Entrevistas 2010 – 2º semestre

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Entrevistas 2010 – 2º semestre

Visualizando 97 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6847
      brandaogu
      Participante

      Pessoal, para mantermos contato de forma mais fácil, vamos agrupar aqui aqueles que farão entrevistas no 2º semestre.

      A galera que enviou o dossiê a partir de janeiro /fevereiro desse ano e que não foi chamado na leva do 1º semestre, se manifestem aí.

      Assim que também for convocado, não deixe de avisar os demais, combinado? :wink:

      Bom, eu enviei o meu dossiê no dia 19 de abril. Recebi a 2ª carta dia 05 de maio e tô na expectativa da convocação.

    • #39196
      Anonymous
      Participante

      Olá,

      Eu entreguei pessoalmente meu dossiê em 21 de janeiro e recebi a segunda cartinha em fevereiro.

    • #39197
      larocque
      Participante

      Olá pessoal,

      Mandamos nosso processo em 25/Março, recebemos a 2ª carta dia 09/Abril e também estamos na espera pela convocação!

      Abraço à todos,

      La Rocque e Silvia.

    • #39199
      alinefp
      Participante

      Olá!

      Fiquei pro 2º semestre também. Eu enviei meus docs ao BIQ no dia 07/04/2010 e recebi a 2ª correspondência, pedindo para aguardar a convocação para a entrevista em 29/04/2010.
      Portanto, cá estou esperando ansiosamente pela entrevista.

      Sucesso a todos!

    • #39202
      Anonymous
      Participante

      Oi pessoal,

      Segunda passada fui a uma palestra daquelas de informação sobre o Québec e, no final, tentei perguntar ao palestrante quando seriam as entrevistas no segundo semestre. Ele perguntou o nosso perfil e disse que nós não precisaríamos fazer a entrevista e que receberíamos o CSQ em casa, mas que os funcionários do escritório do Québec estavam com vários casos como o nosso também atrasados e que se nós não recebêssemos nada até o final de junho deveríamos mandar um email.

      Confesso a vcs que não sei se o que ele falou é verdadeiro pois enviamos nosso dossiê em janeiro e recebemos a segunda cartinha em fevereiro para aguardarmos a convocação da entrevista. Já se passaram muitos meses, se tivéssemos que receber o CSQ em casa acho que eles não teriam o trabalho de mandar essa carta e já teriam mandado logo esse danado do CSQ.

      Estou com o coração muito angustiado :roll: , sem saber se me preparo para a entrevista ou se começo a juntar os documentos para a parte federal.

      O que vocês acham?

      Abs.

    • #39206
      alinefp
      Participante

      Oi Liliana!

      Se é estranho ou não isso que o palestrante te disse eu não sei, mas seria bom se isso realmente acontecesse, né? Com você e com outros. Mas acho arriscado ficar contando só com essa informação, de alguém de dentro do BIQ, mas mesmo assim, não oficial.
      Se preparando para a entrevista, você estará se preparando para o Québec, pois, pelo menos no meu caso, tenho descoberto muita informação nova e importante. Quanto ao Federal, acho que você já deve deixa-lo pronto, junto com a entrevista (ou previsão dela), porque aí, com o seu CSQ na mão, é só mandar tudo e curtir a ansiedade do processo federal.
      Bom, não sei se essa minha sugestão é a ideal, mas é só a minha opinião.
      Espero que seu CSQ venho por correio e se não for pedir muito, o meu também!

      Sucesso a todos!

    • #39207
      alinefp
      Participante

      @Liliana Rocha wrote:

      … Ele perguntou o nosso perfil e disse que nós não precisaríamos fazer a entrevista e que receberíamos o CSQ em casa, mas que os funcionários do escritório do Québec estavam com vários casos como o nosso também atrasados e que se nós não recebêssemos nada até o final de junho deveríamos mandar um email.

      Ah… Esqueci de uma coisa! O mais importante disso ficou como um aviso pra todos nós: Se não recebermos cartinha alguma do BIQ até o fim de junho: MANDE UM E-MAIL!!!

      Não se esqueçam desse aviso.

    • #39211
      brandaogu
      Participante

      caramba, Liliane! Imagino como vc está angustiada!! Que situação!

      Bom, seria bom mesmo se o CSQ chegasse na sua casa, mas, como a Aline já disse, prepare-se para a entrevista.

      Então até o final de junho, será que já teremos a nossa convocação?? ihihihi !!

      Espero que sim!!

    • #39212
      larocque
      Participante

      Agora, resta apenas esperar!!!

      Abraço,

      La Rocque e Silvia

    • #39213
      Anonymous
      Participante

      Oi pessoal,

      Só para esclarecer, esse prazo que o funcionário me falou (mês de junho) seria para os casos das pessoas que estão dispensadas de entrevista para receberem o CSQ. Não é prazo para convocação para a entrevista. Ele não chegou a falar quando seriam as entrevistas no segundo semestre.

      Espero que todos nós tenhamos boas notícias em breve!!!!

      Abs

    • #39214
      brandaogu
      Participante

      Sim, sim. Mas eu to achando que as entrevistas rolarão em agosto e setembro e geralmente eles avisam com 2 meses de antecedência.. Eu acho que não passa da primeira quinzena de julho a convocação!

    • #39216
      Anonymous
      Participante

      Vamos cruzar os dedos!!!!!!

    • #39219
      Herve_e_Daniela
      Participante

      Boa noite a todos,

      entregamos toda a documentação no inicio de março, e recebemos uma carta com o numero do nosso dossier no dia 12/03/2010. E até agora, nenhuma noticia … :bangwall:

      Esta espera ‘ta dificil :alright:

      Hervé, Dani, Lucas e Sampa

    • #39224
      SANDROMS
      Participante

      Pessoal,

      Uma coisa interessante do governo do Quebec e do Canadá é a transparência de informações. Tudo está na internet embora às vezes seja difícil de encontrar.

      Para saber a data das missões (rodadas de entrevistas) acompanhe o link abaixo. Infelizmente ainda não foi publicado o agendamento para o 2º semestre. O link está em francês, évidement…

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/processus-selection/programmation-missions.html

    • #39226
      Herve_e_Daniela
      Participante

      Excelente Sandroms ;-)

      Pelo que vi, são 2 sessões até inicio de Julho …

    • #39229
      brandaogu
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Pessoal,

      Uma coisa interessante do governo do Quebec e do Canadá é a transparência de informações. Tudo está na internet embora às vezes seja difícil de encontrar.

      Para saber a data das missões (rodadas de entrevistas) acompanhe o link abaixo. Infelizmente ainda não foi publicado o agendamento para o 2º semestre. O link está em francês, évidement…

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/processus-selection/programmation-missions.html

      Pois é Sandro, eu já havia visto, mas essas datas estão estranhas pq tem gente em salvador que vai ser entrevistado depois das datas que estão estipuladas para salvador. Quanto à São Paulo, todas as datas, realmente, estão compreendidas nessa faixa…

    • #39230
      SANDROMS
      Participante

      @brandaogu wrote:

      Pois é Sandro, eu já havia visto, mas essas datas estão estranhas pq tem gente em salvador que vai ser entrevistado depois das datas que estão estipuladas para salvador. Quanto à São Paulo, todas as datas, realmente, estão compreendidas nessa faixa…

      Sempre rola um ajuste de última hora… quanto fizemos a nossa entrevista, logo após a mudança do escritório de BA para SP, a missão não aparecia na lista, mas na missão seguinte já estava ok.

    • #39231
      brandaogu
      Participante

      Entendi.. É pode ser sim um ajuste de última hora.

      Vamos esperar aí pra ver quando aparecerá a próxima missão.

    • #39273
      Anonymous
      Participante

      Oi pessoal,

      Enquanto aguardamos a entrevista, sugiro a leitura do famoso Apprendre le Québec. Todos receberão quando forem aprovados na entrevista, mas se já quiserem ler antes segue o link:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/apprendrelequebec-dynamique.pdf

      Bonne lecture à tous!

    • #39274
      brandaogu
      Participante

      très intéressante, Liliane!

      Merci!

