Formação x Profissão , se diferentes, pode ser um problema ?

Home Fórum Ainda no Brasil Documentos Formação x Profissão , se diferentes, pode ser um problema ?

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
      EduFeroz
      Participante

Olá pessoas, estou pretendendo dar entrada no processo em Junho do próximo ano (2008), assim, estou na “fase” de coleta de informações e estudo do Français.

Minha situação é a seguinte : Eu sou formado em Administração de Empresas, mas sempre trabalhei com Informática (possuo mais de 6 anos de experiência e pelo menos 3 comprovados por CT). Isso de certa forma é comum na área de informática. Eu cheguei a fazer um período de Ciência da Computação numa Universidade, mas tive que abandonar o curso.

Vocês acham que eu posso ter algum problema em relação a isto, para o início do Processo ? Se alguém já passou por isso, e deu entrada no processo, qual foi a solução ?

Valeeeu.

Carlos_Santos
      Participante

Edu,

o normal é comprovar experiência profissional na profissão de formação!

Em areas correlatas isso não é complicado de justificar mas em areas distintas, bem………….

O que é complicado é que para eles, canadenses, isso é bastante incomum de acontecer, digo, se formar em uma profissão e exercer outra!

Se o que vc faz em TI não é exigido nivel superior talvez não seja problema…. mas de qualquer forma não resolve seu problema de falta de experiência em ADM…

Não tem como justificar sua formação no campo de atuação de TI que vc exerce??? seria a saida!  :idea:

Boa sorte

EduFeroz
      Participante

Carlos, eu sou Engenheiro de Software, e pelo menos aqui no Brasil isso não é problema. A profissão não é totalmente regulamentada. É muito comum você encontrar, inclusive em concursos públicos, cargos para Analista de Sistemas / Engenheiro de Software exigindo apenas uma formação em curso superior, ou quando há restrição, normalmente Administração de Empresas entra  :D  (esse mais recente da Petrobrás é um exemplo).

Conheço muita gente também que não é formada na área e trabalha com isso. Será que vou ter que fazer uma pós, ligada à área ?

Vou ter que dar uma pesquisada para saber se existe uma “Ordem” por lá, mas acredito que não seja restrito como Engenharia, Medicina, etc. …

Ai,Ai,Ai  :?

EduFeroz
      Participante

Só mais uma opinião tua Carlos, este tipo de dúvida, podemos tirar enviando um e-mail para o Escritório de Imigração ???

Valeu de novo …

Carlos_Santos
      Participante

Edu,

aqui no Brasil como la no Quebec, a area de TI não é regulamentada! menos mal….

Mas a questão que estavamos discutindo era formaçãoXexperiência para a entrevista, não?

Neste caso, como vc trabalha com TI aqui e sugiro que justifique desta forma como explicou esta questão de ter se formado em outra area diferente de TI.

Atenciosamente,

ps.: O pessoal do BIQ de Buenos Aires responde mas nem sempre o que desejamos….  :oops:  acho que neste caso não precisa, basta pesquisar aqui mesmo pelo fórum! :wink:

Veja o tópico sobre TI que temos aqui na comunidade!

mrodolfo
      Participante

Pessoal,
      Estive na palestra que a Soraia Tandel fez em São Paulo no dia 12/06. Ela disse que o fato da experiência profissional não ser condizente com a formação não é um impedimento. Até porque todos seremos júniores após a validação dos diplomas e ingresso nas ordens.
      Abraços,
      MRodolfo

Forasteiro
      Participante

Bonjour tout le monde,

Eu sou novo aki na comunidade, e tb pretendo dah entrada no processo de seleção para o canada. E minha situação eh parecido cm a do amigo q criou o topico, eu tb sou formado em administração, mas eu trabalho cm licitação e contratos em um orgão publico federal (terceirizado) e na minha carteira de trabalho estah assinado cm uma função totalmente diferente do q estou exercendo e da minha formação, entaum será q isso pode gerar algum problema tb??

Minha outra duvida eh se posso comprovar experiencia por de declaração de empresa q fiz estagio??

Merci

Carlos_Santos
      Participante

Mrodolfo,

otimo que tenhas trazido uma informação oficial para o topico!

@mrdolfo”;p=”10287 wrote:

…o fato da experiência profissional não ser condizente com a formação não é um impedimento. Até porque todos seremos júniores após a validação dos diplomas e ingresso nas ordens.

OK!

