Engenheiros – Emprego

Visualizando 46 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5725
      yuri
      Participante

      Colegas de profissão,

      Li todas as mensagens postadas até hoje (10/04/08 ) no tópico “engenheiros”. Encontrei muita informação envolvendo validação de diploma e pouca sobre vagas de emprego. Quem acompanha os relatos das entrevistas, sabe que uma questão quase que comum é se o entrevistado encontrou vagas de emprego compatíveis com seu currículo.  E os entrevistadores costumam querer ver as vagas encontradas.  Por isto que resolvi criar  este tópico só para falar de emprego para engenheiros sem misturar com validação de diploma e outros temas envolvendo engenharia.

      Segue nas três mensagens abaixo, as poucas informações que encontrei no tópico “engenheiros” sobre vaga de emprego. Elas estão resumidas. Todas elas são do Amorim, que aliás, devo agradecer pelas importantes colaborações.

    • #28103
      yuri
      Participante

      Assistente de Pesquisa

      “a Adriana comentou sobre um cargo que é assistente de pesquisa nas universidades, então entrei em contato com a l’ecole polytechinique de Montreal perguntando como poderia estudar e trabalhar na area de engenharia, eles me pediram para preencher uma demanda d’admission, à qual já enviei com dados, diploma e foto e estou aguardando uma resposta.
      Voces poderão tirar mais duvidas no site http://www.monavenir.polymtl.ca ou no google pesquisar l’école polytechinique de Montreal.(Amorim)

    • #28104
      yuri
      Participante

      Technicien en génie

      “já me matriculei na ÉCOLE POLITECHNIQUE DE MONTREAL NO COURSO DE BACCALAURÉAT DE GÉNIE CIVIL, já fiz minha equivalencia de estudo na faculdade eles elimiraram mais ou menos 35 créditos…. …. já fiz minha equivalencia pelo governo, porque assim já posso trabalhar como téchnicien génie civil. A ordre de engenheiro já faz a validação como técnico.”(Amorim)

      “Tenho feito entrevista como “TECHNICIEN(Técnico/ technician) EN GÉNIE CIVIL”” (Amorim)

    • #28113
      yuri
      Participante

      Estágio

      “começando a estudar por exemplo, poderemos fazer estágio, assim teremos experiencia e tb escola.” (Amorim)

      “Tenho procurado alguma ajuda do governo sim, esta semana começo um curso de ATELIER DE MARCHE DE TRAVAIL, neste atelier vc é contratado para fazer um estagio onde o orgão paga 50% e a empresa 50% do salario”.

      “atraves de um outro atelier que fiz, fui chamado para fazer uma entrevista em uma empresa que se chama TECSULT, pelo que vi é uma das maiores empresas do Canada e do Mundo.O cargo era para técnico
      me matricularam para fazer um atelier e dependendo do andamento posso fazer um estagio atraves deste atelier” (Amorim)

      “Quanto ao atélier, você pode procurar no site  www.emploiquebec.ca ou escrever para ARIANNE @ LAMAISONNEEINC.ORG – este email é da conselheira em emprego ela se chama. ARIANNE BENISTI e ela trabalha na LA MAISONNEE é onde se faz os atélies. tel. em MONTREAL 514 – 271.1910 poste 211”(Amorim)

      “Enquanto ao atelier, eles te mostram todo o sistema de trabalho do Quebec, como por exemplo fazer curriculos, entrevistas e nos encaminham para empresas ligadas a nossa area. seja ela qual for. vale a pena depois que fiz o atelier ja tenho 03 entrevistas marcadas” (Amorim)

    • #28115
      yuri
      Participante

      Perguntas:

      1 – Alguém conseguiu encontrar mais informações no site http://www.monavenir.polymtl.ca, sobre trabalho como assistente de pesquisa? Eu não consegui. Consta na mensagem “assistente de pesquisa” que postei acima.

      2 – Como faço para encontrar vagas de estágio que o Amorim se refere? Não consegui estipular uma pesquisa para encontrá-las nos sites de emprego.

      Vagas de Technicien en génie électrique que necessitam de pouca experiência ou nenhuma experiência:
      a) Emploi Quebec: ofertas 1595737 e 1607811.
      b) Jobboom: oferta 831796.

    • #28193
      wilianbatista
      Participante

      Caros colegas engenheiros imigrantes e futuros imigrantes, achei excelente a idéia do Yuri.

