Graduados em Ciências Biológicas

Visualizando 34 respostas da discussão
  • Autor
      Ueslei
      Participante

Amigos,

Estou ficando um tanto quanto desanimado no que tange a empregabilidade no Québec para os profissionais de biologia. Tenho feito exaustivas buscas e não consigo encontrar ofertas de emprego – isso, com certeza, irá me prejudicar na entrevista para obtenção do CSQ. Outra coisa que tem me deixado meio apreensivo é a falta de informações. Não consigo encontrar sequer uma alma abençoada (de biólogo) que tenha imigrado e que possa transmitir suas percepçções acerca do mercado de trabalho em Québec, as suas condições, as experiências e dificuldades. Fiquei tão animado ao ver que existia aqui um tópico ‘Biólogos’, mas, para o meu azar, este fora deletado.

Desde já agradeço a atenção e a boa vontade de quem quiser discutir esse tema.

Grande abraço,
      Ueslei.

Carlos_Santos
      Participante

Ueslei,

seja bem vindo ao nosso forum.

tem um topico sobre sua profissao aqui neste mesmo forum (Profissões e Mercado de Trabalho ->  Ciências Biológicas, Ambientais e Saúde), porem ele nao quer abrir ;-(

Segue um link que te dara as informacoes basicas da profissao, incluindo salario, empregos, perspectivas profissionais, etc…

e neste aqui vc acha as ofertas de emprego :

boa pesquisa ;-)

Ueslei
      Participante

Olá Carlos,

Muito obrigado mesmo pelas boas vindas e pelas informações. Vou averiguar as ofertas agora mesmo! Mas antes, gostaria de expressar uma dúvida: eu terei um diploma de licenciado em ciências biológicas. Isso significa dizer que só poderei ser professor no Québec? Aqui no Brasil, um lincenciado, além de sua função primordial, também pode atuar em pesquisa (eu, por exemplo, estagio em um laboratório de pesquisa desde o segundo semestre), como representante de vendas (encontrei vagas nesse ramo aí), etc.

Grande abraço,
      Ueslei.

Carlos_Santos
      Participante

Ueslei,

melhor vc olhar nas ofertas de emprego o que eles pedem como formacao e ai sua resposta sera o que o mercado aqui pede  :idea:

boa pesquisa

Jessica
      Participante

Olá,

Sou Bióloga, já estou com o CSQ na mão, aguardando o pedido dos exames médicos Levei p entrevista 23 ofertas de emprego na área! Uma dica na busca de emprego é colocar a atividade que vc pretende exercer. p. ex, eu tenho experiência na área de saúde publica e meio ambiente, então, eu coloco na busca “santé publique” e não “biologiste”, pq nas exigencias do emprego você vai ter ” formation en biologie” dentro das aceitas. Tente colocar “laboratoire” no emploiquebec ou no jobboom e vc verá que tem mta oferta.
      Quanto ao fato do seu diploma ser de Licenciatura não sei te informar se funciona da mesma forma daqui. Alguns empregadores deixam claro o diploma de Bac en sciences biologiques, outros só sciences biologiques, mas a maioria prioriza a experiência na área.

QQ dúvida, estou à disposição.

Jéssica Lima

Ueslei
      Participante

Olá Jéssica,

Nossa! Você conseguiu 23 ?! Wow! De fato não havia pensado nessa possibilidade. Na universidade tive (e ainda estou adquirindo) experiência na área de taxonomia e sistemática associada à biologia molecular. Ainda estou aprendendo as técnicas, mas tenho como comprovar minha experiência (com alguns cursos e estágios que fiz). Sua dica foi muito valiosa pra mim!! Muito obrigado!

Mas ainda tenho outra dúvida, que pode até parecer boba, mas vou perguntar: eu pretendo me inscrever apenas no final do ano que vem, ou seja, ainda tenho muito tempo. Você acha que já deveria imprimir essas ofertas de emprego e arquivá-las para o momento da  entrevista (de modo que eu tenha como mostrar ao meu entrevistador as minhas possíveis áreas de atuação) ou essas coisas eu deixo lá pra última hora (pois as ofertas estariam, digamos, recém-saídas do forno)? Desde já agradeço a ajuda.

Grande abraço,
      Ueslei.

