Família Nova na Área!

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Família Nova na Área!

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
      familia_brito
      Participante

Oi, gente!

Acabo de me cadastrar. Sou super novata no fórum e no assunto de maneira geral. Estou perdidinha da Silva e peço que almas caridosas e pacientes possam me ajudar…hehe

Contando um pouco sobre mim e nossa família:

Há anos venho sonhando em morar fora do país por muitos motivos. Mas antes eu não tinha condições ($$$) nem de pensar nisso. Sou enfermeira graduada e quando estava fazendo a faculdade, alguns colegas já falavam sobre ir pro Canadá (isso foi por volta de 2004), fui a palestras de imigração para Austrália, mas mesmo sendo um país carente de enfermeiros guardei o sonho na gaveta (muito caro pro meu bolso). Depois de formada, fui convidada a trabalhar na Itália (outro país carente de enfermeiros) por causa da minha descendência. No entanto, acabei desistindo de ir por motivos pessoais.

Daí a vida tomou outro rumo…trabalhei em alguns lugares, mas sempre ganhando muito mal que nem compensava. Eu ganhava quase o mesmo que a empregada da minha mãe…se ao menos desse pra pagar as contas, mas vocês sabem como são as coisas nesse país, enfim…me “casei” e tive dois filhos lindos: a Malu que vai fazer 3anos e o Michel que faz 1 ano esse mês. Como sempre ganhei pouco, não compensava pagar escolinha pra continuar trabalhando, então dei uma estacionada na carreira e desde 2009 quando minha filha nasceu sou “do lar”…fiquei “ocupada” cuidando dos meus filhos, mas agora que estão deixando de ser bebês e virando crianças, a vontade de morar em outro país voltou (e voltou maior por causa das crianças, qualidade de vida, etc)…eu trabalharia como enfermeira aqui se ganhasse um salário decente. O que não quero é ter que deixar meus filhos numa escola pra poder trabalhar e deixar quase todo meu salário na mensalidade. Pra mim isso não faz o menor sentido. Fora a violência, pagode, funk, carnaval e outras coisas que nunca me agradaram…passei o ano de 2011 com aquela sensação de, quem sabe em outra encarnação, eu consiga morar (e de preferência nascer, rs) em outro país, mas vamos ao que interessa:

semana passada (semana do Natal) eu recebi um e-mail de uma associação de enfermeiros com um link para esta notícia:
      http://eptv.globo.com/campinas/empregos/NOT,1,1,385755,Programa+de+imigracao+do+Quebec+Canada+abre+vagas+para+enfermeiros.aspx

Me animei bastante! Mas tenho algumas dúvidas e comecei a procurar informações…daí achei esse fórum! =)

Na matéria diz: “Os critérios incluem diploma na área, experiência profissional, idade preferencialmente até 35 anos, conhecimento de francês (idioma oficial do Québec) ou disposição em aprendê-lo. Aqueles que já possuem família – cônjuge e filhos – são especialmente bem-vindos.”

Opa! Especialmente bem-vindos? Maravilha! Mas alguém pode me explicar por que? Ter filhos influencia na pontuação, será?

Eu não sei nada de francês, mas posso aprender. Tenho inglês intermediário que aprendi sozinha e estou disposta a fazer aulas de francês. Mas fiquei confusa com essa parte das línguas porque pelo que li precisa apresentar prova de que entende e fala francês…Alguém sabe me explicar se eu tenho que realmente saber o francês ou se, como diz na matéria, basta ter vontade de aprender e fazer o curso no Québec???

vi uma porção de testes de francês: TEF, TEFAQ, TCF (até 6), TCFQ, DELF e DALF… qual é mais indicado pra conseguir pontuação pelas competências linguísticas?

Me indicaram o IFESP, que inclusive está com uma programação voltada pro Québec http://www.ifesp.com.br/frances/frances-objetivos-emigrar liguei lá e me informaram que ta tudo mudando no processo e que o teste mais indicado seria o TCF (que tem pontuação de 0 a 6)…agora estão aguardando somente saber qual seria a pontuação mínima exigida pelo Québec. Alguém conhece esse instituto e sabe se realmente é bom? Porque achei bem salgado o preço do intensivo. Mas se valer a pena, blz. Seria 1 ano pra chegar no intermediário…acham que com o intermediário dá pra encarar a entrevista numa boa?

