FAQ regras 1 de agosto

Visualizando 45 respostas da discussão
  • Autor
      gondim
      Participante

Queridos e queridas,

Acompanho a comunidade faz um tempo e esse é meu primeiro post pra valer, assim que possível me apresento no tópico apropriado, se estiver postando em tópico errado pode mover p/ o tópico certo. Gostaria de um help…

O MICC publicou o FAQ abaixo para esclarecer quando as novas regras de 1.o de agosto 2013 se aplicam ou não. No entanto, os itens 1 e 3 parecem se contradizer. Gostaria de saber a opinião de vocês?

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/faq.html#1aout

Meu dossiê chegou no BIQ-Mexico dia 24/06/2013 e recebi o email de abertura de processo e cobrança da taxa dia 30/07, mas estou na dúvida se pego as regras antigas ou novas.

Muito obrigado.
      Gondim

Wilson
      Participante

Acho que as regras 1 e 3 falam da mesma coisa. Acredito que se complementam.

Veja que o “recebimento” que eles dizem não é a chegada por correio do dossiê e sim a abertura do processo para análise.

Independente da taxa de débito, você recebeu uma dessas notificações ?

– Un accusé de réception confirmant l’ouverture de votre dossier et l’encaissement des frais exigés;
      – Un accusé de réception ainsi qu’une lettre vous demandant de fournir des documents manquants ou des documents conformes afin de pouvoir traiter votre demande.

O seu dossiê será analisada de acordo com a data que consta nesse email.

Essa é a minha interpretação.

Boa sorte !!!

http://lepoussins.wordpress.com/

isinhasaiki
      Participante

Oi pessoas,

Eu li o FAQ em françês e em inglês já que meu françês não é tão bom. Achei vários pontos de contradição. Enfim vamos lá:

1. J’ai présenté une demande d’immigration dans le Programme régulier des travailleurs qualifiés. Comment puis-je savoir si les nouvelles mesures s’appliquent à moi?

Les nouvelles mesures s’appliquent à vous si, en date du 1er août 2013, vous avez reçu de la part du Ministère l’un ou l’autre des documents suivants :

Un accusé de réception confirmant l’ouverture de votre dossier et l’encaissement des frais exigés;
      Un accusé de réception ainsi qu’une lettre vous demandant de fournir des documents manquants ou des documents conformes afin de pouvoir traiter votre demande.

Ou seja se até a data de 1 de Agosto você recebeu uma dessas notificações, seu dossiê será analisado com as regras novas.

Si, en date du 1er août 2013, vous étiez dans l’une des situations décrites ci-après, cela signifie que votre dossier était déjà en traitement. Par conséquent, les nouvelles mesures ne s’appliquent pas à vous.

Vous avez été convoqué à une entrevue de sélection qui aura lieu au cours des prochaines semaines ou mois;
      Vous avez reçu une lettre intitulée « Demande en attente d’entrevue de sélection » qui vous informe qu’une première évaluation de votre demande est complétée et que vous serez sous peu convoqué en entrevue;
      Vous avez reçu une lettre intitulée « Demande en attente de décision » qui vous informe que nous communiquerons avec vous lorsqu’une décision aura été prise;
      Vous avez reçu une lettre intitulée « Intention de refus » qui vous informe que vous devez soumettre d’autres documents ou informations pour nous permettre de poursuivre l’analyse de votre dossier;
      Vous avez déjà passé une entrevue de sélection et votre dossier n’est pas finalisé.

No caso de ter recebido uma dessas outras notificações, se dossiê já foi ou está sendo analisado. Portanto cairá nas regras antigas.

3. J’ai présenté ma demande d’immigration avant le 1er août 2013. Sera-t-elle analysée en fonction des nouvelles règles de réception des demandes entrées en vigueur le 1er août 2013?

Non. Les demandes reçues avant le 1er août 2013 sont analysées selon les règles de réception des demandes en vigueur au moment où elles ont été reçues.

Les nouvelles règles de réception des demandes ont commencé à être appliquées le 1er août 2013.

Opa! Se eu enviei antes de 1 de Agosto então seria analisado na regra antiga. :D
      mas aí fui mais no item 8

8. J’ai présenté ma demande d’immigration avant le 1er août 2013. Le rehaussement du niveau exigé pour obtenir des points au facteur Connaissances linguistiques s’applique-t-il à ma demande?

Toutes les demandes sont traitées selon les nouvelles règles, à l’exception de celles dont l’analyse a débuté avant le 1er août 2013. Pour savoir si l’analyse de votre demande a débuté, veuillez consulter la réponse à la question 1.

Como assim? Querem dizer então que se eu apresentei um demanda antes de 1 de agosto, mas só recebi o email de abertura do processo, serei analisado com a regra nova? Alguém mais vê um conflito entre o item 3 e 8? O mesmo acontece no item 15. :bangwall:

Com isso meu “entendimento” foi que meu dossiê será analisado de acordo com as regras novas, uma vez que a principal mudança foi justamente nas linguas e Lista de profissões.

