Entrevistas primeiro semestre de 2013

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ CSQ Entrevistas primeiro semestre de 2013

Visualizando 264 respostas da discussão
  • Autor
      raffamelo
      Participante

Salut,

Alguém tem notícias sobre as possíveis e prováveis entrevistas no Brasil no primeiro semestre de 2013? Quem como eu ainda é de 2011 ou antes e ainda nada? Nunca mais vi ninguém postando sobre esse tema, os retardatários, mas enfim….
      Quem já está pensando em deixar tudo de lado?
      Abraços….

fkbrasil
      Participante

Fala raffamelo…eu e minha esposa somos do processo antigo (dez/2011)….Paricipamos, no final do ano passado, de uma palestra online e conversamos com a Perla, ela respondeu que é provável que as entrevistas ocorram em março, mas não deu certeza. Nós interrompemos os cursos de francês e desencanamos totalmente do Canadá…passamos a viver aqui como se não existisse essa possibilidade…só vamos voltar a pensar na hipótese de imigrar se recebermos alguma notícia…Vamos ver! Enquanto isso vamos acompanhando…

Abraços,

Fabio

Lu_campinas
      Participante

Olá Pessoal,

Acho que o bichinho do desânimo mordeu muita gente, eu pelo menos sim…
      Por aqui também estamos esperando por notícias do BIQ, acreditando (mas desconfiando ao mesmo tempo) que ainda neste semestre seremos chamados :alright:

Mas, não podemos deixar a peteca cair de vez, ou quando nossa hora chegar estaremos despreparados.

Um abraço a todos
      Luciana

Luana e Rafael
      Participante

Oi pessoal!! Somos de agosto/2011! Resolvemos viver a vida por aqui mesmo, mas nao desistimos da idéia de imigrar! Esperamos fazer a entrevista em breve! Mas enquanto isso fazemos o q aprendemos com tudo isso, ter paciência!!!!

Envio ao BIQ: agosto/2011
      CSQ: março/2013
      Nome no e-cas: maio/2013
      Pedido exames médicos: 27/01/2014
      Passaportes no Consulado: 07/02/2014
      Decision Made: 24/02/2014
      Chegada dos passaportes: 24/3/2014

felipekod
      Participante

Pessoal… vcs tentaram ligar para o BIQ para ver se falta algum documento ou algo do tipo?
      Liguei semana passada e falaram que meu dossier esta entre os próximos a serem convocados.

Sou de julho de 2012

Lu_campinas
      Participante

Olá Felipe,

Vi no seu blog que seu dossier é prioritário, qual a profissão ?

Será quem o fato de ser prioritário fez o seu dossier estar entre os próximos ou foi a fila que andou mesmo?

Somos de junho/2012, (também profissão prioritária), por isso minha dúvida e esperança :)

Mas tenho um casal de amigos de nov/2011 e até agora nada…estou aflita por eles…

Quem te atendeu lá no BIQ, deu alguma notícia sobre as datas das possíveis entrevistas?

Muito obrigada,

Luciana

felipekod
      Participante

Então… eu e minha esposa somos enfermeiros. Uma moça(enfermeira) da comunidade de julho de 2012 já conseguiu o CSQ. Acredito que quem é de 2011(prioritário) e ainda não conseguiu, é porque preferiu não enviar o TCF-Q, sendo assim, tendo que esperar a missão de entrevistas.

Sobre o rapaz que me atendeu eu não lembro o nome dele.

Filipevsm
      Participante

Estou no mesmo barco, na espera das entrevistas. O meu processo, entretanto, é bem recente. Enviei o dossiê em Julho de 2012.

Acabamos que todos vivemos as mesmas fases de apreensão e desânimo que nossos amigos que já estão no federal ou com visto na mão viveram. Alguns esperam um pouco mais no provincial, mas tem um federal mais rápido. Outros passam pela situação inversa. E também há aqueles que enfrentam a demora das duas fases, que é o menos comum apesar de tudo.

Falei um pouquinho sobre isto em meu blog, mas em resumo, me distanciei bastante desta ideia toda de emigração. Estou dando foco a coisas completamente distantes desta temática, e de vez em nunca dou uma lida nos fóruns e blogs, pra ver se nada muito “bizarro” aconteceu em minha ausência.

Isso tem me feito muito bem, pois tenho utilizado o tempo ao meu favor, e não contra mim. Ao mesmo tempo que conquisto outros objetivos menores, o tempo da espera passa rápido e imperceptível. Sinceramente não percebi que quase 7 meses se passaram desde o envio dos meus documentos.

Sugiro que façam o mesmo, e a espera talvez se torne mais branda e tranquila!

Abraços!

Marcelo_Andrade
      Participante

FkBrasil, numa palestra aqui em BH, a Perla nos disse que todos os processos de 2011 seriam finalizados até o final de 2012. Então, as informações passadas por ela, não tem tanta validade. :-)
      Somos de Nov/2011, não desistimos de imigrar, mas este projeto é secundário. Minha filha nasce em Maio deste ano e nossa vida está andando normalmente, sem stress por causa do processo. Os estudos do francês estão devagar tb, mas com novidades a motivação se renova….

Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

Luana e Rafael
      Participante

Pessoal!!!!!!!!!!!
      Eu ainda to tremendo!! Acabou o sofrimento!!!! Acabaram de me ligar para a minha casa!!! Marcaram a entrevista para dia 11 de março!!!! Pessoas!!! Depois de tanta espera deu certo!!!!!!! Uma luz na fim do tunel!!!! Agora ficaram de me mandar um email com os dados mas esta tudo certo! Não acreditooooooooooooooooooooo!!!! Agora acho q o pessoal de 2011 está sendo lembrado!!!! Força galeraaaaaaaaaaaaaaaaaa

Vivs
      Participante

Aehhhhhhhhh!!!! :D

Parabéns, gente! Que notícia maravilhosa!
      Realmente voltaram a acender a luz no fim do túnel para os amigos de 2011 que ainda aguardam a entrevista!! :bananadance:

ahdail
      Participante

Eu e minha esposa somos de Agosto de 2011 e estou aguardando a convocação para este ano. 8O Agora com essa nóticia da Luana e do Rafael começa a reascender a esperança :lol:

taiefredo
      Participante

Parabéns Luana e Rafael!!
      Parece que a fila começou a andar novamente.
      Espero que desta vez eles se lembrem de todos os que ficaram para trás.
      Abraços,

Ucrambuco
      Participante

Pessoal,

Eu já tinha entregue ” as baratas” rsss
      recebi a ligação de que a nossa entrevista será em 11/03 e que em breve iremos receber a confirmação por email.

Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

BetoM
      Participante

Pessoal!!!!!!!

Aleluia, fomos convocados , após 16 meses de espera , angustia, desanimo, a tão esperada convocação chegou!!!!
      Nossa entrevista será dia 13/03 no Rio de Janeiro.
      A ordem agora é foco no Francês .
      Merci beaucoup mon Dieu!!!!!!!!!!!!!

fabricio_carboni
      Participante

@BetoM wrote:

Pessoal!!!!!!!

Aleluia, fomos convocados , após 16 meses de espera , angustia, desanimo, a tão esperada convocação chegou!!!!
      Nossa entrevista será dia 13/03 no Rio de Janeiro.
      A ordem agora é foco no Francês .
      Merci beaucoup mon Dieu!!!!!!!!!!!!!

Parabéns BetoM!

Espero que a fila ande mesmo… eu entreguei os docs no mesmo mês que vc.. dia 11/10/2011.

Amanhã vou tentar ligar lá para dar uma sondada.. rs

sizenando
      Participante

Luana e Rafael, Mari e Jonas, Beto

Aeeeee, que excelente noticia :bigups: PARABÉNS

Como é bom ver as coisas andando por aqui,rs.

Nando.

felipekod
      Participante

É isso ai pessoal… Vamos torces por nossos CSQ’s :D

Lu_campinas
      Participante

Gente,

Que maravilha! :lol:

O Marcelo Andrade estava aqui em nossa casa na hora que vimos a notícia! vibramos muito e ficamos muito felizes pelos colegas que a tanto tempo esperavam por notícias! e que março venha recheado de CSQs !

Um grande abraço a todos que já receberam a noticia e força amigos, nosso dia vai chegar!

Luciana

Lu_campinas
      Participante

Ah pergunta que não quer calar…

o telefonema foi em francês? se foi deu pra entender na boa?

obrigada

Luciana

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Ola pessoal!

Muito bacana saber que estão chamando alguns de nossos amigos para a tão esperada entrevista.
      Vamos torcer para que tenha uma volta significativa no processo de imigração que anda um pouco “devagar” por parte dos orgãos responsáveis.
      De qualquer forma, quero parabenizar à todos que receberam esta ótima noticia e dizer que estamos na torcida por toda galera que assim como nos aguardam a resposta do BIQ.
      Bonne chance à tous!

Ucrambuco
      Participante

Olá Lu Campinas,

Sim a ligação é 100% em francês..
      Ela de identifica, fala de seu projeto , diz o dia e a data, pergunta se vc pode, e dai eu perguntei se a convocação seria somente por telefone ou email tb.. ela disse que enviavia um email ( ainda n recebi) e confirmar o email..

Deu pra entender bem, ela fala normal, mas não feito aquewle quebequense rápidos demais..rs

Ucrambuco!

taiefredo
      Participante

Luana e Rafael, Mari e Jonas, Beto,

Parabéns pessoal pela convocação!!
      A fila começou a andar novamente.
      Espero que desta vez todos os que estão na espera por tanto tempo seja convocado.
      Abraços,

Filipevsm
      Participante

Quanta notícia boa!

Essas realmente foram bem inesperadas, pois nada confirmava a ocorrência de uma nova missão a partir de Março. Muito bom mesmo!

Parabéns a todos que receberam a convocação. Agora é manter pensamento positivo, e “meter bronca” no francês. rs..

Sucesso a todos, e vamos em frente!

fabricio_carboni
      Participante

O mais engraçado disso tudo é que começaram as convocações e não atualizaram a agenda..

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/programmation-missions-travailleurs-lieu.pdf

nilian
      Participante

Gente que delícia saber das boas novas!
      Já não era sem tempo, BIQ!!!!
      Parabéns aos colegas contemplados e ânimo para os que ainda aguardam… As coisas estão fluindo cada vez mais :D

@mari e jonas wrote:

Pessoal,

Eu já tinha entregue ” as baratas” rsss
      recebi a ligação de que a nossa entrevista será em 11/03 e que em breve iremos receber a confirmação por email.

:P

Meu beijo especial para a Mari e Jones! Não vejo a hora do Ucrambuco volta à ativa!

Abraços a todos!
      Sigam confiantes…
      Força & Fé!

Ucrambuco
      Participante

Nilian,

Muito obrigada mesmo! Valeu pela super força!
      Agora quero receber logo esse email.. a gente já estava bem down com o processoo…rss

Ucrambuco!

taiefredo
      Participante

Nilian,

Bem lembrado e apoiado: Queremos ver o ucrambuco de volta!!! :lol: :lol:
      Abraços,

Doug Ramsey
      Participante

Galera, também acabei de receber um telefonema marcando a entrevista!!!!!!!!!

13/03 no rio!!

Falaram que vão mandar e-mail com as informações! CARACA! Não tô acreditando!!!!

O telefonema foi 98% em francês, só usaram português para dizer que queriam falar comigo! hahaha

Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

Marcelo_Andrade
      Participante

Doug, blz? manda seu time line aí pra gente….vc é de quando?

Abç

Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

Cleyton
      Participante

Aee galera sonhadora, depois de muita deprê e mais de ano esperando algo do BIQ, acabei de receber uma ligação do BIQ informando a data da minha entrevista, que será dia 18 de março no RJ! Mesmo tendo enviado os testes (IELTS e TCF-Q C1-B2) e tendo nas minhas contas pontos de sobra (sou enfermeiro) eles falaram que tenho que comparecer na entrevista. Mas fazer o que, é o preço né. ESTOU MUITO FELIZ e torço para que agora todos que estavam sofrendo ou que ainda estão com essa demora possam finalmente ter uma alegria nesse começo de ano! Ah, é tranquilo entender a pessoa em francês no telefone, mas eu pedi para conversar em Inglês que tenho mais habilidade, fica a dica pra quem por ventura receber a ligação.
      Abraços galera, não vamos desanimar!

Amélie
      Participante

Tem que ter perseverança, a hora de cada um acaba chegando!
      Boa sorte a todos na entrevista!
      Abraços!

Amélie

Timeline:
      21/11/11 - Envio do dossiê BIQ SP
      20/12/12 - CSQ
      05/02/13 - Envio federal CIC Sydney
      21/01/14 - Pedidos de exames
      06/02/14 - Pedido dos passaportes
      28/02/14 - Passaportes recebidos
      10/04/14 - Chegada em Québec

Marcelo_Andrade
      Participante

E vc, Cleyton, é de quando?

dilmendonca
      Participante

Nada aqui ainda…

Doug Ramsey
      Participante

@Marcelo_Andrade wrote:

Doug, blz? manda seu time line aí pra gente….vc é de quando?

Abç

Opa, Marcelo, blz? Sou de novembro de 2011, ainda antes das mudanças no processo.

Abs

Marcelo_Andrade
      Participante

Nó, eu tb, minha doc chegou lá dia 01/12 ou 02/12, eu não me lembro……Parece que está batendo na porta, não? :P :P :P

bonne chance !

felipekod
      Participante

Recebi a ligação do BIQ… nossa entrevista será dia 19 no rio de janeiro.

Somos enfermeiros, tirei b1/b2 no TCF-Q e minha esposa tirou b1/b1.

sabrinaEodilon
      Participante

Nossa quem é que imagina que isso aconteceria agora
      Pra quem começou a ano triste e desmotivado foi um presente e tanto

Parabéns a todos que receberam estou feliz por vcs e aliviada pois não aguentava ver o pessoal de agosto sofrendo com o atraso !!!

Felipe que legal, somos do mesmo mês e tambem sou grupo 1 !!!
      :)
      Tomara que chegue logo o meu pois recebi o temido email de intetion de rejet que nos causos muito trabalho, hoje peguei minhas traduções e amanhã enviaremos por dhl.

Infirmiere
      Participante

Pessoal, parabens a todos que recebram o CSQ ou qq forma de comunicaçao do BIQ, pois jah é uma grande vitoria!

Felipe a sua noticia me deixou mto animada, pois meu dossie chegou apenas 2 dias depois do seu. Tomara q eu tb receba noticias em breve!

Bonne chance à tous!

fernandes.f
      Participante

Parabéns a todos os contemplados. Estou muito contente por vocês, principalmente os q são de 2011, Eu acho que já teria pirado com isso.

Vamos torcer agora que vocês tenham um federal menos sofrido que está sendo agora, e quem sabe o consulado acorde pra vida com essa turma de março 2013 chegando, e fechando praticamente 2 anos de processos parados lá em junho/11.

Parabéns a todos!

Lu_campinas
      Participante

Pessoal,

esta noticia do Felipe me deixou até com friozinho na barriga

Sou enfermeira e nosso dossier foi aberto em 04/junho/2012, então parece que as coisas realmente deram uma movimentada geral lá pelas bandas do BIQ :)

Desculpem a neura, mas como hoje passei o dia todo fora, fui correndo ver no identificador de chamadas as ligações perdidas e encontrei uns numeros enormes e diferentes…

Será que alguém ai que tenha idenficador poderia dizer de qual numero eles estão ligando!
      Ai, que ansiedade!

Um beijo e obrigada,

Luciana

Cleyton
      Participante

Olá Lu_campinas,

Fique calma, se caso eles te ligaram ontem e não acharam, irão também mandar um e-mail. Eles falaram que mandariam um e-mail para nós hoje pela manhã
      Boa sorte!

raffamelo
      Participante

Pessoal,

Estou muito feliz pela noticia das novas convocações. Em primeiro lugar parabéns a todos e muitíssima boa sorte! Como nunca estamos em casa, acho que ficará bem difícil de falar com eles por telefone, todavia vou aguardar o tão esperado e-mail.
      Assim que eu tiver notícias coloco aqui. Estou realmente fui feliz por todos e finalmente acreditando que a fila 2011 vai terminar e com saldo positivo!!!

Abraços.

Doug Ramsey
      Participante

@Lu_campinas wrote:

Será que alguém ai que tenha idenficador poderia dizer de qual numero eles estão ligando!
      Ai, que ansiedade!

Um beijo e obrigada,

Luciana

Oi, Luciana! Só sei dizer que o ddi é 52 – o que acho que a maioria já sabe de tanto ligar lá no BIQ hehehe. Por outro lado, se você não tem parentes ou amigos no México e recebeu uma ligação começando por 52 (ou 0052), já é uma dica.

Ligaram no telefone do meu trabalho, eu olhei de relance pro número que apareceu no visor e achei que fosse ligação de algum outro estado (recebo algumas ligações interestaduais, então não prestei muita atenção). Só na hora que a mulher começou a falar francês é que a ficha caiu.

Lu_campinas
      Participante

Pessoal,

Obrigada pessoal pela força !

Cheguei agora do meu plantão e claro fui fuçar nas ligações perdidas de ontem…
      Para meu desespero/alegria/tudo junto :lol:
      descobri que é sim um número muito parecido com o do BIQ apenas mudando o final, acho que não é uma simples conhecidencia, agora é administrar a ansiedade e esperar o telefone tocar…

Um abraço e depois eu posto aqui qualquer novidade.

Luciana

Ucrambuco
      Participante

Taefredo,

Obrigada pela força!

Lu Campinas,

O telefone que recebi na segunda foi: 00 52 55 11 00 4330 …

Ucrambuco!

Filipevsm
      Participante

O coração foi a 1000 agora!

Agora está muito perto para todos nós. Tanto para o pessoal de 2011, remanescentes da última leva, quanto nós de 2012, já a partir de maio e novas regras.

O que me assustou é o fato de perfis com alta pontuação total, notas altas no TCFQ, e até mesmo enfermeiros sendo convocados para entrevista ao invés de receber o CSQ em casa.

Vamos focar no francês pessoal!!!

Sucesso a todos!

Lu_campinas
      Participante

Oi Mari,muito obrigada

é o mesmo nº que estava no meu aparelho…
      ai ai tomara que eles não desistam muito fácil, ligaram 4 vezes ontem :bangwall:

paciência e fé

Beijo

NAYRA E ARNALDO
      Participante

Ótimas noticias galera, será q até o final do ano eles encerram os processos de 2011/2012? Somos de Julho/12 e ficamos mais ansiosos ainda com as noticias da Lu_Campinas, já que ela enviou o processo na mesma época que a gente.

Força na peruca e foco no francês.

Filipevsm
      Participante

Nayara e Arnaldo,

O meu também é de Julho/12, e tive a mesma esperança nesta notícia da Lu.

Já estou correndo atrás de aulas de fracês emergenciais. rs..

Lu_campinas
      Participante

Pessoal que recebeu a ligação ontem,

alguém já recebeu o e mail hoje ?
      até agora nada por aqui!

ai meu coração…

mas o dia ainda não terminou!

E aos colegas que ainda não receberam a ligação, força e fé!

Um abraço,

Luciana

Doug Ramsey
      Participante

Ainda nada aqui. Mas são quatro horas de diferença. Agora são 10h30 lá, talvez o pessoal tenha começado a trabalhar só há meia hora hehehe. E isso significa também que até umas 10 da noite (horário de Brasília) a gente pode estar recebendo os e-mails.

Haja maracugina!

dburla
      Participante

Tomara que ande esse processo… desde nov/11 esperando e exercitando a paciência hehehehehe.

Boa sorte a todos

Abs

Daniel

www.erablecarioca.com

flopes
      Participante

Olá pessoal!
      depois de tanto tempo ausente eu voltei a visitar a comunidade.
      Estava ligando para o bureau no México e resolvi entrar aqui. A espera para alguém atender a gente lá é tão grande que consegui ler quase tudo de novo que vocês postaram rs
      Liguei para lá pra saber sobre meu dossiê, mas é claro que ele respondeu que está em análise. Liguei por desencargo mesmo, sei lá.
      Somos de julho/2012 e não somos prioritários. Comentei sobre as entrevistas de março que muitos estão postando aqui. Ele disse que essas entrevistas são para aqueles já possuem mais que 10-12 meses de espera (que é o timeline da etapa Quebec) ou prioritários. E deixou claro que meu dossiê não entra nessa leva de entrevistas. Que serei convocada só mais para o fim deste ano mesmo :(
      Esse processo é uma montanha russa, meu Deus!
      Eu andei desligada da imigração, decidi que estava demorando demais e que eu ia deixar isso pra lá.
      Mas o Canadá sempre foi um sonho, não consigo desistir. É uma pena que eu tenha tomado a decisão de imigrar em 2010 e que só tenha enviado o dossiê em 2012.
      Então o que resta é o que muitos já disseram aqui, ter paciência! e torcer pra que a fila ande.
      Nós sabemos que não pode ser simples nem tão rápido demais pra ninguém tomar a decisão por impulso e depois se arrepender. Mas está demorando demais de uns tempos pra cá, haja coração.

