Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 2ª Parte – Federal › Etapa Federal… Verificações
- Este tópico contém 27 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 1 mês atrás por AleBHZ.
-
AutorPosts
-
-
15 de outubro de 2007 às 20:10 #5246ottoParticipante
Olá a todos!
Alguém aqui na comunidade sabe, por um acaso, que tipo de verificação é feita com a documentação da parte Federal ( Certidões Negativas) que enviamos???
Sei que em outros Estados ( como Sp, por exemplo) há uma demora na entrega dessas certidões, chegando a 45 dias de espera entre a solicitação nos devidos òrgãos emissores e a sua entrega aos solicitantes. Aqui no Ceará as coisas são bem mais fáceis, pois todo as certidões podem ser tiradas no mesmo dia.
A dúvida é a seguinte: Se conseguimos as certidões com alguns cliques e sem pegar filas, pq motivo essa demora na verificação da veracidade das informações contidas nas certidões??
Essa espera de 5 meses teria algum sentido se estivessemos falando de documentos guardado a sete chaves, de sigilo absoluto ou burocracia irremediável, mas essas certidões podem ser verificadas na Internet mesmo!
Alguém diria: “Segundo o site do Governo… o tempo de espera é de 5 meses…”. E se o site dissesse que a espera era de 12 meses, haveria justificativa para essa demora, se essas certidões levam, na pior das hipóteses, 45 dias para serem emitidas??
Ainda sem entender e com a paciência “bem pouquinha”…espero o pedido de Exames médicos.
Otto.
-
15 de outubro de 2007 às 20:27 #21651maurorepacciParticipante
Eu mandei um email para o consulado e eles falaram que aceitam sim as certidões emitidas via internet que em São Paulo incluem a da justiça federal e da secretaria de segurança estadual. Mas a da polícia federal obviamente voce tem que tirar a certidão convencional mas só demora 10 dias úteis.
Eu nao acho que a demora é para verificar as informações mas sim pela fila de espera. Eles emitem X residencias permanentes por ano e acho que parte do processo é no canadá. Voce esta esperando a parte federal há 12 meses? -
15 de outubro de 2007 às 20:49 #21652ottoParticipante
Oi, Mauro! Tudo bem???
Estou esperando há 4 meses….
É sabido que as certidões emitidas na Internet são válidas, pois foi isso que escrevi acima e foi exatamente o que fizemos. A da PF deve ser retirada lá.. isso tudo levou UMA MANHÃ para fazer!
mesmo sabendo que há uma fila… imagino AINDA que tipo de verificações são feitas, pois entre o dia que enviamos e a presente data temos 176 dias úteis.. o que quer dizer, pelo menos, 340 manhãs e tardes para as devidas verificações!!!
Estou esperando como todos esperaram… somente estou tentando entender enquanto espero!
Otto
-
16 de outubro de 2007 às 04:26 #21654carol.Participante
Olá Otto,
Imagine só, conheci algumas pessoas que vieram do Marrocos e da Argélia e que esperaram entre 5 e 7 anos para receberem o visto. Quando eles souberam que o meu saiu em 12 meses, ficaram espantados!!!
e eu comecei a achar que a gente não espera tanto assim. rsrsrs
Abraços,
Carol -
16 de outubro de 2007 às 08:45 #21655lfantoniosiParticipante
Mas Otto,
No seu timeline consta que vc enviou o processo dia 09/07, entao sao 3 meses e 7 dias :-)
Felipe.
-
16 de outubro de 2007 às 13:48 #21664ottoParticipante
Gente..
independente do meu processo estar com 3 meses.. do de outra pessoa estar com 6 meses.. ou dos argelinos terem que esperar 7 anos… não estou questionando quem tem processo mais ou menos rápido!
O que estou falando é que as informações que conseguimos tirar em pouco tempo ( no meu caso foi tudo em UMA MANHÃ) não podem precisar de 3…6…12 meses.. ou mesmo 7 anos para serem verificadas!
Estou esperando como todos esperaram… e os processos não vão andar mais rápidos por estarmos questionando isso não… mas a pergunta fica: Pq esperar 12 meses ou 7 anos pela verificação de documentos que levamos uma manhã pra retirar?
Otto.
-
16 de outubro de 2007 às 14:55 #21665tiagoxgParticipante
Oi Otto.
Me chamo Tiago e dei entrada na parte federal no dia 30/04/2007.