Ev

VitorVG
      Participante

Oi Isinha,

Li duas vezes o FAQ e não tenho dúvidas:

– Email de confirmação e débito da taxa antes de 01/08 – Regras antigas
      – Email de confirmação e débito da taxa depois de 01/08 – Regras novas

Abs

VG

Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

VitorVG
      Participante

Gondim,

Você recebeu a confirmação de abertura no dia 30/07, é isso mesmo???
      Então esse video é para você meu caro:

http://www.youtube.com/watch?v=2971mfSa654

Abs

VG

taiefredo
      Participante

Nós enviamos nosso processo em Outubro de 2011 e lendo e relendo tanto este FAQ quanto o novo GPI ainda não tenho certeza se seremos julgados pelas novas regras ou pelas regras antigas.
      Eu inclusive já tinha levantado esta questão neste post: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/16/5892.html?hilit=novas%20regras&start=60#p62039

Espero realmente que sejamos julgados pelas regras antigas, caso contrário, muita gente estará fora do páreo.
      Abraços.

taiefredo
      Participante

@VitorGusmão wrote:

Oi Isinha,

Li duas vezes o FAQ e não tenho dúvidas:

– Email de confirmação e débito da taxa antes de 01/08 – Regras antigas
      – Email de confirmação e débito da taxa depois de 01/08 – Regras novas

Abs

VG

Vitor, espero mesmo que vc esteja correto, para o bem de muita gente (inclusive nós) :lol:

taiefredo
      Participante

Pessoal,

Eu e minha esposa saímos em busca de mais informação quanto ao assunto.
      Parece que este FAQ deixou todo mundo confuso. Encontramos num forum de franceses imigrando ao Quebec que mesmo eles estão super confusos.
      Felizmente no caso deles, eles têm acesso a ligar para o BIQ deles e falar com um agente, pois nem ligando para o México podemos mais falar com eles.
      Bem, falando das regras novas, se elas se aplicam ou não, um dos membros acabou ontem ligando para o BIQ para tirar a dúvida sobre o caso dela, ela enviou o pedido em fim de Novembro de 2012, segue o relato dela:

Aaah la grosse blague!!!! je viens de téléphoner au MICC et la réponse de l’agent m’a…déconcertée:O.

La (gentille) dame m’a dit en gros que mon dossier était ouvert et que cela ne signifiait en aucun cas que les nouvelles règles ne me concernent pas. En effet pour “échapper” aux règles en vigueur, faudrait avoir reçu une convocation à l’entrevu ou un courrier demandant des docuements complémentaires.
      De plus elle m’a expliquée que le quota des 20000 demandes était décompté pour les dossiers reçus au MICC à partir du 1e août.

O que dá para tirar disto é que (na minha opinião) eles vão escolher os processos que eles querem que passe, os outros, bem, eles terão seus pedidos negados.
      Neste caso, mesmo nosso pedido tendo sido enviado em Novembro de 2011, será avaliado pelas regras novas, pois não fomos convocados até o momento, nem recebemos pedido de documentos complementares.
      Tudo o que eu posso dizer é que isto é muito revoltante!
      Abraços.

Claudia
      Participante

É realmente revoltante principalmente pelo fato que ninguém tem certeza de nada.
      Recebi o email com a abertura do processo e débito na conta no início do ano. Mas caso nosso processo seja avaliado de acordo com as novas regras, vou perder pontos no francês, pois eu tirei B1(compreensão oral) e C1(conversação). Ou seja, vou perder metade dos meus pontos neste quesito. O que estou pensando em esperar um pouco e fazer o TCF ou outro teste e enviar o certificado para tentar ganhar uns pontos extras. O medo maior é o certificado se perder no meio do caminho e não ir para meu processo.
      O problema que eu vejo em aguardar um pedido de documento é que normalmente eles dão um prazo super curto e quase impossível de conseguir, principalmente se for o caso dos testes de línguas. O que vcs acham? É válido?

Claudia

Wilson
      Participante

ccmarquezi,

Se não me engano, li que os dossiês que já enviaram terão o nível B1 aceito até dezembro/2013. Seria como uma regra de transição.

O mesmo vale para quem enviou o DCS antigo.

Não sei dizer o que será. Teremos que aguardar as primeiras convocações ou correspondências do pessoal que enviou e ainda não foi convocado.

dsilva
      Participante

Pessoal,

A FAQ foi atualizada hoje, 23/08. E agora está bem claro que quem ainda não recebeu e-mail pedindo para se preparar para entrevista ou a convocação para entrevista será analisado de acordo com as novas regras!

Palhaçada isso. Se não precisam de mais imigrantes, deveriam fechar o processo, não ficar brincando com os sonhos e esperanças das pessoas.

Isso me lembra muito a zona e o desrespeito existente em um certo país do qual estamos todos tentando fugir…

Segue o link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/faq.html#1aout

Agora, uma dúvida que não quer calar: o pessoal de TI, formado em Sistemas de Informação (bacharelado – 4 anos), vai entrar em qual área? “Génie informatique et de la construction des ordinateurs (BAC. ‐ 4 ans)”, “Soutien informatique (DEP)”, “Sciences de l’informatique (BAC. ‐ 3 ans)” ou em nenhuma delas?

Li as informações sobre Programador nesse link http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?PT4=53&aprof=2174&PT2=21&pro=2174&lang=FRAN&Porte=1&cregncmp1=QC&cregn=QC&PT1=25&type=02&motCNP=2174&pgpr1=mtg121_resultrechr_01.asp&PT3=10, mas não adiantou muito…

isinhasaiki
      Participante

Bem com essa nova FAQ não resta dúvidas que nos enquadraremos nas novas regras. O que me deixa triste pois achei que o processo de Québec fosse uma coisa séria e clara. O que está se tornando cada vez mais amador e obscuro.

Aos que ainda não receberam nada além da confirmação de pagamento da taxa só resta correr atrás do prejuízo, tentar melhorar o françês e fazer novamente o TCF. Fico mais triste ainda pelas pessoas de 2011/2012 que estão esperando tanto tempo, e o BIQ parece que perdeu o respeito e o senso crítico ao mudar as regras no meio do jogo.

