Gravidez!!! Nascer ou não Quebequois…

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Gravidez!!! Nascer ou não Quebequois…

Visualizando 35 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5768
      Danieleo
      Participante

      Olá pessoal…
      Semana passada recebemos a notícia que estamos Grávidos!!!Sim, a Juju (do “Apprendre”..rsrsrs) vai ganhar um irmãozinho(a)…
      Bem, a dúvida agora é ir para o Canadá antes do bebê nascer ou não !!! Data prevista para o parto: 24/12/08…Natal…
      Sei que é muito pessoal e depende de diversos fatores ( como a data de finalização do processo federal, o qual enviamos os docs dia 10/04)…
      Li em alguns blogs que não existe carência para gestantes no sistema de saúde…Mas pelo e-mail do consulado eles disseram que é igual, de 90 dias…
      Tem tbém o lance do vôo de avião…Não conhecer o médico lá, nem os hospitais… o inverno… caso nasça lá….
      Ou o CSQ para o bebê, o passaporte, compra de coisas que terei de desfazer rapidamente quando estivermos indo, caso ele nasça aqui, etc…etc…etc…
      É muita coisa para ponderar e gostaria de poder ouvir outras pessoas que não os familiares e amigos próximos, pois algumas vezes eles obviamente são bem parciais…rsrsrs
      Ah! vale ressaltar que a nossa vontade seria a de ir ONTEM para lá!
      Abraços
      Dani, Leo e Juju

    • #28706
      flguti
      Participante

      Oi, Dani.

      Eu fiz todo o processo do Quebec grávida e fiquei feliz por ter tido o Gabriel aqui no Brazil. Vou te dar os meus motivos e te contar um pouco de como tudo está correndo:

      1) Plano de saúde no Brasil: MIL vezes ter um bebê aqui!!! Eu li alguns relatos de gravidez e parto no Canadá/Quebéc… Na boa, horas e mais horas de trabalho de parto (cesária só em ÚLTIMO caso mesmo), dois ultrassons apenas, pré-natal super impessoal e objetivo, isso não é pra mim. Eu prefiro ir ao médico a cada 15 dias se eu quiser, escolher o melhor hospital, fazer uma dúzia de ultrassons, ter um médico atencioso, brincalhão e com tempo para ouvir todas as minhas dúvidas.

      2) Ter o bebê no verão, para ele, será muito melhor… Os primeiros dias/meses são bem complicados e ter a ajuda de parentes é sempre muito bem vinda.

      3) O passaporte do bebê pode ser pedido assim que você tiver a certidão de nascimento, o mesmo acontece com o CSQ dele (o do meu filhote demorou uns 15 dias pra chegar, mas teve q ir pra Argentina né, aposto q agora é muito mais rápido). Uma dica que eu dou, fiz o passaporte dele na PF de Campinas, demorou uma semana (é o antigo, mas não precisa marcar a entrevista e é válido do mesmo jeito). Com o passaporte pronto, pode dar a entrada na parte federal. Ah, passaporte de menor de 1 ano dura só 12 meses, ok.

      4) Não sei como fica a parte federal, mas acho que é só dar entrada e eles já agilizam o exame médico e o visto, afinal, vc já fez todo o processo, né…

      Bom, esta é a minha opinião e relatei o que aconteceu comigo. Espero ter ajudado e fico a disposição pra esclarecer qualquer ponto.

      Beijos e boa hora!!!

      Dani

    • #28708
      Anonymous
      Participante

      Dani, Leo e Juju,

      Primeiro parabéns pelo baby, hoje tivemos nossa ultima aula antes da entrevista com a Norma e ficamos felizes com o grande acontecimento.

      Não consigo pensar nessa possibilidade hoje visto que ja tenho dois filhos e outros somente no Canada e isso ainda deverá ser pensado, mas tentando me colocar no lugar de vcs eu penso que pela circustância, eu deixaria o bebe nascer aqui mesmo (isso lógico com plano de saude). Motivos: AJuda de parentes que é algo crucial no caso do segundo filho que realmente é uma situação onde 1 + 1 = 3 (hehehe, a Camila viveu isso muito bem, visto que trabalho o dia inteiro ate a noite). Outra coisa, a cia aerea não transporta gravidas com mais de 6 meses de gestação e com a entrada do processo em abril, ficaria um pouco apertado o visto chegar a te outubro, pelo menos creio, (milagre pode acontecer). Outra coisa, o CSQ ou o visto para o novo bebe será algo tranquilo de adquirir visto que vcs ja tem o CSQ ou ja terão o Visto é apenas mais uma burocracia, mas ça va. Outra coisa, nascer em dezembro no Canada no inverno, numa possivel adaptação seria um pouco corrido também.

      Isso é meu pensamento, pois, sei o quanto foi excelente para a Camila e os meninos a presença dos avos nesse periodo importante.

      No mais parabéns mais uma vez.