PS.: Não sei se compete escrever nesse mesmo tópico, mas, se possível, gostaria muito de ouvir como foi a sua entrevista, o quê você levou (além das ofertas de emprego), perguntas feitas, etc. Caso não seja possível escrever nesse tópico, ficaria grato se você pudesse me mandar uma mensagem pessoal ou coisa do tipo. Tenho colecionado algumas experiências de alguns colegas (vendo suas dicas sobre os erros, os acertos, as sugestões, etc.), mas de uma bióloga essa seria a primeira. Grato mais uma vez! :D

Dri_Torres
      Participante

[align=justify]Ola Ueslei,

também sou biologa e ja estou no QC à 2 anos. Realmente para buscar ofertas pela internet faça como descrito Jessica. Aqui, com a licenciatura, obtemos o equivalente do Bac en sciences biologiques. Podemos trabalhar como professor, mas temos que ter a autorizacao do MEC daqui. Nao é muito dificil nao…basta ser bom no frances… Professor aqui ganha muito bem, depois de 2 anos no cargo é considerado permanente, ou seja, como emprego publico publico no Brasil sem ter que fazer concurso além de estarem precisando e muito de professores!!!

Podemos trabalhar com pesquisa também, mas muito cargos exigem o nivel técnico ou seja CEGEP ou entao mestrado. Mesmo tendo o bac em vez do técnico que é mais baixo, muitas empresas nao contratam devido ao sindicato, pois sao exigencias a serem cumpridas, vc tem que ter o que eles pedem exatamente.

Abraços e boa sorte,
      [/align]

Jessica
      Participante

Olá Ueslei,

É muito bom (e raro) encontrar biólogos por aqui! Em relação as ofertas, eu me inscrevi no http://www.jobboom.com/  e recebia todas as ofertas na área de sciences, vem mta coisa, como engenharia e farmácia, mas vc deleta e fica só com as que interessam. Uma vez por semana eu olhava as ofertas do http://emploiquebec.net/francais/index.htm. Eu salvei todas as ofertas que me interessavam por 1 ano e meio e para a entrevista imprimi as que se encaixavam na minha experiência/formação e conhecimento na língua. Uma coisa interessante que levei foi uma oferta de uma empresa em 2007 com 05 vagas e em 2008, a mesma empresa tinha 12 vagas! Eu argumentei muito em cima disso, e o entrevistador ficou mto satisfeito. Por isso, não perca tempo vá salvando e olhando às exigências, assim vc pode direcionar sua preparação.
      Sobre a entrevista, eu vou escrever um relato detalhado e postar lá nos relatos de entrevista 2009 e mando p vc tb.

P.S: Adriana é muito saber que tem uma bióloga se dando bem aí! Dá um gás a mais nesse desafio.

Abraços,

Jéssica Lima.

Ueslei
      Participante

Olá Adriana e Jéssica!

Estou muito animado por ouví-las. De fato isso dá um ânimo a mais! Bem, vou fazer como o sugerido então: já comecei a me inscrever em alguns sites de emprego e espero receber as ofertas em breve. Já estou, inclusive, organizando tudo isso (arquivos outros) em pastas e tal…

Quanto à profissão de professor aí no QC, fiquei bastante interessado, Adriana. Esses professores geralmente são de ensino médio ou fundamental? Onde podemos encontrar ofertas de emprego para professores (em sites como o Jobboom, também?) e as médias salariais? Hoje uma amiga, que acabou de se formar, me contou que ela ganha R$ 7,00 hora/aula por uma carga horária de 20h semanais pelo Governo do Estado (é contrato) – ou seja, a grosso modo, somos melhor remunerados (quiça reconhecidos também… ) com um survival job que como um professor. :(

Quanto ao seu depoimento, Jéssica, fico no aguardo então! :) Quero muito lê-lo!

Muito obrigado pessoal!
      Grande Abraço,

Ueslei.

Jessica
      Participante

Olá ueslei,

Compromisso cumprido! O relato está em: “relatos entrevistas 2009”
      http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=30322#30322

QQ dúvida estou à disposição,

Jéssica Lima.

Gus_23
      Participante

Nossa, até que existem alguns Biólogos na lista!

Dri, vc esta trabalhando na área?  Vc por acaso sabe como é para trabalhar como pesquisador em universidades?

[ ]

Gus_23
      Participante

Sobre curriculo e resumé, alguem teria um modelo quebequence na área de biologia ou alguma ciência focado para pesqusiador?

É um pouco que pedir demais não eh?