Para o DSilva,

Sistema de Informação provavelmente se enquadraria em “Sciences de l’informatique (BAC. ‐ 3 ans)” pela grade curricular ser mais parecida com Ciências da Computação(minha formação) do quê com Engenharia da Computação.

Abraços,
      Ev

gondim
      Participante

Oi meus caros,

Pelo que li até o momento da reação de pessoas ao redor do mundo, realmente não é justo aplicar retroativo e mudar as regras no meio do jogo. O MICC parece que elaborou bem o texto do FAQ para não usar a palavra retroativo.

Mas agora depois da atualização em 23/08 não resta dúvidas, TODOS os dossies serão analisados pelas novas regras, exceto aqueles que receberam convocação de entrevisa ou irao realizar uma entrevista. Além disso, o fato do MICC afirmar que vai dar um prazo para aqueles que não alcançarem os pontos só reforça a ideia da retroatividade.

É uma pena essa atitude, mas são eles que decidem…. então só nos resta sempre melhorar o idioma e esperar que essas mudanças acelerem o processo que, para muitos de nós, esta bem devagar….

VG,
      Bem legal o video! bem que poderia ter sido assim mesmo… hehe

Um abraço a todos!!

Claudia
      Participante

Bom, com certeza isso é uma sacanagem, mas pelo menos agora ficou mais claro e tirou nossas dúvidas.
      O que me esclareceu também foi a questão da atualização do dossier.

Vous pourriez actualiser votre dossier en suivant, par exemple, un ou des cours de perfectionnement et en nous soumettant par la suite les résultats obtenus à un test standardisé de connaissances linguistiques…Si vous voulez communiquer avec nous, assurez-vous d’inscrire dans votre correspondance le numéro de dossier qui vous a été assigné par le Ministère. Vous trouverez ce numéro sur l’accusé de réception qui vous a été envoyé à la suite de la réception de votre demande.

Então o jeito é aceitar e fazer mais um teste. Provavelmente vou aguardar até o ano que vem quando sair o TCFq novo, assim dá um tempinho para eu me preparar, além do que acho difícil eles analisarem os pedidos de 2013 até 2014. :alright:

Claudia

VitorVG
      Participante

Com a modificação do item 3 do FAQ a coisa realmente muda de figura…

Nessa brincadeira perdemos 5 pontos… todos no francês…
      Mesmo assim ainda somos elegíveis, pois caímos de 64 para 59 pontos segundo nossas contas…

Se havia alguma esperança de receber o CSQ em casa… agora já dou como certa a entrevista.

Mesmo assim vou refazer o TCF-Q em 2014 e tentar buscar esses 4 pontinhos que estão faltando para os 63…

VG

dsilva
      Participante

Também perdi 5 pontos no francês. A diferença é que agora serei obrigada a refazer o TCF-Q pois estou somando 48 pontos… Ou seja: sequer tenho o suficiente para ir para entrevista…

O mais triste de tudo é que vou correr atrás para conseguir um número de pontos que eu já tinha, pois antes da mudança de regras eu somava 10 pontos de francês (B1/B2) e agora perdi 5 pontos simplesmente porque o MICC não tem palavra e não respeita os candidatos. Triste isso!

Não sei se vale a pena esperar para fazer o novo teste em 2014 para tentar ganhar mais pontos na parte escrita, pois as regras podem mudar novamente a qualquer momento… Além disso, por enquanto o TCF-Q é um exame tranquilo mas quem sabe como ficará devido a essas mudanças?

Infelizmente com essa ação o MICC mais uma vez deixou bem claro que não se importa em destruir sonhos e quebrar regras.

rodrigocwb
      Participante

É aquela historia, que não respeita regras (Quebec) não pode exigir que os outros respeitem… se os Pais não dão exemplo não podem exigir comportamento correto dos filhos…

Depois de muito dinheiro gasto (+ou- R$20k) tempo perdido (2,5 anos no total) estou com um arrependimento desgraçado de ter escolhido o Quebec, já foram mais de 4 mudanças de regras, falta de informação, falta de respeito com os canditatos e fico imaginando se quem o governo quer atrair para a provincia já é tratado com profundo descaso, imagina como será quando o sujeito for cidadão.

Ainda temos opção de fazer outros processos provinciais (Alberta, BC ou Manitoba), perder mais tempo e gastar mais dinheiro, ou esperar pelo BIQ, perdemos pontos para receber o csq em casa, porem ainda temos pontos para a entrevista, mas sinceramente estou tão decepcionado que o ultimo lugar do mundo que desejo ir é o Quebec por toda a frustração que me causou.

O processo federal não fica muito atrás, descartou milhares de processos antigos como se não fossem nada, sendo que ali haviam sonhos e investimento de pessoas.

Espero sinceramente que revejam esse desrespeito e voltem atrás, caso contrario o processo de imigração cairá em total descrédito

familiacm
      Participante

Concordamos com vcs…tudo bem que eles ditam as regras e a gente só tem que cumprir mas como se planejar e cumprir regras que sempre mudam. As pessoas perguntam pra gente: E aí como estão os planos de imigração??? E a gente fica com aquela cara de paisagem. Somente quem participa do processo entende.

Tbém perdemos 5 pontos no francês mais ainda estamos com pontuação para entrevista. O problema é enfrentar o federal, que pode mudar tbem, aumentar o prazo de avaliação e tratamento…enfim estamos muito confusos ainda.

