Entrevistas – 2º semestre de 2011

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Entrevistas – 2º semestre de 2011

Visualizando 258 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7498
      quebec ao tucupi
      Participante

      Olá Comunidade!

      Não sei se alguém já recebeu convocação para a rodada de entrevistas do 2º semestre de 2011, mas foi publicado hoje no site da Immigration-Québec a programação para julho, agosto e setembro de 2011, para São Paulo estão previstas de 26 de setembro até 04 de novembro, veja aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Programmation-missions-travailleurs-lieu.pdf

      Deixo uma pergunta: E para o pessoal do Norte e Nordeste? As entrevistas também serão feitas em São Paulo neste período ou ficaremos para dezembro ou em outro período em Salvador?

      Abraços!

      Mung Daal
      http://www.quebecaotucupi.blogspot.com

    • #45944
      julianalima2
      Participante

      Oi pessoal,

      Alguém já recebeu a convocação pro segundo semestre de entrevistas???
      Mandei meu processo em Abril e até agora só recebi as 2 cartas, e nada da data da entrevista!

      até mais

    • #45945
      nilian
      Participante

      Olá, Juliana! Bom dia!

      Enviei minha documentação no dia 06 de junho, recebi a primeira carta em 16 de junho. Ainda não recebi a 2º carta e tbm não vi em nenhum blog ou até mesmo aqui na CBQ convocação para o segundo semestre. Só sei que a rodada de entrevistas será de setembro a novembro.
      Haja paciência para controlar ansiedade, não?

      Abraços

      Nilian

    • #45947
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Puxa pessoal, ja estou triste, mas todas as coisas acontecem no seu tempo. Estou sim ansioso com a entrevista, que ainda não recebi a convocação. Mas Esta trenquilo, não desesperar é a chave. No mes de março mandei email ao BIQ e recebi que os candidatos de Norte e Nordeste farão a entrevista no 2º semestre. Porem so em outubro??? quanto tempo hein??? Mas ta valendo! Tambem pedi pra fazer entrevista em São Paulo, creio que será la minha entrevista!

    • #46022
      nilian
      Participante

      Olá!
      Alguém teria alguma novidade a respeito da rodada de entrevista para o 2º semestre de 2011? Alguma convocação confirmada?
      Tô que não me aguento…rs!
      Abraços para todos!

      Nilian

    • #46173
      Campanaro
      Participante

      Bonjour,

      Também estou aguardando a data para a entrevista. Recebi a segunda carta em 05/05. Mandei um email para o BIQ pedindo alguma informação a respeito das datas para as próximas entrevistas mas não gostei da resposta que recebi. Vejam abaixo.

      Bonjour,

      Informamos aos candidatos que enviaram uma DCS (Demande de Certificat de Sélection) que o prazo para abertura do dossiê é de até 30 dias.

      O prazo para análise é de 3 a 5 meses.

      Caso você atinja a pontuação e deva realizar a entrevista, deverá aguardar um contato nosso.

      Pela data de envio, provavelmente você seja entrevistado no primeiro semestre de 2012.

      Lembramos que não fornecemos informações sobre dossiês por telefone e nem a terceiros.

      Atenciosamente,

      Bureau d’Immigration du Québec à Sao Paulo

      Não satisfeito com a resposta, consegui ligar no BIQ e fui informado que ainda não consta nenhuma informação a respeito de entrevistas para o segundo semestre, porém me informaram que provavelmente teremos sim, entrevistas para este período.

    • #46175
      Ucrambuco
      Participante

      Campanaro,

      Apenas para eu ter uma noção, quando você enviou o seu Dossiê?

      sds,

      Mariana

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #46180
      Campanaro
      Participante

      Entreguei dia 15/04 pessoalmente no BIQ.

      Abs.

    • #46185
      Ucrambuco
      Participante

      Obrigada!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #46195
      julianalima2
      Participante

      Bom dia Campanaro,

      De onde vc é?!?!? De SP mesmo?
      Pelo o que eu vi o seu processo está no mesmo status que o meu e enviamos no mesmo período. Mas acho que vc deve ficar tranquilo pois a segunda carta confirma a aprovação do nosso perfil e que brevemente seremos convocados para entrevista.

      Espero que seja logo pois estão testando minha paciência… :roll:

      Qualquer novidade vamos nos falando…

    • #46200
      Danibley
      Participante

      @julianalima2 wrote:

      Espero que seja logo pois estão testando minha paciência… :roll:

      Qualquer novidade vamos nos falando…

      Hehe. Acredite, o grande teste de paciência é a etapa federal! :alright:

    • #46201
      mCerqueira
      Participante

      hehehehehe … tenho que concordar com o Danibley.
      Tá certo que ainda estamos no comecinho, mas dá uma agonia danada pensar nos famigerados 14 meses que o consulado tem estimado atualmente pra etapa federal :(

      Mas … acho que nenhuma tortura está sendo maior do que o pessoal do NE que enviou a documentação desde o início do ano e até agora não foram entrevistados. Isso sim deve estar sendo BEM frustrante :bangwall:

      Marcos

    • #46242
      nilian
      Participante

      Olá, Amigos da CBQ…
      Estou preocupadíssima, pois até agora não recebi a segunda carta. Leio por aqui que o intervalo entre a primeira e a segunda não passa de um mês. Affe! Enviei meu dossiê no dia 06 de junho. No dia 14 de junho, recebi a primeira carta, informando a abertura do processo e o recibo do débito no cartão de crédito. Só isso… Agora, só ouço os grilinhos cantando…e nada da segunda carta. Será que não serei convocada pra entrevista??? Será que corre o risco de se reprovada logo de cara???
      Uma luz, s.v.p!
      :?:
      Abraços
      Nilian

    • #46287
      nilian
      Participante

      :lol:
      Uffa!
      Recebi a segunda carta…hehehehe
      Sensaçao de alívio misturada com tensão, pois a Entrevista vem aí!
      Resta-me aguardar!

      Abraços e Boa Sorte a Todos!!!

    • #46571
      viviharumi
      Participante

      Gente,

      Recebi a carta de abertura do meu processo hoje (eba!) e ela traz um link para o período de entrevistas http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/couts-projet/delais.html … quando entrei no site vi que as próximas entrevistas vão começar só em janeiro… =( Então não haverá entrevistas no segundo semestre?

      Viviane

    • #46572
      viviharumi
      Participante

      Gente, desculpem.. não olhei direito, o período apresentado no site se refere às entrevistas do primeiro semestre de 2011 e não 2012… hehe

    • #46606
      mCerqueira
      Participante

      @nilian wrote:

      (…)Será que não serei convocada pra entrevista??? Será que corre o risco de se reprovada logo de cara???
      (…)

      Que bom que não foi seu caso, Nilian.
      Mas é bom que todos saibam que existe sim a possibilidade de “reprovação” logo de cara.
      Vi num dos foruns que participo que uma pessoa foi recusada pois não apresentou comprovação de conhecimento linguístico. Daí a preocupação de revisar muito bem a documentação antes de ser enviada.

      #fikadika

    • #46615
      RedCzar777
      Participante

      Recebi a carta da abertura do processo ontem, pelo visto acho que a entrevista pra mim só em 2012… :alright:

    • #46666
      CaduPimenta
      Participante

      Acho que não … As entrevistas deste ano ocorrerão entre 26 de setembro e 4 de novembro. Acho eu que quem der entrada antes do ínicio destas entrevistas ainda consegue realizá-las.

      Abs !

    • #46706
      corsino
      Participante

      Cadu,

      Na lista de discussão “Canada Immigration Brasil”, uma pessoa comentou que em uma palestra do BIQ há poucos dias, o Gilles disse que apesar de estar marcada para começar no dia 26 de setembro, as entrevistas atrasarão e que devem ocorrer somente em novembro.

      O que ele disse faz sentido, uma vez que não tive notícias de nenhuma convocação nesses 2º semestre ainda. E tenho em vista que eles geralmente convocam com uns 2 meses de antecedência.

      Nós do Nordeste estamos aguardando há muito tempo. Eu mandei meu processo em dezembro/2010, recebi as duas cartas, mas nada de convocação. Toda vez que mandou email para o BIQ eles respondem que ainda não tem data para entrevista e que devo aguardar a convocação.

      Não me resta nada há não ser esperar…..

      Abraço,
      Fábio Corsino

    • #46707
      Ucrambuco
      Participante

      Ola pessoal,

      Salut!

      Alguém sabe dizer o motivo de tantos atrasos? Teria a ver com a saída da Soraia, alguém já está no lugar dela?
      Bom com relação ao prazo de ser chamado para entrevista, conheço dois casais que foram convocados a apenas 20 dias antes da entrevista, aqui de Curitiba e a entrevista em São Paulo…
      Seria também que eles estejam segurando um pouco, porque o federal está atrasado?
      Bom, mandei nossos documentos ontem, espero sermos chamados em novembro….
      Na escola que estudo, ninguém foi convocado para entrevista ainda…

      O verbo agora é esperar…

      Mariana e Jonas Ranchuka

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #46710
      mCerqueira
      Participante

      Pessoal,

      Não é uma regra, mas apenas a título de informação para quem ainda está esperando a convocação para a entrevista, eu fui chamado com menos de 30dias de antecedência.

      Boa sorte a todos.
      Marcos

    • #46711
      CaduPimenta
      Participante

      Fábio ,
      É estranho você ainda estar esperando. Uma galera fez entrevista nos meses de Maio/Junho, e se olhar no timelines, deram entrada depois de você. Na ponta do lápis, é até injusto.
      Pelo que sei, os entrevistadores vêm, ficam um tempo e voltam pro Canadá. E agora no final do ano virão de novo, por isso chamam de “rodada de entrevistas”. Mas essa de que atrasará é novidade pra mim, valeu a informação.

      Mari e Jonas,
      Sim, já tem alguém no lugar da Soraia. Infelizmente não encontrei o link que fala sobre a nova diretora. Se eu encontrar posto aqui.

      Abs

    • #46712
      corsino
      Participante

      Cadu,

      Até onde sei, ninguém que foi convocado era do Nordeste. Não tive notícias de nenhum convocado do Nordeste.

      Abraço,
      Fábio Corsino

    • #46721
      Ucrambuco
      Participante

      Obrigada Cadu,

      Aqui no Sul, que tenha sido relatados neste site ou na escola que estudamos, há diferentes situações: Alguns já receberam a aprovação e estão no aguardo da entrevista, outros ainda só estão na segunda carta…

      Também procurei o link de quem está no lugar da Soraia, mas também não achei…

      sds,

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #46722
      mCerqueira
      Participante

      @CaduPimenta wrote:

      Fábio ,
      É estranho você ainda estar esperando. Uma galera fez entrevista nos meses de Maio/Junho, e se olhar no timelines, deram entrada depois de você. Na ponta do lápis, é até injusto.
      (…)

      opa … muita calma nessa hora. Cuidado com o que diz para não assustar mais ainda quem está esperando. O caso do Fabio não é o único nessa situação.

      Até onde sabemos, infelizmente ninguém da região norte e nordeste ainda foi chamado para a entrevista. Os casos de Maio e Junho são dos processos das outras regiões do país que foram entrevistados em SP.

      Me coloco no lugar dessa galera que ainda está na espera e mesmo assim não consigo nem imaginar como deve estar sendo agoniante ver o tempo passar e nada de acontecer a entrevista. 8O

      abraços,
      Marcos

    • #46724
      CaduPimenta
      Participante

      Marcos,

      Com certeza. Eu não tinha conhecimento desta informação, por isso achei estranho.

      Abs!

    • #46766
      Caio Fraga
      Participante

      Continuo no mesmo que todo mundo, aguardando ser convocado para a entrevista… espero que não atrase o processo pois o Federal já está muito lento!

    • #46777
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Boa noite, amigos da comunidade, recebi minha convocação pra entrevista hoje, farei dia 14/09 as 14 h em Sao Paulo. Nada do que esperavamos pra apenas dia 26 de set. Agora eh juntar a papelada e estudar!!! Passagens pra Sampa tao caras…. falta pouco tempo, abraço a todos!

    • #46778
      Campanaro
      Participante

      Ogait_TiagO

      Ótima noticia. No entanto, como vc recebeu a convocação? Por email ou carta? Quando vc mandou seu dossie?

    • #46779
      Ucrambuco
      Participante

      Opa! Parabéns pela convocação e Bonne Chance!!

      Bom eu ia fazer a mesma pergunta que o Campanaro… bom, ficamos esperando a sua resposta!!! anciosos!!:)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #46780
      Ucrambuco
      Participante

      Opa! Parabéns pela convocação e Bonne Chance!!

      Bom eu ia fazer a mesma pergunta que o Campanaro… bom, ficamos esperando a sua resposta!!! anciosos!!:)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #46784
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Bom dia pessoal, recebi a convocação por email, ontem mesmo. Enviei o dossie ainda em agosto do ano passado, mas inclui minha esposa em fevereiro deste ano, mes em que voltamos a estaca zero. Logo recebi a convocação somente agora.

    • #46788
      corsino
      Participante

      Tiago,

      Vc mora em que região do Brasil? Nada do nordeste ainda?

    • #46789
      CaduPimenta
      Participante

      Parabéns pela convocação.

      Pensem em alguém em Pânico !

      Pois é, se dia 14/09 teremos entrevista, o tempo pra estudar diminuiu, devem chamar em sequência. Vamos respirar francês …

      Abs

    • #46791
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Moro em Palmas, Tocantins, creio que ja estou representando a galera Norte Nordeste do Brasil que esperam convocação para o segundo semestre. Porem, há uma diferença, devido a maior facilidade de hospedagem, eu mesmo, quando fiz a inclusão de minha esposa, pedi através de carta, para fazer entrevista em São Paulo.

    • #46798
      Ucrambuco
      Participante

      Tiago,

      Parabéns! Puxa que viagem hein??? De São Paulo a Palmas!

      Mas, acredito então que aos poucos começarão a surgir as cartas das entrevistas…. bom ao menos o Tiago já nos deu um sinal… ano passado até em dezembro fizeram entrevistas… então tudo pode acontecer!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #46808
      NEURAMOS
      Participante

      Eu enviei meus papeis dia 3 de março e até agora nada… ta dificil ficar esperando… verifiquem sempre a caixa de spam, pois pode acontecer de aparecer por lá…. o jeito é estudar, estudar e estudar…
      Parabens TIago… logo logo estaremos com vc…
      abras

    • #46827
      Caio Fraga
      Participante

      Estou aguardando minha chamada, espero que seja logo!

      Alguém poderia informar qual o título da mensagem e o remetente para que os que não receberam possa verificar se foi para a caixa de Spam por exemplo?!

      Se quiserem colar o corpo do e-mail editando os dados pessoas acho que todos agradecem ;)

      Abraços!

    • #46830
      nilian
      Participante

      Salut, mes amis!

      Acabei de ser convocada, via e-mail, para entrevista no Escritório de Imigração dia 14 de dezembro de 2011.
      Fiquei muito Feliz e não vou mentir que bateu também aquele desordenado friozinho na barriga…rs!
      Dali Francês!!!

      Boa Sorte e um Abração para todos!

    • #46831
      julianalima2
      Participante

      Salut!!!

      Acabei de ser convocada para entrevista dia 14 de novembro de 2011.
      E tive a mesma sensação que a Nilian, felicidade e um frio na barriga imenso… Agora é estudar bastante e se preparar!

      Se alguém for fazer a entrevista nesse período ou antes por favor deixe seu depoimento para que possamos trocar experiências!!!

      Agora é respirar francês até lá…

      Abraços e boa sorte a todos

    • #46832
      nilian
      Participante

      Ei, JulianaLima2!

      Já que está exatamente a 1 (um) mês na minha frente, se puder, conte como foi lá, ok?
      S.V.P!!!

      Boa Sorte!
      Abração

    • #46833
      Caio Fraga
      Participante

      Acabei de receber a convocação para o dia 15 de dezembro.

      Segue abaixo a carta:

      De: Gemignani, Aline Aline.Gemignani@mri.gouv.qc.ca
      Assunto: Convocation – Entrevue de sélection à Sao Paulo

      Bonjour M. Caio Fraga,

      Nous avons pris connaissance de votre projet d’établissement au Québec et nous avons le plaisir de vous informer que nous sommes en mesure de poursuivre l’étude de votre demande.

      Nous vous convions à une entrevue avec une conseillère ou un conseiller à l’immigration du Québec :

      LIEU : Bureau du Québec à São Paulo
      Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1511 – 15º andar

      DATE : 15 décembre HEURE : 10h00

      Seules les personnes suivantes doivent vous accompagner à l’entrevue :
      · votre époux(se) ou conjoint(e) de fait;

      Nous vous demandons de confirmer votre présence à l’entrevue dans les 10 jours suivants l’envoi de cette convocation en nous retournant un courrier électronique et en n’oubliant pas d’y préciser votre nom complet, votre date de naissance et la date de votre convocation. Si pour des raisons de force majeure la date et l’heure suggérées ne vous conviennent pas, veuillez nous en informer immédiatement et nous verrons la possibilité de fixer un autre rendez-vous.

      Toute annulation ou absence après confirmation de présence à une entrevue entraînera la fermeture de votre dossier et le refus de votre demande. De même, si vous ne répondez pas à la lettre de convocation, nous prendrons pour acquis que vous n’êtes plus intéressé(e) à immigrer au Québec et nous fermerons votre dossier.

      Nous n’accepterons qu’une seule annulation de rendez-vous pour un motif majeur, avec soumission d’une pièce justificative par la poste. Nous tenons à vous rappeler que si vous ne pouvez vous présenter au deuxième rendez-vous, votre dossier sera fermé.

      Nous vous suggérons fortement de poursuivre vos études de français et de vous préparer pour l’entrevue en vous informant sur le Québec, sur le marché du travail en relation à votre projet d’immigration, etc.

