Graduado há mais de 5 anos

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
      EduFeroz
      Participante

Pessoal, talvez isso já deve ter sido comentado aqui, mas não consegui achar um tópico pela ferramenta de busca…

Para aqueles que são graduados (ensino superior) há mais de 5 anos, têm-se que ter experiência profissional SOMENTE na área de formação ?

E outra, perde-se os pontos pela parte de educação / formação  ?

Agradecendo …

lfantoniosi
      Participante

EduFeroz,

Vc acabou criando dois topicos iguais e eu apaguei um. O site está lento, muitas vezes ele retorna erro mas a mensagem foi enviada, o que acaba causando a duplicacao de mensagens. Peço a todos que toda vez que o erro acontecer, que chequem se a mensagem foi postada.

Quanto a sua pergunta, pelo que sei, o emprego tem que ser relacionado ao seu diploma, o proprio teste on-line pede isso: tempo de trabalho relacionado aquele diploma. Faça o teste on-line, ele é o melhor guia.

Quanto a idade do diploma nao é problema, mas talvez vc tenha algum problema para ingressar em alguma ordem se for o caso, pois vc se formou ha bastante tempo e nunca exerceu a profissão.

mrodolfo
      Participante

EduFeroz, bonjour!

Grosso modo, o critério de pontos você apenas ganha pontos por possuir algo que os interesse mais, nunca os perde…

Os pontos que você recebe no “quesito” formação vêm em primeiro lugar do diploma mais elevado que você possui: um mestrado, por exemplo, vale 13 pontos e isso independe do domínio de formação, que é o segundo item…

Assim, no domínio de formação, serão atribuídos pontos para o curso que você fez. Por exemplo, se você fez engenharia civil, receberá 5 pontos; se fez química ou estatística, receberá 12 pontos. A lista completa está nesse site: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf . Você ainda ganha pontos pelo tempo que você atuou na sua área de formação…

Já com relação à experiência total, vale o que está no seguinte site: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/conditions-requises/lexique.html . Aí, para saber se você vai ganhar pontos pela sua experiência total, você consulta a Classification nationale des professions (CNP) em http://www23.hrdc-drhc.gc.ca/

Ça va? Au revoir!

MRodolfo

lfantoniosi
      Participante

mrdolfo, veja a clausula no documento domaines de formation:

Le diplôme doit avoir été acquis au cours des cinq années précédant la demande de certificat de sélection du Québec (CSQ).
      À défaut, le demandeur doit avoir exercé durant au moins un an, au cours des cinq années précédant la demande de CSQ,
      une profession directement liée au diplôme obtenu et pour lequel il est évalué.

Neste caso, vc ganharia os pontos de se ter um diploma de nível superior, mas acabaria nao ganhando os pontos referentes ao seu domaine de formation.

Agora, eu não sei se isto é realmente posto em prática ou não pelos entrevistadores, porque é uma sacanagem desconsiderar os pontos de quem já tem mais de 5 anos de formado!  8O

Veja que no teste on-line ele pede há quanto tempo vc está formado.

EduFeroz
      Participante

Valeu pessoal … Minha dúvida é mais pelo seguinte, sou formado em Administração de Empresas (terminei em 2003), mas minha experiência profissional é toda com Informática.  Estou pensando em dar entrada no processo em Julho ou Agosto de 2008.

Como o lfantoniosi postou,  a cláusula do documento de Domaines de Formation comenta que você DEVE ter experiência na sua área de formação de pelo menos 1 ano, caso tenha se formado há mais de 5 anos, e daí fiquei preocupado.

Eu mesmo já perguntei à Mme. Tandel numa Palestra aqui em Recife, se era um problema ser formado em uma área e trabalhar com outra. Ela disse que não, pois o que vai ser avaliado é a sua experiência profissional . Acredito que isso seja válido, caso sua profissão não tenha Ordem Profissional que regulamente a mesma no Québec (como Medicina, Engenharia, etc.).

Como pelo que pesquisei, Informática não tem Ordem Profissional, então, tô rezando prá num dar problema …

Valeu

mrodolfo
      Participante

lfantoniosi, ça va?

Você está correto: para aqueles formados há mais de 5 anos, para se contar o domínio de formação, eles deverão ter trabalhado na área de formação no mínimo 1 ano em tempo pleno (30 horas por semana). Não havia me lembradoidsso porque não tenho considerado esses pontos no meu processo. Sendo pra lá de conservador, minha esposa e eu conseguimos os 57 pontos para a entrevista:

Requerente Principal: 13 pontos de mestrado + 0 de domínio de formação  + 9 de experiência (CNP 0/A) + 18 da idade + 4 de francês (Débutant) + 6 de inglês = 50 pontos.

Esposa: 3 pontos de formação + 0 de domínio de formação + 1 de experiência + 1 de idade + 2 de francês + 0 de inglês = 7 pontos.

Como para passar pela etapa de exame preliminar devemos ter 60 pontos, nossos filhos entram com 4 pontos cada. Logo, passamos por essa etapa com 65 pontos… Como o mínimo para obtenção do CSQ são 68 pontos após a entrevista, se não me engano, nosso projeto de imigração deverá nos dar, no mínimo, 2 pontos. Pode ter certeza que estamos trabalhando para conseguir muito mais que isso!

Não apenas para aqueles que se interessaram em como fazer os cálculos mas para todos que desejam imigrar, recomendo a leitura do Guide des Procédures d’Immigration, disponível em www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca Um quadro resumo dos pontos está em http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_2.pdf

À bientôt!

MRodolfo

viniciusmarc
      Participante

Olsa Pessoal,
      So para constar mais uma experiencia, quando enviei meu processo, ja tinha 11 anso de formado, mas com os 7 ultimos trabalhados na profissão de formação.

Marcus

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.