E quando eu escuto: Viva sua vida normalmente como se o processo não existisse. Cara, isso não existe, vc gasta dinheiro com isso, vc aprende outra lingua e gasta mais dinheiro, moro de aluguel e não compro meu apto pra não entrar em financiamento. O problema é que o BIQ realmente acha que a nossa vida para pra atender todas as regras e mudanças que eles fazem.

Meu marido esta participando da missão online de recrutamento (área de usinagem), vamos esperar pra ver oq acontece e depois avaliar a situação, verificar outras províncias etc.

Fé a gente tem, mas temos que ter a sabedoria pra tomar as decisões certas…
      Desculpem o desabafo.
      Abraço pra todos!

VitorVG
      Participante

Bom… essa é a primeira virada de regras que eu pego, e por mais que tenha me afetado negativamente, ainda não me tirou do jogo.
      Entendo parte dessa frustração, também reprovo essa atitude do MICC de mudar as regras para quem já está no jogo, mas precisamos entender uma coisa…

Ao entrarmos no processo, já sabemos desde a largada que ele não é 100% garantido. Isso não é e nunca foi novidade para ninguém.
      Acho que todo mundo tem todo o direito de ficar p… da vida, mas fazer cara de surpresa e/ou lamentar $$ perdido é sinal de que algo não foi levado em consideração…

O que estamos fazendo é um investimento.
      Investimos tempo, dinheiro, esforço intelectual, paciência… e esperamos colher lá na frente em qualidade de vida, respeito, retorno financeiro, etc.
      Todo investimento envolve uma certa dose de risco, sabemos disso.
      Qualquer coisa pode dar errado em qualquer momento do projeto. E isso não pode ser negligenciado.
      Alguém aqui não sabia que o MICC costuma mudar as regras sem aviso prévio?
      Olhem este fórum. Olhem quantas pessoas passaram por essa situação e tiveram que achar um caminho.

Não estou defendendo as atitudes do MICC.
      Acho que as coisas estão sendo feitas de uma forma completamente errada e desrespeitosa.
      Mas a nossa posição é muito frágil, e isso precisa ser compreendido.
      “eu sem o Québec” é uma coisa muito diferente de “o Québec sem eu”. Enquanto que a primeira faz toda a diferença na minha vida, a segunda é simplesmente irrelevante para eles.

Analisem as mudanças que ocorreram no processo de uns anos para cá. Todas elas, ou pelo menos as principais, fazem todo o sentido.
      Eles estão com excesso de oferta há muito tempo. Era evidente que a peneira ia começar a ficar mais fina.
      Alguém acha prudente admitir um imigrante que não fala o idioma local?
      Alguém acha prudente admitir um imigrante que desempenhe uma função que já possui excesso de oferta de mão de obra no mercado local?
      Alguém acha prudente que um agente de imigração tenha que analisar documentos não traduzidos para determinar a elegibilidade de uma pessoa?
      Alguém acha prudente continuar a aceitar sem limites os pedidos de visto tendo já uma reserva de 70 mil dossiês para processar?
      O que o Québec faz não é caridade, é imigração baseada em critérios econômicos, e eles vão continuar ajustando o processo conforme as necessidades de momento.
      Esse é um risco inerente aos nossos projetos, não temos como fugir dele e é imprudente não considerá-lo!

Novamente: Não concordo com o MICC!
      Não pelo que foi feito, mas pela maneira como foi feito.

Abs

VG

PS: não pretendo desistir do Québec, e também não me arrependo dessa escolha. Quando decidi emigrar, queria morar no Canadá.
      Quando entrei no processo, fiz a escolha consciente de que o Québec era o meu lugar. Pela história, o estilo de vida, o idioma, as pessoas, os valores, por ser a vanguarda cultural do Canadá, e acima de tudo por ser um país em si só.

familiacm
      Participante

Pois é…essa é a terceira virada de regras que passamos. Isso foi só um desabafo depois da terceira virada de regras :bangwall:

Concordo com vc, as mudanças aconteceriam e todo mundo sabe disso, como vc disse o problema é a forma como estão fazendo, os prazos etc.

Não desistimos do Canada, apenas estamos avaliando outras possibilidades.

Abraço!!

rodrigocwb
      Participante

Vitor,

Entendo que ainda esteja impressionado com o Quebec, há um ano atrás quando enviei o processo tinha o mesmo pensamento seu. vamos ver como estará pensando daqui há um ano ou dois, se seu processo não sair. (Tomara que saia antes disso)

Acompanho a imigração para o Quebec há 6 anos, há 2,5 anos tomei a decisão de imigrar e te digo que de 6 anos para cá a mudança mais expressiva no processo foi em DEZ/11 e de lá para cá foram mais 3!!! nunca se teve tanta alteração de regra em tão pouco tempo, isso não é sinal de mudança por necessidade economica da Provincia, isso é sinal de bagunça, falta de planejamento adequado do processo de imigração e principalmente falta de respeito com os candidatos.

O problema não são as mudanças em si, que são duras, contudo é um direito da Provincia adequar seu perfil de imigrante, desde que seja avisado antecipadamente.

O grande problema é mudança com efeito RETROATIVO, isso é inconstitucional em qualquer País do mundo acredito eu, ao menos é no Brasil, alem de ser uma profunda demonstração de descaso com canditatos a imigrantes que passam ANOS entre planejamento e processo, alem de algums milhares de reais investidos.

