Francisation en Ligne

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Francisation en Ligne

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5480
      Felipewise
      Participante

      Oi gente,

      Abriram hoje as inscrições para o Francisation en Ligne.
      É um curso de frances online oferecido pelo governo do Québec.

      Existem exercicios, grupos de estudos, chats etc. e você é acompanhado por um supervisor.

      Infelizmente, até o momento, o curso é direcionado SOMENTE PARA QUEM JA TEM CSQ.

      Muito bacana isso né? Cada vez mais eu tenho certeza que fiz uma boa escolha… hehehehehe

      Link:
      http://www.francisationenligne.gouv.qc.ca/

      Estou me cadastrando agora, daqui a pouco eu posto meus comentarios sobre o servico.

      Abs.,

    • #24750
      lfantoniosi
      Participante

      Felipe, ano passado tentei usar e foi recusado. Se nao me engano, alem do CSQ vc precisa já ter o visto.

      Felipe.

    • #24751
      Felipewise
      Participante

      Oi Felipe…

      Acabei de me cadastrar aqui… deu certo.
      Fiz uma prova on-line mas deu que meu nivel era avancado e o curso atual e intermediario.
      Eles falam que se vc quiser fazer o curso de qualquer maneira, para treinar expressao oral e escrita, vc pode enviar um email pedindo.

      Mandei o email… daqui a pouco eles devem responder ne.

    • #24752
      makeloo
      Participante

      Que legal isso!!
      Vou tentar fazer a minha inscrição e ir melhorando até a minhachegada
      Valeu pela dica Felipe
      Um abraço

    • #24755
      Craisse
      Participante

      Acabei de fazer o teste e deu o mesmo resultado do Felipe.

      Mandei o e-mail e tou aguardando!

      Espero que der certo. Já ouvi falar super-bem deste curso on-line!

      Craisse.

    • #24764
      Nunes
      Participante

      O que é fracisation?
      Gratp.

      Godo

    • #24768
      Anonymous
      Participante

      Godo,

      O Felipe ja respondeu,

      @Felipewise”;p=”18206 wrote:

      Abriram hoje as inscrições para o Francisation en Ligne.
      É um curso de frances online oferecido pelo governo do Québec.

      Existem exercicios, grupos de estudos, chats etc. e você é acompanhado por um supervisor.

      Apenas complementando, Francisation é um curso oferecido pelo governos aos imigrantes, no caso o “Francisation  en ligne” é que seria o mesmo porém online.

      Um abraço,

      Jean

    • #25246
      RafaCalango
      Participante

      Felipewise,

      Afinal de contas, você conseguiu entrar nesta turma?
      Comigo aconteceu o mesmo que com você, eu mandei o e-mail solicitando participar de qualquer forma e eis o que me foi respondido:

      [align=center]”Nous expérimentons présentement les blocs 3 et 4 du cours FEL et privilégions les étudiants positionnés dans ces blocs.  Si une place demeure disponible d’ici deux semaines, nous communiquerons avec vous.”[/align]

      Isso foi em 24/01.

      Abraços,

      Rafael

    • #25247
      Felipewise
      Participante

      Ei Rafael,

      Eu mandei o email pedindo mas eles nem me responderam dessa vez… paciencia ne?
      Vou acabar indo pra Toronto!!! kkkkkkk To brincando!!!

      Abs.,

    • #25251
      55021
      Participante

      Bem, eu e Flávinha fizemos os testes no dia que abriram as inscrições! eu não tive muita liberdade para fazer o teste e acabei ficando na turma 2, sendo q minhas aulas só terão inicio em Abril. Mas a Flávinha foi super bem! entrou no nivel 4, e o professor dela tá mandando e-mail direto para ela contendo material e marcado datas de aulas on-line.
      Achei super bacana o metodo de ensino! isso ajuda muito no tempo que estamos aqui nos preparando!
      para se inscrever só é necessário ter o CSQ.
      Abração a todos

    • #25252
      RafaCalango
      Participante

      A Tininha fez depois de mim e conseguiu entrar no nível 3.

