FREELANCER – AUTOCAD

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
      thiagoelizie
      Participante

Olá, forenses!
      Acho q minha dúvida se encaixa bem nesta área do fórum onde falamos de design, TI, engenharia e arquitetura.

Bem, além do meu trabalho fixo aqui no Brasil faço freelas com projetos de AutoCAD. Td mto simples e fácil, meu nome no mercado, o empurrãozinho de uns conhecidos, um e outro projeto sempre acaba aparecendo e com isso consigo levantar uma graninha a mais no final do mês.

Pois bem, quem já tem a tal “experiência quebecoise” poderia me dizer como funciona o mercado para freelancers por aí? É simples como aqui? Há esse desses tipos de trabalho sem “vínculo” empregatício? A dúvida fica não só para trabalhos como o meu mas qquer tipo de freelance…

Sou certificado pela Autodesk e td o mais. Reconhecido. Será q isso basta para ser aceito no mercado aí?

Quem puder dar mais informações, sempre serão bem vistas.
      Em tempo, nos sites de emprego não achei nada específico para freelance jobs ainda.

curty
      Participante

É uma boa pergunta. Espero que tenhamos boas respostas.

Acho importante nós, arquitetos, nos unirmos mais. Não somos muitos, mas podemos nos ajudar.

alinefp
      Participante

Olá!

Como disse o curty: arquitetos, uni-vos! Rsss… Mas Thiago, também fiquei curiosa com essa questão. Nas minhas pesquisas sobre vagas de emprego sempre vejo bastante vaga para desenhista em AutoCAD, mas sempre com uma formação técnica que seja.
      Vamos aguardar pra ver se surge uma resposta a essa sua questão de freelancer.

Sucesso a todos!

thiagoelizie
      Participante

Pois é, mes amis. Essa dúvida sobre trabalho freelancer permanece. Penso eu q existe, já q é uma prática comum em td mundo. A dúvida é se no caso do AutoCAD é algo em abundância e nesse caso como ocorre a “contratação” e mais detalhes como $$$, demanda, etc.
      Alguém pode dar uma luz sobre esse tema?

Merci! :mrgreen:

Carlos_Santos
      Participante

nao tenho nenhuma informacao, sinto muito.

porém conheço alguém que esta aqui em Montreal e que talvez possa responder.

Escreva para ele:

http://ca.linkedin.com/pub/claudio-moura/18/94/9a1

E, depois poste o resultado ;-)

thiagoelizie
      Participante

Muitíssimo obrigado, Carlos!
      Vou tentar contato com essa pessoa e assim q tiver novidades aviso a todos! :mrgreen:

mrodolfo
      Participante

Com relação a ser freelancer de AutoCad não tenho nenhuma informação. Porém, consultando o emploi-québec, sempre vejo muitas oportunidades para desenhistas com experiência em AutoCad…

SANDROMS
      Participante

thiagoelizie,

Li de novo a sua pergunta e vi que a sua dúvida é mais quanto ao trabalho com freelancer do que sobre Autocad. O trabalho como freelancer, no sentido de bico, pode até existir, não combina muito com o esquema daqui. As pessoas aqui trabalham para viver, não vivem para trabalhar. Pessoas que trabalham o dia todo e fazem um bico à noite por exemplo é bem mais comum no Brasil que aqui.

Agora, freelancer, como trabalho temporário, isso existe sim, bastante. Me ligaram essa semana oferecendo um trabalho de 2 semanas! Não é nada por baixo do pano, não precisa ter micro empresa nem nada. A empresa te contrata por tempo determinado, paga por hora, e ponto final. A contratação pode envolver uma empresa de consultoria ou ser direto com a contratante.

Em relação a certificação, ela é muito importante. Pois atesta que vc tem o conhecimento necessário, mas não a experiência. Sugiro que vc traga um portifólio de projetos e deixe alguns ex-clientes prontos para serem contactados para dar referencia.

Boa sorte.

thiagoelizie
      Participante

Sandro,
      Obrigado pelas informações. Foi o q eu imaginei: existe o trabalho freela/temporário, é comum, coisa e tal…
      Vou me preparar bem do jeito q vc descreveu (portfólio, referências, etc). É importante ter essa carta na manga principalmente pros primeiros meses. A ideia é virar canadense (trabalhar para viver) mas enqto há necessidade e o brasileiro (viver para trabalhar) falar mais alto a gente encara.

curty
      Participante

Caros amigos,

mais alguma novidade sobre a nossa profissão?

Eu li poir aí (sinceramente não me lembro onde) que estão trabalhando para simplificar o processo de reconhecimento e ingresso na ordem para nós, Arquitetos formados no exterior, mas não encontrei nada oficial… Vocês sabem de alguma coisa?

Uma outra questão: O que vocês tem sentido em relação ao mercado de trabalho para Arquitetos, Técnicos de Arquitetura e Desenhistas no Québec? Como estão as suas pesquisas? Quais são suas perpecepções do mercado?

