Evento: Universidades de Québec – BR

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Evento: Universidades de Québec – BR

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
      roders
      Participante

Olá a todos!
      Gostaria de saber se alguém foi no evento que teve em SP, neste final de semana, sobre como estudar nas universidades de Québec. O que achou?
      Ainda haverá palestras em MG e RJ.
      Segue o site
      http://www.estudenoquebec.com.br/

Minha opinião: eu fui no evento, que foi dentro de um hotel de SP, o espaço destinado para o evento era pequeno e não houve lugar para todos durante as palestras.
      Durante o evento estavam presentes 7 ou 6 universidades francófonas, a McGill não estava presente, e em cada universidade havia uma pessoa que dava informações em português e outra pessoa (representante da universidade) que dava informações em francês e em inglês, além da presença do BIQ.
      Havia muitas pessoas interessadas, mas acredito que faltou informação na divulgação, pois muitos pensaram que as universidades eram anglófonas (alguns se decepcionaram ao perceberem que tinham que falar francês), uma palavra que escutei muito foi: “procure o BIQ para obter informações sobre o processo de imigração”, pois quem vai estudar (sem auxilio de uma bolsa) terá que pagar pelos seus estudos (em média 13 mil dólares canadenses, por ano).
      Novamente, cito que é a minha opinião, mas achei o evento desorganizado e tive a impressão que o governo de Québec está procurando uma forma de ser investido $$ na província.

janeneves
      Participante

Olá roders,

eu acho que não é tanto para captar recursos, mas captar imigrantes que pagarão a própria formação lá e terão inserção quase garantida no mercado de trabalho depois, sem necessidade de maiores investimentos e subsídios por parte do governo.

É uma abordagem inteligente, do ponto de vista do governo.

E uma boa oportunidade para estudar no exterior, para quem pode pagar ou conseguir bolsa (basta comparar o custo anual das universidades de lá com as americanas por exemplo).

O evento aqui em Curitiba é nesta semana. Nós (eu e meu esposo) vamos, para nos informar sobre os cursos, já que sabemos que vai ser necessário para exercer a profissão.
      Compartilharemos nossas impressões aqui depois do evento ;)

Abraços!

Jane.

Carlos_Santos
      Participante

Obrigado Roders pela contribuicao!

jujunogueira
      Participante

Roders tive a mesma impressão que vc! Não foi um evento para imigrantes, e sim para estudantes, principalmente para aqueles que podem pagar por volta dos 13 mil dolares canadenses por ano.

Pelo menos eu tive a impressão de que eles “desconversavam” quando o assunto era cursos para residentes permantes… Tanto é que quando perguntei sobre cursos que tenho interesse, fui muito bem atendida, mas quando falei que eu iria como RP, parece que o tom da conversa mudou… uma das pessoas chegou até a dizer para eu nem tentar o cursos pq passaria pelos mesmos criterios de seleção que os quebecois e esta seleção é muito dificil, mas se eu fosse como estudante internacional seria mais facil…

Enfim, infelizmente essa foi a impressão que tive…

roders
      Participante

Jujunogueira,

Eu só tinha interesse em 2 universidades (Laval e Montreal) e fui muito bem atendido na primeira, porém na segunda (Montreal) a representante foi muito curta e de poucas palavras.
      Mas o que mais me irritou foi a desorganização, eu cheguei por volta das 14:30 horas, havia muitas pessoas andando de um lado para o outro, esperei 1 hora para conversar com o representante de uma universidade e quando fui tentar assistir uma palestra, uma moça da recepção, me disse que não poderia entrar na sala, pois não haviam mais lugares.
      Gostei do seu blog, também estou fazendo a comparação de estudos pelo MICC.
      Sucesso a nós !!!

andrezabarreto
      Participante

Olá,

Recebo praticamente todos os dias pelo meu e-mail, propaganda para estudar em universidade no Quebec. Mais infelizmente ainda não teve nenhuma palestra em relação a esse assunto, e nem tem previsão quando terá em Recife. Então por favor, as pessoas que foram em outros estados, continuem colocando suas opiniões e impressões. Obrigado a todos!! Eu acho uma ótima oportunidade, mais já que eles estão precisando tanto de imigrantes qualificados, poderiam nao só dá bolsas, como também baratear os estudos. Mais acho uma grande oportunidade.

jujunogueira
      Participante

Olá Roders!
      Estavamos lá no mesmo horario, e realmente tinha muita gente andando de um lado para o outro.
      Também tinha interesse na Laval, e fui bem atendida pela representante, mas foi uma pena que o foco ali era outro…. fiquei bem triste com a resposta que ela me deu… mas enfim…

Ah, legal que gostou do nosso blog. Fico feliz qdo alguém fala isso!!! Quanto a avaliação, acho interessante fazer antes… Vou colocando lá quando a gente tiver qq resposta!

janeneves
      Participante

Olá Juliana e Fabiano,

dependendo do curso que vocês quiserem fazer, é bem difícil mesmo.
      Algumas universidades possuem uma política de “priorização” para admissão nos cursos chamados “contingenté”, que geralmente são cursos de muita procura ou áreas de “prestígio”.

