Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Humanas, Letras e Artes › ESL Teaching
- Este tópico contém 3 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 2 meses atrás por SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
10 de abril de 2009 às 22:09 #6546jlalexandrinoParticipante
Olá pessoal,
Minha esposa é formada em administração mas a vários anos adotou a profissão de professora de inglês. Entretanto ela não tem diploma de letras. Hoje ela ensina na cultura inglesa e tem alguns diplomas de Cambridge. Estamos esperando ser chamados para a entrevista. Pelo o que já entendi não é permitido alguém legalmente ensinar ensino fundamental ou médio no Canadá sem um diploma de letras por a profissão ser regulamentada. Mas existe alguma restrição para escolas de idiomas ou universidades? É necessária alguma permissão ou experiência profissional é suficiente? Alguém tem idéia como esta este mercado em Montreal?
Obrigado,
Alexandrino
-
11 de abril de 2009 às 13:42 #34876Carlos_SantosParticipante
Vc tem certeza que é preciso fazer parte de uma ordem ?
Acho que a profissao nao é regulamentada.
Se for para exerce-la nao importa aonde é necessario fazer parte da ordem, pouco importa aonde.
O que eu sei é que para dar aulas no ensino primario e secundario aqui é preciso fazer uns cursos exigidos que nao fazem parte da formacao ai no Brasil. E é o “MEC” daqui (MELS) que regula isso!
Veja mais detalhes em:
- – Formation initiale – http://www.mels.gouv.qc.ca/dftps/interieur/forminit.html
– Autorisation d’enseigner – http://www.mels.gouv.qc.ca/dftps/interieur/autorisa.html
e todas as demais informacoes em : http://www.mels.gouv.qc.ca/dftps/
As universidades aqui sao independentes do MELS no sentido que podem estabelecer seus proprios critérios de selecao.
Entretanto, para ensinar num escola de engenheiros é preciso ser membro da ordem dos engenheiros muma univerisdade, por exemplo.
Boa pesquisa ;-)
-
4 de outubro de 2012 às 17:45 #57850mazf86Participante
Boa tarde.
Estou pesquisando sobre trabalhar como professor de inglês segunda língua em Québec, pois descobri a falta destes professores lá:
http://jarrivequebec.blogspot.com.br/2011/03/mais-ingles-nas-escolas.html
http://www.servicecanada.gc.ca/eng/qc/job_futures/statistics/4141.shtml
Encontrei um manual explicando sobre a prática da profissão em Quebec:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/en/professions/general-education-teacher.pdf
Mas ainda tenho algumas dúvidas.
1) Pelo que tenho entendido, é preciso obter uma licença para lecionar através do Ministério da Educação de Quebec (MELS). Mas minha primeira dúvida é sobre a correspondência entre a carga horária do curso que fiz no Brasil com o número de créditos que o MELS exige. Eles dizem que:
“In Québec, one credit (or one unit) representes 15 hours of class work and about 30 hours of individual work. A three-year bachelor’s degree generally consists of 90 credits.”
Quer dizer, 1 crédito deles são 15 horas de trabalho em classe mais 30 horas de trabalho individual. No entanto, no meu histórico escolar consta “C.H.” (que seria “carga horária”) para cada disciplina cursada no semestre. Assim, por exemplo, das disciplinas que acho que sejam mais relevantes para obter alguma das licenças para lecionar, ao longo de 6 semestres (curso todo), tive:Língua Inglesa (I, II, III, IV, V, VI) –> 40 x 6 = 240 C.H.
Expressão Oral em Língua Inglesa (I, II, III, IV) –> 40 x 4 = 160 C.H.
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa (I, II) –> 100 x 2 = 200 C.H.
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa (I, II) –> 100 x 2 = 200 C.H.
Didática –> 40 C.H.
Psicologia da Educação –> 40 C.H.
Metodologia da Pesquisa Educacional –> 40 C.H.