    • #39597
      Eve
      Participante

      Postei primeiro em “entrevistas 2010” e depois é que me lembrei desse tópico… Acho mais interessante que a informação fique neste aqui, já que se refere às entrevistas do segundo semestre. Bom… as datas já foram marcadas… (frioooo na barriga).
      Segue o link
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Programmation-missions-travailleurs-lieu.pdf

    • #39599
      alinefp
      Participante

      Olá!

      Pois é Eve, eu cheguei a comentar o seu post no outro fórum também, mas esse é mais adequado mesmo.
      Agora o BIQ deve começar a nos informar sobre as datas por carta ou e-mail, então quem for recebendo a convocação, não se esqueça de postar aqui.

      Boa sorte a todos!!!

    • #39600
      brandaogu
      Participante

      Ihhhh, que frio na barriga! Entao, podem apostar que semana que vem já começaremos a receber as convocações!!!!!!!
      Não vamos esquecer de avisar aos outros não!!! Heheh eita ainsiedade!!!

    • #39634
      lila
      Participante

      Oi Pessoal!

      Enviamos nosso DSC em 26/05/10 e já recebemos as duas cartinhas. Estamos torcendo para sermos convocados para essa próxima rodada. Aqui em Salvador será de 30 de Agosto a 10 de Setembro.

      Lila e Ricardo

    • #39644
      Anonymous
      Participante

      Olá pessoal!
      Enviamos nosso DCS no dia 22/03 e recebemos a carta de confirmação pedindo prá aguardar a convocação da entrevista em 08/04.
      Agora estamos na torcida que seja nesta rodada!
      Abraços a todos,

    • #39646
      roxy
      Participante

      Oi pessoal! eu sou a Roxy, eu e meu marido o Guto, também estamos nessa fase de ansiedade aguardando a convocação para a entrevista, mandamos a documentação em abril, e recebemos a segunda cartinha dizendo para aguardar a convocação para a entrevista datada de 10 de maio e quase tivemos um negócio agora que vimos que já saíram as datas! bom pessoal não deixem de avisar se receberem algum contato e pode deixar que nós também avisaremos assim que tivermos notícias!!! agora aguenta coração!!!! boa sorte à todos!!!

    • #39649
      Jhon
      Participante

      EStou aqui na torcido pra que vocês recebam a cartinha logo! Pra que matar de ansiedade o povo, ne? rsss

    • #39959
      Eve
      Participante

      Pessoal, tenho uma novidade (não muito boa, acho).
      Estou estudando na França com uma bolsa paga pelo governo brasileiro. Por esse motivo, tenho que avisar meu órgão financiador com pelo menos 30 dias de antecedência para sair daqui. Estava já ficando aflita porque, segundo site oficial, as entrevistas começariam na segunda quinzena de agosto e o meu prazo para pedir saída da França estava se esgotando e nada da bendita convocação para entrevista chegar. Assim, liguei para o BIQ e falei com a Aline. Expliquei a ela minha situação. Ela me tranquilizou e disse que os candidatos costumam ser avisados com 2 meses de antecedencia e que é possível que as entrevistas do mês de agosto não aconteçam. (na verdade não sei se isso me tranquiliza ou me deixa ainda mais aflita…)
      É isso! Então vamos continuar na espera… :roll:

    • #39960
      Cabeda
      Participante

      De fato… posso compartilhar com vocês que fui avisado em Março da entrevista que iria acontecer em Junho…

      Quer dizer, eles dão sim um tempo para nós podermos nos preparar….

    • #39973
      roxy
      Participante

      Oi pessoal! nossa que angústia! agora mais essa então? pode ser que as datas nem sejam as que estão no site…a gente bem que achou estranho mesmo, a data chegando tão perto e ninguém ter recebido convocação para entrevista! Enfim, o negócio é continuar na espera mesmo!!! boa sorte pra todos!

    • #39976
      alinefp
      Participante

      Olá!

      Que banho de água gelada, hein?! Mas, no problems… 8) Vamos exercitar o dom da paciência que a gente ganha mais. E que venha setembro, se for o caso.

      Sucesso a todos!

    • #39977
      Anonymous
      Participante

      Creio também que eu seja chamado para entrevista em agosto ou setembro já que recebi há 2 meses uma carta informando que analizaram meus documentos e que brevemente iriam me chamar para a entrevista…logo, vamos ter todos um pouco mais de paciencia que tudo vai dar certo para todos nós, tenho certeza disso!!! Algum de vcs tem intenção de migrar para Gatineau?

    • #39979
      Anonymous
      Participante

      Nem me fale Jhon, mas tudo vai dar certo sim!! pra todos!! e vc já está no Canadá, como estão as coisas por aí? o dia-à-dia? abraço

      @Jhon wrote:

      EStou aqui na torcido pra que vocês recebam a cartinha logo! Pra que matar de ansiedade o povo, ne? rsss

    • #39975
      roxy
      Participante

      Olá pessoal! o jeito é aproveitar o tempo pra ir pesquisando e trocando experiências né?!
      Liebel, a gente colocou no dossie que pretendemos ir pra Montreal mas estamos pensando em pesquisar outras cidades sim, nesse momento estamos fazendo todo o planejamento pra levar na entrevista… durante esse processo vimos muuuuuitos blogs principalmente de quem já está por lá, e acabamos lendo algumas coisas sobre gangues em Montreal e brasileiros que sabem de casos de arrombamento de residencia e ficamos meio com receio, vimos também que algumas pessoas dizem que tem bairros que são perigosos de se morar como Côte-de-Neige… quando fui para o Canadá há 5 anos atrás tudo me pareceu muito seguro, mas como fiquei em Toronto e só visitei Montreal não tive nenhuma informação real de como é a cidade… então agora o jeito é pesquisar ainda mais né? e Liebel vc sabe dizer se Gatieneau é um lugar seguro e com qualidade de vida??? Obrigada pessoal!!! e força à todos nós nessa espera sem fim… :lol:

    • #39996
      Anonymous
      Participante

      Olá!! tudo bem contigo? entao, eu na realidade morei nos Estados Unidos por dois anos, e de lá cheguei a viajar para Quebec (ville) e realmente é uma cidade fantástica, mas ao chegar aqui avaliei varios aspectos que me fizeram concluir que Gatineau seria um lugar interessante…mas veja bem, essa foi minha pesquisa, minha opinião…
      http://list.moneysense.ca/rankings/best-places-to-live/2010/prosperity/Default.aspx?sp2=1&sc1=0&d1=a

      Se vc avaliar o site acima vc vai reparar que de inumeras cidades canadenses, Gatineau, junto com Ottawa, já que ambas sao mto proximas por isso aparecem juntas na pesquisa, sao excelentes em varios aspectos (vc pode verificar cada um deles e os comparativos entre as cidades), o custo de vida hoje, é mais barato que em Montreal, Quebec…custo de eletricidade por exemplo, aluguel, até mmo se vc for comprar uma casa, comparando vale mais a pena em Gatineau que em Quebec ou Montreal, e segurança também, nesse quesito é sem duvida muito mais seguro que Montreal por ser uma cidade menor, e tb com boa infra-estrutura, inclusive a Universidade de Quebec, uma das sedes, fica em Gatineau, logo tb na parte educacional é excelente, sao 15 parques industriais que existem nas redondezas de Gatineau, logo oportunidade há, logico que o pensamento deve ser um pouco precavido no inicio para primeiro se adaptar, depois ir buscando seu sonho de atuar na area que vc escolheu, e se adaptar atraves de cursos e tudo que possa ser necessario pra vc chegar lá.
      Pelo que sei e já pesquisei sobre Gatineau, é um local tranquilo pra morar, e estratégicamente excelente pois é do lado de Ottawa e nao tao longe de Montreal e Quebec, mas no futuro as cidades menores como Gatineau e Sherbrook devem começar a receber mais imigrantes tb, mas ainda levará algum tempo…
      Bem, espero que eu possa ter te ajudado um pouco!!! Tudo de bom pra ti!!! Qqr duvida me manda um e-mail para aliebel75@yahoo.com.br que eu te passo mais alguns links se vc quiser!