Parabéns a todos que foram convocados! Boa sorte na entrevista!!!!
      E paciência para os que estão na mesma situação que nós :)
      Abraços
      Fernanda

Envio do dossiê: 06/2012
      Recebimento do e-mail de abertura do processo: julho/2012
      E-mail Intention de Rejet: 13/05/2014
      E-mail dizendo que o dossie estava em espera para decisão: 12/09/2014
      Recebimento dos CSQ`s prioritários pelo correio: 14/10/2014.
      Processo Federal: Chegada dos documentos em Sidney: 12/11/2014

Perfil: casal com menos de 35 anos, ambos engenheiros de alimentos, dois filhos

Filipevsm
      Participante

Fernanda,

Será que esta informação se confirmará? A Lu, apesar de processo prioritário, é de Maio de 2012 e já recebeu ligação. Se contarmos, somam-se 8-9 meses que ela enviou a documentação.

Tomara que essa informação que eles te passaram não se confirme, pois senão, nós de 2012 chegaremos a mais de 15 meses de espera com entrevistas somente no fim do ano.

Mas tenhamos calma, e esperança!

Doug Ramsey
      Participante

Gente, recebi o email do BIQ!! Agora é mais que oficial, e o hotel não é o mesmo da entrevista anterior: agora é o hotel Regina (R. Ferreira Viana, 29).

Bonne chance!

Lu_campinas
      Participante

Muito feliz :)

Liguei no BIQ, mas a atendente me disse que não tem expediente hoje, só 3ª e 5ª feira, não entendi porque a Fernanda falou com eles hoje, desliguei o telefone meio tristinha e quando entro no e mail…lá esta nossa convocação pra entrevista!

dia 18 de março no Rio

Graças a Deus, estamos muito felizes e continuamos a torcer que todos que estão nesta jornada também recebam notícias fresquinhas e maravilhosas

Bonne chance à tous

Lu

Ucrambuco
      Participante

Olá,

Recebemos a convocação oficial hoje.

Ucrambuco!

eacampos
      Participante

@Lu_campinas wrote:

Liguei no BIQ, mas a atendente me disse que não tem expediente hoje, só 3ª e 5ª feira, não entendi porque a Fernanda falou com eles hoje, desliguei o telefone meio tristinha e quando entro no e mail…lá esta nossa convocação pra entrevista!

dia 18 de março no Rio

Graças a Deus, estamos muito felizes e continuamos a torcer que todos que estão nesta jornada também recebam notícias fresquinhas e maravilhosas

Bonne chance à tous

Lu

Que massa Lu !!!! Parabénssssssssssssssssssss !!!!

Que notícia Maravilhosa!!!!! Tá vendo que na hora certa tudo iria deslanchar ??

Que bom !!! Estamos muito felizes por voce e torcendo sempre !

Vai dar tudo certo !

Eduardo
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

tati06
      Participante

Olá Filipe, se eu fosse vc eu começava a estudar p a entrevista, pois eu tinha pontuação p receber o CSQ dm casa com nota alta no Tcf e fui chamada p entrevista novembro d ano passado, pq meu TCF foi perdido. O M. Leblanc nem sabia da existência do meu TCF,…e aconteceu a mesma coisa com a minha amiga…perderam o TCF dela tbm, e o Leblanc tbm ficou com cara de tacho…..se vier por correio , eh lucro neh?
      Espero q vcs nao esperem 15 meses de provincial como Óscar, foi um sufoco, agonia total!
      Espero q esse ano o federal corra!!rsrsrsr
      Boa sorte a todos!

flopes
      Participante

Lu_campinas, parabéns pela convocação!! Eu comecei a ligar hoje para o México às 13:30 da tarde daqui (9:30 lá) e só fui atendida à 15:20, quase na hora de fechar (pois fecha às 15:30 – horário de Brasília. Pelo que entendi eles atendem de lundi à mercredi.
      Mas o que importa é que vocês receberam o tão sonhado e-mail! Parabéns!

@Lu_campinas wrote:

dia 18 de março no Rio

Bonne chance à tous

Lu

Filipe,
      O funcionário que me atendeu foi muito educado, mas muito desanimador. Eles não imaginam o quanto a gente sofre com essa espera.
      Vou ligar pra lá de novo, quem sabe pego um mais otimista :)
      Assim que tiver alguma novidade escrevo aqui.
      Acho que nada do que eles dizem se confirma. Ano passado fui a uma palestra e a Perla garantiu que todos os processos brasileiros seriam analisados até dezembro 2012….e não passou nem perto disso acontecer :(
      Eu não sei mais o que fazer. Falta 1 ponto para atingirmos a pontuação para o CSQ chegar em casa, mas daí a fazer o tcfq de novo com chances de não dar me nada… (peguei B2/B2, não sei se eu aumentaria isso).

@Filipevsm wrote:

Fernanda,

Será que esta informação se confirmará? A Lu, apesar de processo prioritário, é de Maio de 2012 e já recebeu ligação. Se contarmos, somam-se 8-9 meses que ela enviou a documentação.

Tomara que essa informação que eles te passaram não se confirme, pois senão, nós de 2012 chegaremos a mais de 15 meses de espera com entrevistas somente no fim do ano.

Mas tenhamos calma, e esperança!

Vou até postar uma pergunta sobre tentar o CSQ/federal a partir do Canadá, quem sabe isso funciona…

Abraços!

Filipevsm
      Participante

@tati06 wrote:

Olá Filipe, se eu fosse vc eu começava a estudar p a entrevista, pois eu tinha pontuação p receber o CSQ dm casa com nota alta no Tcf e fui chamada p entrevista novembro d ano passado, pq meu TCF foi perdido. O M. Leblanc nem sabia da existência do meu TCF,…e aconteceu a mesma coisa com a minha amiga…perderam o TCF dela tbm, e o Leblanc tbm ficou com cara de tacho…..se vier por correio , eh lucro neh?
      Espero q vcs nao esperem 15 meses de provincial como Óscar, foi um sufoco, agonia total!
      Espero q esse ano o federal corra!!rsrsrsr
      Boa sorte a todos!

Tati,

A minha esperança ainda se mantém viva, pois já sou um dos que enviaram na nova regra, com tudo traduzido e TCFQ já anexo ao dossiê, sem chance de extravios.

Não custa acreditar que o email tarda mas não falha, e esse CSQ vem por Correios! rs..

De toda forma, não somente por causa das entrevistas, já busco retomar o francês pra manter a prática e contato.

@flopes wrote:

Filipe,
      O funcionário que me atendeu foi muito educado, mas muito desanimador. Eles não imaginam o quanto a gente sofre com essa espera.
      Vou ligar pra lá de novo, quem sabe pego um mais otimista :)
      Assim que tiver alguma novidade escrevo aqui.
      Acho que nada do que eles dizem se confirma. Ano passado fui a uma palestra e a Perla garantiu que todos os processos brasileiros seriam analisados até dezembro 2012….e não passou nem perto disso acontecer :(
      Eu não sei mais o que fazer. Falta 1 ponto para atingirmos a pontuação para o CSQ chegar em casa, mas daí a fazer o tcfq de novo com chances de não dar me nada… (peguei B2/B2, não sei se eu aumentaria isso).

Vou até postar uma pergunta sobre tentar o CSQ/federal a partir do Canadá, quem sabe isso funciona…

Abraços!

Fernanda,

É justamente esta falta de crédito no que eles dizem que nos gera essa descrença. Entre acreditar que ninguém será convocado, e acreditar que temos chance, fico com a segunda opção. Vai que o positivismo ajuda, né? rs..

Será que já não está com pontuação pra receber em casa? B2/B2 é uma nota bem alta e dá MUITOS pontos.

Minha pontuação já está acima da expectativa, mas com essa loucura de todos sendo convocados, mesmo com pontuação alta e profissão prioritária, acho que terei que retomar forte o francês mesmo!

Torço para que fale com alguém de bom humor no BIQ, que diga boas novas e nos dê esperanças. rs..

paula2304
      Participante

Pessoal, sempre acompanho a comunidade mas quase nunca escrevo por aqui, pois tento manter uma distância deste processo! Pra nao pirar mesmo! :bangwall:

eu acho que as convocações são para avaliar algo que ficou “obscuro” para eles, sei lá, algum documento que eles queiram confirmar com o original etc. Porque eu e meu marido também fomos convocados hoje. Ele é francês, engenheiro, enviou o IELTS ( com nota alta). Eu falo francês fluente, fiz meu mestrado na França. Então acho que eles querem mesmo é conversar com as pessoas e confirmar algumas informações.

Se não for isso, sinceramente nao entendo! :-) este processo é muito maluco!
      Mas estamos felizes!!! Afinal Somos de 20 de agosto! Nem esperávamos ser chamados!
      Boa sorte a todos!!! :)

tati06
      Participante

Eh verdade Filipe…especiais que vc é das regras novas…..de qquer forma, so gostaria de lembrar a todos, como já disse nosso amigo aqui o Sandroms, que nao importa, vc pode ate ter mil pontos, se eles desconfiarem de algum documento, ou se eles quiserem realmente so confirmar tudo, eles vão chamar de qquer jeito…..
      Mas dai realmente nao bate com que a Perla fala nas palestras, que o objetivo é nao fazer nmais entrevistas, por isso mudaram as regras e começaram a exigir o TCF…..mas nao eh isso q esta acontecendo neh? Vai entender…..esse biq ninguém entende mesmo…como dizem, a gente morre e nao vê tudo..rsrsrs…
      Boa sorte a todos!

Filipevsm
      Participante

@paula2304 wrote:

Afinal Somos de 20 de agosto! Nem esperávamos ser chamados!

É, a única explicação é esta mesmo, pois pra quem queria não mais fazer entrevistas, eles até que estão bastante motivados! rs..

O processo de vocês não se enquadra no grupo 1 (prioritários)? São de 20 de Agosto de 2011 ou 2012?

Se não se enquadram e são de 2012, a minha esperança se confirma. rs..

paula2304
      Participante

Filipe, nós somos de agosto de 2012! E ontem um casal de amigos nossos de outubro de 2012 também foram convocados.

Meu marido se enquadra no grupo de profissões prioritárias ( engenharia mecânica e aeronáutica), mas ele nao tem expericência comprovada com aviões, somente com automobilismo. Por isso, nós nem estávamos esperando, pois para nós e segundo as regras não somos prioritários. Para nós prioritários eram as pessoas com formação + experiência comprovada. Sei lá! Rsrs
      Mas estamos felizes claro!
      Então se isso se confirma, vc pode manter suas esperanças sim!!!
      Bonne chance! :bigups:

flopes
      Participante

Também quero muito que isso se confirme!!!
      imagina se estiverem fazendo uma limpa nos dossiês brasileiros e chamarem os 2012 não prioritários!
      Não sei se adianta muito ligar lá no Biq, mas não custa nada mostrar que estamos esperando ansiosamente pelo trabalho e eficiência deles né? Se der tempo vou ligar hoje de novo :)

fabricio_carboni
      Participante

Liguei hoje no BIQ e agora não entendo mais nada mesmo.

Perguntei sobre meu dossier de novo (pois ja tinha ligado 1 semana antes de saber que começaram as convocações) e me diz que ainda está em avaliação ? Como assim? Quer dizer que não há informações se falta documentos ou não e se faltar vão me contatar por email

Aí perguntei se eu seria chamado para esta rodada de março/2013 disse que não. E perguntei se as pessoas que serão chamadas já foram escolhidas e recebi. Alto e claro OUI.

Eu disse tb que eu tinha feito o TCF mesmo estando sob as regras antigas e não enviei com medo de perderem, claro que ele ignorou essa observação e disse que se eu enviar poderá subir meus pontos. tsk tsk (sou de ti com mais de 10 anos de experiencia)

E de lambuja (claro que eu ja sabia a resposta) se ele sabia qdo seria a outra missão após a de Março, é claro que ele não sabe.

Só me resta enviar o TCF, mas sinceramente estou totalmente desgostoso com este processo. Vou começar procurar outras opções. Quer me deixar lá no limbo, então deixe. Vou ser apenas mais um registro lá como tantos.

flopes
      Participante

@fabricio_carboni wrote:

Liguei hoje no BIQ e agora não entendo mais nada mesmo.

Perguntei sobre meu dossier de novo (pois ja tinha ligado 1 semana antes de saber que começaram as convocações) e me diz que ainda está em avaliação ? Como assim? Quer dizer que não há informações se falta documentos ou não e se faltar vão me contatar por email

Aí perguntei se eu seria chamado para esta rodada de março/2013 disse que não. E perguntei se as pessoas que serão chamadas já foram escolhidas e recebi. Alto e claro OUI.

Eu disse tb que eu tinha feito o TCF mesmo estando sob as regras antigas e não enviei com medo de perderem, claro que ele ignorou essa observação e disse que se eu enviar poderá subir meus pontos. tsk tsk (sou de ti com mais de 10 anos de experiencia)

E de lambuja (claro que eu ja sabia a resposta) se ele sabia qdo seria a outra missão após a de Março, é claro que ele não sabe.

Só me resta enviar o TCF, mas sinceramente estou totalmente desgostoso com este processo. Vou começar procurar outras opções. Quer me deixar lá no limbo, então deixe. Vou ser apenas mais um registro lá como tantos.

A minha sensação é exatamente a mesma. Muito descaso! Parece que eles estão fazendo uma favor pra gente, mas nós pagamos caro para que nossos dossiês sejam analisados.
      Será que não tem como mandarmos e-mail em massa para algum órgão de imigração diretamente no Quebec para reclamarmos o que está acontecendo no México.
      Porque pelo que leio aqui, quando estava em SP não era assim….
      É frustante não conseguir fazer nada. Ficar fazendo TCF e mandando de novo é um abuso. E mesmo assim não há garantia nenhum de que nosso processo será analisado.
      Alguém sugere alguma atitude?
      Abraços a todos!

fabricio_carboni
      Participante

Eu sou do pardido de enviar um email .. todo mundo envia o mesmo email. Assim vão ver que há um descontentamento geral.

http://www.premier-ministre.gouv.qc.ca/equipe/conseil-ministres/de-courcy-diane-en.asp

Poderiamos elaborar uma carta explicando o descaso com os dossies do Brasil e o absurdo que tudo isso se tornou após a mudança do escritório de sp para o mexico.

sabrinaEodilon
      Participante

Acabei de falar com o pessoal do Biq mais um vez pois queria confirmar a necessidade de um documento par ameu pedido de intetion de rejet e perguntei se seria selecionada para a entrevista de março pois sou grupo 1 e pessoa depois de min ja foram chamadas, disseram que não, então penguntei se seria pelo intention de rejet e me disse que não, perguntei se quando chegasse os documentos haveria uma chance e me disse finalmente que não, ninguem de 2012 será convocado, eu quase ri minha gente
      Disse que sim pessoas de 2012 foram convocadas e ele disse que não, isso não é provavel,
      :evil:
      logo, tudo que ele disse não fez sentido e não tive nehuma resposta pois não confiei em mais nada!!

flopes
      Participante

@fabricio_carboni wrote:

Eu sou do pardido de enviar um email .. todo mundo envia o mesmo email. Assim vão ver que há um descontentamento geral.

http://www.premier-ministre.gouv.qc.ca/equipe/conseil-ministres/de-courcy-diane-en.asp

Poderiamos elaborar uma carta explicando o descaso com os dossies do Brasil e o absurdo que tudo isso se tornou após a mudança do escritório de sp para o mexico.

Vamos abrir um tópico sobre esse assunto então?
      Talvez causasse mais impacto se cada um escrevesse seu próprio e-mail, você não acha? Porque se for o mesmo, eles podem começar a abrir e nem ler quando perceber que são iguais, sei lá.
      Eu sugeriria que levantássemos os tópicos dos quais vamos reclamar, depois cada um traduz pra sua língua de maior facilidade (o ideal seria em francês) e começamos a mandar. E todo mundo que mandar e-mail pra eles avisa aqui na comunidade para termos ideia de quantos e-mails eles estão recebendo.
      Alguém sabe para qual e-mail devemos enviar? Não pode ser esse que cai no México.

Tem que haver alguma coisa que a gente possa fazer. Não me conformo. Eles estão respondendo as mesmas coisas (insatisfatórias!) para todos. Eles foram “programados” para seguir um padrão de resposta e pronto. Mas não acho que o que pagamos não cubra os custos de uma análise mais bem feita que isso!

flopes
      Participante

@fabricio_carboni wrote:

Desculpa, agora que consegui a página que você citou. Mandamos para o e-mail da Ms De Courci então?

dsilva
      Participante

Oi pessoal!
      Também sou a favor do envio do e-mail, mas acho que devemos ir um pouco mais além: como o descaso deles é muito grande, acredito que deveríamos enviar e-mail E carta registrada, tanto para o BIQ do México quanto para o MICC. Quem sabe assim alguém toma uma atitude?
      O que vocês acham?

Abraços,

eacampos
      Participante

Olá pessoal.

Eu entendo completamente a angústia e agonia de vcs… Eu recebi o CSQ há tres dias e antes disso estava para morrer de desespero. Esperamos 13 meses no Processo Provincial, minha esposa enfermeira, temos dois filhos e enviamos TCF e nada foi suficiente para eles darem respostas ou responderem minhas perguntas. Foi muito angustiante.

Eu fiz tudo que puder… mandei um email para um Conselheiro de Imigração do MICC e ele foi bem atencioso, mandou email para o BIQ e eles pela primeira vez me responderam. Mandei email para o Diretor do BIQ e nada, mandei email para o MICC… na última vez mandei para a Diretora nova do BIQ, Daniela Geloso. Mudei o título do email para chamar atenção… Quando mandei um email para o MICC, vejam a resposta que eles me deram:

Vous souhaitez connaître les délais de traitement d’une demande de certificat de sélection du Québec (CSQ). Nous vous invitons à consulter notre site Internet à l’adresse suivante :

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/demande-immigration/delais.html

Sachez, par ailleurs, que les délais de traitement des demandes sont déterminés en fonction de différents facteurs dont les objectifs globaux de sélection par bassin géographique et par catégorie d’immigration, définis par le Ministère, le volume des demandes de certificat de sélection par territoire ou la conjoncture internationale.

En espérant que ces renseignements vous seront utiles, recevez, Monsieur, nos salutations distinguées.

VAle a pena correr atrás.. eu fiz isso… mas essa demora vai ser constante. Acredito que o prazo dos aplicantes do Brasil agora é aquele de 18 a 20 meses.. não é mais rápido como antes. Os Colombianos esperam 3 a 4 anos… Sei que é desesperador… mas tenham certeza que em algum momento eles vão responder vcs… Vai dar certo ! Tenham certeza disso e não desanimem ! Não desistam !
      Abraços !

Eduardo
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

Doug Ramsey
      Participante

Olá, gente!

Alguém mais daqui foi convocado? Parece que essa rodada vai ser entre 11/03 e 20/03, se formos levar em conta as datas que o pessoal postou aqui e em outros lugares. Alguém foi convocado fora dessas datas?

Já enviei o formulário de confirmação e pedi para eles acusarem o recebimento, mas não tenho muita esperança hehehe. Além do histórico, o e-mail automático co BIQ informa que eles não confirmam o recebimento de nada, mesmo de documentos que eles mesmos peçam. Alguém por acaso recebeu alguma confirmação de recebimento do formulário?

Ucrambuco
      Participante

Olá Doug,

2 dias após enviar a confirmação de entrevista, recebemos a confirmação de recebimento:

Bonjour,

Nous accusons réception de votre confirmation d’entrevue et nous vous en remercions.

Meilleures salutations.

V.R.O.

Bureau d’immigration du Québec à Mexico

Ucrambuco!

Ric e Lu
      Participante

Nossa gente , estamos na mesma espera, porém pra me deixar mais nervoso , quando rece bi o recebimento do meu dossiê em Fev de 2012 ( mandei em Dez de 2011) me pediram o tal TCF-Q , e enviei ele em julho, mas enviei para SP e depois fiquei sabendo que o escritório tinha sido transferido para o México. Nunca mais tive notícias, nem sei se ele foi recebido la no México… Bom espero que estejamos nessa nova leva de entrevistas!

viniciusst
      Participante

Somos de Dez/2011.
      Ainda na recebemos nada.
      Na expctativa.

Parabens aos convocadas!
      DEUS abençoe a todos.

Abraço!

Vinicius Teixeira

Cleyton
      Participante

Olá Doug, estamos no mesmo barco, já mandei o e-mail confirmando a entrevista por 2 vezes e não recebi resposta nenhuma.

Gostaria de perguntar aí pra mari e jonas como exatamente vcs responderam o e-mail de confirmação, porque talvez eu tenha feito errado, sei lá.

Na verdade dá é raiva, a gente aplica há mais de ano, sem notícias, e quando vem o chamado para entrevista eles nem pra te responder a confirmação, na verdade respondem alguns e outros não. Vou acreditar que tá tudo certo, mas se alguém aí tiver alguma dica ae vamos nos ajudar.

