Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Francisaçao: qual o verdadeiro nivel….
- Este tópico contém 3 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 4 meses atrás por septentrional51.
-
AutorPosts
-
-
25 de agosto de 2010 às 17:24 #7009Carlos_SantosParticipante
Caros colegas,
faz tempos tinha esta questao à apresentar aqui no forum e ver as reaçoes….
Quando estava fazendo o processo em 2006, imaginava que a francisacao pudesse levar um récem imigrante à um nivel de francês suficiente para iniciar na sua area ou nao (pouco importa) um bom trabalho.
Nao vim com a intençao de fazê-la para iniciar no francês mas sobretudo melhora-lo, afinal nao é a nossa lingua materna ;-)
Depois de ouvir alguns colegas me dizerem suas experiências aqui na Cidade do Québec, pensei que poderia ser útil lançar a questao aqui no forum e ver as diferentes visoes de quem fez e poder esclarecer a questao aos demais colegas.
Como, penso que no forum temos uma massa critica que pode responder, vamos à proposta:
– Você fez a francisacao governo ? (sim/nao)
– Si sim, qual foi o nivel em que vc entrou na francisao? (basico/intermediario/avancado)
– Se nao fez, utilzou outro curso de francês? (sim/nao) Qual?
– Você conseguiu emprego depois da francisao?(sim/nao)
– Valeu apena ter feito pelo nivel de francês? (sim/nao)
– Suas impressoes do curso, professor, infraestrutura, frustacoes, realizacoes, etc….
à vous les réponses…..
-
25 de agosto de 2010 às 18:08 #40911SANDROMSParticipante
Contribuindo:
– Você fez a francisacao governo ? não! :lol: mas como diria o Silvio Santos: “eu não fiz mas minha esposa fez.. ha hai! hi hi!”
– Si sim, qual foi o nivel em que vc entrou na francisao? vim com o mesmo francês da minha esposa que foi classificada no escrito 1 (seria o quarto nível, parece que não existe mais)
– Se nao fez, utilzou outro curso de francês? Para mim só escolas no Brasil. Minha esposa hoje faz francês como segunda língua na UdM. É show.
– Você conseguiu emprego depois da francisao? NA. praticamente só uso inglês no trabalho.
– Valeu apena ter feito pelo nivel de francês? NA
– Suas impressoes do curso, professor, infraestrutura, frustacoes, realizacoes, etc…. NA.
Opinião de quem vê de fora: o ritmo é muito lento comparando com o curso universitário que minha esposa faz hoje. O curso da UdM ensina mais com muito menos carga horária. Para o imigrante que precisa do francês para trabalhar a francisação deveria ser mais intensiva, mais aula e menos passeios e palestras. Mas parece que isso está sendo alterado nas novas turmas em função da reestruturação de custos do governo do Quebec.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
26 de agosto de 2010 às 18:30 #40932afbernardiParticipante
– Você fez a francisacao governo ? Sim
– Si sim, qual foi o nivel em que vc entrou na francisao? Avançado (nivel 3)
– Se nao fez, utilzou outro curso de francês? (sim/nao) Qual? -/-
– Você conseguiu emprego depois da francisao? Ainda não.
– Valeu apena ter feito pelo nivel de francês? Honestamente, não.
– Suas impressoes do curso, professor, infraestrutura, frustacoes, realizacoes, etc….
Eu e minha esposa fizemos a francisação na universidade de Laval, por isso, a infraestrutura era muito boa. Como estudamos durante o verão, quando os demais alunos da universidade estavam de férias, o ambiente era bastante tranquilo.
Infelizmente, não tivemos muita sorte com a professora que costumava lecionar para crianças e nós fomos os primeiros alunos adultos. O material padrão utilizado na francisação não é dos melhores, contudo, o que acho que mais atrapalhou foi o constante despreparo dela para as aulas. A professora simplesmente não conhecia a apostila e não examinava antes das aulas, por isso, ao longo do curso não houve uma ordem lógica na maneira como a matéria foi apresentada.
A turma era muito boa e os alunos bastante interessados, eramos em 20, de 8 nacionalidades. Contudo, como muito tempo foi perdido com assuntos não relevantes (ela era capaz de falar sobre sua vida pessoal durante horas e não raro, repetia as mesmas historias) assim, nas ultimas semanas estavamos cansados.
No periodo da tarde, tinhamos atividades com uma monitora que também lecionava pela primeira vez.
Resumindo: Seria injusto dizermos que não aprendemos nada, até por que, tivemos a oportunidade de ter contato com o idioma durante cerca de 30 h / semana. No entanto, imagino que se tivessemos continuado no curso que estavamos antes de sermos chamados pra francisação (um de 20h/ semana no centro Louis-Jolliet) teriamos tirado muito mais proveito pois tinhamos uma otima professora. Ou seja, não foi terrivel, mas poderia ter sido muito, muito melhor. -
26 de agosto de 2010 às 20:06 #40936septentrional51Participante
– Você fez a francisacao governo ? (sim)
– Si sim, qual foi o nivel em que vc entrou na francisao? (básico indo até o curso de escrita)
– Se nao fez, utilzou outro curso de francês? (NA) Qual?
Apos a francisaçao fiz mais 4 meses no Phenix, comissão escolar, porém fazia em tempo parcial apenas pela manha.– Você conseguiu emprego depois da francisao?(até hoje não)
– Valeu apena ter feito pelo nível de francês? (sim)
– Suas impressões do curso, professor, infraestrutura, frustrações, realizações, etc….
Gente eu cheguei mudo no Québec, meu Francês era elementar, não sei como me deram o visto, não falava e não falo inglês (leio em inglês com dificuldade). A francisaçao foi maravilhosa, tirando a inquietude financeira, fiz na ULAVAL a professora não dava folga, e eu estudei feito doido tive 890 no TFI, logo depois de terminar a francisaçao.Criticas, os “charge d’integration” aqueles que davam atividades no período da tarde, tivemos um para cada fase, 4 no total, eles não ajudaram muito, na verdade, ou são estudantes ou recém formados que muitas vezes não querem fazer carreira no ensino de Frances aos imigrantes.
A estrutura da LAVAL é excelente indo dos laboratórios de línguas até o centro de educação física, morava perto da LAVAL e ia à pé mesmo no inverno.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.