Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Escolas/Garderie › Escolas no Canada
- Este tópico contém 24 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 7 meses atrás por
Mariana Helder.
-
AutorPosts
-
-
25 de outubro de 2007 às 13:30 #5280
GUeCRIS
ParticipanteAbaixo segue uma mensagem copiada da lista de discussao Canada Immigration, do Yahoogroups. Eh uma resposta a varias outras mensagens que diziam respeito a ensino nas escolas do Canada, escrita por uma pessoa que viveu aquilo que eh preocupacao de muitos pais daqui do Brasil antes de imigrarem: a educacao de seus filhos e a preparacao para o seu futuro.
Acho que este relato ira ajudar a muitos aqui neste forum.
Um abraco,
Gustavo e Cris.
“Nao quiz entrar nesta conversa antes pois nao posso contribuir em termos de comparar o sistema escolar no Brasil com o de Canada (somente conheco o de Canada), contudo queria adicionar algo baseado em minha experiencia (este messagem vai ser um pouco longa mas nao quero mandar private pois pode ter valor para outros membros):
Educacao:
1) No Canada o sistema escolar eh visto mais como uma preparacao da crianca para a vida profissional e nao como o unico meio existente na sociadade para a crianca adequerir educacao e conhecimento geral. Escolas antes da decada de 80 davam mais valor a matematica, geographia, etc. contudo isso mudou muito nos anos 80 com a introducao de computadores e technologia em escolas, ai as escolas passaram dando mais importancia em aprender pratica. Na high-school em especial o uso de computadores, typing, e technologia em geral ficou sendo muito mais importante. Mesmo os cursos de ‘physics’, ‘chemistry’, ‘biology’ e ciencias em geral passaram a ter mais tempo de laboratorio e aplicacoes praticas e menos do que eu chamo ‘blah, blah’…
2) Cada provincia tem seu sistema de ensino que varia um pouco mas na generalidade algo bem comum eh o valor que se da ao jovem entrar em actividades segundarias (ja falado aqui no forum como musica, desportos, etc). Algo bastante comum eh jovens nos ultimos anos de escola mandatoria (high-school) terem empregos part-time depois da escola e durante as ferias. Quando eu estava no high-school a grande maioria de jovens na minha turma travalhava part-time entre 2 a 4 horas por dia fosse no McDonald’s, na Tim Hortons, ou lojas de venda de roupa, etc. Eu mesmo travalhei durante os meus 2 ultimos anos de high-school lavando carros e atendendo clientes em um concecionario. Realmente nao eh a grana que ganha mas o valor que da ao jovem em termos de orgulho e responsabilidade. Talvez essa cultura leva as pessoas a terem mais uma tendencia de DIY (do it yourself) como ja foi dito aqui, out talvez isso explica as pessoas (na generalidade)
prestarem menos valor a classes sociais e manias de senhore (meu vizinho eh doutor contudo sai para a rua cortar sua grama vestido como se fora um homeless sem preconceitos, algo comon aqui).3) Minha experiencia eh que a escola primaria eh bem mais facil, ja o high-school fica um pouco mais exigente… Contudo se jovem decide ir para o colegio ou universidade (e especialmente universidade) que se prepare porque ai nao se perdoa e vc tem mesmo que correr. Por esse motivo acho indespensavel a crianca ter uma ideia se quer ir para universidade ou colegio quando chega ao High-School, e que tipo de especializacao prefere. Muitos tiram actividades erradas e depois nao tem pontos suficientes para entrar na universidade para a faculdade que querem (por exemplo em media, para engineering vc tem que ter minimo de 70% em physics, math, e chemistry no high-school, se faltar uma delas vc nao entra e vai perder tempo fazendo make-up classes).
4) Concordo consigo, escola publica no Canada nunca sera como escola particular seja no Brasil ou Canada, isso eh normal. Contudo nao acho que isso seja razao para se preocupar expecialmente porque vc tem a opcao de se envolver com os seus filhos e ter a certeza que eles participam em actividades depois da escola que vao enriquecer o seu conhecimento geral (muitos pais levam filhos para escola de musica ou escolas para aprender o idioma do ‘old country’, etc). Se acha que nao eh sufficiente para seus filhos tem sempre escola privada.
