
      Diogo
      Participante

      OK…

      eu to reavaliando algumas coisas aqui, pois pelo plano inicial, eu chegaria ao final do ano com “apenas” 120 horas, mas acho que entre um módulo de 60 e outro, vou dar um jeito de fazer um intensivo… daí chego com 180…

      com isso o processo transcorre mais numa boa…


      db

    • #14629
      agomes
      Participante

      Olá,

      Minha comprovação do francês está no histórico do 2º grau (324 horas), será que ajuda? Meu marido está aprendendo o francês (eu mesma estou ensinando) ele vai ficar com o nível básico, o que vocês acham?

    • #14633
      Diogo
      Participante

      Agomes,

      Avalie no teste on line…

      pelo pouco que venho percebendo do processo, se vc estiver entrando como aplicante principal, beleza, mas pra ele ir como principal, no nível básico de francês, os outros quesitos terão que estar com boa pontuação…

      realmente o ideal é verificar via teste on line…

      também é bom verificar a validade das aulas que vc dará pra ele…  pois se ele for apresentar XX horas de aula com vc, não sei como eles verão isso…  se vc é professora beleza…

      ele pode também fazer o teste na aliança francesa e apresentar o resultado do teste ao invés da comprovação de horas de curso…  


      db

    • #14949
      yuri
      Participante

      Boa tarde, pessoal!

      Recebi um e-mail do consulado avisando sobre as palestras. Veio um documento em anexo intitulado “Quebec_Terra_de_Oportunidades”. E uma das frases diz:
      “O perfil buscado é brasiliero jovem (idealmente até 35 anos), com diploma (técnico, tecnólogo ou universitário), experiência profissional, conhecimento de inglês e disposto a aprender francês.

      Pera aí! Disposto a aprender francês??? Será que a exigência quanto ao conhecimento de francês diminui??? E a frase também dá a entender que inglês é mais importante que francês! Não parece? Não tô entendo mais nada! rsrs!

      Abraços!

    • #14951
      Diogo
      Participante

      yuri
      boa pergunta pra se fazer na palestra………

      rs

      depois nos conte fafavô!!!


      db

    • #14952
      mxeupx
      Participante

      Rs e + Rs….

      Tb recebei esse mail !!!
      As vezes eu fico confuso quanto a aplicar antes da hora…No meu caso, ainda tenho muito tempo para alcançar os 150 e só aplicarei após ter alcançado essa marca….só para garantir..eheh

      abraço a todos….

      Au revoir !!

    • #14953
      lfantoniosi
      Participante

      Engraçado isto, vc põe o básico no teste on-line e passa, faz entrevista e fica de recuperação. Não dá para entender muito…

      Alguém tem a mesma mensagem de outras épocas? São iguais ou mudou?

      Mas está aí uma boa pergunta para fazermos a Mme. Soraia.

    • #14955
      Felipewise
      Participante

      Também recebi esse arquivo, mas será?

      Inglês eu falo fluentemente, se isso for verdade eu já eu até poderia enviar meu dossier com as minhas 100 horinhas… até a suposta entrevista eu ja teria mais de 200 fácil fácil!!!

      Alguém tem essa informação privilegiada???

    • #14976
      Carlos_Santos
      Participante

      Yuri,

      @yurifernandes”;p=”7163 wrote:

      E uma das frases diz:
      “O perfil buscado é brasiliero jovem (idealmente até 35 anos), com diploma (técnico, tecnólogo ou universitário), experiência profissional, conhecimento de inglês e disposto a aprender francês.

      Pera aí! Disposto a aprender francês??? Será que a exigência quanto ao conhecimento de francês diminui??? E a frase também dá a entender que inglês é mais importante que francês! Não parece? Não tô entendo mais nada! rsrs!

      Abraços!

       :lol:

      :lol:  :lol:

      não se esqueça que esta mensagem é para “chamar” pessoas para irem numa palestra!  :D

      depois na PALESTRA a conversa sobre os requisitos ficam mais endurecidos, é preciso ter mais do que vontade!8O

      e na entrevista, a conversa fica ainda mais dura, vc precisa de XX horas a MAIS!!!  :evil:

      é isso que por vezes me irrita…. a propaganda é uma coisa …. os detalhes e letras minusculas… bem ai é outra coisa!  :twisted:

      não se engane, nada mudou ainda….  :oops: e se mudar não sera nesta linha… sera para exigir ainda mais!! como tem acontecido! :idea:

      boa sorte!

      uma sugestão:  leve este email e pergunte na palestra sobre este pequeno detalhe na sua mensagem   :wink:  e veremos a resposta!

    • #14977
      yuri
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”7193 wrote:

      não se esqueça que esta mensagem é para “chamar” pessoas para irem numa palestra!  