      Já ouví dizer que os empregos para engenheiros com registro na Ordem dos Engenheiros do Quebéc são mais comuns e melhor remunerados, porém não são as únicas ofertas para nossa classe profissional, ou seja, é possível atuar na “Engenharia” sem antes mesmo ter sido aprovado no exame de equivalência exigido.

      Assim como no Brasil, neste caso o Engenheiro em questão não poderia se responsabilizar pelo projeto, ficando esta medida a cargo de algum outro Engenheiro com registro na Ordem.

      O fato é que tbm não sei como realizar esta pesquisa de busca junto aos sites de emprego (quais critérios utilizar ou se estas vagas realmente existem). Importante lembrar que talvez este tipo de vaga não esteja divulgada na Internet, onde apenas uma pequena quantidade de vaga efetivamente é divulgada (entra em cena os contatos profissionais) e principalmente as experiências de brasileiros que provavelmente já tiveram acesso a este tipo de informação ou passaram por isto.

      Alguém saberia de alguma informação neste sentido ???

      Outra dúvida que me surgiu nestes últimos dias é a seguinte.

      Meu plano “B” seria atuar como Eletricista enquanto a regularização de validação do diploma, equivalência de estudos e etc qdo lá estiver não acontecesse, porém tenho observado que as vagas de emprego para esta profissão exigem uma tal de Licença “C”.

      Alguém sabe sobre detalhes desta licença “C” ? É possível aproveitar experiências adquiridas em outro país (Brasil no nosso caso) ? Existe algum orgão de auxílio a esta “validação”, assim como o Centre RIRE para os engenheiros ?

      Abraços,

      Wilian Batista
      Engenheiro Eletricista e atualmente docente do SENAI na área de Eletroeletrõnica e Informática
      (fase atual: estudo do idioma e levantamento de documentos)

    • #28206
      Carlos_Santos
      Participante

      Yuri,

      no site do emploisquebec as ofertas citadas podem ser digitadas no campo “Numéro de l’offre

      @yuri”;p=”21950 wrote:

      Perguntas:…
      2 – Como faço para encontrar vagas de estágio que o Amorim se refere? Não consegui estipular uma pesquisa para encontrá-las nos sites de emprego.

      Vagas de Technicien en génie électrique que necessitam de pouca experiência ou nenhuma experiência:
      a) Emploi Quebec: ofertas 1595737 e 1607811.
      b) Jobboom: oferta 831796.

      O problema é que elas nao ficam disponíveis por tempo indeterminado!!  quando eles conseguem preencher com um candidato elas desaparecem. Logico não acha?

      o que é importante, é ver como o Amorim chegou nela, qual o código CNP que ele usou para achar …  este é o segredo de quem quer fazer uma boa pesquisa neste site: entrar pelo CNP!

      veja o que achei fazendo uma busca no Emplois Quebec:


        Technologues et techniciens/techniciennes en génie électronique et électrique (2241)

      Quanto a sua primeira questão não faço idéia…. :oops:  :oops:  :oops:

      Excelente iniciativa e boa sorte!

    • #28211
      yuri
      Participante

      Willian,

      Dá uma olhada neste site: www150.hrdc-drhc.gc.ca/asp/emploi/emploi.asp?page=rechercheCNP.asp. O CNP da nossa profissão é o 2133. Tem muitas infos legais sobre todas as profissões. Além de servir para adquirir mais conhecimento sobre a nossa, é algo mto legal para se levar para a entrevista!

      E vamos esperar as respostas para as nossas perguntas!

      Carlos,

      Valeu pela ajuda! É incrível a sua vontade de ajudar as pessoas. Vc nem é engenheiro e mesmo assim colaborou neste tópico. Impressionante!

    • #28212
      Carlos_Santos
      Participante

      Yuri,

      eu contribuo com o que eu posso…. e quando posso…. :wink:

      se este vírus pega ….imagina????    :lol:  :lol:  :lol:

    • #40215
      Anonymous
      Participante

      Engenheiros,

      Sou engenheiro mecanico formado a 8 anos, sempre trabalhando na area e completei hoje dia 24/7, 8 dias de Vieux Québec. Peço urgentemente a ajuda de voces, que ja estao no Canada a um bom tempo, para saber o caminho para obter emprego na minha area de atuaçao, pois no MICC a agente de informaçoes me orientou a procurar emprego como garçom, caixa de mercado,etc. Ou seja sub-emprego, o contrario do que foi imformado e salientado pela Soraia Tandel na palestra de Imigraçao do Québec. Nao contente fui procurar o “Centre Multiethnique” e a agente de apoio também me orientou a procurar emprego o mais rapido possivel como garçon. Estou muito desapontado e agradeço MUITO a quem possa me ajudar.
      O meu email particular é jnagatoj@yahoo.ca

      Agradeço muitissimo a ajuda de voces!
      Jefferson.