E bora estudar Francês…

Lu_campinas
      Participante

Pessoal,

nós recebemos o mesmo e mail que a Mari recebeu, se não me engano no dia seguinte a termos enviado o e mail confirmando nossa entrevista e mandarmos aquela folha com a data hora e local que tínhamos que assinar.

Espero que dê tudo certo,

Só uma outra coisa, dei uma olhada no GPI e vi que está atualizado desde de outubro de 2012, lá tem uma parte que fala especificamente sobre o que será cobrado na entrevista, achei muito válido pra gente se preparar melhor.

Um grande abraço

Luciana

Ucrambuco
      Participante

Olá Pessoal,

Envei em cima do email com a convocação, a carta anexa e dizendo que confirmava minha presença…
      Esse BIQ é uma caixinha de surpresa… e de desorganização tb…rs

Ucrambuco!

raffamelo
      Participante

Somos de Set/2011 e até agora nada também! Mistura de desespero com desânimo! =/

viniciusst
      Participante

Pois é!
      Também estamos nessa!
      Eu e minha esposa somos de Dez/2011.
      Vamos aguardar!

raffamelo
      Participante

Finalmente após exatos 18 meses, fomos convocados para a tão sonhada e temida entrevista. Nossa entrevista será realizada dia 18/03 no Rio de Janeiro. Acho que realmente agora vai………..

Rodrigo Paim
      Participante

Somos de Dezembro/2011, mas até agora nada… tá osso viu! :alright: :bangwall:

Ucrambuco
      Participante

Parabens Rafamelo! Agora só estou vendo convocações de 11 a 20/03.. será tão curta ou ainda vão chamar… vamos torcer que seja o Leblanc…

Ucrambuco!

Doug Ramsey
      Participante

@Cleyton wrote:

Olá Doug, estamos no mesmo barco, já mandei o e-mail confirmando a entrevista por 2 vezes e não recebi resposta nenhuma.

Pois é, Cleyton, eu mandei a resposta em cima do e-mail que me mandaram. Dei um “responder”, anexei o documento que me solicitaram e pronto. A única resposta que recebi foi a automática do BIQ. Ou seja, eu sei que meu e-mail bateu lá por causa dessa resposta, mas não tenho algo dizendo “recebemos seu documento confirmando a entrevista”. Ou seja, o mesmo que a Mari e a Luciana fizeram Por outro lado, eu já havia confirmado por telefone. Acho que vou enviar de novo o e-mail com a confirmação.

@mari e jonas wrote:

Parabens Rafamelo! Agora só estou vendo convocações de 11 a 20/03.. será tão curta ou ainda vão chamar… vamos torcer que seja o Leblanc…

Eu também só vi de 11 a 20/03. Talvez seja realmente para fechar o pessoal de 2011 antes das mudanças do processo. Só que você ainda encontra pessoas de antes das mudanças do processo que não foram convocadas pra essa rodada. Ou seja, no fim das contas, não dá pra ver muita lógica em tudo isso, pelo menos não com as poucas informações que temos.

Doug Ramsey
      Participante

Lei de Murphy, gente… acabei de checar o e-mail e tá lá a resposta de confirmação do BIQ, chegou agora no fim da tarde. Deu então 6 dias a partir do dia em que enviei a confirmação.

rodrigocwb
      Participante

@raffamelo wrote:

Finalmente após exatos 18 meses, fomos convocados para a tão sonhada e temida entrevista. Nossa entrevista será realizada dia 18/03 no Rio de Janeiro. Acho que realmente agora vai………..

Parabens cara!!! agora é só tranquilidade para a entrevista.

Tira uma duvida, a convocação foi hoje? por email ou telefone?

Felicidades nessa nova etapa de ansiedade!! :)

Cleyton
      Participante

Aee Doug, que bom que recebeu a confirmação deles.. Mesma coisa comigo graças a Deus recebi o e-mail deles hoje de tarde e agora estamos confirmados pra entrevista!
      Boa sorte pra galera ae para que haja mais convocações! No final do ano passado eu também fiquei frustrado por não ter sido chamado para a missão de Nov-Dez 2012, é assim gente, pra quem não for chamado agora, terá que esperar para próxima missão, a coisa é do jeito deles mesmo e nada mais. A verdade é que vale a pena esperar, um dia a recompensa chega!
      E bora estudar Francês!

rodrigocwb
      Participante

É gente também até agora não recebemos a convocação, somos de maio de 2012. Hoje conseguimos ligar para o BIQ no horário do Brasil era 15:10hs e fomos atendidos 15:25hs a conversa foi em francês.
      Queríamos saber se estava tudo ok com a documentação e se eles tinham feito alguma ligação pois mudamos de endereço e o telefone estava em portabilidade pela empresa ( estavamos quase enlouquecendo achando que eles tinham ligado e só chamava e ninguém atendia) mas eles falaram que os documentos estavam ok e que não tinham ligado e era para esperar.

Aqui estamos nos na longa espera :bangwall: , mas confiantes que a hora vai chegar, e que chegue logo né (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) :alright:

NAYRA E ARNALDO
      Participante

Galera as convocações foram todas para o Rio entre os dias 11 e 20 de março certo? Alguém de São Paulo foi convocado????

Abraços

Doug Ramsey
      Participante

Oi, Nayra e Arnaldo,

Eu moro em São Paulo e farei a entrevista no Rio.

Abraço

raffamelo
      Participante

Bom dia Rodrigocwb!

Eles ligaram em minha residência, mas foi minha mãe que os atendeu e passou meu numero de celular e em menos de 30 minutos acessei meu e-mail e a convocação estava lá. A ligação e a convocação foram ontem dia 05/02.

Abraços

raffamelo
      Participante

Nayara e Arnaldo, também somos de São Paulo.

Melwin
      Participante

Bom dia pessoal,

mais um na fila!!. Sou de dezembro de 2011 e até agora nada. Tenho tentado tocar minha vida sem pensar muito no processo para não pirar, mas já esta batendo a ansiedade. Vou tentar ligar hoje.

PS. Parabéns aos felizardos que receberam convocação para entrevista ou CSQ em casa

Ucrambuco
      Participante

Pessoal,

Não acredito que esta missão vá terminar em 20/03.
      Uma semana e meia de missão, acredito que até economicamente é viável para eles, pois tem custos com o agente, passagens, hotel, aluguel de sala etc.
      Nós igualmente a outros colegas esperamos 17 meses até a convocação e serão de 19 meses até recebermos ( Se Deus quiser) o CSQ.
      E sinceramente, já não esperava nem ser mais convocada, embora não tivéssemos recebido nenhuma resposta negativa. Eu sei que não é fácil, mas foi muito duro ver pessoas, não-prioritárias passando na frente da gente… somos de Agosto de 2011! Gente de Nov/2011 e dez/2011 sendo chamados e nós nada…Portanto, entendo perfeitamente a apreensão dos colegas de 2011 que ainda não foram convocados…
      Cansei de ligar no BIQ, de enviar email de saber se iria ser convocada ou não… foram 3 missões aguardando.. que sufoco! E só escutava ” Seu dossier encontra-se em análise”.
      Briguei, liguei, quis reclamar..
      dai deixei de lado , como muitos falam, segui a vida e vou continuar assim, pois a cadeira tem que ser mais confortável pelo processo federal…
      Enfim convocados para 11/03 com ligação em 28/01..
      Então por mais que seja duro, entendi através do sofrimento e anisedade que eles escolhem que eles querem, quando querem, na missão que querem e se não querem.
      Nos cabe apenas aguardar. Desorganização? Talvez, mas com os documentos e repostas desencontradas.
      Quanto a convocação, existem muitos outros critérios que desconhecemos…
      Amigos remanescentes de 2011! A espera grande, mas um dia chega… acho que existiram muitos processos de agosto a dez de 2011… portanto…Força companheiros!

Ucrambuco!

Luana e Rafael
      Participante

Lu_campinas
      Tu teria por acaso como colocar o link dessa página para o q tem q saber para a entrevista?

Lu_campinas
      Participante

Olá Luana e Rafael,

segui o link

http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf

dê uma olhada nas páginas 50 e 51, fiz uma comparação com a versão antiga e percebi algumas diferenças e achei interessante.

Espero que seja útil pra vocês também.

Bonne chance

Luciana

Luana e Rafael
      Participante

Obrigada!!!!! Vou ver e com certeza vai ser útil!

Filipevsm
      Participante

Pessoal,

Aos que estão sendo convocados para esta missão de Março, compartilhem as suas prioridades (se são ou não prioritários) e quando enviaram o processo, para termos um meio de comparação para estas novas entrevistas.

Permaneço com a esperança de ser chamado. Vamos ver!

Parabéns aos novos convocados!

Cleyton
      Participante

Concordo 100% nos comentários de mari e jonas!

E à pedido do Filipevsm:
      Apliquei em Dez/2011 e sou prioritário (existe isso mesmo de ser prioritário!? Prioridade em quê!? Rsrsrsrss!)
      Outra coisa – Filipevsm, mto legal seu blog, parabéns!

Gente, o que eu queria deixar aqui como recado, é que vale a pena esperar quanto tempo for necessário para imigrar como residente permanente para um país de primeiro mundo como o Canadá, e só quem já morou fora (no meu caso nos EUA) e sofre diariamente com tanta indignação neste Brasil é que sabe o quanto vale uma oportunidade dessa. Por isso vamos ter paciência, todos mais cedo ou mais tarde eu creio serão chamados, se não for nesta missão, que seja na próxima, antes tarde do que nunca, o pior é ficar na mesmice do Brasil vendo um Renan Calheiros assumir um Senado nacional… já que esse país não muda nunca, mudamos nós!

viniciusst
      Participante

Continuo com fé e esperança!
      E mais uma vez, boa sorte aos convocados.

Vinicius Teixeira

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Bonsoir,

Pessoal sabe o que eu vejo, uma grande falta de respeito com as pessoas, lançaram uma campanha forte sobre o processo de imigração aos quatro cantos do mundo e não conseguem dar conta de toda a demanada que surgiu, nas palestras citam apenas pontos positivos, concordo que seja dificil e leva-se tempo para analisar cada caso, cada processo porém, não se lembram que se trata de sonhos, de pessoas que buscam outra vida, outros rumos…a unica coisa que não demoram a fazer é debitar as taxas…estas nuncam atrasam, aí me pergunto? Um processo de imigração para um país de 1º mundo como citou nosso amigo, mas com tratamento de 5º mundo…me lembra bastante os orgãos públicos Brasileiros, que tratam as pessoas com o maior descaso do mundo…mas enfim nos resta esperar e torcer para que as coisas andem…tenahm a paciencia de Jó…
      Enquanto isso continuo focado no Frances para estar preparado no momento certo e seguir em busca dos nossos objetivos.

Grande abraço à todos!!!

Filipevsm
      Participante

Obrigado Cleyton pelas informações e comentário sobre o meu blog!

Realmente, o que tira o crédito deste processo é essa falta de coerência. Seria muito mais fácil jogar limpo com quem aplica, inclusive nas palestras, dizendo: “Os processos demoram SIM. Estamos arrumando a casa, e não temos previsão de processamento.”

Imagino que esta atual época do processo de imigração que estamos pegando seja uma das mais complicadas, pois não há veracidade alguma sobre o que é dito pelo BIQ. Documentos são perdidos, TCFQs vão pro limbo, CSQs não são recebidos em casa com alta pontuação, não prioritários sendo chamados antes de prioritários, divergência nas informações dadas em palestras e BIQ México com o que realmente acontece no dia a dia, e por aí vai.

De toda forma, imagino que, infelizmente, este “desrespeito” continuará a revelia mesmo após qualquer que seja a melhoria prevista para o processo. Isto só ocorre, pois mesmo com os “trancos e barrancos”, há quem aplique, há quem espere, há quem aguente, há quem se dispõe a esperar, e ponto.

Sad but true…

raffamelo
      Participante

Aos que aguardam a convocação, infelizmente não existe outra solução que não esperar! Quando criei esse tópico no fórum, perguntei se alguém tinha notícias sobre as entrevistas deste ano e também se alguém já pensava em desistir. Depois de não ter sido convocado na rodada de Dezembro/2012 fiquei extremamente desapontado (na verdade já estava devido a demora e falta de notícias) e decidi que a imigração passaria a ser plano B de vida, assim como um consórcio, se fosse contemplado ok, senão fosse, no final eu teria alguma coisa (nem que fosse uma frustração). Concordo que o BIQ Mexico não presta serviços de qualidade aos que SP prestava e se conseguirem meu conselho é tocar a vida e aguardar a convocação como num consórcio. Não parem a vida, continuem estudando normalmente, viajando, trabalhando e guardando dinheiro, na hora certa, o que deve ser será!

Quanto ao meu perfil, sou prioritário, tenho graduação em Tecnologia de Construção Civil e também em Engenharia Civil. Imigrarei com meu companheiro que é graduado em Cinema. Aplicamos o processo no dia 05/Set/2011 e recebemos nossa convoção em 05/Fev/2013.

Paciência e boa sorte a todos.

Rafael

Doug Ramsey
      Participante

Eu não sou prioritário.

Formação: tradução e interpretação
      Data de início do processo: Nov/2011
      Convocação para a entrevista: Jan/2013

Lu_campinas
      Participante

Pessoal,

desculpem a demora pra responder, mas aqui vai

Somos prioritários, nosso processo é de junho/2012
      nossa entrevista será em março.
      Um abraço e força a todos,

Luciana

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Lu_campinas, ola!

Qual é a sua formação? Graças à Jeová deus vocês foram convocados porque esta questão de tratamento para prioritarios ao meu ver é bem relativo para o BIQ.

Abs!!!

Have a nice day!

Lu_campinas
      Participante

Olá Fernando e Bruna,

eu sou enfermeira, sou a requerente principal e meu marido é mecânico industrial,

Acredito realmente que esta questão de prioridade é muito relativa, no GPI versão atualizada de outubro de 2012, diz que os dossiers prioritários deverão ser tratados com até 60 dias úteis, :roll:

imagine só… tivemso colegas aqui que mesmo prioritários esperaram mais de um ano, como no caso do Eduardo e Oniraci e também do Helton, além de muitos outros mas agora só me lembrei destes casos…

Nós esperamos 7 meses, parece pouco perto do que os colegas estão esperando, mas quando o BIQ era em São Paulo, temos relatos de colegas prioritários que o processo todo, inclusive o federal duarva 6, 8 meses…

Somos gratos a Deus por nossa convocação, sabemos que tudo acontece conforme a vontade Dele, e continuamos na mesma fé, que agora tudo dará certo na entrevista e vamos em frente.

Tenho um casal de amigos que são do grupo II (profissão de 6 pontos), eles esperam ha 15 meses e até agora nada, mas tenho certeza que está perto.

Um abraço e bonne chance à tous!

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Lu_campinas,

Concorco plenamente com você no que refere-se a prioritários, embora no seu caso “Enfermeira” sempre foi destacado pelo menos nas palestras que fomos tanto no Senac onde cursamos o Francês quando na Aliança Francesa aqui de SP, sempre foi destacado a necessidade em selecionar estes profissionais com extrema urgencia devido a falta que existe no Québec. Acredito que a profissão do seu marido também seja prioritária, correto?

Temos muitos encontros e desencontros por parte do BIQ, assim como você citou de colegas que aguardam mais ou menos tempo, de qualquer forma Deus sabe de todas as coisas e tudo acontece no tempo dele.

Torci muito pelo Helton e pela Kédma, tive a oportunidade de conversar com ele via Skype, é uma pessoa extraordinária, assim como torço por todos da mesma forma…

Na minha opinião os processos deveriam voltar para SP e serem tratados neste tempo que você comentou, seria mais do que empolgante para todos nós rs…

Desde ja quero lhes desejar boa sorte na entrevista e que Deus ilumine seus passos!!!

Abs et À Bientôt…

Lu_campinas
      Participante

A profissão do meu marido estava no grupo 2, nem sei se isto ainda existe ? :lol:

Mas de qualquer forma, é como o Carlos o Sandro e tantos outros veteranos já disseram aqui, a eles (Quebec e neste caso o BIQ) cabe ditar as regras do jogo e a nós (reles mortais) nos cabe aceitar…

Também tive a oportunidade de trocar alguns e mails com a Kédna, acredito que o mais legal de tudo isso seja o fato de conhecermos muita gente bacana que se não fosse pelo interesse comum de imigrar, talvez jamais fossemos conhecer!!!

um abraço e obrigada por sua torcida,

Lu

felipekod
      Participante

Eae pessoal…

Então minha entrevista está marcada para o dia 19/03…
      Tem 6 meses que eu fiz o TCF-Q e tirei b1/b2, porém desde o dia que fiz não estudei mais. Por mais que eu esteja correndo atrás do atrasado, não sei se consigo voltar no nível b1/b2.

Vcs acham que o entrevistador pode reduzir meus pontos relativos ao TCF-Q?

Deu medo agora

tati06
      Participante

Oi Felipe, enato, diminuir a nota acho que nao, realmente nao acredito…..mas aumentar pode sim, pq ele aumentou minha nota do TCF…..fica tranquilo e estuda as perguntas q todos já estão cansados de saber que serão feitas, projeto de vida, descrição da profissão, pq quebec, etc etc..

Bonne chance! :bigups:

Lu_campinas
      Participante

Oi Felipe,

Eu estava com a mesma duvida que você, mas estava com vergonha de perguntar :lol:

Nossa estrategia é esta mesmo que a Tati disse, estudar por tópicos e preparar um bom projeto pra mostar que estamos por dentro do processo de imigração,principalmente em relaçao a area profissional, validação do diploma e tal…

Boa sorte pra todos, um abraço

Luciana

tati06
      Participante

Gente, so digo uma coisa, se for o M.Leblanc, podem ir tranqüilos, ele realmente esta la p ajudar……vc precisa so mostrar os docs, e falar pq vcs querem ir, e falem sobre a profissão, se tem ou nao ordre pra entrar, fale q vc sabe disso, que tem plano a,B e c….dica: muita parte do tempo ele acaba ficando quieto pq ele fica digitando as coisas no computador, então, aproveitem esse tempo, e falem , falem….isso causara uma boa impressão, nao fiquem quietos! Ele eh um amor, se for ele, tranquilo!

Doug Ramsey
      Participante

Eu tô rezando tem eras pra que seja ele hehehe. Também tive de sair do curso de francês no meio do ano passado por razões financeiras e fiquei estudando em casa só. Agora tô dando o gás, mas sabe-se lá se vai ser o suficiente. Também tô me guiando pelas perguntas básicas da entrevista.

tati06
      Participante

Doug, se for ele, pode ficar tranquilo, ele nao costuma muito fugir das perguntas básicas….so para alguns ele perguntou sobre a economia do Quebec, mas p maioria foi mesmo o porque de ir para la e sobre a profissão….mesmo que seja outra pessoa, acho que nao deve fugir do básico, mais uma dica que eu dou……NAO cheguem em cima da hora, que ele nao gosta…..eu e meu marido chegamos com 2 horas de antecedência, e ele acabou nos chamando as 9 hrs ao invés das 10 hrs, e nos elogiou por estarmos antes….pois quem era as 9 hrs, chegou as 9 em ponto!!! Então ele nos atendeu antes e nos elogiou muito!! Fica a dica! :bigups:

Doug Ramsey
      Participante

Pois é, Tati, eu torço pra que seja ele justamente por ouvir todo mundo falar que ele é tranquilo. Mas vai saber, né? E foi bom você falar sobre o lance do horário porque eu tava com ideia de chegar beeeeem cedo mesmo, tipo, tomar café da manhã e já ir pro hotel, mas depois pensei que podia dar a impressão de desespero hehehe. Mas, no fim, é melhor pecar pelo excesso e estar lá três horas antes do que esperar pra sair faltando meia hora e ficar preso em algum lugar por causa de uma daquelas tempestades de fim de verão :lol:

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Lu_campinas,

Com certeza, a galera veterana sempre nos ajuda e muito, não temos muito o que fazer alem de esperar o BIQ ditar suas regras, o importante é acompanhar para estarmos por dentro do que esta acontecendo…
      Não sei se existe esta questão de grupo 2 ainda, de qualquer maneira é sempre bom ter algo que faça a diferença, mesmo que os critérios de avaliações não se apliquem conforme são descritos…
      Também acho muito bacana esta questão de fazer novas amizades, conhecer pessoas que não teriamos nenhum contato se não fosse a troca de experiencias e informações sobre o processo de imigração…acho super interessante conhecer pessoas que agregam valor…
      Bonne chance et à plus!

Ucrambuco
      Participante

Pessoal,

Ninguém mais soube de alguém ou foi convocado?
      Duas semanas de entrevistas tô achando estranho…

Ucrambuco!

Doug Ramsey
      Participante

Não soube de mais nenhum convocado. Rodei blogs e listas, e até onde conseguir ver, os que foram convocados o foram para esse período de 11 a 20/03.

