Entrevista durante viagem

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Entrevista durante viagem

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      javalang
      Participante

Pessoal, em breve vou ter ferias e vou fazer uma viagem ao Canada de “reconhecimento”. Pensei em me candidatar pra vagas de emprego durante os dias que estiver la. Logico que eu voltaria pro Brasil mesmo sem proposta mas se conseguisse algo, voltaria pro Canada com visto de trabalho pra trabalhar na tal empresa.
      O que voces acham?

Obrigado.

Carlos_Santos
      Participante

O que vc respondera quando seu entrevistador te perguntar se vc pode iniciar o trabalho na semana seguinte?

Considerando que indo como turista, vc nao consegue tirar o NAS/NIS, como Residente permamente, condicao para iniciar um trabalho legalmente por aqui.

Nao quero desanimar, apenas te informar!

Boa sorte

mrodolfo
      Participante

Javalang,

Mais viável que conversar com empresas, será agendar uma conversa informal com algum head hunter. Explico porquê:

Ano passado participei de um congresso de engenharia na Ville de Québec e aproveitei para fazer minha viagem de reconhecimento com minha esposa. Ainda no Brasil, pesquisei nos sites de empregos algumas vagas que se enquadravam em meu perfil e que haviam o nome do head hunter responsável por ela. Preparei, num primeiro momento, um CV em inglês, uma bela carta de motivação que explicava inclusive minha condição de candidato a residente permanente e os mandei. Recebi uma resposta e deixei a porta aberta para um rendez-vous quando estivesse em Montréal.

Dois meses antes da viagem, enviei uma outra mensagem (claro que com as primeiras conversas anexadas) para a HH e junto mandei um CV e uma nova carta, dessa vez em francês. Consegui que ela me recebesse por uma hora e conversamos muito. Ela quis saber sobre minha carreira e formação, o que fazia, como fazia e quais as minhas motivações em ir para o Québec. Esse encontro foi muito importante em nossa decisão de iniciar realmente o processo junto ao BIQ e o feedback que ela me deu (diferente dos HHs do Brasil, lá eles dão feedback) acabaram por guiar alguns de nossos passos…

Por outro lado, no congresso de engenharia, acabei por fazer uma entrevista com um engenheiro de Saskatchewan. Mas só conversei com ele porque um outro engenheiro nos apresentou um ao outro.

No blog, tem nossos relatos sobre a viagem: http://jmappellecaillou.blogspot.com/search/label/viagem%20de%20reconhecimento

Bonne chance!

SANDROMS
      Participante

java.lang.Thread,

Eu acho que o Marcos está certo, procurar um Head Hunter é a melhor opção, razões:

:idea: a primeira pergunta numa entrevista “real” de emprego é: Você tem permissão legal para trabalhar no Canadá? Não! Fim da entrevista. Se você mentir, já se sujou no mercado;

:idea: já o head hunter pensa a longo prazo, vai querer seu CV na manga para dali a 6 meses um ano;

:idea: o head hunter não vai só te entrevistar mas vai conversar com você, te ajudar a posicionar corretamente no mercado;

:idea: quando vc chegar definitivamente pode contactar o head hunter, já numa entrevista “real” a vaga certamente não existirá mais, e a pessoa que tiver te entrevistado pode não estar mais na empresa;

:idea: e etc….

Como achar um Head Hunter? procure as empresas de RH, se tiver indicação de alguém funciona melhor. Mas na hora da verdade as empresas de recrutamento não resolveram (embora me ofereceram um monte de entrevistas que me deram experiência) no meu caso o que me garantiu o emprego aqui foram as entrevistas direto com as empresas contratante. No meu blog tem o relato da saga do emprego…

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.