Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Universidades › Faculdade e curso técnico
- Este tópico contém 24 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por FelipeCaina.
-
AutorPosts
-
-
1 de julho de 2012 às 02:10 #8208RicardoOMParticipante
Olá. Acabarei o ensino médio em 2013 e tenho fortíssimas intenções de imigrar para o québec. Já cursei um nível completo de aula de francês e vou continuar cursando.
Bom, ouvi dizer q no quebéc as faculdades são todas particulares porém subsidiadas pelo estado, o que as torna bem baratas(acho q 2 mil dólares por ano). Mas para estudantes estrangeiros o preço muda. PERGUNTAS
1-A diferença do valor da faculdade para estrangeiros é grotesca ou nada de mais?
2-Poderia ir para o québec com visto de turista e ingressar em uma faculdade lá?
3-Seria melhor ingressar em uma faculdade no quebec como estrangeiro ou imigrar para o québec e conseguir um visto de cidadão antes de ingressar em uma faculdade.
4-Como funciona o sistema de admissão em faculdades? Há alguma espécie de vestibular?
5-Também ouvi sobre os cursos técnicos, estrangeiros podem fazer? É caro?*Lembrando que ainda não escolhi o que vou cursar, apenas tenho em mente Ciência da computação, medicina ou biologia.
-
1 de julho de 2012 às 03:18 #54838gabi-infirmiereParticipante
Oi Ricardo,
O processo de imigraçao, na configuraçao atual, prioriza profissionais ja prontos para o mercado de trabalho. As regras mudaram recentemente, ha determinadas profissoes prioritarias, outras que sao aceitas seguindo determinados critérios e muitas que nao entram nas listas. Este forum prioritariamente discute este tipo de imigrante, nao sao muitos os que planejam vir ao QC com visto de estudantes por aqui …
Possuindo apenas o ensino médio, você nao é admissivel ao processo de imigraçao nos moldes atuais (que como dito, visa trabalhadores qualificados cujas profissoes estao em demanda)Para vir como estudante estrangeiro, os custos sao quase 10x mais caros do que para os locais.
O esquema educacional também é diferente – ao finalizar o ensino médio (=secundario) o estudante quebeca ira para o CEGEP, e podera escolher uma formaçao técnica (3 anos) ou pré-universitaria (2 anos). Concluida esta primeira etapa, pode-se ir para o mercado de trabalho ou prosseguir os estudos na universidade.Nao existe a possibilidade de vir com visto de turista e ser admitido num curso regular. Para estudar, o visto é o de estudante.
As admissoes universitarias dependem de alguns fatores , entre eles o desempenho no CEGEP (=notas, atividades cientificas, atividades para-escolares, letras de recomendaçao) …nao existe vestibular. Alguns cursos possuem numeros limitados de vagas, entao os critérios de admissao podem ser bem simples ou bem dificeis (=medicina)
Estrangeiros podem fazer os cursos CEGEP (equivalente a um tecnologo no BR) ou cursos universitarios. Existe o programa do CEGEP international e maiores informaçoes você pode pesquisar via = http://www.ee.cegepinternational.qc.ca/fr/idlr
Suas areas de interesse vao da agua pro vinho, os pré-requisitos de admissao universitaria variam bastante.
Para uma ideia, tomando por base os preços da Université de Montréal, primeiro ciclo, POR CRÉDITO =
estudante local (quebeca) = 72,26$
estudante canadense nao residente no QC = 195,27$
estudante internacional = 485,39$, 541,98$ ou 639,97$ (dependendo da area de estudo)
maiores infos = http://www.etudes.umontreal.ca/payer-etudes/droit-scolarite.htmlbonne chance
-
1 de julho de 2012 às 06:11 #54840Helen HartungParticipante
Gabi do céu, assim que eu botar o pé no Canadá vou lá em Québec (ville) pra te conhecer! Vc sabe tudo!
Admiro muito sua boa vontade e seu conhecimento!
:clap: :bow: :bow: :bow: :clap:
beijos! -
1 de julho de 2012 às 14:25 #54846gabi-infirmiereParticipante
Helen, é o basico, né? Ajudar um pouquinho so para desembaraçar os nos …
e quase 5 anos que estou aqui, o fator adaptabilidade ja esta nota 10 :-)
E volto aos estudos, entao estou familiarizada com os processos de admissao nas universidades ……………Happy Canada Day!!!! :bigups: :bigups: :bigups: :bigups: :bigups:
-
1 de julho de 2012 às 15:48 #54847RicardoOMParticipante
Obrigado pela atenção! Acho que o jeito mesmo é fazer um curso técnico no québec.