Tô começando a achar que a teoria de que eles vão só dar uma esticadinha de Bogotá até aqui, no intuito de acelerar/se livrar de mais um punhado de processos de imigração, tem algum fundamento. O que me deixa um pouco mais tenso é saber que, por esse motivo, o entrevistador pode nem ser o M. Leblanc.

Doug Ramsey
      Participante

Desculpem, post duplicado.

Cleyton
      Participante

À respeito dos planos de trabalho (A, B, C…) apresentados no dia da entrevista, gostaria de perguntar pro pessoal da enfermagem aí ou qualquer aplicante que vai passar ou já passou pela entrevista, o que deve se mostrar quanto à oferta de trabalho, sendo que nossas profissões são regulametadas. Minha dúvida é devido o fato da gente precisar revalidar nossos diplomas e tornarmos membros da OIIQ, faz sentido a gente apresentar vagas de trabalho de Infiermier Autorisée sendo que nem somos ainda membros da OIIQ? Alguém pode dar uma luz, s’il vous plaît?

Lu_campinas
      Participante

Olá Cleyton,

Ainda não fiz a entrevista, mas conversei com uma amiga querida que já esta no Quebec e ela me deu a seguinte dica:

Focar na equivalência e validação do diploma:

* plano A = estudar francês (se for o caso)
      * plano B = ser aceito na OIIQ para estágio + teoria (se for o caso) para validar diploma
      * plano C = passar na prova da OIIQ e voilà mercado de trabalho

Não é interessante para o governo que o imigrante enfermeiro demore pra entrar no mercado de trabalho, então se possível eles preferem que o candidato a enfermagem se dedique a validação do diploma, mas para isto devemos mostrar domínio sobre os passos a seguir para consegui-lo…

Tenho o relato de outra enfermeira, que em entrevista com um conselheiro de imigração foi totalmente desaconselhada a trabalhar em qualquer outra coisa enquanto não conseguia a validação do diploma, para isto é necessário também levar uma boa graninha pra este tempo…

Os planos A, B e C não são no sentido de exclusão de um para aplicação do outro, apenas das etapas a serem seguidas.

Espero que não tenha ficado muito confuso kkk

Boa sorte pra nós

Luciana

Cleyton
      Participante

Olá Lu_campinas,

Obrigado pela dica, vai ser essa mesma a minha tática no grande dia, só questionei porque a gente vê tanta gente falando que levou proposta A, B, C de trabalhos, que no nosso caso nem faz sentido apresentar lá na entrevista uma vaga de emprego em Hospital X sendo que nem somos inscritos na Ordem. O melhor mesmo é tentar aguentar uns meses lá só na Francisação, ou aulas + estágio na nossa área estando no processo da OIIQ.

Boa sorte pra todos nós!

Patricia_Patty
      Participante

Olá pessoal, sou nova aqui e depois de ver os posts de vocês comecei a ficar triste.

Meu processo é de 12/2011, já liguei várias vezes pro BIQ e consegui apenas 1 (em 11/2012). O atendente me informou que não havia 1 ano que tinha aplicado então não seria convocada para a missão 11/12 de 2012. Só que vendo que várias pessoas foram convocadas, imaginei que eu também deveria ter sido, né? Ainda entrei nas regras antigas mas mesmo assim fiz o TCFQ e tirei B2, enviei a eles e nunca tive resposta.

Essa espera mata todos nós!

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Patricia_Patty, seja bem vinda!

Tivemos vários casos como o seu, o nosso por exemplo se enquadra neste mesmo perfil.
      Completamos 14 meses de processo provincial e até agora nada, o que vemos é uma grande “bagunça” por parte do BIQ porém, não desanime…tenha fé em Deus que sua hora vai chegar e tera o tão sonhado CSQ em mãos!
      Aqui na comunidade você encontrara muitas informações importantes e de grande ajuda para seu processo, qualquer duvida estamos aqui para ajuda-la.
      Grande abraço!
      À très bientôt!

Patricia_Patty
      Participante

Olá Fernando e Bruna! Muito obrigada pela força! Isso é muito importante para que não desanimemos nunca!
      Muita paciência a todos nós! :)

À bientôt!!!

fabricio_carboni
      Participante

Olá Patricia_Patty, estamos no mesmo barco assim como o FERNANDO E BRUNA,

Mandei os docs em outubro/2011.. consegui falar com o BIQ 2x e nas duas me falaram que ainda está em análise e também não serei convocado. As pessoas que serão convocadas já foram escolhidas.

Ao contrário de voce eu não enviei o TCF-q estou pensando em fazer isso mas com um grande receio de que eles percam.

Voce já tentou ligar de novo para saber se anexaram seu TCF ao seu processo?

Patricia_Patty
      Participante

Oi Fabricio!

Então, eu consegui ligar em novembro mas porque estava de férias. No horário de atendimento deles estou no trabalho e não tenho como ligar… :( Mandei email mas já sei que não vão responder. Estou aguardando a palestra online ou presencial para ir novamente e perguntar. Na última palestra que eu fui (setembro de 2012), a Perla falou que todos que haviam enviado o processo antes da mudança de regras seriam convocados na próxima missão (nov 2012 à mar 2013) mas não foi o que aconteceu, pelo visto. Tenho um amigo que enviou o processo em 10/2011 e fez a entrevista dia 13 de dezembro de 2012.

Doug Ramsey
      Participante

É, Patricia_Patty, a Perla falou isso realmente e, no final, quando uma pé de gente não foi chamada, ela disse que a intenção era chamar todo mundo de 2011, mas que a quantidade de pessoas e de dossiês para serem analisados não permitiu que todos fossem convocados. Realmente, foi ruim ela ter dito com todas as letras que iam chamar todo mundo, pois deixou muita gente na expectativa (eu inclusive). Se ela tivesse dito que tinham a intenção de chamar todo mundo, mas que não podiam garantir, ninguém poderia dizer muita coisa.

Fabricio, no seu post vc falou que ligou pro BIQ.. isso foi recentemente? Deixa eu reformular: quando vc disse que as pessoas que seriam convocadas para a entrevista já o foram, vc tava falando dessa entrevista de março?

viniciusst
      Participante

Boa noite!

Estamos no mesmo barco.
      Sou de Dez/2011.
      Nada ainda.
      Espero q nos chamem em breve.

Abraço!

Vinicius Teixeira

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Salut Patricia_Patty et fabricio_carboni!

Pessoal o nosso caso é bem parecido com o de vocês, fizemos o TCF-Q conforme timeline informa, enviamos e depois disse ligamos no BIQ algumas vezes porém, sempre falam que nosso dossie esta em analise e devemos aguardar.
      Pecamos somente em um ponto, tem um formulário que você informa seus conhecimentos em inglês, esquecemos de preencher, é bem básico, aí o BIQ nos enviou um e-mail perguntando sobre este formulário, preenchemos e enviamos via FEDEX, confirmamos o recebimento porém de lá pra cá não tivemos mais nenhum contato, agora o que me preocupa é quando tera outra missão e quando todos que estão nesta agonia serão chamados ou receberão o CSQ em casa.
      Bom pessoal, força e muita fé…paciencia também sera fundamental para todos nós!
      Grande abraço!
      À bientôt mes amis!!!

fabricio_carboni
      Participante

@FERNANDO E BRUNA wrote:

(…)Pecamos somente em um ponto, tem um formulário que você informa seus conhecimentos em inglês, esquecemos de preencher, é bem básico, aí o BIQ nos enviou um e-mail perguntando sobre este formulário, preenchemos e enviamos via FEDEX …

FERNANDO E BRUNA por favor vc pode me dizer que formulário é este? Acho que eu também não mandei então vou mandar junto com o TCF-!.

Merci!

MCavalcanti
      Participante

Ainda estamos no aguardo. Minha esposa e eu mandamos os documentos completos no começo de dezembro de 2011…
      As aulas de francês não são as mesmas depois de tanta demora.

Alguém tem algum contato por e-mail que responda nossas dúvidas lá do México?

Obrigado

Envio do dossiê para São Paulo - 12/2011
      Entrevista e CSQ em mãos 11/09/2014
      Envio dos documentos do processo federal 24/09/2014
      Início do processo federal 05/02/2015
      Processo apareceu no e-cas 11/02/2015
      Solicitação dos exames médicos 18/03/2015
      Exames médicos realizados 24/03/2015
      Chegada dos exames e Solicitação dos passaportes 31/03/2015
      Envio dos passaportes 16/04/2015
      Chegada dos passaportes com o visto 28/04/2015
      Landing 02/03/2016

Ilfaitfroid
      Participante

MCavalcanti, também enviei no início de dezembro/2011 e estou com o mesmo desânimo.

Minhas aulas de francês recomeçam semana que vem e estou sem pique.

Haja paciência!

FERNANDO E BRUNA
      Participante

fabricio_carboni, bonjour!

O formulário é onde você informa se tem conhecimentos em inglês e francês.
      O requerente e o conjuge se tiver devem assinalar as duas opçôes e assina-las. Na relação de documentos tem disponível este formulário, não consigo lhe enviar agora pois estou na máquina da empresa, lhe envio de casa tudo bem. Acredito que se tivessemos enviado preenchido este formulário, poderiamos ter sido chamado para a missão que teve no final do ano passado ou nesta de março porém, agora não recebemos nenhum contato…o que nos resta é esperar e esperar, enquanto isso retornaram as aulas de Francês e estamos focando novamente nos estudos, apesar de toda demora uma hora chegará nossa vez e de todos que estão na espera.
      Espero ter ajudado qualquer duvida gentileza comunicar.

À tout-à-l’heure

Maia
      Participante

@sabrinaEodilon wrote:

Nossa quem é que imagina que isso aconteceria agora
      Pra quem começou a ano triste e desmotivado foi um presente e tanto

Parabéns a todos que receberam estou feliz por vcs e aliviada pois não aguentava ver o pessoal de agosto sofrendo com o atraso !!!

Felipe que legal, somos do mesmo mês e tambem sou grupo 1 !!!
      Tomara que chegue logo o meu pois recebi o temido email de intetion de rejet que nos causos muito trabalho, hoje peguei minhas traduções e amanhã enviaremos por dhl.

Olá SabrinaeOdilon, foram vcs que tiveram que enviar documentos no prazo de 60 dias?? Vcs já enviaram? E já receberam resposta?? Porque tivemos o caso meio parecido só que o nosso faltou pontos, nem imaginavamos. Obrigada desde já.

SANDROMS
      Participante

Maia, dê uma olhada no tópico:

Socorro ! Intention de rejet
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/5622.html

E se faltou pontos para vocês, vc tem que descobrir se porque eles não levaram em conta sua formação, ou se faltou mesmo pontos. De qq forma você tem 60 dias para provar ou arrumar os pontos que faltam. Acho legal postar os detalhes do seu caso no tópico acima.

Maia
      Participante

@SANDROMS wrote:

Maia, dê uma olhada no tópico:

Socorro ! Intention de rejet
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/5622.html

E se faltou pontos para vocês, vc tem que descobrir se porque eles não levaram em conta sua formação, ou se faltou mesmo pontos. De qq forma você tem 60 dias para provar ou arrumar os pontos que faltam. Acho legal postar os detalhes do seu caso no tópico acima.

Olá Sandroms, em primeiro lugar, muito obrigada pela atenção e pela dica, já postei o que aconteceu com o nosso processo em Intention de rejet. Como já postei la, já enviamos horas a mais de francês, e agora é só esperar e ter pensamentos positivos.
      Novamente muito obrigada.

Luana e Rafael
      Participante

Bom pessoal, finalement le grand jour est arriver!!! Segunda começam as entrevistas desta rodada TÃO esperada por tantos! Eu desejo a todos muito calma e tranquilidade neste momento! Força na peruca pessoal!
      Bonne chance à tous!
      bzs
      Luana.

tati06
      Participante

Boa sorte a todos! Tenho certeza de que a espera tão longa por esse dia valerá a pena!! :wink:

Doug Ramsey
      Participante

Boa sorte a todos aqueles que participarão dessa rodada!! Desejo realmente que todos consigam seus sonhados CSQs para dar início logo à próxima etapa!

E, por favor, quem fizer a entrevista, corra aqui assim que possível e conte como foi, ok?

Abraços!

taiefredo
      Participante

Boa sorte a todos que foram convocados!!
      Que possam conseguir os CSQs!
      E não esqueçam de colocar aqui o relato de suas entrevistas.
      Abraços.

fborges
      Participante

Caros amigos,
      No dia 04/03 eu fui convocado para uma entrevista no dia 15/03 (apenas 10 dias de antecedência!!!!) no Rio. A convocação foi por telefone e a moça me disse que eu receberia uma carta oficial com os detalhes.
      ATÉ AGORA NÃO RECEBI NADA (!!!!)
      Aconteceu algo semelhante com vocês?
      Estou muito chateado… Como é que me chamam para uma entrevista e não me mandam detalhes, apenas 10 dias antes da data marcada?! Não sei endereço, horário, documentos a levar, nada! E só falta uma semana.
      É uma verdadeira bagunça a imigração do Québec! Demoras intermináveis… Impossibilidade de comunicação, não respondem meus e-mails, não atendem o telefone. Quanta desorganização!!!!
      Haja paciência!!!!

brandaogu
      Participante

O horario de atendimento do BIQ é de terça a quinta, das 12h30 até 14h30 horário de Brasília.

Vc PRECISA ligar pra lá!!

Eles são realmente desorganizados!

Doug Ramsey
      Participante

fborges,

eles demoram alguns dias, acho que 05, pra me mandar esse e-mail de confirmação. No seu caso, não dá pra esperar tanto. Pendure-se no telefone até conseguir falar com eles.

raffamelo
      Participante

f borges,

As entrevistas acontecerão no Hotel Regina cujo endereço é R. Ferreira Viana, 29 – Flamengo Rio de Janeiro – RJ, 22210-040 e o telefone (21) 3289-9999. Tente ligar lá, no meu caso, eles me ligaram e como não conseguiram falar comigo enviaram o e-mail no mesmo dia e após meu envio de confirmação eles demoraram mais dois dias pra confirmar a entrevista.

Aos futuros entrevistas, toda a sorte e sucesso do mundo! Estou torcendo por todos e aguardo relatos da mesma. Farei a minha dia 18/03 e já estou sem dormir há alguns dias!

fborges
      Participante

raffamelo, Doug Ramsey e brandaogu,

Muito obrigado pela atenção de vocês!

raffamelo, muito obrigado por ter me passado o endereço do hotel, tentarei entrar em contato com eles.

Grande abraço, boa sorte e sucesso a todos!
      Fabio.

Luana e Rafael
      Participante

Pessoal! Estamos com o CSQ em maos!! Nossa entrevista era as 11:00, chegamos as 10:10 e como o casal anterior nao tava ela nos passou! Era a diretora do escritório do México! Infelizmente nao conhecemos o SR O BRANCO! Hahahha E tenho q dizer q no fim da entrevista pensamos q nao ia dar pelo feed back q ela deu! A impressora imprimiu nossos pontos e depois soh q saiu o CSQ! Ufaaaaaaaa agora Quebec q nos aguarde! AhaahHh boa sorte a todos! Ah, detalhe, ela eh bem facil de conversar!

Doug Ramsey
      Participante

Parabéns, Luana e Rafael!! Que legal!!

Depois, se possível, deem mais detalhes a respeito, ok?

Abraço!

taiefredo
      Participante

Parabéns Luana e Rafael!!
      Ótimas notícias!! Agora rumo ao Federal!
      Abraços.

nilian
      Participante

@Luana e Rafael wrote:

Pessoal! Estamos com o CSQ em maos!!

Parabéns, Casal!
      Firme & Forte no Federal agora.
      Bonne chance et courage!

Abraços!

CasalEncrenca
      Participante

@Luana e Rafael wrote:

Pessoal! Estamos com o CSQ em maos!! Nossa entrevista era as 11:00, chegamos as 10:10 e como o casal anterior nao tava ela nos passou! Era a diretora do escritório do México! Infelizmente nao conhecemos o SR O BRANCO! Hahahha E tenho q dizer q no fim da entrevista pensamos q nao ia dar pelo feed back q ela deu! A impressora imprimiu nossos pontos e depois soh q saiu o CSQ! Ufaaaaaaaa agora Quebec q nos aguarde! AhaahHh boa sorte a todos! Ah, detalhe, ela eh bem facil de conversar!

Parabéns!!!!!!! Nossa, que sufoco essa entrevista né? Mas no final da tudo certo!
      ;-)
      Juju

Lu_campinas
      Participante

Parabéns !!!

Mas pos favor conte melhor os detalhes… pq acharam que não daria?

Tenso rsrsr

Um grande abraço

Luciana

Ucrambuco
      Participante

Bom dia Pessoal,

Fizemos nossa entrevista ontem, 11/03 ás 14:30 h. Chegamos com 01 hora de antecedência, vai que acontecia o que houve com a Luana, de chamarem antes..
      A senhora veio na Recepção e nos chamou no caso a RP sou eu ( esposa) e fomos até a sala. Ela não se apresentou de imediato, ao sentarmos na sala, ela já foi logo perguntando porque eu havia recebido o CSQ anterior ( 2007) e não havia dado continuidade…Então expliquei e dai ela começou a entrevista.. pediu os passaportes e a certidão de casamento.Depois pediu meu Diploma de Graduação ( Turismo) e em seguida perguntou sobre o MBA em andamento em Negócios Internacionais. Perguntou sobre a mudança de área e porque, respondei que gostava de novos desafios, já que minha experiência atual é comex. Levewm o histórico escolar, ele pediu nos meus dois cursos. Em seguida, ela pediu a declaração do meu trabalho atual + carteira de trabalho… depois pediu a declaração do emprego anterior…em seguida ela direcionou as perguntas ao meu marido, perguntou se ele falava francês, pediu que falasse sobre sua rotina de trabalho. Ele explicou e em seguida ela perguntou porque ele queria imigrar…acho que por causa do nervosismo ele travou e tentei ajudá-lo, ela me deu uma ” patada” e disse, ” eu estou falando com ele”…rs dai fiquei bem quietinha…
      Em seguida ela veio e começou a conversar em inglês comigo sobre a minha preferência de falar em inglês ou francês; pediu para descrever a minha atividade de trabalho em inglês, perguntou onde aprendi inglês…em seguida voltou para o francês..
      Ai, eu pedi desculpas e pedi para saber o nome dela ( eu não me lembrava se ela tinha tido)… Dai ela pediu desculpas e disse: “ah eu sou Danielle, Diretoria de Imigração do Candá…”, putzzz me lasquei… dai perguntou se eu tinha levado o contrato de capacidade financeira atualizado, eu falei que não pois nos documentos da entrevista enviados não havia esta solicitação.. rs ela disse que claro, não precisava …ela começou a dizer que imigrar não era fácil , que tínhamos que continuar estudando e tla e iria fazer as contas para ver se passavámos.. tensão….imprimiu a grille de sélection e começou a fazer comentários, de que era não fácil e tal se eu conhecia alguém que tinha imigrado e eu falei que sabia…e daí começamos a achar que não seríamos aprovados..ela deixa voc~e pensar que não vai…dai eu não via a maquininha funcionar… e em seguida depois de ” somar” os pontos, a impressora começou a funcionar…! Aí foi que ela falou que diante de nossas pesquisas e perfil iríamos agregar bastante a sociedade Quebequense, bem vindos ao Québec e em seguida deu as instruções sobre o federal e pediu que confirmássemos todos do dados do CSQ…
      Riu, ( somente agora) perguntou qwuando voltaríamos a Curitiba, se tpinhamos feito boa viagem… e ufa! Saímos com o CSQ em mãos! Ela disse que provavelmente eu não iria ter direito a francisação, pois meu francês já é avançado( queria fazer)!

Comentários e Observações de nossa entrevista: Eu achei ela bem exigente que o Leblanc pelos comentários dos colegas.. ela pega pesado nos conhecimentos de francês… achei o sotaque dela bem tranquilo de entender, não achei dificuldades. Ela só te dar o feedback no final e diferentemente do Leblanc nem sequer pediu o CV.
      Dou um conselho, sejam firmes e confiantes, isso percebe-se que ela tenta intimidar! Se vocês estão com todos os documentos, francês na ponta da língua, força na peruca e dá certo! Ela tenta achar brechas ( como todos eles)!
      Mas enfim, saímos de lá exausto e nossa entrevista durou ( segundo meu marido) exatamente, 54 min. O interessante é que ela classificou minha profissão não como Turismólogo, que era a minha graduação e sim com diploma ( do curso em finalização levei meu TCC inclusive) na área de Comex.

É isso boa sorte aos demais!

Ucrambuco!

Doug Ramsey
      Participante

Mari e Jonas, parabéns!!! Que bom que deu tudo certo! Agora é só encarar o federal!

Muito obrigado mesmo pelo relato! Poxa, mas então a mulher é meio osso, hein? Espero que ela dê uma amaciada até o dia da minha entrevista hehehe

Abs

raffamelo
      Participante

Parabéns pessoal pelo CSQ obtido!!!!! Só de ler o relato fiquei tenso….
      Boa sorte aos próximos entrevistas e por favor deixem seu relato!!!!