      Um abraço,  :beer2:

      Jean, Camila, Ana e Luiz

    • #28709
      Danieleo
      Participante

      Obrigada Dani, Jean, Camila, Ana e Luiz

      Aqui temos o AMS da VALE e a BEPREM da Prefeitura como planos de saúde…
      Mais a família e amigos que são sempre uma “mão na roda”!
      A vontade de chegar rápido é o que nos faz pensar em termos o bebê lá….Além do bebê nascer Canadense….
      Tô adorando ouvir novas opiniôes….Realmente há de se pensar em todas as possibilidades…

      Ah, boa sorte na entrevista!!! O CSQ já está a caminho!
      Dani

    • #28710
      Anonymous
      Participante

      Dani, Leo e Juju,

      Antes de mais nada, parabéns! Essas ultimas semanas foram de felicidade geral heim!!!?

      Dificil opinar em algo tão pessoal. Mas, vou arriscar mesmo assim
      Já tenho uma filha de 15 anos, e não penso mais em ter filhos.
      Porém li relato de uma brasileira que teve a bebê lá no Canadá e fiquei babando pelo atendimento que ela teve. Te juro que chegou a passar pela minha cabeça a vontade de ter mais um filho lá! (ops, passou, passou!!!, foi um lapso!! rsrs)
      Essa brasileira teve a sorte de ter a mãe visitando-a no Canada nas ultimas semanas, o que claro, ajudou muito.
      Vou te passar o link do blog dela, espero que ela não fique brava comigo por divulgar aqui, mas acho que vale a pena você dar uma lidinha, é de alguém que viveu na pele. Saliento que a baby dela nasceu no inverno Canadense!
      O blog dela  e o respectivo post é:
      http://luecrisnocanada.blogspot.com/2008/03/nasce-uma-princesa-parte-ii-by-cris.html

      Tb. acho interessante a idéia da criança já nascer em solo canadense, isso dá mais certeza de cidadania.

      Boa sorte!
      bjo
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #28711
      marciobarros
      Participante

      Dani, Leo e Juju

      Parábens pela chegada do baby!

      Tenho 4 filhos, e se fosse possível, teria todos no Canadá e evitaria as cesarianas que minha mulher foi submetida no Brasil de forma desnecessária.

      Que o Senhor os abençoe!

    • #28714
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Dani,

      Eu teria e terei o meu bebe aqui no Canada. Aqui em sherby temos 3 brasileiras grávidas no momento e uma que acabou de ter um bebe, e sim tiveram um atendimento muito bom até agora e minha professora na faculdade também está grávida e posso dizer que o atendimento foi o mesmo. O atendimento do governo é realizado para as gravidas antes dos 3 meses de carencia sim, conheço 2 brasileiras que se beneficiaram.
      Sobre o atendimento médico, se vc é marinheira de primeira viagem, um grupo formado de enfermeiras entre outras profissoes como psicologas, te visitam em sua casa se preciso uma vez por semana, caso tenha algum problema mais grave é ir no hospital ou no CLSC, existem também o programa OLO, onde vc recebe leite, ovo e laranja (vales para trocar no supermercado) para consumir todos os dias fora as vitaminas essenciais para você e o bebe principalmente no inverno, e te digo que o inverno nao é problema para os bebes aqui nao. Depois do parto você tem tb um acompanhamento em casa, até mesmo para te ensinar a ajudar a cuidar do bebe, antes do parto você tem cursos para aprender a cuidar do bebe além de ja conhecer o hospital completamente. Sobre a questao cesarea ou normal, sou a favor do parto normal entao concordo com a política adotada aqui, o bebe nasce na hora em que ele esta pronto para nascer.
      Sobre a viajar de aviao, seu médico aí no Brasil que vai te avisar até quando poderá viajar, conheço uma brasileira que imigrou para cá faltando nem 2 meses para o bebe nascer. Logico que a familia faz falta sim, mas você nao irá morrer si tiver que cuidar de um bebe sozinha ainda mais que nao é marinheira de primeira viagem, e junta-se a tudo o fato do seu filho já nascer canadense e poder sempre se beneficiar do fato de ser canandense e nao um imigrante…

      Abraços e boa sorte na gravidez e na sua decisao,[/align]

    • #28715
      Saulo
      Participante

      Olá Pessoal,
      Eu e minha esposa também estamos planejando em ter nosso primeiro filho em solo québécois, no entanto sempre ouvir dizer que a saúde na parte inglesa é melhor. Será que é melhor realizar o parto na parte inglesa ?

      Abraço
      Saulo

    • #28723
      danisergio
      Participante

      Caros Dani, Leo e Juju,

      Ainda não tivemos a chance de nos conhecer pessoalmente, mesmo morando na mesma cidade… Espero que isso “passe” um dia, pois todos que os conhecem só têm coisas boas a falar de vocês.

      Bom, ainda não sei nada de causa própria, mas me tornei expert em usar as experiências dos outros   :P

      Aqui vai um relato que vai de encontro às suas dúvidas, mais ou menos na linha do que a Adriana relatou.

      Espero que goste.