Sobre vanguarda cultural, já usei essa mesma expressão sua ao justificar minha escolha por Quebec aqui no forum, mas sinto dizer que hoje penso que o Quebec do PQ está mais para Vanguarda Xenofóbica do que Cultural

Abs,

taiefredo
      Participante

Vitor,

O Rodrigo tirou as palavras de minha boca, assim como ele, eu tenho analisado o processo do Quebec desde 2008, e o processo federal desde 2003. Sempre houveram mudanças de regras, porém como inclusive eu já tinha postado, em 2010 eu e minha esposa fomos a uma das apresentações do Quebec e o Ms. Mascle na época foi categórico em dizer que o Quebec era muito profissional e especialista em “congelar” as condições do processo no momento da entrada, ou seja, uma vez que o processo estivesse aberto o mesmo teria de ser avaliado pelas regras da época em que foi apresentada a demanda.
      No nosso caso, enviamos em Outubro de 2011 (quase dois anos esperando por uma entrevista) e quase com certeza seremos julgados pelas novas regras, isto é justo?
      Muito contraditório para uma província que se diz justa, não acha?
      Não estamos reclamando das regras novas, até porque elas vêm para adequar a necessidade atual da província. Estamos aqui reclamando a RETROATIVIDADE da regra.
      Não estou apenas reclamando pelo nosso caso, pois nós ainda temos chance de passar, estavamos com 64 pontos e agora temos 60, ou seja, ainda vamos a entrevista, porém nos sensibilizamos pelas outra famílias que perderam a chance de emigrar.
      Esta reclamação não é apenas dos brasileiros, temos acompanhado outros sites e o pessoal está revoltado com isto pelo mundo inteiro, mesmo os franceses.
      Vou citar um exemplo bem simples, mas neste caso ele se aplica:
      Você vai jogar bola em outra cidade, no meio do jogo, vcs estão ganhando, o juiz para a bola e muda toda a regra do jogo, rsrs (os gols que vcs fizeram são deles, e os gols deles também) fim de jogo, eles ganham, isto é justo? Food for thought!
      Abraços

qrodrigo
      Participante

Eu estou P… da vida ao quadrado com toda essa mudança, pois antes tinha pontuação para receber o CSQ em casa e agora sequer tenho para ir pra entrevista (B1/B1). Corri contra o tempo para mandar em julho e não observei que minha área de atuação está no processo federal que reabriu em maio (já tinha perdido a esperança por lá). Agora os documentos estão no México, eles estão dando prazo de 3 meses pra devolvê-los e o processo federal vai correndo e as vagas sendo preenchidas. Essa brincadeira custa caro e dinheiro não dá em árvore, mas o que mais me incomoda é a demora com que as coisas ocorrem no BIQ e essa mudança de regras retroativa.

Eles dizem no FAQ:
      —-
      Il est possible de demander le retrait de votre demande si le Ministère l’a reçue entre le 8 juillet et le 16 août 2013.

Vous devrez nous soumettre le formulaire électronique Retrait de la demande d’immigration dûment rempli, au plus tard le 16 septembre 2013.

Desconfio que os processos recebidos no apagar das luzes de julho só serão mexidos depois de 16/09, passado o prazo que as pessoas tem para pedir o dossiê de volta. DIgo isso pq o meu está há um mês e meio lá e nada até agora. E daqui pro dia 16 não falta muito e imagino que eles tenham bastante trabalho pra fazer até lá.

Além disso eles dizem:

—-

2. Existe-t-il des mesures transitoires pour les candidats qui ont présenté une demande avant le 1er août 2013?

Non. Toutefois, le Ministère accordera un délai supplémentaire aux candidats qui n’auraient pas atteint le niveau intermédiaire avancé en français afin qu’ils puissent améliorer leur connaissance du français.

Qual vai ser esse délai supplémentaire? Se o sujeito tinha um A2 ele não vai tirar um B2 da cartola. Além disso muito bem sabemos que os exames não são tão frequentes. Não era mais fácil aceitar o dossiê na regra antiga, quando a pessoa enviou sabendo que alcançava os pontos necessários? Até parece que vão superpovoar o Quebec por causa disso!

EU torço pra que eles desistam desse délai supplémentaire, e aceitem logo conforme a regra antiga. Afinal, mudança é o que nao falta nesse processo!

VitorVG
      Participante

Pois é Rodrigo e taiefredo, eu pretendo realmente me estabelecer na província. Até tinha os pré-requisitos para conseguir um visto mais rápido pelo Federal ou Manitoba, mas depois do que comecei a aprender sobre o Québec de um ano para cá(muito até graças ao pessoal aqui da CBQ), acabei me identificando muito…
      Não é questão de estar impressionado também não. Tenho plena consciência de que o Québec é uma das províncias mais problemáticas do Canadá em diversos aspectos. Estive lá duas vezes em 2010 e 2012 e consegui ver a realidade de algumas coisas com meus próprios olhos.
      Mesmo assim acho difícil mudar de ideia nos próximos anos…
      Também creio que as sucessivas mudanças foram muito mal executadas. Na verdade o que ocorre é uma política de planejamento de curto prazo. Os caras olham pro ‘termômetro’ da imigração e tentam mais ou menos regular a entrada de pessoas arroxando os critérios para dar uma enxugada nos excessos e tornar o perfil mais aderente ao de “imigrante ideal”.
      É isso que vem acontecendo.