    • #40218
      mrodolfo
      Participante

      Jefferson,

      Como está o seu processo junto à OIQ?

      Acabei de receber esse site no meu e-mail: http://www.CareerQuebec.com
      Veja o que tem por lá…

      Bonne chance,

    • #40227
      Anonymous
      Participante

      Olá meu amigo, não estou no Québec, mas não desaponte é normal, o subemprego é para não deixar sua grana (reserva) acabar, como engenheiro esquece, somente se fosse uma trasnferencia da sua empresa no Brasil, como não é o caso, você deverá migrar seu diploma e isso leva tempo como você já deve saber.

      Agora pode trabalhar como técnico de processo, dá uma uma olhada no site abaixo e busque também as empresas de recolocação que ali estão (o nivel do seu francês influência muito…)

      http://www.jobmire.com

      Outra coisa, acesse linkdin e busque as empresas de RH que ali estão, se quiser entre na minha rede de contatos.

      http://www.linkedin.com

      http://br.linkedin.com/pub/carlos-teixeira/15/26a/210/fr

      Percistência e bom senso, vc terá sucesso.

      Abraço !

    • #40234
      Patinha11
      Participante

      Olá Jefferson,

      Meu marido é engenheiro civil e está quase terminando o processo junto a OIQ em dezembro desse ano.

      Escrevemos um email bem detalhado pra vc ontem, verifique em sua caixa,veja se por acaso não foi para o Spam,ok?

      Um abraço!

    • #40246
      SANDROMS
      Participante

      @Caroljeff wrote:

      …a agente de informaçoes me orientou a procurar emprego como garçom, caixa de mercado,etc.

      Nao contente fui procurar o “Centre Multiethnique” e a agente de apoio também me orientou a procurar emprego o mais rapido possivel como garçon. Estou muito desapontado e agradeço MUITO a quem possa me ajudar.

      Jefferson,

      Que ducha de água fria :!: :!:

      Vc pegou duas agentes sem criatividade nenhuma 8O ??? Elas não pensaram em algo melhor que garçon?

      Se vc precisar se sustentar até conseguir a permissão do OIQ para assinar como engenheiro existe uma série de empregos técnicos, que além de pagar melhor, vão te manter mais ou menos na área. E pensando em carreira, é melhor trabalhar na indústria apertando parafuso do que servindo comida.

      Mas vc pode atuar com desenho técnico (autocad) ou em controle de qualidade, etc.. um monte de coisas que tenham a ver com a sua área mas que não exigem o título de engenheiro. Mas, não descarte a possibilidade de trabalhar num “sub-emprego” (que não é tão sub assim) enquanto vc estiver estudando para entrar na OIQ.

      Muitas vezes a agente não tem a mínima idéia sobre a sua profissão. Se vc perguntar sobre Engenharia Mecanica e alguém respoder Garçon, responda assim: “Ok, se vc não sabe a resposta da minha pergunta eu quero falar com outra pessoa, talvez ela saiba!”. E troque de agente. Ou vá perguntar em outro lugar!

      Para completar a lista de links do carloslopes:

      http://www.jobboom.com/recherche/emplois/canada/quebec/region/genie-biopharmaceutique-sciences-techniques-scientifiques/technicien-en-genie-mecanique/

    • #40249
      FCelso
      Participante

      Olá Patinha!

      Seria possível você postar aqui uma ideia resumida do processo de validação?

      – Custo?
      – Tempo (burocrático)?
      – Tempo (dedicação aos estudos)?

      Alguma outra característica que vocês considerem importante no process.

      Pergunto isso porque já li em fóruns que chega a 5 anos e CAD $100 mil, e gostaria de poder dar um exemplo mais realista e concreto na palestra que será realizada em Porto Alegre.

      Valew!

    • #40250
      SANDROMS
      Participante

      @FCelso wrote:

      – Custo?
      – Tempo (burocrático)?
      – Tempo (dedicação aos estudos)?