      Grande abraço,

      Dani Mello

      http://ca.groups.yahoo.com/group/canadaimigration/message/44708

      Sistema de Saude Canada – Um pouco longo

      Ola a todos, esta semana e uma semana muito especial para mim, pois na segunda
      feira foi meu aniversario, nasceu a minha filha e hoje e aniversario de meu
      filho mais velho, Arthur ele completa nove anos. Bem mas muitos podem dizer e o
      Kiko ou e o Keko, Ok. bem so queria demostrar a minha felicidade e dar algumas
      informaçoes sobre o sistema de saude.
      Como disse ha alguns meses atras estavamos super contentes com o sistema de
      saude daqui e agora tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais a fundo e
      vou tentar fazer um relato da situacao.
      Quando descobrimos que a Monica estava gravida (começo de Janeiro) marcamos uma
      consulta com a ginecologista (neste caso nao e com a medica de familia, sao
      equipes especiais, inclusive ha alguns casos onde o atendimento e feito em um
      local diferente dos do medico de familia) A primeira consulta demorou mais ou
      menos duas horas a medica perguntou de tudo, inclusive se a minha esposa queria
      abortar, e isto mesmo se a Monica queria abortar, como a Monica estava com um
      pouco de dificuldade para entender eu respondi, mas ela nao aceitou a minha
      resposta entao traduzi para a Monica e so quando a Monica respondeu foi que ela
      aceitou, ela explicou que neste caso e unica e exclusiva a vontade da mae e se
      ela quizesse poderia abortar, superado este primeiro impacto, continuamos a
      consulta, ela explicou tudo como funcionava, dentre as coisas interessantes
      relato:
      Equipe, Nao ha como no Brasil um medico exclusivo eles tem um grupo que no nosso
      caso eram tres medicas, ou seja cada vez que a Monica ia em uma consulta ela
      passava com uma medica diferente, o objetivo era para que todos a conhecerem e
      vice-versa.
      OLO – Oeuf, Lait, Orange (Ovo, Leite, Laranja) – E um programa do governo do
      Quebec onde uma equipe composta de assistente social e enfermeira fazem todo o
      acompanhamento da gravidez junto com os medicos, entao recebiamos em datas
      alternadas uma vez por mes a visita da assistente social e da enfermeira (Como
      era nosso terceiro filho estabelecemos uma vez por mes mas se quizessemos elas
      poderiam vir ate uma vez por semana) O objetivo era dar todo apoio a mae e a
      familia, cada vez que a assistente social vinha ela deixava tickets de suco de
      laranja congelado (Minute Maid, para quem nao conhece eu acho que e a melhor
      marca daqui), ticket cartela de ovo (podiamos escolher qualquer marca do tamanho
      grande), tickets de leite (3.25% para quem nao sabe isto e a porcentagem de
      gordura do leite, existe diversas,da marca Quebon, tambem acho o melhor), isto é
      destinado a mae o ovo dava um ovo por dia, o leite meio litro por dia, o suco
      dava um litro por dia apos diluido em agua, este programa e
      em virtude da quantidade de crianca que nasciam aqui com deficiencia de
      vitaminas que contem nestes produtos. Nas visitas a assitente social sempre nos
      trazia alguma dica ou informacao nova e a enfermeira verificava a evolucao da
      mae e tambem trazia umas capsulas multivitaminicas para a Monica que tomava uma
      por dia, fomos convidados a visitar o hospital onde a Monica teria o Bebe.
      Hospital: aqui em Sherbrooke temos dois grandes hospitais mas so um com
      maternidade, para quem é de Sao Paulo o Hospital e maior que o Servidor publico
      no Ibirapuera ou maior que a Santa Casa da Santa Cecilia, para que é do Rio e
      bem maior que o Miguel Couto. Na visita foi nos mostrado toda a ala de
      maternidade e a primeira surpresa, aqui o parto em caso normal e feito no
      proprio quarto, cada quarto ha uma daquelas camas que se tornam em mesa de
      parto, no caso da cesariana ha uma outra ala e no caso de prematuro uma outra
      ala que inclusive nao pudemos entrar por nao estarmos com as roupas preparadas,
      os pais podem assistir o parto tirar fotos, filmar, nao precisa pagar nada.
      Ha uma cadeira do Papai ou colchao para quem quer dormir, as visitas sao o dia
      inteiro e quantos quizerem.
      Comida para as mamaes alem das refeicoes habituais 5 por dia, ha uma cozinha
      onde a mae pode comer e tomar quanto quizer e sao coisas de boa qualidade, mas
      somente para as maes, e digo a voces que os pais respeitam, ou seja so vao a
      esta cozinha para pegar para as maes.
      Os pais podem levar comida ou comprar la mesmo.
      No dia da visita eles sugerem que nos devemos ja deixar pronta a ficha de
      internacao bem como a ficha que sera enviada para o governo, inclusive com o
      suposto nome da crianca, nao sei se no caso de nao saber o sexo ou nao tiverem
      escolhido o nome qual e o procedimento.
      Ligadura de trompas: A Monica disse a ela que gostaria de fazer a operacao de
      ligadura de trompas e ela explicou tudo e colocou o nome da Monica em uma lista
      mas disse que nao ocorreria a operaçao na mesma data do parto seria
      aproximadamente tres meses apos.
      Consultas: Pediu que nos ja agendassemos as consultas de Janeiro a Junho,
      mensal, apos o intervalo passou a quinzenal e a partir da segunda quinzena de
      Agosto semanal. Ai vai um capityulo a parte, o dia que a consulta atrasou mais
      foram 30 minuto, e a medica explicou que houve uma emergencia, e ao longo da
      consulta pediu desculpas umas dez vezes. As consultas demoraram em torno de 30
      minutos (excessao a primeira)
      Exames: A Monica faria entre 2 e tres ultrassons que aqui se chama ecografia,
      fez tres exames de sangue ao longo da gravidez, e alguns exames de urina, nas
      consultas semanais em todas levava a primeira urina do dia e na hora a medica
      fazia o exame, fez tambem um exame de sangue meio demorado para ver a diabete.
      Tipo de Parto: na mesma consulta ela ja perguntou qual tipo de parto a Monica
      gostaria, pois aqui ha um monte de acordo com a preferencia de cada um, desde
      normal 100% ate a cesariana com hora marcada