      Achei muito legal que os assuntos tratados no curso são diretamente relacionados às coisas que teremos que aprender sobre o modo de vida québecois, como logement, éducation, emploi, etc.

      Abraços,

      Rafael e Tininha

    • #25258
      MauPriJP
      Participante

      Olá a todos,

      Comigo ocorreu o seguinte, ao checar o hard/soft do meu notebook o resultado foi negativo por causa do microfone!!!
      Não entendi, re-fiz, segui os passos indicados e nada,alguém passou por isso?
      Caso positivo, o que fez?

      Grato,

      Mauricio.

    • #25260
      tba3105
      Participante

      Eu também apresetou erros para mim: microfone, windows xp não está em francês… Mesmo assim continuei e fiz o cadastro, funcionou, falta eu fazer o teste.

      Abraços!

    • #25267
      RafaCalango
      Participante

      se bem me lembro, eu tive que entrar na ajuda e habilitar o microfone para o flash.
      depois deu certo.

    • #25276
      marciobarros
      Participante

      Fiz minha demanda, eles levam quanto tempo para responder?

    • #25277
      marciobarros
      Participante

      blz! Já recebi o e-mail e já tô no site. Muito bom!!!

    • #25284
      RafaCalango
      Participante

      no meu caso foram 2 dias.

      abraços,

      rafael

    • #34363
      Katy
      Participante

      Oi pessoal,

      O curso “Francisation en Ligne” ele tem algum tipo de influência no curso que faremos quando chegarmos ao Québec? Certa vez vez lendo os tópicos da comunidade, vi algo relacionado a minha questão, mas não consigo me lembrar o tópico.

      Abs

    • #34364
      Anonymous
      Participante

      Katy,

      Olá,

      Eu perguntei quando comecei e o meu tutor me disse que eu poderia entrar em um nivel mais avançado. Somente isso.

      Um abraço,

      Jean

    • #35175
      Agapi
      Participante

      Pessoal, fiz o teste e entrei no nível 6. Estou inscrita no bloc 3, que começa no módulo 9? Ao terminar todos os módulos, recebemos algum certificado que nos remete à francisation no Quebec, automaticamente? O francisation en ligne independe do francisation no Quebec, correto? Em quanto tempo terminamos o francisation en ligne, estudando em média 6 horas por semana? Contribuições são bem-vindas!

    • #43901
      Liebel
      Participante

      Boa noite,

      Vcs sabem se as aulas de francisation en ligne, sao tipo video conferencia, como funcionam as aulas? ou se utiliza somente voz, sem video?

      Fazendo o curso de francisation en ligne no Brasil, se torna totalmente necessario fazer qqr complemento no Canadá?

      Obrigado!!!

      Liebel

    • #43907
      JF
      Participante

      Oi Liebel,

      O programa do FEL está dividido em 4 blocos, cada um com 4 módulos e cada módulo com cerca de 6 atividades. Você tem um tutor que acompanha o seu progresso, corrige seus trabalhos e coordena as aulas virtuais.

      Apesar de existir um tutor, é responsabilidade do aluno manter um bom ritmo e correr atrás das dificuldades que forem surgindo.

      Você faz as aulas sozinho, seguindo uns “slides” que possuem textos escritos ou falados como base para cada tema. A partir disso, você tem que responder perguntas de compreensão de leitura ou escuta. Cada atividade tem também pontos de gramática, com links para a teoria, textos e exercícios para aplicar na prática.

      Ao final de algumas atividades você precisa fazer uma lição de casa, que pode ser um texto escrito ou falado (você grava e envia pelo site) ou então participar de uma discussão em um fórum do FEL. O tutor corrige, aponta suas dificuldades e sugere exercícios complementares caso necessário.