:lol:   :lol:    :lol:    :lol:

Gus

Dri_Torres
      Participante

olá a todos,

Respondendo às perguntas acima:

Professor aqui é bem valorizado, reconhecido e estao precisando muito… pelas minha informaçoes um professor do secondaire recém formado, sem expériencia começa ganhando em torno de 35$ a hora, sendo 35 horas de trabalho por semana, destas 20 ou 25 em sala de aula e o resto de preparaçao…. O ensino aqui é dividido em primaire (até a nossa 5 serie) e secondaire (nossa 7 e 8 e ensino médio). Para se candidatar a uma vaga você deve procurar os sites das Comission scolaire. Existem casos que a comissao pode contratar mesmo sem a autorizaçao do MELS (MEC daqui), mas esta autorizaçao nao é impossivel, bastas estar bom no frances principalmente na escrita (uma das provas um texto de 500 palavras, interpretaçao de texto, e entrevista oral).

Ja trabalhei aqui como assistente de pesquisa e tecnica de laboratorios, agora, como desisti do mestrado em microbiologia, estou fazendo um mestrado em educaçao e buscando uma outra vaga como assistente de pesquisa.
      Para trabalhar como pesuisador vc deve entrar em contato com as faculdade, muitas delas publicam alguma coisa na net, ou entao mande se melhor CV com uma carta de intençao contando seus projetos.

Abraços e boa sorte

amanditabrida
      Participante

Olá, gostaria de saber se alguém pode esclarecer a minha dúvida.
      Aí não há ordem de equivalência para Ciências Biológicas, porém, pelo que já li há alguma coisa que se deve fazer pra poder dar aula.
      Gostaria de saber se vale à pena fazer a licenciatura no Brasil ou se seria melhor fazer algum outro curso ou o que quer que seja necessário para a licenciatura já no Canadá.
      Me disseram que os anos que se passa fazendo licenciatura aqui no Brasil são simplesmente ignorados e que quando se chega ao Canadá é necessário fazer uma pós pra poder dar aula.

Carlos_Santos
      Participante

depende de que para que nivel de ensino vc deseja ser professor!

Se for para “primaire” e “secundárie” aqui é o MELS que determina o que precisa ter aqui no Québec para poder exercer a profissao de professor…. veja o site deles!

Aqui tem o que vc precisa:

http://www.mels.gouv.qc.ca/dftps/interieur/autorisa.html

Se for a nivel universitário, cada universidade estabelece os seus próprios critérios…

Boa leitura!

amanditabrida
      Participante

Carlos, obrigada pelas respostas!!
      Provavelmente eu gostaria de dar aula para os primeiros níveis, então o link foi bastante útil.

Amélie
      Participante

Olá pessoal!

O link do depoimento da Jéssica, que ela mesma postou não funciona mais.
      Pela busca, não consegui encontrar.
      Será que alguém pode me ajudar?
      Obrigada!

Amélie

Timeline:
      21/11/11 - Envio do dossiê BIQ SP
      20/12/12 - CSQ
      05/02/13 - Envio federal CIC Sydney
      21/01/14 - Pedidos de exames
      06/02/14 - Pedido dos passaportes
      28/02/14 - Passaportes recebidos
      10/04/14 - Chegada em Québec

Carlos_Santos
      Participante

@Amélie wrote:

O link do depoimento da Jéssica, que ela mesma postou não funciona mais.
      ….
      Será que alguém pode me ajudar?

VOILÀ:

http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/topic/3222.html?f=20

A+

Amélie
      Participante

Muito obrigada, Carlos!

Amélie

Timeline:
      20/12/12 - CSQ

HUMBERTO MEDEIROS
      Participante

Olá pessoal, sou lic em biologia e estou na especialização de bioquímica e biomol, gostaria de saber dos colegas biólogos que já estão aí no Quebec informação sobre mestrado em biologia molecular, qual universidade procurar, sistema de bolsas, enfim qualquer informação será de muita ajuda, desde já obrigado.

erismarlima
      Participante

Graduados em Biologia.

Olá pessoal, tenho 35 anos, 13 anos de experiência em sala de aula (ensino médio), sou casado, tenho 3 filhos e tenho pesquisado muito acerca da imigração para o Canadá. Qualquer orientação será muito bem vinda…Erismar, de Brasília,DF. Sucesso a todos…

Vivs
      Participante

Olá, Erismar!
      Meu marido, Felipe, é biólogo e nós demos entrada no federal agora em junho. Na entrevista, o M. Daniel LeBlanc nos disse que tem muita demanda por professor em Québec. Podemos trocar muitas informações sobre isso. Fazemos parte de um grupo daqui mesmo de Brasília, vc poderia me passar o seu email para participar do próximo encontro e já conhecer seus futuros vizinhos, rsrs.

erismarlima
      Participante

Faço questão de passar me email = erismarlima@gmail.com.