      Acrescento um item:

      – Empregabilidade durante o processo

    • #40252
      mrodolfo
      Participante

      Hoje recebi mais uma carta da OIQ a respeito da análise de meu dossier. Terei que fazer duas provas apenas e tenho até maio de 2011 para isso.

      Custos
      – Traduções: CAD 340 (meus gastos)
      – Demande de permis: CAD 790.13
      – Exames de admissão (cada): CAD 270.90
      – Exame profissional: CAD 191.89

      Pour en savoir plus : http://www.oiq.qc.ca/pdf/pratiquer/F-Cheminement-cotisation.pdf

      Prazos:
      Enviei minha documentação no final de março. Logo, entre mandar a papelada e receber a avaliação do comitê examinador foram 4 meses apenas.

      Dedicação aos estudos:
      Penso que isso depende muito das provas que cada um vai fazer, pois terão mais ou menos livros a consultar, novas normas a conhecer, essas coisas. Optei por fazer as provas de Análise de estruturas pois esse conceito é universal na engenharia civil, não variando muito de país para país…

      Empregabilidade durante o processo:
      Não posso ajudar, pois chego em Québec no próximo domingo… Penso, da mesma maneira, que vai do planejamento de cada um e a que cada um se sujeita.

      Bonne chance à tous,

    • #40254
      Patinha11
      Participante

      Parabéns meu amigo!!
      Achávamos mesmo que não passariam de 2 pra vc também! Vai dar tudo certinho,temos certeza! e logo podera ter aquilo que eles fazem tanta questão;seu registro da OIQ!!

      Tá quase na hora hein??

      Bjs nos 4 !

    • #40257
      Carlos_Santos
      Participante

      Parabéns Marcos e obrigado por ter tempo de ainda escrever aqui no forum tao perto de sua viagem ;-)

      Bons preparativos!

    • #40260
      FCelso
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      @FCelso wrote:

      – Custo?
      – Tempo (burocrático)?
      – Tempo (dedicação aos estudos)?

      Acrescento um item:

      – Empregabilidade durante o processo

      Repetindo a pergunta pra Patinha, com o complemento do Sandro:

      – Custo?
      – Tempo (burocrático)?
      – Tempo (dedicação aos estudos)?
      – Empregabilidade durante o processo?

      E boa sorte ao MRodolfo!

    • #40274
      Patinha11
      Participante

      Oiii!! FCelso,me desculpe imensamente ..não havia lido sua pergunta,desculpe mesmo!!

      Bom, vou procurar responder o melhor possível com o maridão aquí do meu ladinho.
      Antes de qq coisa quero deixar claro que tudo muda ou alguma coisa muda de uma área da engenharia para outra e também muda em função da experiência de cada um.
      Falarei por ele e talvez por algum amigo que viva essa mesma experiência aquí,ok?

      Vamos lá então:
      1º:Sobre a validação:
      Ele entrou em contato com a OIQ ainda do Brasil por telefone e o atenderam muito bem;requisitou os formulários e mais informações por escrito e eles enviaram pelo correio imediatamente após o telefonema.
      Infelizmente não tínhamos a condição financeira para abrir o dossier de análise ainda do Brasil,fazíamos parte daquele grupo que não ganhava o suficiente para poupar para nossa vinda,estando ele inclusive desempregado naquele momento há mais de ano e antes vinha trabalhando fora da área (8 anos como gerente PJ do Banco Real Abn,ganhando cerca de R$ 3.500, por mês).
      Entrei nesse detalhe pois muitos não sabem o que é passar aperto financeiro e nós passamos por muitos após a saída dele do Banco ao abrir um processo por assédio moral dentre outras coisas. A vida pode ficar bem complicada quando as portas se fecham.
      Portanto por essa razão não tínhamos como sequer pagar qq taxa além das do processo que pagamos vendendo nossos móveis e eletros de valor.

      2º:Custo:
      Seriam cerca de uns $600, se não me engano para abrir o tal dossier.Na palestra que fomos da Soraia Tandel assistimos um vídeo onde uma engenheira que estava em Montreal deixava claro que esse custo seria pago pelo Governo do Quebec para os engenheiros.
      Durante nossa entrevista isso foi reafirmado pelo M. Daniel Leblanc.
      Chegando aquí sabíamos que era um direito pois nos foi prometido anteriormente.
      Ao chegar,tem que fazer as traduções(cerca de uns $ 100, a $200, que também recebemos o reembolso pois fazia parte do processo de validação junto a OIQ).
      Cada prova custa $270,mas esse valor saiu de nosso bolso pois ele já não estava dentro do programa que daria direito ao reembolso.
      Sendo 2 provas o total de $540,