      Ao final de cada módulo, é feita uma aula virtual com video e som. O tutor repassa os principais pontos do módulo, forçando um pouco para que você aplique as estruturas gramaticais e vocabulário que aprendeu. Alunos de outros países também participam.

      Os temas estão diretamente relacionados com a vida dos novos imigrantes: como alugar um apartamento, a vida escolar, cursos de formação, etc. São bem interessantes e com informações práticas.

      Estou fazendo o FEL desde o final do ano passado e acho uma ferramenta interessante. Sem dúvida, está longe de ser uma aula completa, mas é um benefício que o governo do Québec nos oferece e que deve ser aproveitado.

      Se você vai precisar fazer algum complemento no Canadá, eu não poderia dizer, já que ainda estou no bloc 3 e longe de receber meus exames médicos. Mas tendo lido o que o pessoal que já está por lá sempre escreve, a resposta provavelmente é sim! ;-)

      Bonne chance!

      Ju.

    • #43933
      Liebel
      Participante

      Oi Ju, super bem explicado, muito obrigado viu?

      Vi que vcs estao na mesma situação que eu, …aguardando os exames médicos, infelizmente tende a ser uma longa espera, quem sabe agilizam mais.

      De toda forma, é bom dar atenção à outras coisas e focar na francisation en ligne por exemplo, tudo isso é válido!

      Vcs pretendem ir para qual cidade? Eu havia decidido por Gatineau mas como sou profissional de com.exterior e há muitas oportunidades em Montreal e arredores, optei por mudar

      Abs

      Liebel

    • #43935
      thiagoelizie
      Participante

      Liebel,

      Td bem? Comecei minha FEL esses dias tbm e já estou fazendo alguns exercícios. Curti mto a forma como são feitas as aulas e a primeira aula “presencial” foi bem bacana. Minha tutora parece ser atenciosa e sempre responde nossas dúvidas por e-mail. Se soubermos tirar proveito da FEL é possível aprender mta coisa.

      Tbm sou profissional de Comex e tbm devo ir pra Montréal por esse motivo. Vamos trocar umas figurinhas sobre oportunidades profissionais em breve…

    • #43936
      Liebel
      Participante

      Fala Thiago, td bem?

      Como o comex é assunto fora do tópico, me envia um e-mail depois jah te enviei uma mensagem em PVT, assim trocamos ideia por lá pode ser?

      Ou entao me passa o seu email da mesma forma (em PVT) que eu te escrevo.

      Abs

      Liebel

    • #43944
      JF
      Participante

      Liebel,

      Vamos para Montreal também. Queríamos ir para uma cidade menor e mais calma, mas os empregos para nossas áreas (marketing e design gráfico) nos obrigam a ficar em uma cidade maior…

      Quando você deu entrada no federal?

    • #43957
      Liebel
      Participante

      Olá Ju, dei entrada bem no começo de novembro, estou bem na mesma situação que vcs, esperando solicitação dos exames médicos, mas estou preparado para a demora, eqto isso, a gente tenta fazer economias, estudar frances, planejar muito, e seguir a vida nao é mesmo? por mais que as vezes bata uma agonia, afinal eu pelo menos nao tem um dia que eu nao pense pelo menos em um momento sobre o processo ou sobre o Canada.
      Fiz um projeto bem detalhado sobre Gatineau, mas agora estou indo contra o projeto, pois na minha area realmente tem muita oportunidade em Montreal, nao tenho como fugir muito, por mais que minha ideia era a mesma que a sua, nao quis a principio ir pra Montreal, afinal muita gente tem ido, mas além da oportunidade tem o fato que o transporte é bem mais facilitado que em Gatineau (dependendo da onde vc mora em Montreal, pois tem que ser perto de metro), outro ponto importante é que pelo menos o aluguel é o mesmo, alguns até com mobilia moderna inclusa, o custo de vida talvez mude mais, mas nao sei se tem tanta diferença, afinal nao podemos ter medo de enfrentar concorrencia…talvez tenhamos que voltar dois passos pra conseguir outra coisa fora da area, mas temos que acreditar e confiar que conseguiremos algo na area sim por mais que nao seja facil nao eh mesmo? me mande um e-mail tá bom? tenho receio de estar saindo do assunto foco do forum que é a francisation…