      @roxy wrote:

      Olá pessoal! o jeito é aproveitar o tempo pra ir pesquisando e trocando experiências né?!
      Liebel, a gente colocou no dossie que pretendemos ir pra Montreal mas estamos pensando em pesquisar outras cidades sim, nesse momento estamos fazendo todo o planejamento pra levar na entrevista… durante esse processo vimos muuuuuitos blogs principalmente de quem já está por lá, e acabamos lendo algumas coisas sobre gangues em Montreal e brasileiros que sabem de casos de arrombamento de residencia e ficamos meio com receio, vimos também que algumas pessoas dizem que tem bairros que são perigosos de se morar como Côte-de-Neige… quando fui para o Canadá há 5 anos atrás tudo me pareceu muito seguro, mas como fiquei em Toronto e só visitei Montreal não tive nenhuma informação real de como é a cidade… então agora o jeito é pesquisar ainda mais né? e Liebel vc sabe dizer se Gatieneau é um lugar seguro e com qualidade de vida??? Obrigada pessoal!!! e força à todos nós nessa espera sem fim… :lol:

    • #39997
      Anonymous
      Participante

      Soh pra facilitar no site que passei, eh soh ir em best cities, que tem comparativo atualizado, sobre crime, lifestyle, e outros…

      @roxy wrote:

      Olá pessoal! o jeito é aproveitar o tempo pra ir pesquisando e trocando experiências né?!
      Liebel, a gente colocou no dossie que pretendemos ir pra Montreal mas estamos pensando em pesquisar outras cidades sim, nesse momento estamos fazendo todo o planejamento pra levar na entrevista… durante esse processo vimos muuuuuitos blogs principalmente de quem já está por lá, e acabamos lendo algumas coisas sobre gangues em Montreal e brasileiros que sabem de casos de arrombamento de residencia e ficamos meio com receio, vimos também que algumas pessoas dizem que tem bairros que são perigosos de se morar como Côte-de-Neige… quando fui para o Canadá há 5 anos atrás tudo me pareceu muito seguro, mas como fiquei em Toronto e só visitei Montreal não tive nenhuma informação real de como é a cidade… então agora o jeito é pesquisar ainda mais né? e Liebel vc sabe dizer se Gatieneau é um lugar seguro e com qualidade de vida??? Obrigada pessoal!!! e força à todos nós nessa espera sem fim… :lol:

    • #40755
      neilasasa
      Participante

      Liebel, eu e meu marido fizemos pesquisas das cidades que teríamos interesse e por enquanto a ganhadora foi Gatineau…
      A única coisa que me preocupa é que li que o serviço de transporte não é tão bom e que o ideal é ter carro pra viver por lá…

      @Liebel wrote:

      Creio também que eu seja chamado para entrevista em agosto ou setembro já que recebi há 2 meses uma carta informando que analizaram meus documentos e que brevemente iriam me chamar para a entrevista…logo, vamos ter todos um pouco mais de paciencia que tudo vai dar certo para todos nós, tenho certeza disso!!! Algum de vcs tem intenção de migrar para Gatineau?

    • #40990
      Anonymous
      Participante

      Isso é verdade viu? o carro será fundamental pois até onde sei realmente o transporte nao é mesmo o forte de Gatineau, por isso penso em fazer um pé de meia para comprar um carro lá, que se encontra por bom custo, acho que USD 4.000 se compra um carro bom (me corrijam se eu estiver errado)
      Qto ao carro para quem escolher migrar em outono e inverno, ter um carro eh ainda mais fundamental.
      Abs

      @neilasasa wrote:

      Liebel, eu e meu marido fizemos pesquisas das cidades que teríamos interesse e por enquanto a ganhadora foi Gatineau…
      A única coisa que me preocupa é que li que o serviço de transporte não é tão bom e que o ideal é ter carro pra viver por lá…

      @Liebel wrote:

      Creio também que eu seja chamado para entrevista em agosto ou setembro já que recebi há 2 meses uma carta informando que analizaram meus documentos e que brevemente iriam me chamar para a entrevista…logo, vamos ter todos um pouco mais de paciencia que tudo vai dar certo para todos nós, tenho certeza disso!!! Algum de vcs tem intenção de migrar para Gatineau?

    • #41144
      robert.mena
      Participante

      Fui chamado para a entrevista do dia 22 de outubro mas estarei fora (em Québec) fazendo um curso de francês.

      Estou propenso a enviar um email para eles (recebi por email) explicando isso e anexando os recibos do curso para não parecer que não me programei ou estou “fugindo”.

      A pergunta que fica é será que ainda teremos entrevistas esse ano?

      Creio que ir será muito bom (pelo francês e conhecer um pouco o lugar) e deve até contar pontos positivos certo?

    • #41147
      Carlos_Santos
      Participante

      quando eu fui convocado por email (faz tempos isso….) eu respondi dizendo que nao podia (na época por email) e a pessoa do BIQ me deu uma outra data logo em seguida.

      Nao posso dizer como é feito atualmente, mas com certeza o teu curso aqui vai ser valorizado na sua entrevista!

      Boa sorte na sua decisao!

    • #41148
      SANDROMS
      Participante

      quando eu fui convocado por email (faz tempos isso….) eu respondi dizendo que nao podia… oops tô copiando a msg do Carlos :lol:.

      Na verdade qdo enviamos o dossiê minha esposa estava grávida, e anexamos uma carta dizendo que ela não poderia ir na entrevista durante o mês de novembro, pois não é seguro viajar no último mês de gravidez. Adivinha para que mês fomos convocados? Novembro!

      Junto com a convocação vei uma carta dizendo que eles tomaram conhecimento na nossa situação e que poderíamos entrar em contato para um adiamento. Fizemos isso, mas devido a mudança do BIQ de B.A. para S.P. a nossa entrevista foi quase 6 meses depois. Lembro que na época era possível pedir um adiamento por qualquer motivo válido, mesmo para estudar mais francês.

      Minha opinião, sei que é fácil falar pois já estou aqui. Mas não tenha pressa. É melhor investir na preparação do que acelerar o processo.

    • #41303
      vmalavacci
      Participante

      @robert.mena wrote:

      Fui chamado para a entrevista do dia 22 de outubro …

      Robert, gotaria de saber quando você enviou o Dossie ao consulado … pois enviei o meu no dia 10/09/2010 e gsotaria de ter uma idéia se eles vão me chamar ainda este ano.

      Abs

      Vinicius

    • #41308
      robert.mena
      Participante

      Eu mandei meu dossiê no dia 18/08. Até me assustei (bem) com a velocidade pois no dia 26/08 já recebi um email confirmando a entrevista para o dia 22/outubro.

      Mas como não poderei ir nessa data remarcaram para 30/novembro.

      dê uma olhada na caixa de spam. Eu só vi a mensagem (que tinha ido para lá) por que eles me ligaram.

    • #41314
      vmalavacci
      Participante

      Robert, assim que eles receberam o seu dossie, emitiram o cobrança no CC (+ ou – 3 dias)?

      O meu foi assim…
      10/09/2010 postei no correio
      13/09/2010 o correio comunicou o recebimento do sedex
      16/09/2010 cobrança no CC

      o seu tb foi assim, não veio nenhuma carta nem e-mail, quando veio foi logo agendando a entrevista?

    • #41324
      robert.mena
      Participante

      Não. Eu recebi uma carta acusando que eles receberam o dossiê. E logo depois veio o email da entrevista.

      Eu até estranhei quando consultei a fatura na internet do cartão poucos dias depois e ví que já estava debitado.

      Acho que dei sorte de pegar uma leva de avaliações ou minha compulsão por organização ajudou a eles olharem o dossiê (coloquei tudo separado com post-it por tipo de documento e em pastas por membro da família :wink: )

      @vmalavacci wrote:

      Robert, assim que eles receberam o seu dossie, emitiram o cobrança no CC (+ ou – 3 dias)?

      O meu foi assim…
      10/09/2010 postei no correio
      13/09/2010 o correio comunicou o recebimento do sedex
      16/09/2010 cobrança no CC

      o seu tb foi assim, não veio nenhuma carta nem e-mail, quando veio foi logo agendando a entrevista?