      Nous tenons également à vous souligner que la teneur des dossiers étant strictement confidentielle, nous ne donnons aucun renseignement par téléphone sur des demandes d’immigration.

      Dans l’attente de vous rencontrer nous vous prions de recevoir, l’assurance de nos meilleurs sentiments.

      LISTE DES DOCUMENTS POUR ENTREVUE

      VEUILLEZ APPORTER À L’ENTREVUE LES ORIGINAUX ACTUALISÉS DES DOCUMENTS SUIVANTS :

      1. Les passeports valides du(de la) requérant(e) principal(e) ainsi que de celui des membres de la famille qui l’accompagneront au Québec;

      2. Certificats de naissance du (de la) requérant(e) principal(e) et des membres de la famille qui l’accompagneront au Québec;

      3. Preuves de statut familial : certificat de mariage, actes de décès du conjoint, de divorce, d’adoption, etc. Conjoints de fait : preuve de relation maritale et de cohabitation;

      4. Preuves de scolarité, diplômes et relevés de notes : requérant(e) principal(e), époux (se) ou conjoint(e) à jour ;

      5. Preuves de l’emploi actuel et des emplois occupés au cours des cinq dernières années – requérant(e) principal(e), époux(se) ou conjoint(e) de fait. Aussi que les preuves dans les cas suivants : si vous exercez ou avez exercé une activité à votre compte; si vous travaillez ou vous avez travaillé dans un territoire autre que celui de votre pays de citoyenneté; si vous résidez ou vous avez résidé temporairement au Canada.

      6. Preuves de connaissance linguistique : votre niveau de français et/ou anglais – requérant(e) principal(e), époux (se) ou conjoint(e) de fait.

      7. Preuves de liens de parenté au Québec : si un membre de votre famille réside au Québec (époux, conjoint de fait, père, mère, fils, fille, frère, sœur, grand-père ou grand-mère).

      *** Il n’est pas nécessaire de fournir de traduction pour les documents rédigés en portugais, espagnol, anglais ou français.

      Aline Gemignani

      Technicienne en Immigration
      Bureau du Québec à Sao Paulo
      Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 1511
      Sao Paulo – SP 04571-011
      Brésil

    • #46838
      NEURAMOS
      Participante

      valew pelas informações Caio… eu estou no aguardo ainda… vocês poderiam postar a data q deram entrada no processo por favor, bem como sua profissão??? Eu enviei a minha papelada no dia 4 de abril… sou tecnico em radiologia e professor de educação fisica…
      grato

    • #46839
      mcologna
      Participante

      Olá pessoal!
      Eu e o Daniel recebemos a convocação para entrevista hoje, será no dia 08/11 às 15:30h.
      Agora a ansiedade só aumenta!!
      Boa sorte à todos!
      Bjos

    • #46840
      corsino
      Participante

      Mcologna, Caio, Juliana e Nilian,

      Vocês que foram convocados hoje, poderiam nos dizer de que estado vocês são?

      Atenciosamente,

      Fábio Corsino

    • #46841
      nilian
      Participante

      Olá, Fabio Corsino!
      Sou de Juiz de Fora – Minas Gerais, Uai!
      Abs

    • #46842
      Ucrambuco
      Participante

      Parabéns a toso os convocados!

      Um casal amigo meu , daqui de Curitiba foi convocado para dia 04/11.
      Enviaramk o dossier em Maio deste ano.

      sds,

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #46845
      julianalima2
      Participante

      Oi Pessoal,

      Eu sou de SP mesmo e dei entrada no meu processo em Abril/2011… Já estava mais que na hora de receber a convocação.

      Mari e Jonas: Vc tem o contato do seu casal?!?!?
      É que como eles farão a entrevista antes de mim quando chegar a data quero saber quem fará a entrevista e como está sendo feito se haverá alguma mudança…

      obrigada!

    • #46846
      Daniel_Salvador
      Participante

      Oi Juliana, bom se vc mandou em abril/2011 e acha que já estava mais q na hora de ser chamada, imagina pra gente de Salvador e todo Nordesde que mandamos em feverero ou até em nov/dez de 2010 e até agora NADA de entrevistas e pela segunda vez no ano assitindo as outras regiões do país sendo realizadas e NENHUMA explicação sendo dado pra gente?!!!

      Mas parabéns pela sua convocaçõ e boa sorte na entrevista!!!
      Sucesso

    • #46850
      LePew
      Participante

      Fala pessoal!

      Mandei pra lista de discussão por email, e vou postar aqui também.

      Recebemos a convocação hoje, para o dia 18/11/2011. Enviamos o dossiê em maio (12/05).

      Somos de Cuiabá/MT. Nossa área é Direito e Biologia, ou seja, nada prioritário.

      Agora é finalizar as pesquisas e argumentos pra entrevista.

      Um abraço

    • #46852
      corsino
      Participante

      LePew

      Vc é de qual estado?

    • #46855
      NEURAMOS
      Participante

      A cada informação q vcs postam… mais ansioso eu fico para saber se vou ser chamado ou não… como eu disse, mandei em março e até agora nada… esperança é a ultima q morre… estamos aí no aguardo…

    • #46857
      Daniel_Salvador
      Participante

      Mas vcs são de que estado?
      Por exemplo, eu sou de Salvador-ba e está acontecendo uma tremenda sacanagem com as pessoas do Nordeste. Estamos sem entrevista até hoje e já está acontecendo a 2 rodada e até agora NADA e nenhum um sinal de quando (e se ) teremo alguma coisa esse ano!

    • #46861
      nilian
      Participante

      Bonjour, mes amis!

      Como farei a entrevista em 14 de dezembro, já estou verificando passagens aéreas e hotel para ficar em São Paulo, e de preferência próximo ao BIQ.

      1) Promoções Passagens Aéreas
      http://www.voegol.com.br
      http://www.voetrip.com.br
      http://www.tam.com.br
      http://www.submarinoviagens.com.br/Passagens
      http://www.voeazul.com.br

      2) Hotel
      Achei esse aqui:
      http://www.intercityhoteis.com.br/hotel/sobre-hotel-intercity-premium-berrini-sao-paulo , mas gostaria de saber se teria mais algum para comparar preços.
      Alguém poderia me ajudar?

      Merci Beaucoup

    • #46862
      Vivs
      Participante

      Pois é, gente, absurdo isso!
      Será que não vale a pena o povo do nordeste mandar um email ou mesmo uma carta falando que pode ser convocado para entrevista em São Paulo, que não há motivo para aguardar a rodada no Nordeste? Acho que eu faria isso…

    • #46863
      lecantelli
      Participante

      Pessoal, bom dia.

      Também fui convocado para entrevista no dia 14 de Novembro 2011, as 15:30 em São Paulo.

      Seria interessante o pessoal com entrevista marcada trocar informações sobre o perfil de cada um.

      Obrigado.

      Leandro

    • #46865
      corsino
      Participante

      Leandro,

      Vc é de qual estado?

    • #46867
      lecantelli
      Participante

      Sou de São Paulo. Enviei meu dossie em 26/04/2011.

      Perfil;
      Formação: Bacharel em Administração de Empresas c/ Comercio Exterior – Concluido 2010
      Técnico em Informatica – Concluido 2001

      Experiencia Profissional: + 5 anos
      Francês: Básico
      Inglês: Intermediário (classifiquei como intermediário com base nos padrões do Canada)
      Filhos: 0

      Morei no Canadá por 6 meses na cidade de Montreal, porem não realizei na época nenhum curso de francês, apenas estudei o inglês.

      Seria apenas para ter uma base do perfil que eles estão convocando.
      Estou imprimindo várias oportunidades de emprego no Emploi Quebec, Planos A B C.

    • #46873
      nilian
      Participante

      Eis aqui nosso Perfil

      Meu marido – Requerente Principal
      Idade: 36 anos
      Formação: Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados e Pós Graduaçao em Redes de Computadores
      Experiência: 11 anos
      Inglês: avançado
      Francês: básico para intermediário (estudando cerca de 4 horas por semana)

      Euzinha – União Estável
      Idade: 35 anos
      Formação: Graduação em Letras e em Comunicação com Habilitação em Jornalismo. Pós-graduação em Comunicação Empresarial
      Experiência: 2 anos em TV e 9 anos em Assessoria (empresa)
      Inglês: Intermediário
      Francês: básico para intermediário (estudando cerca de 4 horas por semana)

      Visitei minha irmã em Ville de Québec por 20 dias,em 2009, pois ela é residente permanente. E meu marido nao pode ir…sniff!

    • #46874
      julianalima2
      Participante

      Sou de São Paulo. Enviei meu dossie em 22/04/2011.

      Perfil;
      Formação: Bacharel em Ciências Contábeis – Concluido 2006
      MBA: Gestão financeira e auditoria
      Técnico em Contabilidade – Concluido 2002

      Experiencia Profissional: + 5 anos
      Francês: Básico
      Inglês: Avançado
      Filhos: 0

      Estudei inglês no Canadá em 2007…

      Enfim meu perfil não tem nada de prioritário…

      boa sorte a todos e vamos compartilhando nossas experiências por aqui!!! :P

    • #46878
      Caio Fraga
      Participante

      @NEURAMOS wrote:

      valew pelas informações Caio… eu estou no aguardo ainda… vocês poderiam postar a data q deram entrada no processo por favor, bem como sua profissão??? Eu enviei a minha papelada no dia 4 de abril… sou tecnico em radiologia e professor de educação fisica…
      grato

      Neuramos, segue o meu perfil / minha esposa:

      Bacharel Engenheiro de Produção / Douradora em Odontopediatria
      Anos de experiência profissional: + 5 anos cada
      27 anos / 30 anos
      Frances 1º nível do intermediário (cursamos um mês em Montréal em abril desse ano)
      Ingles: Intermediário / Avançado
      Local: São Paulo
      Data envio: Junho/2011
      Sem filhos

      @corsino wrote:

      Mcologna, Caio, Juliana e Nilian,

      Vocês que foram convocados hoje, poderiam nos dizer de que estado vocês são?

      Atenciosamente,

      Fábio Corsino

      Local: São Paulo

    • #46882
      joao200
      Participante

      Oi,

      Perdao, nao falo portuguese tao bem, falo ingles melhor. Tenho uma pergunta.

      Vejo que outros receberam email de convocacao para entrevista de CSQ. Nao tenho recebido emails do escritorio de imigracao em Sao Paulo, somente cartas de papel. O email que foi publicado neste forum diz em frances que se o candidato nao responder ao email em 15 dias que a vaga sera perdida.

      Voces acham que a regra e diferente se a convocacao for feita por correio? Nao quero perder minha vez mas temo que o escritorio de imigracao pode ter copiado meu email incorretamente. Tentei ligar para o numero no website deles mas so recebi uma mensagem gravada, ninguem atendeu o telefone.

      Estou muito preocupado, seria pessimo ter de comecar de novo. Estou no sul do Brasil.

      Obrigado pela ajuda.



      Me enganei, estava na minha caixa de spam.

      Recebi convocacao para dia 15 de dezembro. Enviei meu pedido no fim de junho. Estou no sul do Brasil.

    • #46888
      Ucrambuco
      Participante

      Olá Juliana,

      Sim, vou falar com um deles para autorizar passar o email pra vocês pode ser?

      Por favor, me relembra:mariana_keline@hotmail.com

      Pessoal, uma outra colega de curso foi convocada para 14 de dezembro.
      Bom, não vou traçar o perfil deles, porque não correto dar informações de terceiros sem prévia consulta, mas posso afirmar que não áreas prioritárias.
      Quanto ao pessoal do Nordeste, acho muito estranho… e 2007 na época fiz a entrevista em Recife mesmo… talvez não tenham a missão para ai…estranho…
      Algumas pessoas do curso passam email para o BIQ, porém difícil responder…
      mas tem que tentar…

      Bonne Chance a todos os convocados e postem suas novidades!

      Ps: mandei meu Dossei semana passada e já recebei o débito no cartão com 02 semana de envio.

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #46896
      NEURAMOS
      Participante

      OLA PESSOAL… MINHA ANGUSTIA TEVE UM FINAL FELIZ… CHEGOU ONTEM MINHA DATA DE ENTREVISTA: DIA 8 DE NOVEMBRO AS 9 HRS… SOU DE CURITIBA…
      PRECISANDO DE ALGUMA INFORMAÇÃO NÃO EXITE EM PERGUNTAR… ABRAS E BOA SORTE A TODOS…

    • #46900
      thiagow2
      Participante

      Bom dia pessoal!
      :D

      Estamos muito felizes pois recebemos ontem por email, não a convocação para entrevista, melhor, o aviso que vamos receber nosso CSQ pelos correios.

      Acredito que por minha esposa ser enfermeira, facilitou nosso processo.
      Sou Bacharel em Sitemas de informação e enviamos nosso dossier em 16/03/2011.
      Somos de Recife.

      Boa sorte a todos

      Thiago e Celine

    • #46901
      corsino
      Participante

      Thiago,

      Vc já havia recebido a segunda carta informando que seria convocado para entrevista em breve?
      Vc poderia nos dizer o perfil seu e de sua esposa? Nível de francês/Inglês? Tem filhos? Também sou Bacharel em Sistemas de Informação e minha esposa é arquiteta. Estou no aguardo desde dezembro/2010.

      Abraço

    • #46904
      Daniel_Salvador
      Participante

      @thiagow2 wrote:

      Bom dia pessoal!
      :D

      Estamos muito felizes pois recebemos ontem por email, não a convocação para entrevista, melhor, o aviso que vamos receber nosso CSQ pelos correios.

      Acredito que por minha esposa ser enfermeira, facilitou nosso processo.
      Sou Bacharel em Sitemas de informação e enviamos nosso dossier em 16/03/2011.
      Somos de Recife.

      Boa sorte a todos

      Thiago e Celine

      Poxa pessoal, parabéns e Thiago e Celine, que boa notícia a de vocês e ainda mais q SÃO DE RECIFE?! Será essa uma boa esperança p/ todos nós de Salvador e todo Nordeste q estamos esperando UMA rodadas de entrevista desde o ano passado?

      Espero que sim!!!

      parabéns!

    • #46905
      juliarib
      Participante

      :D
      recebi o e-mail com a convocação!
      nem tô acreditando!

      parece que eles abriram uma janela nas entrevistas de SP e vem pra SSA, ou vão fazer tudo ao mesmo tempo.

      a nossa será 23/11, às 11h, no Hotel Othon Palace, em Salvador.

      finalmenteeeeee! vou tentar esquecer os 11 meses que esperei, desde que demos entrada, em dezembro de 2010, e jogar duro!!!

      *timeline*
      17/12/2010 - envio DCSQ
      21/11/2011 - entrevista e CSQ
      21/12/2011 - envio federal - devolvido por clonagem no cartão
      04/05/2012 - reenvio federal (data de abertura)
      17/12/2013 - pedido de exames médicos
      27/12/2013 - exames realizados
      17/01/2014 - E-cas com exames recebidos

    • #46906
      corsino
      Participante

      Galera,

      Não estou nem acreditandooooooo.. ACABEI de ser convocado para a entrevista. A minha será no dia 25 de novembro as 14:30 no Othon Palace em Salvador.

      Sou de Natal/RN e enviei meu processo em dezembro/2010. Sou bacharel em Sistemas de Informação e minha esposa é arquiteta. Nós nordestinos começamos a ser chamados..

      Abraço e boa sorte a todos.

    • #46908
      thiagow2
      Participante

      @corsino wrote:

      Thiago,

      Vc já havia recebido a segunda carta informando que seria convocado para entrevista em breve?
      Vc poderia nos dizer o perfil seu e de sua esposa? Nível de francês/Inglês? Tem filhos? Também sou Bacharel em Sistemas de Informação e minha esposa é arquiteta. Estou no aguardo desde dezembro/2010.

      Abraço

      Oi Corsino,
      Recebemos sim a segunda carta ainda em março dizendo pra aguardar a convocação pra entrevista. Acho que essa carta é padrão, isto é, mesmo que você vá receber em casa eles não dizem logo de cara.

      Eu fiz 1 ano de francês no Senac(340 horas, pois eram 2 horas por dia, todo dia) e inglês avançado(não fluente) pois sempre estudei inglês. Acho que meu nivel de francês e inglês que coloquei na documentação foi de nível mais baixo do avançado(8 se nao me engano).
      Eu e minha esposa nos formamos no final de 2010. Ela tá empregada, mas quando enviamos a documentação ela nao tinha experiência. O nível de francês que ela colocou foi básico e de inglês nenhum. Ela tinha feito 6 meses de francês mas não estava segura por isso eu fui o requerente principal. Não temos filho.

      Acho que o que contou mesmo foi a profissão dela que tá em muita demanda.

      Uma amiga nossa que tbm é enfermeira e tem filha teve todo o processo (provincial e federal) finalizado em menos de 4 meses.

      Abraço e boa sorte!

    • #46910
      quebec ao tucupi
      Participante

      Olá Comunidade,

      Acabamos de receber nossa convocação, será dia 30/11 em Salvador.

      Somos de Belém/PA;
      Processo é de abril/2011;
      Aplicante principal: Contabilista;
      Aplicante Secundário: Técnico em Produção e Qualidade;
      Ambos 33 anos, casados e com um filho.

      Boa sorte para todos nós nessa nova etapa!

      Chef Mung Daal
      http://www.quebecoatucupi.blogspot.com

    • #46912
      nilian
      Participante

      @corsino wrote:

      Galera,

      Não estou nem acreditandooooooo.. ACABEI de ser convocado para a entrevista. A minha será no dia 25 de novembro as 14:30 no Othon Palace em Salvador.

      Sou de Natal/RN e enviei meu processo em dezembro/2010. Sou bacharel em Sistemas de Informação e minha esposa é arquiteta. Nós nordestinos começamos a ser chamados..

      Abraço e boa sorte a todos.