    • #43963
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Liebel,

      @Liebel wrote:

      ….. tenho receio de estar saindo do assunto foco do forum que é a francisation…

      Obrigado pela observacao ;-)

      Você podem criar um NOVO topico sobre o assunto e continuar a discutir o assunto!

      @Liebel wrote:

      …..para os demais tb, quem quiser me envia um email no

      Eu nao exporia meu email assim aqui no forum! mande uma mensagem em PVT, usando o icone MP em baixo da imagem do usuario para quem você deseja escrever!

      Atenciosamente

    • #44448
      julian.quadros
      Participante

      Olá pessoal, dei uma pesquisada no forum mais não achei uma resposta para minha duvida ..

      Sei que a Francisation presencial oferecida pelo governo tem um determinado quantidade de maximas de horas, se nao me engano até 1800 horas.

      Ouvi dizer que as horas utilizadas na Francisation en ligne utiliza parte desta carga horaria total.

      alguem saberia dizer se a Francisation en ligne realmente independe da francisation presencial ??

      abraços

      Julian

    • #44449
      JF
      Participante

      Oi Julian,

      Meu tutor da Francisation en Ligne disse que a FEL desconta 6 horas por semana, independente do número de horas que você efetivamente utiliza.

      Fazendo as contas, se você fizer a FEL durante 1 ano, vai gastar pouco mais de 300 horas das 1800. Se você optar por um curso de 25h/semana quando chegar no Québec, sobram ainda quase 60 semanas para utilizar.

      Acho que é bastante… :-)

    • #44450
      julian.quadros
      Participante

      Ola J+F,

      Primeiramente obrigado pela resposta e pela rapidez .

      Bom, parte da dúvida foi esclarecida, porem veio outra.

      as 1800 horas sao a quantidade maxima de o MICC teoricamente disponibiliza, ou seja, se o cara chega la com um frances super-mega-basico.

      no caso de quando chegarmos fazermos o teste de nivelação para a francisation presencial e ficarmos em um nivel intermediário, com direito a 300 horas hipoteticamente. será que eles descontam essas horas da FEL do total das 1800 ou das 300 ??

      abraços

    • #44456
      JF
      Participante

      Julian,

      Não sei muito sobre as horas de francisação presencial pois não pretendo fazê-la. Você deve encontrar essa resposta no site do MICC, não?

      No site da FEL tem um e-mail para tirar dúvidas, você pode escrever para eles e perguntar.

      Bonne chance!

      Ju.

    • #44469
      thiagoelizie
      Participante

      Julian, segundo minha tutrice é o seguinte: o MICC te dá 1800 horas. Vc começa a utilizá-las na FEL, e a conta é essa mesmo q a Ju já mencionou acima, 6 horas/semana descontadas. Qdo vc chegar no QC e quiser fazer a francisation presencial integral ou parcial, vai poder estudar o saldo q sobrou das 1800 horas. Seja como for é tempo de sobra mesmo pra quem fizer na FEL desde o bloc 1.

    • #47457
      Vivs
      Participante

      Gente,

      Fui me cadastrar hoje na FEL. Preenchi tudo certinho, com os meus dados, incluindo o número de referência individual do CSQ, mas fui recusada. :?
      Eles informaram que eu estava fora de Québec e não tinha um CSQ. Não entendi nada, mandei um email, conforme eles orientam caso desejasse uma revisão, explicando que tenho, sim, o CSQ, com o número e meu nome completo.
      Alguém já passou por alguma dificuldade parecida?
      Não entendi… :(

    • #47443
      JF
      Participante

      Sim! Comigo aconteceu exatamente isso, mas enviando um e-mail explicando que eu já tinha o CSQ eles logo me enviaram um e-mail com os detalhes para e acessar o curso.