Ucrambuco
      Participante

Pois é pessoal , seria interessante se a Luana e os demais colocassem seus relatos, para ver se só foi com a gente ou com a maioria!

Ucrambuco!

leonardo_vac
      Participante

Parabéns Mari e Jonas!!

Após tanta espera finalmente chegou o papel tão esperado.

Agora renovamos a paciência e a esperança para a nova etapa!

Sucesso à todos.

taiefredo
      Participante

Parabéns Mari e Jonas!!
      Que bom que deu tudo certo e vocês estão com o CSQ em mãos!!!
      Estamos felizes por vocês!
      Boa sorte no Federal!
      Abraços.

carlosecamila
      Participante

Parabéns a todos pela conquista do tão esperado CSQ.

Agora é mandar bala para o Federal.

Para aqueles que já fizeram a entrevista, se possível, não deixem de colocar aqui os relatos assim como Mari e Jonas fizeram, com o máximo de detalhes que der. Eles sempre ajudam muito para o preparo, organização, as perguntas que foram feitas, o jeito do entrevistador e etc, pelo menos para nós estes sempre foram de grande valia.

Muita sorte a todos que foram convocados e estão no aguardo do grande dia, vibrações positivas com vcs galera, no final tudo dá certo!!

Abraços
      Carlos

Carlos e Camila
      Timeline:
      18/09/11 - Envio DSC
      15/10/11 - Abertura Provincial
      11/10/12 - Convocação entrevista
      20/11/12 - Entrevista e CSQ
      27/11/12 - Envio do Federal
      17/01/13 - Abertura do Federal conforme e-cas
      14/01/14 - Solicitação de exames médicos
      20/01/14 - Exames médicos realizados
      07/02/14 - Solicitação de envio de Passaportes
      13/02/14 - Retirada dos passaportes

nilian
      Participante

Ficamos muito felizes por vocês, Mari e Jones. Acompanhos toda a angústia da espera. Finalmente CSQ em mãos! Final feliz :D

Parabéns aos demais colegas!

Agora é partir pro Processo Federal com tudo e mais um pouco. Não se esqueçam de reservar paciência, muita paciência…

Abraços!

Ucrambuco
      Participante

Olá gente!

Obrigada pelo carinho de todos!

Ucrambuco!

Bauerana
      Participante

Parabéns para a galera que esperou tto tempo pelo CSQ!!!
      agora é arrumar a papelada do federal e mandar logo :)

Luana e Rafael
      Participante

Pessoal! Desculpa não ter escrito o relato inteiro, só agora estou na frente de um computador! ai eh mais facil..
      Primeiro Mari e Jonas, parabénssss!!! uhuuuuu Agora tamu junto no federal! hahahahaha
      Mas tenho q dizer q o q a Mari relatou foi exatamente o q a gente passou! tenso!
      Bom, chegamos as 10:10, e nossa entrevista era as 11:00, ai falamos para a recepcionista q tinhamos uma entrevista com o governo do quebec e ela pediu para q esperassemos em uma salinha ali mesmo. Logo q sentamos veio a Mdm Daniela (diretora do biq mexico) e perguntou quem eramos, ateh soltou uma piadinha q estavamos muito adiantados e o casal das 10:00 nao tava ali ainda, ela pediu mais 10 minutos então ela saiu e logo voltou em menos de 1 min e pediu para que acompanhassemos ela. Subimos ateh o andar e ali ela nos levou para uma salinha pequena com uma mesa redonda (dessas de cafe da manha de hotel) tinha ar condicionado! maravilha pq estava muuuuito quente! O q sentimos de primeira impressao foi muito bom! Uma conversinha trivial bem tranquila. Ela bem simpatica e de facil compreensao. Ai quando sentamos na mesa, ela pediu para que colocassemos os documentos em cima da mesa q ela iria conferir. Então ela falou:”vamos começar agora a entrevista para a selecao para o quebec”. Então parece que tudo mudou! De certo ela tem q falar isso, mas q bateu um nervoso bateu! Mas ela continuou então, pediu passaportes, diplomas.. ai eu mostrei o meu certificado de especialista em ortodontia, e ela não sabia o q era! eu nunca pensei q ela nao ia saber, então me perguntou o q era e eu respondi mais ou menos, mas convenci! Então ela falou q eu tinha ido para british columbia, e eu disse q sim, fiz 1 mes de ingles em vancouver, mas q depois passei uns dias em montreal, e ai que ela respondeu prontamente “afirmando” que eu quero o certificado para o quebec só para poder morar em vancouver! acreditam? pensei q podiam perguntar algo, mas nao tao duramente! ai contormei e expliquei tudo, q aprendemos uma lingua nova etc. para morar no quebec. Ela tb bateu bastante na tecla de que como temos empregos bons, pq queremos sair do brasil? eu falei DIVERSAS coisas, mas quando falei uma delas q o quebec tem uma cultura pluralista ela se avaçou e disse q aqui tb tem e td mais! fiquei sem chão, mas vamo embora, emendei em outras coisas e ela aceitou. Mostramos no meio de uma pergunta o nosso plano de vida, ela gostou, mas perguntou se tinhamos copiado da internet!!!!!!!!! que desconfiada neh? Ah!! tb levei um corte, pq como sou a requerente principal, no inicio ela soh falou comigo, entao eu jah estava afiada e mais tranquila com a entrevista, e quando ela se voltou para falar como rafael ele deu uma travada no inicio e eu tentei ajudar beeem de leve e ela falou q naquele momento não, que era a vez dele falar! morri de vergonha, mas foi muito involuntario, pq realmente parecia uma conversa informal!!! No ingles ela perguntou se falavamos e se achávamos que falavamos melhor ingles que o frances, ai foi dificil de separar as gavetinhas das linguas, mas foi!!! hahahaha Bom, no fim ela falou que a nossa entrevista tinha acabado e que ela ia contabilizar os pontos e nos diria o resultado. Então ela começou a falar que se fosse por ela ela nos passava, que somos o perfil mas não temos as profissoes adequadas, então teria que ver, bem desestimulante. então a impressora comessa a imprimir uma tabela com numeros e entao nesse momento eu pensei que não tinha conseguido, ateh pq ela continuava falando, que ia ser muito dificil para a gente, que a gente teria um futuro aqui e tal (nao lembro tudo q falou, mas nessa hora eu jah estava planejando o q fazer depois da entrevista! bem triste!) ai ela fou que agora temos que mandar nossos documentos para sidnei e comecou a imprimir o CSQ, entao eu li para ter certeza que era, e era, e então interrompi o q ela falava e pergutei se tinhamos passado, e ela respondeu que sim! nos imprimiu umas folhas com dicas e tal , perguntou se tinhamos alguma duvida e ” au revoir” !!! Peguei os papeis e saimos sem reação da entrevista, realmente nao acreditando!!! na verdade acho q ateh agora ainda nao caiu a ficha. foi tenso…
      Eu não quero que ninguem fique nervoso com esse relato! Durante todo o momento da entrevista foi muito tranquilo de conversar com ela, ela interage bem, flui bem a entrevista!!! Soh que realmente, o feed back q ela deu era muuuuito negativo, precia q estava tirando a culpa dela! Mas mesmo assim, passamos neh?? Isso eh o q realmente importa!
      Valeu por todo apoio do pessoal e principalmente pelos que fazem o forum funcionar!
      Boa sorte aos que farão a entrevista!

Ucrambuco
      Participante

Ufaa! Luana, pensei que só tinha sido assim com a gente… ela fez exatamente a mesma coisa com a gente, meio que colocou no chão.. disse que meu curso também não ajudava…!! saímos tensos!!!

Ucrambuco!

Ucrambuco
      Participante

Parabéns LUUU tamo junto no federal!

Ucrambuco!

Cleyton
      Participante

Primeiramente parabéns à Luana e Rafael!
      Agora vamos falar a verdade: precisava essa fulana ser tão desconfiada e embaçada assim? Parece que tem gente que gosta de ver os outros sofrendo mesmo nessa hora de tensão… Tava muito bom pra ser verdade os relatos das outras entrevistas como à exemplo o Sr. LeBlanc. Agora é encarar a mulher né, só acho que deveria se ter mais respeito com todos nós que além de esperar uma eternidade, de pagar caro, de fazer uma correria tremenda de papéis – documentos – estudos de francês, ainda ter que passar por esse teste de nervos.. Sem falar daqueles que tem pontos de sobra e estão indo só para dar o ar da graça… não é fácil hein! Também não quero desanimar ninguém aqui, mas não tem como não ficar ainda mais preocupado. De qualquer forma vamos nos unindo por aqui como toda a informação possível, minha entrevista é semana que vem. Boa sorte à todos nós!

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Salut, mari e jonas.

Parabéns pela conquista e boa sorte aos próximos entrevistados.

À la prochaine!

aninhas
      Participante

Mari,

que notícia boa!! Puxa, fiquei muito feliz ao ler que vocês estão com os CSQs na mão!! Parabéns!! Boa sorte nessa nova etapa, com certeza vai ser menos torturante do que foi o provincial. =)

Lu_campinas
      Participante

Olá pessoal,

Parabéns aos colegas que já estão com o CSQ em mãos huhuhuhu
      Tenho evitado entrar aqui, pois isto aumenta meu nível de estresse considerávelmente, mas é praticamente impossível resistir a vir ler os relatos de como as entrevistas tem sido…
      e com certeza os relatos até agora (embora com final mega feliz) me deixaram sim muito mais ansiosa :alright:

Eu sei que isto já foi dito várias vezes em vários tópicos, mas a pulga atrás da minha orelha me manda perguntar…

Por que ela enfatiza que vai somar os pontos?
      é possível que a pontuação da parte do dossier (ou seja de quando o processo foi aberto) seja alterada? Sei que o que sabemos é que não, pelo menso é o que dizem na palestra, que a pontuação pára ( no nosso caso, paramos de perder pontos no quesito idade, já que passamos dos 35 anos) mas agora com esta postura tão seca…

Ai ai ai, se ela atualizar nossas idades (depois que o processo foi aberto, tanto meu marido como eu ficamos mais velhos…) vai dar zebra…

Pelas nossas contas faltavam só 2 pontos para os 63, mas se for atualizado… acho que não dá

Desculpem misturar o assunto neste tópico, mas a ansiedade tá grande viu?

Um grande abraçoe e boa sorte a todos nós

Luciana

Ucrambuco
      Participante

Pessoal, agora que a poeira baixo consigo ter uma maior visão dos fatos e com base no que a Luana falou.
      Lu Campinas, não se preocupe, mas vá firme e preparada para a tensão.. agora vocês já tem mais informações que a gente e pode até ser que ela mude de estratégia.. mas vejam só:

Luana = Ela alegou o fato deles irem morar em Vancouver, pelo fato dela ter estudado lá( Para ela é uma brecha); E por não se tratar de uma profissão em demanda, colocou ” defeito” nisso, Ora, já sabia disto antes da convocação!

Mari = Ela alegou o fato do meu curso também não ser favorável.. Ora ela já sabia disso antes! Falou que meu marido precisava melhorar o francês e perguntou porque ele não enviou o TCF e na lata respondi, que não era obrigatório então… ela concordou…o que ela usa em tese são as regras novas com processos antigos.. Pra valorizar o processo de imigração.

Então: Ela vai se concentrar nas possíveis ” falhas”.
      Exemplo: Lu Campinas, é enfermeira. profissão em demanda certo? Ela vai pegar no pé sobre a adequação de diploma e em que você vai trabalhar até sair esta adequação..
      Se o seu francês não estiver avançado para o nível de requerente principal, ela vai te ” encher o saco” e dizer que imigração não é fácil… ela falou isso pra mim e não sei com que cara, acho que me senti ofendida e disse” na vida nada é fácil, mas não é impossível”.

Por fim, rechequem todos os seus documentos e possíveis brechas;
      Afiem o quanto possível o francês;
      Vejam possíveis brechas ou questionamentos, em documentos, etc.
      Revejam seus planos A, B, C porque ela vai questionar.

Lembrei que ela me disse que se eu estivesse a 5 meses sem emprego eu e meu marido dai eu respondi. ” eu me conheço e não sou uma pessoa de esperar. Ao chegar, além de procurar emprego, já iria fazer bénevolat e sendo assim fazer contatos e adquirir experiência canadense. Afinal fui membro do Rotary muito anos, conheço bem o Bénevolat.” Ela se calou.

Vai fazer drama e tal, mas vai aprovar se for o caso.
      Sejam firmes, confiantes e seguros de si. É isso que ela espera e vai te cobrar.

Ucrambuco!

Ucrambuco
      Participante

Em tempo:
      No meu caso ela pegou no pé:
      Porque meu marido não tinha TCF ( ela achou que era uma brecha e por isso disse que ele deveria melhorar o francês)
      Como eu francês ela classificou como avançado, tenho TCF e Delf ela pegou no pé do Curso;
      E como já tinha tido um CSQ anterior ela quis saber motivos e detalhes;

E voc~es quais consideram seus “possíveis” pontos fracos??

Ucrambuco!

Lu_campinas
      Participante

Mari

Obrigada, pelas dicas, são sim muito precisosas!!!

é isto mesmo, eu vou cuidar de tudo pra tentar não deixar brecha…

Meu francês não é avançado não, mas para isto eu já mandei o TCFQ e como você disse, ela já sabia disto…

Bom, outra vez obrigada e agora vou estudar…

beijo

Luciana

Lu_campinas
      Participante

em tempo:

Pontos fracos:
      francês: A2/B1 ambos
      Ordem: mas já deu inicio ao processo de equivalencia…

Beijo e obrigada

Lu

Ucrambuco
      Participante

Lu Campinas,

Vocês tem filhos? Coloque isso como ponte forte se for o caso.
      Se possuem o TCF beleza, melhor ainda, se ainda assim ela ” reclamar” do nível, falem que vocês estão estudando e que por enquanto era o nível necessário para pontuar e inciar o processo. Fala até que vocês nem esperavam ser chamados esse ano e se dedicaram ao máximo.
      Falando sempre com muita firmeza, sem arrogância.. !

Ucrambuco!

Cleyton
      Participante

Olá Lu_campinas,

Não acho que vai haver atualizações quanto à contagem dos nossos pontos nesta entrevista, não faz sentido. A entrevistadora pelo visto é linha dura mas ao mesmo tempo não pode fugir daquilo que o Processo tem pedido à nós. Vamos ter sangue frio e apresentar o nosso melhor, e Deus vai fazer o resto. Minha esposa (sua chará) parece que viu que sua entrevista é dia 18? A nossa está marcada às 10h. Talvez nos encontraremos lá! Também estou ansioso, mas creio que é normal. Que Deus abençoe todos nós!

Lu_campinas
      Participante

Oi Mari

Obrigada por seu apoio, temos um filhote sim!
      Tomara que ela veja isto como positivo…rsrsrs

Oi Cleyton

Nossa entrevista é dia 18 sim, mas a tarde, mas vamos chegar bem mais cedo rsrsr

Um grande abraço a todos e é isto mesmo, se Deus tiver estes planos para as nossas vidas nada vai impedir

Luciana

BetoM
      Participante

Boa noite amigos da CBQ,

Abaixo segue o relato de nossa entrevista ou filme de terror com final feliz, como preferirem, hehehe.
      Ficamos hospedados no mesmo hotel onde seria a entrevista. Sabíamos já que seria com a Diretora do escritório do México. Aguardamos na recepção a chamada, ela desceu e nos convidou a subir, no elevador perguntou se falávamos francês e onde estudamos, bem informal. No momento que entramos na sala, ela explicou como funcionaria a entrevista, ela faria uma conferencia de dados e documentos e somaria os pontos. Começou conversando com minha esposa que era a RP, pediu passaportes, certidões de nascimento e diplomas dela. Fez algumas perguntas sobre o que ela iria fazer no Quebec, fez uma pergunta em inglês e começou a falar comigo, qual minha formação, no que trabalharia no quebec. Após este inicio, que durou uns 30 minutos ela parou de falar e começou a digitar e fazer umas caras nada agradáveis, depois ela disse, je suis desolé, vocês não tem pontos para serem aceitos. Ficamos chocados, argumentamos e ela falou que iria tentar inverter o RP, pois minha profissão (administrador) é de uma demanda maior (minha esposa é pedagoga com especialização em psicopedagogia). Ela disse que eu teria mais pontos no francês e no inglês e mais pontos pela profissão. Mais uns 5 minutos de pausa, ela nos olha e diz novamente, je suis desolé, mas faltam 3 pontos que eu não posso dar. Pânico, ela começou a falar sobre a pontuação e disse que eu ganhei 0 pontos na idade(44). Neste momento a questionei sobre a validade dos pontos no momento do envio do dossiê(tinha 42), e ela prontamente confirmou que se equivocou e refez a pontuação e disse que faltou 1 ponto, nos olhamos e ela perguntou a hora do vôo e pediu que retornássemos a sala meio-dia (isso eram 10h). Imaginem estas duas horas de espera, tensas,tensas,tensas. 11:45 subimos para aguarda-lá. Meio dia saiu um casal da sala, bem feliz e com o CSQ. Logo em seguida ela nos chamou e na entrada pude ver os CSQs impressos, já fiquei aliviado, ela reforçou o que disse antes, de que não é fácil a adaptação no quebec, que temos uma vida estável aqui e tal…..e por fim disse que refez os cálculos e não faltaram pontos e que nós fomos aprovados e nos deu as orientações sobre os novos passos. Ufa, foi a entrevista mais longa e tensa que já ouvi falar, o importante é que fomos aprovados.
      Não quero assustar quem ainda fará entrevistas nesta rodada, mas procurem ir preparados, ela bate muito na tecla de que não é fácil, de que nós brasileiros temos um discurso de que o quebec lindo, tem um ótimo sistema de saúde e educacional, e ela diz que não é verdade, eles tem defeitos( fatos que sabemos e achamos melhor não comentar), portanto comentem, sejam realistas e firmes nos seus ideais, de alguma forma ela testa seu nível de interesse em imigrar.
      Diria que ela é extremamente profissional.
      Por fim, boa sorte a quem fará entrevista, relaxem e sejam confiantes e determinados.
      Agora vamos para a fila do Federal!!
      Abraços a todos!!

Doug Ramsey
      Participante

Gente, é com grande alívio que venho aqui dizer que fui aprovado na entrevista de seleção hoje e já estou com o meu CSQ!

A entrevista estava marcada para às 13h30. Acordei 76 vezes durante a noite, e em cada uma era assombrado por uma pergunta diferente que podiam me fazer. Apesar disso, descansei até razoavelmente bem. Passei a manhã ouvindo TV5 e relendo alguns pontos que eu considerava mais críticos das pesquisas que fiz e da minha situação.

Cheguei no local da entrevista pouco antes do meio-dia. Não tinha muita esperança de ser chamado antes das 13h30, até porque imagino que a entrevistadora precise comer em algum momento, né? Então fiquei lá na salinha indicada pelo pessoal da recepção do hotel. Lá haviam dois homens de mais idade, que imaginei estarem esperando alguém para ir embora (e não deu outra: uns 20 minutos depois, chegou um terceiro, e os três foram embora); e um casal, que adivinhei ser de candidatos à imigração. A gente se reconhece fácil, né? Cara de angústia, pastas gigantescas com marcadores coloridos para facilitar o manuseio dos documentos, celular como companheiro fiel, fazendo buscas em dicionários de francês e em sites que ensinam a pronúncia e por aí vai. Fiquei com vontade de puxar papo, mas eles estavam compenetrados e eu achei por bem ficar lendo minhas coisas.

Dali a pouco (ou seja, um pouco depois do meio-dia), chegou um casal que tinha acabado de passar pela entrevista. Obviamente, os dois casais já haviam se falado antes, pois a mulher do casal que tinha feito a entrevista já chegou dizendo: “olha, deu tudo certo, ela é tranquila” e por aí vai. Fiquei prestando atenção na conversa, até que não me aguentei, pulei da cadeira e falei “desculpa, mas vocês têm profissão prioritária?”. Eles falaram que não, e continuaram falando que era pra ir tranquilo porque a entrevistadora era ótima, e que a maior parte da entrevista tinha sido análise dos documentos originais, mas que as perguntas nem haviam sido muitas.

Enfim, eles foram embora e aí eu comecei a conversar com o casal que estava lá. Trocamos algumas figurinhas (aliás, espero que eles tenham conseguido o CSQ. Estavam tão nervosos, e viajaram hoje tão cedo para chegar lá, espero realmente que tenham conseguido), eles saíram para almoçar, eu parei de ler e fiquei só vendo o tempo passar. Por volta de 13h15, a entrevistadora, Daniela, chegou na salinha, me chamou e fomos para o elevador. Lá mesmo ela já foi perguntando se eu falava francês e onde tinha aprendido. Perguntou se eu tinha estudado na Aliança Francesa e eu falei que foi um dos lugares em que estudei. Aí ela perguntou com qual nível eu tinha sido classificado e eu respondi que tinha sido básico-intermediário no último semestre em que estudei lá. Ela fez uma cara de “o quê?” e disse que, pelo jeito, eu tinha pelo menos um B2. Já fiquei feliz dali.