    • #41707
      vmalavacci
      Participante

      Recebi hoje a convocação para a entrevista.
      Alguém foi convocado no mesmo período do que eu?

      10/09/2010 – Envio de documento
      13/09/2010 – Recebeu docs
      16/09/2010 – Aviso de cobrança de taxas no CC
      20/09/2010 – Recebimento da 1ª carta
      06/10/2010 – Convocação para entrevista
      11/11/2010 – Entrevista em São Paulo

      Obrigado a todos e boa sorte na entrevista.

      Vinicius

    • #41716
      Anonymous
      Participante

      Vinícius,

      Parabéns pela convocação!
      E isto é sinal que ainda estão marcando as entrevistas.
      Aos que ainda não receberam convocação, ânimo pessoal!
      Abraços,

    • #41720
      renancza
      Participante

      Pois é!
      É bom estar preparado também, francês em dia e budget na mão!

      PS: Invejinha de vocês, heheheh, mandamos nossos documentos 20 dias depois =/
      Ah…e tem mais um pessoal por aí que foi convocado pra essa data sim, algum tempo atrás.
      Ex: A Layne http://www.brasilquebec.com/comunidade/profile.html?userid=8487 vai fazer a entrevista 09/11 =)
      E a Giovanna http://www.brasilquebec.com/comunidade/profile.html?userid=8584 vai fazer no mesmo dia que vcs 11/11.

      @vmalavacci wrote:

      Recebi hoje a convocação para a entrevista.
      Alguém foi convocado no mesmo período do que eu?

      10/09/2010 – Envio de documento
      13/09/2010 – Recebeu docs
      16/09/2010 – Aviso de cobrança de taxas no CC
      20/09/2010 – Recebimento da 1ª carta
      06/10/2010 – Convocação para entrevista
      11/11/2010 – Entrevista em São Paulo

      Obrigado a todos e boa sorte na entrevista.

      Vinicius

    • #41722
      EddieToQuebec
      Participante

      Complementando o ultimo post, pra quem precisar, a minha eh dia 9 de novembro. Ai que nervos!!! ;-)

    • #41764
      julian.quadros
      Participante

      Salut !!

      completando ainda mais o post.. nossa entrevista está marcada para dia 10/11 !! nervoso é pouco !!!

    • #41768
      maria c
      Participante

      Oi gente, sou nova no forum e minha entrevista sera semana que vem! parabens pelos updates de voces, ajudou muito a me preparar melhor! Fiquei sabendo que esta semana teria um entrevistador novo..alguém já sabe quem é a pessoa ou terá entrevista esta semana?

      Outra coisa que queria perguntar a voces, sou formada em Sistemas de Informacao mas sou gerente de desenvolvimento de negocios de uma empresa canadense em SP. Soube que eu precisaria trazer o codigo da minha profissao para entrevista, pois isto é preenchido pelo entrevistador no CSQ. Já outro amigo me disse que como sou formada em TI não precisaria disso.. alguém saberia dizer??

      obrigada gente, abs, Maria :)

    • #41769
      alanlui
      Participante

      Dae pessoal, a minha entrevista foi marcada no dia 12/11 um dia depois do meu aniversario, acho que sou um dos ultimos do ano…

      Boa Sorte Galera!!!!!!

      To uma pilha de nervos…. :bangwall:

    • #41770
      Cabeda
      Participante

      Maria:

      De fato no seu CSQ vai ter o “código” da profissão que o conselheiro achou que melhor se encaixava para você ( lembrando que isso é uma coisa meio subjetiva né, pq as coisas nunca são caixinha, preto no branco )

      PORÉM, isso é função do conselheiro :) ele que coloca esse código, então não precisas se preocupar com nada…

      mas é bom ter “esse código” pq com ele tu consegues um MONTE de informação no emploi-canada ( já que por lei todas as ofertas de emprego tem que ser registrado lá )

      por exemplo: eu consegui o nome de TODAS as empresas que já colocaram uma “oferta” que batesse com minhas procura, agora tenho um database gigante que posso fazer um cold call estando lá :)

    • #41771
      maria c
      Participante

      Muuuuito obrigada Cabeda!!! Você sabe onde eu consigo esse código??

      Meu nivel de frances é intermediario sabe? consigo falar direitinho mas sempre com um erro em conjugacao de verbo, etc.. vc acha que esses erros de artigos ou conjugacao, podem ser ruins para a minha avaliação na entrevista? de qualquer forma falo ingles fluente, mas sei que nao devo contar com isso!! eeeeeita nervoso!

    • #41775
      Cabeda
      Participante

      eu não sou o agente então não posso te dizer como ele vai te avaliar, mas uma coisa é fato

      conjugação e preposição NÃO são o problema :) eles querem analisar tua capacidade de COMUNICAÇÃO, isso sim é bastante levado em consideração….

      e falar bem ingles conta sim !! conta pontos !! menos do que frances mas conta…

      no meu caso eu acabei não sendo “avaliado” em ingles pois fiz um mestrado numa faculdade que a lingua oficial era o ingles, mas com TODO mundo eles avaliam o ingles :)

      http://emploiquebec.net/index_en.asp

      o site é “ruim” mas se tu procurares bem tu vais achar onde fica a “lista” de profissão com os respectivos códigos e subcódigos

    • #41776
      SANDROMS
      Participante

      Maria,

      vc perguntou ao Cabeda, mas vou me intrometer (sempre faço isso)… para é para o bem! :wink:

      Vc não tem que levar código não. Isso é responsabilidade do entrevistador e é de menor importância (assim como o F e N/F é para estatísticas). A entrevista já é bem complicada para vc se estressar com mais esse detalhe.

      O frânces que será medido na entrevista é relativo a capacidade de comunicação. Se vc comete erros gramaticais mas isso não compromete muito a sua capacidade de expressão, menos mal.

      A mais perigoso travar pelo nervosismo do que cometer erros, portanto não se preocupe tanto. A não ser que vc precise de um nível avançado de francês para atingir a pontuação. Espero que não seja esse o caso.

      Já na vida real, vc pode conseguir emprego em TI em Montreal só com inglês. Mas na entrevista do CSQ isso conta muito pouco.

      Fica tranqüila, e boa sorte. :alright:

    • #41777
      Cabeda
      Participante

      Opa!

      quando eu disse que era bom ter esse código, eu não me referia a entrevista, eu me referia para DEPOIS :)

      pq com ele tu podes usar bem o site do emploiquebec… mas denovo é só um detalhe irrelevante nessa sua fase agora

      ( obrigado Sandro, lendo minha msg eu podia passar uma impressão errada )

    • #41779
      vmalavacci
      Participante

      Pessoal eu fui ontem na palestra que teve em SP, e a Soraia Tandel comentou que os dossies enviados até o final do mês podem participar da entrevista ainda este ano.

      Portanto que estava meio desanimado, acelerem o envio do dossie.



      No começo do ano de 2011 terão algumas empresas canadenses no Brasil para incentivar as pessoas a imigração. Acredito que quem esteja com o CSQ e já deu entrada no processo federal possa até arrumar algum trabalha mesmo ainda aki no Brasil.



      Alguém teria um projeto de imigração pra eu utilizar como modelo, até o momento fiz somente uma planilha de gastos x reserva, alguém tem alguma sugestão pra me indicar.



      Obrigado a todos e boa.

    • #41782
      renancza
      Participante

      E mais…
      Tenho um casal de conhecidos que enviou os docs em meados de agosto. Receberam a convocação semana passada, para semana que vem! É mole? (Curso: Radiologia)
      E teve outro casal que tinha entrevista marcada pra semana que vem, que pediu o adiamento…o bureau marcou a entrevista deles para 11 de dezembro (sim, eu sei que oficialmente não deveriam ter entrevistas marcadas nessa data…mas vai entender, é fato)

      Resumindo, fiquem espertos!

    • #41784
      EddieToQuebec
      Participante

      Ola, vmalavacci,

      Alguém teria um projeto de imigração pra eu utilizar como modelo, até o momento fiz somente uma planilha de gastos x reserva, alguém tem alguma sugestão pra me indicar.