      Carlos,

      Esta hipótese que você levantou é bem interessante e faz bastante sentido. E também gostei da sugestão e pretendo segui-la.

      Mas vou levantar uma outra um tanto quanto otimista.  :D Esta é baseada em algo que me disseram e que gostaria que fosse confirmado: “A meta de número de imigrantes não foi atingida no ano passado”. Logo, como Quebec precisa de imigrantes, pode ser que esse ano eles dêem uma diminuida nas exigências, hein?

      Tem outro ponto da frase que não comentei por não fazer parte do tópico mas que acho relevante à discussão. Ela diz:”brasiliero jovem (idealmente até 35 anos)”. De duas uma: ou a idade não é mais eliminatório ou o consulado tá de sacanagem!

      Ainda bem que já tem palestra pra gente ir na semana que vem pra tirarmos estas dúvidas.

    • #14979
      lfantoniosi
      Participante

      Yuri,

      Quem tem mais de 35 nao fica excluido do processo, apenas deixa de contar pontos na idade, dai o cara tem que ser otimos nos demais requisitos para entrar. Por isso o ideal é que seja até 35 anos.

      Quanto ao dispostos a aprender francês, a intenção deles não é a de que vc saia da palestra e envie seu dossiê, mas que comece a estudar francês para quando for aplicar já tiver as referidas 150 horas no mínimo. Lembrando que 150 horas é muito subjetivo, tem gente que faz 500 horas e não aprende nada, outros com 100 horas já estão num nível aceitável.

      Quem vai decidir quantas horas a mais vc precisa, só na entrevista.

      Felipe.

    • #14982
      Carlos_Santos
      Participante

      Yuri,

      seja realista e não otimista, bem…. pelo menos neste caso!  :)

      O que o Felipe disse também faz sentido e acredito que seja o caso…. depende de como é dito pelo Palestrante!

      abraços

    • #14984
      yuri
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”7199 wrote:

      seja realista e não otimista, bem…. pelo menos neste caso!  :)
      O que o Felipe disse também faz sentido e acredito que seja o caso…. depende de como é dito pelo Palestrante!

      hahahaha!Pode deixar. Sou uma pessoa extremamente realista. Só que um pouco de otimismo de vez em quando é bom até pra diminuir a ansiedade. Mesmo porque estou estudando francês por necessidade lógico mas também por prazer. Tô gostando pra caramba da língua. Bem mais legal que inglês na minha opinião! Só que apenas não dei entrada no processo por ter feito poucas horas de aula por enquanto. Por isso que esta questão do francês é tão importante pra mim!

      Pra mim o Felipe fechou a questão com relação ao francês! Deve ser isso aí mesmo. Mas com relação a idade acho que é dar falsas esperanças. Imagina uma pessoa de 45 anos, por exemplo, lendo isso! O cara cria uma baita expectativa, vai na palestra e descobre que perdeu seu tempo já que não tem aquele currículo extraordinário que precisa! Bom, não estou tão atento a esse quesito de idade mas já vi pessoas no orkut que desistiram do sonho por isso! O que parece é que eles querem o maior número de pessoas na palestra ouvindo as maravilhas do quebec. Aí não importa se a pessoa tem condição ou não. O que importa é a pessoa sair fazendo propaganda! Talvez esteje sendo injusto mas é o que parece!

    • #14992
      brunobbc
      Participante

      Caros colegas,

      Para imigração para o QUEBEC, os critérios exigidos foram explicados acima.
      Não adianta uma pessoa querer imigrar para o QUEBEC com 45 anos QUE NÃO VAI CONSEGUIR, pela forma de trabalhador qualificado. Lógico, que como emprendedor, empresários e etc… é possível.

      Outra coisa: IDADE é fundamental, o governo do Quebec, está exigindo a idade. Na palestra em Brasília, tinha um casal com 36 anos  e 36 anos. Fizeram a pergunta da idade. Ainda tenho chance ….. ? A Sra Soraia Tandel respondeu que seria muito difícil – enfatizando a dificuldade –  pois as exigências seriam muito maiores. Exemplos de exigências : FRANCÊS FLUENTE e ALTISSIMA QUALIFICAÇÃO e MORADIA ANTERIOR NO QUEBEC e etc. Tudo isso é muito díficil, não adiata tentar que os critérios são MUITO CLAROS e não existe nada dúbio.

      Outra questão muito perguntada. EXEMPLIFICANDO. Na palestra um candidato falou que era FLUENTE em inglês, falava outra língua e nada de francês. Ela respondeu, que seria interessante que ele estudasse as tais 150 horas e DEPOIS MANDASSE o dossiê. E dai ? Se eu quiser mandar mesmo assim, sem as tais 150 horas ? Pode mandar, mas corre o risco de ter o documento exigido e ter que provar as 150 horas.