      Olá, Corsino!
      Fiquei super feliz por você! Parabéns! Finalmente, né não???
      Boa Sorte e não se esqueça de nos contar como foi a entrevista lá!
      Boa Sorte!

    • #46913
      biamattar
      Participante

      OI pessoal,

      Eu recebi minha convocação na quarta. Minha entrevista será dia 05/12 às 10 da manhã. Também não sou da área preferencial, sou formada em direito. Aliás, se tiver alguém também convocado e formado nessa área e puder me dar umas dicas para o que apresentar na entrevista como proposta de trabalho, vou ficar muitoooo agradecida. Esse é o meu maior medo =D

      Salut!

    • #46916
      Vivs
      Participante

      Gente, parabéns pelas convocações! Já tinha passado da hora!! :D
      Uma dica para os arquitetos e engenheiros que eu vi que foram convocados. Não se esqueçam de levar a carteirinha do CREA! Conheço alguns que esqueceram e pegou super mal. Eu levei a minha no meu dia, porque apesar de não ter isso escrito em lugar nenhum, achei que documentação a mais nunca era demais, e tinha a mão quando o sr. Daniel Le Blanc me cobrou por acaso.
      No mais, boa sorte! Fiquem tranquilos, é bem menos tenso do que a gente pensa, acreditem!
      Bjos aos futuros colegas do federal1 E vamos que vamos!!!

    • #46921
      mCerqueira
      Participante

      Excelente notícia, pessoal!!!

      Agora é revisar e afiar na preparação para a entrevista.
      Postei umas dicas no blog que espero que possam ajudar:

      http://pontocanadapontobr.blogspot.com/2011/09/dica-2a-rodada-de-entrevistas-de-2011.html

      abraços,
      Marcos

    • #46925
      lecantelli
      Participante

      Alguem sabe quem será o entrevistador para São Paulo?

      Abraços.

      Leandro.

    • #46930
      nilian
      Participante

      @mCerqueira wrote:

      Excelente notícia, pessoal!!!

      Agora é revisar e afiar na preparação para a entrevista.
      Postei umas dicas no blog que espero que possam ajudar:

      http://pontocanadapontobr.blogspot.com/2011/09/dica-2a-rodada-de-entrevistas-de-2011.html

      abraços,
      Marcos

      Olá, Marcos!
      Já que passou por esta fase da entrevista, poderia me indicar algum hotel perto do BIQ??? Não conheço nada de São Paulo. Aliás, só fui lá para o show do AC/DC :twisted: :lol:
      Entoces, tô meio preocupada com isso tbm: comprar passagens e reservar Hotel pertinho, de preferência que dê pra ir a pé.
      Pode ajudar?
      Brigadão…

    • #46931
      mCerqueira
      Participante

      Olá Nilian,

      Minha esposa e eu ficamos no FORMULA 1 SP MORUMBI.
      É bem pertinho, há menos de 5min de taxi até o BIQ.
      Existem outros hotéis até mais perto.
      Porém na época que olhei, ou estavam mais caros ou sem vaga.
      site do hotel: http://www.hotelformule1.com/pt-br/home/index.shtml

      abraços,
      Marcos

    • #46937
      Campanaro
      Participante

      Salut,

      Alguem saberia informar quanto tempo leva esta fase em que o BIQ está convocando para as entrevistas? Sou de Maio/2011 e ainda nada.

      Com relação aos hoteis perto do BIQ, apenas sugiro que realizem as reservas o quanto antes. Esta região é super disputada devido ao centro comercial que temos hoje na Berrini. Se houver alguma feira comercial sendo realizada no período da entrevista de alguem, a coisa complica. Claro que sempre vai ter um hotelzinho em São Paulo, mas quanto mais próximo do BIQ, melhor.

      Abs.

    • #46941
      Vivs
      Participante

      @nilian wrote:

      Olá, Marcos!
      Já que passou por esta fase da entrevista, poderia me indicar algum hotel perto do BIQ??? Não conheço nada de São Paulo. Aliás, só fui lá para o show do AC/DC :twisted: :lol:
      Entoces, tô meio preocupada com isso tbm: comprar passagens e reservar Hotel pertinho, de preferência que dê pra ir a pé.
      Pode ajudar?
      Brigadão…

      Hehe, a pergunta não foi para mim, mas vou me intrometendo! Nós ficamos no Quality Berrini, que é em frente ao prédio, mesmo, basta atravessar a rua. É um pouco mais caro que o Fórmula 1, mas para nós valeu por não precisarmos de transporte. Temos o depoimento da nossa entrevista no blog tb, se quiser dar uma olhada.
      Um abraço!
      http://vivsefelps.blogspot.com/

    • #46945
      nilian
      Participante

      @Vivs wrote:

      (…) Nós ficamos no Quality Berrini, que é em frente ao prédio, mesmo, basta atravessar a rua. É um pouco mais caro que o Fórmula 1, mas para nós valeu por não precisarmos de transporte. Temos o depoimento da nossa entrevista no blog tb, se quiser dar uma olhada.
      Um abraço!
      http://vivsefelps.blogspot.com/

      [/quote]

      Ei, Vivs!
      Obrigada pela sua dica, viu! Todas as sugestões e informações são muito bem-vindas!
      E é claro que vou correr no seu Blog tbm para ler o seu relato. Em se tratando da tão famigerada Entrevista, estou igual Pac-Man :lol: colhendo todas as informações possíveis!
      :bigups:
      Obrigada!
      Abs

    • #46948
      mcologna
      Participante

      Olá pessoal,

      Sou de São Paulo, a entrevista será aqui mesmo…
      Nós enviamos nosso dossiê dia 30/03/2011 e fomos chamados para 08/11/2011…
      Boa sorte à todos!!!!

      Bjos
      Mariana e Daniel

    • #46977
      NEURAMOS
      Participante

      To com a data da entrevista… dia 8/11/2011 as 9 hrs da manha… segui a dica da galera e já reservei o hotel Formula 1 Morumbi… vou na segunda pra sampa… se tiver mais alguem q for fazer entrevista, podiamos marcar de nos encontrar em sampa…
      abras
      Neumar
      Precisando de ajuda, resposta, etc… tentaremos ajudar

    • #46990
      OgaiT_TiagO
      Participante

      @nilian wrote:

      @mCerqueira wrote:

      Excelente notícia, pessoal!!!

      Agora é revisar e afiar na preparação para a entrevista.
      Postei umas dicas no blog que espero que possam ajudar:

      http://pontocanadapontobr.blogspot.com/2011/09/dica-2a-rodada-de-entrevistas-de-2011.html

      abraços,
      Marcos

      Olá, Marcos!
      Já que passou por esta fase da entrevista, poderia me indicar algum hotel perto do BIQ??? Não conheço nada de São Paulo. Aliás, só fui lá para o show do AC/DC :twisted: :lol:
      Entoces, tô meio preocupada com isso tbm: comprar passagens e reservar Hotel pertinho, de preferência que dê pra ir a pé.
      Pode ajudar?
      Brigadão…

      Nilian, Encontrei o Hotel Quality Berrini, vou pagar 1 noite por 305 reais. Nada mal pra um hotel que esta ha 1 minuto a pe do BIQ. Um abraco!

    • #46999
      Ana e Rene
      Participante

      Bom dia, pessoal!

      Moramos em São Paulo e fomos convocados hoje, por e-mail, para a entrevista em 05/10/11 às 14h.

      Na sexta-feira, a Aline informou que eles pretendem convocar o máximo possível de candidatos para fazerem a entrevista este ano, e que ainda estão aguardando a confirmação da agenda de mais um entrevistador. Uma esperança para os nordestinos que ainda aguardam a sua convocação – sou paraibana.

      Boa sorte para todos nós!

      Ana e René

      Timeline
      20/05/2011 – 1a. carta: Abertura do dossiê
      09/06/2011 – 2a. carta: Aceitos para entrevista
      05/09/2011 – Convocação para entrevista
      05/10/2011 – Entrevista nos aguarda

    • #47006
      nilian
      Participante

      @OgaiT_TiagO wrote:

      Nilian, Encontrei o Hotel Quality Berrini, vou pagar 1 noite por 305 reais. Nada mal pra um hotel que esta ha 1 minuto a pe do BIQ. Um abraco!

      Ei, Tiago!
      Muito Obrigada por sua preciosa dica. Acho que meu marido e eu ficaremos no Quality Berrini tbm :bigups:
      Bo Sorte e não se esqueça de postar o relato de sua Entrevista por aqui, ok? :P
      Abs

    • #47020
      CaduPimenta
      Participante

      Pessoal,
      Dei entrada no BIQ no dia 23/08 e vi que dia 31/08 já cobraram no cartão de crédito.
      Rápido ou é assim mesmo ? Pois ainda não recebi nenhuma carta.

    • #47040
      Caio Fraga
      Participante

      @CaduPimenta wrote:

      Pessoal,
      Dei entrada no BIQ no dia 23/08 e vi que dia 31/08 já cobraram no cartão de crédito.
      Rápido ou é assim mesmo ? Pois ainda não recebi nenhuma carta.

      Cobrar é rápido sim…. quanto a receber a carta isso demora… no meu caso 2 meses e 18 dias para a carta + 3 meses e meio para a entrevista…

    • #47043
      Ucrambuco
      Participante

      Cadu,

      Meu processo está igual ao seu: mesma data de envio e mesma data de débito no cartão.
      Também não recebi carta de abertura. Assim que souber de algo da minha parte te aviso.

      sds,

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47045
      CaduPimenta
      Participante

      Legal !!! Obrigado !!! Sorte para nós … gostaria de fazer a entrevista ainda em 2011 …

      Att,

    • #47047
      Ucrambuco
      Participante

      Pois é cadu , quem sabe em dezembro.. rsss
      E no caso, vi que alguém comentou nest fórum que está para vir mais um entrevistador…. vamos torcer!!:)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47062
      RedCzar777
      Participante

      Essa questão das cartas varia muito pois depende do humor dos Correios…

      Mas no meu caso recebi a carta poucos dias depois que foi feito o débito no meu cartão de crédito.

    • #47080
      CaduPimenta
      Participante

      Exatamente. Recebi minha carta ontem, de abertura do processo.
      Agora é aguardar a segunda, e chegando a segunda, preparar o dossiê.

      Att,

    • #47075
      Ucrambuco
      Participante

      Opa! Cadu, boa notícia!

      Bom, espero receber a minha em breve… ao ler sua msg fui a caixinha de Correios, mas acho que já passou .. mas como aqui dias 07 e 08 é feriado… talvez só na semana que vem…:)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47100
      fepublio
      Participante

      Recebemos nossa convocação!
      Enviamos os documentos em 06/04/11 e nossa entrevista será no dia 05/12/11. Somos de São Paulo.

    • #47113
      Campanaro
      Participante

      Salut,

      Enviei meu dossie em Maio/2011. Esta semana recebi um telefonema do escritório de imigração do Quebec, da própria nova diretora, Malika Dehraoui, que ficou no lugar da Soraia (acredito eu), perguntando se eu poderia conversar com ela um pouco. Bem no meio da tarde, no meu trabalho (ainda bem que o chefe estava em reunião rsrs). Imagina o gelo que me deu rsrsrs. Ela disse que gostaria de verificar o meu nível de ingles e frances pois, de acordo com as informações no meu dossie, eu tinha pontos suficientes para não precisar da entrevista.

      Achei estranho pois nunca tinha visto um procedimento assim mas… . Conversamos por pelo menos uns 10 minutos, metade em frances e metade em ingles. Alias, as principais perguntas foram feitas em ingles. Foi um pouco complicado no começo, tanto pelo nervosismo quanto realmente entender e se fazer entender pelo telefone.

      No final ela disse que o meu nível de Frances e Ingles correspondiam ao mencionado no dossie e disse para eu aguardar o CSQ em casa. No dia seguinte recebi um email confirmando as informações passadas durante a entrevista. Ontem, o CSQ chegou em casa. Agora é preparar os documentos do Federal.

      Abs.

    • #47116
      Ucrambuco
      Participante

      Salut!

      Félicitations! Je suis très heureusse pour toi!

      Muito bem agora, é federal!
      Poderia dividir mais duas coisinhas com a gente?

      1) Seu perfil;
      2) E quais foram as perguntas,

      Obrigada!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47148
      Caio Fraga
      Participante

      Que sorte Campanero!

      Parabens!!
      Coloque seu perfil por favor!

      Abraços

    • #47201
      Campanaro
      Participante

      Mariana,

      As perguntas foram bem básicas. Ela começou perguntando como estava sendo o meu dia, sobre o meu trabalho atual e anterior, onde aprendi o ingles e o frances, se estou e onde estou buscando informações sobre o mercado de trabalho e pediu para eu falar da minha vida pessoais. As perguntas foram mais abrangentes e nada específicas.
      Acredito realmente que não foi seguido o critério das perguntas que normalmente os entrevistadores fazem no dia da entrevista. Foi bem rápido e nada muito formal.

      Com relação ao meu perfil, sou formado em administração de empresas, casado, idade inferior a 35 anos e +5 anos de experiência. Ingles fluente e frances intermediário. Dois filhos pequenos.

      A conversa foi num ritmo bem tranquilo, consegui entender perfeitamente as perguntas que eram feitas. Espero ter ajudado.

      Abs

    • #47203
      Ucrambuco
      Participante

      Campanaro,

      Com certeza, ajudou bastante. obrigada por falar seu perfil e falar das perguntas, afinal, receber uma ligação no meio da tarde no trabalho, não é fácil!

      Parabéns e boa sorte no federal!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47214
      fepublio
      Participante

      @Campanaro wrote:

      Com relação ao meu perfil, sou formado em administração de empresas, casado, idade inferior a 35 anos e +5 anos de experiência. Ingles fluente e frances intermediário. Dois filhos pequenos.

      Temos o mesmo perfil que vocês: formada, fluente em ingles, frances intermediário, 2 filhos, experiencia profissional… Mas fomos convocados para a entrevista. Pq será?

      Mas nosso bebe nasceu depois que enviamos os documentos, talvez seja essa a razão para a convocação…

      Parabéns pelo CSQ!

    • #47219
      Campanaro
      Participante

      Fepublio,

      Voces não deveriam ter informado o BIQ do novo menbro da sua família? Cada filho conta preciosos pontos no processo. Talvez foi esta a diferença.

      Abs

    • #47223
      fepublio
      Participante

      CAmpanaro,
      Atualizamos sim. E já que enviamos os documentos do bebê, enviei tbm comprovante atualizando as horas de frances, que antes só tinha 100hs para 200hs…
      Talvez exatamente por essa atualização que vamos ter que fazer a entrevista… não sei…

    • #47246
      NEURAMOS
      Participante

      Pessoal, alguem que fez a entrevista hoje ou ontem poderia nos falar quem são os entrevistadores por favor…

    • #47247
      nilian
      Participante

      @NEURAMOS wrote:

      Pessoal, alguem que fez a entrevista hoje ou ontem poderia nos falar quem são os entrevistadores por favor…

      Além disso, os colegas poderiam tbm relatar como foi a Entrevista. Se mudou alguma coisa ou se o BIQ mantém o mesmo padrão…
      Estamos curiosos e na tensa expectativa :roll:

      Abraço a todos!

    • #47276
      julianalima2
      Participante

      @OgaiT_TiagO wrote:

      Boa noite, amigos da comunidade, recebi minha convocação pra entrevista hoje, farei dia 14/09 as 14 h em Sao Paulo. Nada do que esperavamos pra apenas dia 26 de set. Agora eh juntar a papelada e estudar!!! Passagens pra Sampa tao caras…. falta pouco tempo, abraço a todos!

      Por favor Tiago vc poderia nos dizer como foi sua entrevista e quem foi o entrevistador!!! Estamos ansiosos!!!rsrs

      Merci

    • #47278
      quebec ao tucupi
      Participante

      Olá Comunidade,

      Não sei se é uma informação relevante, mas no site da Immigration Québec foi publicado a atualização da programação para as entrevistas desse ano, notadamente:

      São Paulo: 07/11 – 18/11;
      Salvador: 21/11 – 02/12;
      São Paulo: 05/12 – 16/12;

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Programmation-missions-travailleurs-lieu.pdf

      Será que terá mesmo três entrevistadores com já foi ventilado aqui? Pelo visto, sim!
      Torcendo para que haja mais convocações!

      Abraço!

      Mung Daal
      http://www.quebecaotucupi.blogspot.com

    • #47287
      Ucrambuco
      Participante

      Que coisa boa!
      Será que quem enviou o dossier em Agosto, pode ser chamado ainda este ano?

      Bonne chance a todos!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47289
      CaduPimenta
      Participante

      Mari&Jonas >> assim esperamos rs.

      Quick Info …

      Uma das palestras da feira Imagine Canadá, em SP, no dia 25/09, será sobre “Estudando no Quebec” e quem ministrará a palestra será o Sr. Gilles Mascle. Que eu saiba, ele é um dos entrevistadores, é uma boa oportunidade para conhecê-lo.

    • #47293
      Vivs
      Participante

      @mari e jonas wrote:

      Que coisa boa!
      Será que quem enviou o dossier em Agosto, pode ser chamado ainda este ano?

      Bonne chance a todos!

      Olha, eu acho muito provável. Eu fui convocada com pouco mais de um mês de antecedência e já soube de relatos de pessoas recebendo a convocação duas semanas antes da data da entrevista. Vai com fé que sua convocação chega, até porque na hora que começam a chamar, é em levas mesmo.

    • #47296
      Ucrambuco
      Participante

      Opa Vivs! Então vamos torcer que seja ainda este ano com este possível terceiro entrevistador..:)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47307
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Pessoal,

      Eu e meu parceiro entramos com o processo no início de setembro, mais precisamente no dia 12 e estamos confiante em sermos chamados para entrevista ainda esse ano!!!
      Boa sorte a nós todos e muito chocolate pra acalmar essa anciedade sem fim!!!