5) Nao aconcelho a por os seus filhos em cursos de ESL (English as a Second Language). OK para adultos, mas criancas tem uma capaciade de adaptacao e de aprender idomas muito mais grande. Ao prencipio a crianca vai se sentir mas puxada com criancas que falam o idioma nativo contudo isso sera um beneficio em curto prazo para nao falar a longo prazo. Eu me lembro de criancas que entravam a meio do ano nas minhas classes, nao falavam uma palavra de ingles e em 3 ou 4 mezes estavam totalmente integradas. Se seus filhos tem mais de 11 ou 12 anos e nao falam nada mesmo talvez ESL seja bom mas nada mais que 1 ou 2 mezes e depois tire para fora de ESL. Se forem mais novos ou se falam o basico de inlges ESL nao deve ser uma opcao para vc, so vai atrazar a crianca…
Generalizando:
1) O Canada nao eh os Estados Unidos. Embora tenha uma historia comum, na generalidade o Canadense tenta ter mais conhecimentos gerais que o Estado Unidense (na generalidade) , acho que isso se deve ao simples fato que o Canada tem 30 milhoes de pessoas (pequeno) e os USA tem 300 milhoes… Tambem acho que o ensino publico no USA deixa um pouco demais a desejar mas isso eh outro topico… Contudo CANADA is NOT USA !!!
2) O Brasileiro deve de entender que para o norte americano a america latina fala espanhol, o Brasil embora o maior pais/economia da america latina eh somente 1 pais falando portugues entre a dezena (incluindo as ilhas do Caribe) falando espanhol. Tambem, infelizmente, a grande maioria de noticias que o norte americano recebe da america latina eh simplemente um desastre atraz de outro, por esse motivo eu acho que o Norte Americano (especialmente o Canadense) tem mais interece economico e cultural em saber o que se esta passando na Europa ou Asia que america latina, somente minha
opiniao OK!Conclusao (just my opinion OK):
– Qualquer pessoa que imigra deve lembrar-se que somente o ceu eh perfeito e para isso tem que murrer primeiro. O Brasil tem coisas boas e mas, o Canada tem coisas boas e mas, e a China tem coisas boas e mas. O importante eh estar satisfeito onde esta, uma vez que imigrar nao passe a vida comparando um pais com o outro.
– O mais DEFICIL do processo de imigracao eh estudar e descubrir as coisas boas e mas do Canada (o que vc esta fazendo). Assim vc pode decidir se eh melhore ficar ou vir. Na realidade quanto melhore vc vive no Brasil mais forte deve ser o estudo pois mais tem a perder.
– O mais IMPORTANTE do process de imigracao eh a dicisao final de ir ou ficar. Muitas pessoas imigram sem fazer uma decisao final, eles ficam com um pe no Canada e outro no Brasil. Infelizmente o tempo passa e a distancia entre o Brasil e Canada aumenta e eventualmente a pessoa nao pode abrir mais as pernas e acaba caindo mesmo no oceano… Isso nao quere dizer que vc tem ou deve esquecer seu pais de origem ou que jamais podera regressar, mas lembre-se que em
prencipio seus filhos vao rapidamente ser mais canadenses que brasileiros e sua familia mais proxima nao estara mais em brasil mas em canada… Isso eh fundamentalmente o significado real da palavra ‘imigrar’ que muitas pessoas somente descobrem ao fim de muintos anos (pergunte a meus pais)…Bom that’s enough for now… sorte no seu processo… quanto mais informada estiver mais facil sera sua decisao…
Espero ter ajudado,
Phill… “ -
25 de outubro de 2007 às 15:24 #21981
maurorepacci
ParticipanteExcelente contribuição…minha namorada é canadense e sei da experiência de estudos dela e da familia dela…é exatamente como ele falou acima
-
19 de setembro de 2008 às 22:25 #31502
Patinha11
ParticipanteEscolas-Lista de ganhadores :!:
Fonte:LCNPalmarès des écoles
Le public s’améliore mais le privé reste en tête
Mise à jour : 19/09/2008 06h14Dans le palmarès des écoles secondaires au Québec, neuf établissements privés et deux écoles publiques obtiennent la note parfaite de 10.
Selon les données élaborées par l’Institut Fraser et publié dans Le Journal de Montréal et sur le site Internet canoe.ca, les écoles publiques sont le Collège St-Louis de Montréal et l’École Internationale de Montréal situé à Westmount.