Obrigado pela atenção e sucesso pra vcs ok? Qualquer orientação será muito bem vinda…

Amélie
      Participante

Eu e meu marido somos biólogos e não estou muito animada em relação às ofertas de emprego.
      Nossa entrevista é dia 20/12 e estou preocupada em relação à isso e aos planos A, B e C.

O plano A é trabalhar como biólogo e o plano B como técnico em Biologia.
      Entretanto, não consigo pensar em um plano C.
      É claro que poderíamos trabalhar em qualquer coisa, mas sei que eles não valorizam isso e não vai me ajudar na entrevista.

Alguém tem alguma idéia/sugestão para me dar?
      É realmente problemático ter só o A e o B?
      Obrigada!

Estou ansiosa pra postar o meu relato de entrevista aqui e começar a contribuir com a comunidade!
      Espero que dê tudo certo!

Amélie

Timeline:
      20/12/12 - CSQ

sizenando
      Participante

Olá Amélie,

Participei da entrevista o mês passado e meu plano A é trabalhar como Enfermeiro e B como préposé aux bénéficiaires (um auxiliar de enfermagem).
      Em um certo momento, me preocupei a respeito do plano C, mas decidi, acertadamente, focar no A e B e se ele perguntasse (o que não aconteceu) do C, simplesmente diria que eu iria procurar aqueles centros de ajuda a procura de emprego (que esqueci o nome neste momento,rs).

Ele se empolgou bastante com meu plano B pela possibilidade de chegar lá e arrumar um emprego na área enquanto não começar o curso de integração que devo fazer.

Não se preocupe pois o M. Leblanc sabe o quanto é normal e digno e as vezes mais do que necessário recorrermos a outros serviços enquanto não chegamos ao sonhado ‘degrau’, que é o plano A.

A dica que te dou é que foque nos planos A e B e imprima ofertas de trabalho relacionadas à experiência de vcs, pois já vi em diversos relatos e isso aconteceu conosco, ele pega a folha da oferta e compara com seu CV, mas ele faz isso não para te reprovar se a oferta não bater, pelo contrário, te dará muitas dicas.

Espero que tudo corra beme que Deus vos abençoe na entrevista.

Nando.

Amélie
      Participante

Oi Nando!

Sua resposta me deixou aliviada!
      Obrigada!
      Vou fazer como vc.

Amélie

Timeline:
      20/12/12 - CSQ

berechiavegatto
      Participante

Olá pessoal,
      Queria ajuda/conselho de vocês. Vi que com as novas normas ciências biológicas não pontua, logo não poderia entrar com o processo de imigração (nem história, do meu marido). :cry:
      Qual seria a minha alternativa? Já que a decisão de imigrar está tomada.

Ambos temos doutorado, não sei se isso ajudaria em alguma coisa.

Pensei em em programa de pós-doutorado e posteriormente entrar com o Canadian Experience. Acham que é possível? Conhecem algum programa? Ou até mesmo fazer um novo doutorado lá e também entrar com o CE.

De qualquer maneira, temos que esperar até final de março para ver quais serão as áreas prioritárias, mas já queria me preparar.
      Aguardo a sugestão de vocês.

Wilson
      Participante

berechiavegatto,

Apesar de não qualificar para o Québec, tenho quase certeza que Ciências Biológicas qualifica para o processo Federal.

Você tem interesse somente em Québec ou já considerou também outras províncias ?

Acompanhe o processo Federal:
      http://www.cic.gc.ca/english/department/media/releases/2012/2012-12-19.asp

As aplicações estarão abertas a partir de 4 de maio (2013). Precisa de um teste de inglês válido e suficiente. Veja os requisitos.

Se você quiser ir realmente para Québec, talvez neste momento você não consiga pela profissão. Existem outro programas de imigração. Você pode tentar estudar lá por um tempo ou arrumar uma vaga de trabalho a partir do Brasil.

Espero ter ajudado.

Boa sorte !

http://lepoussins.wordpress.com/

berechiavegatto
      Participante

Muito obrigada pelas informações wilsons.
      Mas no momento queremos Quebec mesmo. Além de já dominarmos o francês (e meu marido não fala inglês), achamos que a província se pareca mais com a gente.
      De qualquer maneira irei olhar o processo federal.

Você mencionou outras maneiras de migra para o Quebec, você poderia me informar melhor?

Obrigada,
      Berenice

berechiavegatto
      Participante

Muito obrigada pelas informações wilsons.
      Mas no momento queremos Quebec mesmo. Além de já dominarmos o francês (e meu marido não fala inglês), achamos que a província se pareca mais com a gente.
      De qualquer maneira irei olhar o processo federal.