      Abraço!

      Marcelo

    • #47314
      NEURAMOS
      Participante

      Ninguem que fez a entrevista no 2º semestre tem novas informações para nós???? Quem são e quantos são os entrevistadores… como foi a entrevista, etc…

      Aguardamos noticias…
      Obrigado

    • #47316
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Bom dia, a todos amigos da Comunidade, tenho notícias novas a todos!

      Eu e minha esposa, fomos a São Paulo no dia 14/09 fazer a entrevista!
      Ficamos no hotel Quality Berrini, excelente hotel, caro, porém há apenas 90 metros do BIQ, so atravessar a rua.

      Ao chegarmos, as 13:45 h, fomos recebidos pela Secretária Juliana e sentamos pra esperar a Me que iria nos entrevistar. As 14:00 em ponto, Me Malika Dehraoui nos chama pra entrar na sala (me senti em Montreal essa hora, pontualidade incrível).

      Sentamos, logo ela com um francês lindo, porém muito, mas muito rápido, nos informou que a entrevista duraria 45 minutos e que faria a conferência de documentos e depois, iria ouvir nosso projeto de imigração. Iniciamos a conferência, a começar com os meus documentos, atrasamos e muito, sistema dela estava fora do ar, então ela digitava no Word e contabilizava os pontos na calculadora. Me sai bem no francês, porém percebi a angústia da Rhay (minha esposa) que simplesmente travou, nem enconstar na cadeira ela queria. Ficamos nervosos, logo após longas 1 h e 25 min de entrevista, perguntou sobre nossos projetos, quiz ver as ofertas de emprego em primeiro, segundo e terceiro plano (no projeto que tinha em mãos, e anotou as fontes e dia que eu as havia coletado). Pediu tambem pra ver se eu tinha as regras de como alugar um apartamento no Québec, eu mostrei. Perguntou se eu sabia o preço, falei. Eu com um projeto de 217 paginas na mão, ela deu, APENAS, 1 folheada, sem olhas pras folhas que estavam passando direito. Por essa eu ja e/ou não esperava, rs… (todos dizem que eles so passam o olho no projeto dagente, mas… pelo menos passam neh?)

      Então me fez uma perguntas em Inglês, respondi empurrando, mas respondi, pois a única experiência que tive foi em Montreal, onde as vezes falava com pessoas que se recusavam ou não sabiam falar francês.

      Então Me Malika perguntou a Rhay em Francês se estava bem e o que que ela poderia falar sobre sua familia, ela falou meio arrastado, mas saiu-se bem também. Perguntou o que ela sabia sobre o Quebec, Rhay confundiu a pergunta, respondendo sobre o Canada, tentei ajudar (falando em frances com a Rhay), Me estendeu a mão pra mim pedindo silIêncio e que eu não falasse de novo. Enfim elas conversaram um pouco e então pediu pra ver os diplomas dela, e logo quando vi que algo ficaria mal esclarecido sobre a grade curricular de sua faculdade que esta terminando esse ano, pedi para explicar, expliquei, porém ela me disse que se eu falasse algo a mais, me tiraria da sala. Pois ela queria ouvir apenas a Rhay. Começou a falar inglês com a Rhay, por sinal foi uma perfeita conversa pq a Rhay é fluente….

      1h e 47 min de entrevista, Me olhando pra o seu computador, ja colocando as inf. no sistema que havia voltado. Virou pra nós do nada e…. disse: Félicitations!!! Pedi pra repetir: –Félicitations!!! Vous êtes acceptés!!! e.. — Congratulations Me( ela disse a Rhay).

      Pediu pra juntarmos os documentos e aguardarmos la fora!!!!

      A Rhay muito tensa sem enteder nada, eu falei baixinho pra ela que deu certo, ai sim ela sorriu!!! So que eu estava preocupado se o CSQ sairia ou não na mesma hora, pois ja eram quase 16h e o Consulado Geral fecharia as 17h. Estávamos com todos os documentos do processo federal em mãos. Após longos 6 minutos, Me Malika nos chama na sala e sentamos novamente, CSQ saindo quentinho da impressora, pediu pra conferirmos, assinou, nos entregou e nos perguntou se tinhamos algo a perguntar ou falar, e então tudo ficou bem, descontraimos um pouco, como sou faixa preta de judô, ela quis salientar que era Faixa preta segundo Dan de Karatê e ai… deslanchamos a bater papo… o nó da garganta desfez e ficamos todos mais tranquilos!!!! A desejei, otimo trabalho e que Deus te abençoe, ela desejou muitas felidades e sucesso a nós e então saimos super felizes com CSQ em mãos!!!

      Mas o melhor vem agora, na saida, quem estava na recepção batendo papo com a secretária M. Dannyel Leblanc… ai… foi festa, falei que o conhecia pelo You tube e talz, ficamos ali em pé, ele conversando e dando muitas dicas pra nós sobre nossa profissão, sobre o francês, sobre o reembolso pra o curso de francês em uma escola conveniada e tudo, foi um papo legal de uns 10 min… falando em Francês, portugues (ele fazia questâo de mostrar o bom portugues que tem, rs…) Pensei comigo… Como queria que fosse ele o entrevistador!!! rs…

      Então saimos e… no elevador… 16:20 no relógio! Fomos pro hotel descansar e depois ao shopping D e D que fica ao lado do hotel 30m, comer!!!

      Bem, esse é o nosso relato pessoal, Me Malika, é jovem, seria demais, centrada no que está fazendo e realmente demonstrou estar ali pra avaliar mesmo! O Francês muito bonito, porém muito rápido, e não lentifica, se pedirmos pra repetir a pergunta, apenas pode mudar algum termo que ela talvez pense que seja mais complexo. Deixo um conselho pra quem não tá fluente no Francês, assistir filmes dublados pra Frances, é uma forma de olhar e escutar ao mesmo tempo, pra ser mais atento a entrevista!

      Em relação as perguntas de vida pessoal, dados e tudo mais, não existe, temos que ver que ela ja esta com nosso processo há mais de meses lendo e sabendo tudo sobre nós, o que ela quer ouvir e ver são nossos projetos e que expliquemos nossos documentos, principalmente de trabalho, e que os traduzamos, pq ela não fala nada, absolutamente nada de português!

      Grande abraço et…. Bonne Chance a tous!!!

      Como dizia meu Pastor em Montréal:

      Le Seigneur vos Bénisse!!!

      Att. Tiago e Rhayanne

    • #47318
      Ucrambuco
      Participante

      Tiago e Rhayanne,

      Em primeiro lugar, parabéns!!!
      Gostei bastante do seu relato, pois me senti na entrevista! Acredito que meu marido possa ter a mesma dificuldade da sua esposa, em travar, embora ele saiba, acredito que possa correr o risco de travar… e eu como você, de querer ajudar!
      Mas me diga uma coisa, por curiosidade, no CQS de vocês saiu ” F” ou ” NF”?

      Obrigada!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47320
      OgaiT_TiagO
      Participante

      @mari e jonas wrote:

      Tiago e Rhayanne,

      Em primeiro lugar, parabéns!!!
      Gostei bastante do seu relato, pois me senti na entrevista! Acredito que meu marido possa ter a mesma dificuldade da sua esposa, em travar, embora ele saiba, acredito que possa correr o risco de travar… e eu como você, de querer ajudar!
      Mas me diga uma coisa, por curiosidade, no CQS de vocês saiu ” F” ou ” NF”?

      Obrigada!

      Ola Mariana, tanto no meu quanto no da Rhay, saiu F.

    • #47325
      viviharumi
      Participante

      Tiago e Rhayanne, parabéns e obrigada pelo relato.
      Mung Daal, obrigada pela informação.
      Nossa que ansiedade! Espero ser convocada este ano também.

      Viviane

    • #47330
      nilian
      Participante

      @OgaiT_TiagO wrote:

      1h e 47 min de entrevista, Me olhando pra o seu computador, ja colocando as inf. no sistema que havia voltado. Virou pra nós do nada e…. disse: Félicitations!!! Pedi pra repetir: –Félicitations!!! Vous êtes acceptés!!! e.. — Congratulations Me( ela disse a Rhay).

      Parabéns, Tiago e Rhay!
      Obrigada por dividirem conosco essa experiência!
      Meu marido e eu estamos numa tensão total…rs Nossa entrevista está chegando tbm… Haja coração!

      E que a Força Esteja Conosco!
      :jedai:

      Abraços e Boa Semana

    • #47305
      Caio Fraga
      Participante

      Tiago,

      Obrigado pelo relato, muito bom para quem já foi convocado e está aguardando o dia D.

      Caso mais alguém faça a entrevista esses dias, postem por favor o relato para ajudar os outros ;)

      Abraços a todos,

    • #47351
      mCerqueira
      Participante

      @OgaiT_TiagO wrote:

      (…) expliquei, porém ela me disse que se eu falasse algo a mais, me tiraria da sala. (…)

      8O
      _TENSO_

      felizmente deu tudo certo no final!! Parabéns ao casal!!!

      PS: já comprou seu estoque de maracujina?? então puxe uma cadeira aí e junte-se a nós na espera do federal .. hehehehehe

      abraços,
      Marcos

    • #47362
      OgaiT_TiagO
      Participante

      @mCerqueira wrote:

      @OgaiT_TiagO wrote:

      (…) expliquei, porém ela me disse que se eu falasse algo a mais, me tiraria da sala. (…)

      8O
      _TENSO_
      felizmente deu tudo certo no final!! Parabéns ao casal!!!
      PS: já comprou seu estoque de maracujina?? então puxe uma cadeira aí e junte-se a nós na espera do federal .. hehehehehe
      abraços,
      Marcos

      Marcos
      Rs, ja comprei sim, Meu relato sobre o federal ja esta no topico Exames Medicos 2011, onde disse que a moça que recebeu meu processo me informou a espera de 14 a 16 meses no federal! Tiago
      Vamos lah… estamos sentados!! rs… So Deus pode mudar isso! Grande abraço!

    • #47368
      Caio Fraga
      Participante

      @OgaiT_TiagO wrote:

      …..Pediu tambem pra ver se eu tinha as regras de como alugar um apartamento no Québec, eu mostrei….

      Tiago,
      Você poderia me informar onde tem as regras para alugar um apartamento por favor?

      Outra dúvida, porque que seu projeto deu 217 páginas? rsrsrsrs
      Estou fazendo o meu e está muito longe disso…hehehe

      Agradeço desde já.

      Abraços!
      Caio

    • #47388
      ana
      Participante

      Oi Tiago,
      Parabens pelo CSQ, com certeza foi merecido, vc poderia por favor me dizer como acho o video do Dannyel Lanblanc no Youtube ? procurei não encontrei.

      Obrigada

      ANA

    • #47398
      Vivs
      Participante

      Tenta Daniel LeBlanc, hehe. O nome dele se escreve assim, pude ver na placa sobre a mesa dele durante a entrevista.

    • #47404
      ana
      Participante

      Obrigada Vivis, ainda assim não consegui encontrar,rsrs

      Caio segue os links com as regras de locação do QUÉBEC,

      http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/pdf/loiRDL03_03_2011.pdf

      Esse é o link do livro sobre as leis do aluguel, são 76 paginas, mas
      tem o resumo com as obrigações do inquilino e do proprietario, com
      as referencias das leis, estarei anexando os links abaixo,

      http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/droits/obligationsLocataire.asp

      http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/droits/obligationsProprio.asp
      http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/droits/bail.asp

      ANA

    • #47408
      nilian
      Participante

      @Vivs wrote:

      Tenta Daniel LeBlanc, hehe. O nome dele se escreve assim, pude ver na placa sobre a mesa dele durante a entrevista.

      Olá, Vivs!
      Li o relato de sua Entrevista postado no seu Blog (já até deixei uma msgem por lá) e bateu uma dúvida.
      Eu também tenho uma irmã que mora em Levis desde 2008 como Residente Permanente. Quando meu marido e eu enviamos nosso dossiê, anexamos tbm o Formulário preenchido pela minha irmã e carimbado pelo Cartório de lá (Ela mandou pelo Correio), juntamente com comprovante de residencia e outros docs do marido e da filha.
      Mas, qdo li no seu relato que entregou os docs do seu cunhado junto com a declaração dele, me deu um certo pânico…rs O que seria essa Declaração???? Poderia me esclarecer???
      E desde já, MUITO OBRIGADA!
      Abs

    • #47409
      Caio Fraga
      Participante

      @ana wrote:

      Obrigada Vivis, ainda assim não consegui encontrar,rsrs

      Caio segue os links com as regras de locação do QUÉBEC,

      http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/pdf/loiRDL03_03_2011.pdf

      Esse é o link do livro sobre as leis do aluguel, são 76 paginas, mas
      tem o resumo com as obrigações do inquilino e do proprietario, com
      as referencias das leis, estarei anexando os links abaixo,

      http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/droits/obligationsLocataire.asp

      http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/droits/obligationsProprio.asp
      http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/droits/bail.asp

      ANA

      Ana,

      Muito obrigado pela sua ajuda… quando vi as 76 páginas assustei, mas depois com os “resumos” fica melhor pra imprimir e levar ;)

      Agradeço novamente,

      Abraços
      Caio

    • #47422
      Vivs
      Participante

      @nilian wrote:

      @Vivs wrote:

      Tenta Daniel LeBlanc, hehe. O nome dele se escreve assim, pude ver na placa sobre a mesa dele durante a entrevista.

      Olá, Vivs!
      Li o relato de sua Entrevista postado no seu Blog (já até deixei uma msgem por lá) e bateu uma dúvida.
      Eu também tenho uma irmã que mora em Levis desde 2008 como Residente Permanente. Quando meu marido e eu enviamos nosso dossiê, anexamos tbm o Formulário preenchido pela minha irmã e carimbado pelo Cartório de lá (Ela mandou pelo Correio), juntamente com comprovante de residencia e outros docs do marido e da filha.
      Mas, qdo li no seu relato que entregou os docs do seu cunhado junto com a declaração dele, me deu um certo pânico…rs O que seria essa Declaração???? Poderia me esclarecer???
      E desde já, MUITO OBRIGADA!
      Abs

      Olás!

      Essa declaração é o formulário mesmo, é porque ele se chama “Déclaration d’un membre de la parenté au Québec”, hehe. É isso mesmo, é só sua irmã preencher e carimbar e enviar pra vc, sem mistério! Fica tranquila que não tem esse terrorismo que a gente pensa, não, mas tb sei que não adianta falar, sempre vamos ficar nervosos, rsrsrs. Qualquer dúvida, estamos aí!

    • #47424
      Vivs
      Participante

      Em tempo, os outros documentos deles que entregamos foram as cópias das carteiras de residente permanentee uma cópia da declaração de imposto de renda anual deles de lá, mas isso não foi nem cobrado, somente a cópia dos docs e o formulário com a declaração assinada.

    • #47436
      OgaiT_TiagO
      Participante

      @ana wrote:

      Oi Tiago,
      Parabens pelo CSQ, com certeza foi merecido, vc poderia por favor me dizer como acho o video do Dannyel Lanblanc no Youtube ? procurei não encontrei.

      Obrigada

      ANA

      Ana, puxa, confundi os nomes, o Monsieur que encontrei no Escritorio foi M. Gilles Mascle, por sinal, muito gente boa. Porem devido sua aparencia, conte pra um amigo, que me disse que o nome dele seria Leblanc, MIL DESCULPAS, seguem os links dos videos M. Gilles Mascle…… rs…

      http://www.youtube.com/watch?v=D4POYSqwJiQ

      http://www.youtube.com/watch?v=gr4Ak3nIIm4&feature=related

      Je suis tellment désolée!!!!

    • #47438
      ana
      Participante

      obrigada, mesma assim pelo link, farei entrevista em breve e estou curiosa quanto ao entrevista,

      merci

      ANA

    • #47458
      nilian
      Participante

      @Vivs wrote:

      Em tempo, os outros documentos deles que entregamos foram as cópias das carteiras de residente permanentee uma cópia da declaração de imposto de renda anual deles de lá, mas isso não foi nem cobrado, somente a cópia dos docs e o formulário com a declaração assinada.

      Ei, Vivs
      Muito Obrigada por esclarecer minha dúvida. Na verdade, já até enviamos a Declaração original ao BIQ e acredito que no dia da Entrevista vamos apresentar outros docs mais atuais de minha irmã, como comprovante de residencia, etc.
      Obrigada por tentar acalmar também nossos nervos… :lol: Mas tá difícil, viu!!!
      Haja Maracujina!!!
      Abração!!!

    • #47464
      Rafa Menezes
      Participante

      Olá pessoal!!!

      Alguém poderia me dizer se há alguma possibilidade de sermos convocados para entrevista ainda este ano…enviamos nossa documentação no dia 02/09/11…

      Eu e minha esposa estamos querendo fazer um curso de francês em Dijon (França) nos meses de dezembro e janeiro, mas estamos com medo de fechar o pacote e sermos convocados…

      Abraço a todos!!

    • #47466
      NEURAMOS
      Participante

      Ola Rafael… o processo está lento… tudo depende do perfil para serem chamados rapido.. eu acho que é dificil, pois tenho amigos de maio e junho e não foram chamados ainda… Quanto a ir pra França, eu recomendo ir pra Quebec, pois vai lhe dar muito mais pontos e informações que você poderá usar na entrevista…
      Boa sorte…

      Aguardamos noticias e informações de pessoas que já fizeram a entrevista, para nos dizer quem foi o entrevistador e qual o foco das perguntas…
      grato

    • #47454
      Rafa Menezes
      Participante

      Neumar,

      Claro que Québec me daria muitos pontos e talz…mas conhecer a França é um sonho antigo…rsrsrs…e ainda aproveitamos pra praticar o francês, né?

      Tô acompanhando tb…(ansioso demais)

      abraço

    • #47480
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Segue abaixo resposta para o Caio!