      Na segunda feira a Monica começou a sentir as contracoes por volta das tres
      horas da tarde, esperamos um pouco e fomos para o hospital as 18 horas. Ao
      chegarmos fomos muito bem recebidos por uma enfermeira e uma area que se chama
      acolho, para saber se ja esta na hora ou se e alarme falso, em seguida fomos
      encaminhados para o quarto e trocamos de enfermeira, vale ai um registro
      interessante, conversando com esta enfermeira perguntei a ela qual era a
      quntidade de pacientes que ela atendia por dia e ela me disse que qundo uma
      pessoa da a luz naquele dia ou noite ela e exclusiva para aquela pessoa, mas
      quando ela nao esta nesta situacao ela e responsavel por quatro maes, e isto
      mesmo, somente quatro.
      Esta enfermeira chamou o medico, como era ja noite nao havia ninguem da equipe
      que tinha acompanhado ela no pre natal, mas a medica era super atenciosa e
      estava com um residente ( O hospital aqui e universitario entao ha muitos
      residente), A enfermeira chamou a anestesista e ela iria demorar um pouco pois
      havia comecado uma cirurgia, entao pediu quinze minutos para chegar ( a
      principio fiquei um pouco desapontado mas a enfermeira explicou que normalmente
      aqui as mulheres demoram um pouco para ter a crianca etao estes quinze minutos
      nao representavam nada) bem quando a medica chegou cinco minutos apos chegarmos
      ao quarto ela constatou que a MNonica nao teria tempo para fazer a peridural
      (tipo de anestesia que a Monica utilizou nas outras duas vezes) pois a anestesia
      demoraria quinze minutos para fazer efeito e como ja estava com grande
      dilatacao, seria feito normal sem a anestesia (netse momento a anestesista
      chegou e a medica disse que nao pecisaria), entao a medica decidiu que
      aplicaria xilocaina a 2% para resfriar, e comecou a forca, e alguns minutos
      mais tarde a Karen nasceu. entao colocam ela em um banho de luz como no Brasil,
      mas tudo isto no proprio quarto, e atendem a mae, apos finalizarem o trabalho
      com a mae, limparem a cama trocar as roupas e tudo mais e que foram cuidar da
      crianca (e claro que a medica ja tinha examinado) aqui o pediatra nao acompanha
      so em caso de prematuro ou cesariana.
      Apos uma hora mais ou menos veio uma enfermeira que era reponsavel pela crianca,
      tirou as medidas deu instrucoes, antes disso ja haviam solicitado a Monica para
      comecar a amamentar (para mim outra surpresa, pois no Brasil era so no dia
      seguinte) e a crianca fica o tempo todo com a mae, no Brasil ja era em parte
      assim a diferenca e que aqui ate o banho e no quarto, a nenem so saiu do quarto
      alguns minutos antes de ir embora para colher o material para o teste do
      pezinho. Apos a primeira hora recebemos muitos enfermeiras no quarto cada uma
      com um objetivo diferente, a enfermeira responsavel pela Monica veio mais umas
      dez vezes em menos de cinco horas, em uma destas vindas ela trouxe um formulario
      para ser assinado pela Monica sobre automedicacao, ou seja a Monicadeveria
      assinar se responsabilizando por ela mesma tomar tres medicamento enquanto
      estaria la, os medicamentos eram Tylenol a cada 4 horas, um outro
      antinflamatorio apos as refeicoes e um outros laxatixo a noite, para isto a
      enfermeira precisou se assegurar que a Monica tinha entendido as instrucoes e
      tudo mais (foi muito engracado) entao perguntamos a ela o porque disto e ela
      disse que normalmente como elas tem muito trabalaho e eles consideram que a mae
      neste estado nao e um doente poderia fazer isto ( e exatamente isto que ela no
      disse que com quatro pacientes ela disse que tinha muito trabalho). Antes de
      sairem do hospital ja comunicaram a enfermeira do projeto OLO para ela vir
      acompanhar a Karen em casa e ela fara isto por tres meses, hoje ela veio a
      primeira vez e fara o acompanhamento tirando peso estas coisinhas e ja estamos
      com a consulta agendada com nosso medico de familia.
      Enfim pessoal este meu relato e para mostrar a eficacia do sistema daqui, para
      nos estamos muito ciontentes e olha que no Brasil nossos outros dosi filhos
      nasceram no Santa Joana (quem e de Sao Paulo conhece) a unica coisa que nao
      tivemos aqui, por opcao pois deveriamos pagar CA$ 9.00 por dia era a televisao,
      em contrapartida nao precisamos pagar as ligacoes telefonicas, bem acho que este
      relato pode acrescentar alguma coisa principalmente para aqueles que ainda estao
      no Brasil e as vezes se questionam sobre o sitema de saude, acho tambem que o
      fato de estarmos em uma cidade media tambem ajuda pois nos grandes centros deve
      ser um pouco mais complicado, mas como sempre digo cada caso e um caso, e mais
      uma vez no nosso caso temos a certeza que fizemos a melhor coisa para nossa
      familia de vir para ca.

