Estudos de TI ainda no Brasil

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
      Filipevsm
      Participante

Boa tarde a todos!

Vou contar mais ou menos o que tenho feito para que possam dar suas opiniões e debatermos o que eu gostaria de citar.

Minha pretensão é estar decolando em rumo ao Canadá em Dezembro de 2013. Esta data é de certa forma bem distante, mas neste período estarei me preparando economicamente para a imigração. Tenho 22 anos hoje, no momento da ida terei 25. Ainda não defini se estarei indo à Toronto ou à Montreal, e farei uma viagem exploratória para ajudar na decisão dentro de 1-2 anos. Hoje estou já fazendo curso de Francês, Inglês, e Pós Graduação em Gestão de TI com ênfase em Engenharia de Software. Possuo 8 certificações na área, com ênfase em Testes e Qualidade de Sofware e Engenharia de Software, área na qual possuo 3 anos de experiência hoje (SQA).

Minhas preocupações são:

– O que devo focar em estudos (acadêmicos ou não) nestes 3 anos para estar preparado para o mercado Canadense?
      – Minhas certificações são técnicas, nenhuma até o momento gerencial. Vale a pena mudar o foco pouco antes de imigrar e tirar certificações como PMP ou SCRUM Master?
      – É viável esperar até meados de maio de 2012 para aplicar ao processo? Meu medo neste caso é de que as regras vetem definitivamente imigrantes de TI, até mesmo para o processo de Québec.

Agradeço a todos os comentários!

SANDROMS
      Participante

@Filipevsm wrote:

….
      – O que devo focar em estudos (acadêmicos ou não) nestes 3 anos para estar preparado para o mercado Canadense?
      – Minhas certificações são técnicas, nenhuma até o momento gerencial. Vale a pena mudar o foco pouco antes de imigrar e tirar certificações como PMP ou SCRUM Master?
      – É viável esperar até meados de maio de 2012 para aplicar ao processo? Meu medo neste caso é de que as regras vetem definitivamente imigrantes de TI, até mesmo para o processo de Québec.

Meus 2 centavos (opnião particular):
      Três coisas importantes para o mercado de trabalho em TI na ordem:
      1. Idiomas
      2. Experiência
      3. Formação e certificações

Se vc tem 8 certificações e pretende tirar outras como PMI… vc vai dar um nó no cara do RH. Ele vai olhar seu CV e em vez de dizer Uau! ele vai dizer, isso não existe! 8O E o cv vai pro lixo….

Aqui (no Quebec) as certificações são bem vistas como comprovação de sua experiência, as pessoas trabalham por anos em uma área e comprovam o seu nível de excelência com uma certificação. No Brasil a certificação é pré-requisito para ter experiência.

Então a minha resposta para sua pergunta é: Continue estudando inglês E francês, escolha uma área específica e construa experiência nessa área. As certificações devem estar de acordo com essa área.

Se você quiser mudar o foco para Project Manager não mude pouco antes de imigrar, mas faça-o agora. Vc terá tempo para adquirir experiência na área, ou então, continue fazendo o que faz hoje.

Carlos_Santos
      Participante

@Filipevsm wrote:

….. Hoje estou já fazendo curso de Francês, Inglês, e Pós Graduação em Gestão de TI com ênfase em Engenharia de Software.

e quanto a sua experiência nesta area, hoje e em 2013 ?

@Filipevsm wrote:

…. Possuo 8 certificações na área, com ênfase em Testes e Qualidade de Sofware e Engenharia de Software, área na qual possuo 3 anos de experiência hoje (SQA).

Nao conheço a area de SQA para falar mas se as crtificacoes sao internacionais, elas devem te dar uma boa maozinha na hora de arranjar um bom emprego. Mas nao se esqueça que sem um bom francês (sei que esta estudando….) nao adianta muito….

@Filipevsm wrote:

….- O que devo focar em estudos (acadêmicos ou não) nestes 3 anos para estar preparado para o mercado Canadense?

depende do que vc pretende fazer aqui…. SQA ou gestao ? cursos academicos aqui so basta uma graduacao. O resto é certificacao de mercado!

Meus diplomas nao me ajudaram muito… so o de graducao!

@Filipevsm wrote:

….- Minhas certificações são técnicas, nenhuma até o momento gerencial. Vale a pena mudar o foco pouco antes de imigrar e tirar certificações como PMP ou SCRUM Master?

sempre vale a pena, mas depende do que vc quer tb!