É realmente uma p… de uma sacanagem o cara se estruturar todo em cima de umas regras e de uma hora para outra, sem aviso prévio, o MICC muda tudo e te joga em uma situação totalmente nova.
      Mas digo denovo, certo ou errado, isso é uma condição do ambiente de que todos temos pleno conhecimento e precisamos estar preparados.
      A verdade é que eles fazem o que querem e não há a quem recorrer a respeito dessa situação.
      Imagine que você tenha a oportunidade de discutir frente a frente com essa tal Ms. Mascle de que a retroatividade não é justa e que você exige ser avaliado pelas regras da época.
      Ele pode simplesmente devolver sua taxa, seus documentos e dizer que foi um prazer conhcê-lo. É isso.

Meus caros, a mudança de regras é uma regra do jogo. Só sofre quem ainda não percebeu isso.

Abs

VG

PS: Quanto ao fato de isso ser inconstitucional ou de o Québec ter se tornado a vanguarda xenofóbica do país, não tenho elemento suficiente para comentar. Deixo essa tarefa para os demais colegas do fórum com mais vivência no assunto.

PS2: não se esqueçam que estou no mesmo barco. Torço tanto quanto cada um de vocês para que essa relação MICC/Imigrantes seja mais profissional. Mas é preciso ser realista.

PS3:Legal o exemplo do jogo. Mas imagine que antes de viajar para a outra cidade vocês já soubessem que o juiz poderia “surtar” no meio da partida e inverter tudo. Vocês teriam entrado no ônibus assim mesmo? Eu entrei.

rodrigocwb
      Participante

Pois é….

Lei retroativa no Brasil não tenho conhecimento, ao menos enquanto estudava direito.

O PQ é xenofóbico, muitos podem contradizer, mas seu estilo e suas propostas ao meu ver são claramente. Uma pena, espero que o Justin Trudeau consiga alavancar os liberais no Quebec.

Enquanto isso, os que não estão satisfeitos, como eu não estou, vamos preparando nossos planos b,c e d….

Estou de viagem comprada para Ville de Quebec em outubro, espero sentir o clima da Provincia e tomar minha decisão.

Abs,

MarcosAlvim
      Participante

Se eu entrar nessa aqui acho que estará de bom tamanho.

2. Existe-t-il des mesures transitoires pour les candidats qui ont présenté une demande avant le 1er août 2013?

Non. Toutefois, le Ministère accordera un délai supplémentaire aux candidats qui n’auraient pas atteint le niveau intermédiaire avancé en français afin qu’ils puissent améliorer leur connaissance du français.

Claudia
      Participante

Olá Marcos,
      realmente este foi um item que ficou na suposição. Como será este período que eles vão ceder para aumentarmos o nível de francês? Como está levando cerca de 22 meses para recebermos alguma resposta após o emailde abertura, vai dar tempo com certeza de estudar, refazer o teste e enviar para ser anexado ao processo. :(
      Claudia

jvictorfc
      Participante

Ola,

Minha documentacao foi enviada ano passado, o dominio de formação era technique de l’informatique, se ja nao fosse o bastante as dezenas de pontos perdidas pela lingua, o dominio mais aproximado de minha formacao saiu da lista, agora o que tem mais proximo que achei seria o Computer Support (DVS) que dá 12 pontos, alguem sabe se o analisador procura o dominio para adaptar na sua profissao(ou seja, o mais proximo), ou de fato so será considerado o que você escolheu? Sou tecnologo em redes de computadores e acho que me adequo nesse “Computer Support (DVS)”. Grato por qualquer esclarecimento.

SANDROMS
      Participante

jvictorfc,

Tem certeza que saiu da lista !?!?!?

Eu vejo na lista:
      Soutien informatique (DEP) vale 12 pontos (é um segundo grau profissionalizante)
      Techniques de l’informatique (DEC) vale 6 pontos (é um curso superior de nível colegial, no Brasil nível de tecnólogo de 3 anos)

Com certeza o seu curso deve se encaixar em uma dessa duas formações. Se o curso for de menos de 3 anos, há chance de “cair” para um DEP o que valeria mais pontos (paradoxal 8O )

Fonte:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf

jvictorfc
      Participante

@SANDROMS wrote:

jvictorfc,

Tem certeza que saiu da lista !?!?!?

Eu vejo na lista:
      Soutien informatique (DEP) vale 12 pontos (é um segundo grau profissionalizante)
      Techniques de l’informatique (DEC) vale 6 pontos (é um curso superior de nível colegial, no Brasil nível de tecnólogo de 3 anos)

Com certeza o seu curso deve se encaixar em uma dessa duas formações. Se o curso for de menos de 3 anos, há chance de “cair” para um DEP o que valeria mais pontos (paradoxal 8O )

Fonte:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf

Me desculpem por favor, eu realmente nao tinha visto e pouco antes de receber sua msg estava revendo e realmente encontrei ela la.

Aproveitando a deixa, eu queria muito entender como funciona essa questao de “domaine de formation”.

Pelo que li no GPI eles não consideram exatamente o nome da profissão em si pois as vezes varia muito de um pais para outro, nesse casos eles verificam a grade escolar do curso, positivo?

SANDROMS
      Participante

Primeiro eles olham o grau (se é DEP, DEC ou BAC) usando como base o título e carga horária.

Veja: http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_BR%C9SIL.pdf

Depois eles tentam bater o domínio pelo título e pelo conteúdo… é isso.

isinhasaiki
      Participante

Pode ser que não dê em nada, mas não custa nada tentar.

Uma pessoas de alcunha Cheddadi Y. fez um abaixo assinado no Avaaz, contra a decisão do QC de analisar os dossiês antigos de acordo com a nova regra.