      Um grande abraco a todos e tenham um bom dia

    • #28731
      Daniele
      Participante

      Olá Dani, Leo e Juju!

      Olha, estamos em processo de imigração pro Canada tb já na reta final (estamos aguardando o pedido dos passaportes para carimbar) e acabei de ter o meu 1º bebê aqui no Brasil (nasceu no dia 14/03). Olha, quando descobri que estava grávida, tive as mesmas dúvidas que vc. Daí chegamos à conclusão que seria melhor para nós que ele nascesse no Canadá. Mas infelizmente, recebemos os pedidos de exames médicos qdo eu já estava com 36 ou 37 semanas, daí, por mais rápido que o consulado fosse e carimbasse os nossos passaportes não daria pra viajar a tempo de ter o bebê no Canadá… Achei isso uma pena, por vários motivos:

      1. Tenho quase certeza que fui submetida a uma maldita cesárea (que me fez muito mal!) sem necessidade;
      2. Até hoje tô esperando o escritório do QC emitir o CSQ do meu filho (no dia 17/05 fará 2 meses que pedi!). A minha sorte é que, tentando adiantar ao máximo o processo no consulado, enviei a solicitação de inclusão dele mesmo sem o csq e o consulado tá dando prosseguimento no processo. O pedido médico dele já foi enviado, já fizemos a consulta médica e agora estamos aguardando o pedido dos passaportes inclusive o dele.
      3. Quando chegarmos no Canadá (em junho próximo) teremos que correr atrás de algumas vacinas dele (2º dose de 3 vacinas), talvez teremos que pagar por elas, pois ele ainda não estará coberto pelo Assurance Maladie. Mas isso ainda não está certo… ainda estou confirmando isso!

      Logo, acho válido sim vc pensar em ter o seu bebê no Canadá!

      Abraços e boa sorte!

      Daniele.

    • #28732
      Danieleo
      Participante

      Nossa!!!
      Quantos relatos!!!!
      Obrigada Erika, Márcio, Adriana, Dani e Sérgio e Daniele !!!
      Li todos os blogs um por um sugeridos e anotei todas as opiniões… O legal é que não há um certo ou errado…Todos os comentários são válidos, mas agora pelo menos penso estar mais segura caso o bebê nasça lá…Como disse a família e amigos ainda pesam muito na descisão… Mas ao menos sei que não preciso mais ter medo do sistema de saúde…
      Agora é ver o andamento do processo federal…E a partir disso tomar a decisão final…
      Ah! se alguem mais tiver opiniões, não deixe de postá-las aqui….
      Obrigadão mesmo a todos…
      Dani

    • #28743
      andrecardona
      Participante

      Olá, na minha opinião acho melhor vc ter o neném aqui no Brasil, vou explicar: Quando decidimos imigrar a minha primeira preocupação foi engravidar e decidir se eu teria filho aqui no Brasil ou no Canadá. Acho q vc e sua família perderão momentos maravilhosos se vc tiver o neném no Canadá pois seus pais, avós etc. não poderão acompanhar este momento tão maravilhoso. Sem falar na ajuda que vc poderá ter deles, e com certeza será muiiito mais fácil com ajuda!!!

      Vou falar um pouco de nós: estamos na etapa dos exames médicos, ou seja já no final do processo. Nossa filha faz hoje 10 meses e é uma graça!!! Tenho 26 anos e não sabia q era tão difícil e trabalhoso ser mãe. Até hoje dá muito trabalho, só consigo tomar banho quando meu marido chega ou quando alguém vem p me ajudar, e dormir? ela quase não dorme!!! É claro q nem todos os bebês dão trabalho, mas te digo q saber q vc pode ter alguém de confiança p ajudar é muito melhor!!!! Sei q a ansiedade é grande, mas ter filho aqui foi a melhor coisa q eu fiz!!!

      Quanto ao passaporte: o passaporte só tem validade de um ano, então vc deverá tirar um passaporte no início do processo e dependendo de quando vc for entrar no Canadá vc deverá fazer outro passaporte antes de mandá-lo p SP.

      Boa sorte na decisão de vcs!!!!

      Fernanda

    • #28747
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Dani, Leo e Juju,

      parabéns pela novidade.

      Como penso como você neste aspecto, é pessoal mesmo.