Cheguei a ir em uma palestra do programa de imigração e me interessei mais ainda, mas agora vi que não conseguirei imigrar pelo programa.
Desculpe pela minha indecisão das disciplinas , mas é natural!
E só mais uma perguntinha:
É possível trabalhar e fazer o CEGEP ao mesmo tempo? E depois de concluir o curso técnico, eu poderia trabalhar e conseguir um visto de trabalho(se é que existe)? -
1 de julho de 2012 às 16:13 #54848gabi-infirmiereParticipante
@RicardoOM wrote:
Obrigado pela atenção! Acho que o jeito mesmo é fazer um curso técnico no québec.
Cheguei a ir em uma palestra do programa de imigração e me interessei mais ainda, mas agora vi que não conseguirei imigrar pelo programa.
Desculpe pela minha indecisão das disciplinas , mas é natural!
E só mais uma perguntinha:
É possível trabalhar e fazer o CEGEP ao mesmo tempo? E depois de concluir o curso técnico, eu poderia trabalhar e conseguir um visto de trabalho(se é que existe)?Se você vier como estudante estrangeiro, via cegep international,quando você finalizar o curso podera pleitear a imigraçao via programme de l’expérience québécoise, se ainda seguir os mesmos moldes de hoje =
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/etudiants/demeurer-quebec/demande-csq/etudiants-peq/diplome-admissible.htmlPara outras informaçoes sobre o cegep international, veja o site do programa , em português =
http://ee.cegepinternational.qc.ca/ptPara um estudante estrangeiro, os custos anuais sao aproximadamente 30mil dolares, segundo o site =
solicitar o CAQ* – 104 $ (*este valor nao inclui as traduçoes de documentos nem processos legais no Brasil)
permis de séjour* – 125$ (*este valor nao inclui o bilhete de aviao)
seguro saude – 600$
taxas de estudo – entre 9,8mil a 15,3mil
taxas diversas acadêmicas – 400$
livros 450$
moradia 4800$ (baseado na tarifa minima de logement a 350$ por mês)
alimentaçao – 3640$ (70$ por semana)
roupa de inverno – 550$
transport 325$ (variavel)
diversos 700$ (telefone, internet, alguns utensilios ..)
atividades sociais e esportivas 1500$ (cinemas, museus, saidas …)os programas CEGEP duram 3 anos, entao os custos serao de aproximadamente 90mil dolares.
Para trabalhar durante o periodo de estudos é algo complicado, pois o esquema educacional aqui é 15% dado em sala de aula e 85% estudado em casa. Um estudante dedicado deve contar 2h extras de estudo para cada hora de aula formal.
As regras para conciliar estudo e trabalho =
http://www.cic.gc.ca/francais/etudier/travailler.asp
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/etudiants/informer/travailler-etudes/index.htmlboa leitura.
-
1 de julho de 2012 às 20:06 #54849RicardoOMParticipante
Agora fiquei encucado. Se nao posso trabalhar enquanto cursar, nao tenho condiçoes pra me sustentar la mesmo com o auxilio financeiro oferecido. Talvez teria condicoes de viver assim por um ano, mas nada mais. Nao encontro alternativas que me permitam ir para quebec de forma rapida e acessivel. Se nao for pedir de mais, voce teria uma sugestao para o meu caso?
-
1 de julho de 2012 às 21:04 #54852gabi-infirmiereParticipante
@RicardoOM wrote:
Agora fiquei encucado. Se nao posso trabalhar enquanto cursar, nao tenho condiçoes pra me sustentar la mesmo com o auxilio financeiro oferecido. Talvez teria condicoes de viver assim por um ano, mas nada mais. Nao encontro alternativas que me permitam ir para quebec de forma rapida e acessivel. Se nao for pedir de mais, voce teria uma sugestao para o meu caso?
Você so podera trabalhar até 20h por semana durante o ano letivo, tera um salario mensal inferior às necessidades de subsistência, é mais um complemento. Nas férias podera trabalhar a trempo completo, fazendo um *pé de meia*
SE tiver um curriculo acadêmico muito bom (*nota 10*) podera pleitear a bolsa de excelência, mas ja devera estar inscrito.
http://ee.cegepinternational.qc.ca/pt/auxilios-financeiros-
O investimento como estudante estrangeiro é realmente muito alto.