      Continua…

    • #40275
      Patinha11
      Participante

      Continuando…

      – Tempo (burocrático):
      Da chegada a abertura do dossier(dentro do programa que vc não assume os custos)demora cerca de uns 3 meses se vc pegar um agente de boa vontade,o que não foi o caso dele pois como conseguiu um ”survival job” no 2º mês e essa agente era muito mal informada,ela alegou que então ele não seria ”elegível” quando sabíamos que na verdade o era.(o próprio agente da Ampe citi havia deixado isso claro por carta que foi entregue a ela em mãos).
      Por conta disso e de não termos condições naquela época de custear o processo, precisamos brigar por esse direito falando diretamente com a supervisora dela aconselhados pelo agente da Ampe citi e pela nossa agente do MICC.
      Nisso já estávamos aqui há 5 meses e meio.
      Finalmente ele recebeu o OK para abrirem o dossier dentro do programa de ajuda aos engenheiros do Quebec.
      Em agosto teve a resposta de quantos exames teria que fazer.Escolheu um para maio desse ano e graças a muito esforço ele passou(ele trabalhava ainda no mesmo trabalho do início integral e em fuso horário(para outras Províncias)não tinha quase tempo disponível para se dedicar aos estudos da maneira que era exigida pela quantidade de leituras (cerca de 5 a 6 livros enormes +vários códigos que tem que ser lidos dentro da biblioteca) e ainda fazia uma pós em Gerenciamento de projetos na Mc Gill a noite,tendo assim mais estudo para dar conta ao mesmo tempo.

      – Tempo (dedicação aos estudos):
      Ele por conta de sua pouquíssima disponibilidade estudava no almoço no trabalho, de manhã antes de sair de casa e a noite após as 23 hs quando parava esticando por várias madrugadas.(aconselhamos a virem entupidos de dimdim pq facilita poder se dedicar mais aos estudos,temos amigos com mais tempo que não passaram na prova infelizmente).

      Consideramos muito importante no processo que se tenha muito planejamento e que não conte com empregos na área mesmo como técnico ou assistente pois ele jamais conseguiu algo assim até hoje.Se for para uma cidade do interior as chances aumentam, mas não é nosso caso devido a muitos fatores que nos prendem a uma cidade como Montreal,inclusive pelo conhecimento maior do inglês do que do francês na ocasião de nossa chegada.

      No caso da engenharia não soubemos de caso tão longo e o dele não é um caso rápido.Na pior das hipóteses se a pessoa pegar 4 exames e mais a matéria de economia, e só fizer uma a cada 6 meses vai levar 2 anos e meio mais os 4 meses em média da avaliação do dossier.
      Esse custo não passará de uns $ 2.000,
      Sendo que se a pessoa não quiser trabalhar e só estudar o Governo ajuda através desse programa (uma vez aceito)durante um ano pois se for só estudar vai ter que fazer 2 provas por sessão,senão levará mais que um ano e não receberá mais ajuda.O que é muito justo ao nosso ver.(essa ajuda é definida pelo Emploi Quebec que irá analisar se a pessoa já trabalhou aqui,se contribuiu, se está na ajuda social, se tem filhos,etc.. mas de ante mão não dá para se manter sem complementar com recursos próprios.
      Bom, esperamos realmente que tenhamos sido claros em nossas respostas e lembrar que tudo estea postado no tópico ”Validação do diploma de engenharia” em nosso blog,postagens feitas por ele.
      Um abraço a todos! 8)

    • #40282
      SANDROMS
      Participante

      Patinha,

      Parabéns pela perseverança e pelo excelente relato. É bom que todos saibam que ao mesmo tempo que aqui é uma terra de oportunidades, é também uma terra de “ralação”, principalmente para os recém chegados.

    • #40284
      Ventura
      Participante

      Patinha,

      como sempre, excelente contribuição! Parabéns! Ler as postagens e o blog de vcs só me faz estar mais preparado para quando chegar aí!

