Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Palestra › Entrevista – Depoimento
- Este tópico contém 9 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por Dri_Torres.
-
AutorPosts
-
-
11 de novembro de 2008 às 18:18 #6316dedecaParticipante
Meus amigos,
Da mesma forma que encontrei muitas respostas e ajuda às minhas perguntas neste site, gostaria também de compartilhar a experiência da minha entrevista, para os que ainda vão passar por esta fase.
Em primeiro lugar: EU PASSEI! Obtive meu CSQ!
Bem, minha entrevista estava marcada para dia 07/11 (6ª feira), às 15:30. Como sou do RJ, peguei o vôo de 10:40 e cheguei em SP super cedo. Almocei num restaurante a quilo em frente ao prédio e por volta das 13:30, me dirigi ao escritório. Quando cheguei, me apresentei e disse que estava marcada apenas para as 15:30, mas que queria aguardar na recepção, se possível, pois estava com mala e não queria ficar andando numa cidade que não conhecia bem. Nesta hora, a entrevistadora passou e me ouviu falando com a recepcionista. Então, ela disse que tinha tempo livre e que, se eu quisesse, poderia adiantar a entrevista. Como eu não agüentava mais de angústia e ansiedade, topei.
Entrei numa salinha e ela se identificou; seu nome era Judith. Uma senhora por volta dos seus 55 anos, super simpática e bem-humorada. Primeiro, pediu para ver os meus documentos originais e comentou “Nossa, vc tem um ótimo Inglês”. Respondi que sim e ela completou “Vc é muito interessante para o Quebec porque a maioria das pessoas lá não domina o Inglês; aliás, vc deve falar melhor do que eu, que sou nascida lá”
(enquanto isso eu, nervosa, pensando em todas as perguntas e respostas que havia decorado em tantos meses de estudo!)Então, ela me fez a seguinte pergunta: “Pq vc escolheu imigrar para o Quebec se já morou em Toronto e fala tão bem Inglês?”. Respondi e ela concordou, sem mais questionamentos. Depois, ela olhou meu nível de Francês no formulário enviado (que estava como Iniciante) e disse que eu não havia sido justa comigo mesma, que meu nível era Intermediário p/ Avançado. Fiquei super feliz!!!! rsrsrsrs
Por fim, ela me perguntou como eu pretendia trabalhar lá e o que eu sabia sobre o mercado de trabalho em Quebec. Mostrei as minhas pesquisas e ela disse que estava tudo muito bom e que eu deveria começar a ver equivalência de diploma e cursos de especialização na minha área.
(detalhe: de 135 perguntas estudadas incessantemente, ela só me fez, basicamente, 3)Então, ela se virou e começou a preencher uma ficha de avaliação no computador. Neste momento, ficamos em silêncio e eu, desesperada, queria que ela dissesse alguma coisa, porém ela só digitava e digitava, sem parar. Estiquei o pescoço algumas vezes para tentar ver o que ela tanto escrevia e apenas consegui ler “ela tem um ótimo inglês e trouxe um material muito bom”.
Esta digitação só foi interrompida duas vezes: uma, qdo ela brincou que eu arrumaria um marido quebecois logo que chegasse lá; outra, para falar “você foi aprovada”.
Neste momento, não sabia se ria ou se chorava. Fiquei atônita, sem reação.
Ela imprimiu meu CSQ e explicou quais seriam os próximos passos. Depois, acreditem se quiser, ela me abraçou, me deu dois beijinhos no rosto e disse “Parabéns! Desejo tudo de bom a você e que a sua vida seja um sucesso em Quebec. É de pessoas como vc que estamos em busca”. Agradeci e saí da sala tremendo e rindo sem parar! (estava há dias sem comer nem dormir direito!)
Portanto, quero tranquilizar os próximos candidatos…saibam que a entrevista não é difícil para quem está bem preparado e demonstra verdadeira vontade de imigrar para o Quebec. Ouvi de algumas pessoas que os entrevistadores foram antipáticos e grosseiros, às vezes, mas acho que tive sorte, pois caí com uma quebecoise maravilhosa!
Boa sorte aos próximos! Qualquer coisa, estou à disposição!
Nos vemos em Quebec!
Abs.
Deborah
-
11 de novembro de 2008 às 20:05 #32540LeonorParticipante
Olá Débora!!! Parabéns pela obtenção do CSQ. Imagino o alivio depois de passada essa fase.
Só por curiosidade, o que vc respondeu quando M. Judith perguntou pq o Quebec se vc já tinha morado em Toronto. Vou fazer a entrevista próxima semana e sempre tive essa preocupação, pois morei 1 ano em Vancouver e meu inglês é bem melhor que meu francês.
Qual sua profissão? Vc tinha quanto tempo de experiência comprovada?
Obrigada!! E nos vemos em Quebec, se Deus quiser.
Leonor.
-
11 de novembro de 2008 às 21:55 #32542willgoesParticipante
Deborah PARABENSSSSSS!!!
É desse tipo de entrevistador, respeitoso e atencioso, e por que nao, carinhoso que precisamos. Pois estamos investindo nossas vidas num país muito diferente do nosso, estamos mudando grande parte de nossos costumes e de nossa cultura para que possamos nos adaptar bem a este novo país tão desejado, entao o mpinimo que precisamos é de um extímulo, de uma mão amiga que diga a nós o quanto nós temos valor para eles.