Na ULaval por exemplo, a seleção nestes cursos é feita na seguinte ordem: a preferência é para alunos do quebec, depois vem outros franco canadenses, depois vem canadenses, depois estrangeiros francófonos e por último outros estrangeiros (inclusive imigrantes com RP).
      Ou seja, a não ser que um curso destes esteja com reserva de vaga para estrangeiro em um curso de intercâmbio ou coisa que o valha, nós não temos muita chance de pegar uma vaga, por mais brilhante que seja o curriculum, a não ser que esperemos a cidadania.
      Em Sherbrooke o sistema não é tão cruel, mas também tem sua priorização.

Particularmente acho esse sistema injusto e discriminatório, mas cada universidade tem autonomia para determinar seus critérios de seleção e admissão, então tem que pesquisar bastante, e ver quais alternativas te atendem melhor. (essas informações estão nos sites das universidades, só tem que ler com calma que está tudo lá).

Nós desistimos de Sherbrooke e Laval justamente por que nessas universidades o curso do meu esposo é contingenté. Vamos para o interior, e voltaremos a cogitar essas outras quando formos fazer mestrado ou doutorado, pois provavelmente já teremos cidadania.

Boa sorte!

Jane.

jujunogueira
      Participante

Olá janeneves

É uma pena (para nós) que seja assim! Realmente o curso que busco é contingenté, mas pelo que a representante da Ulaval me explicou, os RPs entram no mesmo grupo que os quebecos… mas pelo jeito não é bem assim….
      Sinceramente, não sei ainda o que farei…
      Pretendemos morar em Ville du Quebec pelo Fabiano, meu marido, pelas oportunidades na área de trabalho dele… se não der certo pra mim, procuro um Cegep ou tento outro curso, sei lá… mas que é frustrante, isso é mesmo!!!!

janeneves
      Participante

Olá Juliana e Fabiano,

Eu inicialmente achava que RP entrava como “do Québec”, mas olhando a política com calma me deparei com esse ranking de priorização.
      Acho que vou imprimir e levar la amanhã para tirar a dúvida e te aviso ;)

Mas de qualquer forma, vale a pena entrar em contato com o departamento do curso, pois assim como a universidade tem autonomia para determinar sua política, é o departamento do curso quem faz as admissões. Eles podem informar o melhor caminho considerando a situação de cada um.

Abraços!

Jane.

jujunogueira
      Participante

Oi Jane…
      Depois me conta o que vc conseguiu descobrir por lá!!

De qq forma, podemos tentar né, se não der certo é partir pro plano B…

roders
      Participante

Tomara que estejam presentes outros representantes, depois nos conte o que vc achou. Abs

janeneves
      Participante

Olá Pessoal,

o evento foi ontem aqui em Curitiba.
      Não fui nas palestras, optando por tentar conversar apenas com as universidades.

Não achei desorganizado, mas tinha mmmuuuiiiitttaaaa fila para falar com cada representante, principalmente da ULaval e as de Montreal (leia-se com Montreal no nome hahaha). Fui primeiro na UQTR que era a que me interessava e depois até peguei a fila da ULaval, mas precisei ir embora buscar minha filha antes de chegar a minha vez…

Minha impressão geral do evento: sim, é um evento para captação de estudantes estrangeiros, e a informação disponível era beeeeemmmm básica.

Minha impressão das universidades: no geral, bastante atenciosos em todos os stands, e esse foi um dos motivos das filas, pois demorava bastante para atender cada um e eles iam respondendo tudo com bastante clareza e paciência! (sinceramente, eu não teria paciência com algumas perguntas que ouvi sendo feitas ali rs). Para algumas universidades eu simplesmente fiquei butucando ouvindo o que estavam explicando para o pessoal da vez… sinceramente, em geral o nível de informação era adequado para o pessoal que estava lá fazendo perguntas… aff

Informações úteis da UQTR
      – O acesso ao curso de engenharia é tranqüilo, mas é possível que o coordenador solicite matérias adicionas que podem ser feitas durante o primeiro ano junto com as matérias normais (portanto não perde tempo com 1 ano com classe d’acqueil). Isso vale para outras áreas também, mas depende da formação do aluno e da avaliação do coordenador do curso.

Psicologia e outros cursos contingenté possuem acesso mais difícil, mesmo para os quebecois, psicologia em especial precisa de doutorado para poder clinicar. Segundo ele o pessoal (imigrante E quebecois) as vezes opta por uma área similar para não terminar o curso e ficar sem ter como exercer e sem perspectiva em função do doutorado. Com Bac em outras áreas de humanas é possível ir para o Doc em Psy depois, mas não ficar amarrado enquanto a vaga não vem. Nas áreas de humanas o nível de francês exigido é extremamente alto (TFI 860 ou algo assim).
      Nesses cursos, o caminho é:
      – conversar com o coordenador apresentando seu cv completo (experiência de trabalho, histórico acadêmico, etc).
      – o coordenador então vai dizer o que você precisa fazer para ser “elegível” a uma vaga.

– Bolsa de estudos: UQTR não tem para estudantes estrangeiros no 1º ciclo, apenas para mestrado e doutorado. Mas é possível conseguir as do governo (CAPES no Brasil e Ministério se já for RP). Universidades maiores possuem… mas tem que se informar com elas…

– Trabalho: a partir do 2º. ano é possível trabalhar 15h por semana no campus.
      Se for como estrangeiro precisa de uma permissão de trabalho, RP não precisa.

Links
      Regras para estrangeiros na ULaval
      http://www.reg.ulaval.ca/sgc/page_accueil/Futur
      Site UQTR
      http://www.uqtr.ca/

Carlos_Santos
      Participante

Obrigado Jane pela contribuicao!

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.