      Forte Abraço,

      Ventura

    • #40290
      Patinha11
      Participante

      Pôxa gente,abri o Forum hoje até com medo do que poderia ler pq tem uma galerinha que fica na defesa de plantão que pensei que poderiam até ter feito críticas não construtivas geralmente ,tenho lido críticas tão severas ultimamente de blogs e de pessoas que nem chegaram aqui ainda e já tem tantas opiniões formadas que fico impressionada com tanta arrogancia,sinceramente isso acaba por inibir que a gente escreva e se exponha com receio de sermos atacados até com grosserias.Pois nem todos os relatos são de sucesso AINDA!
      Apesar disso resolví manter minha postura e compartilhar nossa experiência aqui até o fim!

      Como diz o ditado ”Se tudo não acabou bem, é pq ainda não acabou”.

      Muito obrigada por suas palavras,Sandro e Ventura!!
      De coração.
      Patricia e Marcelo.

    • #40291
      FCelso
      Participante

      Muito obrigado Patinha, pelo relato resumido e objetivo!

      Com esses dados dá pra ter uma ideia básica da “ralação” para os engenheiros.

      Tudo de bom a vocês, e sorte no caminho a seguir! :bigups:

    • #40304
      Anonymous
      Participante

      Patinha, nunca deixe de contribuir independente das criticas, seu relatos são muito importantes para aqueles que realmente precisam…

      Não para não !!! :bigups:

      Até mais.

    • #40536
      Anonymous
      Participante

      Patinha, agradeço muito a sua ajuda, deu uma bela clareada nos passos que vou enfrentar.

      Tardiamente estou traduzindo os meus documentos e marquei a minha entrevista no RIRE dia 23 de agosto e espero conseguir fazer parte do grupo cuja inscriçao termina em Setembro.

      Agora que vi como funcionam as coisas por aqui, estou conformado e vou focar no meu objetivo, fazer parte da OIQ.

      Agradeço a ajuda de todos!
      Atenciosamente,
      Jeff

    • #40540
      Patinha11
      Participante

      Jeff,
      Fico feliz em saber !!
      ”Se não pode com ele..junte-se a ele!”

      Vai dar tudo certo,o importante é não perder o foco e não perder tempo pq o processo em si já é longo o suficiente.
      O tempo passa e acaba chegando o dia em que esse bendito registro da Ordem chegará!
      Faltam 3 meses agora para a última prova,mas já faltou 2 anos!!!
      Até agora nada de emprego na área,mas nada de desistência também!

      Em frente e avante pq colheremos belos frutos depois com certeza!!
      :mrgreen:

    • #40541
      Patinha11
      Participante

      F Celso e Carlos Lopes,

      Obrigada !!!

      :up:

    • #40546
      FCelso
      Participante

      Boas Patinha,

      É importante para quem está indo ou ainda em processo de decisão para ir, que você continue com os relatos da vida real.

      Dar a cara a tapa nem sempre é fácil, mas faz parte quando somos pioneiros. Tem gente que escreve besteira por não ter a sólida base da vivência, fazer o quê?
      Acho que quanto mais detalhada a descrição, melhor, incluindo aí as diversas circunstâncias que envolvem o relato, pois geralmente é algo bastante específico, relacionado à realidade de cada um. E sabemos que os brasileiros têm realidades muito distintas, seja no Brasil, seja o Canadá!

      Um abraço e novos voto de boa sorte no processo de validação. :bigups:

    • #42622
      Patinha11
      Participante

      Bom pessoal,
      Aquí estou eu para dar a boa nova de fim de ano aos colegas,amigos e leitores que acompanham nossa luta no registro junto a OIQ!

      Deu certo!!
      :happy2:

      Depois de 2 anos e quase 2 meses de Canadá,meu marido amado conseguiu ser aprovado no último exame
      :mbounce:
      Quem quiser ler o relato feito por ele é só ir ao blog!
      :bananadance2:

      Que nosso ano novo seja muito feliz e com muita proteção!
      :angel:

    • #42624
      Carlos_Santos
      Participante

      Parabéns Patinha!

      Mande meus cumprimentos ao maridao!

      Que esta boa nova inspire os demais colegas que possuem ordens profissionais à insistir e nao desistir!

      Abraços

    • #42628
      mrodolfo
      Participante

      Parabéns, meus amigos!

      Ficamos muito contentes com a mensagem!

      Tomara que o carteiro passe logo!

      Beijos!

    • #42631
      mrodolfo
      Participante

      O carteiro passou!

      Resultado: Réussite!

      Que venha maio!

    • #42635
      Patinha11
      Participante

      Carlos,recadinho dado!!! Muito obrigada!!

      Marcos,parabéns mais uma vez,quase no fim do caminho!!!