      La no grupo “forumcampinascanada”:
      http://br.groups.yahoo.com/group/forumcampinascanada/
      tem um arquivo que usei como base para meu projeto, contendo esses titulos:

      PROJET D’IMMIGRATION – Brésil-Québec

      PLANIFICATION GÉNERAL
      ENTREVUE
      CONNAISSSANCE DU QUÉBEC
      VOYAGE DE RECONNAÎSSANCE DU CANADA
      CHOIX DE VILLES ET RÉGIONS
      RECHERCHE D’EMPLOI
      PROFESSION 1RE APLICANTE
      PROFESSION CONJOINT
      EQUIVALENCE D’ÉTUDES
      L’APRENTISSAGE DE LA LANGUE FRANÇAISE
      PLANIFICATION FINANCIÉRE

      Veja o que eh util para voce, et bonne chance!!
      Eddie A.S.A.P.

    • #41787
      maria c
      Participante

      Sandro e Cabeda, muuuuito obrigada pela ajuda e dicas de voces!!!!! estou mais tranquila :)
      Queria perguntar a opiniao de vcs em relacao a meu diploma da faculdade pra entrevista, ao qual ainda está sendo processado através da Federal… mas tenho o Certificado de formação com bacharel em SI, notas e o recibo que dei entrada no diploma.. acho que nao tem problema, pois essas coisas realmente demoram muito para sairem.. me deram um prazo de 1 ano e meio! Nao dei entrada antes pois logo que me formei, fui transferida pros usa.. voces acham que isso tem algum problema pra entrevista? abs e mais uma vez obrigada!

    • #41788
      cvbernardi
      Participante

      Olas!

      Pessoal, dedinhos cruzados! Para os que tem uma profissão em demanda e esperam uma resposta ainda esse ano, talvez ela esteja a caminho.

      Um casal de amigos que enviou os documentos em 10 de agosto, ambos formados em estatistica, recebeu ontem via email a informação de que o CSQ havia sido emitido e que chegaria em alguns dias pelo correio.

      Isso mesmo, nada de entrevista pra eles!

      Que sorte danada, hein?

      Sim, sim, esses casos são a minoria… mas é bom saber que a possibilidade existe e que, talvez, uma resposta favoravel venha em breve pra fechar bem o ano, não é?

      Abs,

    • #41794
      SANDROMS
      Participante

      @maria c wrote:

      Sandro e Cabeda, muuuuito obrigada pela ajuda e dicas de voces!!!!! estou mais tranquila :)
      Queria perguntar a opiniao de vcs em relacao a meu diploma da faculdade pra entrevista, ao qual ainda está sendo processado através da Federal… mas tenho o Certificado de formação com bacharel em SI, notas e o recibo que dei entrada no diploma.. acho que nao tem problema, pois essas coisas realmente demoram muito para sairem.. me deram um prazo de 1 ano e meio! Nao dei entrada antes pois logo que me formei, fui transferida pros usa.. voces acham que isso tem algum problema pra entrevista? abs e mais uma vez obrigada!

      Talvez tenha problema sim! Eles conferem o diploma durante a entrevista, não sei se vão aceitar o certificado de conclusão. Entre em contato com o BIQ para ter certeza.

    • #40425
      maria c
      Participante

      Obrigada Sandro! Eu liguei la e me disseram que nao tinha problema, pois eles sabem do tempo que leva para Federal emitir o diploma oficial.. Obrigada por sua ajuda!

      Alguem aqui é formado em Sistemas de Informacao e passou na entrevista?? Tenho a minha semana que vem e não to achando esta area de training no site relacionado! Queria muito saber se este curso é elegível para os pontos extras. Achei todas as profissoes do mundo no site menos a miha! 8O

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/en/diverses/list-training.pdf

      Obrigada!

    • #40426
      juchemim
      Participante

      Olá,
      Tbém sou nova na comunidade…
      Demos entrada em agosto e minha entrevista está marcada p/ 17/11, 13:30!
      Já estou uma pilha!!!
      Alguém mais para este dia?
      No dia 11/11 temos um casal de amigos, daqui de Curitiba, que fará entrevista.
      À Bientôt et Bonne Chance a tout le monde…

    • #40427
      SANDROMS
      Participante

      @maria c wrote:

      Alguem aqui é formado em Sistemas de Informacao e passou na entrevista?? Tenho a minha semana que vem e não to achando esta area de training no site relacionado! Queria muito saber se este curso é elegível para os pontos extras. Achei todas as profissoes do mundo no site menos a miha! 8O

      Maria,

      Meu dimploma é de Tecnólogo em Processamento de Dados + Pos em Sistemas de Informação. O entrevistador achou alguma coisa parecida, e pontuou. Mas a lista era outra em 2008.

      Dependendo da formação e carga horária vai cair num desses grupos abaixo. Todos valem 6 pontos. O entrevistador vai te ajudar a fazer a avaliação, leve na entrevista as informações necessárias para a avaliação. Esse cursos abaixo foram tirados da coluna diplomas estrangeiros. Portanto é normal o nome não bater certinho.

      Computer Engineering (Bach. – 4 years)
      Computer Science (Bach. – 3 years)
      Computer Science Techniques (DCS – 3 years)
      Computer Support (DVS – 1,800 hours / 2 years)

      Veja a lista em francês, onde se usa a expressão Informatique em vários cursos.

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf

    • #41822
      maria c
      Participante

      Nossa Sandro, brigadao!!! Entao o nome não precisa bater certinho com os que estao la?? Meu Bacharelado em SI foi de 4 anos e meio. Acredito entao que eles devem olhar as matérias que eu fiz e ver se acha algum curso parecido? O meu historico da faculdade está todo em portugues.. sera que devo dar uma aprendida no nome dessas materias todas em frances para minha entrevista semana que vem entao? muito obrigada por sua ajuda! abs, Maria

    • #41823
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Maria,

      nao sou o SANDROMS….

      @maria c wrote:

      … Acredito entao que eles devem olhar as matérias que eu fiz e ver se acha algum curso parecido?

      nao acredito que farao isso…

      @maria c wrote:

      …O meu historico da faculdade está todo em portugues.. sera que devo dar uma aprendida no nome dessas materias todas em frances para minha entrevista semana que vem entao?

      para a entrevista nao precisa!

      Quando aqui chegar e se quiser ter a “equivalência de diplomas do MICC” ai vc tera de traduzir ou validar suas traducoes aqui em francês.

      Boa sorte na sua entrevista!

    • #41882
      vmalavacci
      Participante

      @juchemim wrote:

      Olá,
      Tbém sou nova na comunidade…
      Demos entrada em agosto e minha entrevista está marcada p/ 17/11, 13:30!
      Já estou uma pilha!!!
      Alguém mais para este dia?
      No dia 11/11 temos um casal de amigos, daqui de Curitiba, que fará entrevista.
      À Bientôt et Bonne Chance a tout le monde…

      Puts eu tambpem vou fazer a minha entrevista em SP no dia 11/11/2010 as 14hs.
      Depois me passa os contatos deles.

      Alguém sabe quem vai ser o entrevistador?

      Abs

      Vinicius

    • #41937
      Shape
      Participante

      Oi pessoal, tudo bem?

      Como eu sempre gostei demais de vir aqui no fórum e ler sobre os processos de imigração de todo o pessoal, de como tudo aconteceu e etc., gostaria de começar a dar a minha contribuição contando como está caminhando o meu processo.

      Eu já estou com a entrevista marcada mas…

      A surpresa está na velocidade com que tudo aconteceu! Sou da cidade de São Paulo e no dia 01/10, sexta-feira, mandei toda minha documentação; mandei sem pressa, nada de sedex. Se não me engano na quarta da semana seguinte, dia 06, eles receberam meu dossiê.
      Relaxei, consciente de que teria que aguardar pelo menos 4 meses para pensar em ser convocado pra entrevista.

      Primeira surpresa: Dia 15/10 recebi mensagem no celular informando do débito referente à abertura do processo. Em seguida recebi uma carta, a primeira, confirmando o débito e informando que meu dossiê tinha começado a ser analisado.