Chegamos até o andar onde instalaram a salinha de entrevista. Do elevador, passamos por uma varanda, fazia um calor de fritar ovo no asfalto e eu de repente achei que a entrevista seria ali na varanda mesmo. Mas, graças ao bom Deus, ela passou direto pela varanda e foi para dentro de uma sala pequena, com uma mesa redonda, sobre a qual haviam um laptop e uma impressora pequena. E o mais importante: ar-condicionado! No caminho até lá, ela perguntou se eu tinha ido ao escritório de imigração quando ele ainda era no Brasil, já que moro em São Paulo, mas eu disse que não.

Já dentro da salinha, ela indicou o lugar para eu sentar e colocou-se na cadeira atrás do laptop. Em rápidas palavras, falou que o que viria a seguir era o seguinte: ela verificaria meus documentos, verificaria o que eu sabia sobre o Québec e as minhas intenções para morar lá, se eu tinha uma visão realista da imigração e, no final, se eu obtivesse os pontos necessários, eu receberia o CSQ. Do contrário, eu receberia um outro documento cujo nome agora esqueci, com a pontuação detalhada. Em seguida, falou para eu deixar a pasta com os documentos em cima da mesa e que ela iria pedindo conforme a entrevista andava. Eu levei duas pastas: uma com os documentos e outra com as pesquisas. Deixei as duas em cima da mesa como ela falou, e fiquei meio travado estilo “cachorro de padaria”, sentado, sem me mover, e olhando fixamente para a frente. Tava num nível de tensão extrema, mas lembrei de respirar e a coisa ficou um pouco mais fácil.

Eu acho que não vou conseguir lembrar na ordem o que ela me perguntou, até porque a entrevista flui e toma rumos de acordo com o que você fala ou mostra. O que eu posso dizer com certeza é que ela pediu meu passaporte, minha certidão de nascimento, os diplomas e históricos de notas do segundo grau e da faculdade, a declaração mais recente do meu trabalho e também do meu emprego anterior e meus contracheques. Estavam comigo, mas não foram pedidos, os comprovantes de declaração de imposto de renda, as declarações dos cursos de inglês e francês e meu currículo. Ela fazia uma conferência relativamente rápida de cada documento, aparentemente vendo se as datas e informações batiam com o que ela estava vendo na tela do laptop. Ela não contestou nenhum dos documentos.

Agora, ela foi pedindo a documentação enquanto ia perguntando sobre a minha vida inteira. Perguntou onde eu nasci, onde eu morava e porque eu havia escolhido o curso no qual me formei (Tradução e Interpretação). Respondi, e ela perguntou se era o que eu tencionava fazer no Québec. Falei que sim, e ela perguntou se trabalharia com inglês. Respondi que sim, mas também tinha intenção de trabalhar com português e francês. Ela parou, olhou pra mim e perguntou: “português?”. Falei que sim, que haviam vagas nessa área. Ela disse que achava que não, e eu rebati dizendo que elas podiam não ser as mais numerosas, mas com certeza haviam, e que, por mais que eu tenha vontade de trabalhar com tradução para o francês, eu não poderia dizer, no momento, que tenho conhecimentos suficientes para traduzir para o francês, e que então começaria com português e inglês. Ela então perguntou se eu tinha algum vaga para mostrar. Puxei uma e mostrei. Ela fez cara de surpresa, leu um pouco e logo depois disse: “sim, mas essa é uma vaga. Você tem mais alguma coisa?”. Puxei outra vaga e mostrei. Nova exclamação de surpresa da parte dela, e aí parece que ela se convenceu e falou que não fazia ideia de que existiam essas vagas.

Em seguida, perguntou sobre o meu emprego atual, o que eu fazia e quanto ganhava. Respondi e expliquei tudo. Ela perguntou se eu fazia alguma coisa relacionada à tradução e interpretação e eu disse que não, no meu emprego atual estou ligado à área de recursos humanos. Ela perguntou sobre minha experiência como tradutor e então falei sobre o ano em que trabalhei para uma cooperativa de turismo e também sobre um emprego anterior em um órgão público, no qual trabalhava com outros idiomas. Aí ela perguntou: “e você vai largar seu emprego atual para ir trabalhar no Québec?”. Respondi que sim, que tenho vivido os últimos 3 anos com isso em mente.

Enquanto me pedia um outro documento, ela me perguntou em inglês – do nada – se eu falava inglês. Eu mudei a chave interna pro inglês e respondi que sim. Ela perguntou há quanto tempo eu falava, onde eu havia aprendido e se eu falava melhor inglês do que o francês. Falei que meu inglês é melhor que o meu francês e ela perguntou se eu não tinha interesse em mudar para a parte inglesa do Canadá. Eu falei que não, que o inglês, pra mim, seria uma ferramenta de trabalho, assim como o francês, e que meu interesse era me estabelecer no Québec mesmo. Daí voltou pro francês e perguntou por que no Québec. Falei sobre qualidade de vida, sobre segurança, sobre oportunidades de emprego, e ela questionou que eu poderia ter o mesmo no resto do Canadá. Aí eu falei sobre o custo de vida mais baixo no Québec. Ela concordou e pareceu aceitar as explicações.

Eu não tenho dúvida de que eu continuava com a mesma cara e postura de cachorro de padaria. Ela perguntou que outras línguas eu falava, respondi, e tudo que eu falava ela digitava alguma coisa no laptop. Me perguntou também o que eu faria se não encontrasse um emprego como tradutor. Aí aproveitei e mostrei não só o plano B, que ainda estava ligado à área de formação, como também o C, que estava ligado à minha experiência atual. Ela me perguntou então se eu estava disposto a descer alguns degraus na área profissional e eu disse que era exatamente o que eu tinha em mente. Daí ela digitou mais alguma coisa, e, do nada, pediu para eu falar sobre alguma coisa recente do Québec. Falei sobre a eleição da Pauline Marois, a Comission Charbonneau e alguma outra coisa de que agora eu não lembro, mas só citei, não entrei em detalhes. Ela perguntou onde eu tinha visto isso e falei que escutava todo dia um pouquinho de Radio Canada. Ela perguntou qual programa, eu falei, e ela fez cara de quem sabia do que eu estava falando. Digitou mais alguma coisa, parou e me olhou.

Eu travei mais ainda, mas ela começou de cara falando que não via motivo algum para não aceitar a minha solicitação de imigração para o Québec. Falou que a minha área não é a de maior demanda, mas que realmente há alguma demanda, e que ela gostou dos planos que eu apresentei, inclusive de uma área que ela não fazia ideia que oferecia oportunidades como as que eu mostrei. Falou também que ela achou meu nível de francês muito bom, que ficou realmente impressionada e que me classificaria como francófono. Falou também muito bem do meu inglês e disse acreditar que eu realmente não teria problemas para me comunicar e conseguir emprego no Québec. Nessa hora, eu já tava com a boca aberta. Ela imprimiu uma carta com instruções, uma outra com sites e a impressora deu pau bem na hora da impressão do CSQ. Mas,ainda bem, logo voltou a funcionar.

Enfim, eu escrevo demais, eu sei. Minha entrevista durou uns 40 minutos. Em suma: o que a Mari e a Luana falaram sobre a entrevistadora procede. Se você tem algum ponto fraco ou brecha, ela vai tentar explorar isso. Não quer dizer que ela vá tirar pontos ou te reprovar por isso, mas, como ela mesma deixou claro no início da entrevista, ela está ali, dentre outras coisas, para ver se você tem uma visão realista da imigração. Então, se seu plano depende demais de alinhamento planetário, conjunção astral e fatores abstratos, ela vai pegar no seu pé. Se você depende muito dos idiomas para trabalhar e tem um nível baixo, ela com certeza vai implicar. Se alguma informação que você levou for mais achismo do que fato, ela vai querer que você prove o que está falando. Ela é simpática, mas bastante rígida e não tem medo de te corrigir, de falar que você está errado ou de mostrar que acha que você tem outras intenções. Contudo, é só você mostrar alguma coisa que contradiga o que ela fala que ela se cala ou faz um comentário neutro e passa para o próximo ponto. Exceto pela pergunta sobre eventos recentes do Québec, ela não fez nenhum questionamento sobre história, geografia, hidrografia, política ou economia, seja do Québec, seja do Canada. Minha pesquisa valeu muito para responder a várias perguntas, mas, fora as vagas, não precisei mostrar uma tabelinha sequer. Então reforço o que a Mari e a Luana falaram: estejam preparados para falar sobre você, seu trabalho atual e eventual anterior, e com as intenções de imigração bem definidas, e não se intimidem. Por mais que ela tente achar brechas, se você tiver como explicar tudo o que pretende fazer, ela não vai poder fazer muita coisa.

Agradeci muito, ela perguntou que horas eu voltaria para casa e nos despedimos. No fim, apenas três pequenas frustrações: (1) não ter conhecido o M. Leblanc; (2) não ter assistido ao famoso DVD da Céline Dion; (3) constatar que o CSQ ainda é uma foha A4. Depois de todo o stress, toda a pesquisa, todo o esforço e toda a espera, deveria vir em um quadro esculpido em mármore, com letras garrafais douradas, entregue por uma coruja da neve treinada, e com mensagem personalizada da Pauline Marois.

Abraços a todos e boa sorte àqueles que ainda farão a entrevista! Tô torcendo muito por todos!

taiefredo
      Participante

Pessoal,
      Parabéns a todos os que conseguiram o CSQ.
      E gostaria de agradecer pelos relatos das entrevistas.
      Ufa, parece que o pessoal que está sendo entrevistado está tendo uma experiência com fortes emoções, rsrs :lol:
      Mas o que realmente importa é que estão conseguindo passar.
      Abraços a todos.

Cleyton
      Participante

Olá pessoal,

Parabéns ao BetoM e Doug, que sobreviveram para contar suas estórias de vitória frente a batalha do CSQ, curtam bastante este momento, mesmo que esteja ainda longe do dia de pisar nas terras geladas como Residente permanente, só nós sabemos o valor dessa conquista parcial.

Gostaria de pedir ajuda ao BetoM: Minha esposa assim como a sua também é pedagoga, e está muuuuito ansiosa, ela gostaria de saber o que a entrevistadora perguntou à sua esposa, se vc pudesse nos postar algum detalhe que possa nos ajudar, seria abençoador nesse momento de stress, se por acaso ela perguntou sobre equivalência de estudos, enfim, o que vc nos puder contar seria um plus na nossa preparação.

Obrigado pelos relatos! E boa sorte aos que estão na fila de espera. O último que sair fecha a porta!

raffamelo
      Participante

Parabéns a todos!!!!!
      Só de ler os relatos já me da dor de barriga…..
      Boa sorte agora na fase federal e boa sorte tb aos que farão a entrevista!

BetoM
      Participante

Bom dia Cleyton,

Respondi sua mensagem privada com as informações solicitadas, peça para sua esposa entrar em contato.
      Boa Sorte.

Cleyton
      Participante

Olá BetoM

Muito Obrigado pela ajuda, de coração.
      Bela foto ao lado hein!? Também chego lá!
      Abraços.

nilian
      Participante

Salut mes amis!

Parabéns aos CSQ´s liberados com tanta emoção! Fiquei meio chocada com esta entrevistadora. Quanta diferença do Leblanc…rs!

Aos demais colegas que aguardam ansiosamente, sigam firmes e confiantes! Dará tudo certo!

#PartiuFederal

Abraços!

Doug Ramsey
      Participante

Parabéns, BetoM! Que bom que você e sua esposa conseguiram o CSQ! E pensar que, enquanto eu estava lá embaixo angustiado com a minha entrevista, vocês estavam passando por essa angústia toda..

Boa sorte no federal!

RonaldoMaciel
      Participante

Um fator positivo da entrevistadora pelo jeito é que ela parece estar preocupada com uma visão mais realista do Quebec e de ter mais os pés no chão quando falar dos seus anseios de imigração.

Isso é bom pois ela já dispara o alerta para evitar muitas expectativas.

Boa sorte e parabéns a todos que conseguiram.
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Ucrambuco
      Participante

Doug e Beto,

Parabéns pelo CSQ!!!
      Que bom que está dando tudo certo!!!

Ucrambuco!

SANDROMS
      Participante

Parabéns àqueles que receberam o CSQ, a Mme Daniela tem razão, não tem moleza não, mas acho que ela não conhece bem os brasileiros. Nós temos um ponto porte e um fraco, o forte é capacidade de adaptação, vontade e destemor de meter as caras. O fraco é que o brasileiro típico de classe média é meio mimado. :lol:

BetoM, explique melhor como foi que o CSQ saiu, da onde saiu o ponto que faltava? E porque vocês acharam que era melhor a sua esposa como RP? Vocês chegaram a simular a pontuação de vocês pré-entrevista?

Doug Ramsey
      Participante

@RonaldoeSusana wrote:

Um fator positivo da entrevistadora pelo jeito é que ela parece estar preocupada com uma visão mais realista do Quebec e de ter mais os pés no chão quando falar dos seus anseios de imigração.

Isso é bom pois ela já dispara o alerta para evitar muitas expectativas.

Boa sorte e parabéns a todos que conseguiram.
      Ronaldo

A entrevistadora, logo no início, usou justamente essas palavras: “visão realista”. Ela não chegou a falar pra mim que imigrar não é fácil ou que eu tinha de ter certeza do tipo de troca que eu estava fazendo, como aconteceu com outros colegas, mas as perguntas dela eram quase sempre voltadas para ver se eu não estava viajando na ideia de como iria me inserir no mercado de trabalho.

Um exemplo foi quando ela me perguntou o que faria se eu não conseguisse vaga na minha área de formação. Falei de uma área próxima e também de trabalhar num cargo que exige apenas segundo grau, mas ligado à minha experiência profissional atual. Nessa hora, ela me perguntou: “então você está disposto a descer alguns degraus na vida profissional para depois atingir o seu objetivo, mesmo sabendo que isso pode levar algum tempo?”. Eu falei que sim, que era bem o que eu achava que ia acontecer, e ela pareceu gostar de ver que eu não estava com um plano B e um C só para constar no papel.

Filipevsm
      Participante

BetoM e Doug, parabéns por esta conquista!

Nós que acabamos por acompanhar as histórias de imigração um do outro, acabamos por sentir quase as mesmas sensações quando leio estes relatos! É como se eu estivesse lá no lugar de vocês. rs..

Assim como todos, fiquei realmente meio “assim” com a entrevistadora. Beeeem diferente dos relatos com M. Leblanc. Parece até que, mesmo que profissionalmente e retratando mais a realidade que nos espera no Québec, “tratou na unha” as avaliações. rs..

Mas que bom que tudo seguiu conforme o esperado, mesmo com o gol de penalti do BetoM aos 47 minutos do segundo tempo e o grande susto!

Mais uma vez, parabéns a vocês e a todos que estão recebendo seus benditos CSQs. Que venha o Federal!

BetoM
      Participante

Boa tarde SANDROMS,

Enviamos o dossiê em 2011, com minha esposa como requerente principal, pelo fato da idade dela ser menor e ela tinha na época um curso de especialização, enquanto eu apenas um tecnólogo em marketing e vendas. Fizemos os cálculos na época e nos faltavam 4 pontos de adaptabilidade.
      Porém no momento da entrevista ela desqualificou a formação de minha esposa e sua experiencia de mais de 10 anos como orientadora educacional e coordenadora pedagógica, alem de avaliar o francês da minha esposa abaixo da realidade( ela estava nervosa e não desenvolveu o que sabia). Neste meio tempo conclui meu curso de Administração ( Dez 2012 ), fato que agradou a ela. Por sorte peguei um atestado da Universidade para levar e o boletim de notas na internet, que foi fundamental para aumentar a pontuação, sendo eu então o requerente principal.
      Coloquei para ela que não teria tanta dificuldade em conseguir um emprego na minha área,pois encontrei várias ofertas para representante de vendas, Supervisor de vendas e até para Diretor de vendas, que é meu objetivo de longo prazo e minha função atual. Neste momento ela questionou sobre o fato de descer alguns degraus no instante da chegada, portanto fui categórico que não seria problema, pois uma vez inserido no mercado confiava no meu potencial de aos poucos retornar senão ao patamar atual , mas próximo, uma vez que possuo mais de 20 anos de experiencia em vendas, precisando principalmente da fluência no idioma.
      Quanto ao ponto que faltava, no momento em que faltaram 3 pontos ela disse que se fosse apenas um ela daria. Após questionar a pontuação da idade e ela assumir a falha, verificou que faltou apenas 1. Porém ela não quis nos aprovar de imediato, disse que iria refazer todos os cálculos e depois nos falaria. Foram 2 horas de tensão, mas graças a Deus deu tudo certo, ela disse que refez os cálculos e não faltaram pontos.
      Ela avaliou muito bem meu francês e me deu um inglês intermediário, além de concordar que eu encontraria um emprego logo.
      Repito o que os colegas disseram, devemos ser muito bem decididos e preparados no momento da entrevista com ela, pois ela é extremamente realista e profissional.

gabi-infirmiere
      Participante

@SANDROMS wrote:

Parabéns àqueles que receberam o CSQ, a Mme Daniela tem razão, não tem moleza não, mas acho que ela não conhece bem os brasileiros. Nós temos um ponto porte e um fraco, o forte é capacidade de adaptação, vontade e destemor de meter as caras. O forte é que o brasileiro típico de classe média é meio mimado. :lol:

apoiadissimo.
      (e seria o ponto *fraco* sermos de classe média mimados, nao é? rs)

A entrevistadora nao esta *bitchando* com os candidatos, ela esta tratando de algo muito sério e com a seriedade que o assunto merece.
      Acho que aos poucos ela vai conhecer melhor o perfil lutador do brasileiro, nao somos figurinhas carimbadas nas filas do BS, realmente vamos à luta, mas nao ha como negar ha muitos que chegam aqui esperando colar de flores, banda com a policia montada e cafezinho com a primeira ministra ….. e esses deslumbrados de primeira viagem serao os que nao aguentarao o tranco. Acho que ela quer procurar fazer essa triagem com essas entrevistas mais diretas e aparentemente rigidas.
      mas como dizem, *quem nao deve, nao teme*. Quem se planeja e sabe o que esperar, com certeza ganha pontos preciosos!!

o que devemos ter em mente =

ha uma ordem profissional no caminho? conheça de A à Z o processo para sua equivalência, sabendo quais serao os planos B e C (REALISTAS!) enquanto a autorizaçao de trabalho nao sair.

Nao ha ordem profissional ? Parabéns, avançou algumas casas. Mas é importantissimo saber que o QC nao tem necessariamente o mesmo perfil de trabalho do BR.(pesquisar e pesquisar sobre o mercado de trabalho!). Reconhecer as dificuldades é fundamental e é importantissimo assumir esse ponto citado pelo Sandro, a capacidade de adaptaçao e flexibilidade …

No mais, parabéns aos néo-CSQ, que venha o federal!
      bonne chance!! (e boa paciência tb!!!)

Marcelo_Andrade
      Participante

:lol: kkkkkk, boa, Sandro. Concordo plenamente. Na minha opinião, pelo o que eu já vi, é cultura do latino americano, ter medo de falar algo que possa desagradar os outros e não conseguir ouvir algo que desagrada a si mesmo.

Aqui tem muito disso, não pode falar da realidade do processo, que está demorando e que nós temos que controlar nossa ansiedade. Isso já é motivo de desconforto para alguns.

Se isso acontece numa entrevista (esta necessidade de falar com sinceridade), imagina no dia a dia lá na bela província……. :lol:

No mais, meus parabéns para as conquistas do CSQ e muito obrigado pelos relatos!!! Nos ajuda muito mesmo!!!
      Esta etapa do federal vai ser mole, mole, tirando o tempo de espera….

vivieandrenocanada
      Participante

Parabéns a todos que conseguiram o CSQ!!!!

Com base nos relatos postados na CBQ e os de colegas de fora da net, eu tenho a percepção que a entrevistadora, além de dar um choque de realidade ao candidato, ela tem outra grande finalidade, a de barrar dois tipos deles:

1- O oportunista: que é aquele candidato que imigra com a única intenção de se beneficiar dos recursos de RP, por exemplo, pagar mais barato seus estudos;

2- O ginasta aquático: que é aquele usa o Qc como trampolim para dar um mergulho numa provîncia anglófona.

Esses candidatos sim devem colocar as barbas de molho. Parece que sua hora chegou.

Aos demais, não temam. Sejam firmes e corajosos. Façam a entrevistadora concluir suas boas e reais intenções de imigrar. Mostre-a que o Qc te quer, assim como nós o queremos.