    • #47487
      OgaiT_TiagO
      Participante

      @Caio Fraga wrote:

      @OgaiT_TiagO wrote:

      …..Pediu tambem pra ver se eu tinha as regras de como alugar um apartamento no Québec, eu mostrei….

      Tiago,
      Você poderia me informar onde tem as regras para alugar um apartamento por favor?

      Outra dúvida, porque que seu projeto deu 217 páginas? rsrsrsrs
      Estou fazendo o meu e está muito longe disso…hehehe

      Agradeço desde já.

      Abraços!
      Caio

      Caio, meu projeto, tem tudo isso, pois so o arquivo CANADA do Wikipedia, peguei completo, so ele tem 65 ja, e assim vai, tenho do QUebec e de Montreal. POis decidi imprimir tudo pra ler um pouco da historia, geografia, politica e tudo, mas nao precisa preocupar com isso. AS regras de apartamento e aluguel estao no site do MIIC (em Frances) la na parte de LOGEMENT.

      Espero ter ajudado, desculpe a demora!

    • #47502
      Caio Fraga
      Participante

      @OgaiT_TiagO wrote:

      @Caio Fraga wrote:

      @OgaiT_TiagO wrote:

      …..Pediu tambem pra ver se eu tinha as regras de como alugar um apartamento no Québec, eu mostrei….

      Tiago,
      Você poderia me informar onde tem as regras para alugar um apartamento por favor?

      Outra dúvida, porque que seu projeto deu 217 páginas? rsrsrsrs
      Estou fazendo o meu e está muito longe disso…hehehe

      Agradeço desde já.

      Abraços!
      Caio

      Caio, meu projeto, tem tudo isso, pois so o arquivo CANADA do Wikipedia, peguei completo, so ele tem 65 ja, e assim vai, tenho do QUebec e de Montreal. POis decidi imprimir tudo pra ler um pouco da historia, geografia, politica e tudo, mas nao precisa preocupar com isso. AS regras de apartamento e aluguel estao no site do MIIC (em Frances) la na parte de LOGEMENT.

      Espero ter ajudado, desculpe a demora!

      Tiago, bom dia!

      Obrigado pelo seu retorno… estou montando meu projeto também para entrevista agora em dezembro.

      Boa sorte com o Federal…

      Abraços!!

    • #47504
      mCerqueira
      Participante

      Pessoal, apenas uma sugestão: cuidado para não dispenderem muito tempo montando um projeto que corre grande risco de sequer ser foleado. Pesquisem, leiam bastante e lembrem-se que o foco da entrevista é avaliar seu nível de francês, seu conhecimento sobre o mercado de trabalho e seu perfil profissional, estimativa de custos e verificar se você tem informações suficientes para ter uma boa adaptação lá numa eventual imigração. Coloquei algumas dicas no blog que criei .. deem uma olhada e boa sorte!!

      abraços,
      Marcos

    • #47593
      Ana e Rene
      Participante

      Nosso relato
      A entrevista estava inicialmente marcada para as 14h, mas a Aline ligou no dia anterior perguntando se poderia antecipá-la, então ficou marcada para as 12h30. Ao chegarmos, às 12h, fomos recebidos pela secretária Juliana e sentamos para esperar a Me. Malika Dehraoui, que nos chamou pouco após o meio-dia.
      Sentamos, e ela passou as informações de praxe sobre a entrevista, frisando que, se não entendêssemos algo, deveríamos falar, pois um dos objetivos era avaliar o nível de francês. Ela começa pedindo documento por documento do requerente principal, na ordem em que são solicitados no e-mail de confirmação da entrevista:
      1. Les passeports valides du(de la) requérant(e) principal(e) ainsi que de celui des membres de la famille qui l’accompagneront au Québec;
      2. Certificats de naissance du (de la) requérant(e) principal(e) et des membres de la famille qui l’accompagneront au Québec;
      3. Preuves de statut familial : certificat de mariage, actes de décès du conjoint, de divorce, d’adoption, etc. Conjoints de fait : preuve de relation maritale et de cohabitation;
      4. Preuves de scolarité, diplômes et relevés de notes : requérant(e) principal(e), époux (se) ou conjoint(e) à jour ;
      5. Preuves de l’emploi actuel et des emplois occupés au cours des cinq dernières années – requérant(e) principal(e), époux(se) ou conjoint(e) de fait. Aussi que les preuves dans les cas suivants : si vous exercez ou avez exercé une activité à votre compte; si vous travaillez ou vous avez travaillé dans un territoire autre que celui de votre pays de citoyenneté; si vous résidez ou vous avez résidé temporairement au Canada.
      6. Preuves de connaissance linguistique : votre niveau de français et/ou anglais – requérant(e) principal(e), époux (se) ou conjoint(e) de fait.
      7. Preuves de liens de parenté au Québec : si un membre de votre famille réside au Québec (époux, conjoint de fait, père, mère, fils, fille, frère, sœur, grand-père ou grand-mère).
      *** Il n’est pas nécessaire de fournir de traduction pour les documents rédigés en portugais, espagnol, anglais ou français.
      Não esqueçam os históricos escolares, pois esqueci um dos meus. Ainda bem que não teve problema, e ela usou a xérox que estava no processo. À medida em que conferia cada documento, ela fazia perguntas sobre ele, ou seja, sobre cada curso, sobre o seu trabalho, sobre como aprendeu as línguas etc. Ela também perguntou e anotou a fonte das vagas de emprego que eu apresentei. Contei que já alugamos apartamento em Montréal e o que conhecíamos de lá.
      Ela perguntou se eu havia visto recentemente algum filme quebequense, mas eu sou péssima para me lembrar de filmes, então o René sutilmente começou a ajudar, mas ela disse que eu é que deveria falar e queria que eu contasse o filme, então contei sobre um documentário do carnaval de Québec, que era o que eu melhor recordava.
      Depois de conferir e conversar sobre os documentos, ela perguntou sobre os planos, então expliquei os resultados da minha pesquisa sobre mercado de trabalho, possibilidades de emprego, apartamento etc. Uma hora ela começou a falar em inglês e perguntou sobre o que eu achava do Québec, por que Montréal, e conversamos sobre os costumes locais.
      Ela também não olhou o nosso projeto nem exigiu maiores detalhes dos meus outros planos, restringindo-se mais ao plano A. Mas fiz questão de explicar que não exerço a profissão de advogada, que pretendo continuar atuando na vida acadêmica e que já conversei com funcionários e professores de universidades e soube que não há impedimentos para ser professor se eu tiver o doutorado. É claro que não poderei ensinar nada de Direito local, mas mostrei a ela exemplos de matérias que não exigem inscrição do Barreau du Québec e que teoricamente eu poderia assumir.
      Então, Me Malika passou aos documentos do René, que se saiu surpreendentemente bem com as 160 horas de francês em 7 meses de curso na École Québec. Ela perguntou a ele, mais de uma vez, se ele só havia aprendido francês este ano. Assim como eu, deve ter ficado impressionada… Só a primeira pergunta que ela fez, sobre o ano do primeiro diploma dele, e ele não ouviu direito, e eu respondi, ela disse que quem tinha que responder era ele, mas a conversa com ele foi em francês do começo ao fim, e ela nem sequer testou o inglês dele. Talvez por ele trabalhar em empresa americana. Ela nem sequer viu as vagas, talvez por ser da área de TI, em demanda.
      Foram quase 2 horas de entrevista até o esperado Félicitations. Para mim, uma sensação de felicidade como temos poucas vezes na vida, mais ou menos como saber o resultado do vestibular. E então continuamos conversando, ela falou um pouco em português, falamos sobre São Paulo, em seguida passamos na sala do Gilles Mascle para esclarecer com ele sobre a francização. Aliás, eu fiquei com F, e o René, com NF. E a Me. Malika confirmou que tenho direito à francização ‘en ligne’, mas que deveria confirmar se terei direito ao reembolso das horas de francês que ela recomendou que eu estudasse, mesmo com o F.
      Minha dica é que podemos fazer quantos planos forem viáveis, e fiz 5 por causa do problema de ser formada em Direito, mas dediquei um dia inteiro só para o plano A, de professor universitário e de acordo com minhas áreas de atuação e pesquisa, e cheguei lá muito segura do caminho que devo seguir para implementá-lo.
      Abraços, e espero que nos encontremos no Québec!
      Timeline
      20/05/2011 – 1a. carta: Abertura do dossiê
      09/06/2011 – 2a. carta: Aceitos para entrevista
      05/09/2011 – Convocação para entrevista
      05/10/2011 – Entrevista e CSQ

    • #47594
      Marcelo Moraes
      Participante

      Parabéns Ana e René!!!!
      Agora é rumo ao federal hein rs… e muito obrigado por compartilhar sua entrevista conosco!

      Sucesso!

    • #47602
      H.Rodrigues
      Participante

      Bem-vindos ao grupo dos “federados” rsrs

      Abraço

    • #47604
      nilian
      Participante

      @Ana e René wrote:

      (…) Foram quase 2 horas de entrevista até o esperado Félicitations. Para mim, uma sensação de felicidade como temos poucas vezes na vida (…)

      Parabéns, Ana e René!
      E MUITO OBRIGADA por dividirem conosco esta etapa de suas vidas. Os colegas que ainda não fizeram a tão temida entrevista, como meu marido e eu, agradecem o relato tão detalhado :P
      Abração!

    • #47610
      Ucrambuco
      Participante

      Olá Ana e René! Parabéns pelo CSQ!!!!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47611
      Lu_campinas
      Participante

      Parabéns !!! :hooray:

      2 horas, Ufá, mas que bom que deu certo !

      Obrigada pelo relato, é muito gostoso ler as dicas de quem já passou pela entrevista !
      Um abraço,

      Lu
      obs: também me senti perdida sem a CBQ :alright:

    • #47615
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Parabéns Ana é rene!!!!!
      estes relatos são muito importantes, principalmente pra quem vai fazer a entrevista, que é nosso caso também. rsssss

      Quais foram as datas de envio da documentação e entrevista, voces poderiam nos informar?

      Abraços!
      Marcelo&Paula

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #47623
      NEURAMOS
      Participante

      @Rafa Menezes wrote:

      Neumar,

      Claro que Qu

      A sua mensagem está chegando cortada, assim como outras mensagens… sera que é o meu pc ou os outros estão tendo esse problema???

      Bem, minha entrevista é dia 8/11 as 9 hrs… to na ansiedade, estudando de tudo um pouco… gostaria de saber mais sobre as entrevistas que foram realizadas no mês de setembro e agora em outubro também, se puderem dar relatos, agradecemos

    • #47624
      NEURAMOS
      Participante

      valew mesmo Ana e Rene… mas me diga uma coisa, e o francês dela, como é??? dificil de entender??? ela é simpatica??? e tinha mais alguma pessoa fazendo entrevista???
      obrigado

    • #47640
      Ana e Rene
      Participante

      Neuramos, o francês dela é de um nativo de Québec, então é rápido, ou seja, não é tão explicado como o francês de um professor nem tampouco como o de alguém que não é nativo. Eu tive que perguntar “Comment?” algumas vezes e mesmo assim fiquei com F no CSQ. Mas não achei difícil de entender, não. Isso vai depender do seu nível francês. Fique tranquilo quanto a isso, pois creio que o que é mais avaliado é a sua capacidade de se expressar em francês. Ela é séria durante a entrevista. Só já no final, acabando a entrevista, ela riu um pouco porque começamos a conversar sobre outros assuntos. Por enquanto só tem ela fazendo entrevista, mas eu acho que, nas datas que constam no site, deve ter outro entrevistador, pois, a princípio, não é função dela entrevistar. Ela fez para ajudar e evitar que processos atrasados demorem mais. Abs

    • #47643
      NEURAMOS
      Participante

      Valew pela dica… Eu perguntei se tinha outros entrevistadores, pois ouvi que o Leblanc estava entrevistando também… E como sua entrevista demorou 2 hrs, atrasou a de outras pessoas né, só por isso… Como assim vc ficou com F no CSQ ??? como é essa classificação???
      Obrigado pelas dicas…

    • #47647
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Ana e rene, tudo bem?

      Perguntei anteriormente sobre as datas do envio da documentação e entrevista….poderia nos esclarecer? só para termos uma idéia de tempo de espera etc..

      Muito obrigado.

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #47657
      NEURAMOS
      Participante

      @Marcelo_Andrade wrote:

      Ana e rene, tudo bem?

      Perguntei anteriormente sobre as datas do envio da documentação e entrevista….poderia nos esclarecer? só para termos uma idéia de tempo de espera etc..

      Muito obrigado.

      Não querendo me intrometer, mas já me intrometendo Marcelo ehehe, eu enviei a minha documentação em março, recebi a confirmação do deposito e da analise de meu processo em abril e fui chamado para entrevista no dia 8 de novembro…
      espero ter te ajudo
      abras
      Neuramos

    • #47658
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Que isso Neuramos, pelo contrário, voce ajudou demais….muito obrigado pela informação.

      Abraços!

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #47669
      Ana e Rene
      Participante

      Marcelo, eu adicionei o timeline no final do próprio relato da entrevista!
      Neuramos, a nossa entrevista era a única naquele dia; só havia outra no dia seguinte. Acho que a Me. Malika não faz mais do que uma entrevista por dia.
      O CSQ tem um campo chamado Connaissances linguistiques. F quer dizer fluente; NF, não fluente. Eu fiquei com F, e o René, com NF.
      Abs

    • #47671
      mCerqueira
      Participante

      sei que no final das contas não faz diferença nenhuma.
      mas até onde eu tinha lido era de Francófono e Não-Francófono.

      #

    • #47679
      fabricio_carboni
      Participante

      Oi Pessoal,

      Gostaria de dizer que entregamos nossos formulários hoje pessoalmente no BIQ e perguntamos se ainda fariamos entrevista esse ano a recpecionista disse que provavelmente não. Enfim, o importante é que os forms já estão lá. Agora é só aguardar.

      Abs

    • #47681
      Ana e Rene
      Participante

      mCerqueira, mas o francófono não é o fluente? Ou, sei lá, pode ser só avançado. Eu mesma tenho dúvidas quanto ao meu direito à francização (exceto ‘en ligne’, que todos têm), então fui procurar e vi que só não é coberto o curso presencial a partir do nível C, mas, por exemplo, se eu me matricular no B avançado, teoricamente estaria coberto. Ao mesmo tempo, eu já li aqui que um entrevistador deu NF a uma pessoa que falava bem francês para garantir o direito dela à francização.
      Abs

    • #47686
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Ana e Marcos,

      sugrio que leiam o topico “”F” no CSQ ” em http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/44/313.html

      quando o mesmo estiver com o seu conteudo corrigido, como alias varios dos topicos estao meio sabotados pela atualizacao do forum (problema que esta sendo corrigido pelo Bruno).

      Abraços

    • #47710
      NEURAMOS
      Participante

      Ninguém mais tem noticias de como estão indo as entrevistas??? a minha ta chegando… Precisamos de mais noticias… quem fez a entrevista recentemente favor dar sinal de vida… eheheh :alright:

    • #47712
      Ucrambuco
      Participante

      Olá pessoal!
      Alguém aqui que mandou os documentos em agosto/2011 recebeu a segunda carta?
      Vi que alguns processos federais, estavam parados por causa da greve dos correios.. será que pode ter ocorrido o mesmo?
      Será que temos chances de ser chamados para a entrevista este ano, ou as chamadas deste ano já acabaram?
      Mariana

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #47714
      ana
      Participante

      RELATO DE ENTREVISTA

      Oi amigos, minha foi hoje e com muita que venho comunicar que consegui o meu CSQ,
      minha entrevista atrasou 30 minutos, durou 40/50 minutos, as perguntas foram sobre sobre meus trabalhos o que eu faço, o que aprendi na faculidade e no curso de frances,
      falei que aléma da gramatica aprendi tb sobre cultura e habitos do Quebec, ela gostou,
      estrategia de como entrar no mercado no trabalho, falei da estrategia de fazer serviço voluntario para pegar experiencia quebecois, ela gostou anotou, anotou todas as fontes das pesquisas, em ingles pediu para falar de um filme, se eu gosto de viajar, o que façso quando viajo, onde eu encontrei as informações sobre minha profissão, falei que tinha ida na palestra com os representantes do miniterio da saúde do Québec, ela anotou, habitos e costumes do Québec, falei que a placas na ruas são todas em frances, e todo nada virou e disse félicitations, mas ai derrubou agua na impressora, rsrs, me deu as orientaçoes fiquei com F nos conhecimentos linguisticos.
      bom acho que e so, obrigada a ANA e a Simone pelo relato, ajudou muito, agora e so para a fila do federal

    • #47715
      NEURAMOS
      Participante

      Boa Ana…. Felicidades…. valew pelo depoimento… vai ajudar muito… a minha é dia 8 de novembro… a ansiedade é grande…

    • #47730
      nilian
      Participante

      @ana wrote:

      RELATO DE ENTREVISTA
      Oi amigos, minha foi hoje e com muita que venho comunicar que consegui o meu CSQ,
      minha entrevista atrasou 30 minutos, durou 40/50 minutos

      Antes de mais nada, Parabéns, Ana!
      Deve ser um alívio imenso passar dessa etapa, não é mesmo?!
      Gostaria de saber quem foi seu(sua) entrevistador(a)…

      Tô que nao me aguento, pois minha entrevista será dia 14 de dezembro :lol:

      Abraços!

    • #47836
      kilza
      Participante

      Oi pessoal! Minha entrevista será em novembro 2011 em São Paulo. Também recebemos a convocação por e-mail. Estamos nos preparando muito desde Dezembro 2010. Sou professora de francês, então estou ensinando meu marido. O processo federal realmente está demorando entre 14 a 16 meses, conforme informações que obtive por telefone ligando diretamente para lá. Claro, vale lembrar, que este período servirá para procurar emprego e caso haja alguma oferta válida o processo pode acelerar! Se alguém quiser ter aulas de francês, é só falar!

