Exclusiva para a CBQ: Consulado do Canada vai crescer!

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Exclusiva para a CBQ: Consulado do Canada vai crescer!

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Autor
      Danibley
      Participante

Pessoal, acabei de ouvir uma notícia sobre o consulado do Canada e achei justo compartilhar com os companheiros de fórum. Eis a história:

Minha mulher trabalha numa grande empresa em um prédio na região da Berrini (próximo ao BIC e ao Consulado do Canada). Hoje pela manhã, no elevador, entre outras pessoas estavam a síndica do prédio e uma mulher com identificação do consulado.

Minha mulher arregalou os olhos! A síndica então comentou que o consulado canadense seria o mais novo vizinho no edifício! A Dani (minha mulher) começou a conversar com a representante canadense, que foi muito simpática. Na breve conversa que tiveram, ela falou:

– este novo escritório começa a funcionar em agosto.
      – eles querem aumentar a capacidade de emissão de vistos.
      – pela conversa, deu a impressão de que não se trata de uma mudança, mas sim de uma ampliação, uma unidade nova mesmo.
      – pelo motivo acima, novas pessoas serão contratadas.

Minha opinião: ainda é cedo para dizer se isso vai tirar um pouco do atraso do processo federal. Vamos torcer!

Lembro a todos também que isso não é histórinha de “um primo da cunhada de um amigo meu”. Foi hoje e com minha mulher. Como disse antes, apenas achei legal compartilhar com o pessoal.

Bom, por enquanto é isso. Caso apareçam novas informações, vou postando aqui.

Vivs
      Participante

Puxa, a notícia é ótima. :) Tenho certeza que irá melhorar o andamento dos processos, sim, não acho que iriam ampliar para tudo continuar na mesma.. Valeu por compartilhar a informação, dá uma renovada nas nossas expectativas, precisamos disso, principalmente quem está no meu caso, com somente dois meses de processo..

mCerqueira
      Participante

Poxa, é uma notícia muito boa sim …. inclusive pra mim que ontem completei 2 meses de federal e já estou tão ansioso quanto quem está nele há 12 meses … ehuehuehuehuehuehuehue

Danibley, eu entendi bem que o novo escritório será no mesmo prédio do BIQ, certo??
      Talvez então é correto pensar que os vistos para quem tem o CSQ tenham um tratamento diferente dos demais vistos do federal, concordam??

Minha dúvida (e preocupação também) é de como farão o transporte dos processos já entregues no consulado (antigo) para esse novo “puxadinho” … ehehhehehe … ou mesmo se farão isso mesmo ou não.

de qquer maneira, entendo que é um sinal que o governo canadense tem percebido que a emissão dos vistos está aquém das expectativas e (diferente de como as coisas aqui no Brasil), tomaram alguma medida para atender melhor a população
      =)

valeu cara!!
      abração

mfernandes
      Participante

Boa Danibley!

Que bom hein?! Se for esta ampliação mesmo, estava passando da hora, principalmente para nós que temos discutido isto aqui na comunidade! É claro que para toda organização ou empresa quando decide fazer uma ampliação não pode levar em consideração um surto momentâneo de pedidos, ou uma alta repentina, mas não é o caso do Canadá/Québec, que parece que, por mais que o número de imigrantes aumente, não será um ‘surto momentâneo’, o Québec sempre se renovará.

Abraços a todos e obrigado por compartilhar esta informação conosco Danibley!

Milton

neilasasa
      Participante

Obrigada por compartilhar a notícia!

mCerqueira, eu entendi que o prédio é próximo ao BIQ e não no mesmo local… :roll:

Talvez os próximos tenham mais sorte e o processo dure a metade do tempo que está levando… Eu acredito que para quem está na reta final talvez não altere muito… :alright:
      Quem sabe este escritório seja para a divisão de vistos para turismo por exemplo…

Abs.,

Neila

Ucrambuco
      Participante

Nossa! Muito bom pra quem ainda vai mandar o Processo da primeira Parte!
      Quem sabe pra gente a espera seja menor e que possa agilizar aos que já estão com 12 meses
      de processo!

Muito bom!:)

Mariana

Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

mCerqueira
      Participante

@neilasasa wrote:

(…)
      Quem sabe este escritório seja para a divisão de vistos para turismo por exemplo…

Abs.,

Neila

Oi Neila … então, recentemente fiquei sabendo que, em determinadas épocas do ano, os vistos de estudante e turismo recebem mais prioridade que os vistos de residente. Ainda que o novo escritório não seja especificamente para os vistos de residente, se já desafogar essa prioridade dos vistos de turismo, nossos processos deverão ir mais rápido mesmo … TOMARA!!!

