Francês em 1 mês em Quebec vale a pena?

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Escolas/Garderie Francês em 1 mês em Quebec vale a pena?

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8049
      marcellojordan
      Participante

      Pessoal tudo bom?

      Estou me preparando para o processo de imigração e to pensando em fazer um curso de 1 mes em Quebec, fazer a prova TCF por lá mesmo e enviar toda documentação assim que voltar.

      Alguém já fez um curso de um mês e pode me ajudar? Vale a pena pra quem já tem uma base do francês?

      abçs!

    • #52513
      Rodrigo777
      Participante

      Eu já tive esta experiência com o curso de Inglês. Tinha uma base e fiz 2 meses em Toronto, pelo fato de ter me dedicado todo este período exclusivamente para estudar inglês, estar imerso na cultura e ao mesmo tempo ter varias horas de aulas todos os dias, achei que valeu a pena. Entretanto, não pense que vai ficar com o Francês fluente em apenas 1 mês, acredito que você consiga ser classificado como intermediário na Aliança Francesa. Considere também os custos, caso você tenha a opção de fazer aulas particulares com um ótimo professor, como no seu caso seria somente 1 mês de curso, vale a pena avaliar o custo X beneficio. Resumindo, somente 1 mês de Francês eu faria aulas particulares no Brasil.

      Abraço

    • #52514
      marcellojordan
      Participante

      Olá Rodrigo.
      Realmente estou pesquisando se vale a pena aulas particulares ou uma viagem de um mes. Mas é como vc falou! Em um mes não vou voltar fluente, mas continuando os estudos por aqui assim que voltar, terei uma boa bagagem para a entrevista, além da boa impressão ao entrevistador.

    • #52516
      SANDROMS
      Participante

      Marcello,

      Alguns amigos meus vieram fazer cursos de 1 mês aqui e todos acham extremamente positivo. Mas eu tenho a impressão que é mais produtivo em um nível intermediário do que no básico. O básico do francês é fácil de aprender numa escola no Brasil, ou mesmo sozinho com livros e cursos no computador.

      O nível intermediário não é assim tão fácil e a imersão pode ser excelente para acelerar o processo de aprendizado. Sem você vier sem ter feito o nível básico no Brasil, vc vai perder a oportunidade de entender os que se fala na rua e na televisão, de conversar com desconhecidos e de explorar a cultura local. Quando vc finalmente alcançar isso será hora de ir embora.

    • #52517
      bdraraujo
      Participante

      Olá Marcello,

      Eu fiz um curso intensivo (3 horas/dia) em um mês aqui no Brasil mesmo e digo que, pra mim, valeu muito à pena. Eu tinha feito um curso inicial on-line, que me ajudou com vocabulário e me faltavam conversação e gramática. A turma era super reduzida, o que ajudou muito, fazendo com que eu tivesse que falar mais. O lado bom de ser no Québec, além do sotaque, é a oportunidade de vivenciar a cultura local. Acho que nesse caso vai depender muito de você também.

      Entretanto, não pense que vai ficar com o Francês fluente em apenas 1 mês, acredito que você consiga ser classificado como intermediário na Aliança Francesa.

      Concordo com a opinião do Rodigo, fluente seria esperar muito, mas pode (hipotéticamente) impulsionar o suficiente para você obter o nível que você quer na prova, por exemplo. Vai depender do que você já sabe e a sua expectativa de resultado. Com certeza não é fácil decidir. :alright:

      Boa sorte,
      Bruno

    • #52519
      marcellojordan
      Participante

      Olá SANDROMS

      Estou estudando por computador um software chamado Rosetta Stone (talves já deva ter ouvido) e estou pegando pesado mesmo! Muito boa a sua dica! Estava pensando em me matricular em um curso básico, mas com a sua dica, vou me matricular no intermediário!

      Não é fácil decidir mesmo! Mas “Sem sangue não há vitória!”

    • #52520
      Rodrigo777
      Participante

      Não é tão simples assim… Para se matricular no nível intermediário é preciso fazer um teste de nivelamento, pelo é assim que funciona na Aliança Francesa que é reconhecida pelo governo canadense. Desta forma você precisa antes de mais nada estudar bastante e preferencialmente fazer aulas particulares para aprender conversação, considerando que o teste é escrito e oral. É muito interessante na minha opinião você dar um Vzero no seu francês e já entrar no intermediário, além de validar seu conhecimento, você vai logo para a parte que realmente interessa! Como foi dito anteriormente, quando estiver no nível intermediário um curso no Canada seria muito mais proveitoso e faria toda diferença.