Des neuf institutions privées qui ont aussi obtenu un score parfait, six sont situées à Montréal. Il s’agit du Collège Jean-de-Brébeuf, du Collège Jean-Eudes, du Collège Regina Assumpta, du Collège Notre-Dame-du-Sacré-Coeur, de celui de Charlemagne et de Sainte-Anne à Lachine.
À cette liste s’ajoutent le Collège Saint-Sacrement, à Terrebonne, le Collège Saint-Joseph, à Gatineau, et la Miss Edgar’s & Miss Cramp’s School, à Westmount.
L’école publique Pierre-Dupuy, à Montréal, occupe le dernier rang du classement.
Parmi les écoles privées, l’Institution secondaire Montfort, de Shawinigan, se trouve au bas du classement.
http://lcn.canoe.ca/lcn/infos/regional/archives/2008/09/20080919-061434.html
-
20 de setembro de 2008 às 15:20 #31522
Anonymous
ParticipanteGustavo:
Excelente esta contribuição!!!
Adorei o Depoimento do Phil sobre estudo e imigração em geral.
Super esclarecedor e realista.Patinha:
Sua contribuição também não ficou nada atrás!
Muito boa!!!
Obrigada.Camila
-
20 de setembro de 2008 às 17:15 #31523
Patinha11
ParticipanteObrigada Camila…
Tenho pesquisado muito (dentro do possível à distância)sobre escolas públicas,ensino da lingua francesa x escolas particulares, ensino bilingue,etc…estou chegando a algumas conclusões junto com algumas amigas que são mães e estão em Laval e Montreal..
Até agora tenho um plano sobre escola para nossa filha (tem 12 anos incompletos e estará no secondaire )que foge do que eu pensava no início do processo.
Vamos vendo como as coisas são mesmo aos poucos e de longe,não é mesmo??
Quando souber algo relevante,posto aqui.
Imagino que devam ter pais preocupados em dar o melhor na questão de qualidade de ensino para seus filhos.
Então tudo que descobrirem,podem postar também! toda informação é válida para compararmos com as nossas.
-
22 de setembro de 2012 às 02:46 #57397
robert.mena
ParticipanteOlá,
Alguém tem uma lista atualizada das escolas?
Devo chegar no final do ano e meus filhos estarão com 8 e 10 e como o francês deles será fraco é quase certo que tenham que ir para uma escola com classe de accuel.
Seja como for a idéia é, como acredito que a maioria faça, procurar um local próximo de uma escola boa. Pelo menos se for pública que é meio que a única opção no começo.
-
23 de setembro de 2012 às 01:13 #57406
Lu_campinas
ParticipanteOlá,
Esta lista não é muito nova kkkk, mas pelo menos pra mim tem servido de guia pra minhas pesquisas, tem os sites das escolas e os endereços e pode ser muito na hora de escolher o bairro pra morar…
http://quebec.compareschoolrankings.org … eport.aspx
http://www.lactualite.com/palmares-des- … aires-2008
Um grande abraço,
Luciana
-
23 de setembro de 2012 às 15:33 #57409
Carlos_Santos
Participantepelo visto o ultimo Palmares é de 2010….
http://www.myvirtualpaper.com/doc/cahiers-speciaux-jdq/palmares-23oct2010-opt/2010102501/4.html#4
-
24 de setembro de 2012 às 00:38 #57417
SANDROMS
ParticipanteSö tem um problema com palmarés. São só de escolas secundárias. Com filhos de 10 e 8 anos robert.mena vai precisar escolher uma escola primária.
Duas dicas são:
escolher bairros onde os indices sócio econômicos são mais altos (acreditando que a escola do bairro segue o nível dos moradores do bairro).
assumir que bairros com boas escolas secundárias, devem também ter boas escolas primárias. Nesse caso o palmarés é uma boa ajuda.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
24 de setembro de 2012 às 13:26 #57439
Carlos_Santos
ParticipanteBem lembrado Samdroms….
É verdade que muitas escolas secundarias tem ao lado escolas primarias, mas nao sei que a mesma nota serve para as duas….
De fato numa escola primaria eu procuraria uma que tivesse o programa international, veja aqui no forum um topico sobre o assunto.