Marcos

mrodolfo
      Participante

Mes amis,

Apenas nao se esqueçam que quem determina a quantidade de imigrantes que vai entrar no país é o Canadá e nao o Québec.

A mudança pode ter sido motivada por diversos motivos: preço do aluguel, falta de espaço para crescimento…

Tomara que, com mudança ou sem, os prazos previstos para emissao dos vistos sejam respeitados. Ao menos isso!

JF
      Participante

Pessoal,

Concordo com o mrodolfo. A notícia é boa sim, mas vamos tomar cuidado com as especulações para elas não irem tão longe.

Esse “puxadinho” que o consulado está fazendo pode ter vários motivos diferentes e pode ou não influenciar o tempo de espera do federal. Como a própria esposa do Danibley disse, a conversa “deu a entender” algumas coisas, mas nada garantido.

Eu trabalho em uma empresa que tem um produto com muitos fãs/colecionadores que organizam fóruns como esse aqui da CBQ. Vocês precisam ver como eles viajam na maionese com as especulações e tiram conclusões fantásticas com qualquer rumor que surge. Chega a dar dó, pois eles criam esperanças de que coisas incríveis estão prestes a acontecer, quando na verdade não tem nada. Tenho medo de me tornar um deles, por isso me mantenho mais cética… ;-)

De qualquer forma, vamos que vamos! Algo me diz que Agosto vai ser O mês dos pedidos.

Bonne chance a todos nós! :-)

Carlos_Santos
      Participante

nada como a boa e velha experiencia…..

Obrigado Daniel pela informacao e Marcos pela opiniao!

Quanto maiores as expectativas maior pode ser a decepcao. Nada melhor do que verificar o porque da ampliacao do escritorio antes de esperar algum beneficio dela.

E, enquanto o processo nao anda, que tal olhar mais em detalhes o local aonde vc ira morar, quanto vai te custar comer, qual linha de onibus usar para se deslocar na nova cidade, verificar a ou as escolas aonde seus filhos irao estudar, quais empresas contratam na sua area, qual é o bairro mais proximo da escola ou melhor para se viver na cidade escolhida, entre outras mil informacoes que serao super bemvindas quando aqui vc chegar?

Depois nao diga que nao deu tempo de ver isso antes….. ;-(

Boa sorte à todos.

Danibley
      Participante

@mCerqueira wrote:

Danibley, eu entendi bem que o novo escritório será no mesmo prédio do BIQ, certo??

Errado. Eu quis dizer que o prédio novo fica próximo do atual e do BIC, mas não o mesmo. Na verdade, fica a uns 500m do atual.

E o J + F foi brilhante no post.
      Pode ser uma boa notícia, ou não pode ser simplesmente nada de mais. Não criemos falsas esperanças!

Particularmente, acho improvável que se trate de uma mudança, pois o escritório atual é muito maior do que este novo.

Assim que aparecer mais uma novidade, postarei aqui!

mCerqueira
      Participante

Danibley, depois da msg da Neila, li de novo o que vc mandou e percebi do equívoco quanto ao lugar do prédio.

realmente, o xará (Marcos), J+F e Carlos tem razão quanto às expectativas que estamos criando. Eu estou tentando ser otimista em relação às mudanças que parecem estar ocorrendo .. mas sei que nem sempre (ou quase nunca) nesse processo as coisas andarão no ritmo que gostaria

Carlos, estou seguindo seus conselhos já há algum tempo … meu plano original era morar em ville de quebec mesmo … mas depois de alguns fatores e muitas conversas, acabamos por mudar o foco para Gatineau … e, por tudo que temos pesquisado e lido a respeito, creio que esse foco dificilmente mudará.

Tenho acompanhado as ofertas de emprego de lá e Ottawa, mas sei que ainda faltam muitas informações de lá pra me sentir 100% “em casa” quanto a essa escolha. A jornada ainda é grande, mas pretendo ter mais riqueza de detalhes sobre tudo q vc falou muito antes de mudar pra lá

abraços!!!
      Marcos

Carlos_Santos
      Participante

pois é Marcos….. mudar de cidade enquanto estamos ainda no Brasil é menos doloroso do que depois de aqui chegar.

Nada é impossivel…. varios colegas de Montréal vieram morar aqui na cidade do Québec depois de ja terem se instalado la! mas o emprego falou mais alto e vieram para cá!

Fico feliz quando vejo que o forum ajuda ;-)

mrodolfo
      Participante

Mes amis,

A mudança de cidade posterior à chegada deve ser também plenejada e inserida como item a plenejar nesse tempo de espera.

Apesar de imigrar inicialmente para Québec, moro hoje em Ste-Julie, uma pequena cidade na Montérégie, a 45 de ônibus de Montréal, onde trabalho. Porque mudamos? Foi em Montréal que recebi a melhor oferta de trabalho para o meu projeto de imigraçao…

Abraços!