      De qualquer forma, veja o que o governo daqui te oferece por ter o seu filho(a) aqui:

      Devenir Parent

      Boa sorte na sua decisão!   :wink:

    • #28859
      mrochacv
      Participante

      Olá,

      Nós tambem estamos com o processo em andamento, enviamos recentemente a documentação do federal e estamos aguardando a etapa dos exames médicos.

      Como estamos com a indecisão entre ter o filho no Brasil ou no Canada e estamos indo para Montreal, gostariamos tb de saber se o mesmo que ocorre em Sherbrooke, citado pela Adriana e pela Dani, se aplica em Montreal.

      Conhecem alguem que já passou por isso em Montreal?

      Obrigado,

      Mônica e Evando

    • #30978
      marcocanada
      Participante

      Também queremos ter nosso bêbe no canada, mais precisamente em Sherbrooke, minha esposa já está super ansiosa, pois esse processo de imigração está meio lento em 2008, com tantas mudanças, e isso está deixando-a cheias de dúvidas, alguem viajou grávida?

    • #30990
      Carlos_Santos
      Participante

      Marcos,

      sei que existe um tempo limite para gravidas viajarem de aviao. Dependendo também da gravidez pode variar. Melhor se informar com o obstetra da sua esposa.

      boa sorte!

    • #31234
      Jafar
      Participante

      Olá pessoal,

      Quando uma candidata a imigração está grávida, ganha-se pontos no processo de seleção (CSQ)? Pergunto, pois minha esposa está gravida e estamos nos preparando para o processo. :D  :D

      Grande abraço a todos,

      Guilherme Jafar

    • #31242
      marcelomanzo
      Participante

      Jafar, acho que não.

      O processo de conferência é documental, o entrevistador vai querer ver a certidão de nascimento.

      Mas depois que o bebê nascer conta pontos SIM, casal com filhos conta mais pontos do que sem…

    • #31251
      Danieleo
      Participante

      Pessoal, como muitos já sabem, decidimos ter nosso bebe no Canadá…Estou hj com 6 meses e dia 22/09 estaremos embarcando. Ainda nao será necessário autorizaçao médica para o voo, mas mesmo assim vou solicitar à minha médica. A data provável para o parto é 24/12 e estávamos estressados com a carencia de 3 meses…mas após muita pesquisa encontramos a resposta onde procedimentos relacionados ao parto e o parto em si, nao serao exigidos a carencia…Assim, Sophia nascerá em terras canadenses…
      Jafar, infelizmente o bebe só conta pontos após o nascimento…
      Obrigada a todos pelo apoio…
      Dani

    • #31258
      Jafar
      Participante

      Marcelo e Dani,

      Obrigado pelos esclarecimentos…seguirei normalmente no processo, mas acho uma coisa um tanto “brasileira” ou diga-se BURRocrática eles quererem que uma grávida comprove que terá um bebê, se a barriga não esclarecesse, o próprio ultrasom poderia servir como comprovação, mas tudo bem, se eles estão selecionando, podem fazer as regras como quiserem.

      Dani, acho Sophia um lindo nome para a pequena canadense que está chegando…Um grande abraço a todos e fiquem na benção de Deus!!!

      Guilherme Jafar

    • #62884
      Claudia
      Participante

      Bom, este post não recebe mensagem desde 2008, mas mesmo assim encontrei vários esclarecimentos.

      Demos entrada no nosso processo início deste ano. Ou seja, de acordo com a média, mais 2 anos para o CSQ e 1 ano do Federal. E agora: começamos nossa família aqui no Brasil ou aguardamos mais 3 anos onde eu estarei com 37 anos e meu marido com 43? Realmente não estamos ficando mais novos.

      Meu marido já é formado em economia mas resolveu começar um curso técnico em engenharia mecânica para trabalhar com programação de CNC. Sim, existe a possibilidade de dar continuidade no curso no CEGEP de Trois-Rivière para assim começar a nossa experiência lá, contato com a língua e com o mercado. Estaríamos dando um up na nossa carreira e com certeza 2 pessoas se viram melhor que 2 e 1/2.
      Mas como resolver ter um filho lá no ano que vem logo que a gente chegar? Não seremos cobertos pelo sistema de saúde pois ele será estudante (favor corrigir se estou enganada), mas é uma idéia.

      Ou podemos ter nosso filho aqui no Brasil onde ele continuaria os estudos e aguardaríamos todo processo com mais calma.

      Claro, tudo isso é muito pessoal, mas gostaria de ouvir, algo mais atual, sobre o que o pessoal pensa, até pq antigamente o CSQ era emitido em 1 ano.
      Qual o valor realmente dele já nascer quebequois? Acho que o mais importante não é onde ele nascer, mas sim o tipo de suporte onde quer que esteja.

      Claudia

    • #62886
      arnaldo
      Participante

      Oi Cláudia,

      Tudo bem? Então, eu e minha esposa recebemos o CSQ em nov/2012 e em dez/2012 o processo federal foi aberto. Em mar/2013 minha esposa ficou grávida e a previsão é para dez/2013. Eu particularmente queria ter filhos depois de chegar no Canadá, mas como eu já estou com 37 e ela com 34, e para mulher a idade fértil geralmente é limitada, acabou que não evitamos ter antes.