-
25 de setembro de 2012 às 01:56 #57497
robert.mena
ParticipanteSandroms,
Obrigado. Eu andei procurando aqui na lista mas não encontrei uma lista com essa informação. Você teria alguma referência online sobre esses índices?
Hoje o que tenho é ver os locais com aluguel mais caro como referência :)
Eu fiz uma pesquisa ainda meio ad hoc. Peguei as 10 primeiras no site que estão em montreal e fui no site ver se começava e entender algo.
A maioria é particular – o que já aparecerá em um novo post – mas as públicas parecem ter um processo que não sei se é de seleção e/ou nivelamento.
Uma delas me respondeu assim
“Le site de l’école sera mis à jour à la fin du mois de novembre prochain ainsi que le formulaire d’inscription pour l’année scolaire 2013-2014. Les portes ouvertes se tiendront le 12 janvier 2013 et les inscriptions seront du 12 janvier au 1er février 2013. Vous devez obligatoirement habiter sur le territoire de la Commission Scolaire De Montréal au moment de l’inscription.”Aí o difícil será saber o que será considerado válido como endereço.
@SANDROMS wrote:
Sö tem um problema com palmarés. São só de escolas secundárias. Com filhos de 10 e 8 anos robert.mena vai precisar escolher uma escola primária.
Duas dicas são:
escolher bairros onde os indices sócio econômicos são mais altos (acreditando que a escola do bairro segue o nível dos moradores do bairro).
assumir que bairros com boas escolas secundárias, devem também ter boas escolas primárias. Nesse caso o palmarés é uma boa ajuda.
-
25 de setembro de 2012 às 13:15 #57511
SANDROMS
ParticipanteRobert.mena,
Se os seus filhos tem 8 e 10 anos, eles vão para a escola primária. Se eles não sabem nada de francês terão que ir para uma escola primária com classe de accueil.
O aluguel mais caro não é uma boa referência. No centro de Montreal, por exemplo, o aluguel é caríssimo, e nem tem escola primária. 8O
Eu encontrei um estudo que compara as escolas primárias de Montreal segundo um nível de desfavorecimento familiar. Na teoria uma escola com alunos com problemas acaba caindo de nível. O documento é meio antigo (2006), espero que o link ainda funcione.
O documento é enorme, tem um resumo no Tableau 23.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
25 de setembro de 2012 às 14:48 #57515
mrodolfo
ParticipanteNão posso deixar de dar meus pitacos neste caso…
Discordo com o Sandro quando ele diz que se as crianças não falam nada de francês terão que ir para uma escola com classe de accueil. As medidas de francisação valem para todos que não são francófonos e as comissões escolares vão dar seus pulos para fazer valer a regra.
A escola de meus filhos, em Ste-Julie, não tem classe de acolhimento e mesmo assim recebe muito bem aqueles que precisam de suporte. Meus filhos, apesar de não precisarem, fizeram uma hora de francisação extra classe por semana, pois eles tinham direito. Digo “não precisarem” pois eles falavam, já no ano passado, muito bem o francês. Conhecemos, inclusive, há um ano e meio atrás, uma criança colombiana que tinha acabado de chegar na escola e não falava nada de francês. Ainda assim, foi colocado em uma classe convencional e está muito bem hoje. Ele e meu filho estão na mesma classe este ano…
Recomendo que as crianças mais velhas façam aulas de francês ainda no Brasil. Isso as impedirá de chegar aqui “boiando” e ficando dependentes de classes de acolhimento ou enfurnadas na francisação: issso tem um grande impacto na socialização deles. Além do mais, no início do sexto ano deverão escolher suas escolas secundárias e aquelas com programas específicos possuem exames de ingresso. E mesmo as particulares.
Temos muitos “bémols” com relação aos palmarès. Eles nos guiam de quão bem vão as escolas nos testes oficiais e também apresentam outros indicadores sociais de seus alunos. Temos a tendência de achar que nossos filhos são sempre os melhores e na maioria das vezes estamos redondamente enganados quanto a isso.
Para aqueles que têm filhos recomendo a seguinte regra na escolha de onde vão morar: existência de trabalho na região próxima; transporte para o trabalho; característica socio-econômica do lugar; proximidade da escola primária; serviços.
Boa sorte na sua decisão.