Alguém conhece um professor bom que dá aula particular? (seria a nossa preferência)

Tem que ter IELTS ou isso seria um plus somente?

Eu trabalhei pouco tempo na minha área e estou há quase 3anos sem trabalhar…acham que isso é um problema pra conseguir o CSQ?

Meu marido já tem uma carreira mais consolidada. É desenvolvedor Web há anos mas tem diploma de tecnólogo (curso de 2 anos) adquirido em 2003. O curso que ele fez é de Gestão de Ambientes Internet e Redes de Computadores (Profissional em Suporte de Informática)
      http://www.uninove.br/Paginas/ShowGraduacao.aspx?SEQ=59

Também não sabe francês e tem inglês básico, mas está super disposto a aprender as duas línguas, principalmente o francês. Estamos apanhando um pouco pra saber a que formação de Québec a formação dele equivaleria. Preciso saber se damos início a todo o processo colocando ele como requerente principal ou eu. O que teria maior chance de conseguir? Alguém pode me ajudar?

No Processo Federal tem que apresentar carteirinha de vacinação? Alguém sabe me informar se existe alguma vacinação obrigatória pra que os filhos possam frequentar as escolas de Québec?

Toda a documentação deve ser enviada em francês? Traduzida por um tradutor juramentado?

Gente, eu escrevo pra caramba…me desculpem pelo texto grande…eu penso em fazer um texto pequeno e quando vejo já tá enorrrrmeee (vou tentar me policiar, rs) :mrgreen:

bjos,
      Mari Brito

ana
      Participante

Oi Mari,
      seja bem vinda ira encontrar muita informação aqui, tb sou enfermeira sou de Sampa mas estou de ferias no Rio e ja estou no fim do processo, de qual cidade vc e? tem grupos na maioria das cidades brasileiras onde vc pode conhecer pessoas, outra dica tb e a comunidade do orkut enfermagem no canada.
      muito boa sorte no processo,
      ANA

romulo
      Participante

Oi Mari! Eu também sou novo e estou começando o processo. Eu sou dentista. Você como enfermeira e com filhos, acredite! O Québec é seu!

Abraço,

Carlos_Santos
      Participante

Ola Mari,

seja bem vinda ao nosso forum.

Para colegas como você (mesma disse ” perdida”) eu criei este topico aqui:

QUER VIR PARA O QUÉBEC? PRIMEIROS PASSOS À SEGUIR..
      http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/2/4189.html?Itemid=0

@familia_brito wrote:

semana passada (semana do Natal) eu recebi um e-mail de uma associação de enfermeiros com um link para esta notícia:
      http://eptv.globo.com/campinas/empregos/NOT,1,1,385755,Programa+de+imigracao+do+Quebec+Canada+abre+vagas+para+enfermeiros.aspx

esta noticia vc enontrara aqui no forum também e neste topico vc encontrara mais informacoes sobre sua profissao:

ENFERMAGEM
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/31/8.html?start=15

@familia_brito wrote:

…Opa! Especialmente bem-vindos? Maravilha! Mas alguém pode me explicar por que? Ter filhos influencia na pontuação, será?

Sim, ter filhos ajuda pois traz mais pontos no processo. Que tenho certeza vc lera mais sobre ele no primeiro topico que indiquei acima ;-)

@familia_brito wrote:

Eu não sei nada de francês, mas posso aprender

isso nao tem jeito. Vai ter mesmo que aprender e PROVAR também.

Veja os topicos:

Mudanças no processo de imigração Québec 2012-2015
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/16/4389.html?start=30

Exames TOEIC / DELF/ DALF 2012
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/16/4869.html

@familia_brito wrote:

….Alguém sabe me explicar se eu tenho que realmente saber o francês ou se, como diz na matéria, basta ter vontade de aprender e fazer o curso no Québec???

aqui vc pode fazer, mas precisa primeiro fazer no teste acima indicado e depois de aqui chegar pode fazer quantos cursos desejar ou precisar!

@familia_brito wrote:

…vi uma porção de testes de francês: TEF, TEFAQ, TCF (até 6), TCFQ, DELF e DALF… qual é mais indicado pra conseguir pontuação pelas competências linguísticas?

