Enfermagem

Visualizando 154 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4052
      kiko
      Participante

      Olá, meu nome é Rodrigo e sou novo associado. Gostaria de ter informações sobre enfermeiros (nível superior) que tenham imigrado ou que estejam participando do processo de imigração e ainda mercado de trabalho, equivalência de diplomas, provas para classes profissionais, enfim qualquer informação é válida. Desde já agradeço.

    • #8694
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Kiko,

      Infelizmente não possuem muitas informações sobre a sua profissão. Mas sugiro que vc visite estes lins abaixo pois você poderá esclarecer algumas dúvidas:

      Comunidade do Orkut Quero ir pra Québec.

      A escassez de Enfermeiros irá aumentar

      Enfermeiro em Montreal

      Você pode tentar enviar um e-mail para a Gabi Brunetti, uma pessoa que está com um belo projeto para exercer a sua profissão em Québec.

      Perfil do Okut da Gabi Brunetti.
      Gabi Brunetti

      Você pode visitar a página do Escritório de Imigração onde fala sobre as profissões regidas por uma Ordem Profissional. Profissões

      Neste link acima você pode baixar um arquivo de 6 páginas falando sobre a sua profissão.

      Qualquer coisa é só perguntar

    • #8714
      gabriela
      Participante

      Oi Rodrigo.
      Antes de mais nada, mande um e-mail pra OIIQ (site oiiq.org) que é uma espécie de “Coren” quebequense.
      Eles mandarão por correio o formulário de avaliação de equivalência: vc preenche, anexa uma foto registrada (eu coloquei uma foto + uma xerox autenticada, pois nenhum cartório queria autenticar a foto) e a taxa de 127 dólares, em cheques de viagem.
      depois de analisarem sua solicitação, vc deverá receber a informação sobre a prova de francês (a enfermagem é profissão que exige comprovação do conhecimento da língua). deve tirar pelo menos 60% nas 4 habilidades testadas.
      com a equivalência e o teste OKs, vc deverá começar a procurar um estágio ou algo que o adapte às normas canadenses de saúde (há muita fragmentação)
      depois disso, é só procurar entre as MILHÕES de ofertas para enfermeiros aquela que mais lhe agrada ….
      espero ter ajudado!

    • #12627
      Fernando10
      Participante

      Olá, meu nome é Fernando e sou novo associado. Gostaria de ter informações sobre o salario dos enfermeiros (nível superior) em Quebec. Desde já agradeço.

    • #12632
      Erasmo
      Participante

      Olá Fernando, seja bem-vindo à Comunidade!

      Como você “chegou agora” seria interessante que você postasse uma mensagem no fórum “apresente-se”.

      Sugiro que você:
      – Leia e vasculhe todo o material oferecido (artigos, downloads, weblinks) pela comunidade – você encontrará muita informação importante e valiosa :wink:
      – Leia as mensagens anteriores do fórum, em especial as :: regras de utilização do fórum ::, para facilitar sua integração… 8)

      Com relação à sua dúvida, você pode obter bastante informação no link :: Information sur le marché du travail :: (há a versão em inglês também), além de outros links disponíveis aqui… :)

      Abraços e boa sorte!

    • #12714
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Lucianna,

      Tivemos que apagar seu post pois não indicamos os produtos ofertados pela empresa citada.

      Abraços,[/align]

    • #12724
      carol.
      Participante

      Olá enfermeiros,  :D
      Fico feliz com esse tópico pois podemos trocar muitas informações, sejam todos bem vindos. :)
      Essa carta da ordem dos enfermeiros chegou para mim essa semana, mas o valor está bem diferente do que a Gabriela citou: 594,99 CAD   :P  :P  :P  
      Achei bem salgado!!
      Você fez esse processo ha quanto tempo? E aproveitando, estou com uma dúvida: eles falam que os formulários devem ser preenchidos pela faculdade e enviados diretamente à OIIQ. A faculdade vai enviar? Se for assim o processo chega lá todo picado. Eu não posso pedir para eles preencherem e depois juntar tudo em um envelope só?  8O

      Bom, só para informar em que estágio estou da imigração; estou aguardando os exames médicos. E na entrevista o entrevistador deu notícias muito animadoras de nossa profissão em Québec.

      Abraços, Carol  :)

    • #20829
      self47
      Participante

      Gabriela.
      Gostaria de informações complementares.
      Sou enfermeiro, com Pós em saúde mental e Psiquiatria, estou fazendo outro em Psicanálise
      Em Quebec existe  a compatibilidade entre o custo de vida e o salário de um enfermeiro?
      Existe a possibilidade de revalidar o Cursos de pós?
      Tem que sersó fluente e francês ou ter um francês avançado?
      Grato si poderes respoder a algumas das minhas perguntas.
      Fernando

    • #20836
      carol.
      Participante

      Olá Self47,
      Não sou a Gabriela mas já vou dando o meu palpite pois estou  aqui em Montréal passando por isso agora.
      Se vc quer vir pra Québec o francês sempre será muito exigido, venha com o máximo que puder, mas as provas da ordem podem ser feitas em inglÊs também.
      A primeira coisa a fazer é traduzir os seus documentos com um tradutor daqui, depois vc vai pedir para a ordem os formulários (se vc já adiantar essa etapa e conseguir deixar tudo pronto do Brasil vai ser ótimo porque o COREN, a faculdade e o seu empregador têm que preencher e enviar diretamente para a OIIQ, peça para eles preencherem e mandarem só depois que vc estiver aqui e der entrada com o processo, ficará bem mais fácil).
      Depois que vc der entrada com o processo, sai a resposta em 9 semanas, se vc tiver carga horária suficiente em psiquiatria e geriatria fará um estágio e 5 meses de CEGEP; se não tiver carga horária suficiente dos dois fará um estágio e 9 meses de CEGEP.
      Depois disso, seu diploma está reconhecido e vc vai fazer a mesma prova que todos aqui fazem para ser membro da ordem (prova prática e teórica, vc pode encomendar a apostila preparatória desde o Brasil tb). Depois terá que fazer uma prova de língua francesa ou inglesa. Se você não passar na prova da ordem, só poderá repetí-la daí 1 ano, a prova de língua francesa pode ser repetida em seguida.
      Depois disso vc paga mais taxas e já é membro da ordem, ahhh! essas taxam mudaram bastante, estão bem mais caras agora, não é mais 127 dólares.rsrs
      Agora, o curso aqui não é superior, vc faz 3 anos de CEGEP e depois vai pra faculdade fazer 3 anos para se especializar e virar o que eles chamam aqui de super-enfermeiro. Isso aqui é bem comum, tem isso com farmácia e etc… não é nenhum demérito, o salário é um dos melhores, com isso não se preocupe.rsrsrs Até porque aqui não existe tantas diferenças sociais como aí no Brasil, todo profissional aqui tem condições de viver muito bem, no caso, a enfermagem é especial pela falta de mão de obra que eles vivem, é imensa…
      Abraços
      Carol

    • #20838
      carol.
      Participante

      Olá Self47,
      Não sou a Gabriela mas já vou dando o meu palpite pois estou  aqui em Montréal passando por isso agora.
      Se vc quer vir pra Québec o francês sempre será muito exigido, venha com o máximo que puder, mas as provas da ordem podem ser feitas em inglÊs também.
      A primeira coisa a fazer é traduzir os seus documentos com um tradutor daqui, depois vc vai pedir para a ordem os formulários (se vc já adiantar essa etapa e conseguir deixar tudo pronto do Brasil vai ser ótimo porque o COREN, a faculdade e o seu empregador têm que preencher e enviar diretamente para a OIIQ, peça para eles preencherem e mandarem só depois que vc estiver aqui e der entrada com o processo, ficará bem mais fácil).
      Depois que vc der entrada com o processo, sai a resposta em 9 semanas, se vc tiver carga horária suficiente em psiquiatria e geriatria fará um estágio e 5 meses de CEGEP; se não tiver carga horária suficiente dos dois fará um estágio e 9 meses de CEGEP.
      Depois disso, seu diploma está reconhecido e vc vai fazer a mesma prova que todos aqui fazem para ser membro da ordem (prova prática e teórica, vc pode encomendar a apostila preparatória desde o Brasil tb). Depois terá que fazer uma prova de língua francesa ou inglesa. Se você não passar na prova da ordem, só poderá repetí-la daí 1 ano, a prova de língua francesa pode ser repetida em seguida.
      Depois disso vc paga mais taxas e já é membro da ordem, ahhh! essas taxam mudaram bastante, estão bem mais caras agora, não é mais 127 dólares.rsrs
      Agora, o curso aqui não é superior, vc faz 3 anos de CEGEP e depois vai pra faculdade fazer 3 anos para se especializar e virar o que eles chamam aqui de super-enfermeiro. Isso aqui é bem comum, tem isso com farmácia e etc… não é nenhum demérito, o salário é um dos melhores, com isso não se preocupe.rsrsrs Até porque aqui não existe tantas diferenças sociais como aí no Brasil, todo profissional aqui tem condições de viver muito bem, no caso, a enfermagem é especial pela falta de mão de obra que eles vivem, é imensa…
      Abraços
      Carol

    • #20932
      BarretQs
      Participante

      Olá Carol, por um grande favor e esclarecimento de dúvida, Enfermeiros terão que chegar e fazer o CEGEP para uma adaptação após ter feito o processo de equivalência?Quanto tempo ?
      Você poderia falar sobre essa de que o curso não é superior?

      Muito obrigado pela ajuda de todos.

    • #20933
      BarretQs
      Participante

      Olá Carol, por um grande favor e esclarecimento de dúvida, Enfermeiros terão que chegar e fazer o CEGEP para uma adaptação após ter feito o processo de equivalência?Quanto tempo ?
      Você poderia falar sobre essa de que o curso não é superior?

      Muito obrigado pela ajuda de todos.

    • #21024
      self47
      Participante

      Ola Carol
      Obrigado pelas informaç

    • #21029
      carol.
      Participante

      Olá BarretQs
      Você não tem que fazer CEGEP após o reconhecimento e sim antes, mas como eu disse são apenas 5 ou 9 meses dependendo do seu currículo escolar.
      O seu diploma será reconhecido como o nível do CEGEP e depois vc pode fazer especializações na faculdade, certificados ou até um bac inteiro e eliminar disciplinas.
      De qualquer forma o seu diploma superior é reconhecido na avaliação comparativa de estudos do governo como equivalente a um bac daqui, ou seja, vc não joga seus estudos e experiência daí fora. Tudo conta.
      Abraços
      Carol

    • #21393
      self47
      Participante

      Muito obrigado Carol
      As informações foram extremanete valiosas, começarei com a documentação.
      Obs: acredito que o programa do blog teve um problema já que a mensagem enviada foi publicada parcialmente
      Grato uma vez mais
      Fernando

    • #42448
      Carlos_Santos
      Participante

      Segue aqui uma oferta de emprego no governo para esta area:

      http://www.carrieres.gouv.qc.ca/obtenir-un-emploi/recherche-demploi/appel-de-candidatures/candidature/detail/430/index.html?pa_src=Infolettre_13-12-2010&pa_mdm=Emploi_Agentes-ou-agents-de-soin-de-sante

      Condicoes:

      Conditions d’admission : Être membre en règle de l’Ordre des infirmières et infirmiers du Québec ET posséder de zéro à 11 années d’expérience pertinente. Chaque année d’expérience pertinente peut être compensée par une tranche de 30 crédits d’études pertinentes, additionnelles et de niveau supérieur à la scolarité minimale exigée pour être membre de l’Ordre.

      Inclure une photocopie de la preuve d’appartenance à l’Ordre des infirmières et infirmiers du Québec et de toutes ses attestations d’études ou de son évaluation comparative des études effectuées à l’extérieur du Québec (attestation d’équivalence). Pour occuper un emploi dans la fonction publique, il faut posséder la citoyenneté canadienne ou le statut de résident permanent. De plus, il faut avoir une connaissance du français appropriée aux fonctions.

      Les personnes admises à cette réserve seront déclarées aptes conditionnellement à la réussite d’examens écrits et d’un examen médical suivant les normes prescrites. Les personnes candidates seront soumises à l’enquête de bonnes mœurs et à la vérification des antécédents judiciaires.

      Bonne chance!

    • #42640
      Carlos_Santos
      Participante

      Olhando o site de uma formacao para informatica aqui na cidade do Québec, indicada pelo colega Miridiam, achei esta formacao aqui para enfermeiros formados fora do Québec e que talvez interesse aos colegas de enfermagem:

      Intégration à la profession infirmière du Québec pour les infirmières diplômées hors du Québec (CWA.0B) Ouvert exclusivement aux infirmières immigrantes diplômées hors du Québec

      em http://www.sracq.qc.ca/guide/fc/index2.asp?vcegep=fl
      ou
      http://www.sracq.qc.ca/guide/fc/programme.asp

      aonde esta escrito:

      “…Détenir une prescription de formation de l’Ordre des infirmières et des infirmiers du Québec (OIIQ). À cet effet, les personnes intéressées par la formation et possédant un diplôme d’infirmière ou d’infirmier issu d’un autre pays devront soumettre leur dossier à l’OIIQ pour fins d’évaluation….”

      Bonne chance!

    • #45517
      Lu_campinas
      Participante

      olá pessoal,

      gostariamos de inrformações sobre alguem que ja conseguiu validar o diploma de enfermeiro no Quebec, e quanto tempo durou o processo. Muito obrigado.

    • #45521
      Aleoned
      Participante

      Olá gente, nós buscamos informações sobre técnico de enfermagem, se alguém puder ajudar…

    • #47230
      ananda_hs
      Participante

      Olá Eu, meu marido e meu filho nos interessa ir, sou enfermeira. Me diga uma coisa, como é o gasto/mês? aluguel, comida, contas.. e está facil mesmo emprego ai?
      Desde já agradeço.

    • #47231
      Carlos_Santos
      Participante

      ola Ananda,

      comece lendo mais o nosso forum e vc encontrara as suas respostas ;-)

      Boa leitura.

    • #47232
      Lu_campinas
      Participante

      Olá pessoal,

      Acabei vendo estes links que o Carlos sugeriu algum tempo atrás apenas hoje, são muito bons
      Me parece que a Ordem é bem exigente, mas por outro lado oferece possibilidades para a equivalência do diploma, as taxas também são altas, mas para quem tá realmente disposto acho que vale a pena. :wink:

      Ah, eu estava procurando algum enfermeiro que já tivesse conseguido a equivalência do diploma, e acabei encontrando este relato da Lucinei, após um ano no Quebec ela iniciou o estágio para a equivalência, mas depois terá que passar no exame da ordem para poder exercer.

      Quem se interessar o blog é montrealaivamosnos.blogspot.com
      Um abraço, e como o Carlos sempre diz:

      Bonne Chance a tous !

      Luciana

    • #47233
      Lu_campinas
      Participante

      @Lu_campinas wrote:

      olá pessoal,

      gostariamos de inrformações sobre alguem que ja conseguiu validar o diploma de enfermeiro no Quebec, e quanto tempo durou o processo. Muito obrigado.

      achei: fluxograma para equivalência do diploma de enfermagem no Quebec:

      Blog da Lucinei :montrealaivamosnos.blogspot.com

      Luciana

    • #47255
      Carlos_Santos
      Participante

      obrigado Luciana pela contribuicao ;-)

    • #47263
      mrodolfo
      Participante

      Eu costumo ser muito crítico quanto às informações postadas nos blogs, mesmo tendo um.

      Prefiro, sempre, as fontes oficiais: http://www.oiiq.org/admission-a-la-profession/infirmiere-formee-hors-quebec, ou ainda http://www.oiiq.org/sites/default/files/uploads/pdf/admission_a_la_profession/infirmiere_formee_hors_quebec/Etapes_permis_exercice.pdf

      Divirtam-se!

    • #47272
      Aleoned
      Participante

      Já conhecia estes links, o problema é que não falo francês ainda, ninguém parece conseguir dar informações na nossa lignua.

    • #47275
      mrodolfo
      Participante

      Joga no Google translator…

    • #48932
      gabi-infirmiere
      Participante

      técnicos de enfermagem devem procurar a validaçao pela OIIAQ, ordre des infirmiers et infirmières auxiliares du Québec.
      http://www.oiiaq.org/fr/devenir-infirmiere-auxiliaire/admission-a-la-profession
      salario semanal médio 660 $ (sem os impostos)

      enfermeiros fazem o processo pela OIIQ, ordre des infirmiers et infirmières du Québec.
      http://www.oiiq.org/admission-a-la-profession/infirmiere-formee-hors-quebec
      salario samanal médio 850 $ (sem os impostos)

      ha muitas ofertas de emprego para ambas categorias profissionais e dia-a-dia as infirmières auxiliaires estao obtendo autorizaçoes suplementares em suas tarefas.
      A atual discussao é sobre a obrigatoriedade dos estudos universitarios para ser enfermeira, ja que QC é a unica provincia do Canada que ainda nao exige este nivel de formaçao (a formaçao de grande parte do efetivo é uma formaçao em nivel CEGEP)

    • #49112
      gabi-infirmiere
      Participante

      Ha muita informaçao rolando pelos blogs e em muitas vezes vejo informaçoes incorretas.
      Espero que este post sirva para desmistificar alguns aspectos.