Olha, responde ai se o frances dela é bom, assim: tem muito sotaque?
Sorte pra todos nós.
PS: Minha entrevista foi em 02/05 em Recife/PE com Leblanc (Excelente entrevistador e tão receptivo quanto Judith). Graças a Deus estou no processo federal.
-
11 de novembro de 2008 às 23:23 #32543GodoParticipante
Parabéns!!!
Não tivemos a sorte de ser entrevistados por uma pessoa assim.
C’est la vie!!
-
12 de novembro de 2008 às 01:28 #32544LiorParticipante
Olá Deborah,
Fizemos a entrevista praticamente na mesma hora…mas com “sortes” bem diferentes….
Te confesso que ficamos com muuuuuita inveja de vc qd a Sra. Judith chamou o seu nome e não o nosso…rs…
Somos o casal que estava na sala de espera junto com vc….
Tbm conseguimos o CSQ, mas foi beeem diferente….(http://www.kafemontreal.blogspot.com)
Mas, “c’est la vie….”
Boa sorte no federal.
Abraços,
Aninha e Lior.
-
12 de novembro de 2008 às 01:55 #32545willgoesParticipante
Parabens Lior, mas por favor, se possível deixe seu depoimento da entrevista bem detalhado, pois servirá de experiencia para os outros. Outra coisa, vc fez sua entrevista com o Sr Edie? Se sim, vc teve problemas com o sotaque dele?
Sorte a todos, Will.
-
12 de novembro de 2008 às 12:23 #32552fabiolabvalioParticipante
Parabéns pelo CSQ, Deborah!! Boa sorte!!!
-
12 de novembro de 2008 às 12:55 #32553carolschubertParticipante
Débora, em primeiro lugar, PARABÉNS!!!
bem, eu como vc, tb fui entrevistada pela Mme. Judith Grenon, só que no dia anterior ao seu (dia 06.11, às 9h15). Cheguei lá super cedo, com medo do trânsito caótico de São Paulo. Cheguei ao prédio às 8h, mas só consegui subir às 8h50. Lá aguardei até às 9h35, mais ou menos, qdo a Mme. Judith me chamou. Desde o início ela foi muito simpática! Recebeu-me e se apresentou. Ela pegou meu dossiê e começou a entrevista. Ela tem o sotaque bem quebecois! como eu fui no início do ano fazer um curso de francês em Montreal e fiquei em uma casa de família, já estava acostumada com o sotaque. A entrevista transcorreu tranquilamente. Ela começou solicitando os diplomas de estudos, passou para os comprovantes de estágio e trabalho, depois para os de língua (francês e inglês). Depois me perguntou qual minha intensão no Quebec, onde iria residir, se eu havia feito pesquisas quanto à minha profissão (sou advogada), e como e quando tinha sido minha estada no Quebec. Respondi todas suas questões e comentei que meu noivo já foi para lá como imigrante (ela ainda perguntou o nome dele, o que ele fazia, onde estava residindo) e que eu irei novamente no final do ano para lá passar as festas de fim de ano com ele. Ela ficou super satisfeita, disse que eu tinha um ótimo curriculo, experiência de vida, indicou trabalhos para mim, falou que meu francês está ótimo (considerou-me fluente). Daí, ela virou-se para o computador e começou a digitar. Para eu não ficar sem fazer nada, ela me passou um livreto “apprendre le quebec” e duas folhas com sites para pesquisa. Enquanto ela digitava ela disse: esqueci de falar com vc em inglês! ela perguntou onde eu tinha estudado (fiz intercâmbio de 1 ano dos EUA) e se eu considerava que meu inglês era melhor que o francês (respondi que sim e ela disse que eu estava sendo modesta com o meu nível de francês). Depois de uns 5 minutos, ela imprimiu algumas folhas e virou-se para mim e disse que eu tinha sido selecionada! Além disso disse que desejava tudo de bom pra mim e que o casório saísse logo para termos filhos quebecoises! Saí da entrevista eram 10h, feliz da vida por ter dado tudo certo!
Bem, como vários dos relatos que li por aqui, acredito que se vc faz uma boa pesquisa (fiz uma extensa pesquisa, mas ela nem olhou muito, só queria mesmo ver os diplomas e comprovantes), estuda bem o francês e tem todos os comprovantes solicitados, tudo dá certo.
meu perfil: tenho 29 anos, sou advogada com 2 pós-graduações, solteira. Estudo na Aliança Francesa desde o início de 2007.
Boa sorte para todos!
Caroline
-
12 de novembro de 2008 às 12:57 #32554
-
12 de novembro de 2008 às 15:28 #32559Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá a todos,
Parabéns pelas conquistas e sucesso para os que ainda tem alguma fase para concluir. Somente lembrando que eu e o Bruno fizemos a nossa entrevista em 2006 com a madame Grenon também e que ela é realmente muito simpatica e discordando um pouco nao creio que ela tem um forte sotaque queébécois nao, pelo contrario acho que o sotaque dela é até bem claro em comparaçao com que escuto por aqui.
Para quem quiser relembrar a nossa entrevista e conhecer a madame Grenon, pois temos uma foto com ela, basta acessar o link A nossa entrevista Dri e Bruno
Abraços, [/align]
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.