Bonne chance,

Vivi

SANDROMS
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

@SANDROMS wrote:

Parabéns àqueles que receberam o CSQ, a Mme Daniela tem razão, não tem moleza não, mas acho que ela não conhece bem os brasileiros. Nós temos um ponto porte e um fraco, o forte é capacidade de adaptação, vontade e destemor de meter as caras. O fraco é que o brasileiro típico de classe média é meio mimado. :lol:

apoiadissimo.
      (e seria o ponto *fraco* sermos de classe média mimados, nao é? rs)

Claro esse é o ponto fraco! Editei a mensagem. Parece que a entrevistadora gosta de pegar nesse ponto, tem que descer alguns degraus, a vida de imigrante não é fácil, tem que se submeter a uma porção de coisas, etc, etc…

brandaogu
      Participante

O mais engraçado é que nas palestras o Québec é vendido praticamente como o paraíso. Parece que tudo são flores.

Quem nunca achou isso no começo?

Depois, com mais estudo e opinião daqueles que lá vivem, vemos que realmente o buraco é mais embaixo, embora o lugar seja MUITO melhor que nosso país.

Enfim, achava que nas palestras eles tinham que ser também mais realistas.

gabi-infirmiere
      Participante

o objetivo da palestra é esse, nao é ? *vender* o Québec.

quem *compra* o QC acreditando apenas no que é dito nas palestras, esta dando um tiro no pé.

Nao acho errado os entrevistadores serem mais *realistas*.Como disse, aos poucos ela estara mais confortavel com os brasileiros, acabara conhecendo nosso perfil, que difere em alguns pontos de outros imigrantes.

leclavecin
      Participante

Pessoal, meu processo foi aberto em setembro/11 e dia 12/03 foi minha entrevista. Passei e recebi meu CSQ!

Eu estava preocupado que ela iria me perguntar se eu sabia todas as províncias do Canadá ou uma lista de 10 cantores do Québec…. hehe Acabou sendo bem mais tranquilo do que eu esperava, só tive que falar a verdade. Ela disparou várias perguntas uma atrás da outra, muitas em função da resposta anterior, perguntou várias coisas que não imaginei que iria perguntar inclusive. Comecei em 2007 o francês e faço conversação com um francês nativo há alguns anos. Fez MUITA diferença na hora da entrevista já que tive que tagarelar bastante. Outro detalhe é que estou fazendo o processo todo como solteiro e isso não causou nenhum empecilho.

lucyejeff
      Participante

Ufa!!! Conseguimos nosso CSQ! Nossa não sei como fiz isso, mas fiquei tão calma e tranquila durante a entrevista que nem me reconheci. A entrevista foi bem tranquila também, mas ela começou falando que estava preocupada por nossas profissões serem muito difíceis de se conseguir emprego (eu, professora de inglês/ meu marido, designer gráfico) e ficava falando toda hora, que ia ser difícil e tal, aí eu falei, que achava que nem ia ser tanto, e ela me encarou e disse: estou dizendo que sim, madame!!
      Mas ela acabou se convencendo que se eu conseguir uma permissão do ministério da educação pra dar aulas no nível secondaire, terei bastante oportunidade de emprego, pois sempre estão precisando de professores.
      Bom tensão à parte, correu tudo bem, ela elogiou demais meu inglês e meu francês, me deu um F, mas pegou no pé do meu marido, pois ele tinha posto no dossiê nível intermediário de francês, mas ela disse que ele é um débutant avancé!
      Meu marido estava nervoso e começou a falar muito sem parar, tive que dar uns cutucões nele, pois ela já estava fazendo cara de impaciente.
      E no final ela disse que nem se ela quisesse poderia nos reprovar pois tínhamos até pontos a mais…
      Bom é isso, pessoal, boa sorte a todos, eu sei que é difícil mas tentem ficar calmos, pois a conversa flui que vc nem percebe que ficou lá por 1 hora.

Cleyton
      Participante

Olá gente,

Graças à Deus conseguimos nossos CSQ! Estamos ainda no hotel (o mesmo da entrevista), mas já de saída. Não sei nem o que falar,quando chegarmos em casa escreveremos nosso depoimento. É uma sensação muito boa, Glória a Deus. E ainda com direito à F de Francófono!
      Boa sorte à todos!

Cleyton e Luciana.

Doug Ramsey
      Participante

Parabéns aos casais Lucy e Jeff e Cleyton e Luciana!! Agora é rumo ao federal!

Boa sorte!

leonardo_vac
      Participante

@Cleyton wrote:

Olá gente,
      E ainda com direito à F de Francófono!
      Cleyton e Luciana.

Alguém poderia me explicar as vantagens e desvantagens de receber F e NF ?

Parabéns à todos pelas entrevistas!

lecouple
      Participante

Entrei ontem no site oficial e lá fala que todos os dossies até Nov/2011 já foram chamados para entrevista, será que isso é real? Meu processo foi aberto em Ago/2011 e até agora não recebi nenhuma convocação, alguém em situação parecida?
      Tentei ligar no BIQ do Mexico 3x mas não consegui falar com ninguém (eles mandam ligar mais tarde).
      Boa sorte a todos desta rodada!

tati06
      Participante

Oi Leonardo, ate onde eu sei ( assim foi me falado), quem recebe F, nao tem direito a fazer a francisaçao qdo chegar no Quebec….justamente por ser considerado francophone…..nao estou certa disso, me falaram…..alguém pode confirmar?

Lu_campinas
      Participante

Gente,

Depois de alguns dias em abstinência da CBQ…eu estava uma pilha!

Estou aqui pra dizer que nós conseguimos nossos CSQs, :bananadance:

não foi fácil devido ao meu nível de francês, eu tive muita dificuldade, estudei muito, mas na hora dei uma travada…

Depois conto com detalhes, só passei pra contar e desejar boa sorte aos que ainda farão a entrevistas…

A entrevistadora conosco foi muito simpática, fiquei surpresa! ela foi muito paciente, mas reforçou a necessidade URGENTE de melhorarmos e muito o francês,
      Depois eu volto pra contar o relato detalhado…

Um grande abraço a todos

Luciana

raffamelo
      Participante

Boa noite pessoal.
      Acabamos de chegar do RJ e graças a Deus trouxemos na bagagem nosso CSQ!
      Fizemos a entrevista hoje às 13h15 (15 minutos antes do agendado). A entrevistadora foi nos buscar na sala de espera e nos levou até a sala onde faríamos a entrevista. Inclusive uma hora antes o Cleyton e sua esposa passaram na sala de espera para desejar boa sorte!
      Já subimos no elevador falando em francês, ela nos perguntou sobre nosso francês antes mesmo das portas fecharem e dissemos que desde o envio dos documentos não paramos de estudar. Ainda no elevador a entrevistadora nos disse q nos reconheceu pelas fotos enviadas no processo e até rolou uma piada sobre ter engordado depois do envio do dossie!
      Enfim, estávamos achando que seria o terror dos terrores, mas felizmente não foi. Foi super leve, a entrevista fluiu levemente. Foi aquela sequencia já conhecida de entrega de documentação e conversas. O tema principal foi minha situação profissional, vagas pesquisadas (ela pediu pra verificar inclusive), como fazer parte da ordem dos engenheiros, salários, possibilidades de trabalhar como técnico em construção civil, etc. Em segundo plano bem investigado também foi pesquisada a situação do meu companheiro (bacharel em Comunicação Social – Cinema), que também apresentou vagas que a entrevistadora pediu pra verificar. Aparentemente ela deve ter gostado do que viu e ouviu em ambas as pesquisas feitas, nos elogiou nesse quesito, as pesquisas estavam bem reais. Outro aspecto bem conversado, foi o fato de não sermos casados e termos uma relação homo-afetiva, apresentamos toda a documentação, explicamos a situação atual brasileira e claro que ela nos informou que no Quebec também tem preconceito e tal, mas em muito menor escala. Conversamos a maior parte do tempo em francês e num dado momento, em inglês, precisei explicar sobre meu atual trabalho. Em resumo, a entrevista fluiu levemente como dito anteriormente, meu companheiro em menor escala, mas também teve sua parcela de participação (que não julguei pequena) e creio que basta estar realmente informado sobre o mercado de trabalho e as possíveis dificuldades do que encontrar por lá, como primeiro emprego, etc, para que dê tudo certo! No mais foi tudo tranquilo, saí de lá com vontade de abraçar a entrevistadora!
      Boa sorte a todos e parabéns aos que também conseguirão seu tão sonhado CSQ.
      Abraços.

gabi-infirmiere
      Participante

Parabéns aos novos CSQ!!!

Dos poucos relatos com a nova entrevistadora, o que *EU* estou percebendo =

quando a profissao é em demanda, ela nao ira implicar tanto.
      Quando a profissao tem um mercado mais restrito ou o acesso é mais tenebroso, ela ira frisar este aspecto, como que testando as reais intençoes dos candidatos.

Pode ser so uma impressao, mas ao menos é o que me parece ….

Lu_campinas
      Participante

Lecouple,

Não, o dado divulgado não é real. temos um casal de amigos que são de novembro de 2011 e até agora nada!

Mas com certeza a hora tá chegando

Boa sorte

Luciana

Doug Ramsey
      Participante

@lecouple wrote:

Entrei ontem no site oficial e lá fala que todos os dossies até Nov/2011 já foram chamados para entrevista, será que isso é real? Meu processo foi aberto em Ago/2011 e até agora não recebi nenhuma convocação, alguém em situação parecida?

Lecouple, tenho conhecimento de dois casais que são de agosto e novembro de 2011 e ainda não foram chamados. Então acho que essa informação está equivocada.

@Lu_campinas wrote:

Estou aqui pra dizer que nós conseguimos nossos CSQs, :bananadance:

@raffamelo wrote:

Acabamos de chegar do RJ e graças a Deus trouxemos na bagagem nosso CSQ!

Parabéns pela conquista do CSQ!!! É muito legal ver que aparentemente todo mundo tá conseguindo o tão sonhado A4!

@gabi-infirmière wrote:

Dos poucos relatos com a nova entrevistadora, o que *EU* estou percebendo =

quando a profissao é em demanda, ela nao ira implicar tanto.
      Quando a profissao tem um mercado mais restrito ou o acesso é mais tenebroso, ela ira frisar este aspecto, como que testando as reais intençoes dos candidatos.

Pode ser so uma impressao, mas ao menos é o que me parece ….

É a impressão que eu tenho também. Passei pela entrevista e ela não implicou com a minha profissão (6 pontos na tabela), mas quis que eu explicasse bem direitinho o que pretendia fazer. Porém, uma vez dada a explicação, ela comprou a ideia, e inclusive falou que eu levei dados novos sobre um mercado que ela conhecia apenas de forma superficial. Por isso acho que, mesmo com ela implicando, se o candidato estiver preparado para explicar o que deve fazer (e se a explicação for realista e lógica), ela não encrenca muito.

Agora… foi só pra mim que ela pediu pra falar sobre fatos recentes do Québec???

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Salut!

Parabéns Lu_campinas e à todos que receberam o tão esperado CSQ.

Bonne chance à tous!

SANDROMS
      Participante

Parabéns aos que conseguiram o CSQ!

@lucyejeff wrote:

…ficava falando toda hora, que ia ser difícil e tal, aí eu falei, que achava que nem ia ser tanto, e ela me encarou e disse: estou dizendo que sim, madame!!

Lucy, acho que vc cometeu uma gaffe, na cultura daqui não se contradiz a pessoa, é melhor dizer “eu sei que será difícil mas com a devida preparação e espírito guerreiro a gente supera as dificuldades”.

@leonardo_vac wrote:

Alguém poderia me explicar as vantagens e desvantagens de receber F e NF ?

@tati06 wrote:

Oi Leonardo, ate onde eu sei ( assim foi me falado), quem recebe F, nao tem direito a fazer a francisaçao qdo chegar no Quebec….justamente por ser considerado francophone…..nao estou certa disso, me falaram…..alguém pode confirmar?

Leonardo, Tati,

O F e o NF (francófono / não francófono) no CSQ são para estatísticas apenas. Nesse momento, a francisação é definida por um teste de nivelamento feito quando da inscrição no programa. Há rumores de que eles vão usar o resultado do TCF apresentado no dossiê para definir o se a pessoa precisa da francisação e o nível.

Para todos os assuntos “do mundo” existe um tópico na CBQ, para isso também:

“F” no CSQ
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/44/313.html

Cleyton
      Participante

Olá pessoal,
      Agora que já estamos em casa, depois de uma noite bem dormida (pois estávamos cansados e chegamos 00:30 em casa), aqui estou para o nosso depoimento:
      Estávamos bem nervosos, minha esposa aparentemente mais nervosa, eu tentando manter minha frieza, porém quando chegou a Madame Daniela e chamou meu nome/sobrenome sei lá, aí eu me levantei como um frango pro abatedouro…rsrsrs e travei quase todo o meu processador 386 do meu cérebro. Sério fiquei muito nervoso, só falei bonjour, aí dentro do elevador ela me perguntou se eu tava “en congé” naquele dia, e eu nem entendi, nem prestei muito a atenção, tipo sei lá, nem sou de ficar assim tão nervoso, já passei por várias situações parecidas, mas a de ontem não foi mole. Aí quando entramos na salinha, colocamos nossa mega pasta em cima da mesa e aí ela falou que começaria nossa entrevista, eu tava igual um carro velho à álcool pra pegar em dia de frio, foi duro, os primeiros 5 minutos tava perdidin, tanto que sem querer pedi para falar em inglês, ela fez uma cara não muito boa, e então falei só uma frase e voltei pro bendito francês. A questão crucial foi o fato de nós termos tido uma excelente nota no TCF e no momento da entrevista não apresentamos tudo aquilo que sabíamos, eu expliquei que tava muito nervoso e falei que iria respirar fundo e que logo conseguiria me expressar melhor. E foi o que “quase” aconteceu. Melhorei aos poucos, e para cada pergunta eu sabia a resposta sem dúvida, e respondia da melhor forma possível (e aí dica que eu deixo aqui é: À medida que ela for fazendo tal e tal pergunta, vá mostrando papéis à ela antes de abrir a boca, porque no meu caso eu sofri muito à toa, tentando explicar/detalhar coisas que eu já tinha dentro da minha pasta, e que se na hora tivesse em mãos, seria bem mais fácil).
      No nosso caso: nada de Dossier, nada de história, política, ou geografia do Québec, enfim, nada de 90% da papelada que levamos ou do que tinhamos estudado – talvez pelo fato de sermos prioritários. Ela perguntou o que eu fazia no meu posto de trabalho, minhas funções, o que eu deveria fazer para atuar na área de enfermagem no Québec, e mais ou menos o mesmo para minha esposa (a pequena diferença que no caso dela tudo em inglês – que “raiva”! rsrsrsrs E eu estava penando no Francês, mas tudo deu certo! O detalhe é que até mesmo antes de ver o diploma e o histórico da minha esposa (e foi só isso que a entrevistadora viu dela) ela já imprimia os CSQs! Na hora eu tentando organizar toda a papelada sobre a mesa para nos ajudar, nem notei que pudesse ser os CSQs. O que eu acredito é que contra fatos não há argumentos – se vc tem os documentos/papelada e sabe defender seu ponto, ela não irá embaçar, ela compra sua idéia e pronto. A meu ver ela é durona e tenta de alguma forma ou de outra te desestabilizar, não me perguntem porque, mas é o que eu acho, tipo ela viu lá meu TCF C1-B2 e me perguntou tipo NOssa vc com esse nível avançado e tendo essa dificuldade toda para se expressar.. (mais ou menos assim) e eu respondi que estava nervoso ué, tenho esse sonho há muitos anos.. deu vontade de falar com todo respeito – pode baixar a pontuação então, que ainda assim vão me sobrar pontos, eu não me importo (desde o início ela já havia mostrado uma folha que tinha uma tabela de pontuação e o total era 71 pontos! Isso mesmo, agora deram pra chamar gente que poderia receber o Csq em casa.. mas enfim..) E ainda no quesito língua, quando eu falei que NUNCA tinha estudado francês em nenhuma escola e que era auto-ditada ela ficou espantada, falou que aquilo era coisa rara e que nunca tinha visto nenhum caso parecido, ficou impressionada. Eu expliquei que seria sim importante estudar numa aliança francesa, mas que os cursos são extremamente demorados e pra mim uma perda de dinheiro (aplicamos em DEZ-2011 nas regras antigas sem francês nenhum, e após as mudanças foram solicitados os testes de línguas em 6 meses, aí sabendo que nesse curto período não aprenderia nem o básico direito numa escola particular, me virei sozinho mesmo, eu + Deus + internet, e em MAR-2012 fiz o IELTS e ABR-2012 o TCF-Q. E deu tudo certo, graças à Deus! Tenho muito orgulho mesmo de contar isso, sentei minha bunda na frente do meu computador e estudava mesmo, um dia trabalhava 12 horas básicas no hospital.. e o outro dia estudava o dia todo, manhã – tarde – noite – carnaval – ignorando até mesmo meu sono. E agora é essa nossa recompensa: nosso CSQ com direito à F de francófono, isso mesmo só conversei em francês com o entrevistador do TCF-Q, com a Madame do BIQ e com minha esposa, e já somos francófonos..RSRSrrs (sei muito bem que não quer dizer que falamos francês com fluência – mas mais uma vez: contra fatos não há argumentos!) Sei lá, talvez seja meu protesto contra esse país tão injusto – para morar como residente permanente num país como o Canadá eu faço literalmente o que for preciso, sem poupar esforços.
      Agora vamos dar continuidade no Federal. Desculpe pelo longo post, espero ter ajudado.
      Glória a Deus, pois nossa promessa está sendo cumprida!
      Ah, e ao Rafamello e seu companheiro (desculpe não me lembro o nome), fiquei muito feliz em conhecê-los e saber que conseguiram o CSQ também! Aliás parabéns à todos os vencedores!

lucyejeff
      Participante

Lucy, acho que vc cometeu uma gaffe, na cultura daqui não se contradiz a pessoa, é melhor dizer “eu sei que será difícil mas com a devida preparação e espírito guerreiro a gente supera as dificuldades”.

Pois é Sandro, percebi isso pela cara que ela fez, mas também ela ficou falando que eles não precisam de professor de inglês pois já falam inglês, e quando eu falei que achava que não ia ser tão difícil, ela me interrompeu e disse isso, mas eu terminei dizendo que várias pessoas vão à Montreal para estudar inglês, e que eu não estaria focando em dar aulas para os québécois, aí ela disse, ah bom, mas é sério isso? vem gente estudar inglês aqui? pensei que fosse só francês. Eu disse que fiz um curso de francês em uma escola de línguas em Montreal e que parecia que havia 50% de procura para cada um dos cursos, ela ficou impressionada. E depois também mostrei emails trocados com 2 diretoras de escolas de idiomas em Quebec, que disseram que eu tenho o perfil que eles procuram, que estando em Québec, eu deveria marcar uma entrevista.

lucyejeff
      Participante

Doug, vi que você é tradutor né? Também tenho o diploma em tradução e interpretação, mas ela ficou implicando um pouco, pois no meu diploma na parte da frente está escrito bacharel em letras, e no verso está escrito com habilitação em tradução e interpretação
      Você teve algum problema com isso?

Doug Ramsey
      Participante

Oi, Lucy,

Não tive problemas com o diploma não, talvez por ele ter “tradução” na frente, junto com o resto do texto conferindo o grau. Ela pegou meu histórico da faculdade e o único comentário que fez foi: “ah, sim, realmente a maior parte das matérias tem ‘tradução’ no nome”. Isso dá a entender que ela realmente prestou atenção para ver se o curso era realmente de tradução ou se era algum tipo de habilitação ou especialização menor de uma área maior.

MCavalcanti
      Participante

Pessoal, gostaria de parabenizar todos que estão com processo em andamento e passaram pela etapa do CSQ.
      Queria dizer que estamos muito angustiados por não receber uma informação sequer sobre nosso processo. Pela pontuação da documentação que enviamos, esperávamos receber o CSQ independente de fazer entrevista. E que todos os dias nesses 15 meses que esperamos imagino que apareça uma correspondência com nosso certificado…

Mas começa a bater um dezespero e planos de vida são refeitos mais uma vez…

Queria saber quem mais mandou em dezembro de 2011 e não teve notícias após a abertura do processo e o débito no cartão de crédito.
      Gostaria de saber se as entrevistas só acontecem no Rio de Janeiro ou se em São Paulo também.
      E se alguém mais vai na palestra em São Paulo dia 22 desse mês no SENAC.

Abraços

Landing 02/03/2016

Ucrambuco
      Participante

OLá MCavalcanti,

Existem pessoas não somente de dez de 2011 , conheço algumas , mas como também ao longo deste tópico, algumas pessoas se pronunciaram sendo de Agosto de 2011 sem notícias… sei o quanto é difícil pois esperamos longos 16 meses e já havíamos até esquecido dos planos, trocamos de carro e estávamos a procura de apartamento para compra e com a entrevista, os planos fazem uma reviravolta…
      Minha ” intuição” dia que em Junho deverá ter uma missão, uma vez que ainda tem muita gente de 2011 aguardando…
      Eu liguei para o México algumas vezes, e toda a documentação estava correta e sendo assim.. era somente esperar.. esperar…

Ucrambuco!