-
25 de setembro de 2012 às 15:44 #57516
SANDROMS
ParticipanteMrodolfo,
admito que é a primeira vez que ouço falar de caso como esse do garoto colombiano que foi admitido diretamente na classe regular, vivendo e aprendendo.
Talvez a comissão escolar aí onde você mora tenha outros critérios, mas eu sei que a CSDM (comissão escolar de Montreal), não quer nem saber, se o aluno não é francófono vai pra classes de accueil. Se não tem na escola do bairro mandam para um outro bairro com accueil.
Isso aconteceu com um colega meu que se instalou em Westmount por causa das boas escolas, mas a filha não falava francês e foi enviada para uma outra escola secundária próxima (mas fora de Westmount) toda pixada que está na colocação 400 e pouco no palmarés. Não teve choro nem vela, perguntaram se eles podiam escolher outra escola e a resposta foi: apenas depois de sair da classe de Accueil. :bangwall:
Concordo plenamente em colocar os filhos pra fazer francês ainda no Brasil, isso é valido para qualquer criança, principalmente as que já são alfabetizadas.
P.S. não gosto da CSDM. meus filhos estão na CSMB (comissão escolar Margerite Bourgeoys) que me parece muito mais humana em todos os aspectos.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
25 de setembro de 2012 às 16:15 #57521
mrodolfo
ParticipanteSem dúvida Montréal é muito diferente da Montérégie e mesmo de Québec!
Entrar em contato com os diretores das escolas ainda no Brasil é uma outra medida que recomendo aos pais imigrantes a fazerem. Sabendo de antemão aquilo que os espera, toma-se decisões mais acertivas…
-
25 de setembro de 2012 às 19:43 #57544
robert.mena
ParticipanteOi Sandroms,
Como disse o aluguel é uma referência. O centro é uma coisa a parte por conta da proximidade/comodidade.
@SANDROMS wrote:
Robert.mena,
O aluguel mais caro não é uma boa referência. No centro de Montreal, por exemplo, o aluguel é caríssimo, e nem tem escola primária. 8OObrigado pelo link
@SANDROMS wrote:
Eu encontrei um estudo que compara as escolas primárias de Montreal segundo um nível de desfavorecimento familiar. Na teoria uma escola com alunos com problemas acaba caindo de nível. O documento é meio antigo (2006), espero que o link ainda funcione.
O documento é enorme, tem um resumo no Tableau 23.
-
25 de setembro de 2012 às 19:59 #57545
robert.mena
ParticipanteAcho que já sei a resposta, mas em todo caso… Dá para saber que colégios tem classe de accueil? Ou só perguntando individualmente para cada um?
@SANDROMS wrote:
Talvez a comissão escolar aí onde você mora tenha outros critérios, mas eu sei que a CSDM (comissão escolar de Montreal), não quer nem saber, se o aluno não é francófono vai pra classes de accueil. Se não tem na escola do bairro mandam para um outro bairro com accueil.
O colégio que me respondeu foi exatamente em Westmount. Isso seria cruel mesmo :(
@SANDROMS wrote:
Isso aconteceu com um colega meu que se instalou em Westmount por causa das boas escolas, mas a filha não falava francês e foi enviada para uma outra escola secundária próxima (mas fora de Westmount) toda pixada que está na colocação 400 e pouco no palmarés. Não teve choro nem vela, perguntaram se eles podiam escolher outra escola e a resposta foi: apenas depois de sair da classe de Accueil. :bangwall:
Eu coloquei os meus para estudar tem um ano. O que faz com que não cheguem completamente sem noção, mas não tenho dúvidas que eles não conseguem ler com a mesma desenvoltura que aqui, logo….
@SANDROMS wrote:
Concordo plenamente em colocar os filhos pra fazer francês ainda no Brasil, isso é valido para qualquer criança, principalmente as que já são alfabetizadas.
Cada escola é “filiada” a uma comissão?
@SANDROMS wrote:
P.S. não gosto da CSDM. meus filhos estão na CSMB (comissão escolar Margerite Bourgeoys) que me parece muito mais humana em todos os aspectos.
-
25 de setembro de 2012 às 20:19 #57546
SANDROMS
ParticipanteCada escola pública é filiada a uma comissão escolar. Na ilha de Montreal existem bairros atendidos pela CSDM e outros pela CSMB, e mais as comissões em inglês as quais não temos direito.