Opçoes, que eu vejo =
1) se tiver um dossiê acadêmico *nota 10*, se inscrever num CEGEP e tentar obter a bolsa e a isençao de taxas escolares (acredito que se o CEGEP escolhido for em région TALVEZ esta etapa seja mais facil, mas dependera de seu dosiê escolar)2) se for um dossiê mediano, reduzir ao maximo os custos (co-locaçao a baixo custo; alimentaçao via bancos alimentares; roupas e artigos escolares de segunda mao, etc) e trabalhar as 20h por semana, sabendo que tera uma vida CEGEP-trabalho-casa (o que pode ser muito estressante e frustrante). Trabalhar durante as férias para poder ter uma reserva $
3) ainda se tiver um dossiê mediano = contar com o apoio da familia, fazer uma *coleta de fundos pré viagem* e chegar aqui com uma reserva que te permita estudar e trabalhar umas 10h por semana, tendo um pouco mais de qualidade de vida no primeiro ano. Dedicar-se durante esse primeiro ano para transformar seu dossiê mediano em algo *A+* e poder aplicar para a bolsa de excelência nos anos subsequentes. Trabalhar durante as férias para ter uma reserva $
4) continuar estudando francês, acompanhar o andamento das politicas de imigraçao, matricular-se num curso tecnologo ou superior ainda no Brasil que seja compativel com suas areas de interesse e também esteja na lista de prioridades e ao terminar a graduaçao, aplicar para o processo de imigraçao como profissional qualificado.
Da sua lista, a profissao que pode ser aceita é Computaçao. Medicina esta na lista mas o processo de validaçao de diploma beira os 5 anos e + e Biologia nao é incluida.5) matricular-se numa faculdade brasileira que esteja vinculada com o CREPUQ e solicitar a finalizaçao da sua graduaçao aqui no Québec, via Programme d’échanges d’étudiants
http://echanges-etudiants.crepuq.qc.ca/ e ao terminar o curso, solicitar a imigraçao via Expérience Québécoise (ja passei o link)bonne chance
-
1 de julho de 2012 às 21:34 #54853RicardoOMParticipante
Nossa, obrigado mesmo. Passei o tarde cabisbaixo achando que teria que morar no Brasil pro resto da minha vida (hehehe). A opção número 3 me deu esperanças (Já que meu boletim nunca foi dos melhores). Vou investir no francês ao máximo, tentar elevar as notas do meu boletim, tratar de escolher uma área de trabalho e o mais importante: SAVE SOME MONEY.
Agradeço de mais a atenção… -
1 de julho de 2012 às 21:46 #54854Helen HartungParticipante
Complementando a Gabi, se vc optar por TI, programação em Java, C# etc., estará com muitas chances no mercado de trabalho canadense. Seria mais interessante ainda ter um tempinho de experiência de trabalho nessa área. Muita gente consegue emprego ainda no Brasil .
abçs -
2 de julho de 2012 às 21:57 #54870RicardoOMParticipante
Obrigado Helen. Tenho familiares que trabalham com desenvolvimento de software, vou pesquisar pra ver se tenho interesse.
Mudei para a Aliança Francesa pra ver se fico “mais perto” do québec e sano minhas dúvidas lá. Ansioso pelo intensivão de inverno, um nível inteiro em 9 dias.Até…
-
3 de julho de 2012 às 14:06 #54883mrodolfoParticipante
Vou dar meus 2 cents…
Um projeto de imigração não é um projeto de curto prazo, é de longo prazo… Encarar $30k por ano para viver esse sonho não me parece razoável.
Ricardo me parece ser bem jovem, logo poderia se preparar melhor para encarar o tranco por aqui. Tampouco ele disse qual seria o domínio de formação que ele gostaria de seguir!
Eu tenho minhas dúvidas até se o famoso prêts-et-bourses vai continuar o mesmo depois de toda a baderna que o governo Charest fez! Muitos quebequenses reclamam que não tem acesso ao programa e os RP chegam e o conseguem logo de cara… Hummm… Há algo de podre no reino da Dinamarca!
O projeto é individual, assim, não vou dar mais pitacos…
Bonne chance!