      Assim que nascer, vou fazer a atualização no BIQ para receber o CSQ da minha filha, e em seguida atualizar o processo federal. Espero fazer isso no primeiro semestre de 2014. Como o processo ta levando aprox. 22 meses, to tranquilo quanto a isso.

      Quando estive em Montreal em 2011, conheci uma moça que estava grávida, e o marido estava no Canada com work permit, e ela nos falou que o parto dela não seria coberto pelo sistema de saúde. Teria que pagar tudo. Então indo pra lá sem RP, o custo pode ser um pouco alto, ainda mais se for necessário fazer uma cesária!

      Ah, planejamos ir pra Quebec, mas to de olho tb em Trois-Rivières.

      Abraço,

      Arnaldo

    • #62887
      Claudia
      Participante

      Obrigada Arnaldo.
      Várias pessoas já me disseram que nunca vamos achar que estamos preparados para ter filhos, pelo menos aqui ambos estamos empregados e temos nossos pais e família.
      Nossa idéia era aguardarmos o CSQ e aguardar a parte federal lá. Muita coisa ia simplificar, mas pelo jeito, só daqui a 2 anos.
      Isso que estamos nesta novela da imigração desde o fim de 2011. O tempo passa rápido para algumas coisas e para outras…
      Abraço, Claudia

    • #64134
      gabiwieler
      Participante

      Olá pessoal, tudo bem?
      Este é um assunto que me interessa muito, pois estou com 33 anos e quero ter filhos. A idéia que tínhamos com o meu marido era de ter filhos em terras canadenses, mas essa espera pelo visto está nos deixando angustiados. Nosso federal começou em maio de 2012 e estamos vendo que a fila não está andando. Estamos nos dando um prazo para ver se os pedidos de exames de 2012 vão ter continuidade.
      Alguém sabe me dizer como fica a questão de fazer os exames estando grávida? É demorado tirar um CSQ para o filho e depois tirar o visto dele de RP?
      Obrigada!
      Gabriela

    • #64136
      Claudia
      Participante

      Oi Gabriela

      Coloca seu nome no post CSQ – Qual o tamanha da fila? http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/44/5988.html
      Obrigada

      Claudia

    • #64139
      gabiwieler
      Participante

      Oi Cláudia,
      Nós já estamos com o CSQ desde novembro de 2011 e enviamos os docs para iniciar o Federal em maio de 2012. Agora estamos na longa espera de receber o pedido de exames.
      Pelo que entendi esse link que você postou é para quem está aguardando o CSQ. Vou ver se tem algum para quem está aguardando o pedido de exames e posto minha data lá.
      Minha preocupação sobre ter filho no Brasil é se vamos ter que esperar muito para receber o CSQ e depois o visto, considerando que os prazos atuais estão bem longos. Ou será que para quem já tem CSQ/visto o processo vai mais rápido?
      Bjs.
      Gabriela

    • #64140
      flaviovlq
      Participante

      @gabiwieler wrote:

      Oi Cláudia,
      Minha preocupação sobre ter filho no Brasil é se vamos ter que esperar muito para receber o CSQ e depois o visto, considerando que os prazos atuais estão bem longos. Ou será que para quem já tem CSQ/visto o processo vai mais rápido?

      Não sei se alguém aqui no fórum já passou por essa experiência específica, mas considerando que em nenhuma etapa do processo existem garantias de prazo (os quais são cada vez mais longos), acho um tanto arriscado.

    • #64145
      arnaldo
      Participante

      Eu to passando por isso. Minha esposa está gravida, com previsão do parto para inicio de dezembro, e já estou com o CSQ e o processo federal faz 1 ano em dezembro.
      To adiantando o preenchimento dos formulários e o que está pendente, depende do nascimento (certidão e foto).
      Após cada etapa volto aqui pra relatar.

    • #64153
      gabiwieler
      Participante

      Olá Arnaldo,
      Se você puder compartilhar essas informações conosco ficarei muito agradecida!
      E felicidades para você e sua esposa :)
      Abs.

    • #64233
      marcellamb
      Participante

      Gente vocês sabem as regras por lá se os pais teem um bebê no canada sem o visto RP e sim os dois como estudantes, a criança é cidadã canadense? Alguém conhece um caso específico assim?

      Como foi o acesso ao parto, saúde, etc…

      Obrigada!

    • #64235
      gabi-infirmiere
      Participante

      nasceu no Canada = canadense (como no Br).

      se a mulher nao tem seguro-saude = recebera conta particular (MUITO, MUITO ALTA, por sinal. Mais de 10K para um parto com 2 dias de hospitalizaçao)

      se é estudante ou turista, uma dsa recomendaçoes é possuir um seguro-saude valido. O seguro deve cobrir as despesas de parto, senao ela recebera conta como particular. No entanto, a visita do CLSC é gratuita e garantida à todos bebês que nascem aqui.

      procure no google como *birth tourism*, vc vai aprender bastante ….