    • #47843
      ana
      Participante

      Oi Nilian

      perdoe a demora em responder, estou correndo com os documentos do federal e da ordem.
      minha entrevistadora foi a Malika, ainda não tem entrevistador ela e quem esta fazendo no momento, mas olha foi bem tranquila, foi mais uma conversa, na medida que ela vai pegando os documentos vai conversando.
      ficarei torcendo por vocês tb.

      ANA

    • #47885
      NEURAMOS
      Participante

      Mais alguma novidade??? povo que fez a entrevista recentemente??? Novembro é nóis ehhe

    • #47910
      leonardo_vac
      Participante

      @mari e jonas wrote:

      Olá pessoal!
      Alguém aqui que mandou os documentos em agosto/2011 recebeu a segunda carta?
      Vi que alguns processos federais, estavam parados por causa da greve dos correios.. será que pode ter ocorrido o mesmo?
      Será que temos chances de ser chamados para a entrevista este ano, ou as chamadas deste ano já acabaram?
      Mariana

      Olá Mariana,

      Também enviamos os documentos em agosto e só recebemos até agora a primeira carta. Fui numa palestra aqui em Curitiba (24/10) do escritório de imigração e eles afirmam que demora de 4 À 5 meses para fazer a entrevista. Eu pessoalmente não acredito na minha entrevista ainda esse ano, e pior.. ele ainda disse que em janeiro não haverá entrevistas.
      O jeito é esperar e ir estudando.
      Alguem aí está na mesma situação? Enviou a documentação em Agosto? ou tem entrevista marcada para Janeiro??

      Leonardo

    • #47912
      Ucrambuco
      Participante

      Olá Leonardo…
      De fato acredito que retorno se não for esse ano, somente depois do carnaval….
      Enfim, se alguém receber a segunda carta, avisa a gente!!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48007
      julianalima2
      Participante

      Pessoal,

      Por favor deixem seus depoimentos caso tenham feito entrevista nos últimos dias, para que possamos ajudar os colegas que estão para fazer a entrevista nos próximos dias(assim como eu…)!

      Grata pela colaboração de todos! ;)

    • #48008
      NEURAMOS
      Participante

      Eu estou aqui contando os dias para minha entrevista… dia 8 estarei realizando a minha, e pode ter certeza que estara aqui meu depoimento… abras

    • #48047
      Cassia_Costa
      Participante

      Meu marido e eu faremos a entrevista em SP dia 08/11 também. Enviamos documentações em julho. Em 24/10, sem nenhum esperança de ainda fazermos a entrevista este ano, recebemos a convocação por e-mail.

      Que Deus nos ajude!

      Boa sorte a todos!

    • #48056
      mcologna
      Participante

      Olá Cassia,

      Nós também faremos dia 08/11, amanha no caso.. rsrs que hs vcs irão?!
      Boa sorte!!
      Bjos

    • #48059
      nilian
      Participante

      Olá! Uffa…
      Finalmente consegui postar aqui.
      Estava com saudades :mrgreen: meu login não funcionava…
      Enfim, passando para desejar boa sorte aos colegas que farão as entrevistas no BIQ esta semana e pedir encarecidamente um relato dos detalhes aqui.
      Bonne chance a nous!

    • #48081
      Cassia_Costa
      Participante

      @mcologna wrote:

      Olá Cassia,

      Nós também faremos dia 08/11, amanha no caso.. rsrs que hs vcs irão?!
      Boa sorte!!
      Bjos

      Olá, fomos ontem às 13h30. Conseguimos e vc? E o q achou?

    • #48082
      LePew
      Participante

      Parabéns Cassia!

      Quem fez a entrevista com vcs?

      A nossa está chegando, semana que vem… aff!

    • #48083
      Cassia_Costa
      Participante

      Bom dia a todos.

      Primeiramente, digo o quão feliz estou por ter conseguido o inesperado(para este ano) CSQ. Pois enviei toda a documentação em julho.
      Foi ontem com a Malika em SP. Confesso que foi um pouco diferente do que imaginei e ainda não relaxei, parece q não aconteceu a tarde de ontem.

      RECOMENDO FORTEMENTE a todos, que simulem como se estivessem em uma entrevista de emprego em Quebec. Eu me enrolei bastante pra explicar minhas atividades nas empresas que trabalhei, pois não havia repassado a fundo os termos técnicos de minha área(TI). E ela ao ver minha carteira, perguntou minuciosamente sobre cada atividade, do que se tratava.. enfim, dei umas escorregadas, pois estudei mesmo a fundo, sobre Quebec, onde moraria, como alugaria, o q estava fazendo pra atingir objetivos, essas coisas.. enfim, ela perguntou MUITO sobre o trabalho. Mas deu pra se virar nos 30.. Próximo do fim(parecia q não tinha fim), ela me perguntou sobre Quebec, primeiramente, pra onde meu marido e eu escolhemos ir, etc.. mas o foco maior da entrevista foi falar sobre o trabalho, explicar a rotina.. e umas 2 perguntas em inglês.. como era viver no Rio e outra sobre Quebec q não me recordo agora. Senti que o q mais ajudou, foram as experiências de trabalho, certificações.. Ao final, ela disse pra continuarmos firmes no francês e q obviamente, aprenderíamos lá no dia a dia, por conta do trabalho. Mas q por termos o CSQ, q não deixássemos de continuar estudando até imigrarmos pois só nos fortaleceria ainda mais junto ao nosso perfil de trabalho.

      Boa sorte a todos!

    • #48091
      NEURAMOS
      Participante

      Ola Pessoal… mais uma noticia boa… passei na entrevista no dia 8 de novembro… Foi bem sussegado, todas as simulações de entrevista que fiz valeram muito a pena… Monsieur Leblanc foi o entrevistador. O francês dele é tranquilo, ele já vem com grande parte das informações digitadas no cpu. Perguntas básicas, diretas e objetivas, tudo que você ve aqui no site (perguntas)…

      Ele não me perguntou nada quanto a comprovação de renda, e nem perguntou onde eu iria ficar em montreal (deve ser pq eu morei 6 meses lá)…
      Perguntou pq escolhi o Canadá (para falar em inglês), e deu umas dicas do que eu deveria procurar de emprego primeiro, como fazer, etc… e vous été accepté. :lol:
      Dai só alegria…
      Precisando de alguma coisa é só falar galera… Agora vamos para a fila do SUS (Federal)
      abras

    • #48096
      Afsantos
      Participante

      Bom dia Pessoal,

      Para quem já recebeu o e-mail avisando sobre a entrevista, poderiam por favor postar o rementente do e-mail?

      Peço isso, pois vi algumas pessoas dizendo que o e-mail ficou na caixa de Spam.

      Então, gostaria de evitar qualquer engano.

      Obrigado a todos.

      Abraço.

      Monsieur Santos

    • #48098
      quebec ao tucupi
      Participante

      Olá Afsantos,

      O remetente do e-mail da convocação para a entrevista foi o seguinte:
      Aline Gemignani: Aline.Gemignani@mri.gouv.qc.ca

      Abraços

      Mung Daal
      http://www.quebecaotucupi.blogspot.com

    • #48099
      Vivs
      Participante

      Olá, Santos

      No meu caso, apareceu no meu email como “Martins, Emili”.
      Ela é a técnica de imigração que assinou o email, esclarecendo dia e horário da entrevista. Foi o maior susto, pq abri pensando que era contato de algum estrangeiro do couchsurfing, grupo do qual faço parte. Fiz a entrevista em junho desse ano.
      Meu email é do gmail e não caiu como spam.

      Boa sorte!! :bigups:

    • #48104
      Clariana
      Participante

      Neuramos vc fez sua entrevista em São Paulo?? vou fazer a minha em São Pauo dia 17 e estou curiosa pra saber quem será o/a entrevistador/a . Se vai ser a Madame Malika ou o Ms Leblanc.

    • #48106
      NEURAMOS
      Participante

      Eu fiz a entrevista agora dia 8/11 em são paulo mesmo… no período da manhã só estava o Monsieur Leblanc fazendo a entrevista, pela parte da tarde estavam os dois… Com ele é muito tranquilo, agora com ela, eu não posso dizer nada… Precisando de mais alguma coisa é só perguntar… Bonne Chance

    • #48130
      tati06
      Participante

      tenho essa duvida e medo tbm….a convocacao da entrevista eh sempre por email:

      nao eh por carta::::tenho medo de que caia no spam…pq sempre apago meus spams…

    • #48136
      Luana e Rafael
      Participante

      Olá a todos!! Estamos tb aguardando a segunda carta do BIQ! Enviamos nossa documentação dia 5 de agosto e recebemos a primeira carta dia 30 de agosto. Calculamos tudo para fazer a entrevista ainda nesse ano, mas pelo que vemos, achamos que vai ficar para ano que vem!!!

      Envio ao BIQ: agosto/2011
      CSQ: março/2013
      Nome no e-cas: maio/2013
      Pedido exames médicos: 27/01/2014
      Passaportes no Consulado: 07/02/2014
      Decision Made: 24/02/2014
      Chegada dos passaportes: 24/3/2014

    • #48147
      julianalima2
      Participante

      Olá pessoal!

      Passando por aqui pra dizer que fiz minha entrevista dia 14/11 e deu tudo certo, a entrevista foi com Ms. Daniel Leblanc e foi muito tranquila, durou cerca de 40 minutos apenas.
      Para aqueles que ainda vão fazer a entrevista a dica é dar foco para o mercado de trabalho e suas respectivas profissões pois acho que foi o que fui mais questionada e estava muito bem preparada.
      Bem é isso caso tenham dúvidas é só perguntar.

      abraços a todos

    • #48150
      NEURAMOS
      Participante

      Parabéns e bem-vinda a fila do SUS FEDERAL… ehhehe…

    • #48153
      quebec ao tucupi
      Participante

      @julianalima2 wrote:

      Olá pessoal!

      Passando por aqui pra dizer que fiz minha entrevista dia 14/11 e deu tudo certo, a entrevista foi com Ms. Daniel Leblanc e foi muito tranquila, durou cerca de 40 minutos apenas.
      Para aqueles que ainda vão fazer a entrevista a dica é dar foco para o mercado de trabalho e suas respectivas profissões pois acho que foi o que fui mais questionada e estava muito bem preparada.
      Bem é isso caso tenham dúvidas é só perguntar.

      abraços a todos

      Olá Juliana,

      Se não me engano vc também é contabilista, se puder, poderia nos contar quais foram as perguntas que o entrevistador lhe fez sobre o mercado de trabalho, profissão, se questionou algo sobre a profissão ser regida por ordem, que tipos de perguntas ele fez?

      Também sou contabilista e vou fazer minha entrevista dia 30 em Salvador, tenho pesquisado e estudado bastante sobre a profissão e mercado de trabalho, gostaria de saber se estou no rumo certo!

      Se puderes nos ajudar, lhe agradecemos!

      Abraços!

      Trufa
      http://www.quebecaotucupi.blogspot.com

    • #48154
      lecantelli
      Participante

      Boa tarde pessoal…
      Fiz a entrevista ontem (14/11/2011) com o Daniel Le Blanc.

      Entrevista bem tranqüila, tendo em vista que meu francês é básico.
      As perguntas seguiram o mesmo roteiro de todos que já foi comentado aqui.

      Nome e Sobrenome
      Data de Nascimento
      Pediu os diplomas, sempre se referindo como “BAC”.
      Analisou todo os históricos escolares e diplomas de cursos de idiomas.
      Depois olhou todas as ofertas de emprego que levei impressas e ia comentando cada uma.
      Ao final me perguntou a motivação para ir ao Quebec, mas que respondesse em inglês. Bem tranqüilo pois meu inglês é fluente.

      O entrevistador parece mesmo querer ajudar a todos que estão participando do processo.
      Duas vezes que não entendi o que ele dizia, ele repetia de outra forma.

      Uma coisa que fiz e que ajudou muito e ele gostou, foi uma planilha com todos os passos da minha imigração a partir de hoje até a entrada no Quebec e mais um plano de vida nos próximos 5 anos. Realmente ele analisou e elogiou.

      Espero ter ajudado, pois como todos que participaram, também fiquei um pouco nervoso antes. Não sou de comentar muito aqui no forum, mas acho esta experiência pode ajuda-los.

      Abraço a todos e boa sorte!

    • #48157
      fjcnf
      Participante

      @Luana e Rafael wrote:

      Olá a todos!! Estamos tb aguardando a segunda carta do BIQ! Enviamos nossa documentação dia 5 de agosto e recebemos a primeira carta dia 30 de agosto. Calculamos tudo para fazer a entrevista ainda nesse ano, mas pelo que vemos, achamos que vai ficar para ano que vem!!!

      Luana e Rafael, Nós enviamos nossa documentação no dia 07 de julho, recebemos a 1ª carta (Ouverture de votre dossier) no dia 15 de julho e a 2ª carta (Traitement de votre dossier) no dia 07 de outubro, mas até agora não fomos convocados para a entrevista. Acho que vai ser no ano que vem mesmo!!!!

      Flávio

    • #48160
      julianalima2
      Participante

      “lecantelli”

      A minha foi bem parecida com a sua… e o meu francês também não é lá essas coisas hein (básico).
      Em qual horário foi sua entrevista?!?!? rs

    • #48161
      julianalima2
      Participante

      tucupi”

      A entrevista foi bem tranquila exatamente como todos relataram por aqui. Porém como sou contabilista quando ele estava checando o diploma ele me pediu o CRC e perguntou se eu sabia quais as ordens contábeis do Québec (CA, CGA, CMA), eu respondi o nome de cada uma, e ele me perguntou qual eu pretendi aderir e respondi que a CGA pois é a ordem mais fácil para começar a trabalhar e tem mais o meu perfil, pois apesar de ser contadora sempre trabalhei com finanças, planejamento orçamentário e financeiro…
      O meu primeiro plano foi procurar emprego como analista de finanças pois não requer a licença da ordem e ele conferiu as vagas e viu que estavam todas dentro do perfil, no plano B eu mostrei vagas como técnica em contabilidade (pois tenho curso técnico também…) e ele falou que era uma boa opção e por fim para plano C eu mostrei algumas vagas para trabalhar como Assistente administrativo, contas á pagar e receber… mas ele viu meu CV e como já tenho experiência com sistemas financeiros (SAP, Oracle..), ele disse que seria uma possibilidade procurar algo como analista de negócios de TI.
      Mas foi bem tranquilo praticamente eu entreguei as ofertas de emprego pra ele e ele só falou dando sugestões, eu quase não falei nada só concordei…
      E no fim ele só disse para me informar mais sobre as ordens e tentar já daqui do Brasil agilizar o processo das mesmas pois já posso fazer isso…
      Eu fiz uma séria de pesquisas, de bairros, casas, budget de gastos para os primeiros meses, com coisas sobre cultura em québec, e ele não quis olhar absolutamente nada, ele falou muito mais que eu e a todo tempo ele falava da importância das ordens contábeis.
      enfim é isso se precisar de mais informações é só gritar!

      Bonne chance!

    • #48162
      lecantelli
      Participante

      ” julianalima2″

      Olá, minha entrevista foi 15:30hrs, lembro que estava na sala de espera e uma mulher saiu um pouco antes da minha entrevista… seria vc?

    • #48167
      Ucrambuco
      Participante

      Olá Flávio,

      Enviamos nosso dossier em agosto e até agora só recebemos a carta de abertura em 31.08.. enfim com muita sorte ou escolha, recebermos a convocação com 15 dias antes e fazer na missão de 05 a 16.12.. mas acho difícil….:)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48176
      julianalima2
      Participante

      @lecantelli wrote:

      ” julianalima2″

      Olá, minha entrevista foi 15:30hrs, lembro que estava na sala de espera e uma mulher saiu um pouco antes da minha entrevista… seria vc?

      Sim era eu mesma!!! Minha entrevista foi ás 14h30, começou com 15 minutos de atraso e terminou ás 15h20, foi bem rápido e tranquilo…

    • #48178
      Luana e Rafael
      Participante

      Pois eh Flavio, Mari e Jonas
      como lemos em alguma msg anterior que alguem recebeu o email da convocação 2 semanas antes da entrevista, tudo eh possivel!! Ainda há aquela esperança remota de nos chamarem este ano!! Acho q isso é uma provinha de paciencia para o federal!! hahaha o jeito é esperar!
      :)

      Envio ao BIQ: agosto/2011
      CSQ: março/2013
      Nome no e-cas: maio/2013
      Pedido exames médicos: 27/01/2014
      Passaportes no Consulado: 07/02/2014
      Decision Made: 24/02/2014
      Chegada dos passaportes: 24/3/2014

    • #48208
      LePew
      Participante

      Bom dia pessoal! Acabamos de sair da entrevista com o Daniel Leblanc.

      Tudo muito tranquilo, CSQ em mãos.

      Nosso perfil:
      Aplicante principal, formado em Direito, experiência em banco
      Esposa: Bióloga, experiência em análises clínicas
      Ambos com mais de 300 horas de francês

      Nosso dossiê foi bem simples, somente uma capa, os CVs, ofertas de emprego, pesquisa sobre as empresas que existem na região, custo de aluguel (não olhou), budget (não olhou). Ele elogiou muito o nosso dossiê.

      Por isso mesmo, recomendo não exagerarem no tamanho. Como vcs podem ver o importante é levar as informações sobre sua pesquisa de mercado e os documentos originais.

      A entrevista começou pontualmente às 9h. Nós ficamos no hotel Quality Berrini, é quase em frente ao edíficio. É caro, mas a comodidade é enorme.

      Monsieur Daniel Leblanc é super simpático e muito simples. Nossa, vocês não tem idéia. Ele é mais pra consultor do que para um entrevistador. Ele gostou muito do currículo de minha esposa, sempre passando dicas, e sobre o enfoque que nós deveremos dar sobre nosso futuro profissional no Québec.