      1) o salario de enfermeiras é quase igual ao do médico
      MITO
      O salario de enfermeiros (diploma universitario) oscila entre 20 a 40 dolares por hora, para funcionarios do sistema de saude (+ beneficios)
      A carga horaria média é de 35h por semana, entao basta fazer as contas.
      EXCEÇOES = horas extras (que variam de 100% a 150% do seu salario) enfermeiros que trabalham para agencias privadas (35 a 50 dolares por hora, mas sem beneficios) e enfermeiros que trabalham em région éloignée, pois recebem adicional

      2) Enfermeiros em région éloignée atuam como médicos
      MITO
      Enfermeiros que atuam em areas isoladas (reservas indigenas, Grand Nord) possuem uma formaçao especifica e sao orientados por guidelides. Ha atividades *médicas* como suturas e inicializaçao de condutas terapêuticas, mas tudo é padronizado segundo protocolos previamente estabelecidos

      3) Enfermeiros possuem maior autonomia do que no Brasil
      REALIDADE
      Ha muitos protocolos que permitem a tomada de decisao diretamente pelo enfermeiro. A Loi 90 garante autonomia em varios ramos de atuaçao

      4) Você sera obrigada a fazer horas extras, sempre
      MITO
      Em *ALGUNS* hospitais existe o *temps supplémentaire obligatoire* , onde você é *escalada* para fazer horas extras. Ha hospitais que disponibilizam a lista de horas extras e você negocia com seu chefe de serviço. Ha outros que lietralmente irao te obrigara a fazer 2 turnos, mas esta realidade é cada vez mais rara, o sindicato esta no pé

      5) Como CEPI você ficara sempre na dependência de uma enfermeira
      MITO
      Ha atribuiçoes que um CEPI pode realizar sem supervisao. Ha areas e atividades que sao proibidas e ha algumas que exigem supervisao direta. Em geral, CEPIs passam por treinamento inicial (que varia de 2 a 12 meses) e quando sao aprovadas no exame da OIIQ passam a assumir 100% os casos. A maioria dos hospitais trabalha com o esquema de préceptorat.

      6) Como recém contratada você fara todos os finais de semana e feriados
      MITO
      A maioria das instituiçoes atua com o esquema *une fin de semaine sur 2* = você trabalha um fim de semana, folga o outro. Nao existe o esquema de 12h aos fds, até por que a maioria dos hospitais trabalha com plantoes de 8h

      7) Trabalhar como PAB é uma opçao enquanto aguarda a resposta da OIIQ
      REALIDADE
      Algumas instituiçoes, especialmente centros para idosos, aceitam enfermeiras estrangeiras como PAB. Para trabalhar como PAB no serviço publico geralmente exigerao certificado de PDSB e RCR, mas no privé geralmente sua experiência é valida.
      Um salario de PAB varia entre 10 a 17 dolares por hora

      8 ) É possivel trabalhar na época da equivalência
      MITO
      A equivalência exigira muito, a maioria dos CEGEPs possui exigências que ultrapassam as horas em sala de aula. Ha trabalhos, pesquisas, apresentaçoes, provas … trabalhar e estudar, na época da equivalência, é algo muito arriscado e nao recomendado

      9) Terei direito ao Emploi Québec automaticamente quando estiver fazendo a equivalência.
      MITO
      O programa do EQ é valido para as pessoas que NUNCA trabalharam no QC. Portanto, se você trabalhou como PAB (ou caixa de supermercado, ou atendente de telemarketing …) você nao corresponde ao critério do EQ, mas pode em todo tempo pedir a inclusao no programa de prêt et bourse da AFE

      10) O programa de prêt et bourse me dara uma remuneraçao excelente
      MITO
      Voce tera uma remuneraçao mensal adequada às necessidades do estudante. EM GERAL, para pessoas sem filhos, o montante oscila entre 600 a 800 dolares por mês. Para familias ha os beneficios da allocation familiale

      11) O exame da OIIQ é estressante
      REALIDADE
      Sao 100 questoes escritas, com respostas curtas, e 16 ou 17 estaçoes praticas, com atores simulando seu paciente. A prova acontece em 2 dias, e no dia do exame teorico eles separam 50 questoes na parte da manha e 50 na parte da tarde. É estressante.

      12) Eu posso escolher quando fazer o exame da OIIQ
      MITO
      Você sera CONVOCADO e salvo as exceçoes previstas pela OIIQ, você nao pode escolher se quer ou nao fazer o exame.

      13) Apos as 3 tentativas, se eu for reprovado, nao poderei mais atuar como enfermeira no QC
      REALIDADE
      Esta regra é clara. Sao 3 tentativas em 2 anos. Sendo reprovado nas 3, você pode escolher entre mudar de profissao ou mudar de provincia

      14) O francês da francisaçao é suficiente para atuar como enfermeiro
      MITO
      O ideal é que o candidato à enfermeiro ja chegue no QC com um francês intermediario-avançado. A francisaçao nao tem o foco de formaçao gramatical e sim de integraçao. Saber dizer *moé pi toé* e outros québécismes nao te ajudara a redigir notas no dossiê, nem manter uma conversaçao adequada entre profissionais, pacientes e demais colegas.

      15) minha pos graduaçao brasileira sera reconhecida
      MITO (parcial)
      O MICC reconhecera sua pos graduaçao lato senso como um *mineur*. Se você tem mestrado ou doutorado, recebera o reconhecimento em 2ème ou 3èeme cycle. Para o mercado de trabalho, sua pos graduaçao brasileira é *confete*.
      Lembre-se que a enfermagem no QC é basicamente assistencial. Se sua pos é em area administrativa, nao tera nenhuma (ou quase nenhuma) importancia.
      Se sua pos é em area assistencial, TALVEZ seja util se você continuar a atuar na area de especializaçao. Porém, nao ha remuneraçao extra por isso

      16) ser aprovado em mestrado ou doutorado é facil
      REALIDADE
      Menos de 3% dos enfermeiros seguem carreira acadêmica. Se você tiver um bom conhecimento das linguas oficiais, uma boa ideia de projeto de pesquisa e entrar em contato previamente com um professor na universidade escolhida, sim, sua escolha é viavel e interessante.

      17) Trabalhar em CLSC é para quem tem mais de 5 anos de experiência quebeca.
      MITO
      A maioria dos CLSCs possuem vagas em aberto. Uma vez que você estiver com sua autorizaçao como enfermeira em maos (ja que CEPIs nao atuam em CLSC) você pode pleitear essa vaga. De novo, conhecimento das linguas sera fundamental.

      18) Areas como hemodialise, UTI, UTI neo, CC e outras especializadas nao aceitam enfermeiros diplomados no exterior
      MITO
      A carência de profissionais de enfermagem nao permite esses luxos. Ha vagas em todos os setores, e se você tiver interesse e afinidade, podera trabalhar onde quiser

      19) Enfermeiros nao usam branco
      REALIDADE
      Em ambiente hospitalar, enfermeiros usam scrubs. Em saude comunitaria, nao ha uniforme. Em CC, UTIs e unidades fechadas o empregador fornece o uniforme

      20) Poderei atuar em APH
      MITO
      quem atua em APH sao os paramédicos, que no QC é uma formaçao CEGEP (com projeto para formaçao universitaria).
      Enfermeiros podem, no entanto, atuar em resgate aéreo (exigem experiencia em emergência, UTI ou areas criticas)

      21) posso trabalhar em 2 empregos
      MITO (parcial)
      A cultura é diferente da cultura brasileira. Para que ter 2 empregos? Levando em consideraçao que se você atua em ambiente hospitalar provavelmente sera convocada para fazer horas extras; que a carga horaria é de 8h; que os salarios sao adequados = por quê ter 2 empregos?
      Algumas enfermeiras trabalham para agências de maneira ocasional, fazendo um $ extra de vez em quando.
      Algumas tiram um congé sans solde nordique e durante esse ano vao trabalhar no Norte, tendo a garantia de emprego quando retornarem (ha politicas especificas em cada instituiçao para os congés nordiques)

      22) Enfermeiros sao valorizados
      REALIDADE
      Pelo sistema de saude, pelos colegas de outras profissioes, pela sociedade.

    • #49121
      Lu_campinas
      Participante

      Gabi,

      Muito obrigada mesmo !
      A gente realmente lê muita informação desencontrada na web, então, ouvir alguém que realmente já esta inserida na realidade profissional québécois faz muita diferença!

      Um grande abraço,

      Luciana

    • #49122
      eacampos
      Participante

      Com certeza… muito importante essa colaboração !!!!

      Luciana, minha esposa lhe adicionou no MSN, quando puder aceite ! :discuss:

      O e-mail dela é oniraci@hotmail.com

      Abraço

      Eduardo

    • #51991
      isinhasaiki
      Participante

      Olá,
      Acabei de me formar no bacharelado em enfermagem. Ainda não tenho experiência fora da faculdade. Gostaria de saber se ,mesmo sem experiência, apenas com os estágios da universidade, eu posso entrar com o processo. Pois li que é necessário , na documentação, uma carta do empregador.
      Grata, desde já!

    • #51998
      gabi-infirmiere
      Participante

      Tente entrar em contato com a OIIQ e perguntar.

      As ultimas informaçoes que eu tive referiam-se a um aceite da OIIQ para recém formados, embora estagios nao sejam considerados como experiencia profissional.

      Voce ja possui frances fluente ? Pois uma alternativa é trabalhar na area e aprimorar o frances e depois aplicar simultaneamente para os processos (imigraçao e equivalencia).
      Enfermagem é uma profissao que tem excelentes perspectivas por aqui

    • #52002
      isinhasaiki
      Participante

      Olá Gabi,
      Primeiramente, muito obrigada pelo esclarecimento. Faço francês há 1 ano e 6 meses. E o inglês eu terminei meu curso e irei fazer a prova do Ielts agora no meio do ano. Quanto a prova do TCFQ irei fazer no segundo semestre desse ano. A única questão que realmente está muito difícil na minha cidade é emprego para enfermeiros. :| Mas eu irei contactar a OIIQ e esperar para ver o que eles respondem! Gabi gostaria de fazer mais uma pergunta; se eu estiver com todas as documentações necessárias, menos a carta do empregador, eu posso entrar ao menos com o processo de imigração?
      Obrigada desde já!

    • #52009
      gabi-infirmiere
      Participante

      claro que pode!

      calcule seus pontos com o frances intermediario e sem a experiencia profissional, veja se vc consegue os pontos necessarios e encaminhe.
      Ha topicos especificos para o processo de imigraçao e vc pode começar com a simulaçao do site oficial :-)

      sucesso

    • #52013
      isinhasaiki
      Participante

      Muito obrigada pelos esclarecimentos, Gabi! Irei fazer o teste para ver a minha quantidade de pontos e irei ver os tópicos de imigração, do fórum para melhor entendimento. :bigups:

    • #52093
      diego88
      Participante

      oi pessoal, tenho uma pergunta manjada ja’….

      estamos enviando o pedido de CSQ agora, não sei se vamos conseguir ter o processo prioritario ou não… porém minha duvida é,

      Qual o melhor momento para enviar os documentos para a OIIQ,
      Alguns disseram que é antes do CSQ , outros que é depois…?

      Nossa ideia é assim que pegar o CSQ ir para Quebec estudar frances até o fim do processo federal ( mesmo que durar 16 , 18 meses como o pessoal diz…. )

      Obrigado!!!

    • #52104
      gabi-infirmiere
      Participante

      depende do seu bolso e de quanto pode gastar numa tacada.
      Os processos (imigraçao e OIIQ) custam caro, ha exigencias de exames, traduçoes e taxas.
      Nem todos possuem a $ necessaria para os 2 processos simultaneos, mas se vc nao tiver este empecilho, pode ser feito sim.
      se vcs pretendem finalizar o federal aqui significa que possuem uma boa reserva $$. É uma decisao muito pessoal, cada um sabe o quanto pode, deve e quer investir.

      lembrando que uma vez no Canada mas sem o status de RP vcs nao poderao trabalhar e os estudos serao cobrados com o preço de estudantes internacionais (o que pode ser até 10X mas caro que o preço para quebecas)

      fato, é melhor chegar aqui ja com o OK da OIIQ em maos, isso economiza um tempao e te salvara de muito estresse.

      Afie o francês, sempre.

      e boa sorte

    • #52783
      gabi-infirmiere
      Participante

      Impressionante como ainda ha informaçoes incorretas pela net afora! :bangwall: :angery:

      Vamos la, desmistificando a enfermagem II =

      ** salarios
      segue o site da FIQ
      http://www.fiqsante.qc.ca/documents_publications/documents/cc_fiq_echelles-salariales_2010-04-01-au-2015-03-31_fra.pdf
      Muitos blogs falam de *salarios iniciais* na faixa de 40CAD == FALSO
      muitos falam de salarios similares aos dos médicos == FALSO

      ** campos de atuaçao
      Enfermagem é basicamente ASSISTENCIAL.
      Nao existem enfermeiros anestesistas; Enfermeiros em UTI nao entubam pacientes; Enfermeiros clinicos nao possuem autonomia para prescrever medicaçoes (podem respeitar as odonnances collectives); Enfermeiros nao sao chefes de todas as equipes.
      Nao existe auditoria de enfermagem; Nao é possivel trabalhar em gestao hospitalar sem ter curso especifico (feito na unviversidade).

      ** facilidade no processo de equivalencia
      A carencia de enfermeiros é REAL mas a OIIQ é uma ordem profissional e nao tem interesse em colocar no mercado de trabalho um profissional nao qualificado. Cada processo é analisado individualmente, a recomendaçao podera ser de curso+estagio (6 meses a 1 ano) ou apenas estagio (2 meses). FAÇA O PROCESSO QUANDO ESTIVER NO BRASIL, CHEGUE AO QC COM O *OK* DA OIIQ EM MAOS.

      ** prova da OIIQ
      sao 100 questoes escritas + 16 ou 17 estaçoes praticas. Nao ha *chororo*, nao ha *meia prova*, nao ha *so parte pratica*. A regra é geral, vale para todos, diplomados no exterior e diplomados no QC.

      ** trabalhar tendo um nivel basico de frances
      IMPOSSIVEL.
      O empregador podera até te pagar um curso de inglês, mas nenhum empregador aceitara contratar um enfermeiro com deficiências na lingua francesa. Para o mercado de trabalho, deve-se ter um nivel de francês AVANÇADO.

      ** exame do OQLF
      para quem fala o francês do dia-a-dia, o exame do OQLF chega a ser ridiculo. Ha cursinhos preparatorios, validos para a parte escrita, mas nao sao obrigatorios. POssuir um TFI, TEC, DELF, DALF ou n’importe quel outro exame, nao serve para nada. O exame do OQLF é OBRIGATORIO
      segue o site do OQLF
      http://www.oqlf.gouv.qc.ca/francisation/ordres_prof/ordres.html

      ** trabalho em equipe
      Existe. Enfermeiros, fisios, inalos, médicos, nutris, TSs … trabalham em EQUIPE’ o que significa que cada um assume sua parte no diagnostico e tratamento. Enfermagem é a ciencia do CUIDAR, entao nao compete ao enfermeiro prescrever ou diagnosticar doenças. Enfermeiros possuem atribuiçoes exclusivas determinadas pela lei. Enfermeiros nao sao *chefes* de outras profissoes, e tao pouco *empregados* de médicos.
      L’exercice infirmier consiste à évaluer l’état de santé d’une personne, à déterminer et à assurer la réalisation du plan de soins et de traitements infirmiers, à prodiguer les soins et les traitements infirmiers et médicaux dans le but de maintenir la santé, de la rétablir et de prévenir la maladie ainsi qu’à fournir les soins palliatifs
      segue o site da OIIQ com o cadre légal
      http://www.oiiq.org/pratique-infirmiere/cadre-legal

      Enfermeiros (as) que estao no Brasil e procuram informaçoes sobre os processos === por favor, busquem fontes OFICIAIS.
      Os palestrantes do governo nao fazem parte da OIIQ. Eles nao possuem nenhum poder de decisao no que se refere à admissao profissional. Esta funçao é da OIIQ e de mais ninguém.

      Bonne chance!!!
      :bigups: :discuss: :bigups:

    • #52788
      Lu_campinas
      Participante

      Gabi, ótima ponderação e excelente link,

      Outro dia, li no blog de um enfermeira brasileira que mora em Vancouver, um post totalmente dedicado as “pérolas” que ela tem recebido de colegas que estão preocupados se poderão intubar, puncionar veia central ou fazer punção lombar, sem no entanto ter ao menos iniciado os estudos da língua, seja inglês ou francês, tem até gente preocupada se terá que usar branco…

      Você tem sempre batido na tecla de ir apenas depois do ok da OIIQ, para evitar possíveis entraves, e esta preocupação pelo que parece, nem todos os candidatos a imigrantes tem.

      obrigada e continue sempre que puder contribuindo.