-
3 de julho de 2012 às 15:40 #54885SANDROMSParticipante
RicardoOM,
Não me leve a mal, mas acho que vc está colocando a carroça na frente dos bois. É claro que é válido você querer tentar a vida no Quebec, mas não se esqueça que a maioria das pessoas que seguiram esse caminho passaram de 2 a 3 anos num processo que envolve: aprender francês, passar pela burocracia provincial e depois pela federal, e por fim a mudança em si. Se você contar a parte depois da mudança: conseguir emprego, validar diplomas e se estabilizar; põe mais 3 a 5 anos nisso.
O Canadá e o Quebec não são tão abertos assim à pessoas sem formação superior e experiência profissional. Portanto se esse é o seu sonho, o mais natural é se submeter as regras do jogo e fazer a faculdade no Brasil, e ir se preparando com francês e inglês. Ou, ter um suporte financeiro beeeem grande para pagar os custos de estudante internacional.
Mas mesmo como estudante, você estaria pronto para ir agora, digo, no próximo semestre? Como está o seu francês, aonde você gostaria de morar e estudar, que tipo de emprego vc toparia para ajudar com os custos?
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
3 de julho de 2012 às 17:18 #54888RicardoOMParticipante
Imagino que tu não tenha lido toda a conversa que tive aqui.
Eu vou me formar só no final de 2013, portanto tenho ainda um pouco menos de 1,5 anos pra estudar francês. Desde o início do ano eu já faço francês e agora vou fazer um intensivo de inverno. Francês não é problema.
Sei que o québec não está aberto para imigração de pessoas sem formação profissional, é justamente por isso que eu vou fazer um CEGEP. Ou seja, vou para lá com visto de estudante até que o curso acabe, depois vou tentar arranjar um emprego, logo ficarei com visto de trabalhador, e depois de estar estabelecido, vou tentar entrar com um pedido de cidadania.
É difícil e incerto, mas acho que vale a pena.
Tenho tempo para estudar e tenho tempo para guardar dinheiro, além de ajuda financeira de familiares que me incentivam nessa escolha que estou tomando.
Não sou um delinquente que faz tudo mal pensado.Entendo tua dúvida, se quisesse fazer o que tu acha que eu vou fazer, aí sim eu te cobriria de razão. Não fiquei ofendido de forma nenhuma, mas se tu tem tempo para escrever, também tem tempo para ler.
-
3 de julho de 2012 às 17:36 #54889SANDROMSParticipante
belê, boa sorte…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
3 de julho de 2012 às 17:39 #54890RonaldoMacielParticipante
Calma Ricardo, pega leve. Todo mundo aqui está querendo te ajudar e é importante ouvir a opinião de uma pessoa que já está aqui (e há um bom tempo e portanto conhece a realidade daqui).
Também acho sua ideia boa, na realidade eu acho que o programa de imigracao também deveria focar os estudantes pois certamente eles teriam menos restrições para entrar no mercado de trabalho depois de a faculdade ser concluida. Mas nada existe. Estudar como estrangeiro é só para famílias realmente ricas.
As dicas da Gabi são ótimas, dê uma olhada. Força aí e abraço.
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
3 de julho de 2012 às 18:42 #54892VivsParticipante
Nao sou nenhuma expert no assunto, mas concordo com tudo o que o Sandroms diz e sempre assino embaixo do que ele opina pq ele é um dos poucos aqui que tem vasta experiência e fala a dura realidade, porque mora lá há alguns anos e sabe bem como as coisas caminham. Ninguém disse que não vale a pena ou que vc não é capaz, mas o mercado de Québec está fechando as portas cada vez mais, o fato é esse, ponto final. A gente sempre começa esse processo numa perspectiva de “ursinho carinhoso” mesmo, normal… Já estive nessa página. Acho vital você já estar aberto desde já a algum tipo de opinião talvez não tão estimulante a favor da sua realidade no momento… Por uma questão de maturidade e respeito com os colegas, principalmente com um que já mora lá e poderia te dar uma mão quando você chegasse.
@RicardoOM wrote:
mas se tu tem tempo para escrever, também tem tempo para ler.
Grosseria desnecessária com quem foi mais que cordial com você. Ele, que já mora lá, não precisava nem se dar ao trabalho de voltar aqui no CBQ, e certamente, lê muito. Tanto para saber que já tem inúmeros outros tópicos sobre esse mesmo assunto. Lembre-se disso.