Rodolfo e Giseli
      Participante

Danibley muito obrigado pela informaçõa, achp qtoda informação deve ser considerada,visto que aqui o intuito é compartilhar informações e como sempre falo vale a pena sempre tirar proveito da situação e pensar positivo que essa mudança trará muito benefícios a quem for enviar a documentação como eu vou e torço pçara não demorar muito pq a ansiedade é complicado, né?
      De qualquer jeito essa é a minha opnião e achoq devemos valorizar os compartilhamentos dos colegas.

att

mCerqueira
      Participante

Acho que isso aqui esclarece nossa dúvida:

http://www.canada.org.br/

Opening of new Visa Application Centres (VAC) in Sao Paulo, Brasilia and Rio de Janeiro
      Citizenship and Immigration Canada has signed an agreement to open Visa Application Centres (VAC) in Sao Paulo, Brazilia and Rio de Janeiro on August 19th in order to make the visa application process easier for applicants in Brazil.

All applicants for temporary resident visas —visitors, students and temporary workers—and all permanent residents applying for travel documents to return to Canada are encouraged to present their applications at the VAC as of August 19th and take advantage of the extended office hours and of the on-site client service.

The VAC is only responsible for:

distributing information on relevant visa requirements, as published by the Embassy of Canada;
      receiving applications and supporting documents;
      reviewing applications to ensure completeness; and
      securely forwarding applications to the visa office in Sao Paulo.
      returning, by secure means, the passport and decision to the applicant.
      The VAC is authorized by Citizenship and Immigration Canada to receive your application. However, if you choose not to bring your application to the VAC, you may apply directly at the Embassy. Consult the mission web site for instructions.

Danibley
      Participante

Bingo!

As informações batem exatamente com as que havíamos discutido semana passada!

E já começam na próxima semana! :) Ótimo!

JF
      Participante

Muito interessante…

Vocês acham que isso afeta os processos já em andamento ou apenas os novos processos que derem entrada através do VAC?

Outra dúvida que fiquei foi no trecho “all permanent residents applying for travel documents to return to Canada” – o que exatamente eles querem dizer com isso? Pelo que eu entendi não inclui os aplicantes para o visto permanente…

mrodolfo
      Participante

“Travel document” é o documento necessário para a re-entrada no Canadá daqueles que nao possuem a carta de residente permanente.

javabeats
      Participante

Acho que é uma boa notícia mesmo para os processos de residência permanente em andamento, porque pelo que se pode ler da descrição, os VAC vão assumir muitas tarefas que hoje só cabem ao consulado; e isso, deve desafogar o consulado e acelerar um pouco as coisas, de modo geral.

Mas não deve ser nada muito significativo, já que os VAC, aparentemente, só cuidarão da triagem da documentação, e de atendimento ao público. O que isso deve evitar é que o prazo, já na casa dos 13 meses, se estenda ainda mais.

mCerqueira
      Participante

é, minha visão é similar com do javabeats.
      pelo que entendi, os VACs farão o atendimento ao público e a triagem inicial dos processos, e o consulado ficará responsável por fazer a análise final do processo …. isso em tese deve desafogar um pouco o pessoal e evitar que os prazos se estendam ainda mais, mas não estou mais com muitas esperanças que o tempo de análise dos processos de quem já deu entrada diminua consideravelmente :(

abraços,
      Marcos

JF
      Participante

Obrigada, mrodolfo.

javabeats e mcerqueira, acho que teremos alguma redução nos prazos de processamento no médio prazo. Os VACs vão entregar os pedidos já “revisados” para o consulado e fazer a devolução dos vistos para os requisitantes, além de todo o atendimento ao público. São coisas que consomem tempo dos funcionários do consulado e eles vão ter mais agilidade daqui pra frente.

Boa notícia pro pessoal que está aguardando a entrevista no BIQ!

Enquanto isso, a gente fica aqui torcendo para que os nossos prazos não cheguem nos 14 meses… :bangwall:

mCerqueira
      Participante

J+F,

Eu torço mesmo que isso aconteça, torço muito … mas confesso que depois das últimas estatísticas que levantei, estou muito menos otimista que antes.