      Luciana

    • #52796
      gabi-infirmiere
      Participante

      Luciana, se dou essa dica é realmente por ter vivido na *pele* os efeitos nefastos de uma espera.
      Eu cheguei em set2007 e estava com a papelada **quase pronta**. Arrumei um emprego rapidamente, na minha primeira semana (o francês nao era um problema) e comecei a esperar ….ia até a OIIQ quase toda semana para saber de alguma resposta (eu nao ligava, eu ia pessoalmente! batia cartao no balcao de informaçoes!)
      Dai, a OIIQ me responde dizendo que a USP errou uma informaçao. Fiquei muito P. da vida, minha mae começou a encher o saco do pessoal da universidade até eles resolverem o problema … e nisso, o tempo passando …..
      em março2008 finalmente estava com tudo pronto! UFA! Fiz o processo seletivo do Cegep du Vieux Montréal e pude começar o curso em agosto2008.
      QUASE UM ANO DEPOIS, POR ERRO DE DOCUMENTAÇAO!!!

      Por isso que insisto, estando no Brasil eu poderia ter resolvido pessoalmente, teria tido a oportunidade de pré-verificar a informaçao e teria economizado muito estresse e noites mal dormidas.

      Eu trabalhei como PAB durante meu periodo de espera, e apesar de ter sido extremamente valido, foi igualmente dificil.
      Trabalhei , nesse tempo =
      1) para um senhor tetraplégico (tempo parcial, 4h por semana) onde eu o ajudava nas tarefas do fim do dia e o colocava para dormir
      2) para um residencial de crianças com deficiência inteelctual onde fazia o periodo noturno, era responsavel pela janta, colocar a turma pra dormir, trocar as fraldas, dar uma geral na casa – ménage – e no dia seguinte preparar pra escola, dando banho, café da manha e escovando os dentes. Era bem pesado
      3) para um residencial de pessoas idosas, fazia o periodo da manha (higiene, trocar de roupa, oferecer o café da manha, banho no leito, cuidados de base)

      Atuar como PAB me fez entender um pouco o sistema, me fez ver *por dentro* como funcionam as instituiçoes e como é organizado o atendimento domiciliar e outras coisas.

      Mas nos meus planos iniciais, de recém imigrante deslumbrada, eu estaria na turma de inverno, ou seja, eu havia me dado apenas 6 meses de espera. Quando os 6 meses foram embora e eu me vi comemorando o fim de ano 2007-2008 assistindo aos fogos de NY pela TV, num residencial para crianças onde todos dormiam, eu chorei muito. Chorei de frustraçao, de tristeza, de saudade, de decepçao, de vergonha de mim mesma e da minha arrogância inicial. Dai, fiz como a musica **levanta, sacode a poeira e da a volta por cima** e me dei mais 3 meses de prazo. Felizmente a resposta veio a tempo.

      É muito bonito dizer **encaro qualquer coisa**, mas na hora H, nem todos sao fortes o suficiente para tal.
      Entao, chegar aqui ja com o OK da OIIQ em maos é um trunfo. O candidato tem DOIS ANOS depois do parecer para iniciar o curso ou o estagio. SE a pessoa achar que precisa melhorar o francês, ou que quer fazer uma atividade voluntaria antes … beleza! Mas ao menos a resposta ja estara la, prontinha, evitando agustias desnecessarias.

      Ninguém quer que o outro se ferre, nao é ? tento passar minha experiência e minha percepçao para facilitar a vida dos futuros imigrantes ….

    • #52799
      vivi0508
      Participante

      Oi Gabi

      o que USP fez de errado?
      Estou enviando meus documentos e tb fiz USP, espero que de tudo certo!

    • #52800
      gabi-infirmiere
      Participante

      Vivi, a USP errou minha carga horaria total de estagio. Por isso, quando receber o formulario, recomendo que cheque linha por linha!

      :-)

    • #52802
      rodrigocwb
      Participante

      Oi Gabi seu post foi muito bom ,abrindo os nossos olhos, Gabi qual o salário médio do enfermeiro ai, quantas horas de trabalho semanal, tem décimo terceiro ai, quanto tempo de férias.
      Achei pertinente te perguntar pois você já está ai e sabe de toda realidade.

      Vou agora mesmo procurar as informações no site da classe dos enfermeiros e começar a providenciar os papeis, irei enviar o dossie essa semana para o Méximo, mas mesmo assim vc acha que já devorovidenciar os documentos da classe.
      :bangwall:

    • #52803
      gabi-infirmiere
      Participante

      as faixas salariais estao no primeiro link que coloquei no post

      a decisao de enviar os documentos para a OIIQ conjuntamente com os documentos de imigraçao é uma decisao pessoal. Eu recomendo, mas nao sou nenhuma dona da verdade

      sobre carga horaria, geralmente sao 37,5h por semana
      férias, conforme a lei, é de 2 semanas no primeiro ano de trabalho
      13o nao existe

    • #52806
      Lu_campinas
      Participante

      Gabi

      Outra vez muito obrigada pelo seu relato, estamos ainda no início do processo provincial, e como todos sabem, os dois processos parelelos (provincial e da OIIQ) correndo juntos é muito caro, mas tenho intenção de faze-lo, mesmo que demore um pouco mais pra ir.

      Um abraço

      Luciana

    • #52844
      eacampos
      Participante

      Mais uma vez maravilhoso o comentário de Gabi.

      São comentários como estes que precisamos nessas horas. Não são fantasias, deslumbres, mas também não é o fim da linha. Nos mostra o caminho e nos dá esperança ao mesmo tempo. Ela tem toda razão nos conselhos e pelo que passou merece colher o que plantou.

      Estamos sempre fazendo tudo conforme as dicas. Somos processos novos, braços dados com o processo Lu_Campinas (não é ? rsrsrs), mas já estamos adiantando tudo que é possível. Mesmo sem ter o CSQ ainda já traduzimos documentos tanto para o Federal quanto para a OIIQ, já pedimos os formulários e vamos fazer dessa forma… OIIQ e Imigração andando juntos. Sabemos que o custo aumenta muito, mas é um custo que mais cedo ou mais tarde ele estará dentro da planilha de custos.

      Muito obrigado Gabi ! Mais uma vez. Sempre que puder dê sua colaboração.

      Abraços,

      Eduardo
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

    • #52961
      vivi0508
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      Vivi, a USP errou minha carga horaria total de estagio. Por isso, quando receber o formulario, recomendo que cheque linha por linha!

      :-)

      Oi Gabi

      eles nao quiserem preencher meus documentos, acho que ficaram traumatizados por terem errado o seu… eu mesma preenchi e eles so assinaram, espero ter feito tudo direitinho -)

    • #52962
      gabi-infirmiere
      Participante

      vivi, acho que foi mesmo, viu rsrsrsrsrs

      enfim, tomara que tenha dado tudo certo e que vc consiga a resposta da OIIQ rapidamente.

      de qual turma você é ? eu sou da 49, a mesma turma da Josinete Silva, que hoje da aulas por la …

    • #52973
      vivi0508
      Participante

      Oi Gabi

      acho que minha turma era 55…
      me formei em 2001, que legal ter uma veterena de faculdade e de processo Brasil Quebec :-)
      Estou ainda terminando de preencher esses papeis que nao terminam nunca… cada hora eu acho que falta uma coisa… e como ja faltou a certidao de nascimento no processo federal e me atrasou tudo, agora estou BEM cautelosa…
      Vc saberia dizer quando sera a proxima reuniao da OIIQ para analise dos processos?
      Eles dao alguma satisfação em relação a terem recebido o processo, estarem analisando…
      beijos
      Vivi

    • #52975
      eacampos
      Participante

      @vivi0508 wrote:

      Oi Gabi

      acho que minha turma era 55…
      me formei em 2001, que legal ter uma veterena de faculdade e de processo Brasil Quebec :-)
      Estou ainda terminando de preencher esses papeis que nao terminam nunca… cada hora eu acho que falta uma coisa… e como ja faltou a certidao de nascimento no processo federal e me atrasou tudo, agora estou BEM cautelosa…
      Vc saberia dizer quando sera a proxima reuniao da OIIQ para analise dos processos?
      Eles dao alguma satisfação em relação a terem recebido o processo, estarem analisando…
      beijos
      Vivi

      Oi Vivi, tudo bem ???

      Posso te mandar um e-mail tirando dúvidas no preenchimento dos formulários ???
      Por favor….. :alright:

      Recebemos o envelope sexta-feira, mas queria perguntar umas coisas antes de meter a caneta e errar… Se puder me mande seu e-mail…

      Muito obrigado !!

      Oniraci
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

    • #52983
      vivi0508
      Participante

      Oniraci
      ja estou com o pacote ha um tempão e ainda não consegui preencher tudo… tenho 1000 duvidas e ja mandei e-mail pra eles e nada de resposta… me escreve sim e vamos nos ajudando!!!
      vifontes0508@gmail.com

    • #52995
      CANTALIXTO
      Participante

      Olá,
      Tem duas semanas que enviei um email pra OIIQ pedindo os formulários para dar entrada na equivalência do diploma, porém, não obtive nenhum email por parte deles confirmando meu pedido, sei que demoram por volta de 3 semanas para a documentação chegar pelo correio. Será que envio outro email para OIIQ? Vcs tiveram confirmação de pedido? Qual email que utilizaram?
      Obrigada.

    • #52996
      vivi0508
      Participante

      E demorado mesmo… ele me responderam o email rapido, acho que em algumas semanas mas o pacote demorou uns 3 meses para chegar. Acho que vale a pena tentar ligar ou enviar outro email, pelo que parece eles nao estao dando conta de tantas solicitacoes…
      eu enviei um email com umas duvidas ha 15 dias e ate agora nada…

    • #53002
      gabi-infirmiere
      Participante

      a OIIQ esta realmente com alguns atrasos nos processos.
      mantenham a calma, e se tiverem questoes muito urgentes, liguem.
      O serviço telefonico é muito eficaz.

    • #53003
      vivi0508
      Participante

      Oi Gabi!!!
      Obrigada, vou tentar ligar sim, sera que eles se importam se eu falar em ingles?
      Ainda nao estou segura para falar em frances…
      Gabi suas dicas tem sido muito importante para todas nos!!!
      Nao canso de agradecer!!!

    • #53004
      gabi-infirmiere
      Participante

      Vivi, nao ha problema algum em falar em inglês. Se você quiser **fazer bonito**, pode começar em francês e dizer *podemos covnersar em inglês, me sinto mais confortavel?* …

      :-)

    • #53006
      diego88
      Participante

      oi gabi!

      muito obrigado pelas sua informações, acompanhamos você desde a epoca do orkut! : :P suas informações sempre foram muito uteis…

      como você já tem experiencia como enfermeira no quebec, tenho algumas curiosidades sobre o dia a dia da enfermeira ai….

      a minha primeira pergunta : como funciona a hierarquia da enfermagem dentro do setor hospitalar ? existem auxiliares e tecnicos ? existem enfermeiros assistenciais e enfermeiros gestores como no Brasil?

      a segunda pergunta : qual seria sua avaliação do sistema de saude do Canadá na pratica? você viu algum ponto critico que descobriu ao longo dos anos? Os hospitais são bem estruturados comparado com o bons hospitais do Brasil?

    • #53007
      eacampos
      Participante

      @vivi0508 wrote:

      Oniraci
      ja estou com o pacote ha um tempão e ainda não consegui preencher tudo… tenho 1000 duvidas e ja mandei e-mail pra eles e nada de resposta… me escreve sim e vamos nos ajudando!!!
      vifontes0508@gmail.com

      Oi Vivi !
      Obrigado. Vou mandar um e-mail sim… Vamos nos ajudando porque fiquei cheia de dúvidas e se a gente puder se ajudar melhor ainda.

      Bj
      Oniraci
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

    • #53008
      gabi-infirmiere
      Participante

      @diego88 wrote:

      oi gabi!

      muito obrigado pelas sua informações, acompanhamos você desde a epoca do orkut! : :P suas informações sempre foram muito uteis…

      como você já tem experiencia como enfermeira no quebec, tenho algumas curiosidades sobre o dia a dia da enfermeira ai….

      a minha primeira pergunta : como funciona a hierarquia da enfermagem dentro do setor hospitalar ? existem auxiliares e tecnicos ? existem enfermeiros assistenciais e enfermeiros gestores como no Brasil?

      a segunda pergunta : qual seria sua avaliação do sistema de saude do Canadá na pratica? você viu algum ponto critico que descobriu ao longo dos anos? Os hospitais são bem estruturados comparado com o bons hospitais do Brasil?

      entao, por partes =
      hierarquia
      A equipe é composta de PAB (préposé aux bénéficiaires) IA (infirmier auxliliaire) e Infirmiers (tec ou bac). Ha o ASI (assistant du supérieur imédiat) e o chef d’équipe
      Numa unidade hospitalar, por exemplo clinica médica, a divisao sera =
      cuidados de base, pelo PAB
      pacientes = divididos entre os IA e enfermeiros. Pela loi 90, as atribuiçoes dos profissionais foram reanalisadas, e hoje IA estao com muito mais autonomia do que tinham anos atras, mas ainda possuem limitaçoes em seu campo de atuaçao. Um IA nao pode instalar um soro com medicaçao, apenas um soro simples; nao pode fazer IV, nao pode fazer varios procedimentos ….
      Entao geralmente o IA assume um numero X de pacientes e ha uma enfermeira de back-up, para realizar os procedimentos que o IA nao pode legalmente executar.
      Numa unidade de clinica médica, enfermeiros com formaçao CEGEP e aqueles com formaçao unviersitaria nao terao muitas diferenças em suas funçoes. Alguns hospitais começam a selecionar enfermeiros clinicos para areas mais criticas, mas como a % ainda é pequena, nao ha como estabelecer regras. Enfermagem é assistencial e essa é a essência.
      O ASI é o enfermeiro que ficara no postinho direcionando os casos, organizando as escalas de pausa (que sao respeitadissimas por aqui) e negociando altas, transferências, verificando pendências …. o ASI em geral fica grudado no telefone durante a maior parte do plantao, nao assume pacientes. (nao é regra, mas geralmente ASIs sao enfermeiros clinicos)
      O chefe de equipe é o responsavel da administraçao geral da unidade, dos processos de acreditaçao, da validaçao de experiências, do teste de novos produtos, etc. Geralmente é um enfermeiro clinico com varios, varios anos de experiência.
      Sobre enfermeiros gestores, o sistema de saude é diferente, entao nao ha como ser gestor sem ter uma formaçao adequada para tal (geralmente um deuxième cycle de faculdades de gestao como a HEC)

      sobre o sistema de saude, ha um excelente topico discutindo e desmembrando-o. Ha falhas, obvio. Mas vejo as vantagens de un sistema universal e consigo ver o copo meio cheio ao invés de meio vazio. Para quem vem do Brasil, acostumado com a realidade dos convênios médicos e seus livrinhos que mais parecem lista de delivery, com exames desnecessarios feitos à gauche e a droite, o sistema tem muitas diferenças. Quem consegue ver além da perfumaria, vê as coisas boas. Eu luto e defendo o sistema publico, mas nao vou me prorrogar neste assunto uma vez que o topico ja existe e esta bem interessante, cheio de detalhes e informaçoes interessantes, além das obvias descriçoes de atendimentos individuais, algumas experiências vistas como (+) e outras como (-). O ponto critico que eu vejo é a carência gigantesca de profissionais da area de saude, e nao apenas enfermeiros. Faltam médicos (mas isso é outra novela); farmacêuticos, técnicos de laboratorios, bioquimicos, fisioterapuetas, ergoterapeutas, assistentes sociais ….. a carência é tao grande que onde eu trabalho ha um programa de indicaçao que paga um bonus de 500$ ao funcionario que indicar um profissional e este profissional ficar no CSSS por pelo menos 6 meses …. a coisa ta brava, estao caçando na unha ….mas isso tb é para outro topico rs

      Enfermagem é muito valorizada, muito reconhecida pela sociedade e pelo sistema. É basicamente assistencial e sao respeitados por isso.

    • #53009
      diego88
      Participante

      Muito obrigado gabi!!

      Contar com a descrição de suas experiências é muitíssimo importante para nós que estamos no começo do processo.

      A OIIQ deveria te nomear embaixadora no Brasil. Haha

    • #53969
      gabi-infirmiere
      Participante

      Falando um pouquinho de enfermagem no QC, do processo junto à OIIQ, da visao do sistema de saude e do curso IPS-PL que começarei em setembro, convido-os a ouvirem a entrevista que fiz para o programa Parati = http://www.programaparati.net/ CFMB 1280AM, entre 17 e 18h

      conversei um tempao com o Bruno pelo telefone, acabou saindo uma entrevista. :discuss:
      Ele ira editar, com certeza (eu falo mais que a boca) entao se quiserem ouvir minha terrivel voz de taquara rachada, sintam-se convidados.

    • #53980
      Carlos_Santos
      Participante

      Parabéns Gabi pela entrevista!

      É sempre bom ouvir relatos de experiencia e com detalhes ;-)

      a+

    • #53982
      lyvia karla
      Participante

      @carol. wrote:

      Olá enfermeiros,  :D
      Fico feliz com esse tópico pois podemos trocar muitas informações, sejam todos bem vindos. :)
      Essa carta da ordem dos enfermeiros chegou para mim essa semana, mas o valor está bem diferente do que a Gabriela citou: 594,99 CAD   :P  :P  :P  
      Achei bem salgado!!
      Você fez esse processo ha quanto tempo? E aproveitando, estou com uma dúvida: eles falam que os formulários devem ser preenchidos pela faculdade e enviados diretamente à OIIQ. A faculdade vai enviar? Se for assim o processo chega lá todo picado. Eu não posso pedir para eles preencherem e depois juntar tudo em um envelope só?  8O

      Bom, só para informar em que estágio estou da imigração; estou aguardando os exames médicos. E na entrevista o entrevistador deu notícias muito animadoras de nossa profissão em Québec.

