Família indo pro Québec!

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Família indo pro Québec!

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
      DJM
      Participante

Olá!
      Somos uma família em busca de mais qualidade de vida. Eu sou biomédica e meu marido psicólogo de formação e pesquisador de profissão. Moramos em São Paulo, e temos um filho de 5 anos e meio, que é a nossa maior motivação pra enfrentar essa espera toda.
      Já temos o CSQ em mãos, somos de novembro/11. Agora aguardamos essa longa espera do federal…
      Há tempos acompanhamos o site brasilquebec.com, que vem nos ajudando muito! Agora decidimos nos cadastrar, para poder compartilhar informações com os colegas.
      Boa sorte a todos nós!

SANDROMS
      Participante

Sejam bem vindos. Que o planos de vocês deem certo e que a espera acabe logo.

Essa questão de filhos em idade escolar é preocupante, mas acredito que vocês consigam chegar aqui antes dele entrar na 1a série, que pelas minhas contas seria em setembro de 2013. Mas se ele puder fazer pelo menos parte do maternal aqui será muito bom para ele.

Quando viemos, em 2009, minha filha tinha quase 5 anos. E ela se adaptou bem. Foi bom ela ter entrado na escola antes da alfabetização, facilitou muito o stress da adaptação ao francês. Falando nisso, como está o francês do baixinho?

DJM
      Participante

Oi Sandro!
      Muito obrigada!
      Fico feliz em ver que deu certo com vocês! Aliás, eu não sabia que ele poderia entrar no maternal enquanto espera pelo primário… Fico feliz em saber disso, pois ainda que saibamos que crianças se adaptam muito rapidamente, sempre nos preocupamos em fazer o que estiver em nosso alcance para que essa fase seja o mais suave possível pra eles… :) Mas isso é possível mesmo em escolas públicas?
      O francês do meu menino é quase zero, mas ele já identifica algumas palavras. Ele tem muito interesse em falar outras línguas, e ultimamente pegou gosto pelo programa “têtes à calques” rssss…. Não entende quase nada, mas se diverte! E o que consigo entender vou repetindo pra ele, em francês e português.
      E sua filha, tem quantos anos agora?
      Obrigada pela receptividade, Sandro!
      Abraço,
      DJM

SANDROMS
      Participante

As escolas públicas são muito mais preparadas para receber crianças imigrantes do que as escolas particulares. Para os mais velhos existem classes de accueil, onde primeiro o aluno aprende o francês para depois entrar na classe regular. No maternal ou no 1o ano, os imigrantes são colocados juntos, pois todos ainda estão na fase de alfabetização, precisando, o seu filho terá aulas de reforço do francês.

O maternal é parte do ensino primário (seria o antigo pré do Brasil). Portanto se vocês chegarem antes de de setembro de 2013, você pode colocar seu filho imediatamente na escola.

Aproveite a “espera” e coloque ele numa aulinha de francês, ou dê um software do tipo Rose Stone para ele “brincar”. O ideal é que chegue entendendo pelo o básico do que a professora fala e sabendo falar o mínimo como: seu nome, pedir para ir ao banheiro ou dizer que está doente ou não se sente bem. Até por questão de segurança. Nome de cores e formas, também ajudam na adaptação.

DJM
      Participante

@SANDROMS wrote:

As escolas públicas são muito mais preparadas para receber crianças imigrantes do que as escolas particulares. Para os mais velhos existem classes de accueil, onde primeiro o aluno aprende o francês para depois entrar na classe regular. No maternal ou no 1o ano, os imigrantes são colocados juntos, pois todos ainda estão na fase de alfabetização, precisando, o seu filho terá aulas de reforço do francês.

O maternal é parte do ensino primário (seria o antigo pré do Brasil). Portanto se vocês chegarem antes de de setembro de 2013, você pode colocar seu filho imediatamente na escola.

Aproveite a “espera” e coloque ele numa aulinha de francês, ou dê um software do tipo Rose Stone para ele “brincar”. O ideal é que chegue entendendo pelo o básico do que a professora fala e sabendo falar o mínimo como: seu nome, pedir para ir ao banheiro ou dizer que está doente ou não se sente bem. Até por questão de segurança. Nome de cores e formas, também ajudam na adaptação.

Fico mais tranquila sabendo que é possível matriculá-lo aí antes!
      Muito obrigada ´pelas dicas! Vou me informar sobre esse software. Meu marido fará uma rápida viagem ao Québec, verei se ele também traz alguns materiais infantis daí.
      Abraço!

Carlos_Santos
      Participante

Sejam bem vindos ao nosso forum DJM,

conheco uma colega do forum que chegou aqui com filho pequeno e sem o status de RP e com o CSQ em maos.

Vou pedir a ela para vir aqui e escrever a experiencia dela ;-)

Atenciosamente

tmeza
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

Sejam bem vindos ao nosso forum DJM,

conheco uma colega do forum que chegou aqui com filho pequeno e sem o status de RP e com o CSQ em maos.

