Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Humanas, Letras e Artes › Emprego na área de Comércio Exterior/Negócios internacionais
- Este tópico contém 10 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 5 meses atrás por
rafasr81.
-
AutorPosts
-
-
10 de abril de 2011 às 17:31 #7334
gasmbr
ParticipanteBoa tarde pessoal.
Tudo bem? Então, já morei 6 meses em québec, montréal, estudando francês. Isso faz tempo, foi em 2006.
Tenho 25 e sou formado em Comércio exterior aqui no Brasil. Sempre trabalhei com isso, e minha experiência profissional é toda nessa área.
Sou apaixonado pelo québec e tenho muito interesse de voltar… gostaria saber de vcs se sabem como é o mercado para trabalhar nessa área. É possível encontrar algum emprego bacana?Obrigado
Guilherme
-
10 de abril de 2011 às 18:38 #44041
Carlos_Santos
Participanteseja bem vindo ao nosso forum Guilherme ;-)
Sobre sua area de atuacao, vc viu o topico abaixo?
L’outil Travailler au Canada em
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/topic/4203.html?f=10Atenciosamente
-
11 de abril de 2011 às 02:38 #44047
erikabcoelho
ParticipanteÉ uma área com uma demanda interessante, mas exige fluencia nos dois idiomas. Além disso, na maioria das vezes ter experiencia aqui no Québec é necessario.
Falando especificamente da minha experiencia pessoal, trabalhei 1 ano e 1/2 na area administrativa antes de ir para comex. Consegui um emprego na area com o perfil que eu desejava. Mas a procura durou uns 6 meses. Foram muitos curriculos e entrevistas sem frutos até o acerto.Abraços
Erika -
11 de abril de 2011 às 16:50 #44052
Liebel
ParticipanteOlá pessoal!
Entao, sou trader, trabalho em Joinville, sou de Curitiba, e em 1 ano devo estar indo para Montreal.
De longe, parece ter muitas oportunidades, mas a dificiculdade deve ser grande, principalmente pela nao experiencia no Quebec, Erika, no seu caso, para conseguir a vaga, vc precisou pensar em alguma especialização ou fazer algum curso que o mercado de trabalho de repente possa exigir? Te pergunto pois a forma de conduzir um processo de exportação ou importação pode ser um pouco diferente…vc precisou fazer algo para se adaptar? No meu caso tenho formaçao em administraçao com hab. em com.exterior, pós em negocios internacionais, experiencia de mais de 10 anos em com.exterior, mas no Brasil, espanhol e ingles fluentes, frances intermediário. Vc sabe, Erika, se eu por exemplo, teria que fazer alguma equivalencia de estudos ou algum curso em especial? Pois pretendo daqui um ano chegar e tentar algo na area desde o inicio.Boa semana pra ti e pra todos!
Liebel
-
12 de abril de 2011 às 00:05 #44060
erikabcoelho
ParticipanteLiebel,
A equivalencia nos estudos nao é exigida, mas é a forma que temos de comprovar nosso estudo ligado a área.
Nao fiz nenhum curso aqui. Até pensei em fazer exatamente para aprender sobre aquilo que é ligado aos costumes e regras locais, mas calhou de alguns amigos da area fazerem curso na época que eu tava querendo fazer e o feed-back que me deram me desanimou: o curso fica ensinando incoterms, basico de maritimo, etc…
Entao nao quis investir tempo em dinheiro para fazer esses cursos super-basicos só para poder dizer que eu tinha um diploma quebecois. Preferi tentar arrumar alguma coisa baseado na minha experiencia anterior do que correr atras de um diploma chinfrim daqui, mesmo que levasse mais tempo. Mas isso é muito pessoal. Falo mais detalhadamente sobre minha entrada na area aqui no QC neste post se desejar mais detalhes:
http://leslapins.wordpress.com/2010/03/14/e-por-falar-em-melhora-no-nivel-de-emprego/Um amigo meu que fez esse curso levou mais de dois anos para conseguir emprego na area.
Talvez sem fazer cursos aqui e tendo experiencia internacional, uma boa opçao seja trabalhar em armadores para quem gosta ou em importadores que tem negócios com o Brasil ao menos para começar, pois nesse tipo de empresa a falta de conhecimento da legislaçao local nao tenha tanto impacto, e da para ir pegando aos poucos a medida que os casos vao surgindo, sem deixar de produzir por isso.
Uma coisa que é importante e que nos corta boa parte das vagas: o comércio com EUA e outras provincias é intenso e quase tudo é feito rodoviário ou ferroviário. Normalmente chegamos aqui com pouquissimo conhecimento de rotas da America do Norte, funcionamento de contrataçao de frete terrestre, logistica ferroviária … E como vc tem 10 anos de experiencia na area certamente sabe que há coisas que curso nenhum é capaz de ensinar, que só aprende na préatica e no caso-a-caso, entao por esse motivo, nao adianta dizer ao empregador que estudamos e sabemos de cor 100% das rotas americanas, eles ficaram com pé atras e por isso preferem quem tem experiencia. Mas se entra numa area abrangente e vai aprendendo aos poucos como funciona aqui, pode ir adquirrindo outras responsabilidades na própria empresa ou mudar de emprego se for o caso. Enfim, é apenas uma idéia.Abraços
-
13 de abril de 2011 às 11:52 #44094
gasmbr
ParticipantePrezados Erika, Carlos,
obrigado pela ajuda. Muito interessante o artigo e a ferramenta do Governo.