      Abraços, Carol  :)

      OI, eu fiz o processo de revalidacao de meu diploma em Quebec pela OIIQ paguei 817,27 porque tambem esta incluso a taxa de comparacoes de notas, um abraco

    • #53983
      vivi0508
      Participante

      Parabens Gabi!!! Adorei a entrevista.

      Logo estarei ai e junto com voce e outras enfermeiras vamos montar a nossa comunidade :-)

      A enfermagem precisa se unir!!!

    • #53986
      gabi-infirmiere
      Participante

      obrigada Carlos!

      obrigada, Vivi!
      As enfermeiras que chegam aqui até que sao unidas, sabia? Quando eu fiz meu curso de integraçao eu era a unica brasileira na sala, mas hoje os cursos estao com 2,3, as vezes 5 brasileiros por turma e isso ajuda bastante.

      Ja recebeu algum retorno da OIIQ?

    • #54002
      vivi0508
      Participante

      Que bom ouvir isso, pq nao vejo união nas enfermeiras aqui…

      Meus papeis estavam prontos para ser enviados quando percebi um erro nos papeis da faculdade…tive que solicitar um novo histórico, aguardar, ir ate SP buscar e agora aguardo a nova tradução… mas ate o fim dessa semana eu envio!

    • #54009
      gabi-infirmiere
      Participante

      vivi, se você disser que estudou na USP eu começarei a pensar que a sessao de alunos tem graves problemas …………………….

      espero que dê tudo certo.
      Para a traduçao, você sabe que pode fazer em inglês ou em francês, né? Faça o que for mais rapido e mais barato :bigups: (dica importante)

    • #54011
      vivi0508
      Participante

      Fiz USP sim Gabi…

      Na verdade o que aconteceu foi que eles não quiseram preencher os documentos, mandaram eu preencher e a diretora assinaria. Eu pedi um histórico, preenchi e deixei lá para a diretora preencher. Depois que peguei o documento assinado resolvi comparar o meu historico que eu tinha desde a minha formatura e o que me deram para preencher a documentação e vi que estavam diferentes, o atual separa a carga horaria de estagio e teoria o que o antigo não fazia, como o que elas me deram na hora de preencher os papeis nao estava assinado tive que solicitar outro e pedir pra tradutora corrigir. Eu consegui uma tradutora aqui na minha cidade que tem um preco bom e é relativamente rápida :-) Obrigada pela dica!

      Vou deixar essa relato pq se mais alguem da USP quiser ir já sabe… a seção de alunos tem porblemas …

    • #54017
      gabi-infirmiere
      Participante

      sérios problemas rsrsrsrs

      mas dara tudo certo, acredite :bigups:

    • #54023
      felipepalma
      Participante

      Olá pessoal, chego em Quebec em 15 de junho, com visto de estudante apenas, quero saber se após aprovado no teste para enfermeiro e com o CSQ na mao posso trabalhar na area antes de receber o OK do Federal, se é que posso fazer o teste antes de receber o ok do federal. Obrigado

    • #54032
      gabi-infirmiere
      Participante

      ola.
      você consultou o site da OIIQ, a fonte oficial de informaçoes para validaçao do diploma ? Pois é bem clara a recomendaçao =
      fonte = http://www.oiiq.org/admission-a-la-profession/infirmiere-formee-hors-quebec/immigration
      En même temps que vous amorcez vos démarches auprès de l’OIIQ pour obtenir le droit d’exercer la profession d’infirmière au Québec, vous devez également entreprendre les procédures d’immigration auprès des gouvernements canadien et québécois afin d’obtenir les autorisations de travail nécessaires, tel un permis de travail.

      Entao, como estudante (visto de estudante ou visto de turista? pois os direitos sao diferentes!) você pode iniciar o processo, mas nao podera trabalhar como enfermeiro. A validaçao nao é automatica, você precisara fazer curso + estagio ou apenas estagio, depois recebera o status de CEPI , em seguida fara o exame de admissao para, enfim, ser considerado como enfermeiro. Nao ha como iniciar o processo (curso ou estagio) e muito menos fazer o exame sem ter condiçao legal no Canada.

    • #54040
      felipepalma
      Participante

      De estudante – seis meses

    • #54043
      felipepalma
      Participante

      Eu poderia iniciar o estagio com visto de estudante?

    • #54044
      felipepalma
      Participante

      M eu visto é SX-1 (na frente ta escrito student). Li agora que esse visto é de turista com permissao para estudos. 6 meses o prazo

    • #54049
      gabi-infirmiere
      Participante

      Nao sera possivel, o visto de turista nao é visto de imigraçao.

      para o processo, você deve ter a resposta da OIIQ (veja as mensagens precedentes, informar-se é fundamental) =
      Apos entrar em contato com a ordem e dizer que pretente trabalhar como enfermeiro no QC, a OIIQ enviara um envelope com formularios que você devera encaminhar para a Universidade, para o COREN e para o empregador. Todos os documentos deverao ser acompanhados de traduçoes oficiais.
      Entre o primeiro contato com a OIIQ e a obtençao de todos os documentos, devidamente traduzidos, calcule uns 3 meses.

      Quando a OIIQ estiver com seus documentos em maos, o processo ficarar em stand-by até que o comitê de analise de dossiers estrangeiros se encontre. Este encontro acontece 4 vezes por ano.
      calucle mais uns 3 a 6 meses para a resposta da ordem. E a resposta pode ser curso+ estagio ou estagio.

      Para os cursos, os CEGEPs abrem turmas periodicamente, 2 a 3x por ano. Para o estagio, é negociar com os RHs dos Hospitais que aceitem estagiarios.
      Estes processos devem ser feitos aqui no Québec.

      Entao, mesmo se seu visto de turista permitisse a realizaçao do estagio (o que nao é possivel) você nao teria tempo habil para cumprir os pré-requisitos e obter a resposta da OIIQ.
      Se ja estiver com o OK da OIIQ em maos, dependendo se for curso ou estagio, ja podera verificar os pré-requisitos nos CEGEPs (pois ha provas de admissao) ou os critérios de admissao nos hospitais, para quando voltar ao QC com seu status legal.

      Os processos de equivalência para enfermeiros sao bem mais simples do que outras profissoes da area de saude, mas nada é instantâneo muito menos no nosso tempo, devemos respeitar os prazos e os tempos da OIIQ.

      aproveite seu periodo de estudos e faça exatamente isso, estude.

      *un jour à la fois*, como diz a musica :bigups:

    • #54050
      felipepalma
      Participante

      Gabi: “Entao, mesmo se seu visto de turista permitisse a realizaçao do estagio (o que nao é possivel) você nao teria tempo habil para cumprir os pré-requisitos e obter a resposta da OIIQ”.

      Felipe: “Pelo o que pesquisei esse meu visto pode ser renovado dentro do canada por mais seis meses. Assim hareria tempo habil para a resposta da ordem, certo? Mas pelo que entendi nao posso mudar o meu visto dentro do país, certo? Haveria algo a fazer para fazer o estagio”?

    • #54053
      gabi-infirmiere
      Participante

      Felipe, você pode iniciar a aplicaçao para a imigraçao em QC, mas este processo pode custar muito mais caro do que se você fizer a partir do Brasil.

      Uma informaçao fundamental e que deve ser levada em consideraçao, o seu tipo de visto nao inclui permissao de trabalho, entao você devera ter uma excelente reserva financeira para se manter durante o tempo de espera (que pode ser maior do que 6 meses!)

      Para fazer o estagio, quem define é a OIIQ e mais ninguém. E a OIIQ pode definir por curso+ estagio ou apenas estagio, esta decisao nao compete ao candidato e sim ao comitê que analisa os dossiês.

      Ha pessoas que aplicam estando no QC, pesquise pelo forum que você pode achar mais informaçoes.

      Informe-se e planeje cada etapa. O QC continuara precisando de enfermeiros pelos proximos anos, nao é uma profissao que saira da lista de prioridades tao cedo.

    • #54055
      felipepalma
      Participante

      obrigado

    • #54058
      rodrigocwb
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      Felipe, você pode iniciar a aplicaçao para a imigraçao em QC, mas este processo pode custar muito mais caro do que se você fizer a partir do Brasil.

      Uma informaçao fundamental e que deve ser levada em consideraçao, o seu tipo de visto nao inclui permissao de trabalho, entao você devera ter uma excelente reserva financeira para se manter durante o tempo de espera (que pode ser maior do que 6 meses!)

      Para fazer o estagio, quem define é a OIIQ e mais ninguém. E a OIIQ pode definir por curso+ estagio ou apenas estagio, esta decisao nao compete ao candidato e sim ao comitê que analisa os dossiês.

      Ha pessoas que aplicam estando no QC, pesquise pelo forum que você pode achar mais informaçoes.

      Informe-se e planeje cada etapa. O QC continuara precisando de enfermeiros pelos proximos anos, nao é uma profissao que saira da lista de prioridades tao cedo.

      Gabi,a carência de enfermeiros é grande, mas o salario já se equipara com o de Ontario, Alberta, BC…?? digo isso porque em todas pesquisas que fiz o salario inicial de um enfermeiro no Quebec chega a ser 35% menor que nos outros estados, e com o imposto de renda maior.. Media salaria do enfermeiro iniciante no Quebec Cad$22,00 hr e em Ontario, BC e Alberta em torno de Cad$32,00 essa informações em sites oficiais e em site de emprego como o monster… isso procede?

    • #54061
      gabi-infirmiere
      Participante

      Rodrigo, eu parto do principio que ninguém deve escolher o QC em funçao dos salarios, mas sim pelo *conjunto da obra* = lingua, cultura, vantagens sociais, transporte, saude, educaçao, etc etc.

      Entao, se o principal foco for o $, a pessoa deve esquecer o QC e ir direto para o processo federal. Nao use o processo QC como trampolim :angery:

      Por aqui, os salarios sao *tabelados*, entao a progressao é conforme tempo de experiência. Setores especificos pagam adicionais e sempre ha adicionais para noite e finais de semana.
      http://www.fiqsante.qc.ca/documents_publications/documents/cc_fiq_echelles-salariales_2010-04-01-au-2015-03-31_fra.pdf
      Entao, para um rcém formado, sera o échelon 1 = CAD 22,11 a hora
      Para alguém com mais de 15 anos de experiência, sera o ultimo échelon, CAD 39,40
      Veja que a FIQ ja tem os valores negociados até 2014, entao é possivel saber a previsao dos salarios futuros.
      Este é o salario de base para infirmiers cliniciennes, nao inclui os cargos de chefia (ha os valores na tabela)

      Os descontos sao significativos, ha um belo topico sobre os impostos aqui em QC. Mas ha uma boa restituiçao e os beneficios sociais (coletivos) que nao devem ser menosprezados.

      :)

      Enfermeiros, no QC, sao *classe média* e vive-se confortavelmente como tal. A profissao é muito valorizada e reconhecida pela sociedade. Nao da para ficar **rico** apenas com o salario de base. Mas ha pessoas que conseguem um bom $$ fazendo horas extras, trabalhando para agências ou encarando periodos em cidades remotas, recebendo adicional por région éloignée.

    • #54066
      rodrigocwb
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      Rodrigo, eu parto do principio que ninguém deve escolher o QC em funçao dos salarios, mas sim pelo *conjunto da obra* = lingua, cultura, vantagens sociais, transporte, saude, educaçao, etc etc.

      Entao, se o principal foco for o $, a pessoa deve esquecer o QC e ir direto para o processo federal. Nao use o processo QC como trampolim :angery:

      Por aqui, os salarios sao *tabelados*, entao a progressao é conforme tempo de experiência. Setores especificos pagam adicionais e sempre ha adicionais para noite e finais de semana.
      http://www.fiqsante.qc.ca/documents_publications/documents/cc_fiq_echelles-salariales_2010-04-01-au-2015-03-31_fra.pdf
      Entao, para um rcém formado, sera o échelon 1 = CAD 22,11 a hora
      Para alguém com mais de 15 anos de experiência, sera o ultimo échelon, CAD 39,40
      Veja que a FIQ ja tem os valores negociados até 2014, entao é possivel saber a previsao dos salarios futuros.
      Este é o salario de base para infirmiers cliniciennes, nao inclui os cargos de chefia (ha os valores na tabela)

      Os descontos sao significativos, ha um belo topico sobre os impostos aqui em QC. Mas ha uma boa restituiçao e os beneficios sociais (coletivos) que nao devem ser menosprezados.

      :)

      Enfermeiros, no QC, sao *classe média* e vive-se confortavelmente como tal. A profissao é muito valorizada e reconhecida pela sociedade. Nao da para ficar **rico** apenas com o salario de base. Mas ha pessoas que conseguem um bom $$ fazendo horas extras, trabalhando para agências ou encarando periodos em cidades remotas, recebendo adicional por région éloignée.

      Nosso principal foco é viver com dignidade.Só queria saber porque era tão diferente o salario no inicio, mas de qualquer forma depois se equipara ($39,40) o que é animador.
      Escolhemos o Quebec porque ao meu ver tem inúmeras vantagens, tipo escola e universidades excelentes mais em baratas do que nas outras províncias, custo de vida menor, natureza, estilo de vida europeu, estado mais assistencialista quando se precisa dele. isso tudo tem um custo que são impostos um pouco maiores, ao menos, diferente do Brasil, é uma via de duas mãos.
      Obrigada pela resposta Gabi, sendo sempre muito solicita :)

    • #54176
      eduardo.heine
      Participante

      Olá a todos! Vou aproveitar o gancho do assunto Québec versus Federal para perguntar a quem está fazendo ou já fez o processo, além do que já foi exposto pela Gabi mas desconsiderando província de destino, o que te levou a fazer o processo por Québec ao invés do Federal, sendo que enfemeiro ainda está na lista de profissões permitidas?

      Vantagens que eu vejo no processo Federal:
      – É mais barato.
      – Poder escolher entre inglês ou francês como língua principal (maior pontuação).
      – Tramite mais rápido? (não tenho certeza)
      – Poder ir pra provincia de Québec também, se for o caso.

      Desvantagens que notei seria ter de fazer dois testes de proficiência de lingua (IELTS e TEF) tirando boas notas para conseguir a pontuação e a cota de aplicações por ano, que é preenchida em pouco tempo.

      Minha esposa é enfermeira e estamos pesquisando por onde aplicar. Neste momento ela como aplicante principal, temos a quantidade necessária de pontos (57) por Québec se fizer o TCF-Q, mas pelo federal teria que melhorar o inglês e francês pra atingir a pontuação necessária.

    • #54183
      gabi-infirmiere
      Participante

      talvez nao seja o melhor topico para esta discussao, lembrando que o forum dedica-se às pessoas que escolheram o Québec, nao é ? As razoes sao realmente pessoais ….

      eu nao escolheria o processo federal pois nao tinha e nao tenho interesse em viver no ROC.
      Conheço pessoas que moram em ON e em BC e amam suas provincias, assim como eu amo o QC cheio de problemas.

      Para quem faz o processo de imigraçao federal e depois decide se instalar no QC, esta pessoa nao tera o CSQ, um documento que sera muito util para quem quiser prosseguir os estudos aqui na Belle Province, pois é o CSQ, e nao a carta de RP, que garante os valores quebecas.

      E sobre o francês, a unica provincia bilingue do Canada é o Nouveau-Brunswick.
      Nas outras provincias e territorios, as comunidades francofonas sao pequenas e geralmente sao francofonos de geraçoes, nao novos-imigrantes que adotam a lingua francesa.
      para maiores infos = http://profils.fcfa.ca/

    • #54184
      eduardo.heine
      Participante

      Não quis ser tendencioso em postar aqui. Não sabia da importancia do CSQ para estudar e estabelecer em QC. Neste caso então, a decisão se torna provincial e pessoal mesmo.

      Mas então se for pelo federal, sem o CSQ em mãos não será possível fazer o curso de equivalência da ordem no Cegep, se for necessário?

      @gabi-infirmière wrote:

      talvez nao seja o melhor topico para esta discussao, lembrando que o forum dedica-se às pessoas que escolheram o Québec, nao é ? As razoes sao realmente pessoais ….

      eu nao escolheria o processo federal pois nao tinha e nao tenho interesse em viver no ROC.
      Conheço pessoas que moram em ON e em BC e amam suas provincias, assim como eu amo o QC cheio de problemas.

      Para quem faz o processo de imigraçao federal e depois decide se instalar no QC, esta pessoa nao tera o CSQ, um documento que sera muito util para quem quiser prosseguir os estudos aqui na Belle Province, pois é o CSQ, e nao a carta de RP, que garante os valores quebecas.

      E sobre o francês, a unica provincia bilingue do Canada é o Nouveau-Brunswick.
      Nas outras provincias e territorios, as comunidades francofonas sao pequenas e geralmente sao francofonos de geraçoes, nao novos-imigrantes que adotam a lingua francesa.
      para maiores infos = http://profils.fcfa.ca/

    • #54189
      gabi-infirmiere
      Participante

      nao ha bloqueio da OIIQ para os RPs sem CSQ, mas eventualmente os CEGEPs podem exigir este documento na hora da inscriçao.

