Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Formação Profissionalizante pelo SENAI é válida no Quebec?
- Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 5 meses atrás por
SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
6 de fevereiro de 2012 às 18:01 #7912
FabioSheyla
ParticipanteCaros, Boa tarde
Há alguns meses eu e minha esposa, depois de muitos contra tempos resolvemos iniciar o processo de imigração, a mais de 3 anos que temos vontade de morar no Canadá, mas as idas e vindas da vidas nos fizeram esperar um pouco, mas finalmente realizaremos este sonho.
Fizemos o teste on-line por várias vezes e sempre recebemos a confirmação positiva, temos 3 filhos menores, uma moça de 14 anos, um rapaz de 11 e um bebezinho de 1 ano e 3 meses ( pelo menos os filhos nos rendem uns pontinhos extras). Minha esposa é Tecnóloga em Redes de Computadores pela UNIBRATEC e já trabalha na área a uns 2 anos( ela será a requerente principal), como na ponderação do governo do Quebec o domínio da língua francesa é fundamental, estamos nos dedicando ao máximo para alcançar um bom nível antes de enviar os documentos.
Até ai estamos bem, mas minha duvida é em relação a minha formação profissional, tenho 13 anos de experiência comprovada em carteira, como eletricista, possuo o nível médio completo e formação profissionalizante pelo SENAI em Eletricidade (eletricista de manutenção industrial), este curso, pelo certificado, foi de 2600 hs com estágio curricular e formação integral em dois anos, num entanto não me gradua TÉCNICO, por isso não tenho a carteira do CREA. Além de outros dois Certificados também pelo SENAI em Eletrônica e manutenção de micro.
Atualmente estou cursando Eletrotécnica pela manhã (até por exigência do meu atual emprego), e Faculdade de Direito a noite (este já sei que não será de muita serventia em termos profissionais no Quebec)
Minhas perguntas são:
1) No Quebec pelo tempo de formação continuada que tenho, posso exercer a profissão? Ou será necessário concluir Eletrotécnica e ter o CREA?
2) Cursos rápidos contam pontos? São válidos em currículos, no momento de procurar emprego?
3) Qual a opção correta para colocar no teste on-line, em relação à formação? -
6 de fevereiro de 2012 às 19:20 #50381
SANDROMS
Participante@FábioSheyla wrote:
…
Minhas perguntas são:
1) No Quebec pelo tempo de formação continuada que tenho, posso exercer a profissão? Ou será necessário concluir Eletrotécnica e ter o CREA?
2) Cursos rápidos contam pontos? São válidos em currículos, no momento de procurar emprego?
3) Qual a opção correta para colocar no teste on-line, em relação à formação?FábioSheyla (seria Fábio e Sheyla?),
Minha opnião:
1) vc precisa checar quais são as condições para exercer sua profissão aqui no Quebec, verifique o IMT. Sua formação e experiência terá que ser validada aqui, O CREA é um orgão brasileiro, não significa nada no Quebec… pesquise Électriciens no link abaixo.
2) d6e uma olhada nesse documento (o link está na parte 2 do passo a passo na home page da comunidade brasil quebec): http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_BR%C9SIL.pdf
Pode ser que seja considerado pelo BIQ um diploma técnico profissionalizante vale 2 pontos para o segundo aplicante, e você disse que sua esposa seria o principal, se não for aceito você cai no segundo grau genérico: que é 1 ponto. Em todo caso há apenas 1 ponto em jogo.
3) teste segundo-grau apenas (DES), ou técnico profissionalizante (DEP), não se aplica (DEC) pq teria que ser um custo de 3 anos com título de tecnólogo.
EDIT: traduzindo para a nomenclatura do teste online: DES = Diplôme d’études secondaires générales, e DEP = Diplôme d’études secondaires professionnelles. DEC = Diplôme d’études postsecondaires techniques (2 ou 3 ans)
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.