      Dia 18/10 participei da palestra com a Soraia Tandel, aqui em São Paulo e soube, dela, que eles estavam se programando para entrevistar todas as pessoas que enviassem seus dossiês até o final de outubro ainda este ano!

      Segunda surpresa: Dia 26/10 recebi um e-mail de convocação para a entrevista, pedindo para eu confirmar minha presença para o dia 09/11. Enviei e-mail no mesmo dia confirmando. No dia seguinte, 27/10, recebi a confirmação!

      Resumo: enviei meus documentos no primeiro dia de outubro e estou com entrevista marcada para menos de um mês e meio depois!

      Agora estou aqui, meio tenso, tendendo pro desespero porque tá tudo acontecendo muito mais rápido do que eu imaginava e com uma semana e qqr coisa pra me planejar pra entrevista.

      Alguém mais aí querendo ir pra Sherbrooke de verdade? Alguém aí já mora em Sherbrooke? Preciso de ajuda pra montar uma planilhazinha de custos de aluguel, transporte, alimentação, etc…

      Abraço e boa sorte a todos que estão envolvidos nesse mesmo processo!

    • #42180
      Yendur
      Participante

      Olá pessoal, primeira vez que escrevo tb então vai lá meu depoimento do processo.
      Fui na última apresentação da soraia tandel e ela havia dito que havia a possibilidade de entrevista ainda este ano para aqueles que enviassem até a primeira semana de novembro. Eu e minha esposa corremos e na data limite ou seja 5/nov enviamos a documentação. Vale lembrar que este forum nos ajudou e está ajudando muuuito em todo processo. Para minha surpresa no dia 10/nov já havia recebido o convite da entrevista para o dia 30/nov… ou seja 25 dias para todo esse processo. Sou formado em eng. civil e trabalho com estatística duas atividades em demanda.. então acho que isso ajudou… como foi tudo muito rápido estamos na correria para nos preparar para a entrevista…
      Bom, é isso. O que puderem ajudar sobre a entrevista será muito bem vindo.
      Obrigado.
      Abs.

    • #42186
      Carlos_Santos
      Participante

      obrigado pelo retorno Yendur e Shape ;-)

    • #42211
      Ju Asano
      Participante

      Pessoal, vamos fazer nossa entrevista dia 25/11 em Salvador.
      Alguém tem idéia de quem vai ser o entrevistador?

      Merci e Bonne chance a tout le monde!

    • #42216
      Pat
      Participante

      @Ju Asano wrote:

      Pessoal, vamos fazer nossa entrevista dia 25/11 em Salvador.
      Alguém tem idéia de quem vai ser o entrevistador?

      Ju, li o relato de alguém que perguntou pro Daniel Leblanc se ele iria pra Salvador e ele confirmou!

      Fiz a entrevista com ele aqui em SP semana passada. O relato está no meu blog: http://patedu.blogspot.com/2010/11/entrevista-e-abertura-do-federal.html.

      Bjs,

    • #42229
      Shape
      Participante

      @Pat wrote:

      @Ju Asano wrote:

      Pessoal, vamos fazer nossa entrevista dia 25/11 em Salvador.
      Alguém tem idéia de quem vai ser o entrevistador?

      Ju, li o relato de alguém que perguntou pro Daniel Leblanc se ele iria pra Salvador e ele confirmou!

      Fiz a entrevista com ele aqui em SP semana passada. O relato está no meu blog: http://patedu.blogspot.com/2010/11/entrevista-e-abertura-do-federal.html.

      Bjs,

      Talvez tenha sido o meu. Fiz minha entrevista com o Daniel e ele disse que de São Paulo iria direto para Salvador, mas não consigo lembrar em quanto tempo. Imagino que ele vá para novas entrevistas, mas ele disse que vem pro Brasil todos os anos pra fazer também o “fechamento do ano” (levantamento dos resultados de imigração eu imagino), então não tenho como afirmar com certeza que ele vá para fazer entrevistas. Mas creio que as chances são gigantescas. :)

    • #42232
      Pat
      Participante

      @Shape wrote:

      Talvez tenha sido o meu. Fiz minha entrevista com o Daniel e ele disse que de São Paulo iria direto para Salvador, mas não consigo lembrar em quanto tempo. Imagino que ele vá para novas entrevistas, mas ele disse que vem pro Brasil todos os anos pra fazer também o “fechamento do ano” (levantamento dos resultados de imigração eu imagino), então não tenho como afirmar com certeza que ele vá para fazer entrevistas. Mas creio que as chances são gigantescas. :)

      Foi o seu mesmo! =)
      Então, eu vi no site Immigration Québec as datas das entrevistas e parece que fica um entrevistador em SP até uma sexta-feira e na segunda-feira seguinte começa em Salvador. Acho bem difícil não ser ele.

    • #42269
      MiAS
      Participante

      Só pra confirmar, pessoal:

      Um casal amigo meu fez a entrevista hoje, em Salvador, com Daniel Leblanc. :bigups:

      A minha é essa quinta e estou começando a ficar ansiosa!

    • #42276
      EddieToQuebec
      Participante

      Chovendo no molhando, mas tenham calma na entrevista, pessoal!!
      Se chamaram para entrevista, tem muita chance de dar certo.
      E esqueçam estas estorias sobre o entrevistador X ou Y, e de tabelas de pontuacao…
      Muita calma, mesmo!!

      BONNE CHANCE,
      Eddie A.S.A.P.

    • #42277
      EddieToQuebec
      Participante

      Quero dizer… sobre tabelas de pontuacao:

      Pode ajudar se voces forem um casal, para escolher o requerente principal. Mas se voce estiver indo sozinho, eh so voce, e desencane de imaginar quantos pontos devera conseguir para certo quesito, o que devera falar na entrevista para isto… Concentrem-seno projeto de voces, provando coisas por A+B, usando fontes oficiais, codigos da profissao, etc. ;-)

    • #42355
      thiagoelizie
      Participante

      A gente andava meio sumido mas é por uma ótima causa. Bom, nos nossos planos, desde o início, a ideia era estudar francês e aprender mto sobre o Québec até o final deste ano (2010). A gente ia fazer uma viagem de reconhecimento q acabou não dando certo e só então, no começo de 2011 abriríamos o processo, com calma, sem pressa. Como a tal viagem não rolou a gente antecipou as coisas, mas como estávamos acompanhando os relatos das entrevistas do segundo semestre nós acreditávamos q elas iriam terminar no final de Novembro/2010. Mandamos o DCS em 19/11. Na semana seguinte recebemos e-mail convocando para entrevista em 15/12, ou seja, menos de 1 mês para nos prepararmos. Medo! Tensão! Mas resolvemos encarar. Nos sentimos bem preparados. Em meio à esse turbilhão de emoções, mil coisas pra fazer, estudos e etc. soubemos que Deus está nos enviando um filho(a) em 2011. Ou seja: tensão x 1000! Mas encaramos como mais um motivador. Afinal, essa imigração conta mto no aspecto “futuro” pra gente. Então é isso… a coisa tá braba aqui… mto felizes e mta expectativa! Acho q seremos os últimos nessa temporada 2010. Talvez a gente dê até uma carona pro entrevistador de volta pra aeroporto… rs Alguém vai ser entrevistado nesse dia 15/12? Bom, estamos certos de q o final será de sucesso! Contamos com a torcida de tds.

    • #42359
      neilasasa
      Participante

      Thiago e Lizie,

      Boa sorte e muita calma que vocês vão conseguir! Aliás, parabéns pelo baby! Que aventura está começando para vcs!!! :bigups:

      Abs.,

      Neila

    • #42364
      SANDROMS
      Participante

      @thiagoelizie wrote:

      Em meio à esse turbilhão de emoções, mil coisas pra fazer, estudos e etc. soubemos que Deus está nos enviando um filho(a) em 2011.

      Agora que virou tudo de cabeça para baixo mesmo :lol:. Meu piazinho (na foto ao lado) nasceu na semana que fariámos a entrevista, que foi adiada é claro. Então eu sei pelo que vcs vão passar. O lado bom é que a agonia da longa espera do processo é preenchida com os preparativos para chegada do bebe e todas as novidades que ele traz…

      Parabéns!