    • #54208
      eduardo.heine
      Participante

      Gabi muito obrigado pelas respostas. Ouvimos sua entrevista a rádio e foi bastente esclarecedora e animadora, parabéns. Queremos contribuir para fortalecer e aumentar o número…

      Você sabe dizer como seria para um enfermeiro que nunca trabalhou em assistência, tendo como experiência de trabalho Enfermeiro Pesquisador e Resposável Técnico, a aceitação pelo mercado de trabalho de QC (em assistência, especialmente nas grandes cidades) após passar por todo o processo da OIIQ? E antes de fazer o cursos do CEGEP ou estágios, teria alguma chance?

      Já sei que pós-graduação feita aqui no BR não vale pra nada ai né.

    • #54209
      gabi-infirmiere
      Participante

      Eduardo, se a OIIQ der o Ok para começar o curso, bastara explicar direitinho na hora da entrevista que você esta disposto a atuar no assistencial, que é prioritariamente o foco por aqui. Ha opçoes como enfermeiros de pesquisa, mas para isso precisara ter alguns anos de experiência quebeca nas areas especificas ….

      Ha entrevistas de seleçoes nos CEGEPs e mesmo nos hospitais para os estagios, entao como você nao tem experiência de terrain, acho que o curso é a melhor opçao, pois os hospitais em geral aceitam para estagio aqueles que ja possuem uma boa bagagem clinica.

      Uma vez como CEPI, sao 2 opçcoes = o mercado pode optar por aceitar seus anos de experiência, mesmo nao sendo assistencial (e assim você recebera proporcionalmente, sem a necessidade de começar na primeira échelle) ou pode recusar, e você tera o salario de recém formado.
      No meu caso, eu tinha mais de 10 anos de experiência sendo apenas 2 anos na assistência direta, e o mercado aceitou todos meus anos, independente de nao ter experiência recente nos cuidados diretos. O que foi decisivo foi meu registro em carteira, todos meus cargos eram *enfermeira* + alguma coisa (enfermeira auditora; enfermeira analista comercial …). Se no seu registro ha o titulo *enfermeiro pesquisador* ou *enfermeiro responsavel técnico*, creio que nao encontrara problemas. (isso é uma hipotese, tenho uma amiga que esta encontrando dificuldades em ter seu bac reconhecido pelo empregador, malgré a avaliaçao do MICC, que em geral ja é suficiente!)

      Sobre pos graduaçoes, as minhas foram reconhecidas pelo MICC como *mineurs – premier cycle* mas o mercado de trabalho e a OIIQ as ignoram carrément. Seriam validas se eu tivesse um mestrado, mas minhas pos eram lato sensu.

      No entanto, minhas pos foram uteis na hora de pleitear a vaga no mestrado IPS, pois os examinadores gostaram do fato de eu nao ter *ficado parada academicamente* depois da graduaçao …..

      nao entendi sua pergunta *** E antes de fazer o cursos do CEGEP ou estágios, teria alguma chance? *** = nao ha como trabalhar como enfermeiro sem ter o registro de enfermeiro, a qual *antes* e a qual *chance* você se refere?

    • #54211
      Rudney Santos
      Participante

      Gabi

      Eu estava pensando em fazer uma pós graduação na area de saúde do idoso, já que a população do Québec está envelhecendo, justamente para não ficar sem fazer nada após me formar!! oque você acha da ideia? será que a OIIQ aceitará essa pós? já que ela é toda direcionada para o idoso? poís imaginava que apenas pós em areas ADM não eram recolhecidas, já que ficavam um tanto distantes da assistência!! oque você acha?

    • #54212
      gabi-infirmiere
      Participante

      provavelmente nao, faça se você acha que sera util no Br, pois aqui no Qc sera apenas enfeite.
      Mas você pode fazer um certificat aqui no Québec, em gerontologia.

      O sistema aqui do Qc é diferente, nem todos enfermeiros que atuam possuem a formaçao universitaria, e as pos graduaçoes nao sao vistas como algo fundamental e sim como complementaçoes muito especificas.

      Aqui você pode optar pelos certificats ou pelos DESS

    • #54216
      eduardo.heine
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      nao entendi sua pergunta *** E antes de fazer o cursos do CEGEP ou estágios, teria alguma chance? *** = nao ha como trabalhar como enfermeiro sem ter o registro de enfermeiro, a qual *antes* e a qual *chance* você se refere?

      Seria como cuidador, ou alguma coisa que enfermeiro pudesse fazer sem o registro da ordem, antes e enquanto estiver fazendo o curso de integração.

      Quanto ao registro em Carteira, com as últimas mudanças do MICC eles não estão mais aceitando este documento como comprovante de experiência, e sim uma carta timbrada e assinada do empregador. No caso da OIIQ e empregadores QCs, esta carta também serviria?

      Desde já agradeço a atenção.

    • #54217
      gabi-infirmiere
      Participante

      você podera trabalhar como PAB, préposé aux bénéficiaires ANTES de começar o curso ja que DURANTE é muito dificil, praticamente impossivel

      Mas a dica de ouro é chegar aqui ja com o OK da OIIQ em maos 8) e nao precisar trabalhar em algo *menor*, ja podendo se dedicar ao processo de equivalência
      (e francês afiado, obvio)

      os empregadores aceitarao sim as cartas devidamente registradas e traduzidas, sem problemas

    • #54218
      juenfermeira
      Participante

      Olá Gabi, tudo bem?
      Pesquisei no fórum e não encontrei algumas respostas que estou em busca há algum tempo e gostaria muito de sua ajuda, se for possível..

      Eu li algumas orientações que você passou ao Rudney em outro tópico sobre as diferentes categorias da enfermagem (DEP, DEC, BAC, etc) e com as suas explicações já pude compreender algumas coisas..
      É muito ruim estarmos tão longe, termos “uma idéia” de como é a enfermagem por aí no CANADÁ e aqueles “daqui” do Brasil que não querem que nós embarquemos nesta idéia ficam colocando caraminholas em nossas cabeças..
      Digo isso porque eu estava certa de que “ser enfermeiro” aí em Quebec seria como ser “técnico de enfermagem” aqui no Brasil e que por isso é que SOBRAVAM tantas vagas. Uma amiga me disse inclusive que eram vagas que os canadenses não tinham interesse.. Nesta época minha empolgação de imigrar até diminuiu um pouco, afinal, depois de 6 anos de formação nós queremos sempre evoluir..
      Gabi, gostaria muito de saber como é o trabalho do enfermeiro em Quebec e se tem diferenças entre cargos, como aqui: enfermeiro assistencial, administrativo, supervisor, etc.
      Quando eu terminar o CÉGEP eu vou poder trabalhar como enfermeira? Existe plano de carreira como aqui ou o salário é o mesmo para todos os enfermeiros de um determinado hospital, por exemplo?
      Como você vê a autonomia do enfermeiro em Quebec?
      Para aqueles que tem interesse em continuar estudando, fazer mestrado/Doutorado por aí, é muito complicado? Conseguimos fazer isso trabalhando ao mesmo tempo? Ou esta prática não é exercida aí?
      Você sabe me dizer se a estomaterapia é válida por aí?
      Você poderia fazer uma descrição de seu trabalho, seu dia a dia na profissão?
      Muuuiiito obrigada! e se fosse possível comunicar-me com você por e-mail ficaria imensamente feliz!!
      Forte abraço,
      Juliana

    • #54224
      Rudney Santos
      Participante

      Valeu Gabi@@ obrigado pelas informações!! acho que não vou fazer pós não, vou me dedicar ao francês e ao inglês enquanto aguardo todo o processo! Abç. :bigups:

    • #54225
      gabi-infirmiere
      Participante

      Oi Juliana.
      Você leu este topico todo? Pois ha muita informaçao por aqui.
      Ser enfermeiro, no QC tem um enfoque mais assistencial, sim. Mas reveja suas pré-concepçoes ……
      Nao *sobram* vagas, na verdade o que acontece é que na década de 90 decidiram aposentar muitos profissionais e os novos nao conseguiram cobrir este vao. A populaçao aumenta e também envelhece e com isso faltam profissionais em todos os setores da saude, nao é exclusividade da enfermagem. Sua amiga esta aqui? Ela ée enfermeira? de onde ela tirou esta *brilhante* deduçao? (tsc tsc tsc ….. :angery: ) A formaçao em enfermagem é cada vez mais procurada pelos quebecas, é a formaçao oferecida no maior numero de CEGEPs e a OIIQ é a ordem profissional com o maior numero de profissionais registrados.
      Sobre salarios, ja coloquei num outro topico, sao regulamentados por lei, começando com 22CAD por hora e chegando até uns 40CAD (enfermeiro clinico assistencial)

      sobre a profissao, o site da OIIQ explica direitinho, inclusive citando as atribuiçoes exclusivas e aquelas que foram acrescidas apos a loi90
      http://www.oiiq.org/admission-a-la-profession/la-profession
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=5&file=2002C33F.PDF

      Ha 2 posts onde descrevi os *mitos* relacionados à profissao, você leu? (estao nas paginas 2 e 3 deste topico) entao nao vou me repetir, ok?

      Por que vc iria fazer o CEGEP aqui ? Se fizer o curso de sciences infirmiers, ao término sera CEPI e so sera enfermeira apos ser aprovada no exame da ordem (processo normal)

      Para mestrado e doutorado, é muito facil, basta ter um bom projeto e dominio de francês e e você pode seguir com bolsas de estudos, dificilmente consegue-se estudar e trabalhar ao mesmo tempo

      Estomaterapia existe, sao enfermeiras especialistas com varios anos de experiência e com a loi90 muitas estomaterapeutas viram seus campos de atuaçao aumentados

      O enfermeiro tem autonomia para fazer o que lhe compete, que é planejar e executar o cuidado direto. Ha atribuiçoes exclusivas determinadas por lei (no link da OIIQ ha mais infos)

      eu sou infirmière clinicienne em um CLSC, que é o equivalente (melhorado) de um postinho de saude. Trabalho em perinato e puericultura, entao vejo gestantes, pos parto e crianças de 0 a 5 anos. Executo açoes de enfermagem no CLSC e a domicilio, conforme nossos protocolos. Trabalho de segunda à sexta, um sabado a cada 2 meses. Mas ja atuei em hospital, trabalhando em esquema de plantao. (normalmente enfermeiros recém formados e recém admitidos no QC começam em unidades hospitalares)

      sobre manter contato, eu defendo a divulgaçao e troca de informaçoes para o maior numero possivel de pessoas, por isso participo aqui e no grupo *enfermeiros e enfermeiras* no Facebook. Fique a vontade para explorar e se precisar de algo +, é so postar por aqui ou por la, ok? :bigups:

      bonne chance

    • #54234
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Gabi,

      eu acho que nem mesmo informatica e engenharia tiveram tantas respostas aqui no forum!

      Merci!

    • #54238
      vivi0508
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      Ola Gabi,

      eu acho que nem mesmo informatica e engenharia tiveram tantas respostas aqui no forum!

      Merci!

      Carlos
      a Gabi está sendo eleita por nós a embaixadora da enfermagem brasileira em Quebec :-)

    • #54262
      Rudney Santos
      Participante

      Gabi sempre nos ajudando!! Deus lhe abençoe!!

    • #54369
      gabi-infirmiere
      Participante

      Por favor, enfermeiros(as) = os topicos referentes à enfermagem e ao processo de equivalência possuem muitas informaçoes, peço que leiam-os antes de postarem questoes repetitivas.

      Entendo a ansiedade do processo e a vontade de fazer **tudo ao mesmo tempo, agora!** mas pesquisar é fundamental para quem planeja imigrar, o novo sempre assusta e por vezes colocamos bichos-papoes onde nao existem.

      O processo de equivalência para enfermeiros é burocratico mas é simples e relativamente rapido, uma vez estando com a resposta da OIIQ em maos nao levara nem 1 ano para poder exercer as atividades de enfermagem (como CEPI, que é o primeiro passo). Esta diferença é gritante face à outros processos cujos tempos *médios* ultrapassam os 2 anos.

      Entao, vamos aproveitar que as tiazinhas da OIIQ sao chatas mas nem tanto, vamos ler os procedimentos, enviar as documentaçoes pedidas, aguardar a resposta e correr pro abraço. :lol:

      Enfermagem é uma profissao valorizada, reconhecida e muito querida. O mercado esta avido por enfermeiros, venham preparados para serem assistenciais e atuarem realmente ao lado de seus pacientes e familiares, venham com o francês afiado para economizarem tempo e poderem compreender e se fazerem compreender melhor. (pois imagine um paciente com AVC + dentadura frouxa? 8O ).

      ha vagas para enfermeiros em TODAS as areas possiveis, em TODAS as regioes do Québec e este cenario nao ira mudar nos proximos … 5, 10 anos …. :D

      entao,A PALAVRA DE ORDEM É PLANEJAMENTO!
      venham preparados, saibam onde estarao pisando; leiam, leiam MUITO.

      Et soyez les bienvenus :bigups:

    • #54392
      Carlos_Santos
      Participante

      sabias palavras ;-)

    • #54690
      Biafabi
      Participante

      Olá Gabi!

      Primeiramente gostaria de agradeçer pela sua contribuição em amenizar a ansiedade de quem está começando todo o processo, e olha que as duvidas são muitas e a ansiedade cresce cada dia mais..rs
      Enfim, meu marido é enfermeiro há 3 anos, eu ainda me formo no final do ano que vem, temos uma filha de 4 anos, como ainda estamos fazendo o curso de francês, daremos entrada no processo no final deste ano. Tenho algumas duvidas, se vc poder esclarecer ficaria muito grata, sei que vc já postou bastante coisa aqui e as vezes as perguntas são repetidas, me desculpe se o que eu te perguntar for redundante e vc já ter respondido em outro topico, se for repetido é por que eu não achei mesmo (e olha que eu fuçei quase tudo que vc postou rsrs)

      Pois bem, gostaria de saber:

      Vc comentou que o ideal é dar entrada no OIIQ ainda aqui no Brasil, vc sabe se no ano que vem eu posso dar entrada mesmo faltando alguns meses para me formar?

      Meu francês ainda é de uma criança de um ano ou menos :lol: então não consegui entender muito do que tem de informação no site do OIIQ, vc sabe se vale a pena informar no processo tanto do OIIQ quanto de imigração experiência como técnico de enfermagem?

      Pelo o q eu entendi, a gente chega ai, (depois de ter dado entrada no processo do OIIQ aqui no Br) procura estágio, é isso? O que vem primeiro, o estágio, vc trabalha como CEPI ou só como cuidador até ser CEPI? (Desculpa a pergunta boba, mas realmente não entendi a ordem dos acontecimentos :oops: )

      Cuidador, estagiário ou CEPI, são remunerados? O estágio que o OIIQ solicita que faça é remunerado?

      Agradeço se poder me ajudar a desenrolar esse novelo de lã que virou as informações na minha cabeça!

      Deus te abençoe por toda a ajuda que vc ( e muitos outros aqui) tem dado! São informações valiossimas!

      Abç

    • #54695
      gabi-infirmiere
      Participante

      respondendo as suas perguntas que podem ser de outros =
      Vc comentou que o ideal é dar entrada no OIIQ ainda aqui no Brasil, vc sabe se no ano que vem eu posso dar entrada mesmo faltando alguns meses para me formar?
      Entre em contato. a OIIQ esta demorando alguns meses para enviar o envelope com os formularios entao nao sera tempo perdido. Na pior das hipoteses, começam o processo do marido e fazem o seu apos a entrega do diploma …

      Meu francês ainda é de uma criança de um ano ou menos então não consegui entender muito do que tem de informação no site do OIIQ, vc sabe se vale a pena informar no processo tanto do OIIQ quanto de imigração experiência como técnico de enfermagem?
      Nao vale a pena pois a ordem de enfermeiros é distinta da ordem dos enfermeiros auxliares (= quem faz curso de técnico de enfermagem no Br). Mas informe que você é recém formada, esta informaçao é importante. E nao pare de estudar francês, enfermeiros (assim como qualquer profissional que lida com o publico) deve ter um conhecimento avançado da lingua

      Pelo o q eu entendi, a gente chega ai, (depois de ter dado entrada no processo do OIIQ aqui no Br) procura estágio, é isso? O que vem primeiro, o estágio, vc trabalha como CEPI ou só como cuidador até ser CEPI? (Desculpa a pergunta boba, mas realmente não entendi a ordem dos acontecimentos )
      Quem define como sera seu processo de equivalência é a OIIQ
      Eles podem dizer *curso + estagio* e nesse caso quem providencia o estagio é a escola (CEGEP, onde sao feitos os cursos de equivalência) ou você pode recebr a recomendaçao *estagio*, nesse caso quem é responsavel por procurar o campo é o enfermeiro.
      Como você sera recém formada, acredito que sua recomendaçao sera curso+ estagio
      CEPI é o status FINAL obtido apos a realizaçao do curso e do estagio, todos passam por isso, formados no exterior ou quebecas
      Cuidador é uma opçao paralela para ser feita ANTES de começar a equivalência, ja que é praticamente impossivel conciliar as 2 atividades
      entao =
      * aguardar a resposta da OIIQ = pode-se trabalhar como PAB (cuidador)
      * obtém-se a resposta da OIIQ = curso+estagio ou apenas estagio
      * finaliza-se o processo de equivalência = CEPI
      * realizar-se a prova da OIIQ = enfermeiro (ou, se for reprovado, continua como CEPI, sao 3 oportunidades de fazer o exame em 2 anos)

      Cuidador, estagiário ou CEPI, são remunerados? O estágio que o OIIQ solicita que faça é remunerado?
      Cuidador (PAB ) = sim, de 10 à 15 dolares por hora
      estagiario = se estiver pelo modulo curso+estagio provavelmente estara com auxilio financeiro do governo, uns 700 por mês (prêt-et-bourse); se for apenas estagio, o hospital remunera mas nao sei o valor
      CEPI = salario de base, 19 dolares a hora

      Mas uma dica importante é fazer uma coisa de cada vez.
      Você ainda esta na faculdade, entao foque no aprendizado do francês, isso ajudara MUITO.