Entrei com meu processo federal em maio desse ano e esperava até março do ano que vem estaria com o visto em mãos … mas estou começando a achar que só o terei lá pra agosto do ano que vem … ou seja, ainda mais 1 ano de espera pelo menos
      =

javabeats
      Participante

Estou completando o 7o mês de espera. E não acho que vá ter o visto em mãos antes do 13o ou 14o mês – pois já estamos quase na metade de Agosto, e apesar do recente “movimento” do consulado, ligando para o pessoal, nada de pedidos de exames médicos…

Já tem gente de julho/2010 batendo nos 13, 14 meses de espera; e mesmo que recebessem o pedido de exames hoje, junto com o pedido de passaportes, ainda faltaria de 40 a 60 dias para receberem o visto. Ou seja, 15, 16 meses no total…

neilasasa
      Participante

Eu prefiro pensar positivo e acredito que uma leva grande de pedidos (pessoal que deu entrada até out) virão em agosto… Logo, no meu caso, eu espero receber os pedidos até nov o que daria 3 meses entre uma leva e outra…
      Bom, pensamento positivo é o que me resta eheheheh
      Abs.,
      Neila

Shape
      Participante

Acho que o mais legal disso tudo é que agora o consulado não deve mais ficar tão ‘afogado’ em pedidos de visto temporário nas épocas de alta demanda como esta que acabamos de passar.

Também estou do lado dos otimistas. Acredito mesmo que isso vai acelelar e muito em todos os processos de vistos, mas isso pra daqui um tempo. Vai levar alguns meses até o pessoal se acostumar com os VAC’s e muitos vão continuar enviando coisas direto para o consulado.

Danibley
      Participante

Mais informações frequinhas:

– O novo escritório deve mesmo começar a funcionar na próxima sexta (conforme post do mCequeira).
      – São caixas e mais caixas chegando a todo momento.
      – A ideia é desafogar um pouco o consulado. A solicitação de pedido de vistos deve ser feita no consulado (atual) e a retirada será feira no novo escritório.
      – Segundo um funcionário, o prazo de finalização do federal (para quem entrega o pedido hoje) está em torno de 18 meses. Com o novo escritório, querem diminuir esse número.
      – O grande “vilão” pela demora no federal foi o crescimento absurdo na emissão de visto de turista/estudante.

Por enquanto é só.

Shape
      Participante

18 meses? =|

Será que não vou conseguir “me mandar” pra lá em Abril/Maio? =(

Dei entrada em dezembro e como não tinha novidades resolvi ligar pro Consulado pelo menos pra ter certeza de que a papelada chegou… falei rapidinho com a Maura e ela disse que está tudo lá mas que ainda leva alguns meses para analisarem meu dossier. Disse ainda que estão analisando o pessoal de agosto do ano passado.

Espero receber os pedidos de exames até dezembro/janeiro, mas… =

mCerqueira
      Participante

@Danibley wrote:

– Segundo um funcionário, o prazo de finalização do federal (para quem entrega o pedido hoje) está em torno de 18 meses

18 meses??? permita-me chorar copiosamente … ehueheuheuheuehue
      :(

@Danibley wrote:

– O grande “vilão” pela demora no federal foi o crescimento absurdo na emissão de visto de turista/estudante.

malditos estudantes … nem da UNE eu gosto … ehuehuehuehuehuehuehue
      é BRINCADEIRINHA viu pessoal??
      :lol:

javabeats
      Participante

Talvez o funcionário de referisse ao processo federal para outras provincias? [paranóia mode on] :)

A verdade é que, vale o que está no site. E o que está no site, são 13 (longos) meses. Já ficaria muito feliz se esse prazo fosse respeitado.

mCerqueira
      Participante

javabeats,

eu penso que, uma vez na etapa federal, todos os processos entram numa fila independente de serem provincianos ou federal direto (com exceção dos prioritários). Estou enganado??

se a minha interpretação estiver certa, creio que estamos nesse bolo aí de 18 meses também
      =

abraço

javabeats
      Participante

Cara, pode ser que eu esteja enganado, mas rola um “fast track” dos processos do Québec. Eu estava brincando antes, também acho que estamos no bolo dos 18 meses, mas os processos para as outras províncias demoram ainda mais, quando não prioritários (2+ anos).

Danibley
      Participante

Imaginei que a questão iria chocar a todos (eu mesmo fiquei chateado quando ouvi).

Fatos a se consididerar:
      – ele disse que os 18 meses são para as pessoas que vão aplicar agora. Nossos dossiês já estão lá, então acredito (e torco para) que nosso processos devem ser menos demorados.
      – apesar de ter sido dito por um cara de dentro do consulado, não sabemos qual o cargo dele e qual a precisão da informação.

Na minha cabeça passam duas vertentes:

Ruim: Levando em consideração a demora com o pessoal do ano passado (os de jul/10) já completaram 13 meses sem mesmo terem feito os exames médicos. Isso leva a crer que o pessoal de 2011 demoraria uns 14/15 meses.

Boa: Com o novo escritório, a fila andaria mais rapidamente, com isso os nossos prazos de 12 meses seriam cumpridos ou até mesmo diminuídos.

Em qual crer? Ainda é cedo para dizer! :/

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.