Mas impedimento para a Entrevista e obtenção do CSQ ou depois presencialmente la, para viver e trabalhar?

Entendo que a Entrevista é o primeiro passo a qual se dirige este questionamento do EduFeroz.

Claro que a segunda parte (viver e trabalhar) é tão importante quanto a primeira (conseguir passar na entrevista), mas sem a primeira a segunda não acontece!   :wink:

atenciosamente

FabioSCS
      Participante

Olá !
      O que posso dizer é que isso não é um impedimento para a entrevista.
      Eu sou formado em Engenharia Mecanica, mas sempre trabalhei como analista de sistemas.
      Tenho 7 anos de experiencia nessa area.
      Na entrevista de Quebec, bastou comprovar essa experiencia atraves da propria carteira de trabalho.
      Agora, lá, pra arrumar um emprego, daí não sei se terei mais dificuldades. Acabei de dar entrada no processo federal. Mas acredito que não, senão teriam encrendado com isso na entrevista.
      Abraço

55021
      Participante

Bem Edu! para te tranquilizar!
      Eu tbm tenho o mesmo perfil q vc! mas tenho apenas 9 meses de CT em Técnico de Suporte! no mais, trabalhei 3 anos como ADM, e mesmo com essa vitamina! fui aprovado na entrevista! Claro que tem outros fatores a serem avaliados! mas quanto a profissão! tá tudo Ok em se formar em uma área e trabalhar em outra!
      Veja minha esposa! Se formou em Turismo, a unica coisa que fez neste ramo foi estágio, o que não conta para a entrevista! e trabalha como vendedora na loja que mantem com a mãe!
      Ou seja, a seua formação apenas te trará mais pontos! e não um fator eliminatório digamos assim!
      Boa sorte nos demais passos!
      Abraço

PedroMarques
      Participante

Pessoal,

Bom saber disso!

Estou pra me formar em Administração de Empresas e trabalho atualmente na área de TI como consultor SAP.

Obrigado pela ajuda.

Grato,

mreboucas
      Participante

Ola Pedro,

Estas respostas anteriores a sua questao sao antigas, mas o q posso te dizer q nao tem nada haver. Vc precisa sim comprovar q trabalhou pelo menos 2 anos nos ultimos 5 anos, independente da formação e isto é dito nas palestras feitas pelo escritorio do Quebec.
      Bem, me colocando como exemplo, sou formado em adm com hab. em comex, comecei a trabalhar na area de adm nos ultimos 6 meses, inclusive, depois de ter feito a entrevista. Minha experiencia profissional é basicamente na area de informatica, e passei sem maiores questionamentos e nem problemas algum na entrevista !!! Hj tou com o processo bastante adiantado, esperando apenas o pedido de exames que poderá chegar a qualquer momento !!!

E tem algumas pessoas na mesma situacao, e te garanto, q isto da experiencia profissional ter de ser igual a area de formacao é conversa para boi dormir.
      Abraços,
      Mario Rebouças

pueira
      Participante

Bem meu nome é jonathas, e gostaria de saber se a profissão de auxilair de enfermagem é regulamentada ai em quebec, sou formado em letras portugues / inglês, mas não domino a lingua eu queria trabalhar em outra area até poder me aprimorar e atuar como professor ja que estou com 34 anos

minha esposa é enfermeira obstetra

vcs acham que ajuda ?  e outra pergunta qual o lugar para se morar em quebec com um preço de aluguel barato

Patinha11
      Participante

Olá,
      Sou engenheiro civil e trabalhei 08 anos como gerente pj em um Banco,na ocasião do envio de dossier ao escritório de BA,enviei meus comprovantes como gerente(área financeira)e me telefonaram para perguntar se tinha experiencia dentro de minha área de formação(engenharia civil) e que se tivesse para levar contratos,comprovantes que tivesse no dia da entrevista.Não havia mandado pois atuava na engenharia como autonomo.
      Quando chegamos lá,M.Leblanc primeiro pediu os originais dos que havia mandado,depois disse que precisava fazer um mínimo de pontos senão nós não poderíamos receber o CSQ…Nessa hora entreguei os comprovantes de engenharia e ele se mostrou bem mais satisfeito.Quis saber pq nao havia mandado a experiencia de engenheiro no dossier,expliquei que achei que teria mais credibilidade o emprego com a carteira de trabalho assinada,ele então disse que tinhamos um ”TRÈS BON DOSSIER”… mas mandou eu jogar fora as ofertas de trabalho na área financeira e ir direto a OIQ!
      A impressão que tivemos(eu e minha esposa) foi de que o problema nao estaria em qual área eu teria mais experiencia e sim se eu tinha alguma experiencia na área em maior demanda.
      Por sorte nunca deixei de pegar alguns projetos de engenharia por fora.
      Essa foi nossa impressão.
      Espero ter ajudado.
      Comentei também sobre a necessidade de termos mais de um emprego aqui no Brasil,e ele ouviu sem mostrar nenhuma surpresa.
      Abçs.
      Marcelo.