Esta indicado no link acima!

@familia_brito wrote:

….. Alguém conhece esse instituto e sabe se realmente é bom?

Nao conheco!

@familia_brito wrote:

….acham que com o intermediário dá pra encarar a entrevista numa boa?

depende de como vc aprende e absorve o seu curso. Com 150 horas eles consideram intermediario, mas se vc nao faz muito esforco de ler e tentar ler e falar, isso nao ajuda muito. É preciso se comunicar, principalmente na sua profissao, nao acha?

como tratar uma pessoa sem entender o que ela esta te dizendo?

@familia_brito wrote:

Alguém conhece um professor bom que dá aula particular? (seria a nossa preferência)

sempre tem dicas aqui no grupo, dadas por quem se serviu dos servicos de alguém.

@familia_brito wrote:

Tem que ter IELTS ou isso seria um plus somente?

veja a lista de testes de conhecimento linguistico no topico acima indicado!

@familia_brito wrote:

…Eu trabalhei pouco tempo na minha área e estou há quase 3anos sem trabalhar…acham que isso é um problema pra conseguir o CSQ?

faca o teste online e veja os seus pontos. O link do teste online esta indicado acima no primeiro topico que menciono!

@familia_brito wrote:

Meu marido já tem uma carreira mais consolidada. É desenvolvedor Web….

ele tendo um bom frances nao faltara emprego ;-)

sou da area de TI e aqui tem muita informacao para ele pesquisar!

@familia_brito wrote:

…. Preciso saber se damos início a todo o processo colocando ele como requerente principal ou eu. O que teria maior chance de conseguir? Alguém pode me ajudar?

coloque ele como principal no teste online e veja. Depois faca com você e veja quem da mais pontos!

Existe uma lista de profissoes em demanda e aonde o processo corre mais rapido. Acho que é o seu caso, mas precisa ler com mais calma sobre esta lista de profissoes priorizadas.

Veja aqui um depoimento disto:

Notre sondage de 4 questions
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/4907.html?start=15

@familia_brito wrote:

No Processo Federal tem que apresentar carteirinha de vacinação? Alguém sabe me informar se existe alguma vacinação obrigatória pra que os filhos possam frequentar as escolas de Québec?

isso é para depois de obter o CSQ e melhor ler o passo a passo com calma no link abaixo:

http://www.brasilquebec.com/imigrar/item/imigrar-para-o-quebec-passo-a-passo-parte1.html

@familia_brito wrote:

Toda a documentação deve ser enviada em francês? Traduzida por um tradutor juramentado?

leia mais no passo a passo. Na parte federal do processo é que houve uma serie de mudancas, veja aqui mais detalhes:

NOVAS REGRAS? TODO PEDIDO DEVE SER ENVIADO PARA CIO SYDNEY?http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/23/4859.html

TRADUÇÃO JURAMENTADA – PARTE FEDERAL
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/3/4910.html

Boa leitura!

familia_brito
      Participante

Obrigada pelas respostas!

Li todos os links, fiz a avaliação preliminar de imigração, entrei na comunidade do orkut, e…

surgiram novas dúvidas! (na verdade to um pouco mais confusa, rs)

onde vocês estão achando a pontuação do teste??? eu faço e só diz que eu passei…(a perdida)

escolas: nossa, como tem escola de francês fazendo propaganda de orientção para imigração do Québec! Achei várias! Sempre foi assim??? AF caríssima, Jesus!!! Mas como saber se as outras são boas???

Liguei numa outra escola de francês e me disseram que além do TCF-Q ainda temos que comprovar as 150 horas de aula…isso procede?

emprego atual: como eu disse, não estou trabalhando no momento…mas tenho a experiência exigida…isso é um problema pra se conseguir o CSQ?

Conta conjunta…vou casar no civil com meu marido (por enquanto só moramos juntos), isso já era um plano nosso. Depois pretendemos abrir uma conta conjunta. Isso serviria pra comprovar a autonomia financeira?

Pretendemos já abrir uma conta num banco que tenha agência em Québec pra facilitar as coisas. Vi muita gente falando do HSBC e de mais nenhum outro… no entanto, pesquisando descobri que o Citi Bank também tem em Montreal. Existe mais algum banco? Algum deles possui mais vantagens? (as do HSBC eu já li sobre…aliás, o que é NAS?)