Você mencionou outras maneiras de migra para o Quebec, você poderia me informar melhor?

Obrigada,
      Berenice

ana.magni
      Participante

@berechiavegatto wrote:

Olá pessoal,
      Queria ajuda/conselho de vocês. Vi que com as novas normas ciências biológicas não pontua, logo não poderia entrar com o processo de imigração (nem história, do meu marido). :cry:
      Qual seria a minha alternativa? Já que a decisão de imigrar está tomada.

Ambos temos doutorado, não sei se isso ajudaria em alguma coisa.

Pensei em em programa de pós-doutorado e posteriormente entrar com o Canadian Experience. Acham que é possível? Conhecem algum programa? Ou até mesmo fazer um novo doutorado lá e também entrar com o CE.

De qualquer maneira, temos que esperar até final de março para ver quais serão as áreas prioritárias, mas já queria me preparar.
      Aguardo a sugestão de vocês.

Olá a todos,
      Estamos com problema semelhante. Na palestra virtual, perguntei à Perla sobre a possibilidade de ciências biológicas encaixar-se como microbiologia (pois desconheço cursos exclusivamente de microbio) ou mesmo como bioquímica. Ainda, não sei se vc viu, mas há uma espécie de “bioengenharia”…nunca ouvi falar de um curso de graduação com este nome. A Perla disse que há um meio de consultar a compatibilidade do histórico escolar do curso de ciências biológicas com aquele que pretendemos aplicar. Deve haver semelhança em 3/4 dos currículos escolares…Porém, pesquisei bastante no site do bureau e não encontrei nada. Tb enviei email, mas até agora nada….vcs saberiam onde posso buscar essa informação? Bere, o que vc acha da minha ideia de compatibilização? Mto forçada? rs…

gabi-infirmiere
      Participante

microbio é um curso a parte e mesmo a UdeM dividiu, antes era uma habilitaçao em bio geral….
      Segue a grade de microbio da Laval para vc ver se atinge os 75% de compatibilidade ….
      http://www2.ulaval.ca/les-etudes/programmes/repertoire/details/baccalaureat-en-microbiologie-b-sc.html#description-officielle&structure-programme

Génie biomédical, na UdeM é oferecido como DESS, mestrado ou doutorado.
      na McGill ha o curso de Biomedical engineering, e o caminho é diferente de quem faz bio =

Students who plan on studying biomedical engineering at the graduate level are encouraged to take the Minor in Biomedical Engineering or some courses in in physiology and life sciences (for engineers, physicists), and quantitative courses (for life science students). Any one of courses PHGY-201, 202, 209 and 210, ANAT 212 BIOC 212, BIOL 200, BIOL 201 is appropriate for fulfilling our prerequisites for ‘a university-level course in general physiology, anatomy or cell biology’ for non-life science students wishing to join the department.
      O mineur faz parte da faculdade de engenharia …
      http://www.mcgill.ca/bme/prospective-students/undergraduate-program/minor-biomedical-engineering

entao, a nao ser que vc tenha especializaçao em microbio nao sei como o BIQ ira analisar, ja que por aqui esta graduaçao é independente (é como bioquimica, por aqui nao existe *farmacia e bioquimica*)

bonne chance

ana.magni
      Participante

Ah, entendi! Obrigada por sua resposta….somente mais um questionamento: em um primeiro momento achei que aquela lista de profissão referia-se, exclusivamente, a cursos de graduação. Mas pelo que vc disse, se há uma pós graduação em qualquer uma das áreas, que complementem o currículo escolar, tonrnando-o compatível com aqueles cursos exigidos, é possível a aplicação? Tais cursos realizados após a graduação – e desde que reconhecidos pelo MEC – são considerados, então? Obrigada novamente!

RonaldoMaciel
      Participante

Olá Ana, na realidade a lista vale somente para cursos de graduaçao sim ou técnicos. Aqui não há pós-graduação como no Brasil. Pós-graduaçao eh mestrado ou doutorado.

Realmente aquele curso de Genie biologique ou genie biomedicale tb nunca vi um curso parecido no Brasil mas é um dos poucos que aceitam o diploma estrangeiro.

Nao achei o curso aqui no Quebec de genie biologique (mas achei em algumas universidades francesas – talvez seja por isso que ele está na lista). Porém achei o curso de genie biomedicale no site da Poly da UdeM (e é realmente um bacharelado). Veja aqui: http://www.polymtl.ca/biomed/

De uma olhada na grade e veja se bate…

abracao
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

ana.magni
      Participante

Muito obrigada popr suas informações, Ronaldo! Abraços

Visualizando 34 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.