mrodolfo
      Participante

Marcelo, Bonjour,

Minha situação é muito parecida com sua: também sou engenheiro civil e atuo na área financeira desde que terminei o mestrado (já se vão sete anos…). Penso que o fato de termos duas “profissões” pode facilitar nossa adaptação, uma vez que podemos em tese atuar em duas áreas. Semana que vem vou pegar minha carta de recomendação com minhas atividades como engenheiro. Como todas as atuações foram em tempo parcial, deve dar uns sete meses nos últimos cinco anos, assim, não estou contando com os pontos do dmínio de formação…

Caso você se interesse em continuar atundo na área financeira, dê um olhada na ordem dos CMA. Pode abrir várias portas.

À bientôt,

MRodolfo

Patinha11
      Participante

Salut  MRodolfo,

Atuei no mercado financeiro até o final de 2006 , quando decidi sair e me dedicar de forma plena a Engenharia, também pensando no processo e no futuro quando estivermos em terras canadenses. Atualmente atuo como engenheiro e tambem como consultor financeiro. Se você tiver interesse , envio meu msn ( marcelo.manes@hotmail.com )  para trocarmos idéias e poderei te falar sobre o que preparei para a entrevista tanto no tocante a Eng. como as atividades no M.Financeiro.

Como dizem os jedis:

” Que la force soit avec vous !! ”    :jedai:

Patinha11
      Participante

Salut Rodolfo,

Tinha escrito um texto , mas deu erro e apagou tudo.. então para resumir mando meu MSN ( marcelo.manes@hotmail.com )para você adicionar e ai poderei te falar o que preparei para apresentar na entrevista no tocante a Eng e Merc. Financeiro.

como dizem os Jedis:

Que la force soit avec vous !!   :jedai:

Marcelo

Patinha11
      Participante

Salut M Rodolfo!
      Se quiser pode me adicionar no MSN(marcelo.manes@hotmail.com)poderemos trocar idéias e passarei para voce como fiz a respeito da apresentação dos trabalhos de engenharia/area financeira,ok ?
      Um abraço !
      Marcelo.
       :jedai:

Patinha11
      Participante

Salut MRodolfo!
      Se quiser pode me adicionar no MSN(marcelo.manes@hotmail.com)poderemos trocar idéias e passarei para voce como fiz a respeito da apresentação dos trabalhos de engenharia/area financeira,ok ?
      Um abraço !
      Marcelo

Patinha11
      Participante

Salut MRodolfo!
      Um abraço !
      Marcelo

Patinha11
      Participante

Salut MRodolfo!
      Um abraço !
      Marcelo

Patinha11
      Participante

Bonjour M Rodolfo !
      Estou tentando escrever aqui há dois dias mas está dando erro! anote meu msn e poderemos conversar melhor …meu msn é :  marcelo.manes@hotmail.com
      Um abraço.

Patinha11
      Participante

Bonjour M Rodolfo !
      Estou tentando escrever aqui há dois dias mas está dando erro! anote meu msn e poderemos conversar melhor …meu msn é :  marcelo.manes@hotmail.com
      Um abraço.
      :jedai: @Patinha11″;p=”22714 wrote:

Bonjour M Rodolfo !
      Um abraço.

@Patinha11″;p=”22714 wrote:

Bonjour M Rodolfo !
      Um abraço.

@Patinha11″;p=”22714 wrote:

Bonjour M Rodolfo !
      Um abraço.

Patinha11
      Participante

Olá Rodolfo!
      Estou tentando postar há dias aqui…mas não estou conseguindo,nao sei se tem algo a ver com o endereço de msn que estou teclando…vou tentar mais uma vez então ! marcelo.manes@hotmail.com se puder me adicionar será mais fácil lhe passar minhas impressões sobre o assunto!
      abraço,
      Marcelo.

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.