“cópia do livreto de família, se for o caso;” – what is this???

Pelo que tenho lido, a Cidade de Québec tem bastante vaga pra TI (a área do meu marido…ele trabalha com share point e .NET, não entendo disso) mas temos nos simpatizado muito com Laval pelos mesmos motivos da maioria: cidade mais tranquila, porém de fácil acesso a Montreal. Onde podemos pesquisar sobre as ofertas de emprego na nossa área (TI e Enfermagem) pra decidir qual seria a melhor cidade pra nós?

Para os enfemeiros: alguém sabe me dizer se conta ponto estar com o COREN em dia e cadastrado no OIIQ? Tenho que validar o diploma e ter permissão de trabalho antes do CSQ? Achei as informações na comunidade do orkut um pouco confusas…não entendi se isso pode ser feito depois de estar no Québec…

Na entrevista só o requerente principal fala? Leva-se os filhos junto? Vi um casal que criou uma pasta com um Dossier sobre o Canadá pra mostrar na entrevista. Depois li que alguns não precisam de entrevista e são avaliados por Dossier, aí fiquei confusa.

{confusão é meu sobrenome)

RonaldoMaciel
      Participante

escolas: nossa, como tem escola de francês fazendo propaganda de orientção para imigração do Québec! Achei várias! Sempre foi assim??? AF caríssima, Jesus!!! Mas como saber se as outras são boas???

Essa dúvida é difícil de responder pois cada pessoa acha um método de ensino bom, ou gosta do ambiente da escola, ou do professor. Isso vai depender de vc mesma. Conheço uma escola em Curitiba que se chama Centre Québec e é muito boa. Em São Paulo existe a École Québec. Para outras regióes do país, tente ver nos tópicos sobre idioma que deve ter uma resposta. Muitas pessoas estudam nas AF pois existe a vantagem de se pedir um reembolso dos valores pagos depois que vc chega no Québec mas há muitas outras escolas com foco na imigração que são muito boas também. Dê uma olhada, tente fazer aulas experimentais, converse com outras pessoas.

Conta conjunta…vou casar no civil com meu marido (por enquanto só moramos juntos), isso já era um plano nosso. Depois pretendemos abrir uma conta conjunta. Isso serviria pra comprovar a autonomia financeira?

A certidão de casamento prova já o casamento, não havendo necessidade de outros documentos. Se for a união estável, que outros documentos como contas conjuntas, comprovantes de endereço etc podem ser necessários.

Pretendemos já abrir uma conta num banco que tenha agência em Québec pra facilitar as coisas. Vi muita gente falando do HSBC e de mais nenhum outro… no entanto, pesquisando descobri que o Citi Bank também tem em Montreal. Existe mais algum banco? Algum deles possui mais vantagens? (as do HSBC eu já li sobre…aliás, o que é NAS?)

O que vejo a maioria das pessoas fazendo é abrir a conta no HSBC que é de longe o mais cômodo e facilita as transferências para o Brasil ou do Brasil para o Canadá. Porém muitos chegam aqui e abrem uma conta num banco que parece não ser muito difícil. Porém vc pode ter algumas dificuldades para conseguir um cartão de crédito pois nào tera histórico aqui. O NAS é o Numéro d’Assurance Sociale, seria equivalente ao nosso CPF no Brasil, vc terá um somente depois de desembarcar aqui no Québec.

Na entrevista só o requerente principal fala? Leva-se os filhos junto? Vi um casal que criou uma pasta com um Dossier sobre o Canadá pra mostrar na entrevista. Depois li que alguns não precisam de entrevista e são avaliados por Dossier, aí fiquei confusa.

Ambos falam na entrevista, mas o foco é mais para o principal. Os filhos não devem ser levados. A maioria das pessoas faz entrevista para que os oficiais confirmem algum ponto ou verifiquem o nível do francês por exemplo. Mas não se esqueça que a seleçào é feita com base num sistema de pontuação e se seus pontos forem inequívocos e não deixarem margem para dúvida, vc poderá conseguir seu CSQ sem a entrevista. Um exemplo é vc mostrar o resultado de um exame de francês reconhecido internacionalmente que mostra o seu nível.