Agora uma dúvida, acabei de ver uma reportagem aqui no Bom dia Brasil sobre o incentivo que o governo quebéquois está dando para imigrantes irem trabalhar ae. Teve ontem uma palestra em SP com agentes do governo, entretanto eu moro em Fortaleza e n tive a oportunidade. Mas pela reportagem vi que eles estão procurando pessoas na área também de administração.
Ae minha dúvida, qual a melhor forma de iniciar o processo? Buscar um emprego e só assim iniciar o processo de imigração?
Vc disse que trabalhar na área de importação de certa forma não precisaria saber muito sobre legislação local, que aprenderia na prática. Tenho pouco mais de 2 anos de experiência com importação aqui no Brasil, já morei 6 meses em MTL, tenho inglês bom, mas o francês ainda n é 100%.
O que fazer? Por onde começar? Procurar empregos na área de administração e ir ganhando experiência para só depois procurar algo na sua área?Agradeço
-
13 de abril de 2011 às 20:31 #44110
thiagoelizie
ParticipanteOlá, queria deixar aqui tbm um pouco das minhas impressões sobre ComEx no QC. Primeiro, respondendo às dúvidas do gasmbr.
– vc tem tds essas suas dúvidas respondidas facilmente aqui na CBQ, faça uma busca detalhada e vc verá!
– o negócio é seguir o passo-a-passo q tds fazem: o teste online, se passar por ele, estudar francês e enviar os documentos ao BIQ…
– vc até pode procurar emprego antes disso mas não vai conseguir uma vaga… a dica q dou é fazer as coisas paralelamente.Bom, sobre minha experiência (Thiago) no ComEx. Há quase 15 anos, trabalhando em Agências Marítimas e Armadores. Já tenho buscado algumas vagas na área e acho q não tá fácil… mas tbm não tá difícil. Acho q o QI (quem indica) vai contar mto, aliás nessa área é sempre assim. E isso, só será possível qdo desembarcarmos no QC. O q eu faço tbm é coletar os dados dos representantes ou empresas ligadas às empresas q eu trabalho/trabalhei no BR e talvez facilitar pra eles a minha experiência, as conexões q podem surgir daí, coisa e tal. Como a Erika lembrou bem, ter a sorte de achar uma empresa q tenha negócios com o BR pode ser uma boa, mas acho q daí é questão de sorte ou… trabalho mesmo, correndo atrás da informação. É isso… O bom é não precisarmos fazer equivalência ou comprovação, nem voltar pra escola. Já ajuda mto! ‘Bora embarcar, mes amis!!!
-
13 de abril de 2011 às 23:24 #44113
Carlos_Santos
ParticipanteOla gasmbr,
@gasmbr wrote:
O que fazer? Por onde começar? Procurar empregos na área de administração e ir ganhando experiência para só depois procurar algo na sua área?
foi pensando em colegas como você que criei o tópico :
Quer vir para o Québec? Primeiros Passos à seguir.. em
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/topic/4189.html?f=2Boa leitura!
-
14 de abril de 2011 às 03:59 #44120
erikabcoelho
ParticipanteGasmbr
Quando comentei sobre a possibilidade de trabalhar com importadores, foi especificamente para o Liebel e por ele ter mencionado que também é trader, já que ha empresas que importam do Brasil e podem se interessar, por exemplo, em alguém que fala os 3 idiomas e conhece logística e tem experiencia como trader no Brasil. Aqui, como no Brasil, importaçao é bem complicado, os países normalmente desburocratizam a exportaçao e burocratizam a importaçao e aqui nao é diferente, entao importaçao/legislaçao é mais complicada. No meu caso, por exemplo, trabalho 99% com exportaçao, 1% importaçao, o que possibilita que eu vá conhecendo os meandros da importaçao aqui em doses homeopáticas.Abraços
Erika -
1 de fevereiro de 2013 às 03:58 #60154
Bruno de Franca
ParticipanteExcelentes comentários! Me ajudou muito, pois estou iniciando a jornada. :bigups:
Irei me formar no final deste semestre, mas o curso é Graduação Tecnológica de 2 anos. Poderiam me dizer se existe algum empecilho de um modo geral na busca de emprego?
-
20 de dezembro de 2013 às 00:29 #64476
rafasr81
ParticipantePara quem está na área e conhece a importação no Brasil, qual a diferença no Quebec?
Tem DI? LI? Canal?
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.