      Temos uma ferramenta bem legal. O teste on-line no site da imigration. O mesmo, enconotra-se calibrado com todos os critérios exigidos, além do mais, ainda temos o email e a comunidade para respostas de perguntas. Sugiro que os amigos que ainda possoam dúvidas, leiam a página do Governo de Quebec, perguntem no fórum, façam o teste on-line, caso sejam aprovados mandem os documentos. Eu fiz desta forma. Até o momento está dando tudo certo :). Estou no aguardo da data da entrevista.

      Abraços e espero te ajudado,
      Bruno Cunha

    • #17960
      duducampos
      Participante

      O que eu soube na palestra é que eles fazem a previsão de 50 hrs por semestre. Se voce da entrada com 90 hrs eles concluem que voce não tem como chegar às 150 hrs mínimas e negam seu processo. Quando for dar entrada voce tem que fazer as contas de 50 horas por semestre, mas para sua segurança voce dá uma margem de erro. Não adianta correr com algumas coisas e acabar sendo negado e atrasando mais ainda….

      O que foi dito na palestra foi o seguinte…. cuidado com as artimanhas que voces utilizam porque podem se voltar contra os processos dos brasileiros, ou seja, quanto mais a gente aplicar nosso jeitinho nas coisas, mas eles percebem e dificultam as coisas para os brasileiros. Analisem com calma para nãro colocar em risco tudo.

      Abraços

      Dudu

      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

    • #17965
      RedCzar777
      Participante

      @duducampos”;p=”10524 wrote:

      O que eu soube na palestra é que eles fazem a previsão de 50 hrs por semestre. Se voce da entrada com 90 hrs eles concluem que voce não tem como chegar às 150 hrs mínimas e negam seu processo. Quando for dar entrada voce tem que fazer as contas de 50 horas por semestre, mas para sua segurança voce dá uma margem de erro. Não adianta correr com algumas coisas e acabar sendo negado e atrasando mais ainda….

      O que foi dito na palestra foi o seguinte…. cuidado com as artimanhas que voces utilizam porque podem se voltar contra os processos dos brasileiros, ou seja, quanto mais a gente aplicar nosso jeitinho nas coisas, mas eles percebem e dificultam as coisas para os brasileiros. Analisem com calma para nãro colocar em risco tudo.

      Abraços

      Dudu

      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

      Na minha opinião, a crescente cobrança com relação ao nível de francês é um reflexo disso.

    • #17972
      mrodolfo
      Participante

      Amigos,

      Na palestra de 12/06 em São Paulo, a Soraia nos informou que é possível o envio do dossier apenas com o certificado de matrícula no curso de francês. Ela apenas avisa a todos que, antes de enviar a DCS, façam a avaliação on line com as informações verdadeiras. Em diversos outros tópicos já li a respeito de pessoas que projetam suas qualificações e isso é furada. Pelo que entendi, vale a foto do momento do envio, não a projeção futura.

      Assinalei a verdade na minha pré-avaliação on line, 0 de francês e o máximo de inglês, e obitve como resposta que aparentemente (eles não afirmam nada nesse momento) eu obtive o mínimo necessário para o envio da DCS. Até juntar todos os documentos, já teremos 50 horas de francês (intensivão de férias no SENAC) e até a entrevista, que estou projetando para o primeiro trimestre de 2008, teremos mais de 150 horas em escola.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,

      MRodolfo

    • #18027
      lfantoniosi
      Participante

      Só adicionando,

      Eu já olhei o site inteiro do BIQ e em lugar nenhum lá está escrito que é necessário ter 150 horas antes de enviar o dossiê. Se isto realmente é uma exigência, que destaquem esta informação então. Ou seria uma exigência apenas para brasileiros devido ao “jeitinho” nosso de cada dia?

      Pois se a pessoa não vai a nenhuma palestra e nem frequenta forums ela não vai ficar sabendo desta restrição, certo?

      Agora, não vale colocar que vc tem um nível intermediário se vc é debutante, daí é pedir para quebrar a cara.

      Antes de enviar o dossiê, eu fiz o teste e pelo teste eu passei informando meu nível real de francês. Daí eu senti segurança em enviar o dossiê.

    • #18035
      Carlos_Santos
      Participante

      e sobre a idade dos 35 anos, vc achou algo lfantoniosi ?

      que eu saiba também não tem nada sobre o assunto e pior….. durante alguns meses o TESTE ONLINE não refletia esta “mudança não oficialmente informada”.

      E ai so quem ia as Palestras ficava a par destas regras….. 8O  8O  8O

      Então….. como saber? com a palavra o BIQ de Buenos Aires!

