Escritório de Imigração no México

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Escritório de Imigração no México

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7999
      Kulaitis
      Participante

      Prezados(as),

      Gostaria de saber a opinião de vocês sobre duas mudanças recentes no processo de imigração para o Québec:
      1) a exigência dos testes oficiais de proficiência para contabilizar pontos;
      2) o fechamento do Escritório de Imigração em São Paulo e a transferência das demandas dos países até então atendidos para o México.

      O site do Escritório de São Paulo informa que “le Bureau d’immigration du Québec (BIQ) à São Paulo sera officiellement fermé à compter du 1er avril 2012.” E continua: “Par ailleurs, le BIQ de São Paulo n’assumera plus le service à la clientèle depuis le 27 février 2012.” Por outro lado: “Les entrevues de sélection menées par le Ministère avec les candidates et candidats à l’immigration en provenance de l’Amérique du Sud seront effectuées aux mêmes endroits qu’à l’habitude sur les territoires concernés.” Também li em outro lugar que as entrevistas continuarão a ser realizadas no Brasil, mas onde? Ou será que os brasileiros terão que ir ao México em algum momento?
      Enfim, será que o fechamento do escritório em São Paulo demonstra um certo desinteresse pelos imigrantes brasileiros? Ou não, já que com a exigência dos testes oficiais de proficiência, as entrevistas teriam menor peso no processo de avaliação do candidato. Sendo assim, o processo simplesmente ficou mais burocrático e, assim, pode ser tratado em qualquer lugar, como no México, por exemplo.
      Agradeço antecipadamente as opiniões…
      Fernando.

    • #51468
      Ric_liu
      Participante

      Segundo o que eu escutei na palestra, essas mudanças de escritório eram simplesmente para diminuir custos.
      Ele disse também que as entrevistas iriam ser feitas na berrini como já é feito hoje, no caso de são paulo.
      Pensando bem, mesmo a questão das provas de idioma, acredito que também ajuda com custos porque os imigrantes precisariam menos de francisação já que o nível de francês agora tem que ser melhor.

    • #51471
      RonaldoMaciel
      Participante

      Interessante levantar este assunto agora se isso já foi anunciado no ano passado…

      Bem, acredito também que as mudanças sejam não somente para reduzir custos mas para facilitar e padronizar os processos de trabalho. Talvez muitos escritórios trabalhavam diferentemente um do outro e isso poderia prejudicar o processo de imigração.

      Acho que não tem nada a ver com falta de interesse por brasileiros – nós demos inúmeras amostras que somos muito bons imigrantes, boa formação, cultura flexível e preparados.

      O próprio texto que vc escreveu confirma que as entrevistas continuarão a serem feitas nos mesmos lugares habituais:

      “Les entrevues de sélection menées par le Ministère avec les candidates et candidats à l’immigration en provenance de l’Amérique du Sud seront effectuées aux mêmes endroits qu’à l’habitude sur les territoires concernés.”

      E quanto à exigência dos exames de idiomas, isso só tende a ser bom para o próprio candidato pois isso vai de um lado eliminar a subjetividade da análise do entrevistador e por outro lado, acelerar sua integração no mercao de trabalho. Vir para cá com um baixo conhecimento de idiomas vai frustrar o imigrante e aumentar os gastos do governo, exatamente o que eles não querem.

      O processo assim fica também mais transparente…acho que é isso.

      Abraço
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #51472
      MarcosAlvim
      Participante

      O pessoal já disse tudo.
      Realmente começaram a falar de cortes ao redor de um ano, um ano e meio atrás.

      Inclusive na telê.

      Assista TVA.canoe.ca

    • #51515
      SANDROMS
      Participante

      @Kulaitis wrote:

      Gostaria de saber a opinião de vocês sobre duas mudanças recentes no processo de imigração para o Québec:
      1) a exigência dos testes oficiais de proficiência para contabilizar pontos;
      2) o fechamento do Escritório de Imigração em São Paulo e a transferência das demandas dos países até então atendidos para o México.

      1) eu acho extremamente pertinente os testes de francês. Eles foram incluídos porque muitos candidatos desempenhavam um francês razoável na entrevista mas chegavam no Quebec e se inscreviam na francisação nível 1. A preparação para a prova tende a ser mais completa do que a preparação para uma entrevista.

      O teste oficial também pode deixar a pessoa mais tranquila na entrevista já que o idioma não será avaliado naquele momento, também vai exigir um estudo mais sério do francês o que é imprescindível ao chegar aqui. O lado ruim é o custo dos exames.

      2) Isso vai ser uma complicação burocrática para os aplicantes brasileiros. Mas é só isso. Antes de 2008 o escritório ficava em Buenos Aires e os processos fluíam normalmente. Nessa época as entrevistas eram feitas em SP e no nordeste em hotéis ou escritórios alugados. Acredito que continuará sendo assim.

    • #51570
      Kulaitis
      Participante

      Olá pessoal,
      Obrigado pelos comentários… Minha intenção é justamente compreender o significado e as consequências do fechamento do BIQ em São Paulo. Mesmo que o anúncio dessa mudança tenha sido feito há algum tempo, acredito que só a partir de janeiro que os candidatos puderam sentir alguma diferença.
      Aparentemente, quando o BIQ que atendia ao Brasil mudou-se de Buenos Aires para São Paulo em 2008, a dinâmica do processo de seleção parece ter sido mais eficaz. Além disso, durante os 4 anos do funcionamento do BIQ em São Paulo, a província do Québec promoveu mais ações de divulgação do seu programa de imigração para os brasileiros, em comparação ao período em que se encontrava em Buenos Aires. Resta saber se essa dinâmica irá continuar!

    • #51610
      jvictorfc
      Participante

      Gostei muito do tópico, bem explicativo. Gostaria apenas de saber se o BIQ é o responsavel pela emissao dos vistos e se sim, como irá ser feito agora? Teremos que remeter tudo para o Mexico?

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.