      “As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” (Bernard Shaw)

      Abraço

    • #52529
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Marcello, tudo bem??

      Bom, vou contar minha experiência. Fiz o básico aqui no Brasil e fui para a cidade de Quebec em Março para estudar Frances com minha esposa. Estudamos e praticamos muito!!! Isso deu um “UP” no nosso Frances que você não imagina. Esta experiência superou nossas expectativas, mas é claro que eu não esperava voltar fluente!!!!

      Hoje converso só em Frances com meu prof. Particular e tenho total segurança para ser entrevistado. Total segurança.

      Te falo uma coisa, se você tem o básico e tem a oportunidade de ir agora, “mete as caras”. Não é só uma questão de idioma, é importante você conhecer o lugar que você quer morar futuramente. Foi realmente um investimento fantástico que fizemos.

      Há uns 5 anos atrás, tinha inglês intermediário e queria ficar um mês fora, aí algumas pessoas me falavam: acaba o avançado que é melhor. Então eu decidi finalizar o avançado, mas muitas coisas aconteceram na minha vida e só fui sair do Brasil no mês passado..rsss

      Sei que não é fácil decidir, mas não considera apenas o nível do idioma, mas a oportunidade e a conveniência.

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #52530
      SANDROMS
      Participante

      @marcellojordan wrote:

      Estou estudando por computador um software chamado Rosetta Stone (talves já deva ter ouvido) e estou pegando pesado mesmo!…

      O Rosetta Stone é excelente, mas não vai te ensinar muita gramática e nem o porque das coisas. Fazer um curso no Canadá vai exigir que você faça um teste de nivelamento e portanto terá que saber a gramática alem da expressão x compreensão. Seguindo a dica do Rodrigo, faça algumas aulas de preferência particulares. O Rosetta continua sendo uma ferramenta para acelerar o seu desenvolvimento e economizar horas de aulas regulares.

    • #52532
      marcellojordan
      Participante

      Olá Marcelo, tudo bom!
      É exatamente o que você disse que está pesando para ir ficar um mês lá! Estou me dedicando 4 horas de seg-sex e sab mais 8 horas de estudo! Quero ter esse contato com a cidade, as pessoas, a vontade de meter as caras mesmo e a segurança para ser entrevistado!
      Se meu orçamento der, vou entrar em umas aulas particulares aqui em SP para treinar um pouco mais… acho que só estudando por conta não é o bastante pra entrar com o intermediário lá!

      Onde vc estudo o básico antes de viajar?

      Abs

    • #52545
      ecamargo
      Participante

      Marcelo,

      eu fui para Montreal no ano de 2011 (30 dias) e foi extremamente positivo, na escola onde estudei (ALI), fiquei no nivel intermediario 1 que tinha 3n iveis. Porem hj pensaria seriamente em ir para Ville de Québec – estudar. Em Montreal acabei usando ingles também, quando visitei Ville de Québec nao teve nenhum momento em que eu nao falei somente frances, nos atendimentos das lojas, no starbucks e o puro francês quebecois, a cidade não é grande, as pessoas conversam mais com vc. Conversei um tempão só em frances com a atentente do Starbucks só pq eu era do Brasil e ela queria muito vir nas praias aqui…. Bom Vale sim muito a pena, porém o conselho dos colegas em ir com nível intermediário é VERO. Vc vai aproveitar mais na rua, em casa, usar mais o frances no dia a dia.

    • #52552
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Oi Marcello…
      Bom pelo visto você está estudando muito. Mais importante do que a “hora-aula”, são os estudos extras que fazemos. Mas você pode ter certeza que 1 mês lá vai valer por mais de 6 meses de estudos aqui, fora a trava que você vai quebrar. Se você conseguir ir para começar o intermediário lá, ótimo, o que eu digo é que você não pode deixar de fazer este investimento.