Maia
      Participante

Estamos tb na mesma situação que Leocouple e MCavalcanti, enviamos nossa documentação em setembro de 2011 e ainda não fomos convocados para entrevista, mas nosso caso acho que é mais complicadinho, porque recebemos uma carta inesperada que estava faltando pontos, já enviamos horas a mais de francês, mas até agora não deram nem sinal de que receberam a nossas horas, estou muito preocupada, porque acontece de eles nem verem certos documentos que chegam por la. Bom agora é ter fé em Deus e esperar.

jvictorfc
      Participante

@Maia wrote:

Estamos tb na mesma situação que Leocouple e MCavalcanti, enviamos nossa documentação em setembro de 2011 e ainda não fomos convocados para entrevista, mas nosso caso acho que é mais complicadinho, porque recebemos uma carta inesperada que estava faltando pontos, já enviamos horas a mais de francês, mas até agora não deram nem sinal de que receberam a nossas horas, estou muito preocupada, porque acontece de eles nem verem certos documentos que chegam por la. Bom agora é ter fé em Deus e esperar.

Maia, vc recebeu a carta pedindo mais pontos logo após acusarem recebimento/debito no cartao? Como comprovaram as horas a mais? Teve que fazer prova de proficiencia? Eles deram prazo de quanto tempo?

Maia
      Participante

Olá Jvictorfc, nós recebemos a carta o ano passado, mais de 1 ano depois. As horas nós mandamos uma declaração da escola comprovando, pois o processo anterior não exigia a prova. Eles deram um prazo de 60 dias para enviarmos os pontos, já enviamos no prazo, só que eles não deram nenhuma noticia ainda.
      Obrigada pela atenção.

sabrinaEodilon
      Participante

E essa lista minha gente quando é que atualiza, num guento de ansiedade mais,
      Todo dia abro ela e lá está apenas o mês de março, 6 dias pra acabar o mês, nenhum lugar na terra vai ter entrevitas em abril

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/programmation-missions.html

Agonia viu!!

:alright:

maira B
      Participante

enviamos os documentos no dia 05 de dezembro de 2011, entramos pelo processo antigo e, fora a carta de abertura do processo e o débito no cartão, nenhum sinal de vida até agora.

indo para o 16º mês de provincial.. é duro ver que tanto tempo já se passou e tanto tempo ainda falta para o fim do processo!

maira B
      Participante

@FERNANDO E BRUNA wrote:

Salut!

Parabéns Lu_campinas e à todos que receberam o tão esperado CSQ.

Bonne chance à tous!

Fernando e Bruna, vocês entraram pelo processo antigo ou pelo novo?
      Vi que vocês tinham enviado um dia antes de mim (como vocês mandaram num domingo?) e tinham recebido a solicitação para fazer o TCFQ, achei estranho que isso não chegou para mim também!

MCavalcanti
      Participante

Bom dia.
      Ontem a noite escrevi um comentário, mas vi que não apareceu no forum…

Enfim, teve uma palestra na sexta em São Paulo e chamei a Perla de canto pra perguntar sobre nossa situação. O processo foi aberto em 21/12/2011 pelo escritorio do Quebec em São Paulo e depois de 15 meses nada de resposta.
      Ela achou estranho passar tanto tempo e ficou de passar essa informação ao México. Disse que essa época foi quando houve a mudança para o Méxido e que alguns processos deveriam estar na mesma situação.
      COmo ela só faz a palestra e não se envolve com os dossiês, ela não pode me ajudar.
      Pediu que eu ligasse no México.

Abraços

Landing 02/03/2016

fabricio_carboni
      Participante

Estou na mesma situação que voce, e conheço mais gente.

Por favor se tiver alguma resposta poste aqui.

Acho que vou abrir um tópico “Processos QC de 2011 ainda sem convocação para entrevista”

abs

Maia
      Participante

@fabricio_carboni wrote:

Estou na mesma situação que voce, e conheço mais gente.

Por favor se tiver alguma resposta poste aqui.

Acho que vou abrir um tópico “Processos QC de 2011 ainda sem convocação para entrevista”

abs

Acho uma ótima idéia, deveria abrir o tópico mesmo. Acho que tem bastante gente nessa situação. Bonne chance.

fabricio_carboni
      Participante

Descobri que já tem um tópico para isso..

vamos usar este então…

http://brasilquebec.com/forum-cbq/20/5598.html

viniciusst
      Participante

Parabens a todos q conseguiram o CSQ.
      Boa sorte nessa nova caminhada.

Sou de Dez/2011 e ainda nada!

Abraço!

sabrinaEodilon
      Participante

:( atualizaram a lista de entrevistas

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Programmation-missions-travailleurs-lieu.pdf

e mais uma vez ficamos fora

Ainda nos resta torcer pra ela ser alterada novamente

Maia
      Participante

Olá Sabrinaeodilon, o ano passado ficamos de fora na lista tb, mas no fim das contas teve entrevista para ca, eles são muito loucos vai entender.

tati06
      Participante

Pessoal, nao sei se mudou a lista de profissões, da uma olhada aí!!

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html

taiefredo
      Participante

Saíram as novas datas de entrevista para Abril, Maio e Junho.
      Para os que estão esperando as entrevistas a notícia é desanimadora. :cry: :cry:
      Segue o link com o meu post:

http://galeradoprocesso.blogspot.com.br/2013/04/entrevistas-de-abril-maio-e-junho.html

Abraços,

Alfredo.

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Salut, maiara B.

Nosso dossie chegou no dia 07/12 no BIQ aqui de SP porém, já entramos nas novas regras.
      Solicitaram o envio do TCF-Q, fizemos na Aliança Francesa enviamos os exames via Fedex.
      Confirmamos o recebimento dos exames no BIQ do México porém, de lá pra ca nada.
      Recebemos apenas um comunicado pois esquecemos de preencher um formulário onde você informa seus conhecimentos em Inglês.
      Estamos completando 16 meses de provincial, hoje espero e acompanho o processo sem muita ansiedade, pois fica dificil de conviver desta forma.
      Não deixamos de lado os planos de imigrar para o Québec porém, vamos levando a vida e investindo nos estudos “Francês”.
      Vejo vários amigos no blog que são de meses anteriores ao nosso e nada ainda, vamos acreditar que em breve todos sejam chamados.
      Abraços e boa sorte.

FERNANDO E BRUNA
      Participante

maira B e não maiara, desculpe!

Ucrambuco
      Participante

Meu Deus…. mas sinceramente eu já não acredito mais nessa programação de entrevistas… é tudo tão confuso!

Ucrambuco!

taiefredo
      Participante

Com esta nova informação acredito que teremos alguns aqui que podem chegar perto dos dois anos de espera por uma entrevista.
      Isto é muito desanimador.

Doug Ramsey
      Participante

Se realmente seguirem essa programação, realmente é um (novo) balde d’água fria. Mas temos de lembrar que a lista anterior também não falava nada sobre entrevistas para o Brasil no período de janeiro a março de 2013. No entanto, tivemos duas semanas de entrevistas aqui em março.

Vamos torcer para que o mesmo se repita agora. Eu, particularmente, acho que o BIQ do México está tratando os dossiês brasileiros à parte devido aos atrasos. Foi assim que entendi as entrevistas fora do cronograma, e, por isso mesmo, acho que todo mundo que está esperando entrevista deve continuar a preparação. Eu recebi o telefonema convocando para a entrevista com um mês de antecedência, e, se eu estivesse parado esperando alguma coisa acontecer, a minha preparação provavelmente não teria sido tão eficiente.

Abraços e boa sorte a todos!

rodrigocwb
      Participante

O titulo do topico devia ser atualizado para entrevistas 2 semestre 2013
      Sinceramente andamos muito desanimados, vamos fazer um ano de provincial, somos prioritarios e tem gente com 1 ano e meio ainda aguardando, e é um desrespeito porque ninguem consegue nenhuma informação concreta sobre os dossies, se ao menos estipulassem um prazo concreto as pessoas se planejariam, mas fazer as pessoas ficarem o tempo inteiro na expectativa é irresponsável e só demonstra o descaso do Quebec com os potenciais cidadãos.
      Começamos a considerar a possibilidade de outros programas provinciais, como os de Manitoba, BC, e Alberta, todos com fast track para enfermeiros. Na hora da raiva não dá para considerar quem não te respeita. O problema seria todo o estudo de frances jogado no lixo, fora os custos.

Filipevsm
      Participante

Rodrigo,

Acho que, de toda forma, o investimento realizado no estudo do francês não será jogado no lixo, pois acaba se tornando algo que levará para a vida pessoal, e quiçá, profissional.

Entendo ser completamente válido começarmos a mudar o foco que temos atualmente no Québec, e começarmos a nos voltar aos processos das demais províncias, e para alguns, até para outros paises.

O fato é que o processo em si mudou muito nos últimos três anos, e agora não basta ter paciência, determinação e dinheiro. Tem que ter “saco” e acreditar, mesmo que difícil, que a desorganização não existe somente no Brasil, mas também no Canadá.

nilian
      Participante

E o que mais me deixa indignada é a cara de pau deles de “venderem” o Québec nas Palestras como se fosse a coisa mais ágil do mundo partir pra lá.

Além disso, é revoltante ler matérias do tipo Quebec oferece vagas para enfermeiros http://oglobo.globo.com/emprego/provincia-de-quebec-oferece-vagas-para-enfermeiros-brasileiros-7610554, sem especificar os prazos e o tempo de espera.

A realidade de quem entra/entrou no Processo é outra.

Se eles jogassem limpo, falassem a verdade…
      Affe!!

RonaldoMaciel
      Participante

Realmente deve dar um desespero tudo isso. Sou solidário a todos vcs.

Mas em continuando o estudo de francês e morando em outras províncias, saibam que isso não será disperdiçado. O fato de saber francês será um diferencial em Ontario, Manitoba, etc…poucas pessoas sabem falar francês nestes lugares.

boa sorte a todos.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

gabi-infirmiere
      Participante

sem que venham as pedras, ok ? :|

ha uma coisa que sempre devemos ter em mente e infelizmente é uma dura realidade = o processo de imigraçao (de qualquer lugar do mundo, Canada, NZ, Australia) nao é feito por bondade. Os paises podem administrar o processo como bem entendem e o candidato, infelizmente, acata as regras. Optar pelo ROC ao invés do QC pode mostrar ao QC que o candidato nao estava realmente interessado. Na linha *teoria da conspiraçao*,sera que esse cha de cadeira nao é uma maneira do QC ja fazer uma pré-triagem daqueles que querem realmente se estabelecer por aqui dos que ja usariam o QC como trampolim ?

Agora, as propagandas sao o cumulo do abuso, as vezes acho que colocam por falta de pauta … devem pensar *ah, temos 1 pagina, vamos colocar de novo a noticia do QC* ….

enfermeiros que estao com quase 1 ano de provincial devem entrar em contato ASAP com o BIQ!!

rodrigocwb
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

sem que venham as pedras, ok ? :|

ha uma coisa que sempre devemos ter em mente e infelizmente é uma dura realidade = o processo de imigraçao (de qualquer lugar do mundo, Canada, NZ, Australia) nao é feito por bondade. Os paises podem administrar o processo como bem entendem e o candidato, infelizmente, acata as regras. Optar pelo ROC ao invés do QC pode mostrar ao QC que o candidato nao estava realmente interessado. Na linha *teoria da conspiraçao*,sera que esse cha de cadeira nao é uma maneira do QC ja fazer uma pré-triagem daqueles que querem realmente se estabelecer por aqui dos que ja usariam o QC como trampolim ?

Agora, as propagandas sao o cumulo do abuso, as vezes acho que colocam por falta de pauta … devem pensar *ah, temos 1 pagina, vamos colocar de novo a noticia do QC* ….

enfermeiros que estao com quase 1 ano de provincial devem entrar em contato ASAP com o BIQ!!

Gabi, o problema é que não há regras claras, ninguem sabe se o processo demora 6 meses ou 2 anos, e quando ligamos pedindo informação, não há informação. Seria facil acatar regras, se fossem firmes, só que não há regras, ultimamente o processo muda duas vezes por ano e muitas vezes não existe a menor lógica na convocação das entrevistas, seja por tempo de processo, prioridade ou pontos. E enquanto se está no processo é dificil planejar qualquer outra coisa em sua vida profissional ou familiar porque vc não tem certeza ou informação sobre nada. Veja caso do sujeito aqui do site que já tinha CSQ, solicitou o da esposa e demorou mais de 1 ano, fora que ainda enviaram pro lugar errado.

Essa de usar o QC como trampolim já não existe desde quando apliquei, por exemplo, BC através do healthmatchbc nos ofereceu aplicar pelo provincial deles apenas com um ielts de 500 (que eu tenho) eles nos auxiliariam com o registro no CRNBC e ainda no contato com um futuro empregador, assim tambem Manitoba, tendo ielts e fazendo uma visita exploratoria, o Quebec já não tinha nenhuma vantagem no processo na época, ao menos para enfermeiros, inclusive era mais caro. Escolhemos o QC por opção. Acho que para outras profissoes em demanda tambem pode valer, já que desde o ano passado o QC, como outras provincias, só aceita aplicantes de profissão em demanda.

Enfim, há tempos que já não há vantagem em se aplicar por QC para usar como trampolim, o que acontece agora é que estamos quase arrependidos por conta do desrespeito com o qual somos tratados.

Desculpem o tom do texto, estou muito p$#@ com isso.

gabi-infirmiere
      Participante

bem, seguem meus 2 cents =

ligar e pedir informaçao é algo que nao esta no guia de imigraçao. Ligamos pois temos esse habito, como brasileiros.
      Sobre os délais, tenho uma amiga libanesa, que estudou em faculdade francesa e que aplicou em 2000 mas foi so obter o visto em 2005! Uma colega marroquina levou 3 anos e uma terceira, bulgara, quase 4!! E essas sao todas enfermeiras!! Um dentista argentino que trabalhou comigo em Témis levou 2 anos …
      Ah, mas é o Libano, o Marrocos, a Bulgaria, a Argentina … bem, todos sao candidatos à imigraçao… e num mundo ideal esse processo deveria ser rapido independente da origem do candidato mas infelizmente nao estamos num mundo ideal.

O que fazer durante a espera? Continuar vivendo, nao ha outra saida, nao é ?

Concordo com vcs, tb acho uma sacanagem o candidato nao saber *em que pé esta* seu processo. Mas faz parte da malha burocratica. Poderiamos traçar uma bela teoria de posstructuralisme, com certeza da trabalho para um doutorado. A malha burocratica é assim porquê? Onde sao os funis, onde os processos empacam? Quem ganha com isso?
      O que observo é que com as medidas de reduçao de gastos e a mudança do BIC-SP para o BIC-MEX muita coisa piorou.

E infelizmente muitos ainda usam o QC como trampolim. Nao foi nenhum passarinho verde que me contou, eu vi e conheci alguns casos de imigrantes (nao necessariamente so brasileiros) que na maior cara de pau foram para o ROC, sem nem ao menos darem a chance ao QC.

esta meio off topico, mas o fato é que o processo de imigraçao nao é necessariamente como gostariamos que fosse. Bonne chance à tous et à toutes, le chemin est long …

SANDROMS
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

E infelizmente muitos ainda usam o QC como trampolim. Nao foi nenhum passarinho verde que me contou, eu vi e conheci alguns casos de imigrantes (nao necessariamente so brasileiros) que na maior cara de pau foram para o ROC, sem nem ao menos darem a chance ao QC.

Sem fazer juízo de valor, mas também conheço casos assim.

rodrigocwb
      Participante

@SANDROMS wrote:

@gabi-infirmière wrote:

Sem fazer juízo de valor, mas também conheço casos assim.

Tb conheço casos , principalmente da epoca que o processo por QC era mais fácil que o federal, a questão é que acho que não fui claro, quis dizer que a partir de 2012, principalmente para enfermeiros não há nenhum beneficio nisso, porque outras provincias possuem fasttrack para enfermeiros, então quem escolheu Quebec quer ficar no Quebec, o o ministério de imigração deveria valorizar isso, e não agir com desconfiança.
      Esse assunto é off-topic, mas esse topico nem tá valendo mais, não vai ter mais entrevistas no primeiro semestre, agora só resta os que ainda aguardam criar outro topico.

rodrigocwb
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

Concordo com vcs, tb acho uma sacanagem o candidato nao saber *em que pé esta* seu processo.

Essa é a raiz da revolta Gabi. Se houvesse informação clara a historia era outra.

diego88
      Participante

infelizmente pelo jeito estamos na msm fila de toda america latina…. no forum da colombia são raros os casos de pessoas que pegam o CSQ em menos de 1,5 2 anos…..

rodrigocwb
      Participante

@diego88 wrote:

infelizmente pelo jeito estamos na msm fila de toda america latina…. no forum da colombia são raros os casos de pessoas que pegam o CSQ em menos de 1,5 2 anos…..

Diego, nosso processo foi aberto pela mesma pessoa, a Mayra, que segundo a Perla já não trabalha mais no BIQ. talvez essa seja nosso azar.

MCavalcanti
      Participante

Só sei dizer uma coisa… Em agosto de 2013 meu TCFQ vence… e nada de entrevista ou CSQ… Enviamos tudo em 12/2011 e nada.

Não entendo até hj o motivo do escritório do Quebec em São Paulo não cuidar mais dos processos de imigração. Centralizar tudo no México só atrapalhou nossas vidas.

Landing 02/03/2016

SANDROMS
      Participante

@MCavalcanti wrote:

Não entendo até hj o motivo do escritório do Quebec em São Paulo não cuidar mais dos processos de imigração. Centralizar tudo no México só atrapalhou nossas vidas.

Simples, corte de custos, o Quebec, o Canadá e o resto do mundo estão em crise financeira, custos tem que ser cortados.

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Galera,

Alguem sabe me dizer algo sobre processos para outras provincias?

À plus!

ecamargo
      Participante

Fernando e BRuna,

deem uma olhada nesse blog:http://www.imigrar.com.br/
      Explica em detalhes, porem vc pode colocar no goole a provincia + immigration, vai aparecer a pagina de informações!
      Abraço!

FERNANDO E BRUNA
      Participante

Salut ecamargo,

Encontrei algo sobre programas de imigração de outras províncias.
      Valeu pela dica.

Abs!

À Bientôt!

tati06
      Participante

Pessoal, so pra avisar aqui que acabei de ver num grupo do facebook, uma menina acabou de receber o CSQ em casa depois de 16 meses de provincial!! Aos que estão na espera ainda, tem luz no final do túnel!! Tenham fé que logo chega o de vcs!! :bigups:

Rodrigo Paim
      Participante

@tati06 wrote:

Pessoal, so pra avisar aqui que acabei de ver num grupo do facebook, uma menina acabou de receber o CSQ em casa depois de 16 meses de provincial!! Aos que estão na espera ainda, tem luz no final do túnel!! Tenham fé que logo chega o de vcs!! :bigups:

Boa Tati06! Você poderia me informar qual o grupo do Face que vc viu este depoimento? Eu gostaria de acompanhar outros forum de discussões… Grato!

tati06
      Participante

Na verdade , eh um grupo que eu fui convidada, brasileiras no quebec, mas sao so mulheres,,,e normalmente, nao falam sobre processo de imigração nesse grupo, ele eh mais p quem já esta lah……uma menina que resolveu compartilhar essa alegria la no grupo!! :alright:

diego88
      Participante

pessoal, é impressao minha ou agora nao antendem mais o publico lá no mexico?

DMGba
      Participante

não é impressão sua não!!!
      tentei falar com eles nos últimos dois dias e só mensagem eletrônica. Quando fui ao site oficial, vi que eles mudaram e não dizem mais nada sobre o horário de atendimento.
      Agora, só tem um íconezinho pra vc mandar email
      Acho que eles fecharam o atendimento ao público.
      Tomara que como reflexo, isso agilize o processo…

sabrinaEodilon
      Participante

Antes de tudo, peço desculpas pois publiquei essa noticia no tópico de 2012, e isso é errado e confuso, publiquei no dia que aconteceu, e só percebi agora ao visitar esse topico. Aconteceu o seguinte:

Tenho uma noticia maravilhosa para todos!!
      Recebi uma ligação do BIQ me oferecendo para fazer entrevista por telefone as 18 horas, nossa isso era mais ou menos 16:30 …. enlouqueci
      Porém deu tudo certo, me ligaram as 18:20 e fiz a entrevista até as 18:55, me informou que fui aceita, que recebereia meu CSQ em casa e uma nova ligação para explicar a parte do federal.
      Nunca estive tão feliz!! Espero que todos possam consegui também.
      :D
      :D

Esperamos agora que aconteça mais vezes!!

Vale atualizar que o CSQ ainda não chegou!!

Visualizando 264 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.