      Se tiver oportunidade de fazer estagio extra-universitario, faça, para adquirir experiência (A OIIQ pode simplesmente ignorar, mas sera valido para você como profissional)

      Bonne chance :bigups:

    • #54698
      Biafabi
      Participante

      Gabi,
      Muito valiosas as suas informações!!!
      Merci!!!!! :D Teria te dado um abraço bem apertado se fosse possivel! (Sinta-se abraçada!)
      Agora as coisas clarearam, e vou seguir o seu conselho com certeza, vou estudar muito francês!
      Mais uma vez obrigada!!

    • #55916
      VitorVG
      Participante

      Gabi, td bem?

      Minha namorada é graduada em enfermagem (UERJ) e agora está fazendo especialização (residência) em saúde coletiva, com foco em epidemiologia na UFRJ.

      Em paralelo, ela também está se graduando em Serviço Social, novamente na UFRJ.

      Gostaríamos de ouvir a sua opinião a respeito das chances de um profissional de enfermagem com este perfil.

      Entendo que no Brasil uma pessoa com este perfil acaba se credenciando para trabalhar mais com planejamento de políticas de saúde do que com a execução propriamente dita (o lado a lado com o paciente, conforme você colocou).

      Qualquer informação já nos ajudaria bastante.

      Obrigado.

      VG

      Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

    • #55920
      gabi-infirmiere
      Participante

      sinceramente?

      a enfermagem no QC é assistencial. Nao adianta jogar flechas para todos os lados, pois assim nao ha foco. (e nao é um perfil que agrada ao mercado quebeca)

      Ela quer ser enfermeira ou epidemiologista ou TS? Nao da pra ser os 3.

      A pos graduaçao em epidemio/saude coletiva nao tem validade para o mercado de trabalho. O MICC avaliara como um *mineur* mas na pratica, para o mercado quebeca, nossas pos graduaçoes lato senso sao confete, o sistema de ensino e as exigências do trabalho sao outras (familiarizar-se com o sistema de ensino e mercado de trabalho é liçao de casa para qualquer candidato à imigraçao). nao existe residência em enfermagem no QC, isso é invençao brasileira para ter profissionais a baixo custo.

      Enfermagem é assistencial (2) entao se o interesse é atuar em epidemiologia ou em serviço social, os caminhos serao outros.

      Se ela quiser atuar em epidemio ou programas de gerenciamento (Ministério ou Agência de saude), ela precisara ter certificado e mestrado especifico feito aqui no QC, precedidos por experiência local. Nao ha como entrar na area de planejamento e organizaçao sem conhecer o sistema a fundo. Onde trabalho, epidemiologistas possuiam entre 5 a 10 anos de *terreno* antes de partirem pra gestao.
      Opçao B, seguir para a area acadêmica, pedindo admissao em mestrado tradicional e seguindo em pesquisa e ensino universitario, o que abre as portas para os trabalhos futuros no Ministério ou Agência….

      Se ela quiser atuar com TS, deve verificar com a ordem de TS os trâmites para validaçao (aparentemente é bem simples)

      Enfermagem é assistencial (3) entao se ela nao tiver isso em mente, podera sofrer grandes decepçoes.

      veja o site da OIIQ com as atribuiçoes das(os) enfermeiras (os) no QC =
      http://www.oiiq.org/pratique-infirmiere

      bonne chance

      leia o passo-a-passo, esta na primeira pagina –
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=30&t=5273&start=0&sid=63914af08c3ecef4cdcd4da47dd9ac98
      …. * para cursos de especializaçao e afins = verifique se sao informaçoes uteis, pois cursos voltados para a area administrativa nem sempre sao validos por aqui. Eu tenho especializaçao em epidemiologia, foi considerado como *mineur* na avaliaçao do MICC e a OIIQ nem se importou com isso.
      especializaçoes clinicas podem ser interessantes se você tiver interesse em continuar na area. nao adianta pagar caro para ter sua pos em cardio traduzida se chegando aqui você resolver trabalhar no bloco operatorio. reveja suas prioridades, apenas com o bacharelado brasileiro ja temos boa aceitaçao e em geral as pos graduaçoes nao possuem o mesmo peso (*)
      ….

    • #56124
      gabi-infirmiere
      Participante

      do topico **profissoes em demanda**

      Pergunta a Gabriela Enfermeira
      por felipekod » 11/08/2012-16:06:03

      Pergunta a Gabriela Enfermeira:
      Desculpa pelo ”apelo” direto, é que lembro de vc no orkut e pelo que conheço, vc é a enfermeira com mais tempo na ”casa”.

      Andei pesquisando sobre enfermagem nos EUA e CANADA. Achei alguns foruns dos EUA que falava que a enfermagem não esta mais em demanda por la, no canada vejo apenas artigos antigos(falando da alta demanda), e é claro… o emploiquebec que pelo que parece, mostra bastante empregos para enfermeiros.

      Minha dúvida é… A demanda em quebec, continua a mesma, digo, com projeções de escassez de profissionais para o futuro e tal? ou isso ta passando?

      =========================================================================

      Re: Profissão em demanda
      por gabi-infirmière » 11/08/2012-18:30:06

      oi Felipe.
      Vou transferir a conversa pro topico *enfermagem*, OK?
      (moderaçao, depois poderao apagar esta resposta, se acharem pertintente)

      NO QC as perspectivas sao excelentes.
      dados do CEGEP, 2011 =
      Nombre de diplômés 1 963
      Diplômés en emploi 62,4 %*
      À temps plein 85,8 %
      En rapport avec la formation 98,2 %
      Aux études 35,0 %
      Taux de chômage 1,4 %
      Salaire hebdomadaire moyen 786 $

      dados da Universidade 2011 =
      Baccalauréat
      Nombre de diplômés 1 166
      Diplômés en emploi 91,3 %
      À temps plein 89,5 %
      En rapport avec la formation 95,3 %
      Aux études 5,4 %
      Taux de chômage 0,5 %
      Salaire hebdomadaire moyen 1 080 $

      Maîtrise
      Nombre de diplômés 97
      Diplômés en emploi 94,1 %
      À temps plein 93,8 %
      En rapport avec la formation 91,7 %
      Aux études 4,4 %
      Taux de chômage 0,0 %
      Salaire hebdomadaire moyen 1 386 $

      Entao,com taxa de desemprego de 1,4% (CEGEP) ou 0,5% (universitario) e 0% (mestrado) eu diria que enfermagem ainda esta numa situaçao favoravel, e por um bom tempo

      Para maiores informaçoes sobre profissoes em demanda, vale a pena ler o **carrières d’avenir** = http://carriere.jobboom.com/carrieres-avenir/

      quem quiser maiores infos pode comprar o guia, mas acho que os dados disponiveis via net ja sao bastante interessantes

    • #56125
      felipekod
      Participante

      Obrigado Gabriela… mto interessante esses dados.

      (Não vi esse tópico aqui… sorry pela ”noobice” haha)

    • #56126
      gabi-infirmiere
      Participante

      sem crise.

      uma excelente fonte é o site da propria OIIQ, foi la que consegui meus 3 empregos (CEPi no Royal Vic; infirmière clinicienne em Témiscaming e infirmière clinicienne no CSSS de la Montagne)

      é um excelente termômetro.

      Recomendo tb o santé montréal.

      http://emplois.oiiq.org/

      http://www.santemontreal.qc.ca/emploi/

      por serem mais especificos, sao melhores do que o Emploi Québec (para enfermeiros com diploma universitario especificamente)

      bonne lecture!

    • #56127
      felipekod
      Participante

      O que vc colocou CEGEP seria esse curso aqui né?

      ”SOINS INFIRMIERS 180.A0”
      http://www.cvm.qc.ca/formationreg/programmes/soinsInfirmiers/Pages/index.aspx

      Seria relativo ao nosso técnico, certo?

      Bom Obrigado mais uma vez, vou dar uma lida agora nos links.

      :bigups:

    • #56128
      gabi-infirmiere
      Participante

      Nao, esse ero é muito comum aos *nao iniciados* no processo e no sistema educacional do QC.

      O técnico brasileiro equivale ao infirmier auxiliaire por aqui. Outra ordem, outras regras, outra regulamentaçao. (OIIAQ e nao OIIQ)

      O CEGEP é uma formaçao que seria + ou – equivalente ao tecnologo. Nao ha tecnologo em enfermagem no BR, mas sera a partir da grade basica do CEGEP que a OIIQ ira validar nosso diploma. Cabera apos a equivalência, na negociaçao com seu empregador, obter o cargo como *clinicien* e nao *technicien*. (para isso vc utilizara a validaçao do MICC)

      DEP, escola profissional = auxiliaire
      DEC, CEGEP = technicien
      BAC, Universidade = clinicien

      off =
      Eu nunca tive problemas, desde minha época de CEPI ja recebia como infirmière clinicienne, mas tenho uma amiga que esta numa batalha com seu empregador para ser reconhecida como tal, eles reconheceram os anos de experiência mas nao pagam como clinicienne e sim como technicienne (da uma diferença significativa de salario e uma nem tao significativa nas funçoes) …

      dica =
      Você esta começando agora, entao leia muito o forum, entao enquanto aguarda a entrevista, aprenda sobre o sistema educacional, os processos de equivalência, as atribuiçes exclusivas e prepare-se para um processo chato, burocratico, mas relativamente coerente e rapido.

    • #56129
      felipekod
      Participante

      Curioso isso…

      Darei uma olhada pelo fórum, mas confesso que deixou um pouco ”preocupado”.

      Obrigado novamente :)

    • #56130
      gabi-infirmiere
      Participante

      o lance é ja saber de antemao, logo na entrevista, se irao te pagar e reconhecer como clinicienne.
      Este reconhecimento nao é automatico, a OIIQ nao se mete

    • #56131
      felipekod
      Participante

      Entendo.. e caso uma empresa te contratar como technicien, a experiencia não contaá depois como BAC se vc receber uma proposta para trabalhar como clinicien certo?

      No geral o pessoal é contratado mais como technicien? sua amiga não pensou em procurar outro que contrate como bac?

      (to te enchendo =x, mas juro que to pesquisando antes..)

    • #56132
      gabi-infirmiere
      Participante

      faz sentido, pois se for contratado como infirmier e nao infirmier clinicien, num novo emprego que te qualifique como clinicien você nao podera pleitear reconhecimento do periodo previamente trabalhado, ja que foi em outro cargo. EVENTUALMENTE o reconhecimento pode ocorrer.

      Minha colega gosta de onde trabalha e esta esperando que a situaçao se resolva.

      nao sei dizer pelo geral, digo pelos casos que conheço, incluindo o meu = apenas essa colega nao teve o bac reconhecido pelo empregador. Era uma situaçao que eu acreditava impossivel, mas apenas provou que nao existe impossivel rs …

      tente acalmar suas angustias, esses questionamentos devem ser postos em xeque quando ja estiver na reta final. Concentre-se na etapa atual. Viva o processo de imigraçao conforme as coisas forem acontecendo, pois sofrer pro antecipaçao é horrivel e nao leva a nada.

    • #56133
      felipekod
      Participante

      A ultima resposta ja foi mais confortadora :P
      Vc tem razão, sou ansioso elevado a extrema potencia, mas eu chego la.
      Boa noite e mto obrigado³ :) :) :)

    • #56578
      felipekod
      Participante

      Olá… to dando uma ressuscitada no tópico aqui pq pesquisei mto sobre um assunto e não achei nada, pelo menos na província do quebec.

      Vi que em Ontário existe um tipo de especialização para Enfermeiros (Não sei se é exclusivo para enfermeiros) em APH, no caso para ser paramédico, me parece que o enfermeiro tem que ter 450 hrs de experiencia em ER ou unidades críticas para realizar a equivalência.

      Site –> http://www.health.gov.on.ca/english/public/program/ehs/edu/equiv_qa.html#6

      ”I am a Registered Nurse and wish to pursue a career as a paramedic. What do I need to qualify?” ….

      Minha dúvida é..

      Existe algo parecido no Quebec?
      É uma área bem reconhecida digo valorizada ?

      Obrigado :)

    • #56588
      gabi-infirmiere
      Participante

      no QC é uma profissao independente.

      dica = nao fique comparando as provincias. Se vc escolheu o QC, familiarize-se com o ja extremamente burocratico processo quebeca. cada uma das provincias possui regulamentaçoes proprias e o que funciona em ON nao necessariamente é a mesma coisa no Qc, e vice-versa.

      por aqui = Techniques ambulancières ou Soins préhospitaliers d’urgence, CEGEP, 3 anos (projeto de bac obrigatorio)
      http://ch.monemploi.com/coll_tech/S/626Soinsprehospitaliersdurgence.html

      existe para enfermeiros com muitos (em média 5) anos de experiência em unidades criticas (urgência, bloco operatorio ou UTI) a possibilidade de trabalhar como enfermeiro em transporte aéreo, o Medevac.

      ==============
      reflita sobre o que vc entende por *valorizaçao* profissional. Enfermeiros no QC sao valorizados, seja pela sociedade, seja pelos demais profissionais.
      É uma profissao basicamente ASSISTENCIAL (nao me canso de dizer) e para recém formados e recém admitidos, em geral sera o ambiente hospitalar que sera seu lcoal de trabalho.
      E trabalha-se MUITO.
      para ver os salarios, você pode pesquisar pelo google = FiQ + échelles salariales

    • #57178
      Mariana Helder
      Participante

      Salut!
      Li as 8 páginas do tópico, mas ainda ficou uma duvida pra mim: sou enfermeira graduada desde 2005, porém tive muita dificuldade de arranjar emprego e o ultimo que trabalhei foi o único que pelo jeito se encaixa na assistência (eu era responsável técnica numa distribuidora de curativos). Mas minha filha nasceu em 2009 e sai da empresa pra cuidar dela, ou seja, faz 3 anos que estou afastada do mercado. Será que isso vai ser um problema no MIIC?

      Mas meu projecto e trabalhar com obstetrícia. Então a minha duvida e: para trabalhar com partos no QC, o que eu devo fazer? Já que uma especialização brazuca em obstetricia não vale nada, queria saber se após a validação do diploma e a habilitação de enf no QC, qual seria o próximo passo? Vou direito procurar emprego nas maternidades ou devo fazer algum curso especifico?

      Também ouvi dizer que a gestante no canada tem direito a ter um parto domiciliar (caso seu quadro clinico esteja ok pra isso) e que o governo envia uma enf para a residência da paciente no dia do parto. E verdade isso? Caso seja, no QC também e assim? Se for, essa enf tem alguma diferenciação na sua formação? Como se tornar uma enf obstetra que faz parto domiciliar? Enfim, como funciona a obstetrícia no QC?

    • #57407
      gabi-infirmiere
      Participante

      Mariana,
      ha alguns equivocos na sua linha de raciocinio, vou tentar ajudar a elucidar =

      * 3 anos fora do mercado = para o MICC nao havera problema algum.
      Para a OIIQ eles *podem* implicar mas nao é obrigatorio. Se eles implicarem, você tera a recomendaçao de fazer curso + estagio de base + estagio complementar (seu processo de equivalência sera entre 6 meses a 1,5 anos apos a resposta da OIIQ, leve isso em consideraçao)

      * trabalhar com obstetricia =
      aqui ha 3 opçoes =
      a) enfermeiras em centros hospitalares, que farao o pré e pos parto e o acompanhamento em sala de parto para alguns partos normais
      b) enfermeiras que atuam em saude comunitaria no pré e pos parto (nao implica o atendimento imediato de sala de parto)
      c) sage-femme, profissionais independentes com curso superior de 5 anos de duraçao, que possuem autonomia profissional para a realizaçao de partos a domicilio, em maison de naissance e em hospitais. Apenas a Universidade du Québec à Trois-Rivières fornce o curso e para ser admitido você tera que passar pelo processo de admissao proprio da universidade. O fato de ser enfermeira *pode* ajudar, mas o fato de você nao ter estudado no QC pode complicar, uma vez que podera exigir disciplinas prévias do CEGEP (CEGEP é algo que nao existe no BR)
      Sage-femme é uma profissao com regulamentaçao propria que segue as diretivas da ordem profissional correspondente, a http://www.osfq.org/?lang=en

      * primeiro passo =
      decidir o que você quer seguir. Se pretende 1-atuar como enfermeira em unidade hospitalar no depto de mère-enfant; 2-se quer atuar como enfermeira em saude comunitaria no atendimento prénatal e puerperal ou se 3-quer ser sage-femme.
      para as alternativas 1 e 2 você deve entrar em contato com a OIIQ e iniciar a demanda como ja explicado neste topico e no outro relativo à enfermagem.
      Para atuar em unidade hospitalar no depto de obstetricia nao é tao complicado e mesmo como CEPI é possivel.
      Para atuar em saude comunitaria (CLSC) você devera ter mais de 1 ano de experiência quebeca e nao aceitam CEPIs, ja devera ter a autorizaçao completa como enfermeira.

      se quiser seguir na profissao de sage-femme, deve verificar com a UQTR os critérios de admissao.
      Nao existe *enfermeiro obstetriz*.
      existe o enfermeiro que atua no depto de obstetricia, ou em saude comunitaria, ou a sage-femme.