Vou pedir a ela para vir aqui e escrever a experiencia dela ;-)

Então! Carlos vou dar meu parecer.

Eu vim para cá com o CSQ e meu processo estava em andamento,o que eu vou te passar de informações são reais. Não sei exatamente quando vc está querendo vir, porém se vc vier agora.
      1- Seu filho ainda não tem 6 anos, sendo assim ele não pode ir para uma escola pública, terá que ficar em garderie. Para garderie não sei como funciona, mas acredito que é só pagar e não tem problema nenhum.
      2 – Se vc vier quando seu filho tiver mais que 6 anos, idade para entrar na escola pública (leia-se pública para residentes permanentes, cidadão canadense e acredito que para refugiado, não é para quem vem com visto de turista) ele poderá estudar PORÉM, vc terá que pagar mais de 5mil dólares pelo ano letivo. O que acontece é que vc estando no processo,PODE SER, isso vai depeder da comissão escolar, PODE SER repito que vc tenha que pagar apenas $500 dolares (com uma dívida com a comissão escolar) aguardando a finalização do seu processo. PORÉM se seu visto não sair até o fim do ano letivo em vigor, você TERÁ que pagar os 5 mil dolares para comissão escolar ou senão você terá uma dívida com o governo e isso não é nem um pouco legal.
      3 – Quanto as escolas particulares, até onde eu sei para entrar nelas a criança precisa estar dominando o idioma da escola, as únicas escolas que tem accueil são as públicas. A classe de accueil é muito mais que ensinar o seu filho o francês, pois essa mudança enorme tem que ser feita com prudëncia, são muitas mudanças que as vezes as crianças não conseguem lidar bem com isso, então essa classe serve não só para ensinar a criança o idioma, como fazer seu filho aos poucos ir se adaptando ao novo estilo de vida.
      4 – Lembre-se que para vir antes, você deve estar MUUUUITO preparada financeiramente para pagar por isso. O seu visto pode sair amanhã ou pode levar um tempo indeterminado você não sabe e o stress dessa dúvida é grande, você deve pesar para saber se vale mesmo a pena vir antes. Eu estou falando isso para você com propriedade, pois cheguei a ficar doente devido a demora do nosso visto. A estadia é cara, você tem real e aqui é dolar ou seja seu dinheiro vale menos que a metade. Se você fez seu orçamento, viu que tudo bem e não tem problema eu acho que vale a pena, desde que claro, você esteja preparada para isso.
      Desejo a vocês uma boa sorte! Boa mudança e Feliz nova vida no Canada.

SANDROMS
      Participante

@tmeza wrote:

1- Seu filho ainda não tem 6 anos, sendo assim ele não pode ir para uma escola pública, terá que ficar em garderie. Para garderie não sei como funciona, mas acredito que é só pagar e não tem problema nenhum.

Desculpe, mas isso que você falou não procede, se a criança faz 6 anos até 30 de setembro do ano seguinte, ela já entra no maternal da escola pública. Portanto ela entra com 5 anos. Se o filho deles já tem cinco anos e meio, significa que fará 6 antes de setembro de 2013, então se eles já estivessem no Quebec, o filho estaria na escola pública cursando o maternal. Não acredito que alguma garderie vai aceitar uma criança de 5 para 6 anos.

DJM
      Participante

Olá!
      Muito obrigada, Carlos, Tmeza e Sandroms pelas respostas!
      Realmente a parte financeira pesa muito, e estamos tentando nos organizar para sofrermos o menos possível com isso. Mas pagar uma escola particular já sai de nossos orçamentos…
      Meu filho completará 6 anos em fevereiro/13, e pretendemos viajar entre maio e junho/13. Pelo andamento dos processos, acredito que lá por agosto já tenhamos nossa RP em mãos… Mas como isso é muito subjetivo, avaliaremos o andamento dos processos do pessoal e, se necessário, viajaremos em julho, quando acredito serem as férias escolares por aí, não?
      A possibilidade dele já ingressar num maternal me aliviou bastante… Vendo a experiência de vocês, tentarei entrar em contato com as comissões escolares e verificar as opções que teremos.
      Assim que eu tiver alguma resposta sobre isso, postarei aqui, pois pode ser a dúvida de mais gente.
      Agradeço muito a ajuda de vocês!
      Abraço,
      DJM.

Carlos_Santos
      Participante

@DJM wrote:

….se necessário, viajaremos em julho, quando acredito serem as férias escolares por aí, não?

sim, estaremos em plena férias de verao, final de junho, julho até o final de agosto, quando as escolas recomecam, geralmente.

Os calendarios escolares normalmente estao nos sites das comissoes escolares e podem variar (ligeriramente) de uma para outra!

Bem vindos à CBQ! Boa continuaçao no processo!

La belle province vous attend! :)

http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

DJM
      Participante

@bbertelli wrote:

Bem vindos à CBQ! Boa continuaçao no processo!

La belle province vous attend! :)

Merci!!!

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.