FGTS e Saída definitiva

Home Fórum Ainda no Brasil Geral FGTS e Saída definitiva

Visualizando 21 respostas da discussão
  • Autor
      RafaCalango
      Participante

Olás.

Desculpem-me se este assunto já tiver sido tratado aqui, mas não o encontrei.

Tenho as seguintes dúvidas:

1 – Em caso de saída definitiva DECLARADA do Brasil existe alguma forma de resgatar o FGTS antes dos 3 anos previstos?
      2 – A declaração de saída definitiva do Brasil lesa de alguma forma o meu direito sobre o meu FGTS?

Obrigado,

Rafael

marciobarros
      Participante

Rafael

Perder os direitos você não perde porque não irá cancelar seu cpf, basta que faça a declaração de isento quando estiver no Canadá, mas resgatar antes do prazo de 3 anos, creio que seja impossível. Também, não poderá nomear procurador para sacar o dinheiro: isto é o Brasil!!!

Contudo, te aconselho a procurar um gerente da CAIXA.

brunobbc
      Participante

Prezado Rafael,

Não conheço nenhuma forma de resgatar o FGTS antes dos 3 anos. A menos que compre um imóvel, ou seja demitido.
      Se algém souber é uma boa.
      Quanto a saída definitiva, não impede que retire o seu FGTS. Mas de qualquer forma vai ter que esperar os 3 anos.

Pelo menos é isso que sei ! Se algéum sober de uma forma de sacar …

Abraços,
      Bruno Cunha

Malaman
      Participante

Olá Rafa, se souber de algo poste aqui, pois tenho interesse em saber também !

Abraço

RafaCalango
      Participante

Valeu, moçada.

Sigo pesquisando.

Abraços,

Rafael

SANDROMS
      Participante

Pessoal,

vou levantar a questão novamente, pelo que li a legislação brasileira só permite o saque do FGTS via procurador em situações especiais. E não encontrei ainda niguem que pudesse me dizer qual é o caso do brasileiros no exterior.

No entanto vi em sites de consulados brasileiros pelo mundo que existe o serviço de procuração para saque do FGTS (Modelo do consulado brasileiro no Porto / PT) Como pode o consulador emitir a procuração e a Caixa não aceitá-la?

Então pergunto se alguém que já está fora do Brasil há mais tempo tentou sacar o FGTS via procuração. E qual foi o resultado.

Sandro.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Sandro,

nao quero te desanimar, mas acho que vc nao vai ter depoimentos de casos de procuracao relatados ….que eu saiba nao existe saque para os “casos de brasileiros no exterior”!

so pode sacar pessoalmente. Pois os casos de procurador, a pessoa dona do FGTS tem que estar muito doente para que a impeça de ir, mesmo assim haja restricao!

Fui pessoalmente me informar numa agencia e o que afirmo eu mesmo colhi na agencia.

Espere o tempo, volte e saque o dinheiro.

Boa sorte

Malaman
      Participante

Prezados, fui hoje na Caixa para verificar sobre a questão do saque de FGTS. Pretendemos chegar em Québec em Julho, dependendo do andamento do Federal, e meu FGTS será liberado em Setembro (data do meu aniversário, após 3 anos sem movimentação na conta FGTS).

Questionei o atendente, e ele me trouxe a lei que informava que por procuração não é possível sacar. Por alvará judicial é possível, mas questões judiciais podem levar tempo e podem ser julgadas improcedentes.

A única solução é eu conseguir um emprego CLT e ser demitido (RISOS), porém é um pouco complicado nesta altura. Acho que viajarei sem $ e quem sabe em uma visita ao Brasil eu venha resgatar mais uma $ e aproveite para ver a família.

Quem souber outra possibilidade, por favor compartilhe !

Anonymous
      Participante

Ricardo,

“A única solução é eu conseguir um emprego CLT e ser demitido (RISOS), porém é um pouco complicado nesta altura. Acho que viajarei sem $ e quem sabe em uma visita ao Brasil eu venha resgatar mais uma $ e aproveite para ver a família. “

Acredito que isso não será possivel, pois vc so pode sacar o FGTS da empresa quando você é demitido, porém somente o valor que essa empresa depositou, ou seja somente da empresa que vc esta trabalhando agora e não o total de todas as empresas que vc ja trabalhou e ficou parado, salvo para compra da 1ª casa própria ou apos 3 anos sem movimentação no seu FGTS, ou seja, 3 anos sem carteira assinada.

Um abraço,

Jean

Malaman
      Participante

Oi Jean, hoje completei 3 anos sem carteira assinada, portanto, no meu caso em específico, eu já tenho o direito de saque garantido das contas anteriores. Precisamos prestar muita atenção nestas regras, muito bem lembrado e colocado !