Eu tenho encontrado muitas vagas para desenhistas em Montréal e Ville de Québec, mas para outras cidades do inteior (que me interessam mais) até encontro vagas, mas de forma mais esporádica e geralmente relacionadas ao trabalho em indústrias. Tenho visto poucas para desenhista de arquitetura.

thiagoelizie
      Participante

Tenho procurado só em Montréal e Ville de Québec… tem vagas, não tão abundantes assim, mas tem. Não é a minha primeira opção de trabalho mas estou procurando para um plano B. No meu caso, só para desenhar mesmo me parece q não pedem equivalência de diplomas nem nada…

curty
      Participante

Para desenhistas, realmente, os anúncios não exigem muita coisa.

Eu estou um pouco decepcionado é com a quantidade de anúncios para desenhistas de arquitetura, eu esperava encontrar mais. Apesar que este é um tipo de vaga para a qual é muito comum buscar candidatos sem fazer anúncios oficiais. Acho que o contato direto com as empresas, mesmo que não estejam anunciando nada, pode ser bem rentável.

SANDROMS
      Participante

Em algumas áreas o marchê cachê domina. Onde as empresas buscam profissionais de AutoCad? Na saída de cursos profissionalizantes. Vc pode planejar fazer um curso de atualização aqui. Ou simplesmente enviar o seu CV do nada, para empresas que usam essa tecnologia.

P.S. provavelmente CV com endereço e telefone do Brasil não resolvem.

alinefp
      Participante

Colegas arquitetos,

Venho pesquisando bastante sobre mercado de trabalho e de uns 4 meses pra cá pude perceber que as melhores cidades para nós que não vamos ter o diploma validado tão cedo, as melhores cidades seriam mesmo Montréal e Ville de Québec.

Mas existem alguns padrões também. Em Ville de Québec, há muitas vagas para desenhistas da área industrial, mecânica, de estruturas metálicas etc. Tá, desenhista é desenhista, mas geralmente eles pedem algum tipo de formação na área, que não a nossa. Nada impede de irmos lá e mostrarmos que somos capazes, mas teremos que contar com a boa vontade dos empregadores também nesse caso. Ainda em Québec, tem havido poucas vagas para técnico em arquitetura, função que podemos exercer desde que tenhamos feito a equivalência do diploma, que pode ser adiantado desde o Brasil.

Em Montréal, há mais vagas de desenhista na área da construção civil mesmo, o que eu acho ótimo, porque é a minha área de atuação aqui no Brasil. Há também algumas vagas para desenho de móveis planejados, esquadrias etc. Ao contrário de Québec, há bastante vaga para técnico em arquitetura e algumas em engenharia que podem ser preenchida pelos arquitetos também.

Então, vale a pena corrermos atrás da equivalência do diploma pelo MICC o quanto antes para termos mais e melhores probabilidades de emprego. Em Montréal também, existem alguns cursos do tipo AEC que abordam o código de obras, conforto térmico e acústico etc. Acho que alguns cursos desses, que podem ser bem curtos e costumam ter um precinho camarada, pode nos valer uns pontinhos a mais na hora de concorrer a uma vaga.

Bom, é isso. Quem tiver mais alguma novidade sobre a área, manifeste-se também.

Sucesso a todos!

Carlos_Santos
      Participante

falando de formacao technica, veja estes links abaixo:

e aqui aonde fazer os cursos na cidade do Québec (como exemplo, basta mudar a opcao e ver aonde tem tb):

http://www2.inforoutefpt.org/guide/lst_inst_sec.asp?QCodeProgramme=5250&QRegion=3

Boa pesquisa!

alinefp
      Participante

Oi Carlos,

Muito obrigada pelas dicas! :bigups:

curty
      Participante

Muito boa a dica, Carlos!
      Obrigado!

Uma coisa curiosa que vi no site Tout Pour Réussir foi que os Technologues/Techniciens en Dessin tem renda média de 41 000$ enquanto a dos Technologues/Techniciens en Architecture é de 39 000$. Também achei interessante que as regiões onde as duas profissões estão “en vedette” são bem diferentes, sendo que as únicas regiões que aparecem favoráveis para as duas formações são Centre-du-Québec, Lanaudière e Outaouais…

Suguimoto
      Participante

Olá! Também sou arquiteta há 11 anos, e já tomei a decisão de não validar o meu diploma. Vou pedir equivalência de estudo e tentar como técnico de arquitetura ou desenhista projetista. Acho mais sensato pro momento. Estou no processo federal desde março/2011 e aguardando…. enquanto isso estou estudando francês, mas gostaria de fazer mais alguma coisa para que minhas chances de conseguir emprego lá aumente….
      Pensei nas certificações internacionais LEED e AQUA que estão na moda aqui no Brasil e provavelmente no Québec deve estar mais consolidado. Alguém teria informações sobre isso? Será que vale a pena fazer este curso no Brasil para tentar aplicar no Québec?

Obrigada!

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.