Nada podemos fazer a não ser ajudar. :alright:

http://www.avaaz.org/fr/petition/Pour_une_application_juste_des_nouvelles_regles_dimmigration_au_Quebec/?tqjhweb

Abraços,
      Ev

MarcosAlvim
      Participante

Olá,

Só passando pra avisa r que meu dossiê foi aberto dia 17/09/2013.

Vamos ver que bicho vai dar.

Deus tomará conta.

Inté!

Leo78
      Participante

Marcos, que dia chegou lá teu processo? O meu chegou dia 22 de julho e ainda nada.

Rapaz to morrendo de medo do meu cartão bloquear o débito. Liguei pra operadora, ativei o aviso viagem mas mesmo assim o cara disse que não tem como garantir que passe. Pode ser que liguem da operadora ou não. Se eles mandarem o processo de volta lascou tudo. O BIQ avisa quando não conseguem debitar?

Estou pensando em mandar outro número de cartão caso não seja aceito, por alteração no DSC, será que funcionaria?

gondim
      Participante

Ola Leo78,

Passei por uma situação semelhante em relação ao cartão de crédito. No meu caso eles fizeram uma 1.a tentativa e a operadora não aprovou alegando suspeita de fraude e pelo fato de que não uso o cartão frequentemente. Na epoca nem o MICC nem a operadora do cartão me avisou, eu só descobri pois liguei atrás por achar que estava demorando muito. Depois que descobri que não tinha aprovado, enviei um email p/ o BIQ com urgente no assunto relatando o que aconteceu. Uma semana depois foi feita uma 2.a tentativa e dessa vez tinha deixado autorizado no banco e então foi aprovado.

Veja no link abaixo, seção formas de pagamento, que caso o pagamento por cartão não seja aprovado, eles não entram em contato e simplesmente devolvem o dossie por correio.

Caso a operação de seu cartão de crédito seja recusada, o MICC não entrará em contato com você para avisá-lo e seu processo lhe será devolvido integralmente por correio convencional.

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/taxas.html

Depois de um tempo pude confirmar com a Perla que eles fazem duas tentativas, se não passar na 2.a então devolvem o dossie p/ o candidato.

Fale com seu banco/operadora, explique que é uma taxa de solicitacao de visto p/ o Canada e eles tem que deixar passar.

Abraços!

Wilson
      Participante

Só para alertar: um consultor de imigração canadense entrou na justiça contra a retroatividade das novas regras.

Segue link da notícia:

http://www.cicnews.com/2013/09/quebec-immigration-regulations-challenged-court-092948.html

MarcosAlvim
      Participante

o meu chegou lá em 09/07/13 e foi aberto nessa data que coloquei aí embaixo. Não tive problemas pq meu cartão é AMEX e pela anuidade que pago dele se desse pepino eu mataria eles. Só liguei e avisei do débito, já até paguei a fatura.

Se esse “adevogado” aí do link ganhar vai nos ajudar correto?

r.arouca
      Participante

O que está me preocupando são as novas regras depois de 31/03. Estou com meus documentos na tradutora, acho que daqui 10 dias ela me entrega e em seguida já consigo enviar tudo para o BIQ. Porém, estou receosa, será que meu dossiê vai ser aberto antes de 31/03? Alguém mais nessa posição??? Ah como a CBQ fez falta. Eu escolhi uma tradutora brasileira mesmo, que está saindo os olhos da cara mas que me passou confiança. Porém é inglês mesmo, não achei ngm muito próximo que fosse tradutora juramentada em francês.

Doug Ramsey
      Participante

Sobre esse negócio das mudanças, acho que vale ver o comunicado que o Ministério da Imigração do Québec soltou ontem:

http://www.micc.gouv.qc.ca/fr/presse/communiques/com20140218.html

O processo deve mudar, embora talvez isso leve algum tempo. Contudo, nada impede que o Québec feche o processo temporariamente depois de 31/03/2014 para depois reabri-lo no novo formato.

Não aguento mais esse monte de mudanças que mal duram 6 meses… e olha que já tô na etapa federal. Fico sofrendo junto com as pessoas que conheço que ainda não conseguiram dar entrada e correm o risco de ver anos de investimento sendo jogados na latrina.

Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

Wilson
      Participante

Realmente o novo processo deve vir somente em 2015.

Mas nada sabemos sobre como ficará o processo em 2014. Pode ser suspenso, restrito ou ficar como está.

A orientação é que se podem enviar os docs, enviem o mais rápido possível. Sabendo que as mudanças podem ser retroativas.

r.arouca
      Participante

O que eu li aqui no fórum é que meu processo só vai ser avaliado dentro das regras de 01/08 até 31/03 se ele chegar lá e for aberto após 31/03 eu vou ser julgada pelas novas regras correto?

Pela experiência de vocês, quantos dias demora da chegada até abertura do processo e débito no cartão?

dsilva
      Participante

O que eu li aqui no fórum é que meu processo só vai ser avaliado dentro das regras de 01/08 até 31/03 se ele chegar lá e for aberto após 31/03 eu vou ser julgada pelas novas regras correto?

Pela experiência de vocês, quantos dias demora da chegada até abertura do processo e débito no cartão?

Infelizmente o fato do seu processo chegar no México e ser aberto antes de 31/03 não garante nada. Um monte de gente correu ano passado para enviar antes das mudanças de agosto e no final o MICC acabou determinando que as regras seriam retroativas para todos que estavam com os processos aguardando análise. Isso impactou muita gente, inclusive a galera de 2011 e 2012!