    • #42368
      thiagoelizie
      Participante

      neilasa e Sandro,

      Obrigado pelas palavras!
      Realmente esta sendo uma aventura incrível… ahahahaha! Mas estamos adorando. É ótimo pq vamos encurtar a espera com essa entrevista “antecipada” e depois poderemos nos preocupar só com a vinda do nosso anjinho. Está td de pernas pro ar… ainda mais q 5 dias depois da entrevistas estaremos saindo de férias… então ainda tem correria com as coisas da viagem. Coisa de doido! Mas vamos em frente!!!

    • #42401
      larocque
      Participante

      Pessoal,

      Alguma novidade de alguém que tenha feito entrevista esta semana em São Paulo ou Salvador?

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #42419
      larocque
      Participante

      As entrevistas para o pessoal de Salvador acabaram???

      O que sabemos é que até o dia 17/12 haverá entrevistas aqui em São Paulo.

      Abraço à todos,

      La Rocque e Silvia.

    • #42470
      kissica
      Participante

      Muito obrigada pela torcida de todos!!! Conseguimos!
      M. Leblanc foi nosso entrevistador e foi gente bonissima conosco! Ele mais nos deu dicas que nos perguntou.
      Estavamos nervosos por achar que poderia ter perguntas para nos deixar sem chão, mas longe disso!
      Elogiou bastante o francês do Manero! Nós dois ganhamos um F (de francófonos)! Quase não acreditei!!! Eu acho que eu estou muito eufórica para escrever os detalhes. Vou escrever com mais calma amanhã.

    • #42476
      DUQC11
      Participante

      Olá a todos! Eu e minha esposa tivemos entrevista com Monsieur Leblanc dia 13/12 no BIC, na Berrini, e……. CSQ em mãos, e dois “F”!!!!!!!! Processo federal iniciado tbm!
      Feliz Ano Novo pra todos!

    • #42492
      Shape
      Participante

      thiagoelizie devem ter feito a entrevista hoje! espero que apareçam logo pra ver como foram! =)

    • #42493
      larocque
      Participante

      Amigos(as),

      Que nos acompanham todos esses últimos 9 meses de processo do Québec. Havíamos feito a nossa entrevista no último dia 29/out às 09:00hs e naquela ocasião não havíamos conseguido a pontuação necessária para sermos aceitos (haviam faltado 3 pontos). E alguns dias após recebemos uma correspondência do BIQ informando-nos sobre nossa pontuação e que precisavamos fazer uma prova de proficiência em francês para podermos alcançar a pontuação necessária. Começamos a partir de então, nossa preparação para a prova. E no dia 16/11 recebemos um email do BIQ informando que estavam re-analisando nosso processo e convidando-nos para fazer uma nova entrevista, a principio a entrevista só seria comigo (La Rocque) e que minha esposa (Silvia) não precisaria ir.

      Essa entrevista aconteceu hoje dia 15/12 às 15:30hs no BIQ. Fomos entrevistados pelo Monsier Daniel C. Leblanc, ele realmente é extremamente educado e atencioso, disposto a ouvir e ver todo o material que nós levamos para a entrevista de hoje.

      Ele começou a entrevista comigo, e em seguida ele perguntou se a Silvia estava na sala de espera do BIQ, disse à ele que sim e em seguida ele chamou a Silvia e começou a perguntar assuntos relacionados à profissão dela e principalmente de como ela deveria realizar a equivalência do diploma dela no Québec.

      Uma entrevista que deveria durar 30 minutos, extendeu-se para 1 hora.

      Depois de todas as orientações, conselhos, advertências (é ele realmente parece um ‘paizão conselheiro’), ele digitou muita coisa, ficou creio que 15 minutos só digitando… Em seguida a impressora começou a funcionar e então apareceu a tão sonhada folha escrita CSQ e ele pôs diante de nós e começamos a chorar e agradecer lembrando de tudo e todos que nos apoiaram até chegarmos aqui e nos incentivaram a continuar e não desistir de nossos planos de imigrar!!!

      Realmente são muitos os agradecimentos… Primeiramente à Nosso Pai Celestial que nos consolou nos momentos mais dificeis do processo, nossos filhos Rebecca, Bonnie e Joseph que tiveram tanta paciência conosco durante todo esse ano de 2010 e à nossos professores: Anaïs, Catherine, Alan e nossos queridos amigos: Carlos, Sandroms, Ribamar, Fabiana, Fernanda, Beatriz, Willian, Patinha, Ilsa, Rodrigo, Raelen (Merci Quebec), Cleber, Juliana (Aurora Borealis), John, Aline, Taís, Alfredo, Rafael) e a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram, saibam que vocês fazem parte da história de nossa família e nunca esqueceremos disso!!!

      Foi maravilhoso ouvir do Daniel Leblanc: “Bienvenue au Québec!”

      “Como a luz do amanhecer. Aquilo que ansiavas poder receber. E que jamais poderás esquecer… Então, dos teus sonhos não desistas e vais alcançá-los, ao tentar viver tudo o crês…”

      Estamos aqui torcendo pelos amigos que ainda estão nessa caminhada da primeira etapa!!! Estamos orando por vocês, como oraram por nós!!!

      Merci à tous!!! :D :mrgreen:

      Familia La Rocque

    • #42494
      LaeRafa
      Participante

      Parabéns Laroque pela boa notícias!!

      AOS QUE FORAM ENTREVISTADOS POR MR LEBLANC, NO MÊS DE NOVEMBRO, EM SALVADOR

      Hoje recebemos uma carta informando que houveram problemas de ordem técnicas com os CSQs emitidos nas entrevistas de novembro, em Salvador, com Mr. Leblanc. Desta forma, recebemos os 4 novos CSQs (2 para cada), devendo desconsiderar aqueles recebidos anteriormente.
      Ao analisá-os, percebemos que a única diferença nos novos CSQs é a identificação de cada via, ou seja, uma como “titular” e a outra como “imigração Canada”. Os CSQs emitidos em Salvador não possuem essa identificação.
      E no dia da entrevista eu perguntei ao Mr Leblanc se os CSQs eram iguais, pq já havia lido sobre a identificação de cada um. Ele afirmou que eram iguais…E naquela hora, num misto de alegria com alívio, após tanta ansiedade, não fez tanta diferença!!
      Enfim..
      Enviamos os CSQs novos (as vias corretas!) ao Consulado, com uma carta explicando tudo, junto da cópia da carta enviada pelo BIQ.
      É isso.. Continuamos na espera!

    • #42496
      tecota
      Participante

      Parabéns larocque!

      Estou muito feliz por vcs. Tenho certeza que tds deste fórum estavam torcendo por vcs.

      Um grande abraço e muita fé. :bigups:

    • #42485
      Shape
      Participante

      @larocque wrote:

      Amigos(as),
      Uma entrevista que deveria durar 30 minutos, extendeu-se para 1 hora.
      Depois de todas as orientações, conselhos, advertências (é ele realmente parece um ‘paizão conselheiro’)…

      Primeiro, parabéns pelo sucesso nessa última entrevista de vocês! =D
      E agora um comentário… O Daniel não só parece um paizão conselheiro como é o responsável (ou um dos responsáveis) pelo “fechamento” do ano aqui no Brasil. Ele que analisa os números de dossiês (aceitos, negados, etc…), faz relatório para levar devolta para o Canadá.

      Eu sei porque perguntei na entrevista :D

      Pode ser que ele tenha revisto alguns dossiês antes negados e decidido pela nova entrevista/emissão de csq’s. De qualquer forma, acho ótimo! O simples fato de alguém ter estudado o francês por 1, 2 anos ou até mais já deveria pesar muuuuuuuito antes do entrevistador efetivamente negar um csq.

      E com todo o respeito a uma das outras entrevistadoras: existem relatos de entrevistas aqui, de pessoas que tiveram seus csq’s negados, que eu, que também fui entrevistado pelo Daniel, simplesmente não consigo imaginar a mesma situação se passando com Ele que foi tão gentil comigo durante toda a entrevista. A maneira com que ele conduz a entrevista, seja seu resultado positivo ou negativo, é super profissional e demonstra toda esse cuidado, atenção e respeito que os entrevistados que bem se prepararam merecem.