Grande Abraço

Ricardo

Espektro
      Participante

Só lembrando também… não existe mais a declaração de isento… desde o ano passado ela foi abolida… portanto, ninguém terá mais o CPF cancelado.

Gus_23
      Participante

Não existe mais declaração de isento?

E ai, é só fazer uma declaração “vazia” entao?

fabiolabvalio
      Participante

Não precisa fazer declaração nenhuma quem é isento.

Erasmo
      Participante

Para quem quiser averiguar

Quando fiz as procurações (minha e da Elaine) em nome do pai, questionei no cartório a questão do FGTS… segundo a atendente, uma possibilidade seria uma procuração emitida pelo consulado do Brasil no país de residência (em nosso caso, o Canadá) seguindo um modelo estabelecido pela CEF…

Contudo, ela não soube explicar se este procedimento seria válido para um saque do FGTS ou para a quitação/abatimento de imóveis… como já se passaram dois anos e não tenho nenhuma referência, fica apenas como dica… :wink:

Pode ser uma solução para quem já está fora…

Abraços!

Gus_23
      Participante

Fabiola,

Bom isso hein?!  Obrigado pela informação!

Erasmo,

Vou ver se pergunto para uns amigos que trabalham na CEF sobre a possibilidade de fazer lguma procuração assim, mas acredito nao ser possível até mesmo pelos relatos anteriores neste tópico

[ ]’s

Gus

SANDROMS
      Participante

Segundo a caixa parece que para saque do dinheiro não é aceita a procuração, já para casa-própria sim. Se não houver nenhum “jeitinho” o lance é voltar para o Brasil para ver a cor do dinheiro.

O BB tem agência em New York, mas a caixa parece que não….

RonaldoMaciel
      Participante

Olá pessoal, também estamos a espera do processo federal e temos esperança de ir para Montreal em julho. Minha pergunta se refere ao prazo de 3 anos sem movimentacao da conta FGTS. Por exemplo, eu tenho um dinheiro depositado numa conta FGTS da empresa que trabalhei antes e já faz 3 anos que saí de lá. Será que eu posso sacar essa grana? Ou tem de ser 3 anos sem carteira assinada em nenhuma empresa?

Abraços
      Ronaldo.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Carlos_Santos
      Participante

TRes anos sem deposito na conta, pouco importa quem deposita (empresa), a conta é sempre a mesma, ligada ao seu PIS ou PASEP.

Infelizmente vc tera de esperar….

RonaldoMaciel
      Participante

Hmm que pena, valeu carlos pela info.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Anonymous
      Participante

Rafa
      me informei sobre esse assunto antes de vir e as informaçoes que obtive foram:

1 – Em caso de saída definitiva DECLARADA do Brasil existe alguma forma de resgatar o FGTS antes dos 3 anos previstos?
      O saque do fundo só é permitido:
      a) compra de primeiro imóvel
      b) se comprovado que é portador de Aids
      c) aposentadoria

2 – A declaração de saída definitiva do Brasil lesa de alguma forma o meu direito sobre o meu FGTS?
      Nao. Só que vc. além de só poder fazer o saque após completar 3 anos sem movimentaçao, tem que ser após a data do aniversário.
      No meu caso, por exemplo, completo 3 anos em maio de 2009. Mes terei que esperar até fevereiro de 2010 para sacar, pois meu niver é em fevereiro.  :furious:
      Apesar da procuraçao plenos poderes mencionar que o procurador pode movimentar FGTS, a CEF nao permite que esse o faça, exceto quando comprovada a incapacidade psíquica do beneficiario.   :cry:
      Essa é a regra. Poréééééém… já ouvi falar de gente que com jeitinho, conseguiu que o gerente liberasse o saque.   :?:

Espero ter colaborado!

rod_ss
      Participante

@fabiolabvalio wrote:

Não precisa fazer declaração nenhuma quem é isento.

Boa Noite !

Apenas um “Gancho” nesta afirmação. Caso deixamos uma casa alugada aqui no Brasil, e o valor do aluguel anual não ultrapassar os rendimentos tributáveis (em torno de 15K), podemos continuar como isento ?

Obrigado!
      Rodrigo.

fabiolabvalio
      Participante

Pelo que eu sei não precisa declarar nesse caso não. A única excessão (ou seja, que torna necessário declarar independente do rendimento anual) é se a pessoa tiver ações (ou fundos de ações). Mas no site da Receita deve dar para tirar essas dúvidas :D

Visualizando 21 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.