Me informaram por meio de carta que meu processo federal teve início dia 15/05/2007 e até hoje estou na espera para fazer o exame médico e existe muitas pessoas nesta situação de espera.
Espero receber logo o pedido de exame. -
16 de outubro de 2007 às 15:58 #21666lfantoniosiParticipante
Otto,
Não acho que eles validam apenas a sua ficha criminal. Acho que eles levam em conta todos os membros de sua familia, buscam de alguma de alguma forma validar os demais documentos informados como identificação, diplomas, etc. Eles podem validar se os endereços, organizações as quais vc disse ter morado ou participado realmente existem, etc e tal. Ou seja, pelo tanto que informações que demos, realmente eles tem o que procurar.
Mas nao sabemos também se eles tem algum serviço de inteligência, se eles colocam suas informações lá e as deixam “cozinhando” por um tempo, para ver se vc não é procurado por algum país, etc. Se até para casar é necessário esperar o periodo de proclamas para ver se algum zérruela se manifesta, imagine o protocolo para imigrar para outro pais!
A desculpa que o consulado dá é a mais mixuruca que existe:
Q 4. Pourquoi les délais de traitement diffèrent-ils entre les régions ou parfois, entre des bureaux d’une même région?
Les défis en matière de fonctionnement que les bureaux des visas doivent relever varient selon les pays et les régions, voire l’emplacement des bureaux dans une région donnée. Par exemple, dans certains pays ou certaines régions, le service de distribution du courrier peut être plus lent qu’ailleurs. Aussi le délai de traitement des demandes peut-il varier d’un bureau à l’autre.
Correio lento ??? 8O
-
16 de outubro de 2007 às 17:01 #21667danielcasasParticipante
Bom, galera, eu não sei o que realmente faz com que o processo seja um pouco demorado, mas temos que dar crédito a eles. Pense bem, você é o responsável por dar a um estrangeiro um visto que irá permitir que este viva, trabalhe e usufrua dos mesmos direitos e deveres de um cidadão nascido no país. É natural que se faça de tudo para ter a maior certeza possível de que tal pessoa tenha mesmo as condições exigidas por você. É difícil falar quando não conhecemos o processo por dentro, mas vocês têm que concordar comigo que a responsabilidade deles é grande. Esperemos mais um pouco! Tudo no final vai dar certo!
Abraços a todos,
Daniel
-
16 de outubro de 2007 às 19:30 #21676maurorepacciParticipante
Concordo com o Daniel…não conheço de nenhum lugar do mundo que dá um visto de residência permanente de forma tão rápida como o Canadá 1 ano de espera não é tanto tempo assim e podemos usar esse tempo para nos prepararmos para o mercado.
Com relação a pergunta: Pq esperar 12 meses ou 7 anos pela verificação de documentos que levamos uma manhã pra retirar?
Eu acho que fazendo uma regra de 3 (matemática básica) dá para entender porque:
X mil pedidos por ano – 1 dia para pegar docs (na verdade demora mais, só o da polícia federal demora mais de 10 dias úteis)
dezenas de funcionários no consulado – Y dias para processarDuvido que no consulado tem mais de 10 pessoas cuidando disso. Quantos pedidos sao enviados para eles por ano. Tenho certeza que mais de 1500 (Federal, quebec, outras provincias, visto de trabalho, etc). Dessa forma chegamos em 150 dias que é bem razoável. Só olhar o timeline das pessoas do fórum e tentar entender porque para algumas pessoas o processo foi mais rápido.
Por exemplo, entre a entrada no e-cas e o pedido de exame médicos demorou 60 dias para o usuário SEBEN (2007) e somente 89 dias para usuário Alexandre (2007) e Erasmo (2007) enquanto a média foi 135 dias. Se essas pessoas pudessem nos explicar como conseguiram tudo não rápido, seria muito mais útil do que tentar entender porque o consulado não processa nossa residência permanente em UM DIA.
Atenciosamente,
Mauro Repacci -
16 de outubro de 2007 às 19:50 #21678lfantoniosiParticipante
Explicar porque nem elas sabem. O que podemos fazer é tracar o perfil:
Casado/solteiro/conjoint de fait/divorciado, etc
Filhos
Diplomas/escolaridade
profissao
experiencia de trabalho
antecedentes criminais de quantos estados e paisese por ai vai…
-
16 de outubro de 2007 às 21:24 #21682PessoaParticipante
lfantoniosi,
Que eu saiba, posso estar errado, esta segunda etapa para quem já tem o CSQ seria apenas para conferir os antecedentes criminais, pois o resto já teria sido verificado pela Região do Québec. Afinal de contas qual seria a razão de existir uma entrevista para obtenção do CSQ e depois ainda ter, novamente, todos os documentos examinados?