      Vamos comemorar um belo reveillon esse ano hein?!!

      Feliz ano novo a todos os engenheiros e membros dessa comunidade !!
      Agora é fazer a festa!
      :band:

    • #42636
      Carlos_Santos
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      Resultado: Réussite!

      Bravo Marcos!

      Félicitations!

      Mais um na lista dos engenheiros determinados à exercer sua profissao aqui no Québec!

      Meus sinceros parabéns à todos que estao neste caminho!

    • #43909
      Patinha11
      Participante

      Como prometido,aquí estou eu para dar a feliz notícia de que meu marido conseguiu seu emprego como engenheiro !

      :bananadance:

      A notícia do ponto de vista profissional/financeiro é excelente,mas teremos que fazer alguns sacrifícios momentâneos pois o trabalho será longe da cidade. :roll:

      Aceitamos pois não poderíamos mais nos manter sem acabarmos com nossas últimas reservas financeiras e com o fim do seguro desemprego dele agora em abril.

      Tudo aconteceu nos 45 minutos do 2º tempo. :angel:

      Quem quiser ler mais detalhes,acabei de postar em nosso blog,o link está abaixo na minha assinatura.

      Agradeço mais uma vez pela torcida do pessoal bacana aquí dessa comunidade!!

      :mrgreen:

    • #44229
      RSDO
      Participante

      Olá, sou novo aqui, então vou me apresentar.

      Sou engenheiro eletricista, formado a 6 anos. Trabalhei 3 anos em telecom e agora estou trabalhando na área de petróleo (nada a ver com elétrica). Morei na França por um ano (intercâmbio da facul), então estou com o francês bom, mas o inglês está meio ruim.

      Estou pensando em fazer o pedido no próximo mês, mas estou com certo receio, pois estou bem aqui no Brasil, mas tenho vontade de morar no Quebec (por causa da segurança e da oportunidade para meu filho).

      Fiz uma grande pesquisa, e pelo que vi… quando conseguir validar o diploma, terei que trabalhar como engenheiro junior. Desta forma, gostaria de saber, já que estamos em um tópico de emprego, como é o salário (os sites falam em CAN 59 mil ano) e as oportunidades para engenheiro junior aí? Pelo que vi, o inglês é indispensável, correto?

      Minha esposa também é engenheira eletricista, com 5 anos de experiência na área. Todavia, está querendo mudar de área, ir para a área mais administrativa ou logistica. Assim sendo, alguém sabe me falar se é normal engenheiros trabalharem nestas área, e se é fácil conseguir?

      Pessoal, agradeço a ajuda. Obrigado.
      Att

    • #44246
      Patinha11
      Participante

      @RSDO wrote:

      Olá, sou novo aqui, então vou me apresentar.

      Fiz uma grande pesquisa, e pelo que vi… quando conseguir validar o diploma, terei que trabalhar como engenheiro junior. Desta forma, gostaria de saber, já que estamos em um tópico de emprego, como é o salário (os sites falam em CAN 59 mil ano) e as oportunidades para engenheiro junior aí? Pelo que vi, o inglês é indispensável, correto?

      Olha..vc sairá como jr sim e isso é o de menos.Esse 1º emprego as vezes demora um pouco a aparecer e eles exigem experiência daquí.
      A língua fluente depende muito pra onde vc vai trabalhar.
      Por exemplo meu marido está trabalhando no escritório por enquanto e é em francês na maior parte do tempo.Quando tem alguma reunião com alguém de fora,rola mais inglês e também ao telefone com fornecedores de outras províncias .. mas ele vai para o canteiro mês que vem e será francês direto .
      Sobre os salários,temos colegas (não são brasileiros)ganhando $40.000, e não são jrs.mas estão numa empresa pequena.
      Temos conhecidos que começaram com $50.000, e negociaram para $55.000, após 6 meses de trabalho.

      Minha esposa também é engenheira eletricista, com 5 anos de experiência na área. Todavia, está querendo mudar de área, ir para a área mais administrativa ou logistica. Assim sendo, alguém sabe me falar se é normal engenheiros trabalharem nestas área, e se é fácil conseguir?

      Não sei informar ao certo,mas por nossa experiência aquí,eles querem sempre formação bem na área, e cursos de preferencia feitos aquí.Não é como no Brasil que valorizam engenheiros por exemplo no mercado financeiro,Bancos..

      Pessoal, agradeço a ajuda. Obrigado.
      Att

      Espero ter ajudado!