Sobre os outros pontos, deixarei outros colegas te ajudar mas acredito que vc achará as respostas em outros tópicos da comunidade ou em blogs na internet. Boa sorte.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

zaniratto
      Participante

Uma dica para aula que você pode verificar de sua casa é o site http://www.franceszero.com.br, lá você tem umas aulas grátis para conhecer e se depois quiser continuar paga um valor (se não mudou R$ 120,00 +-) para usar durante um ano. Como não conhecia nada de francês estou gostando muito do método e o ritimo do aprendizado é do próprio aluno. Acho que é uma boa maneira de começar.

Espero ter ajudado

ricmacola@hotmail.com
      Participante

Muito Obrigado Filipevsm,

Realmente eu ja sei que minha profissao nao seria muit bem recebida, mas lhe agradeco a atencao dispensada de sua parte. Estou em busca de informacoes. Ja li varios formularios de imigracao para o quebec, estou tentando me situar. Essa questao da traducao, eu estou querendo saber se devo enviar para Sao Paulo ja tudo traduzido.

Mas muito obrigado pela atencao novamente!

familia_brito
      Participante

obrigada pelos esclarecimentos e pelas dicas, estou acatando e lendo muito.

achei a pontuação…é do MICC né… jajá eu pego no tranco, tá quase!

Mas tem uma dúvida que não achei em lugar algum…restrição no nome…alguém sabe se isso é um problema pra conseguir o CSQ? :oops:

Carlos_Santos
      Participante

Ola,

@familia_brito wrote:

…Li todos os links,….surgiram novas dúvidas!

tenho a ligeira impressao que vc so segui o primeiro link indicado e nao fez o que estava escrito nele, principalmente esta parte aqui:

“…Se até agora vc ainda esta interessado em continuar, ai sugiro que explore a CBQ, lendo os forum, comecando por:

– Avisos, Regras e Dicas da CBQ –
      – Apresente-se!!!
      – Ajuda sobre nossos recursos
      – Encontros
      – ……..

estou errado? :roll:

Atenciosamente

familia_brito
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

estou errado? :roll:

Está sim…na verdade quando eu postei o post referente ao seu quote realmente não havia lido o fórum todo (como ainda não li) mas já fui atrás das minhas dúvidas, como pode ser observado no meu post anterior ao seu.

Mas de repente eu é que não entendi a que se refere, Carlos_Santos.

Se for em relação aos pontos de interrogação, eu já havia lido as regras do fórum, mas relendo meu post realmente usei mais pontos de interrogação do que o permitido e não me dei conta disso. Me desculpe. Será que eu estava sendo ignorada por conta disso e nem percebi? Vou tentar me policiar. É que às vezes levo um dia inteiro pra conseguir postar, vou escrevendo aos poucos pois faço mil coisas ao mesmo tempo e me escapou esse vício de escrita, Mas vou tentar me lembrar dessa regra. (reticências pode?)

Algumas perguntas minhas foram feitas aqui porque eu procurei a resposta por todo o fórum e não encontrei. Tenho buscado através de palavras-chave no “search”… um exemplo disso foi o caso da minha última pergunta sobre restrição no nome…outras encontrei tópicos sobre o assunto, mas que não esclarecem minhas dúvidas que são muito pontuais…foi o caso da conta conjunta…outras vezes acredito que até poderia achar a resposta, por exemplo em relação a ordem de enfermeiros, mas a maioria são links em francês.

Acredito que a maioria das informações está nos sites oficiais…é uma pena que ao jogar no google translator muitos trechos ficam sem sentido. Pelo visto precisarei fazer o curso de francês antes pra depois saber se vale a pena me preparar para o processo imigratório ou não. Ainda bem que conhecimento nunca é perda de tempo.

Grata a todos que quiseram me ajudar.

Filipevsm
      Participante

Mari, vou tentar te ajudar, apesar de estes pontos não serem algo no qual já passei (mas li bastante sobre no fórum).

Não entendi bem sua pergunta quanto à restrição do nome. Você diz quanto à ter nome sujo? Se sim, isto pode ser um problema sim, inclusive ter processos judiciais em andamento. Você precisa estar pronta para sair do Brasil sem pendências, mas isto no momento que aplicar para o processo.