Acho que é possível consultar as escolas com accueil nos sites das comissões escolares.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
26 de setembro de 2012 às 01:50 #57562
Mariana Helder
ParticipanteE sobre as comissões escolares de Quebec? Qual vocês acham mais “humana”?
-
26 de setembro de 2012 às 13:11 #57570
Carlos_Santos
Participanteaqui o site aonde vc pode encontrar todas as comissoes escolares do Québec:
http://www.fcsq.qc.ca/commissions-scolaires/
Aqui na cidade do Québec eu so tive contato com a “Commission scolaire des Découvreurs”, pois escolhi a escola e depois escolhi aonde morar para poder nao ter stress na hora da matricula na escola.
Nao tenho do que reclamar dela… mas nao pude nem procurei uma usando este critério que vc menciona.
Na escola Rochebelle eu fui super bem recebido, mas isso pode variar, segundo a dia em que vc chega, a pessoa que te recebe, como vc aborda as pessoas, bref…. pode ser que no mesma escola as estorias sejam diferentes. Nao da para garantir …
-
26 de setembro de 2012 às 15:00 #57580
Mariana Helder
Participante– Uma vez escolhida a escola primária, como garantir que a comissão escolar vá te direcionar a ela?
-
26 de setembro de 2012 às 15:17 #57582
SANDROMS
Participante@Mariana Helder wrote:
– Uma vez escolhida a escola primária, como garantir que a comissão escolar vá te direcionar a ela?
A regra diz que no ensino primário a criança deve estudar na escola do bairro. Então se você mora no bairro a comissão tem que colocar você lá. Mas as vezes a escola está lotada e eles mandam para outra escola do bairro (afinal há bairros grandes com várias escolas).
Em Montreal há duas comissões escolares que atendem diferentes bairros: CSDM e CSMB. Na CSDM você faz a matricula no escritório central e eles mandam uma carta dizendo aonde a criança vai estudar. Na CSMB você vai ate a escola, prova que você mora na área de atuação da escola, e faz a matrícula. Nas outras comissões eu não sei como funciona.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
26 de setembro de 2012 às 16:50 #57596
Carlos_Santos
Participanteaqui na cidade do Québec eu fui direto nas escolas (primaria e secundaria), pois tinha os filhos nas duas na época, e fiz minha inscricao direto nelas, sem passar pela comissao escolar.
Mas como disse eu fiz de proposito de escoher uma residencia na regiao servida pela aquela comissao escolar. Se me lembro bem, eles tem um mapa mostrando a area que eles cobrem e foi assim que eu limitei a minha busca pela moradia ;-)
Boa sorte na sua pesquisa.
Se precisar de mais é so falar!
-
26 de setembro de 2012 às 17:32 #57598
mrodolfo
ParticipanteO Carlos está certo ao dizer que as comissões escolares apresentam, seja de forma de mapa, seja como lista de ruas, a área de abrangência (ou bacia) de cada escola. Grosso modo, o morador da bacia tem sua vaga “garantida” na escola à qual pertence, quando sua inscrição é feita no período normal (em fevereiro).
Quando ainda estava na fase de planejamento, fiz um mapa com as escolas que nos interessavam, suas bacias e algumas ofertas de apartamentos para alugar. O mapa é público e pode ser acessado por aqui: http://goo.gl/maps/9I9va
Sempre que tinha dúvidas quanto à vocação das escolas, entrava em contato com seus diretores e obtive minhas respostas. Ao inscrever meus filhos na escola, a diretora havia deixado com a responsável uma cópia de todos os e-mails que trocamos.
Fiz exatamente como o Carlos o fez (não porque ele o fez, mas porque vários outros imigrantes também o fizeram e obtiveram sucesso): escolha a escola; depois veja se existe a possibilidade de morar na sua bacia. Fazer o contrário (escolher a moradia e ter a escola escolhida na sorte) pode ser um grande tiro no pé.
-
26 de setembro de 2012 às 18:18 #57600
Mariana Helder
ParticipanteMuito obrigada pelas informações! Agora as coisas estão se organizando na minha cabeça. Vou pesquisar sobre as escolas e se surgirem novas duvidas (e provavelmente surgirão, rs) vou perguntando. Sem a ajuda de vocês com certeza seria mil vezes mais complicado.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.