Engenheiros químicos x OIQ

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
      elisawl
      Participante

Salut,
      Algum engenheiro químico da comunidade já abriu o processo na Ordem dos Engenheiros do Québec?
      Estou querendo abrir esse processo e gostaria de saber mais informações sobre as provas, material de estudo, o assunto dos exames, enfim.. toda a informação é bem vinda.
      Tenho encontrado muito mais informação sobre os engenheiros civis, mas nada dos engenheiros químicos…
      Abraço,
      Elisa

Carlos_Santos
      Participante

Ola Elisa,

vc viu os topicos:

Engenharia Química
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=33&t=3776&p=35737

Pós-Graduação em area diferente da formação
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=29&t=586&p=5641

Talvez o Erasmo possa falar mais sobre o assunto ;-)

Pelo que vejo os colegas que possuem profissoes com ordem profissional é que eles entram em contato direto com a respectiva ordem e iniciam o processo ainda ai no Brasil. Chegando aqui estao mais proximos do final do processo que esperar aqui chegar e iniciar do zero o processo de reconhecimento do diploma.

O José Roberto (dentista) fez isso… tem outros colegas que tb o fizeram e sao engenheiros,,,, o negocio é ir a luta e fazer o caminho !

Boa pesquisa e boa sorte no seu processo.

elisawl
      Participante

Oi Carlos,
      Muito obrigada pela resposta.
      Lendo e pesquisando vi que vale muito a pena abrir esses processos enquanto se está no Brasil. Já abri o processo de “Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec” (que está levando até 7 meses pra ficar pronto) e pretendo abrir até o final do mês o da OIQ.
      Pretendo chegar em Montreal em março e queria aproveitar esse tempo em que ainda estou na casa da mamãe e bem tranqüila, para ir estudando para as provas da ordem. Não sei ao certo quanto tempo vai levar para a OIQ me dar o retorno de quantas provas devo fazer e qual o(s) assunto(s) a estudar. Por isso, para economizar tempo e ir adiantando meus estudos que perguntei se algum eng. químico já abriu esse processo, para poder me passar o assunto das provas.
      Tem blogs maravilhosos, como o do Marcos Rodolfo aqui da comunidade, que cita as provas que ele deve fazer, porém, ele é eng civil e os exames não são os mesmos… :no:
      Abraços,
      Elisa

Carlos_Santos
      Participante

entendo Elisa…

Desejo boa sorte e ficamos no aguardo de alguém que tenha feito os exames se manifestar.

No pior dos casos, sera vc mesma que o fará, depois de passá-las ;-)

Saiba que muitas das minhas questoes aqui no forum eu mesmo respondi depois…. pois nao tinha muitos no Québec na época!

Atenciosamente

elisawl
      Participante

oi Carlos,
      Obrigada pelos votos de sorte. Vou precisar, :mrgreen:
      Assim que eu receber o retorno da OIQ vou postar aqui!
      Abraço,
      Elisa

mrodolfo
      Participante

Elisa,

Estou fazendo um curso da OIQ para engenheiros formados no exterior. Na minha turma, tem um engenheiro químico. Vou perguntar para ele se eu posso informar seus contatos para você.

Abraços,

Marcos

elisawl
      Participante

Obaaaaaa!!!!!
      Obrigada pelo apoio Marcos!
      Aguardo o contato se possível.
      Abraço,
      Elisa

Patinha11
      Participante

Olá Elisa,

Só conhecemos um químico,mas não acredito que disponibilize alguma coisa :roll: ..mas se soubermos de alguém também te aviso!! :wink:

Boa sorte!

FCelso
      Participante

Elisa,

Preste bem atenção para as normas da tua profissão, pois engenharia química e química têm conselhos diferentes no Brasil. Acredito que no Canadá e no Québec não seja diferente. Te informa bem nos órgãos oficiais, envia e-mail e vai embusca da informação de fonte confiável! E depois conta pro pessoal :mrgreen:

elisawl
      Participante

Oi!
      No Québec, assim como no Brasil, possui ordens diferentes para engenheiros químicos e químicos. Um engenheiro químico até pode fazer parte da ordem dos químicos, desde que, tenha um número mínimo de créditos em certas disciplinas e alguma experiência de trabalho como químico. Essa informação foi me passada pelo Daniel Leblanc durante minha entrevista do CSQ. Ok, não é A informação oficial, mas confesso que não me interessei muito por essa possibilidade, pq adoro meu trabalho como engenheira.
      Quem quiser pesquisar mais, seguem os sites:
      – Ordem dos químicos: http://www.ocq.qc.ca/
      – Ordem dos engenheiros: http://www.oiq.qc.ca/fr_index.html
      Ontem foi debitado no meu cartão de crédito a taxa da OIQ. Espero que em 2-3 meses receba a avaliação do dossier e vou colocar aqui o assunto das provas que terei q fazer.
      Abraço,
      Elisa

mrodolfo
      Participante

Elisa,

Boa sorte com a OIQ! Você deve receber a resposta da OIQ no prazo que você informou… Eu recebi a minha em 4 meses e quando cheguei aqui já sabia quantas eram as provas que eu teria que fazer…

Te passei por MP o contato que comentei anteriormente.

Bonne chance,

elisawl
      Participante

Oi Marcos,
      Muito obrigada pela ajuda!!
      Abraço,
      Elisa

elisawl
      Participante

Olá!
      Respondendo minha própria pergunta :mrgreen: , segue a lista de exames que a OIQ pode exigir para o engenheiro químico:

Bilan de transformations et thermodynamique chimique
      Opérations méchaniques et thermiques
      Opérations de transfert de matières
      Ingénierie des réacteurs chimiques
      Conception et rentabilité d’usines chimiques
      Dynamique et commande des processus

Phénomènes d’échanges
      Génie de l’environnement
      Simulation, modélisation et optimisation
      Génie biochimique
      technologie des pâtes et papier
      Raffinage du pétrole et pétrochimie
      Métallurgie extractive
      Ingénierie des polymères
      Matériaux de pointe
      Analyse du cycle de vie (ACV)

Lembrando que a quantidade de exames a serem feitos vai depender da análise do dossier de cada um.
      Sds,
      Elisa

igorsba
      Participante

Olá, Elisa

Somente agora eu estou vendo este tópico no fórum. Estou pretendendo imigrar para o Québec, inclusive já dei entrada no processo e estou aguardando apenas receber o pedido de exames médicos.
      Vi que vc é engenheira química. Eu tbem sou formado en Engenharia química apesar de não ter trabalhado ainda como engenheiro. Acabei seguindo outra carreira mas estou querendo voltar para engenharia.
      Enfim, gostaria de saber se vc já imigrou? Se sim, como está a sua carreira aí no Canadá, o mercado de trabalho para o engenheiro químico, etc???

Seria legal ter essas informações.

Obrigado desde já.

Igor

suelena
      Participante

Elisa, tudo bem!
      Também sou engenheira Química e recentemente dei entrada no processo por Quebec. Vi que você fala sobre a validação do Diploma e sobre umas provas que devemos fazer. Você já realizou estas provas? Pode nos contar como foram.
      Já me formei fazem quase 8 anos e no meu atual emprego uso muito pouco dos cálculos e das muitas disciplinas que vimos no curso de modo que estou enferrujadíssima para fazer provas rsrsr.
      Como é o processo? Pelo que entendi pelo que li aqui na comunidade é analisado as disciplinas constantes na sua grade curricular e depois faz-se a prova de todas as disciplinas ou das que não tem equivalência?
      Agradeço se alguém puder tirar estas dúvidas…

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.