Para comprovar sua autonomia financeira, falando de processo de imigração, basta você preencher um formulário (específico pra isto, e disponível no site do BIQ) informando que: no momento em que você receber o visto e embarcar para o Canadá, você terá valores mínimos para se manter pelos primeiros meses (valor este também especificado no Guia de Imigração Oficial). Assim você se compromete legalmente a ter esse valor mínimo no momento da chegada.

familia_brito
      Participante

Oi Filipe! Obrigada pela resposta.

Foi isso mesmo que eu quis dizer, nome sujo (vergonha, rs). Vou regular essa pendência. Minha intenção é de limpar o nome, me casar no civil (que já era um plano independente da imigração) e abrir uma conta conjunta com meu marido. Daí tem essa estória toda do HSBC Premier que li aqui no fórum ter que comprovar renda de 7mil ou ter 50mil aplicados. Se for isso mesmo, vamos tentar abrir essa conta pra facilitar as coisas quando chegarmos lá.

A idéia da conta conjunta é porque sou o requerente principal por ser enfermeira, mas estou sem trabalhar há 3 anos. Então pensamos nessa maneira de eu comprovar autonomia financeira.

riprosperite
      Participante

Olá Mari,

Em primeiro lugar, bem vinda e boa sorte no processo ! :wink:

Qto a sua ultima pergunta …

Mas tem uma dúvida que não achei em lugar algum…restrição no nome…alguém sabe se isso é um problema pra conseguir o CSQ?

Na minha experiencia propria ter restrição no nome NÃO interferil em NADA conseguirmos o nosso CSQ, que já o temos em mãos a alguns meses e agora aguardamos na etapa federal.

Espero ter ajudado.

:!: Gostaria somente de colocar um ponto que EU acredito ser muito valido, eu acredito que nesse processo não existe uma verdade absoluta, acho que cada caso é um caso e a analise de cada dossie é muito particular, assim como o perfil de cada aplicante, portanto não acho interessante vc seguir o que está lendo aqui ou em qualquer outro lugar como REGRA e sim o importante é usar como um GUIA para te ajudar.

Abs e tudo de bom. :wink:

familia_brito
      Participante

Obrigada pelas dicas! Estou ponderando sobre tudo. :)

Fabio.Zaidan
      Participante

Olá, bem vinda a comunidade e a escolha certa pra sua vida, ainda mais quando se tem filhos, tb sou enfermeira, tenho uma filha e já estamos na etapa federal do processo de imigração…. acredite, vc tem grande chance de correr com o processo bem rápido, o meu, em apenas 44 dias de provincial recebemos o CSQ em casa sem entrevista… vá em frente e boa sorte…. se quiser contato, ou me adicionar, a gente pode trocar e-mail. Na comunidade está assinado no nome de meu esposo, mas sou eu que estou escrevendo, abraços. Fábia

eacampos
      Participante

@Fabio.Zaidan wrote:

Olá, bem vinda a comunidade e a escolha certa pra sua vida, ainda mais quando se tem filhos, tb sou enfermeira, tenho uma filha e já estamos na etapa federal do processo de imigração…. acredite, vc tem grande chance de correr com o processo bem rápido, o meu, em apenas 44 dias de provincial recebemos o CSQ em casa sem entrevista… vá em frente e boa sorte…. se quiser contato, ou me adicionar, a gente pode trocar e-mail. Na comunidade está assinado no nome de meu esposo, mas sou eu que estou escrevendo, abraços. Fábia

Oi Fábia !!!

44 diasss ??? Poxa ! Que ótimo ! Minha esposa é enfermeira, mas mandamos nossa documentação nesse intervalo de mudança do processo. :bangwall:

Entao recebemos a carta pedindo o teste de idioma ou um formulário informando que não temos estes testes. Mas vamos fazer esta prova em Março e enviar logo.

Vamos mantendo contato. QUanto mais enfermeiras trocando idéias melhor. Tem um blog de uma enfeira que está fazendo todo processo junto a OIIQ e tem outra aqui da CBQ que sempre manda otimas informações gabi-infirmière

Abraços e Boa sorte !!

Eduardo

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.