Ao meu ver a etapa federal para quem vai pelo Québec seria uma formalidade e para os antecedentes, fora isto, rever tudo novamente seria perda de tempo, sem contar que não acredito que SP negue o visto por motivo educacional, financeiro etc se a pessoa tiver o CSQ. Poderia negar se a parte de antecedentes tivesse problema.
-
16 de outubro de 2007 às 22:04 #21685maurorepacciParticipante
Isso com certeza…eles só verificam os antecedentes criminais e os exames médicos e seus dados pessoas de passaporte e tal. Mas acho que ele quis dizer é que talvez a diferença entre o tempo de processamento seja consequencia de um dos fatores acima. Por exemplo, se voce tem 3 filhos, esposa e morou em 3 estados vai ser muito mais difícil e demorado para verificar o documento de todos.
acho que é isso -
16 de outubro de 2007 às 22:15 #21687AnonymousParticipante
Olá a todos,
Eu acho que nós não precisamos esquentar a cabeça para entender a lógica do tempo demorado para a etapa federal. O mais sensato, seria ter a informação deles do porque dessa demora.
Mas o que sabemos tb é que nessa etapa são verificados os antecedentes criminais e a parte de saúde que são os itens que podem nos REPROVAR. Se eles tratam + ou – 10 meses parar os Brasileiros e 5 anos para outros países e outra quantidade para outros, creio que somente eles poderam nos dizer. Isso é processo (burocracia deles).
Vamos curtir esse tempo com a familia, amigos para controlar a ansiedade. :beer2:
Um abraço a todos,
Jean
-
16 de outubro de 2007 às 23:02 #21688PessoaParticipante
maurorepacci,
Vc está certo, eu li rapidamente o texto do lfantoniosi e entendi outra coisa!
-
16 de outubro de 2007 às 23:23 #21689lfantoniosiParticipante
Leiam este texto, dicas para minimizar o tempo:
http://zhu-canada.blogspot.com/2007/04/immigrer-au-canada-comment-minimiser.html
-
17 de outubro de 2007 às 13:24 #21705ottoParticipante
Esperando todos estamos…. Paciência é ooooutra estória!
Jean… na etapa Federal não são requisitados nenhum documento em relação à saúde, pois estamos falando justamente da demora de envio da solicitação de exames médicos que vem, como pode ser lido, somente DEPOIS das benditas verificações!
Fantoniosi.. gostei do “zerruela”… fazia tempo que não escutava nem lia isso! :lol:
Aos que esperam há 4, 5 meses… 1 ano.. ou 7 anos…. um grande abraço!
Otto.
-
17 de outubro de 2007 às 16:00 #21710maurorepacciParticipante
lfantoniosi
valeu pelo texto…ja estou lendo
abs
mauro -
17 de outubro de 2007 às 19:57 #21723ottoParticipante
Interessante esse link….
Otto
-
18 de outubro de 2007 às 19:15 #21750ThiagocostaParticipante
Pessoal,
Fui hoje – 18/10 – na Polícia Federal lá no Piqueri – SP -pra tirar o Atestado de Antecedentes Criminais pela Polícia Federal e eles me deram um papel informando pra eu retornar no dia 4/12 pra retirar o atestado!!!
É um absurdo a demora!!
Perguntei pro Agente se era possível retirar antes, com prazo menor, e ele disse pra eu procurar o consulado do Canadá e pedir pra eles entrarem em contato com a Polícia Federal…Alguém sabe de alguma coisa sobre isso?
Acho que devo esperar essa “eternindade” mesmo pra retirar a certidão…
Sds,
-
19 de outubro de 2007 às 03:46 #21759maurorepacciParticipante
Voce ta brincando comigo? no site deles diz 10 dias úteis no máximo! ridículo isso!!
-
19 de outubro de 2007 às 07:23 #21760ottoParticipante
Caaaaaaaalma Mauro!!!!! É assim mesmo.. “tem que aprender a esperar’…”nosso processo é rápido se comparado aos outros….”