    • #44253
      mrodolfo
      Participante

      Vou complementar o que a Patinha colocou com larga experiência no árduo caminho:

      1- Para trabalhar como engenheiro, tem que ser membro da Ordem. A brincadeira leva entre 1,5 e 2 anos e vai morrer mais ou menos CAD 2k nessa brincadeira;

      2- Emprego como techninien está bem escasso nos grandes centros. Mais fácil só na Côte-Nord o na Gaspésie.

      3- Para atuar fora da área de formaçao, tem que mostrar o quais sao suas competências transferíveis. Eu, por exemplo, trabalho com informaçoes gerenciais num banco enquanto nao encontro nada na engenharia (tudo bem que já atuava nessa área no Brasil).

      4- Se quiser trabalhar como engenheiro, se puder, comece o processo ainda no Brasil. Dá pra diluir os custos e chegar aqui com meio caminho andado junto à OIQ.

      Bonne chance,

    • #44254
      Patinha11
      Participante

      Certíssimo Marcos!
      Mas vou tomar a liberdade de complementar seu comentário:
      ”(tudo bem que já atuava nessa área no Brasil)”.

      Deixando claro que vc tinha anos de experiência no Banco e em cargo de responsabilidade,o que foi checado e valorizado para vc ser aceito no Banco daquí.

      Quis ressaltar esse ponto que sua modéstia não permitiu,pq poderia parecer fácil obter um emprego na área bancária e na verdade eles exigem uma série de certificações específicas para essa área na maior parte das vezes.

      Não temos visto moleza por aquí não!
      :wink:

    • #44258
      mrodolfo
      Participante

      Patinha, minha amiga, te adoro! rs

      Foi o que eu quis dizer com as competências transferíveis…

      De qualquer maneira, estive anteontem no Salon d’implois da área de engenharia. Como todos os outros que eu fui, muita gente de RH que nao toma decisao alguma por lá, apenas para indicar que as vagas estao no site das empresas…

      Destaque positivo para o grupo SMi e a Cegertec, com a presença de diretores com os quais pudemos conversar e expor nossas competências.

      E a vida segue…

    • #44265
      erikabcoelho
      Participante

      No caso de logistica, a experiencia/formaçao tem que ser na área.
      Como comentou a Patinha, nao é comum aqui o engenheiro assumir áreas diversas como no Brasil, aliás uma das caracteristicas do mercado de trabalho quebecois é valorizar a experiencia e os profissionais serem na maioria mais especialistas do que generalistas.

      Claro que pode haver exceçoes, mas é muuuuuito dificil.

      abraços
      Erika

      leslapins.wordpress.com

    • #44269
      Acruwer
      Participante

      Pessoal,

      Sei que este video ja foi postado no forum, mas entra bem nesta questao de empregabilidade dos imigrantes e a visao do Canada em relacao aos empregos..

      http://www.pedrosilva.com.br/blog/conheca-os-valores-do-mercado-de-trabalho-canadense/

      Abracos

    • #44426
      RSDO
      Participante

      Pessoal, agradeço muito as informações.
      Estou com muito receio de tentar ir para aí, uma vez que minha experiência não é ma minha área de formação.
      Achei o salário muito baixo aí. O custo de vida tb é baixo assim?
      obrigado.

    • #44429
      Patinha11
      Participante

      RSDO,

      Sua dúvida é normal,e é dela que vc deve partir em busca das informações que precisa.
      O custo de vida não é baixo,não na minha opinião.
      Existem vários blogs de brasileiros que já se encontram aquí e que postam os valores de suas contas,alugueres,taxas,aquecimento,etc.. vc pode também ver os nomes dos bairros, o tipo de cidade e vida que gosta de levar e fazer sua escolha e dela desenvolver sua planilha de gastos e despesas para viver como acha bom.
      Eu por exemplo frequentava sites dos supermercados daquí e de lojas de móveis como o Metro marche,IGA,Provigo,Adonis,IKEA,lojas de eletros como Zellers,Canadian Tire,Walmart,etc..
      Os imóveis depois de ter uma idéia de onde,pode ver as fotos,preços pelos sites de classificados mais usados por aquí,ex:Kijiji,Lespac,Craiglist,etc..

      Não tem como decidir sem pesquisar esses pontos,é natural que se sinta confuso.
      Além de pesar as outras razões além da financeira que te faça querer imigrar,é claro.
      :wink:

Visualizando 46 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.