      Ele frisou muito que no Québec você é livre para escolher seu caminho.

      No mais, a sequência foi o seguinte: conferência de documentos pessoais, histórico escolar, comprovantes de idioma (nessa parte ele perguntou se eu tinha comprovante de meu inglês. Respondi que não e ele já lascou uma pergunta em inglês sobre minha motivação em ir ao Québec e em seguida, ele pediu para que eu parasse e minha esposa continuasse, em francês, pois ela não fala inglês), comprovantes de trabalho (inclusive holerite).

      Logo ele pediu os currículos e as ofertas de emprego, elogiou nossos CVs, passou o esquema de montagem de um outro CV, ponto a ponto.

      Nisso tudo, ele ia preenchendo as informações no computador.

      Depois, ele começou a imprimir, pediu para conferir os dados (até nessa parte não sabíamos se sairia CSQ ou não), até que olhei o cabeçalho da página e estava o tão sonhado CSQ lá em cima!

      C’est tout!

      Caso lembre de algo mais, escrevo depois.

      Um abraço

    • #48209
      Lu_campinas
      Participante

      LePew,

      Parabéns uhuu!!
      Boa sorte no federal, e continuem nos dando notícias!
      um abraço,
      Luciana

    • #48213
      SANDROMS
      Participante

      @LePew wrote:

      Bom dia pessoal! Acabamos de sair da entrevista com o Daniel Leblanc.

      Tudo muito tranquilo, CSQ em mãos.

      Parabéns pelo CSQ!!!

      @LePew wrote:


      Nosso dossiê foi bem simples, somente uma capa, os CVs, ofertas de emprego, pesquisa sobre as empresas que existem na região, custo de aluguel (não olhou), budget (não olhou). Ele elogiou muito o nosso dossiê.

      O dossiê deve conter isso mesmo e mais os documentos para conferência, claro, o resto tem que estar na cabeça.

      Fizemos a entrevista em 2008 também com o M. Leblanc, e ele conferiu sim nossa pesquisa de aluguel, e o budget, isso prova que o mesmo entrevistador pode fazer entrevistas totalmente diferentes.

      Paciência para a parte federal e boa sorte,

    • #48216
      mCerqueira
      Participante

      Parabéns pelo CSQ e bem vindos à fila do SUSpiro … hehehehehe

    • #48223
      CaduPimenta
      Participante

      Parabens aos que conseguiram o CSQ :) …

      Aos que ainda estão na fila como eu, alguém que deu entrada de agosto pra frente recebeu convocação para entrevista ainda este ano ? Dei entrada dia 23/08 e só recebi a primeira carta.

      Meu perfil : 30 anos, solteiro, área de TI.

      Quase certeza de que entrevista somente o ano que vem :(

      Abs .

    • #48224
      Sabrine
      Participante

      Cadu Pimenta,
      Também estou acompanhando, pois também enviamos nosso dossiê no segundo semestre e só recebemos a primeira carta até agora.
      Na escola onde nós estudávamos francês, ninguém que enviou foi convocado pra esse ano.
      Acho que vai ficar para 2012 mesmo! :?
      Nosso perfil:
      Marido: Engenheiro Eletrônico
      Sabrine: Secretária executiva
      Abraços
      Sabrine

    • #48233
      kilza
      Participante

      Oi Pessoal!
      Conseguimos nosso CSQ dia 14 de novembro 2011. Foi o Daniel Leblanc que nos entrevistou. Foi uma simpatia. Ficamos 1 hora lá com ele. Fica uma dica: estudem bem o francês, pois se mandarem bem na oral ele nem vai pedir certificado de exame de francês nenhum. Olha que meu marido pensou em fazer o TCFQ, mas o resultado não iria ficar pronto antes da entrevista. Economizamos os 300 e poucos reais! Bom, meu marido estuda francês comigo há 10 meses, cerca de duas horas por semana, no últimos mês é que focamos nas famosas possíveis perguntas, cerca de 6 horas por semana. Ele ganhou um F no certificado e foi elogiado pelo Daniel Leblanc! Eu, como professora, fiquei muiiiiito orgulhosa. Como eu já havia preparado alunos antes para a entrevista eu já estava preparada para a situação. Gente, estudem sobre política econômica. Ele perguntou onde estava atulamente o Jean Charest, qual era o principal assunto de discução atualmente no Canada, qual é nossa motivação (em inglês a mesma coisa), o que pretendemos fazer no Québec, se meu marido sabe sobre as profissões regulamentadas, deu muitos conselhos também sobre isso. Sei que, como falávamos bem francês…..das 200 e poucas perguntas estudadas, ele focou principalmente no TRABALHO e economia do Canada/Québec. Espero tê-los ajudado!

    • #48263
      gledsonrodrigues
      Participante

      Pessoal,

      Me tirem uma dúvida, ainda ocorrem entrevistas em Recife? Ou só em Salvador (me refiro a região NE)??? Sou de Maceió e gostaria de saber, isso nos ajuda na preparação.

      Perfil
      Gledson Rodrigues, 29 anos
      Técnologo em Redes de Computadores e algumas Certificações em TI

      Iza Rodrigues, 29 anos
      Formanda em Serviço Social

      Iniciando Francês e Inglês intermediário.

      Abraços
      Gledson

    • #48272
      Ucrambuco
      Participante

      Olá Gledson,
      Outro colega pode me corrigir, mas acredito que irá depender da missão daquele semestre.
      Por exemplo, a primeira vez que fiz a entrevista em 2007, todos os candidatos do Nordeste foram para Recife; Este ano , no segundo semestre, foi em Salvador.
      Aconselho após enviar seu processo, acessar o site da Immigração e conferir a programação e tentar se preparar… e ai a confirmação, com sua carta de seleção para entrevista.

      Mariana

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48302
      juliarib
      Participante

      Segue o relato da entrevista :)

      Gostaria de agradecer a todos que também compartilharam relatos aqui e me ajudaram nessa preparação. Espero estar fazendo o mesmo!

      Júlia

      =====================

      Fizemos a entrevista hoje (23/11), em Salvador e o entrevistador foi M. Daniel Leblanc. Super tranquilo!

      Quando entramos na sala ele me pediu pra sentar mais perto dele, pois sou a aplicante principal, e que Matheus sentasse do meu lado. Eu elogiei a vista da sala, que é linda, e ele adorou o comentário. Começou pedindo passaportes, certidões de nascimento e perguntando pra cada um nossas datas de nascimento. Nessa hora eu me atrapalhei com os números, Matheus me ajudou e todos demos risada. A partir daí meu nervosismo não voltou mais. rsrsrs. Ele perguntou para qual cidade iríamos e quando eu respondi Montréal ele perguntou por que. Eu disse os motivos, que era uma cidade grande e com uma vida artística muito rica e que isso era muito bom para Matheus, que é músico; disse também que temos o perfil de morar em cidades grandes. Ele gostou da resposta.

      Depois ele pediu a comprovação de união estável e eu disse que tínhamos casado há duas semanas. Ele deu parabéns e pediu a certidão. Depois perguntou se eu tinha levado uma xerox dessa certidão nova e eu tive que dizer que não, pois não sabia que precisava. Aí ele disse que não tinha problema e que eu mandasse ela scaneada por e-mail para Aline, a mesma moça que nos convocou para entrevista por e-mail também. Em seguida mostramos os diplomas, ele anotou tudo…aí Matheus explicou que no dossiê ele só tinha nível médio, mas que está se formando em Licenciatura em Música daqui a 3 semanas e ele adorou. Anotou tudo e pediu pra Matheus preencher o formulário impresso que tinha na mão dele (o mesmo que enviamos com o dossiê, onde ele ia vendo as informações, conferindo e anotando coisas).

      Depois perguntou de nossos planos de trabalho. Eu mostrei as vagas que pesquisei para o plano A (relações públicas/jornalista) e para o plano B eu falei de trabalhar como estagiária e voluntária em empresas de comunicação, mostrei essas vagas também e ele gostou. Depois falei de uma vaga em especial que encontrei essa semana que é para trabalhar na área de comunicação de uma empresa britânica em Montréal e que EXIGE português fluente, além do inglês e francês. Ele ficou super entusiasmado. Disse que era pra eu me inscrever pra vaga assim que saísse de lá. Eu expliquei que já tinha feito isso e só acrescentaria a obtenção do CSQ mais tarde. Ele adorou!

      Matheus falou da experiência como assistente de estúdio de gravação e como músico e depois falou que morou em Toronto e teve experiências como músico lá. Ele se interessou e perguntou quanto tempo ele morou no Canadá. Eu aproveitei pra falar que conhecemos Montréal e ele pediu provas da nossa visita. Mostrei a carta da amiga que nos hospedou lá e contei que perdemos o laptop com as fotos no aeroporto de SP. Ele deu risada e perguntou se perdemos ou se foi roubado, e já emendou com uma estória de um amigo dele que se virou para comprar alguma coisa no Québec e aconteceu a mesma coisa: levaram o computador do carrinho dele. Disse que isso acontece em qualquer lugar, não só no Brasil. Matheus também contou que está estagiando há um ano numa escola pública, um estágio obrigatório para a formatura dele, e que ensina uma turma de adolescentes. Ele perguntou se ser professor era uma opção e Matheus disse que sim, e que sabia que precisava tirar a permissão para ensinar no Québec. Ele gostou muito e deu muitas dicas para essa carreira; disse que eles precisam muito de professores lá.

      No final, enquanto ele digitava um monte de coisas, ele pediu pra Matheus falar dos motivos de irmos para o Québec. Depois falou alguma sobre as comprovações de idiomas, sobre o IELTS para o inglês e os certificados da Aliança Francesa e da professora particular. Depois pediu que eu continuasse a resposta de Matheus sobre o Québec: falei sobre a sociedade, os valores e retorno que temos dos impostos, além da segurança e da qualidade de vida para ter e criar filhos. Ele sorriu :)

      Nessa hora a impressora estava a todo vapor. Ele imprimiu algumas coisas para nos ajudar a procurar emprego, inclusive uns site para Matheus pesquisar mais sobre a regulamentação da profissão de professor. Disse que tem duas irmãs e um cunhado professores e repetiu que eles precisamo muito. Eu reparei que ele imprimiu nossa pontuação final, para controle deles, e foi de 64 pontos (tínhamos 57 antes, pelas contas deles). E aí o CSQ saiu! Ele pediu pra conferirmos os dados e assinou cada cópia; explicou qual delas vamos levar com a gente para o Quebec e qual devemos mandar para SP.

      No final ele elogiou nossos planos de novo e nos despedimos.

      Um alívio enorme, viu? E ele não perguntou nada em inglês…provavelmente porque levamos IELTS dos dois com nota acima de 7 :)

      *timeline*
      17/12/2010 - envio DCSQ
      21/11/2011 - entrevista e CSQ
      21/12/2011 - envio federal - devolvido por clonagem no cartão
      04/05/2012 - reenvio federal (data de abertura)
      17/12/2013 - pedido de exames médicos
      27/12/2013 - exames realizados
      17/01/2014 - E-cas com exames recebidos

    • #48304
      Luana e Rafael
      Participante

      Julia!!!
      Parabens!!! Que legal! E muito obrigada mesmo pelo teu depoimento! Lendo isso deu um estimulo para ter mais paciência, que a nossa hora vai chegar!
      Boa sorte na tua caminhada!
      :bigups:

      Envio ao BIQ: agosto/2011
      CSQ: março/2013
      Nome no e-cas: maio/2013
      Pedido exames médicos: 27/01/2014
      Passaportes no Consulado: 07/02/2014
      Decision Made: 24/02/2014
      Chegada dos passaportes: 24/3/2014

    • #48307
      Vivs
      Participante

      Parabéns a todos que estão conquistando o CSQ nessa nova rodada de entrevistas!! :D
      Sabemos o peso que sai das costas, é uma grande alegria!! Sucesso para todos nós!

    • #48357
      corsino
      Participante

      Pessoal,

      Graças a dica da Adla, evitei de ficar procurando a sala onde é realizada a entrevista. Eles deveriam colar um papel explicando onde fica a sala.

      Vamos ao relato:

      O Monsieur Leblanc é super gente boa. Muito tranquilo mesmo. Está lá para nos ajudar. A minha entrevista foi dia 25/11 as 14:30. A entrevista foi basicamente a checagem dos documentos e algumas perguntas. Em inglês ele só perguntou a motivação de estarmos indo pro Québec.
      Uma coisa que me deixou muito preocupado na hora, foi quando ele pediu a comprovação de trabalho. Nessa hora mostrei minha carteira de trabalho. Ele me pediu uma outra prova(contra-cheque, extrato bancário mostrando o pagamento do salário, carta da empresa e etc.) Eu disse que não havia levado nada disso pois pensava que a carteira de trabalho era suficiente. Ele disse que com o cônjuge era menos exigente, mas com o aplicante principal era mais rigoroso. Eu disse que poderia ligar pra empresa e pedir pra me enviarem por email na hora. Ele disse que depois voltaria para esse ponto(Nessa hora pensei: Adeus CSQ!!!). Depois fez a conferências do restante dos documentos, mais algumas perguntas e imprimiu o tão sonhado CSQ. Deu algumas orientações e se despediu.
      No mais foi SUPER tranquilo. O francês dele é bem fácil de entender e ele repete quantas vezes necessário for.

      Abraço e boa sorte aos que ainda farão a entrevista.

    • #48360
      SuperSayan
      Participante

      Pelo que estou vendo dos relatos das ultimas entrevistas, se eu tiver um frances BEM basico eu passo. Logico que acompanhado de uma boa pontuaçao tb, como ambos do casal termos melhor idade, ambos termos diploma de 4 anos de universidade, experiencia de trabalho, ingles fluente. Vou começar a estudar o frances ainda, mas pelo que estou vendo se eu estudar so pra entrevista é o que basta, não acham pessoal? Minha esposa nao tera tempo de fazer curso de frances, mas eu terei e enviarei a papelada com o certificado do SENAC de 6 meses de curso, entao vou enviar so isso mesmo e treinar minha esposa para responder as perguntas da entrevista. Não acham que tenho chances assim?

      Parabens a todos que passaram na entrevista!! :mrgreen:

    • #48367
      Lu
      Participante

      Corsino,

      Quando você enviou sua documentação foi enviado algum documento de trabalho além da carteira?

      Também estou um pouco preocupada quanto as minhas comprovações.

      Lu

    • #48370
      cleo.noire
      Participante

      Oi gente, eu enviei minha documentação em junho e vou fazer a entrevista agora em dezembro, algum de você vão fazer em dezembro também?

      Cleo

    • #48372
      nilian
      Participante

      @cleo.noire wrote:

      Oi gente, eu enviei minha documentação em junho e vou fazer a entrevista agora em dezembro, algum de você vão fazer em dezembro também?

      Cleo

      Ei, Cleo!
      Meu marido e eu enviamos a documentacao em junho tbm e fomos convocados para 14 de dezembro no BIQ em Sao Paulo.
      Haja :love: !!!

      Bonne chance!!!
      Abraços…

    • #48373
      Ucrambuco
      Participante

      Pessoal!

      Acabei de ler um blog, que um casal recebeu a convocação de entrevista apenas 05 ( cinco) dias antes! Ou seja , receberam em 25/11 com entrevista para dia 01/12! E eles não são de São Paulo! Pelo que li, enviaram os docs em Julho/11.

      afeeeee!Bonne chance a eles!!!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48375
      tati06
      Participante

      Pessoallllllllllllll..todos vcs receberam a convocação por email?tenho medo de que caia no spam ou que ja tenha caido e eu tenha deletado….quem eh o destinatario do email?
      eh sempre o mesmo que manda?fikei preocupada agora…rsrsrs
      ?

      ?
      ?

    • #48376
      ana
      Participante

      Oi
      O email de convocação de entrevista vem em nome de Gemignani, Aline

      Aline.Gemignani@mri.gouv.qc.ca;

      espero ter ajudado
      ANA

    • #48377
      LePew
      Participante

      Nós recebemos a convocação em dois emails, no meu (aplicante principal) e no da minha esposa.

      Outra coisa, eles pedem pra responder ao email confirmando a data e os dados.

      Inté

    • #48379
      tati06
      Participante

      ainda bem que pedem p confirmar…ufa….tava com medo jah…obrigada pela ajuda…

      bjus

    • #48394
      corsino
      Participante

      Lu,

      Quando enviei os formulários, só coloquei a carteira de trabalho como comprovação de trabalho. Na entrevista também só levei a mesma por acreditar que é a melhor prova para quem possui carteira assinada.

      Abraço

    • #48469
      quebec ao tucupi
      Participante

      Caros Colegas,

      Passando para informar que fizemos nossa entrevista em Salvador dia 30/11 e que conseguimos nossos CSQ’s, fomos até São Paulo, já demos entrada pessoalmente no processo federal e que agora é somente aguardar!

      Chegamos agora de madrugada em Belém, assim que possível, vou postar o relato de nossa entrevista! Aos que irão fazer a entrevista, boa sorte e muita tranquilidade, tudo irá dar certo!

      Agradecemos a todos que nos ajudaram, incentivaram, etc., nosso muito obrigado!

      Abraços,

      Mung Daal, Trufa e Chowder
      http://www.quebecaotucupi.blogspot.com

    • #48470
      mCerqueira
      Participante

      Parabéns Tucupi!!

      E seja bem vindo à fila do SUS!!!
      =)

    • #48478
      quebec ao tucupi
      Participante

      Caros Colegas,

      Postei em nosso blog o relato de nossa entrevista, quem quiser dar uma lida pode acessar no seguinte link: http://www.quebecaotucupi.blogspot.com/2011/12/entrevista.html
      Não postei aqui pois com a minha mania detalhista, o relato ficou demasiado grande!