LIBRAS –> 40 C.H. (talvez valha algo no tocante à educação especial)O problema é como converter a carga horária que consta no meu histórico escolar para os créditos que exigem:
– 3 créditos na avaliação do sucesso do aprendizado;
– 6 créditos na didática pertencente à disciplina a ser ensinada;
– 3 créditos na intervenção com alunos deficientes ou estudantes com desajustes sociais ou deficiência de aprendizagem;
– 45 créditos em Segunda Língua (francês ou inglês) – matéria a ser ensinada;Por exemplo, tive nas disciplinas relacionadas à Língua Inglesa (Língua Inglesa, Expressão Oral em Língua Inglesa, sem contar literaturas americana e inglesa) o total de 240h + 160h = 400h. Se cada crédito de Quebec é 15h + 30h, isto é, 45h, então para eu ensinar Inglês como segunda língua precisarei de 45 x 45 = 2025h, valor em torno de 5 vezes mais do que tive na faculdade. Desta forma, acho difícil que o diploma seja validado lá. Por outro lado, se, para cada crédito deles, eles considerarem 1 crédito = 15h (excluindo-se o “hours of individual work”), então serão precisos 15 x 45 = 675h, valor mais próximo às 400h que tive. Enfim, minha dúvida é sobre a conversão da carga horária daqui no Brasil ao número de créditos lá em Quebec.
2) Um requisito é o nível de proficiência no inglês ou francês. Pelo que entendi do manual citado anteriormente, devo provar domínio – provavelmente nível C1 – em inglês ou francês. Portanto, nem um nem outro teria predominância. Então, no meu caso que não sei francês, acho que seria mais apropriado atingir a proficiência em inglês a nível C1 (por meio de certificados como o de Cambridge ou outros semelhantes), por exemplo, a fim de cumprir o requisito de língua para receber a autorização para lecionar. No entanto, tratando-se de Quebec, talvez uma escola apenas me ofereça oferta de emprego sob a condição de que eu tenha um nível de francês mínimo para me comunicar com funcionários, pais de alunos, e alunos, caso as aulas sejam todas em inglês. Mas esta é outra dúvida minha: além do nível avançado de inglês comprovado para ensinar o inglês, que nível de francês exigirão?
3) Se eu não conseguir um diploma quebequense de professor, e assim necessitar completar as disciplinas que faltam ao meu histórico da faculdade, precisarei, acredito, da autorização de ensino provisória, a qual exigirá uma oferta de emprego, porém se as escolas tendem a oferecer vagas apenas para quem já esteja licenciado a ensinar, então terei um círculo vicioso. Mas, supondo que o caso se resolva, e considerando que seja bom conhecer a região onde se lecionará, quanto tempo de vivência na região seria bom para ter um razoável conhecimento de escolas melhores e piores, transporte público etc?
4) Alguém saberia informar a situação da educação em Québec? Pior, igual, melhor que aqui?
Obrigado pela ajuda, que acho que será útil também a outros leitores.
-
5 de outubro de 2012 às 14:14 #57885SANDROMSParticipante
mazf86,
Muitas perguntas de uma vez só, é difícil de responder. Quanto aos créditos, no Brasil também é necessário estudar fora da sala de aula, não é a mesma proporção que no Quebec mas exitem horas de estudo além da sala de aula. As avaliações são geralmente feitas pela ementa do curso e o número de hora-aula.
A educação superior do Quebec é equivalente as melhores faculdades do Brasil, com exceção da McGill que está muito acima do nível brasileiro. Na média aqui é melhor.
Segundo os Simpsons a McGill é a Harvard do Canadá: http://www.youtube.com/watch?v=cc5vN2XReWs
Sugiro que você entre em contato com a escola de línguas ALI. Na unidade de Montreal existe um coordenador que é brasileiro. Eles tem um programa de estudo + estágio, você consegue um visto de estudo, com um visto de trabalho provisório para você estagiar com eles, pode ser a porta para quebrar o círculo vicioso.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.