Aqui em Fortaleza não temos problemas com a obtenção desses certficados não pois, como havia falado, dá pra tirar tudo numa manhã!!
A demora fica por conta do Consulado mesmo!
Otto.
-
19 de outubro de 2007 às 10:56 #21761AnonymousParticipante
Otto,
Concordo com vc, estou na espera do email da pré-convocação para a entrevista que gostaria muito que fosse ainda esse ano. Mas paciencia, para quem esta esperando desde 2003 para começar o processo isso será fichinha.
Excelente link, lfantoniosi
Um abraço a todos,
Jean
-
19 de outubro de 2007 às 11:32 #21763abeltraoParticipante
Grande Otto,
Você como bom dentista que é, será que poderia nos receitar um “calmante” para essa sindrome da espera dos exames médicos?? :-)
Estamos todos na mesma… as vezes é frustrante, pois nos esforçamos nas etapas anteriores para acelerar ao máximo os prazos, mas acabamos empacados nesta fase dos exames.
Imagine que no mesmo dia em que obtive o CSQ já enviei a papelada para o consulado em SP, tamanha era a ânsia de iniciar a fase federal! hehe
Vai ver isso é mal de nós, nordestinos avexados!!
Grande abraço, e vamos nos sustentando, pois sabemos que todas as coisas cooperam para o bem…
@otto”;p=”14736 wrote:
Caaaaaaaalma Mauro!!!!! É assim mesmo.. “tem que aprender a esperar’…”nosso processo é rápido se comparado aos outros….”
Aqui em Fortaleza não temos problemas com a obtenção desses certficados não pois, como havia falado, dá pra tirar tudo numa manhã!!
A demora fica por conta do Consulado mesmo!
Otto.
-
19 de outubro de 2007 às 14:50 #21771maurorepacciParticipante
Formulário de Requerimento de Certidão de Antecedentes Criminais
Observação:o requerimento deverá ser copiado, preenchido, anexando cópia da Carteira de Identidade e entregue em uma das unidades da Polícia Federal mais próxima.Prazo de 10 dias úteis para a realização de atos administrativos (art. 24 da lei 9784/99)
-
20 de outubro de 2007 às 01:43 #21794ottoParticipante
Mauro…
Bem vindo ao país das leis que funcionam para uns e não para outros! Onde os deputados, juízes e congêneres se dão aumentos de salário na faixa de 27 %.. e onde os trabalhadores recebem aumento de 15 reais!
O interessante é que, quando chegamos numa repartição dessas, vemos a maioria dos funcionários passeando, tomando cafezinho ( que nunca tem hora pra acabar) e “resolvendo umas coisas” ( que são, na maioria das vezes, coisas de cunho e interesse pessoal, resolvidas em horário de expediente!)
Ah… o remédio pra ansiedade é ler a Bíblia mesmo.. e orar pros que sempre discordam das coisas… pros que sempre (acham) têm a última palavra e para os funcionários destas repartições. O ideal é pedir discernimento e que a paciência encontre em nós um local de pouso.
Espero que vocês consigam agilizar a obtenção desses certificados… Sinceramente, estou torcendo!
Otto
-
20 de outubro de 2007 às 03:28 #21797maurorepacciParticipante
valeu Otto!! voce vê né…até pra sair dessa bosta de país é difícil! hehehe mas faz parte…
Thiago…se voce tiver muita vontade de adiantar o processo voce pode pedir o certificado na delegacia de campinas ou sao josé dos campos….prazo médio: UMA SEMANA!! entrei em contato com eles e eu vou fazer isso…porque estou no canadá e só volto 10 dias antes da minha entrevista e quero enviar os documentos no dia da entrevista!
é o jeitinho brasileiro! hehehe
abraços e bon weekend!
-
20 de outubro de 2007 às 12:22 #21802AleBHZParticipante
Pelo menos quando eu solicitei (não sei como está hoje em dia), aqui em Belo Horizonte os atestados da Polícia Civil e Justiça Federal saíam na hora e somente o da Polícia Federal demorava, cerca de 3 dias úteis.
Parece que as coisas neste país só pioram a cada dia…
Agendar uma data para emissão do passaporte é um exemplo disto.
Lembro-me do meu primeiro passaporte, emitido em 1993. Cheguei lá na Polícia Federal e levei para casa no mesmo dia o bendito.Para as coisas aqui melhorarem é preciso muita reza brava mesmo!!!
Firmeza!!!Abraços,
Alê
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.