Estudar e Morar

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
      shumi
      Participante

Fala Pessoal!
      Sou novo na comunidade, estou faz pouco tempo procurando informações sobre Quebec, mas vejo que é aqui que vai me ajudar bem! :D

Tenho 23 anos, trabalho com desenvolvimento web faz mais ou menos 5 anos, não sou formado, mas tenho interesse de estudar e trabalhar fora do Brasil e estou vendo que Quebec é uma terra de oportunidades e, pelo que estou lendo, o clima muito me agrada e etc.

Vi em muito lugares que ter uma graduação conta pontos para a migração, no meu caso que desejaria ir para trabalhar e estudar, fica fácil ou dificulta um pouco?

Obrigado!

brandaogu
      Participante

Cara, na verdade o foco deles são pessoas formadas que já têm uma experiência profissional, que queiram ir para o Quebec para se estabelecer e lá trabalhar. Estudar não deve ser o foco, a priori, daqueles que vão para o Quebec.
      Para verificar se o seu perfil atual seria aceito se vc mandasse o seu dossiê hoje, faça o teste aqui

http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=es

lá vc pode ir alterando seu perfil ate conseguir uma resposta positiva, dai vc vai saber aonde tem que chegar antes de mandar seu dossiê.
      Tipo, vc pode ir aumentando o nível de francês pra compensar o fato de vc não ter concluído uma faculdade. No seu caso vc tem q compensar com o francês e experiência de trabalho o fato de não ter uma universidade concluída.
      Desde agora, eu te falo que vc nunca deve deixar transparecer a sua vontade de ir pra trabalhar E estudar lá, para um agente, numa entrevista. Seu foco é para trabalhar, mesmo que chegando lá vc se matricule numa universidade. Pode estar certo q durante a entrevista o entrevistador vai te perguntar sobre sua intenção de estudar e, para isso, vc pode dizer q tem vontade sim, mas no futuro….

Abs

shumi
      Participante

Obrigado brandaogu!
      Só mais uma pergunta. Você ou alguém conhece uma universidade brasileira que tenha no Brasil e tenha lá?

Obrigado

brandaogu
      Participante

Desculpa a demora!

Universidade brasileira lá? Não…
      O que pode acontecer é sua universidade ter algum convênio pra intercâmbio com alguma universidade de lá. Daí vc tem que checar com o departamento internacional de sua universidade (ou algum lugar que lida com intercâmbios).

Na universidade onde me formei no canadá só tinha convênio com a universidade de winnipeg e universidade york..
      Sei que por exemplo, algumas universidades do québec tem convênio com a PUC.. Isso varia de faculdade pra faculdade..

Abs

Carlos_Santos
      Participante

Dê uma olhada neste topico entao:

Intercâmbio Estudantil entre CREPUQ (Quebec) e CRUB (Brasil) em

http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?f=21&t=490

Boa sorte!

Ju Asano
      Participante

Bom Dia Pessoal

Como todo mundo iniciando no processo, estou cheia de dúvidas…

Meu marido é o requerente principal, é da área de T.I e para ele sei que não terá nenhum problema na entrevista.
      Mas não sei o que falar na hora, pois sou formada em Direito e diante das pesquisas vi que é muito difícil essa equiparaçao de diploma ou até mesmo conseguir um emprego como paralegal, pois o domínio do français é imprescindível.
      Lá, meu objetivo é cursar um CEGEP em Sciens Infermiers, mas não sei se posso dizer isso na entrevista.
      O que devo fazer?

Obrigada pela atenção!

neilasasa
      Participante

Olha, eu sou a requerente principal e meu marido pretende mudar de área no QC. O que a gente pretende dizer na entrevista para o caso dele é que ele pretende encontrar um emprego próximo a sua experiência mas que pretende começar uma nova carreira e iniciar seus estudos para isso.
      A gente acha que talvez isso não seja um empecilho já que ele não é o requerente prinicipal. :roll:
      De qq forma dá uma boa pesquisada em todos os fóruns pois já há resposta para muitassssssss coisas por aqui :wink:
      Bjs.,

SANDROMS
      Participante

Ju,

quem tem obrigação de se qualificar na entrevista como profissional experiente imigrando para trabalhar é o requerente principal.

Minha esposa disse abertamente na entrevista que ela tinha algumas idéias de trabalho como plano B, mas que o plano A era dar suporte às crianças enquanto elas eram muito pequenas, e aproveitar para melhorar o francês nesse meio-tempo.

O entrevistador até concordou com a estratégia. Bem, o entrevistador era M. Leblanc que é muuito nice guy, e talvez outro não entendesse da mesma forma.

Minha dica, seja sincera, mostre mais de um plano na entrevista inclusive a idéia de fazer um outro curso e mudar de carreira. Enquanto o seu marido deve afirmar o tempo todo um único plano: ir direto para o mercado de trabalho, mesmo pq T.I. permite isso.

Bonne chance,

cvbernardi
      Participante

Olá Ju,

Como há uma grande demanda de profissionais na area de enfermagem e também o fato de que você não é a requerente principal, acredito que isso não seja mal visto. Contudo, acho que vai muito da maneira como a coisa é explicada.

Acho que seria interessante ter em mãos dados como: quanto tempo leva o processo, quanto custaria e o quanto teria que estudar para poder exercer direito aqui. Em seguida, reunir dados como: na região que vão morar, que Cegep’s oferecem o curso escolhido, como poderia se qualificar pra ser aceita no programa (essa informação encontra no proprio site do Cegep) e como está o mercado de trabalho na area.

Ou seja, você pode explicar de uma maneira muito coerente que sua decisão foi bem pensada e que deseja se qualificar para o mercado daqui.

No nosso caso, o entrevistador também foi o M. Leblanc (que foi extremamente educado e razoavel) contudo, acho que estar bem preparada e ter bons argumentos mesmo em caso de objeção, sempre conta pontos.

Abs,

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.