      Eu fiz particular, mas eu era todo travado e com pouco vocabulário. Sei que melhorei demais com a viagem, além de ter certeza de que eu quero imigrar.

      Ecamargo,
      Realmente, Quebec é melhor para praticar, mas às vezes eu tinha que falar com a galera:
      Pardon, Je préfère parler en français…rsss Qualquer vendedor de loja sabia falar inglês também e as vezes, percebendo que nosso Frances não era lá aquelas coisas, eles tentavam falar inglês. Mas a gente pedia e gentilmente eles voltavam para o Frances. O Frances quebecois é diferente e muitas vezes tínhamos que pedir para repetir…
      Meu skype é mcdeandrade. Vamos trocar figurinhas.
      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #52638
      marcellojordan
      Participante

      @Marcelo_Andrade wrote:

      Marcello, tudo bem??

      Bom, vou contar minha experiência. Fiz o básico aqui no Brasil e fui para a cidade de Quebec em Março para estudar Frances com minha esposa.
      Abç

      olá Marcelo
      qual foi a escola que vc estudou em quebec? A maioria das agencias que eu perguntei sobre escolas em Quebec, disseram que são mais caras, que a cidade é muito pequena. Qual é a sua opiniao? Montreal ou Quebec?

    • #52639
      marcellojordan
      Participante

      @ecamargo wrote:

      … Em Montreal acabei usando ingles também, quando visitei Ville de Québec nao teve nenhum momento em que eu nao falei somente frances, nos atendimentos das lojas, no starbucks e o puro francês quebecois…

      ECAMARGO, Estou cotando e quase fechando com essa escola, a ALI em Montreal.
      Quando vc foi para ALI vc já tinha um frances básico?

      Voce recomenda essa escola?

      Se eu entendi bem sua citaçao, em Quebec é só frances meeeesmo, correto? A pessoas são mais atenciosas por ser uma cidade pequena. Estou certo?

      abraços

    • #52642
      gabi-infirmiere
      Participante

      Ok que Québec nao é uma Sao Paulo, mas sao mais de 500 mil habitantes! Isso nao é cidade pequena!

      (cidade pequena é Témiscaming, onde vivi em 2010, com menos de 3 mil habitantes!!)

    • #52647
      Marcelo_Andrade
      Participante

      C’est vrai….Realmente, Québec não é tão pequena, como a Gabi falou.
      Eu estudei na Edu-inter, não achei cara não viu…..ganhei 50% de desconto pq fechei com antecedencia e não fui no verão…Eu iria para Quebec quantas vezes for necessário, adorei a cidade, apesar que Montréal não é uma má escolha, depende dos seus objetivos, além dos estudos.
      Como assim, as escolas??? eu só achei uma em Quebec com este tipo de programa….
      http://www.learningfrenchinquebec.com/Default.aspx

      Pesquisa mais e não acredita muito no que as agencias falam, tenha algo concreto em mãos. Tem agencias que tem a coragem de falar que o curso que ela oferece dá pontos no processo de imigração..rssss..
      Attention….

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #52699
      marcellojordan
      Participante

      @Marcelo_Andrade wrote:

      Eu estudei na Edu-inter, não achei cara não viu…..ganhei 50% de desconto pq fechei com antecedencia e não fui no verão…

      Marcelo!

      Liguei lá e falei com Alfredo da escola Edu-Inter! Falei seu nome mas ele não encontrou. Acabeu esquecendo de perguntar isso. Será que eu consigo esse desconto de 50%?
      No final está saindo em torno de $2250

      abs!

    • #52718
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Cara, eu me reportei ao Wilson Calegari – .Phone: 55 (11) 5631-1664 /Cel.:55 (11) 9814-0311, ele é um representante da escola aqui no Brasil.
      acho que voce não vai conseguir, pois, como eu já falei, eu fui numa época mais fria, então eles proporcionam este desconto. Mas o desconto não contempla hospedagem, apenas o curso.