    • #57440
      Mariana Helder
      Participante

      Obrigada pelos esclarecimentos, Gabi. Eu realmente não sabia desses detalhes!

      Ao mesmo tempo que clareou minha visão sobre a profissão aí no CQ, agora fiquei mais confusa em relação ao que eu quero/devo fazer da vida, rs. Mas acho que isso faz parte. Se dependesse só de mim, escolheria Trois-Rivières, mas tem o marido. Vamos avaliar direitinho nossas chances pra tomar a melhor decisão. Obrigada mais uma vez! Sua ajuda está sendo muito importante pra termos uma visão realista.

    • #60662
      gabi-infirmiere
      Participante

      a Radio Canada produziu o documentario *Sur les étages* que traça um retrato atual da enfermagem no Québec, pela visao das proprias enfermeiras e de alguns pacientes. A versao integral estara disponivel em breve.

      No documentario mostram uma enfermeira em pratica hospitalar, uma em ambulatorio, uma em cuidados paliativos à domicilio e uma em obstetricia.
      Segue a bande-annonce, parece ser uma boa opçao sem cair no piegas ou no heroismo barato.

      http://surlesetages.radio-canada.ca/

      para quem se interessa pelo lado IPS (infirmière praticienne spécialisée) o site da OIIQ tem alguns depoimentos de IPS nas diferentes especialidades, vale a pena assistir.

      http://www.oiiq.org/pratique-infirmiere/specialites/infirmiere-praticienne-specialisee

    • #61478
      VitorVG
      Participante

      Para reflexão:

      La Fédération interprofessionnelle de la santé du Québec (FIQ) s’inquiète de l’obligation pour les nouveaux infirmiers de devoir compléter un baccalauréat pour accéder à la profession.”

      http://www.lapresse.ca/actualites/quebec-canada/sante/201304/07/01-4638390-baccalaureat-obligatoire-en-sciences-infirmieres-la-fiq-sinquiete.php

      VG

      Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

    • #61536
      Leandra
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      Mariana,
      ha alguns equivocos na sua linha de raciocinio, vou tentar ajudar a elucidar =

      * 3 anos fora do mercado = para o MICC nao havera problema algum.
      Para a OIIQ eles *podem* implicar mas nao é obrigatorio. Se eles implicarem, você tera a recomendaçao de fazer curso + estagio de base + estagio complementar (seu processo de equivalência sera entre 6 meses a 1,5 anos apos a resposta da OIIQ, leve isso em consideraçao)

      * trabalhar com obstetricia =
      aqui ha 3 opçoes =
      a) enfermeiras em centros hospitalares, que farao o pré e pos parto e o acompanhamento em sala de parto para alguns partos normais
      b) enfermeiras que atuam em saude comunitaria no pré e pos parto (nao implica o atendimento imediato de sala de parto)
      c) sage-femme, profissionais independentes com curso superior de 5 anos de duraçao, que possuem autonomia profissional para a realizaçao de partos a domicilio, em maison de naissance e em hospitais. Apenas a Universidade du Québec à Trois-Rivières fornce o curso e para ser admitido você tera que passar pelo processo de admissao proprio da universidade. O fato de ser enfermeira *pode* ajudar, mas o fato de você nao ter estudado no QC pode complicar, uma vez que podera exigir disciplinas prévias do CEGEP (CEGEP é algo que nao existe no BR)
      Sage-femme é uma profissao com regulamentaçao propria que segue as diretivas da ordem profissional correspondente, a http://www.osfq.org/?lang=en

      * primeiro passo =
      decidir o que você quer seguir. Se pretende 1-atuar como enfermeira em unidade hospitalar no depto de mère-enfant; 2-se quer atuar como enfermeira em saude comunitaria no atendimento prénatal e puerperal ou se 3-quer ser sage-femme.
      para as alternativas 1 e 2 você deve entrar em contato com a OIIQ e iniciar a demanda como ja explicado neste topico e no outro relativo à enfermagem.
      Para atuar em unidade hospitalar no depto de obstetricia nao é tao complicado e mesmo como CEPI é possivel.
      Para atuar em saude comunitaria (CLSC) você devera ter mais de 1 ano de experiência quebeca e nao aceitam CEPIs, ja devera ter a autorizaçao completa como enfermeira.

      se quiser seguir na profissao de sage-femme, deve verificar com a UQTR os critérios de admissao.
      Nao existe *enfermeiro obstetriz*.
      existe o enfermeiro que atua no depto de obstetricia, ou em saude comunitaria, ou a sage-femme.

      Gabi, seguindo seu conselho e vasculhando o blog vi sua resposta a Mariana e queria lhe perguntar algo. No momento estou fazendo pós graduação em Saúde Pública porém estou pensando em mudar para Ginecologia e Obstetrícia. Você acha que essa mudança me trará algum benefício? Desde já agradeço!

    • #61693
      angelo.mendes
      Participante

      Olá galera. Sou técnico de enfermagem aqui em curitiba e to completamente focado em imigrar para Quebec em 02 anos até pegar bem o Françes e juntar uma grana. Levarei esposa e filha pequena.
      Alguem sabe me dizer se p/ Técnico de enfermagem o tramite é o mesmo. Li bastante conforme a regulamentação da profissão mas ainda tenho essa duvida.
      To pensando em fazer alguns cursos completamente diferentes por exemplo: Solda, empilhadeira, sei lah….ajudaria?

      Desde jah agradeço a vcs.

      Veleuuu

    • #61694
      Leandra
      Participante

      Pessoal, no momento estou fazendo pós graduação em Saúde Pública porém estou pensando em mudar para Ginecologia e Obstetrícia. Sou enfermeira. Vocês acham que essa mudança me trará algum benefício?? Se eu entrar com o processo antes de terminar a pós graduação eu posso enviar junto com os documentos alguma declaração que estou fazendo a pós e esta ser válida?? Desde já agradeço!

    • #61697
      Doug Ramsey
      Participante

      Leandra,

      falando apenas do que eu sei, cursos em andamento não são levados em conta na obtenção de pontos. Apenas cursos já concluídos com diploma/registro reconhecido.

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #61699
      gabi-infirmiere
      Participante

      para tecnicos ;
      : existe demanda, validacaao é com a OIIAQ, nao acho necessario fazerum curso em outra area

      para pos: o que vale mesmo é o mestrado e doutorado, pos regular é confete e o mercado nao da a menor bola. verifique os outros topicos de enfermagem, ha infos la

    • #61722
      Cleyton
      Participante

      Gostaria de perguntar se alguém por aqui já deu início na equivalência do diploma pelo MICC, que antes era a OIIQ que fazia essa parte, e agora eles pedem pra nós solicitar diretamente ao MICC. As traduções brasileiras não são aceitas? Precisa ser da ordem dos tradutores do Québec? Estranho porque antes a OIIQ fazia tudo com traduções brasileiras..
      E quais documentos a gente precisa mandar? Por favor alguém nos ajude!

    • #61724
      gabi-infirmiere
      Participante

      no site do MICC vc encontra todas essas respostas.
      Conheço 3 enfermeiras que estao aqui em QC que enviaram ou enviarao para o MICC.

      É apenas um processo que antes da OIIQ fazia, mas desde janeiro deixou de fazer …
      para que complicar se podem facilitar ….

    • #62032
      eduardo.heine
      Participante

      Alguem viu essas notícias sobre grandes cortes de enfermeiros em um hospital de Montreal (80 enfermeiros) e Ottawa (90 enfermeiros)?

      http://www.montrealgazette.com/health/Cutting+nursing+jobs+short+sighted+head+order+says/8323796/story.html

      http://metronews.ca/news/ottawa/533459/cuts-to-hospital-staff-will-damage-care-across-eastern-ontario-say-unions/

      Os cortes vão continuar até 2015: But MUHC health officials aren’t ruling out more job cuts for nurses in the next phase of cuts, which will amount to $21.4 million in savings, to be spread out over the next two years until the end of fiscal year 2015.

      Qual será o impacto para os futuros imigrantes enfermeiros ? :roll:

    • #62033
      gabi-infirmiere
      Participante

      A corrupçao nao é exclusividade brasileira, e o CUSM sofreu nas maos do antigo CEO, dr. Porter. Com a rombo no orçamento, o CUSM decidiu cortar nos mais fracos, no caso, nas enfermeiras. É essa a origem do problema, nao tem nada a ver com o sistema de saude em si, que continua carente de profissionais de saude.

      Impacto direto para as brasileiras ? Nao vejo.
      O CUSM continuara contratando, outros hospitais continuarao contratando, a OIIQ continuara analisando os dossiês …. ser brasileiro ou quebeca, nessas horas, conta muito pouco.

      a prima do meu marido é enfermeira auxiliar (IA) no CUSM. Segundo ela, as que serao demitidas a principio sao as que estao na beira da aposentadoria. Provavelmente em funçao da Lei 90, com maiores poderes aos IA, esses profissionais serao talvez privilegiados, ao invés de contratarem 3 enfermeiras e 2 IA, contratarao 2 enfermeiras e 3 IA, por exemplo.
      Sobre o caso de ON nao sei dizer.

      para entender como o gentil Dr Porter se transformou em persona non grata =
      http://www.radio-canada.ca/regions/Montreal/2013/02/28/002-arthur-porter-refuse-deplacement-malade-cancer.shtml

      http://tvanouvelles.ca/lcn/judiciaire/archives/2013/03/20130303-232309.html

      Ah, ele esta nas Bahamas, diz estar com cancer em estagio terminal e diz ser seu proprio médico, muito conveniente ….

    • #62044
      gabi-infirmiere
      Participante

      A OIIQ lançou a campanha *solutions infirmières*, para tentar otimizar alguns aspectos no sistema de saude.
      O site é bem explicativo.

      pequeno bémol = IPS (a formaçao que estou cursando, mestrado profissional de 2 anos com 6 meses intensivos de estagio) sao profissionais especialmente formados para gerar e compreender casos cronicos e urgências menores.
      Sera que inundar o sistema de OC (ordonnances collectives) sera realmente uma boa opçao?

      Em alguns aspectos, como as enfermeiras que cuidam de feridas e nao podem sequer pedir uma cultura, é obvio. Mas da para generalizar? Quem aplicaria as OCs? As enfermeiras com formaçao DEC, BAC ou todo mundo? Haveria algum treinamento?
      Espero que sim, espero que dentro das *solutions infirmières* nao esqueçam de nos, as IPSs.

      http://solutionsinfirmieres.ca/?gclid=CP-zifP8-rYCFS8OOgodVQMAhw

    • #63650

      @carol. wrote:

      Olá Self47,
      Não sou a Gabriela mas já vou dando o meu palpite pois estou  aqui em Montréal passando por isso agora.
      Se vc quer vir pra Québec o francês sempre será muito exigido, venha com o máximo que puder, mas as provas da ordem podem ser feitas em inglÊs também.
      A primeira coisa a fazer é traduzir os seus documentos com um tradutor daqui, depois vc vai pedir para a ordem os formulários (se vc já adiantar essa etapa e conseguir deixar tudo pronto do Brasil vai ser ótimo porque o COREN, a faculdade e o seu empregador têm que preencher e enviar diretamente para a OIIQ, peça para eles preencherem e mandarem só depois que vc estiver aqui e der entrada com o processo, ficará bem mais fácil).
      Depois que vc der entrada com o processo, sai a resposta em 9 semanas, se vc tiver carga horária suficiente em psiquiatria e geriatria fará um estágio e 5 meses de CEGEP; se não tiver carga horária suficiente dos dois fará um estágio e 9 meses de CEGEP.
      Depois disso, seu diploma está reconhecido e vc vai fazer a mesma prova que todos aqui fazem para ser membro da ordem (prova prática e teórica, vc pode encomendar a apostila preparatória desde o Brasil tb). Depois terá que fazer uma prova de língua francesa ou inglesa. Se você não passar na prova da ordem, só poderá repetí-la daí 1 ano, a prova de língua francesa pode ser repetida em seguida.
      Depois disso vc paga mais taxas e já é membro da ordem, ahhh! essas taxam mudaram bastante, estão bem mais caras agora, não é mais 127 dólares.rsrs
      Agora, o curso aqui não é superior, vc faz 3 anos de CEGEP e depois vai pra faculdade fazer 3 anos para se especializar e virar o que eles chamam aqui de super-enfermeiro. Isso aqui é bem comum, tem isso com farmácia e etc… não é nenhum demérito, o salário é um dos melhores, com isso não se preocupe.rsrsrs Até porque aqui não existe tantas diferenças sociais como aí no Brasil, todo profissional aqui tem condições de viver muito bem, no caso, a enfermagem é especial pela falta de mão de obra que eles vivem, é imensa…
      Abraços
      Carol

      como faço pra encomendar essa apostila !!!!

    • #63655
      gabi-infirmiere
      Participante

      O comentario que vc copiou possui alguns erros que ja foram retificados neste mesmo espaço ou nos outros topicos de enfermagem.

      Basicamente =
      A OIIQ pode te enviar para estagio ou curso+estagio, mas a resposta pode levar até 1 ano, dependendo de como seu dossiê for analisado (a OIIQ se reune apenas 4x ao ano para analisar os dossies do mundo todo)

      Depois do curso a pessoa vira CEPI (candidata ao exercicio da profissao de enfermeiro). Sao 3 tentativas em 2 anos, é sempre a OIIQ que te convoca, o candidato nao tem poder de escolha para fazer ou nao a prova nesta ou naquela sessao. As provas acontecem 2x ao ano. Se repetiu na prova de setembro, fara em março. Se repetiu em março, fara em setembro. É menos de 1 ano entre 1 prova e outra. Depois de 3 échecs, a pessoa nao pode trabalhar como enfermeira no QC, existe a opçao de tentar como enfermeira auxiliar (outra ordem, OIIAQ) ou mudar de provincia, ou ainda refazer o curso no Cegep (3 anos)

      O curso pode ser de nivel tecnologo (CEGEP) ou superior (BAC). Para ser *super enfermeiro* (= IPS, infirmière praticienne spécialisée) sao necessarios o BAC + 2 anos de experiência + mestrado (2 anos com 6 meses de estagio). Nao é **super comum**, o que tem em farmacias sao enfermeiros *generalistas*, o QC esta anos-luz em atraso na formaçao e no desenvolvimento das IPS. Somos menos de 100 enquanto em Ontario ja sao mais de 2mil.

      Ha sim falta de mao de obra e por enquanto ainda ha boas perspectivas para a profissao, mas nao é **chegar chegando**, o processo é burocratico, exige um bom nivel de francês e de paciência. Idealmente, ganha quem ja chega ao QC com o OK da OIIQ em maos.

      sobre o guide de préparation, vc pode encomendar com a OIIQ, mas nao sei se entregam no Br. A partir de sete-2014 a parte pratica do exame deixa de existir, o exame sera composto apenas pela parte teorica. Quando eu fiz meu exame (2009) a parte teorica era a mais besta dos mundos, respostas curtas e perguntas estupidas e tao bobas. A tendência natural é que aumentem o grau de dificuldade das questoes.

      http://www.oiiq.org/publications/repertoire/guide-de-preparation-a-l-examen-professionnel-de-l-ordre-des-infirmieres-et-

    • #63679
      rafasgomes
      Participante

      Gabi e demais profissionais da enfermagem, poderiam me ajudar?

      Procurei no forum antes de perguntar, li vários tópicos retornados pela pesquisa, mas confesso que não li todos os resultados, um a um.

      Quando formos para o Québec, minha esposa enfermeira e eu, pretendemos ir para Montreal. O que eu gostaria de perguntar é:

      É possível ser enfermeira em Montreal tendo apenas frânces? Ou o inglês é exigido?

      Pois se for, teremos que ir para outra cidade… Creio que vai ser dificil pra ela aprender inglês e frânces, do zero. Ela queria focar forte no Francês…

      Abraços a todos e de antemão, obrigado pelas respostas ! =)

    • #63680
      gabi-infirmiere
      Participante

      Sim, é possivel.

      Alguns empregadores (como o CUSM)oferecem cursos de inglês à baixo custo para os funcionarios. :mrgreen:

    • #63681
      rafasgomes
      Participante

      Gabi =) !!!!
      Merci !

      Quer dizer então que se o Francês dela estiver fluente, com tudo regularizado, ela será prejudicada (ou pelo menos, não tão prejudicada) pelo fato do inglês estar zerado?