Resumo da ópera: deve-se mandar logo? Sim, com certeza! Isso garante alguma coisa? Infelizmente não. Porque eles podem fechar o processo a partir de abril e não receberem novas solicitações e, mesmo assim, mais pra frente, devolver tudo o que ainda não foi analisado e mandar o pessoal fazer de novo, pelas novas regras… (a exemplo do que houve com o processo federal há uns 2 anos).

davicaetano
      Participante

Eu me dei bastante mal. Eu tinha no TCFq B1/B1 e minha profissão era prioritária (estatístico), mas deixou de ser.

Eu tinha 53 pontos (solteiro). Com isso perdi 14 pontos, caindo para 39. Seriam os pontos necessários pra, se eles julgarem meu dossiê como “útil ao Québec”, ir para o prazo de 18 meses extras para enviar um novo TCFq. Supondo que eu tire B2/B2 nesse novo TCFq, somaria 10 pontos, teria os 49. Supondo que tire os 6 pontos na entrevista, teria o meu CSQ.

Mas, voltar a estudar francês sendo que, quando minha profissão era prioritária nem olharam nada? Quantos anos mais vai demorar? Quantas mudanças mais vão ocorrer?
      E o processo federal que demora até mais que o provincial e ainda corre o risco de eles jogarem dossiês fora, como o pessoal tem dito que ocorreu?

Eu estou começando um mestrado no Brasil. Minha ideia é terminar o mestrado (que certamente vai terminar antes de conseguir o visto) e tentar um doutorado no Canadá (de preferência onde falem inglês) pelo Ciência sem Fronteiras ou uma outra bolsa. Com um diploma do Canadá do doutorado talvez eu tenha alguma chance.

A verdade é que o programa de trabalhador qualificado deixou de ser importante pra eles. O pessoal de TI vai em menos de 6 meses pra lá quando tem oferta de emprego. Pra quem é de TI eu acho que é bem melhor tentar passar numa entrevista nas tais missões. A parte ruim é que o visto é de trabalhador temporário. A parte boa é que já chega lá com emprego.

Deem uma lida em
      http://www.micc.gouv.qc.ca/publications/fr/gpi-npi/npi_2013/npi2013-016.pdf
      Lá consta o que pode acontecer com você caso você não tenha o B2 no francês. O pior é que o documento deixa claro que é uma medida de exceção, ou seja, eles não precisam adota-la obrigatoriamente. No meu caso, em que a profissão deixou de ser prioritária, acho que só vão embolsar meus 750 dólares e vão indeferir. Triste.

dburla
      Participante

Pessoal

Sei que muita coisa mudou e provavelmente não temos respostas para tudo ainda, mas queria uma opiniao.

Eles deram 18 meses para minha esposa tirar B2/B2 (ela tinha B1/B1), eu tinha tirado B1/C1, ou seja zerei na compreensao e fiquei com 6 na expressao.

O novo modelo do TCF é por modulo, minha pergunta, será que posso fazer so o TCF de compreensao para tentar melhorar a pontuacao neste quesito? Fico apreensivo de enviar so uma parte e eles zerarem o de expressão oral.

Provavelmente não terá resposta para isso, mas não custa tentar.

Abs

Daniel

www.erablecarioca.com

r.arouca
      Participante

dburla, como assim eles deram 18 meses para sua esposa? Você precisa de muitos pontos? Vc já fez o IELTS, ele me ajudou bastante na pontuação.

Eu acho que se você tiver a pontuação necessária nem deveria arriscar

dburla
        Participante

R.Arouca

So para explicar esta questao de 18 meses. Meu processo é de nov/11 e em 2012 enviei os TCFs mesmo nao sendo obrigatorios para quem era de 2011 (na epoca não era). No fim do ano passado pediram todas as traduções, enviei e eles semana passada me falaram que somei 55 pontos, e que preciso de 57 pontos. Na carta deles (email) eles deixaram claro que minha esposa tem que refazer o TCF (ela tinha tirado B1/B1 em 2012) e tirar um B2/B2.

Eu ia tentar melhorar minha nota de compreensao, mas ja desisti, vou fazer só o que eles pediram ou seja, minha esposa fará o teste novamente.

Abs

www.erablecarioca.com

SANDROMS
      Participante

dburla,

E o IELTS? Não ajudaria nesses 2 pointinhos?

dburla
        Participante

Sandro

Meus pontos já são com ingles, o negocio é a esposa refazer o tcf mesmo rsrs.

Olha o que eles mandaram:

“Au moment de l’examen de votre dossier, nous avons évalué que le niveau de compétences en français de votre conjoint est de B1 à l’expression orale et de B1 à la compréhension orale. Votre conjoint doit atteindre le niveau B2 à l’expression orale et à la compréhension orale.

Pour améliorer sa connaissance du français, votre conjoint a le choix des moyens. Cependant, nous lui recommandons l’inscription à un cours de français dans une école habilitée à le faire.

À la fin de sa formation, votre conjoint aura à démontrer qu’il a atteint le niveau demandé en fournissant l’original du résultat d’un test d’évaluation du français reconnu par le Ministère. Des tests sont disponibles dans tous les bassins de recrutement du Québec. Pour connaître les tests reconnus, consultez notre page Internet à l’adresse suivante : http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/competenceslinguistiques

Dès que le ministère aura reçu l’original de l’attestation d’évaluation en français de votre conjoint, nous pourrons poursuivre l’examen de votre demande.”

www.erablecarioca.com

Visualizando 45 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.