      Atenciosamente

    • #18037
      lfantoniosi
      Participante

      Também não fala nada sobre a idade, quem tivesse mais de 35 e feito o teste teria passado para depois quebrar a cara…

      O caso é complicado…

      Espero que o teste agra esteja bem calibrado.

      Agora, a Mme Tandel também vive dizendo que dentista é impossível de entrar para a ordem, não é? Ela desanima qualquer candidato que seja dentista. Mas isso é verdade ou não???

    • #18041
      Daniele
      Participante

      Olha, acho que a Mme Tandel é meio terrorista com algumas coisas…. às vezes eu fico pensando que ela mais externa suas próprias opiniões (principalmente pq sabe das artimanhas do brasileiro) do que realmente informa critérios definidos pelo MICC!

      Já aconteceu comigo por exemplo, de receber respostas do escritório de Buenos Aires contraditórios com essas informações dela, principalmente com a questão da idade (que é o caso do meu marido). Segundo o BIQ, a idade por si só não elimina ninguém, mas é feita uma análise conjunta de todos os critérios.

      C’est mon avis!

      Daniele.

    • #18042
      mrodolfo
      Participante

      Amigos,

      Entendi na palestra que a questão da idade não elimina ninguém por si só: o que acontece é a pontuação recebida é menor. Desse modo, se alguém tem mais de 35 anos, terá que compensar com o nível de francês em primeiro lugar. Quanto mais velho, mais fluente deverá ser o idioma.

      Abraços,

      MRodolfo

    • #18043
      clarisseborba
      Participante

      Amigos,
      Não consegui abrir o modelo da declaração para comprovar o nível de francês.

      Tenho dúvidas:

      1. para aulas particulares é necessário o nº de identidade do professor ou apenas nome e assinatura?
      2. E para tempo de estudo em casa, como posso declarar?
      3. Meu namorado me deu várias aulas particulares (nós vamos juntos) como posso declarar?

      Obrigada
      Clarisse Borba

    • #18046
      juli_bela
      Participante

      :huh:
      Pessoal, vcs sabem se eles têm preferência para quem cursa na Aliança Francesa??? Ou vc pode enviar seu comprovante de horas de francês de outra escola???
      Valeu!!
      :bswhat:
      Juliana

    • #18047
      Carlos_Santos
      Participante

      MRodolfo,

      desculpe discordar do que vc falou, pois, eu com 42 anos passava no teste online e hoje não passo. Qualificações? francês fluente, pos doutorado na França, três filhos, profissão em demanda, e tenho a grana para os três primeiros meses, ou seja todos os quesitos, menos a idade!

      Logo, isso não esta claro no site, infelizmente!

      Felizmente, hoje o TESTE ONLINE me nega de cara a possibilidade de enviar o dossier! isso é bom!

      Mas não esta escrito isso…. porque????  critérios….. porém so falados nas palestras!

      Abraços

      ps.: desculpem, mas acho que o tópico é para nível de Francês e não para discutir IDADE !

    • #18050
      Carlos_Santos
      Participante

      @clarisseborba”;p=”10618 wrote:

      Não consegui abrir o modelo da declaração para comprovar o nível de francês.

      aonde ele esta?

      de qq forma os dados do professor, com nome telefone etc… são importantes!

      tempo de estudo em casa ira se notar na sua desenvoltura maior do que a declarada, mas comprovar isso…. bem… difícil não!

      acho que aulas com o seu namorado é igual à segunda questão, a menos que vc coloque ele como professor!

      Juliana ,

      esta questão ja foi bem discutida na CBQ, não vale a pena retomar….. preferência existe claro, mas outros diplomas servem!

      peço que leia mais os tópicos da CBQ!

      Atenciosamente

    • #18061
      clarisseborba
      Participante

      Carlos,

      Obrigada pelo esclarecimento.
       
        Clarisse

    • #18070
      rcsmelo
      Participante

      Olá Pessoal
      Como me foi pedido um atestado oficial de hrs de francês pelo BIQ , fui à sede da
      Aliança Francesa em São Paulo, falei com a Sra.
      Daniele Bonini, responsavel pela aplicação dos teste
      da AF, ela falou que o TCF Quebec , não foi implantado
      no Brasil, ela havia falado pessoalmente com a Soraia Tandel,
      o qual explicou que basta um teste avaliação de nivel
      aplicado pela AF (especifíco para imigração Quebec)
      Este teste consiste numa entrevista e um teste
      escrito, pode ser marcado em qualquer época na
      secretaria da AF, custa r$85.00 por pessoa e AF dar
      uma declaração de números de horas na hora.
      Abraços
      Robson e Simone

Visualizando 51 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.