    • #64239
      flaviovlq
      Participante

      Oi Gabi, o que seria exatamente “a visita do CLSC”? Que tipo de serviço eles prestam após o parto?

      Outra coisa: como profissional de saúde, você saberia indicar o que se deve procurar num seguro-saúde para uns 12 meses? Vejo que cobertura para parto (no caso de mulheres que pensem em engravidar), imagino que um limite de no mínimo uns $50.000 por evento, cobertura para esportes de neve, e idealmente um que eles paguem diretamente ao invés de trabalhar por reembolso… você teria alguma recomendação adicional?

      Obrigado,

      Flávio

    • #64240
      gabi-infirmiere
      Participante

      A visita do CLSC é feita por uma enfermeira. verfica-se a adaptação à nova rotina, amamentação e desenvolvimento padrão do bebê. em geral oferecemos 1 visita, mas casos complicados podem ser acompanhados por um periodo bem longo, dai implicamos a assistente social, nutri, educadora … É um trabalho em equipe multi.

      Para seguro, nada abaixo de 1 milhão como cobertura. Inclua transporte (aqui as ambulância são tarifadas). Avho complicado achar seguro que pague diretamente, mas alguns oferecem cartões de crédito para uso exclusivo. No Br eu atendia muito cliente com BUPA, era muito bom (2006! Não sei agora). BlueCross era bom tb, Denmark … Depende do seu bolso e das suas expectativas, tem que sentar com um representante e destrinchar os contratos.

    • #80648
      Amélie
      Participante

      Descobri que estava grávida logo depois do envio dos passaportes. Apesar de não evitar, foi um susto enorme e os planos mudaram completamente! Íamos em agosto, mas como o bebê está previsto para 12/10, ficaria muito perto do fim e preferimos adiantar a ida. Isso tem nos prejudicado de diversas maneiras, mas eu nem cogito ter a criança aqui. Decidimos ir o mais rápido possível para fazer o máximo de acompanhamento pré-natal lá. No momento, devemos embarcar fim de abril/início de maio. Assim, finalizarei o primeiro trimestre aqui e posso viajar e chegar lá com mais segurança, iniciando o segundo trimestre em Québec, que é uma época mais tranquila da gravidez.

      Acho que nascer aqui cria muitos problemas, pois a criança terá que fazer todo o processo de residente permanente, não terá direito à assurance maladie, nem à garderie (pelo que eu entendo, posso estar enganada).

      Além disso, admiro a maneira como eles tratam a questão da gravidez. Sei que lá não serei forçada a fazer uma DESNEcesária. Estava lendo loucamente sobre parto normal e humanizado para me armar de conhecimentos e argumentos para que não fosse roubado de mim o direito de parir. Em Québec sei que não terei esse problema.
      Já encontrei a ordem das parteiras e poderei ter meu bebê em casa, na casa de parto ou no hospital, tudo custeado pelo governo. :in-love:

      Agora a dúvida:

      Vi neste tópico que não há carência para grávidas no Assurance maladie e encontrei esta mesma informação neste site do governo: http://www.mrifce.gouv.qc.ca/bresil/pt/quebec/qualidadedevida/atendimentomedico.asp?itemMenu=Soins%20de%20sant%C3%A9

      “Durante esse período de espera, são abertas exceções para atendimentos de saúde gratuitos em casos de gravidez ou problemas de saúde de natureza infecciosa.”

      Isso me deixou muito mais tranquila para ter meu bebê no Québec, mas decidimos que ele nasceria lá de qualquer jeito.
      Entretanto, gostaria de obter mais informações sobre isso, sobre esse atendimento durante os 3 meses que seriam de carência, quais providências tomar… Alguém que passou por essa situação poderia contar sua história aqui, por favor? Obrigada!

      Amélie

      Timeline:
      21/11/11 - Envio do dossiê BIQ SP
      20/12/12 - CSQ
      05/02/13 - Envio federal CIC Sydney
      21/01/14 - Pedidos de exames
      06/02/14 - Pedido dos passaportes
      28/02/14 - Passaportes recebidos
      10/04/14 - Chegada em Québec

    • #80836
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi Amélie, conheço uma pessoa que veio para cá grávida e poderá te dar mais informações. É a Marcia Sousa, ela é membro da Cap’Ideal e vem aqui as vezes para anunciar novidades das missoes de recrutamento. Se ela nao aparecer por aqui para te responder, tente contactá-la via facebook ou linkedin.

      http://www.facebook.com/public/Marcia-Sousa-Capideal‎
      http://ca.linkedin.com/pub/marcia-ramos-sousa/15/7b9/a28/en

      Muito boa sorte.
      Ronaldo Maciel

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #81188
      Amélie
      Participante

      Ronaldo, muito obrigada!
      Vou entrar em contato com ela.
      :grin:

      Amélie

      Timeline:
      21/11/11 - Envio do dossiê BIQ SP
      20/12/12 - CSQ
      05/02/13 - Envio federal CIC Sydney
      21/01/14 - Pedidos de exames
      06/02/14 - Pedido dos passaportes
      28/02/14 - Passaportes recebidos
      10/04/14 - Chegada em Québec

Visualizando 35 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.