Fica tranquilo que acredito que existam muitas opções para o seu caso, e opiniões também. Muitas vezes as que você não quer ouvir, mas não menos válidas. Você só está começando os estudos sobre esse processo, não se estresse agora porque tem muito ainda pela frente!
Paz, gente! E bons estudos, Ricardo! :bigups: -
3 de julho de 2012 às 18:44 #54893mrodolfoParticipante
É por essas e outras que cada vez chego à conclusão de que nada mais tenho a acrescentar à CBQ!
O famoso “Elvis has left the building” tá por um fio!
Bonne chance a quem ainda tem paciência!
-
3 de julho de 2012 às 22:15 #54905Carlos_SantosParticipante
POr vezes eu leio as postagens dos colegas e faco uma leitura mais rapida, ja respondi questoes completamente fora do foco da questao.
Presto mais atencao desde entao, mas lembre-se de que:
– so erra quem faz. Logo, se alguém te respondeu é porque esta querendo te ajudar.
– aqui todos sao voluntarios. Logo, se alguém te respondeu é porque esta querendo te ajudar.
– Estar aqui ajuda um pouco mais à responder sobre a realidade do dia-a-dia. Logo, se alguém te respondeu é porque esta querendo te ajudar.
Entao, quando você Ricardo ja estiver aqui depois de alguns anos e plenamente integrado à cultura do Québec, espero que você também venha aqui como o Sandroms para responder aos demais colegas, e estara assim tentando responder porque esta querendo ajudar. ;-)
Atenciosamente
-
3 de julho de 2012 às 23:15 #54906DarleneParticipante
Todos aqui são tão maravilhos que fico muito triste quando leio algo assim:
@RicardoOM wrote:
, mas se tu tem tempo para escrever, também tem tempo para ler.
Carlos, Sandro, Rodolfo, Gabi e tantos outros…por favor, não abandonem a gente por causa de exceções!
:alright:Vocês são muito importantes para nós!
:bigups:
Abraços -
3 de julho de 2012 às 23:55 #54908gabi-infirmiereParticipante
eu fico aqui até me expulsarem rsrsrsrsrs
A graça da comunidade é justamente a troca de informaçoes e o aprendizado constante.
Eu mostrei algumas opçoes, mas minha opiniao nao foi pedida. Pessoalmente, concordo em gênero e numero com o Sandro, pois vir como estudante estrangeiro implica prioritariamente ter muito $ de reserva. As opçoes propostas sao factiveis, mas a lei de Murphy é presente (e muito) num processo de imigraçao ….a opçao do CREPUQ parece (a meu ver) a mais interessante, conheço 2 pessoas que hoje sao RPs e vieram pelo acordo CREPUQ
-
4 de julho de 2012 às 11:23 #54914VivsParticipante
@gabi-infirmière wrote:
eu fico aqui até me expulsarem rsrsrsrsrs
Fico aliviada, Gabi!!! Você nos brinda com sua boa vontade, sempre! Assim como a elegância e educação do nosso grande moderador, Carlos :mrgreen:
@Darlene wrote:
Carlos, Sandro, Rodolfo, Gabi e tantos outros…por favor, não abandonem a gente por causa de exceções!
Vocês são muito importantes para nós!
É isso aí!! Estaria muito perdida sem vocês e sua boa vontade de ajudar!
Estamos num momento de tanta tensão, o apoio de vocês é precioso na nossa empreitada!
:clap2: :bow:Valeu pelas informações!!
-
5 de julho de 2012 às 03:46 #54955Rudney SantosParticipante
Gabi, você saberia me informar se seria necessário fazer o exame médico em caso de somente ir estudar no Québec? seja em cursar uma faculdade ou até mesmo fazer um curso tenico no Cegep?
desde já agradeço! :bigups:
-
5 de julho de 2012 às 14:32 #54963Carlos_SantosParticipante
aqui dois sites que podem ajudar a responder a sua questao Rudney:
http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/study-who-etudier-qui.aspx?lang=por&view=d
-
6 de abril de 2015 às 12:20 #122398FelipeCainaParticipante
Sei que o tópico esta parada há um tempo, mas tenho uma dúvida que ninguém conseguiu tirar ainda.
Quão dificil é cursar medicina em alguma universidade canadense sendo RP? E quais os requisitos que geralmente são necessários, já que não há vestibular.
Obrigado
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.