@Filipevsm wrote:

….- É viável esperar até meados de maio de 2012 para aplicar ao processo? Meu medo neste caso é de que as regras vetem definitivamente imigrantes de TI, até mesmo para o processo de Québec.

Até aonde eu saiba, TI vai continuar tendo necessidade de gente…. mas se eles vao mudar algo no processo eu nao tenho como garantir….

Tendo um bom nivel de francês e passando no teste online eu faria o resto de minha formacao aqui no Canada vendo o que o mercado pede e aonde as oportunidades estao. Mas é preciso estar aqui para isso…. no mais sao opinioes e relatos que podem ajudar… prefiro minhas proprias impressoes para tomar uma decisao, afinal so posso me culpar por minhas decisoes depois…. bom ou ruim!

Espero ter ajudado!

Carlos_Santos
      Participante

@SANDROMS wrote:

Se vc tem 8 certificações e pretende tirar outras como PMI… vc vai dar um nó no cara do RH. Ele vai olhar seu CV e em vez de dizer Uau! ele vai dizer, isso não existe! 8O E o cv vai pro lixo….

isso é fato!

A turma aqui nao entende uma pessoa que se forma numa coisa, nunca trabalhou nela e depois troca de area! eles pagam caro aqui para estudar, logo….

Ou mesmo que tenha trabalhado em varias areas e pode atuar em varias posicoes em TI (um cara versátil, se fosse ai! as nao é visto assim aqui!)

Quando vc olhar uma proposta de emprego, mude o seu CV para que dentre TODAS as suas experiências, SO APARECAM aquilo que esta na oferta. Foco nos quesitos!

Bonne chance!

Filipevsm
      Participante

@SANDROMS wrote:

Então a minha resposta para sua pergunta é: Continue estudando inglês E francês, escolha uma área específica e construa experiência nessa área. As certificações devem estar de acordo com essa área.

Se você quiser mudar o foco para Project Manager não mude pouco antes de imigrar, mas faça-o agora. Vc terá tempo para adquirir experiência na área, ou então, continue fazendo o que faz hoje.

Minhas certificações hoje estão de acordo com minha área de atuação, ou seja, SQA.

Quanto à mudar o foco, em alguns casos é algo como “evolução” de carreira. Não dá pra saber se nestes 3 anos terei ou não a oportunidade de assumir um cargo de Gerência, e também não sei se estarei pronto pra isto. Por isso o foco no momento é técnico.

Utilizarei minhas certificações de forma razoável assim como já faço no Brasil. Não adianta inserir N certificações no CV para uma vaga específica.

@Carlos_Santos wrote:

e quanto a sua experiência nesta area, hoje e em 2013 ?

Já atuo na área hoje, e provavelmente ficarei nela por mais 3 anos.

@Carlos_Santos wrote:

Nao conheço a area de SQA para falar mas se as crtificacoes sao internacionais, elas devem te dar uma boa maozinha na hora de arranjar um bom emprego. Mas nao se esqueça que sem um bom francês (sei que esta estudando….) nao adianta muito….

São internacionais sim. Quanto ao francês, estou focando mais nele do que no inglês atualmente, pois já possuo certo conhecimento no inglês. Minha previsão de concluir o curso intensivo na Aliança é em Junho de 2012, e ainda faço o curso da EFQ paralelamente. Estou realmente focado nisto.

Obrigado pelos comentários!

marsonfamily
      Participante

Ola Felipe,

Bem vindo ao CBQ!!!

Cheguei em Montreal a 2 meses e meio e tenho acompanhado bastante o mercado de TI por aqui. Ha muitas, mas muitas vagas pra QA por aqui… Nao saberia precisar se, em sua experiencia, as vagas se encaixam, mas so’ pra vc ter uma ideia, faca uma conta no jobboom.com pra vc ter um ideia… o mercado de trabalho tem suas variacoes e ate 2013 tem muito chao, mas eu diria que com 6 anos de experiencia + as certs que vc ja tem, suas chances sao grandes… caso as vagas sigam fortes como hoje… mas TI eh bem ‘hot’ por aqui e por isso acredito nao ter muito erro nao…

Concordo DEMAIS com o Sandro e o Carlos quanto ao idioma… Frances na veia + ingles sao uma receita certa pro seu sucesso!!!
      Eu nao estudei todo o frances que poderia e estou pagando cara por isso nesse comeco… nao cometa o mesmo erro que eu cometi… Eu sabia dessa necessidade mas a vida nem sempre te permite fazer as coisas como vc quer… vc e’ jovem e sem filhos o que te ajuda…

Forca e paciencia que tudo vai dar certo!!!

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.