      É só esperar eles responderem!

      Bonne chance!

    • #47444
      Danibley
      Participante

      Vivs,

      fica tranquila, comigo foi a mesma coisa. Logo eles respondem o e-mail e você poderá acessar o FEL normalmente! :)

    • #49158
      cleo.noire
      Participante

      Oi gente, eu me cadastrei na francisation, fiz a classificação normal, mas naqueles blocos não tem que aparecer uma bolinha verdinha na frente? No meu esta uma ampulieta, é assim mesmo? Tenho que esperar?

      Merci

    • #49161
      Helen Hartung
      Participante

      Olá Cleo,
      Quando me escrevi no Fel em julho de 2011 foi assim também, a ampulheta só sumiu depois que eu fiz o teste de nivelamento que eles pedem. Vc já fez esse teste?
      Abraços

    • #49166
      cleo.noire
      Participante

      Oi Helen, eu fiz sim, já me classificaram. Mas eu mandei um email para eles e me disseram que não tem vaga e tenho que esperar.

    • #49167
      berlota
      Participante

      @marciobarros wrote:

      Fiz minha demanda, eles levam quanto tempo para responder?

      Assim que fiz a demanda para a Francisação aqui no Quebec me increvi na Francisação on line e entrei na hora. Porém a francisação, que estou fazendo no Cegep St Foy, demorou uns 2 meses e a minha esposa que fez os pedidos junto comigo ainda está esperando, acho que avisaram que vai começar em Fevereiro(fizemos o pedido em Setembro).

      Mas quando estiver aqui no Quebec esperando pela francisação pode fazer curso de frances em outro lugar….por exemplo no Centre du Phenix, custa CAD45 o periodo(acho que são uns 3 ou 4 meses). Mas sei que tem gente que consegue apoio do governo para fazer curso lá.

    • #52830
      nilian
      Participante

      Salut, mes amis!

      Alguém que já fez (ou faz) a FEL poderia me indicar qual das duas opções escolher e por que?!

      AUTOFORM
      ou
      STANDARD??????

      Sinceramente não sei!!! Eis minha dúvida…
      E mais uma vez agradeço a ajuda de todos!!!

      Abraços

    • #52833
      Helen Hartung
      Participante

      Nilian,
      A autoform ou auto-formation vc não terá classes virtuais, não terá que enviar os exercícios para o seu tuteur. Vc tem autonomia para fazer o curso no seu ritmo, mesmo assim, terá que entrar na plataforma pelo menos 6 horas por semana para estudar. Esse modo é mais aconselhado para pessoas que tem menos tempo para estudar.
      A forma standard vc terá classes virtuais ao final de cada módulo, terá que enviar seus exercícios que serão corrigidos pelo seu tuteur. Terá que ter mais horas por semana na plataforma, não me lembro exatamente quantas. Em qualquer uma das formas que escolher, vc não pode passar mais de 10 dias sem estudar, pois poderá ser desligado e peder o curso. Essa escolha é para pessoas que dispõe de mais tempo por semana para estudar.
      Existem mais informações no Guide de l’étudiant disponível para download na plataforma.

      Bonnes études!

    • #52834
      nilian
      Participante

      Bonjour, Helen Hartung!
      Obrigada pelas explanações tão completas. Estou bem inclinada na autoform mesmo, apesar de achar que a standard seja mais dinâmica e completa. Mas, como minha jornada de trabalho aqui no Brasil é cansativa, prefiro ir pelo caminho que não ultrapasse meus limites físicos e psicológicos…hehehe
      Mias uma vez, Obrigada!
      Bisous!

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.