Olá, Fábio
Havendo a aprovação do dossiê de equivalência pela Ordem, a mesma determina qual caminho o enfermeiro seguirá. Há 2 opções:
1. Curso de Integração Profissional para profissionais de enfermagem: curso tem duração mínima de 6 meses. É oferecido (dados de agosto de 2011) em 6 CEGEPS, a saber:
– Collège du Vieux Montréal – Montréal
– Collège John Abbott (em inglês) – Sainte-Anne-de-Bellevue (Oeste de Montréal)
– Collège Édouard-Montpetit – Longueuil
– Collège Granby Haute-Yamaska – Granby
– Collège Limoilou – Québec
– Collège de Sherbrooke – Sherbrooke.
Logo, infelizmente o enfermeiro deve ter acesso próximo a um destes CEGEPS. Há outros CEGEPs vários que oferecem a formação para enfermeiro (curso regular), mas para realizar a equivalência, devem ser somente estes citados acima.
2. Programa de Integração Profissional em Meio Hospitalar: essa é uma opção que a Ordem oferece a alguns dossiês. As regras deste tipo de integração antes só valiam para enfermeiros francófonos franceses e belgas. O enfermeiro que optar por essa modalidade fará um estágio, de no mínimo 30 dias, em hospital, sendo supervisionado por enfermeiro responsável.
Os critérios para estágio, bem como saber se o hospital x ou y oferece o estágio estão nesta publicação:
http://www.oiiq.org/sites/default/files/uploads/pdf/admission_a_la_profession/infirmiere_formee_hors_quebec/directives_prog_integration_prof.pdf
Se houver hospitais em Trois-Rivières que ofereçam o estágio; se sua esposa tiver a opção de estágio pela Ordem; se ela for aprovada na entrevista para estágio no hospital escolhido para estágio, aí sim ela pode fazer toda a equivalência sim nesta cidade.
É complicado, mas boa sorte.
Marcos
http://www.bordo-congelado.blogspot.com