      Não que ela não tenha que aprender inglês, pois o Québec é no Canadá. Mas seria bom ela poder ter um tempo maior para isso !

      Obrigado novamente Gabi.

    • #63682
      gabi-infirmiere
      Participante

      como o Qc é uma provincia francofona, nenhum hospital pode *exigir* o dominio do inglês (na teoria)

      Na pratica, como enfermagem ainda é uma area com carência absurda de profissionais, hospitais anglofonos (CUSM, St Mary’s, Juif) acabam aceitando enfermeiros que so falam francês, mas dao aquela *forcinha* para que os mesmos aprendam inglês.

      No meio francofono (CHUM, Rosemont, Sacre Coeur, Verdun …), nao ha obrigaçao (nem forcinha).

      Em alguns meios acabam exigindo o bilinguismo (como em Parc-Extension, onde eu trabalhei, pela caracteristica da clientela o dominio das 2 linguas era critério de exclusao)

      Da para viver so com francês em Mtl, assim como da pra viver so em inglês. Mas eu acho que vale a pena associar o melhor dos 2 mundos e desenvolver um verdadeiro bilinguismo, nao é? Com dedicaçao, isso é possivel.

    • #63683
      rafasgomes
      Participante

      :mrgreen: Obrigado Gabi.

      O melhor é mesmo o bilinguismo. Mas acredito que no momento, ela vai focar no francês, para conseguir autonomia e conseguir em algum tempo se inserir no mercado.

      Após a vida um pouquinho mais calma, aprender inglês é uma excelente atitude.

      Merci !

    • #63944
      adrifer
      Participante

      Amigos, principalmente enfermeiros, a nivel de informação, como já disse em minha apresentação, sou enfermeira há 17 anos trabalhando em um hospital de reabilitação, exercendo atividades assistenciais e reabilitadora destinadas a pacientes de pediatria, lesão medular, Lesão cerebral e ortopedia, existe algum hospital com esse perfil em Quebec???? E este hospital necessitária de inglês?? Sobre o esquema de vacinação, adulto e criança alguem tem informações?? Abraços :)

    • #63947
      rodrigocwb
      Participante

      Bonjour, vim passar 14 dias no Quebec em uma viajem de reconhecimento, gostaria de saber tem algum enfermeira aqui que está trabalhando em algum hospital e que poderia marcar comigo para me levar para conhecer. gostaria de conversar sobre a saúde também. Irei na OIIQ pq ainda não recebi a papelada de documento, queria ir pá pessoalmente. Alguém poderia me ajudar permaneço em Montreal por e
      10 disse depois vou pra Cidade do Quebéc. agradecida.

    • #63960
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi Rodrigocwb,

      Caso ninguém apareça aqui, poste sua pergunta no facebook também, no grupo Brasileiros em Montreal, o pessoal que já mora aqui acessa lá muito mais que o fórum aqui da CBQ.

      Abraço
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #63980
      gabi-infirmiere
      Participante

      Hum, nao da pra ir fazendo *hospital tour* , nao …

      E mesmo se fosse viavel, no que um hospital tour ajudaria no processo?

      Conversar sobre o sistema de saude, super valido :bigups: Moro em QC e semana que vem estou de folga (semana de yuppi relâche. Se quiser, me escreva no vellegogb@hotmail.com que a gente organiza algo. Sem hospital tour pois nao estou trabalhando, me dedico atualmente aos estudos)

      Visitar a OIIQ e tirar duvidas, super mega valido :bigups:

      Fazer hospital tour, useless :mrgreen:

    • #63993
      cassio e carol
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      como o Qc é uma provincia francofona, nenhum hospital pode *exigir* o dominio do inglês (na teoria)

      Na pratica, como enfermagem ainda é uma area com carência absurda de profissionais, hospitais anglofonos (CUSM, St Mary’s, Juif) acabam aceitando enfermeiros que so falam francês, mas dao aquela *forcinha* para que os mesmos aprendam inglês.

      No meio francofono (CHUM, Rosemont, Sacre Coeur, Verdun …), nao ha obrigaçao (nem forcinha).

      Em alguns meios acabam exigindo o bilinguismo (como em Parc-Extension, onde eu trabalhei, pela caracteristica da clientela o dominio das 2 linguas era critério de exclusao)

      Da para viver so com francês em Mtl, assim como da pra viver so em inglês. Mas eu acho que vale a pena associar o melhor dos 2 mundos e desenvolver um verdadeiro bilinguismo, nao é? Com dedicaçao, isso é possivel.

      Gabi, o nosso caso aqui é um pouco diferente, temos um ótimo domínio do Inglês, e muito pouco do Frances, é possível realizar os cursos, estágios, cegeps, prova da ordem somente no idioma Inglês ? existem hospitais que aceitam uma maior fluência no inglês do que o francês? abs, Cassio e Carol

    • #63995
      gabi-infirmiere
      Participante

      Há apenas 1 CEGEP alnglófono que oferece o curso, o John Abbott. Toda a paplada com a OIIQ e o exame podem ser feitos em inglês e existem hospitais anglófonos. Então, sim, é possível fazer tudo “só” em inglês. MAS a provincia é oficialmente francófona, né? Infelizmente muitos imigrantes acabam ficando “só” no inglês. Lembre-se que vcs precisarão fazer uma prova de francês para o processo de imigração.

      Dá para viver só na metade anglo da ilha? Sim, mas perde-se muito com isso, não acham? (sim, eu defendo o francês; não, eu não defendo o Québec independente)

      e profissionalmente????
      Os pacientes francófonos tb fquentam os hospitais anglo, e a OIIQ exige a aprpvação no (super fácil) exame do OQLF. Não vejo como um enfermeiro pode trabalhar no QC sem um conhecimento intermediario de francês (imagine tentar decifrar um velhinho sem dentadura e meio cuco das ideias?). Trabalhei em hospital anglo e mesmo as enfermeiras “anglófonas” eram capazes de manter uma comunicação com os pacientes.

    • #63999
      cassio e carol
      Participante

      Gabi, agradeço pela atenção e resposta, iremos sim nos aperfeiçoar no Francês, sabemos das particularidades da província, como vc mesmo ja mencionou o domínio dos 2 idiomas abre mais portas, agora, vc disse na resposta alguma coisa a respeito de uma prova em Frances, que prova seria essa, pode me clarear, não estou conseguindo me lembrar desta prova, abs, e mais uma vez muito obrigado, Cassio e Carol

    • #64000
      quasemudo
      Participante

      @cassio e carol wrote:

      … vc disse na resposta alguma coisa a respeito de uma prova em Frances, que prova seria essa, pode me clarear, não estou conseguindo me lembrar desta prova….

      Cassio e Carol,
      A prova à qual a Gabi se referiu é obrigatória para a entrada na Ordem na categoria de enfermeiro após sua aprovação no Exame da Ordem, ou seja, já depois de ter finalizado todas as etapas anteriores (equivalência, estágio ou integração e CEPI).
      Quando você finaliza a equivalência a Ordem envia um formulário do OQLF (Office Québécois de la Langue Française), que vc preenche e devolve pra eles. A prova é agendada pelo OFQL.
      A prova consiste em quatro partes: compreensão oral (voz que fala leeeentamente e repete tudo), compreensão escrita de um texto simples, uma redação com tema proposto, uma entrevista rápida com um avaliador somente para ver sua capacidade de compreender e se fazer compreender. Se reprovado em uma das partes, o candidato só refaz aquela parte em data a ser agendada.
      Acredite, é o último dos seus problemas ao longo de todo o processo de adaptação ao mundo da enfermagem no Québec, e sequer chega a ser um problema.
      Boa sorte. Abs

      Marcos
      bordo-congelado.blogspot.com

    • #64027
      gabi-infirmiere
      Participante

      video bacana de 2010 da AIIC, falando sobre as IP.

      http://www.ipenfin.ca/IAMNP/Default_f.aspx

      La directrice générale, Rachel Bard, salue les succès, les défis et l’avenir des infirmières et infirmiers praticiens au Canada

      e ela fala mot par mot, da para entender perfeitamente :-)

    • #64037
      railtonbr
      Participante

      Bom dia. Sou novo aqui no fórum, mais como todos aqui pretendo ir para o Qc, vou começar o curso de francês na aliança aqui de recife no começo do ano. Eu e minha noiva ambos enfermeiros aqui no brasil, pretendemos ir para qc porem como já li bastante a minha dúvida é a seguinte. vamos só depois do ok a oiiq, mas esse ok demora quanto tempo até ser chamado para realizar as provas? pois queremos aperfeiçoar o rances antes disso. o custo de moradia e alimentação está em torno de quanto pois nos queremos ir com um dinheiro que de para uns 3 meses. Gabi com quanto de dinheiro você levou para ir para qc.
      obrigado a todos!

    • #64039
      SANDROMS
      Participante

      Bem-vindo railtonbr,

      Vou deixar os enfermeiros falarem sobre enfermagem, mas para que o forum fique organizado, não misture os assuntos num tópico só, existem diversos tópicos sobre orçamento e preços de aluguel, e outros tópicos, sobre o dinheiro inicial para a chegada. Use a lupinha Busca na barra azul. Exemplos de tópicos existentes:

      RECURSOS FINANCEIROS
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/17/4581.html

      CUSTO DE VIDA
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/3844.html

      Boa sorte,

    • #64044
      railtonbr
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Bem-vindo railtonbr,

      Vou deixar os enfermeiros falarem sobre enfermagem, mas para que o forum fique organizado, não misture os assuntos num tópico só, existem diversos tópicos sobre orçamento e preços de aluguel, e outros tópicos, sobre o dinheiro inicial para a chegada. Use a lupinha Busca na barra azul. Exemplos de tópicos existentes:

      RECURSOS FINANCEIROS
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/17/4581.html

      CUSTO DE VIDA
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/3844.html

      Boa sorte,

      obrigado desculpa !

    • #64049
      gabi-infirmiere
      Participante

      ..vamos só depois do ok a oiiq, mas esse ok demora quanto tempo até ser chamado para realizar as provas? ..

      vc leu o passo-a-passo ?

      A resposta da OIIQ pode levar até 1 ano (ou mais, tenho colegas que estao esperando ha quase 2 anos pela resposta!)

      Quando a resposta sair vc fara o estagio+curso (que vai de 6 meses à 2 anos, dependendo da recomendaçao da OIIQ) ou apenas o estagio (quem decide é a OIIQ, segundo seu historico escolar e experiências)

      Feita a fase de adaptaçao, você vira CEPI e pode começar a trabalhar.

      COmo CEPI, a OIIQ te convocara para a prova. É Sempre a OIIQ quem decide quando, o candidato so obedece, nao temos nenhum poder de negociaçao (na verdade existem as exceçoes, como ter sofrido um acidente na vespera, como aconteceu com minha amiga. As exceçoes sao raras e analisadsa 1 a 1).

      =========
      meu percurso =
      imigraçao em set-07 (papelada com a OIIQ encaminhada desde abril-07)
      curso + estagio entre setembro-08 e fev-09
      prova da OIIQ em set-09
      aprovaçao em nov-09

      Tive 6 meses de vida profissional como CEPI. Mas so aproveitei 4, pois na época voltei para o BR por questoes failiares, recebi minha aprovaçao pelo correio, entregue em SP …. voltei pro QC ja como enfermeira em jan-10 e fui feliz e contente explorar a regiao de Abitibi-Témiscamingue.

      ACHO que em geral eles oferecem de 6 à 9 meses para a fase CEPI. ACHO.

      Nao adianta se estressar por antecipaçao. Faça 1 coisa de cada vez.
      1) encaminhar a papelada
      2) aguardar a resposta
      3) imigrar
      4) começar o curso-estagio ou o estagio
      5) arrumar emprego
      6) fazer a prova :-)

      A prova esta la no fim da lista de coisas a fazer. Nao pense nela por enquanto.

      sobre o $ , eu vim sozinha e consegui emprego com menos de 10 dias de QC, nao fiz francisaçao e morava em co-locaçao. Trouxe bastante mas tive que emprestar pra familia logo em seguida, fiquei com um pouco acima do minimo recomendado. Nao é o melhor dos cenarios. Tive sorte de conseguir emprego rapido (graças ao fato de ja falar francês) e de pagar pouco no quarto mobiliado e com tudo incluso.Vim sem o OK da OIIQ e penei durante o ano de espera (espera essa gerada por um erro da faculdade no Br!). As dicas que damos sao baseadas nos tropeços, por isso que nao canso de bater na tecla do *venha com o OK da OIIQ em maos* e com *um bom nivel de francês*. Planejamento é fundamental na vida de um imigrante, eu contei com a possibilidade de esperar apenas 3 meses para obter a resposta da OIIQ e me lasquei, esperei 12. E nem posso culpar a OIIQ por isso.

    • #64088
      gabi-infirmiere
      Participante

      novidades na enfermagem =
      a OIIQ lançou uma campanha para valorizar os enfermeiros em CHSLD. Essa clientela (idosa, perda de autonomia, deficiências fisicas e intelectuais) é dificil e exige profissionais qualificados, mas os empregadores optam por contratar enfermeiros apenas para a gestao e deixam auxiliares e PAB no dia-a-dia (hum, alguma semelhança com o Br varonil?). Para os empregadores, pagar enfermeiros para CHSLD é muito *caro*, pois sao pessoas *em fim de vida* e com cuidados *nao especializados*. BALELA. Todos pacientes merecem o atendimento de qualidade oferecido por uma enfermeira com conhecimentos além do basicao. Manter padroes de higiene e alimentaçao é fundamental, mas nao estamos mais na era de Virginia Henderson, a enfermagem quebeca quer mudar de paradigma.

      Boa leitura para os que se interessam =
      http://www.oiiq.org/sites/default/files/uploads/pdf/l_ordre/prises_position/oiiq_prise_de_position_en_chsld_20131025.pdf

      ===================
      numa outra vertente, os IPS quebeca estao lutando para conseguirem o lugar ao sol. Uma *prise de position* interessante pode ser lida aqui =
      http://www.oiiq.org/sites/default/files/3385-Memoire-IPS.pdf

      Boa leitura.
      Conhecer os rumos da profissao aqui no QC, os problemas e desafios é um otimo exercicio :mrgreen: E a leitura do francês nao é tao dificil (mas se for, esses documentos podem ser encontrados em inglês tb, basta usar o Google-amigo)

    • #120488
      Andremax
      Participante

      Boa noite
      tudo bem, como vcs estão?
      Preciso de uma ajuda.
      A ordem me mandou um email
      dizendo
      Colégio dos Enfermeiros de Quebec recebeu seu certificado de currículo, por contras, cópias de transcrições e a descrição do programa que inclui todas as horas de teoria e treinamento para cada disciplina não foram anexados ao envio por sua escola.
      Agradeço a quem sabe do eles estão falando porque a secretária acadêmica informou que o documento da ordem foi preenchido pelo diretor e anexado as horas que não constava no documento e enviado dia 27/02 e recebo este email dia 18/03.
      Fui até a faculdade hoje e eles falaram para mim me informar quais os documentos certinhos porque sera a ultima vez que vão me ajudar porque o diploma e o Histórico tem valor legal em qualquer parte do mundo.

    • #120653
      gabi-infirmiere
      Participante

      No historico nao ha a separaçao por horas-aula e horas-estagio e sera essa informaçao que a OIIQ usara para avaliar seu curriculo. É realmente fundamental para seu processo.
      Em 2006 o formulario tinha 3 colunas : 1 para a disciplina, outra para a carga teorica e outra para a carga horaria de estagio(pratica). Todas colunas devem estar devidamente preenchidas (se nao houve mudanças radicais no documento)
      A OIIQ nao quer sair caçando a informaçao no seu historico, eles querem o formulario deles preenchido.

      O historico da USP é bem complicado, com o lance de hora-aula e hora-trabalho. Se o da sua faculdade for assim tb, dai é que a OIIQ nao ira se dar ao trabalho de ler mesmo. Lembre-se que sao eles os donos da cocada, eles ditam as regras e cabe aos candidatos apenas respeita-las. Uma vez estando aqui, talvez implicar-se politicamente para melhorar esse sistema, mas enquanto esta na fase *pré Québec*, o lance é respeitar as regras como elas sao ditadas. E para a OIIQ, isso significa preencher o documento oficial conforme as regras oficiais.

      Dica + antes da faculdade enviar o documento, peça para ver. Recalcule as horas tendo alguém como testemunha e valide item a item. É trabalhoso mas sera extremamente util. Melhor pecar pelo excesso, especialmente se tratando de burocracia. Bonne chance

      • #121375
        vargasmi
        Participante

        Gabi,

        Teria como eu ter seu e-mail? Moro em Montréal a um bout de temps já e só agora vou começar a minha papelada. Já tô com tudo pronto pra enviar pra Ordem e agora estava separando tudo pra mandar pro MICC. Já mandei traduzir diploma e histórico da universidade, mas queria m’assurer da real necessidade de traduzir o histórico de ensino médio. É mesmo necessário? Pelo que li na página de Evaluation comparative só mandamos os documentos a serem évalués e nesse caso preciso só da évaluation da universidade.

        Obrigada desde já! Se puder me passar seu contato.

        Michelle

Visualizando 154 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.