Experiência Profissional – PJ

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Documentos Experiência Profissional – PJ

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      fkbrun
      Participante

Olá a todos!

Estou juntando as documentações de experiência profissional e estou com uma situação: desde julho de 2010 eu trabalho como CLT, e tenho todos os comprovantes pedidos, porém no período de janeiro de 2009 a junho de 2010 eu trabalhei como PJ. Eles pedem as experiências dos últimos 5 anos, o que pegaria por volta de 6 meses do período em que fui PJ (se considerar que vou enviar os documentos quando abrirem o processo em abril, vão ser só dois meses de 2010). Pela tabela de pontuação para o CSQ, com os mais de 4 anos que tenho como CLT já consigo os pontos que preciso. Minha dúvida é: será que é realmente necessário mandar os documentos da PJ? Ou só devo enviar os comprovantes do período que, ao meu ver, interessa?

Fora essa parte dos documentos da PJ, todo o resto já tenho encaminhado, faltam só as traduções basicamente. Se não, ainda vou ter um bocado de trabalho pra juntar as coisas da PJ…. :(

Obrigado a todos desde já, e um bom ano novo!!

Alessandra e Fabio
      Participante

fkbrun
      Você precisa enviar documentos daquela experiência profissional que quiser comprovar.
      Se você não vai ter nenhum acréscimo de pontos com o período em que foi PJ, ou os pontos desse período não vão lhe fazer falta, talvez não valha a pena todo o trabalho de juntar os papéis e gastar com tradução.

fkbrun
      Participante

Pois é, então só vou mesmo acabar de fechar a PJ, que não estou mais usando há anos, e a parte da experiência profissional vou contar só o meu período de CLT (que já está para fechar 5 anos esse ano).

Por acaso, eu li em algum lugar que o pessoal do BIQ estava para mudar o processo do CSQ… Será que vou pegar o processo novo? Em abril descobrirei! Só espero que não mude muito as documentações, pois estou me preparando em tudo pro processo já conhecido….

renoir
      Participante

Pois é, então só vou mesmo acabar de fechar a PJ, que não estou mais usando há anos, e a parte da experiência profissional vou contar só o meu período de CLT (que já está para fechar 5 anos esse ano).

Por acaso, eu li em algum lugar que o pessoal do BIQ estava para mudar o processo do CSQ… Será que vou pegar o processo novo? Em abril descobrirei! Só espero que não mude muito as documentações, pois estou me preparando em tudo pro processo já conhecido….

Estou fazendo o mesmo aqui, já me preparando para enviar tudo assim que abrir o processo.

E no meu caso a maior parte da experiência é como PJ, dezenas de documentos para traduzir.

Tiago_ms
        Participante

Bom dia Pessoal,

Ainda sobre o assunto da comprovação de experiência profissional PJ, estou com algumas dúvidas sobre a documentação que deve ser enviada.

Trabalho a 8 anos como PJ, tenho empresa aberta LTDA e neste período prestei serviços de tecnologia da informação para diversas empresas, minhas dúvidas são: devo enviar todos os contratos comerciais firmados no período de 5 anos todos traduzidos para o francês(digo todas as páginas dos contratos) ?.
        Também verifiquei em alguns lugares que devem ser enviados os documentos da receita federal com a situação cadastral da empresa e o contrato social da empresa (sociedade LTDA), este contrato social deve ser inteiramente traduzido ?

Digo isso pois só o meu contrato social tem aproximadamente 20 páginas,e antes de gastar toda essa grana com traduções gostaria de saber se é realmente necessário.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Abraço

M.Kirk
          Participante

Tiago,

Acho que o contrato social é importante porque ele que prova que você é sócio da empresa. Eu não mandei contratos com os clientes mas mandei algumas notas fiscais mais recentes.

Ideia de emigrar: 2010
          Inicio do curso de francês: 10/2010
          Envio do dossiê: 12/03/2013
          Documents manquants: 22/07/2014
          E-mail "aguardando uma decisão": 13/02/2015
          CSQ emitido: 02/03/2015
          Envio dos docs Federal: 24/03/2015
          Chegada dos docs em Sydney: 30/03/2015
          E-mail de confirmação: 09/07/2015
          Endereço apareceu no eCas: 13/07/2015
          Pedido de exames e passaportes: 15/10/2015

Tiago_ms
            Participante

Tiago,

Acho que o contrato social é importante porque ele que prova que você é sócio da empresa. Eu não mandei contratos com os clientes mas mandei algumas notas fiscais mais recentes.

Olá M.Kirk, Obrigado pela resposta :yes:

Mais uma dúvida, você mandou traduzir as notas fiscais ?

Abraço.

M.Kirk
            Participante

Na primeira vez não porque lembrei das notas na ultima hora, mas depois me pediram para enviar mais documentos (que eu já tinha enviado) e aí mandei traduzir tudo.

Ideia de emigrar: 2010
            Inicio do curso de francês: 10/2010
            Envio do dossiê: 12/03/2013
            Documents manquants: 22/07/2014
            E-mail "aguardando uma decisão": 13/02/2015
            CSQ emitido: 02/03/2015
            Envio dos docs Federal: 24/03/2015
            Chegada dos docs em Sydney: 30/03/2015
            E-mail de confirmação: 09/07/2015
            Endereço apareceu no eCas: 13/07/2015
            Pedido de exames e passaportes: 15/10/2015

renoir
          Participante

Eu vou enviar minha documentação agora em Abril e estou juntando algumas coisas como:

-Contrato Social
          -Certidão Negativa de Débito PJ e PF
          -Talvez Notas Fiscais ?? Não sei ainda.
          -CNIS PF (Que tem minhas contribuições da previdência que recolho como PJ)
          -Resumo do IRPF
          -Consegui cartas das empresas que trabalhei como PJ confirmando o tempo de trabalho (isso deu um p*** trabalho)

Traduzindo tudo.

Não vou enviar o IRPJ da empresa, são dezenas de páginas, daria um absurdo de tradução e tem gente recebendo pedido de documentos falando que a declaração não é válido como documento oficial e mimimi.

Vocês tem mais alguma sugestão do que enviar ?

Tiago_ms
            Participante

Eu vou enviar minha documentação agora em Abril e estou juntando algumas coisas como:

-Contrato Social
            -Certidão Negativa de Débito PJ e PF
            -Talvez Notas Fiscais ?? Não sei ainda.
            -CNIS PF (Que tem minhas contribuições da previdência que recolho como PJ)
            -Resumo do IRPF
            -Consegui cartas das empresas que trabalhei como PJ confirmando o tempo de trabalho (isso deu um p*** trabalho)

Traduzindo tudo.

Não vou enviar o IRPJ da empresa, são dezenas de páginas, daria um absurdo de tradução e tem gente recebendo pedido de documentos falando que a declaração não é válido como documento oficial e mimimi.

Vocês tem mais alguma sugestão do que enviar ?

Olá Renoir,

Além dos documentos que você citou, penso em enviar o “Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral
            que é emitido através do site da receita, nesse comprovante tem a informação da atividade principal e secundária da empresa o que penso ser importante.

Peguei através do Link abaixo:
            http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

Abraço.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.