      Parabéns aos novos que estão de CSQ na mão! :)

    • #42501
      thiagoelizie
      Participante

      Bonjour mes amis!
      Acredito que esta seja a última (ou uma das últimas msgs deste tópico). Estou passando rapidinho só para informar que felizmente passamos na entrevista. UEBA! As coisas sempre
      são tão difíceis pra gente, então dessa vez não ia ser diferente. Vejam: ossa entrevista estava marcada para 10hs (15/12), mas qdo chegamos fomos informados que a Soraia Tandel faria nossa entrevista e estava atrasada. Conclusão: começamos com +/- 1 hora e meia de atraso. E o nervosismo à flor da pele, gente entrando e saindo e nós lá esperando. Imaginem… Bom, a quem possa interessar, M. LeBlanc tbm estava entrevistando. Enfim, chegou a nossa hora e Mme. Soraia pediu 1000 desculpas, disse q estava doente e tal. Acho que ela até deu um desconto pra gente, foi menos exigente talvez depois de td esse inconveniente pois a entrevista e análise dos docs foi muito rápida e tranquila. Em menos de 30 minutos já estávamos com 1 tonelada a menos nas costas… ahahaha!

      Ela apenas pediu nossos passaportes para conferir, boletins e diplomas, depois perguntou sobre minha formação e a da Lizie, o que nós estudamos, etc. Perguntou sobre meu emprego atual, pediu carteira de trabalho… mas isso ela mal olhou, foi bem rápido mesmo. Depois mostrei minhas pesquisas de emprego no QC, ela olhou, gostou mas não falou mais nada. Elogiou nosso francês, perguntou sobre nossos estudos. Enfim, disse q seríamos aceitos pois a nossa pontuação já havia alcançado o necessário. Foi o maior alívio! Daí pra frente eu até perdi umas coisas que ela ia falando tamanha adrenalina. Eu tive aquela sensação de “mas já?”… pois a gente havia se preparado com tantas perguntas e estudado dia após dia, nos cobramos demais antes de chegar lá e… bom, a Lizie ficou ainda mais “brava” pq mal falou com a Soraia… ahahaha! Claro q estou brincando, melhor assim do q 1000 perguntas e questionamentos escabrosos, mas fica um sentimento de q estudamos mto pra colocar pouco em prática. Falamos pouco porém td direitinho, sem erros. Mas meu conselho segue sendo o de “estudar mais do q precisa”. Vale a pena! Depois ela começou a imprimir td papelada, explicou sobre as vias dos CSQs, entregou folhetos diversos e instruções pro Federal e pra francisação. Eu saí com F e Lizie com NF. Ela não nos fez nenhuma pergunta em inglês.

      Ela ficou contente em saber q estamos esperando um filho e talvez até isso tenha ajudado, sei lá. Mas não saiam fazendo filho pra conseguir gente, não é por aí… ahahahaha! Acho q pontuamos mais um pouquinho com o bebê e com meus 2 cursos técnicos pois percebi q ela só havia anotado 1 deles e qdo apresentei meu diploma de Tradutor ela meio q “vibrou” com isso. Deve ter ajudado no meu F.

      Bom, eu devo estar esquecendo alguns pequenos detalhes mas no geral foi isso!

      Agora vamos tirar nossas merecidas férias (México aí vamos nós!) e depois vamos cuidar do Federal! Um abraço à tds q torceram por nós e aos q já estão na fila do Federal saibam q logo terão companhia de mais 4 (Liz, eu, Lorenzzo e o bebê)… ahahahaha!!! :wink:

    • #42503
      SANDROMS
      Participante

      Para o LaRocque:

      Parabéns pelo CSQ e pela história de reviravoltas e teste de fé!

      Para o Thiago,

      Parabéns pelo CSQ, e não ligue para a frustração de uma entrevista bate-pronto. Provavelmente a pontuação de vcs estava alta e a entrevista só foi mesmo para checar o nível de francês e a documentação básica. Pelo que tenho lido, as entrevistas com a Soraia são sempre de gente que está no limite para fazer entrevista por telefone ou mesmo receber o CSQ direto sem entrevista.

      Eu acredito que quanto mais “justa” a pontuação está mais “complicada” é a entrevista.

      Boa espera,

    • #42506
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Larocque @larocque wrote:


      Foi maravilhoso ouvir do Daniel Leblanc: “Bienvenue au Québec!”

      fico feliz com o resultado. Prova aquilo em que acredito, quem merece e se esforça, ganha!

      Parabéns pelo CSQ e boa sorte nos proximos passos!

    • #42508
      larocque
      Participante

      Carlos, Sandroms e todos os demais colegas que torceram por nós…

      MUITO, MUITO, MUITISSIMO obrigado!!!

      Esse FORUM é fantástico!!!

      Agora é correr com o Federal!!!

      Um grande abraço à todos,

      La Rocque e Silvia.

    • #42512
      thiagoelizie
      Participante

      Larocque e Silvia,
      Ficamos super felizes de saber q vcs conseguiram. Tem vezes q a gente pensa em desistir, se
      desespera… mas acho q o q é nosso tá sempre bem guardado nas mãos de Deus e só vem pra gente na hora em q Ele decide. Cada pequeno obstáculo no nosso caminho tem uma razão de existir. Nosso caminho em 2010 tbm teve mtas complicações: problemas financeiros, doenças, rotina de trabalho mais do q estressante, sair de casa 7:30hs e voltar depois das 11hs (7 meses de aulas intensivas, 3x por semana)… aí a gente decide ir pra Montréal e a cia. aérea deixa a gente na mão… afff! Mais sonhos indo pelo ralo, e mais dúvidas e incertezas… misturado a isso, outros probleminhas de qquer mortal no dia-a-dia. Mas chegamos lá! E tinha q ser deste jeito. Inseguranças à parte aqui estamos nós! Chegamos ao final de 2010 “grávidos”, com o CSQ em mãos e prontos para enfrentar os próximos desafios. Encaramos este ano como uma prova de choque q nos prepara para o q há de vir. Td graças à Deus! Estamos mto felizes!

      Enfim, a msg q gostaria de deixar aqui para tds aqueles q vão passar por essa entrevista de 2011 em diante é q ao tomar conhecimento do processo de imigração do QC, primeiramente analisem bem os prós e os contras (a CBQ tem uma fonte infinita de bons conselhos e informações, LEIAM!) e não se deixem levar apenas pela empolgação, por conselhos de amigos, etc. É um processo lento, trabalhoso, estressante e q requer mta dedicação e preparo. A velha máxima: imigrar não é para qquer um! É a mais pura verdade. E qdo decidirem q vale mesmo a pena, façam td o q for necessário… com o coração e a alma. A entrevista é mesmo só a pontinha do iceberg. Ainda tem mto por vir…

    • #42529
      Suguimoto
      Participante

      Nossa entrevista foi no dia 06/12/10 e conseguimos o CSQ! A entrevista foi em Sampa com a Soraia e foi tudo muito tranquilo (mas antes da entrevista estávamos bem nervosos). Como havia acabado a energia antes, nossa entrevista estava atrasada em quase uma hora, então foi tudo muito rápido.
      Ela falou um francês bem claro e fácil, pediu para ver apenas o passaporte e diploma e checou a experiência de trabalho do meu marido. Nos perguntou o motivo de imigrar para o Quebéc (resposta já na ponta da lingua), qual emprego ou tipo de trabalho que iremos procurar quando chegarmos em Montréal (como técnicos de arquitetura e de engenharia) e se planejamos fazer a equivalência de diploma ao mesmo tempo (disse que não, pois enquanto meu marido fizesse a equivalência, eu estaria engravidando e tendo meu primeiro filho, ela já deu até félicitations antecipadamente rsss.). E só! Enquanto respondíamos ela ia digitando no computador….
      Levamos tanto material de pesquisa sobre história, sobre as nossas profissões, sobre Montréal, budgets, plano A, B e C tudo em planilha e a pasta nem sequer foi aberta! Também levei meu portfolio e ela nem viu!
      Agora é a parte federal!

      Bonne Chance à tous!

Visualizando 97 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.