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #52730
      miridiam
      Participante

      Ola,
      da uma olhadinha na pontuaçao pro CSQ, tem pontuaçao extra pra quem vier estudar no quebec… se nao me engano sao 5 pontos para curso tempo pleno de estudo de 3 meses.,
      Entao ao meu ver vc alem de adquirir mais fluencia na lingua vai poder juntar a sua pontuaçao + 5 pontinhos…. conheço gente que ficou de recuperaçao por menos que isso.,
      Alem disso vir ver o mercado, sentir as possibilidades, um pouco da cultura, sociedade etc. sera muito importante.

      abraços e boa sorte

    • #61072
      NAYRA E ARNALDO
      Participante

      Olá galera, eu e minha esposa estamos pesquisando escolas para fazer 1 mês de curso de francês em Montreal tanto para aprimorar nosso francês (eu tenho A1/A2 no TCF e ela B1/B2) quanto para conhecer a cidade. Gostaria de informações sobre escolas de línguas, temos a indicação da Platon em Montreal e estou em contato com a BLi (essa eu não conheço) que está com ótimos valores, alguém conhece ou indica a BLi ou alguma outra escola???

    • #61078
      lucyejeff
      Participante

      Pessoal, eu já estudei na BLI, gostei muito, porém foi na unidade de ville de québec, se vcs querem mesmo dar um upgrade no francês, recomendo ir pra ville de québec, pois em Montreal, já estudei lá também na escola EC, vc sai da aula e os alunos só querem falar inglês, é impressionante, vc está lá para treinar seu francês, mas seus colegas de classe, as pessoas do comércio, na rua, só vão falar em inglês com vc.
      :?

    • #61079
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Onde eu assino, Lucyejeff??

      Vc está certíssima !

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #61081
      lucyejeff
      Participante

      É Marcelo, posso dizer que aperfeiçoei meu inglês hahaha

    • #61506
      winderdias
      Participante

      @miridiam wrote:

      Ola,
      tem pontuaçao extra pra quem vier estudar no quebec… se nao me engano sao 5 pontos para curso tempo pleno de estudo de 3 meses.

      Oi miridiam, o que é tempo pleno de estudos? eu tenho olhado os pacotes de intercâmbio pra lá, os mais baratos são os que tem poucas horas por semana.

      No simulador oficial das chances de imigrar tem a seguinte questão:

      “Have you or your spouse or de facto spouse stayed in Québec during the last 10 years? “
      (You may check off more than one.)

      [ ] Full-time student for 3 months to less than 6 months
      [ ] Other stay for 3 months or more

      Será que 15 horas semanais estudando francês no Canadá durante 3 meses, vale pontos extras na hora de imigrar?

    • #61510
      gabi-infirmiere
      Participante

      15h semanais não será considerado full time (que deve ser algo em torno de 30h)
      talvez entre no “other stay”

    • #61523
      Andrei RS
      Participante

      Olá! Em outubro de 2012 fiz 50h de francês no YMCA em Montréal. De manhã aula normal (gramática), e de tarde conversação. Peguei o nível intermediário 2 lá. A escola é boa, bons professores. Só fiquei 17 dias no Québec (16 em Montréal e 1 em Ville du Québec), mas foi MUITO importante para mim (fiz a entrevista do provincial em novembro aqui no Brasil).
      Meu conselho tbm seria ir para Ville du Québec. Em qualquer lugar que se vá em Montréal, preferem o inglês ao francês. Tive que usar várias vezes (principalmente no comércio) o “je préfère parler en français SVP”. :)
      Abraços!

    • #61528
      winderdias
      Participante

      Será que dá pra eu me virar em Quebec com o francês básico?

      Eu tô fazendo um curso de francês na minha cidade, e pretendo fazer intercâmbio no ano que vem, mas não tenho certeza se até lá meu francês vai ser legalzinho pra eu conseguir me comunicar com o povo da escola ou nos lugares de Quebec ‘-‘

    • #61533
      SANDROMS
      Participante

      @Andrei RS wrote:

      Meu conselho tbm seria ir para Ville du Québec. Em qualquer lugar que se vá em Montréal, preferem o inglês ao francês. Tive que usar várias vezes (principalmente no comércio) o “je préfère parler en français SVP”.

      O problema é que tanto a YMCA quanto a ALI ficam do centro “anglófono” de Montreal. Se você escapar do centro e for mais para o leste da ilha o francês impera.

      Outra mania irritante dos Montrealais é que se você engasga no francês eles acham que você prefere o inglês! Quando o seu francês é um pouco mais fluente eles ficam do francês mesmo.

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.