      Abraço e boa sorte para todos nós!

      Mung Daal
      www. quebecaotucupi.blogspot.com

    • #48480
      larocque
      Participante

      québec ao tucupi,

      Parabéns pela aprovação na entrevista… Sejam bem vindos à fase do Processo Federal!!!

      Ps. Em Abril/2012 estaremos aí em Belém visitando nossas famílias.

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #48481
      quebec ao tucupi
      Participante

      Olá La Rocque e Silvia,

      Obrigado pelas felicitações!
      Não se esqueça de nos avisar quando estiver por aqui em Belém, “bora” marcar algo!

      Abração!

      Mung Daal

    • #48482
      larocque
      Participante

      @québec ao tucupi wrote:

      Olá La Rocque e Silvia,

      Obrigado pelas felicitações!
      Não se esqueça de nos avisar quando estiver por aqui em Belém, “bora” marcar algo!

      Abração!

      Mung Daal

      Com certeza avisaremos!

      Estaremos chegando no dia 27/Abril/2012 às 01:00hs (madrugada).

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #48562
      Marcelo Moraes
      Participante

      Prezados,

      É com grande satisfação que comunico a vocês o recebimento do meu CSQ por correio!!!!!!!
      Meu parceiro acaba de receber o e-mail!!!
      Nem recebemos a segunda carta!!!

      FELICIDADE A MIL!!!!

      Boa Sorte a vocês!!!!

    • #48564
      javabeats
      Participante

      Parabéns, Marcelo! Eu já imaginava que seria assim :wink:

      Agora é só agilizar o Federal, e quem sabe, a Andressa terá companhia em Montréal antes do que ela imagina ;)

    • #48568
      Marcelo Moraes
      Participante

      Valeu Javabeats!!!!

      Eu fiquei bem feliz com a notícia!!!
      Agora rumo ao federal!

      E para o pessoal que está na espera, força ai que as coias estão andando, talvez não na velocidade desejada, mas ja sabiamos disso ao começarmos esse processo, que não seria rápido.
      Se alguém precisar de algo, por favor fique a vontade.

      Grato,

    • #48569
      Monina
      Participante

      Marcelo, como assim?!

      Que benção esse CSQ via correio e numa velocidade maxi acelerada!
      Eu encaminhei meu dossiê dia 31/08 e nada de 2ª carta ainda…
      Conta pra gente o seu perfil pra poder dar uma clareada nas idéias! :wink:
      Quem me dera receber CSQ por correio, ainda mais agora com todas essas mudanças de fim de ano nos processos….

      Felicidades e boa sorte!!!

    • #48570
      Ucrambuco
      Participante

      Marcelo, parabéns!!! me enche de expectativas! Enviamos bem pertinho de você em 31/08!
      Tomara que pelo menos recebamos algum comunicado!
      Conta pra gente teu perfil!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48571
      leonardo_vac
      Participante

      O Marcelo, parabéns! conta aí qual o teu perfil..!

      o povo que enviou no final de agosto (incluindo eu) está nervoso.

      haha

      abraços e boa sorte

    • #48574
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Pessoal,

      Obrigado pela força!
      Eu fiquei bem feliz em receber o CSQ por correio, o fato de ter de fazer entrevista estava me deixando nervoso.
      Bem nosso perfil é o seguinte:

      Marcelo Moraes:
      24 anos – Adm. de Empresas (Comércio Exterior)
      Inglês fluente, mas sem certificação internacional e/ou válida.
      Francês vou começar o mês que vem ainda, não tenho conhecimento.

      Meu parceiro:
      27 anos – Químico
      Inglês fluente, com certificação internacional válida
      Francês fluente, com certificação internacional válida.

      Acho que é isso, se precisarem saber de mais alguma informação me avisem.

      Forte abraço e sucesso!!!

      Grato,

    • #48577
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Parabéns Marcelo, e boa sorte nas próximas etapas.

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #48578
      mCerqueira
      Participante

      Pessoal,

      Se não me engano, Químico está dentre uma das demandas de formação prioritária para o Quebec (procurei rapidamente no immigration-quebec, mas não achei), assim como enfermeiros(as).

      Se eu não estiver enganado, soma-se a prioridade da profissão e experiência na área mais a comprovação de fluência no idioma e voilà um CSQ na caixa de entrada … hehehehe
      =)

      #

    • #48588
      Pamela Soares
      Participante

      Ola gente,

      Sou de Recife, e tenho parentes em SP, e estou para mandar minha documentação no final de dezembro, e devido aos comentários anteriores sobre a demora quanto a resposta da entrevista para o pessoal do Nordeste, queria saber se teria como e se alguém já fez, de enviar a documentação sendo de um estado e mandar pedindo para ser entrevistado em SP.
      Como poderia fazer? enviar a documentaçao por algum endereço de lá? ou entregando a documentação diretamente lá? Ou se há como especificar onde prefiro realizar a entrevista?

      Estou preocupada com a demora da resposta pelo pessoal do NE.

      Abraços e parabens pra quem já passou pelas entrevistas. :bigups:

    • #48589
      mCerqueira
      Participante

      Pamela,

      Lamento dizer, mas adicione aí mais uma pulga atrás de sua orelha.
      Procure se informar quanto às mudanças do processo provincial … a partir de agora (06/12/2011) está sendo exigido a apresentação do teste oficial de proficiência de idioma (caso vc queria receber pontos nesse quesito).

      Além disso, pelo que andei lendo, a partir de janeiro os processos deverão ser encaminhados à cidade do México e não mais SP.

      Enfim .. como eu disse, procure se informar melhor pois acredito que existe uma possibilidade que as entrevistas para os novos processos sejam bastante reduzidas.

      abraços,
      #

    • #48590
      Pamela Soares
      Participante

      É isso mesmo, acabei de olhar essa mudança no processo. :cry:
      Isso vai me complicar um pouco e acho q diminui a chances de mandar a documentaçao ainda esse ano :bangwall: , pois nao temos os exames feitos mas ja temos um bom tempo dos dois idiomas.
      Mas obrigada de qualquer forma

    • #48618
      CaduPimenta
      Participante

      Marcelo Moraes, parabens pelo CSQ.

      E quanto ao que foi dito sobre profissões prioritárias, é isso mesmo. Se não me engano são 05, e quem tem, eles aceleram ao máximo o processo.

      Eu sou mais um que deu entrada no final de agosto e até agora só ÁGUA.
      Mas sou brasileiro e não desisto nunca … Uma hora sai !!!

      Abs !!!

    • #48725
      SuperSayan
      Participante

      Pessoal procurei bastante por este caso no forum e nao achei, estou em duvida se posso manda a documentacao somente com o comprovante de matricula do SENAC de frances, e atestar que falo o frances basico na documentacao. Ou se tenho que esperar ao menos acabar o primeiro modulo depois de seis meses para mandar a documentacao com o certificado do SENAC? Observando que ao fazer o teste online eu coloquei frances ZERO p mim e para minha esposa e passei mesmo assim!

      Outra coisa estranha eh que no site do quebec diz que so aceita teste oficial tipo o que a alianca fracncesa aplica, mas ao perguntar direto ao escritorio do Quebec, eles me falaram que aceitavam certificado do SENAC tb.
      Quem puder me dar uma luz agradeco bastante!

      abracos!

    • #48726
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Supersayan,

      vc ja leu as informacoes dos topicos:

      Atenciosamente

    • #48783
      Ucrambuco
      Participante

      Pessoal,

      Liguei agora a pouco no BIQ, para saber se tinham previsão de responder aos e-mails que enviamos e até agora nada.. me falaram que têm emails pendentes desde agosto para responder… sabe, eu entendo que não dão informações por telefone, acho certo, mas ao menos responder nos dizendo algo….dai me informaram que haverá entrevistas no começo de janeiro, quando no site diz que as entrevistas só serão depois do carnaval!
      E ainda mais uma vez: ” Até o final desta semana vamos dar uma geral nos e-mails..”

      desabafo! preparatório para o federal.. rss

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48785
      leonardo_vac
      Participante

      Será que terá mesmo entrevista em janeiro? com qual confiança deram essa informação? hhehe

    • #48804
      Ucrambuco
      Participante

      Olá Leonardo..!

      Eu já não sei mais de nada!!! Eu só acho que estas mudanças em dezembro deixaram o BIQ de Sp atordoado e pra ser bem sincera , eles nem deveriam estar sabendo…
      Você tenta argumentar pelo telefone,sempre falam: ” vamos tentar organizar os emails esta semana”…
      E acredito que se não tivermos respostas até sexta dia 16/12 somente ano que vem!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48844
      RedCzar777
      Participante

      Pessoal, recebi agora há pouco uma ligação do escritório do Quebec. Eles já estão com meu CSQ impresso, nem entrevista por telefone eu precisei fazer! :o

      Só preciso enviar uma documentação da minha enteada para eles enviarem o CSQ pra minhca casa!

    • #48845
      mCerqueira
      Participante

      Parabéns RedCzar777,

      Só pra constar, você é a 3a pessoa / família que fico sabendo que receberá o CSQ em casa sem entrevista nos últimos 2 dias.

      abraços e boa sorte para os que irão enfrentar a entrevista!!
      #

    • #48847
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Parabéns RedCzar777!!!! boa sorte nas próximas etapas!!!
      Qual o seu perfil ? Faz como o Marcelo Moraes, passa aí pra gente…..o que voce acha que pesou no seu processo para vc conseguir o CSQ sem entrevista?

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #48850
      RedCzar777
      Participante

      @Marcelo_Andrade wrote:

      Parabéns RedCzar777!!!! boa sorte nas próximas etapas!!!
      Qual o seu perfil ? Faz como o Marcelo Moraes, passa aí pra gente…..o que voce acha que pesou no seu processo para vc conseguir o CSQ sem entrevista?

      Lá vai o meu “perfil”:

      – Idade, Eu tenho 32 anos, minha esposa 31. Nosso filho tem 7 anos e minha enteada tem 15.

      – Sou formado em Ciências da Computação e pós-graduado em Segurança em Redes de Computadores. Tenho certificações técnicas em Linux (LPI), BMC Patrol e IBM Tivoli.

      – Minha esposa também é formada em Ciências da Computação. Ela não tem certificado de pós-graduação. Embora ela tenha também algumas certificações, nós não enviamos nenhuma pois elas são bem recentes.

      – Minha esposa e eu concluímos o nível avançado da Aliança Francesa e enviamos os certificados no processo.

      – Enviei também o certificado de conclusão do curso de inglês no Fisk. Minha esposa não tem nenhum certificado de inglês.

      – Já estivemos no Canadá em 2007. Foi apenas uma viagem de turismo, mas por ter levado mais de 2 semanas acho que isso também ajudou um pouco.

      – Temos ambos mais de 10 anos de experiência profissional na área.

      Em linhas gerais é isso aí. Se eu tiver esquecido algo é só perguntar!

    • #48855
      peter.sa
      Participante

      Salut!

      Passei pela entrevista hj com o M. Leblanc.
      Marcada para as 13h30, cheguei as 13h15 e ele ja pediu pra eu entrar na sala.

      entre uma pergunta e outra, me perguntou em que eu era formado (ADM) e se eu tinha algum comprovante de trabalho.
      Falei que havia feito apenas alguns estágios e depois abri meu próprio négocio (restaurante).
      Me perguntou então qual era a minha profissão… E como eu tinha um restaurante, falei “entrepreneur”. Quando falei isso, ele me olhou com uma cara, depois virou pro computador e ficou alguns segundos, que pra mim fora uma eternidade, pensando..
      Nisso ja pensei “putz… ele vai me reprovar e falar que preciso solicitar o CSQ como empresário e não como trabalhador qualificado”.
      Tentei arrumar falando então que eu era administrador ou restaurateur. Ai ele balançou a cabeça positivamente e começou a escrever.

      O que ele me pediu: minha certidão de nascimento, carteira de trabalho, meu diploma e historico de notas da universidade e do secundário, os comprovantes de trabalho (levei um email que o Itau me mandou da declaração que trabalhei la, ele meio que não aceitou, mas nao pediu que eu solicitasse a original), meu CV (em frances) e as vagas de emprego (elogiou MUITO uma das vagas) que ficaram só no plano A e B.

      meu budget, as pesquisas de logements, sobre a cidade, planos C e D, qq outro doc pessoal, comprovante de $, nada.

      em ingles, me perguntou o que me motivava a morar permanentemente em Quebec e no meio da resposta ele pediu pra eu mudar pro francês.

      a entrevista em si durou uns 25 min. Os outros 15, foram dele me falando de como mudar meu CV pra de fato pegar um emprego como directeur ou algo do tipo, falou de solicitar visto de trabalho temporario enquanto espero o Federal.

      bonne chance pra todos, independentemente da fase do processo!

      :)

    • #48862
      Ucrambuco
      Participante

      Red e Peter ,

      Parabéns pelas conquistas do CSQ!
      Turma de agosto, quem sabe chega a nossa vez de ao menos ter notícias!!!:)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48866
      nilian
      Participante

      Bonjour!

      Meu marido e eu fizemos a entrevista nesta quarta-feira, 14 de dezembro, com o M. Leblanc e conseguimos o CSQ.
      Pensem em uma pessoa simpática, educada e que está ali para nos ajudar! Pois então… esta pessoa é, com certeza, o M. Leblanc.
      Diria que a nossa entrevista foi apenas uma verificação de documentação, diplomas e atestação de nossa experiência profissional. Além, é claro, da verificação do nosso nível de Francês.
      Prometo que voltarei aqui em breve para relatar com detalhes nossa experiência a fim de ajudar muitos colegas. Estamos em São Paulo ainda e na correria para tirar nossas dúvidas sobre as mudanças do Processo Federal com a Maura, lá no Consulado.
      Chegando em Juiz de Fora, escreveremos o Relato da Entrevista com calma…

      Abraços e Muito Obrigada!!!

    • #48872
      cleo.noire
      Participante

      Ola, Nilian parabens! Fiz a minha entrevista ontem tambem as 15:30 e consegui meu CSQ, nossa estou muito feliz, realmente ele é muito simpático, imprimiu vários sites para me ajudar, tipo trabalho temporario no canada enquanto espero o processo, refez meu curriculo, me deu muitas dicas. Realmente pessoal que ainda vai fazer as entrevistas, ele esta la para ajudar.

      Bjs

    • #48896
      nilian
      Participante

      @cleo.noire wrote:

      Fiz a minha entrevista ontem tambem as 15:30 e consegui meu CSQ, nossa estou muito feliz, realmente ele é muito simpático, imprimiu vários sites para me ajudar, tipo trabalho temporario no canada enquanto espero o processo, refez meu curriculo, me deu muitas dicas. Realmente pessoal que ainda vai fazer as entrevistas, ele esta la para ajudar.

      Ei, Cleo!!!
      Parabéns para você tbm, viu!!!
      Agora é exercitar a paciência e a calma no Processo Federal (:
      Abração Especial!!!

    • #48904
      nilian
      Participante

      Olá!

      Conforme prometido, segue relato da minha entrevista no BIQ no dia 14 de dezembro.
      Como ficou um testamento, achei melhor passar o link pra quem quiser se aventurar… rs!
      http://brazucoise.wordpress.com/2011/12/16/relato-entrevista/

      Espero contribuir positivamente para os colegas que ainda serão convocados…

      Abraços

    • #48920
      Caio Fraga
      Participante

      Boa tarde pessoal,

      Fiz minha entrevista dia 15/12 às 10h com o M. Leblanc.
      Não vou ser repetitivo pois já falaram da simplicidade e simpatia do M leblanc. Entrevista muito sussa e sem nenhum imprevisto. Primeiramente ele solicita os originais dos documentos (que são solicitados no email de confirmacao da entrevista) e dps vai batendo um papo com vc, verifica as ofertas de emprego que vc selecionou e dá inumeras dicas de montagem do CV, o que mais se enquadria ao seu perfil no Canadá etc…
      Nao foi feita nenhuma pergunta em ingles, td em frances….
      Duração 1h.

      Tentei entregar a documentação do federla no mesmo dia no consulado mas nao foi aceito, falaram que a partir do dia 1/12 realmente só enviando para Sydney, CA.

      Abraços!

    • #48955
      nilian
      Participante

      Salut, mes amis!

      Não satisfeitos com o relato escrito de nossa entrevista, segue agora o link de um video gravado no quarto do hotel mesmo, contando os detalhes do dia 14 de dezembro – data que conseguimos nosso CSQ. o/

      http://brazucoise.wordpress.com/2011/12/19/309/

      Estamos muito felizes e preparando tudo pro Processo Federal!

      Abraços!!

    • #48971
      viviharumi
      Participante

      Olá pessoal! Parabéns a todos pelo CSQ!
      Eu também tenho uma ótima notícia. Recebi hoje meu CSQ sem entrevista!!! Nossa foi um alívio, pois já estava achando que a entrevista ia ser lá para março…

      Abraços,
      Viviane

    • #48981
      tati06
      Participante

      parabens Viviane.;..nossa q alivio…..conta para nos seu perfil…estamos curiosos!!!!!!e parabens!!! :discuss:

    • #48982
      Ucrambuco
      Participante

      Olá Viviane,

      conta teu perfil e quando voc~e enviou a solicitação..:)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #49009
      viviharumi
      Participante

      Oi gente! Obrigada!!!
      Meu perfil é o seguinte: sou formada em ciência da computação, tenho mais de 10 anos de experiência, solteira e sem filhos, tentando a imigração sozinha. Tenho inglês avançado e iniciei meus estudos de francês em julho do ano passado. Enviei a documentação no final de julho e recebi a carta de que a documentação estava ok em outubro, na semana passada recebi um e-mail falando que receberia o CSQ pelo correio (para minha grande surpresa) e o recebi ontem. Que presente de natal!!! hehe.. agora tenho que iniciar o processo federal.

      Abraços e boas festas!

Visualizando 258 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.