Emprego em sua área de atuação

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Emprego em sua área de atuação

Visualizando 35 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7008
      SANDROMS
      Participante

      Gostaria de iniciar um pequena pesquisa sobre emprego na área de formação. Não sei temos um número suficiente de pessoas já no Quebec para alimentar a discussão. Mas lá vai. Começo com os meus dados:

      Cidade: Montreal
      Área de formação: TI (informática)
      Está trabalhando na sua área: Sim
      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: 3 meses
      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: NA

    • #40906
      Carlos_Santos
      Participante

      contribuindo…

      Cidade: Ville de Québec
      Área de formação: TI (informática)
      Está trabalhando na sua área: Sim
      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: 6 meses
      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: NA

    • #40912
      digudi
      Participante

      Vocês estão de parabéns pelos 2 tópicos muito bem estruturados que acabaram de abrir e participar.

      Assim que eu chegar no Quebec com certeza irei tentar preencher estes tópicos para contribuir.

      Com estes tópicos teremos uma idéia real do mercado atual de trabalho no Quebec.

      Abraços e parabéns novamente aos 2.

      Digudi e Paula.

    • #40915
      maurorepacci
      Participante

      Cidade: Montreal
      Área de formação: Finanças – Corporate Finance
      Está trabalhando na sua área: Sim
      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: 1 mês
      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: NA

    • #40917
      Cabeda
      Participante

      Oh, alguem das finanças…. puxa, fiquei surpreso !!! não tinha encontrado ninguém alem de mim nessa área… apesar de não ser bem a mesma coisa é bem próximo, fico feliz em ver isso :)

    • #40922
      Anonymous
      Participante

      Cidade: Laval

      Área de formação: Administraçao e Comércio Exterior
      Está trabalhando na sua área: Sim

      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: 1 mês para começar em administraçao e depois de 17 meses, troquei por outro em Comex.

      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: NA

    • #40923
      Baratinha
      Participante

      Ola a todos. Boa iniciativa a pesquisa

      Cidade: Trois Rivieres

      Área de formação: Engenharia Civil
      Está trabalhando na sua área: Sim

      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: 1 mês e meio

      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: NA

      Obs: moro aqui em QC a um ano e meio.

      Sucesso

    • #41309
      JohnDavid
      Participante

      Poxa, minha grande dúvida é com relação a trabalhar na área de formação obtida no Brasil. Alguns de voces, como pude ler, encontraram emprego em sua área de formação já após um mes no Québec. No meu caso, eu sou da área contábil mas quando mandei alguns questionamentos para a ordem dos contadores do Quebec disseram que eu teria que fazer estudos de equivalencia para nivelar a graduação e após isso teria que participar de um programa profissionalizante, com treinamento de dois anos para poder, depois de passar num teste de frances, tentar passar no exame da ordem. Aí eu pergunto: Qual o segredo pra conseguir trabalhar em sua área já em tão pouco tempo? Desculpem se a pergunta ja foi abordada em algum outro tópico, mas é que faz um mes que assisti à palestra em Recife e só entao despertei para essa oportunidade de imigrar. Estou bastante animado para comercar o processo, minha única preocupação é se vai dar pra manter a familia, caso nao consiga emprego na minha area de formação. Alguem poderia me dar uma luz? 8O

    • #41310
      Carlos_Santos
      Participante

      muitos colegas que possuem ordem profissional, começam o processo junto às suas ordens antes de chegar no Québec!

      Nao parace ser o seu caso, uma vez que a ordem te disse o que vc precisa ter antes de exercer sua profissao aqui no Québec.

      Entao, a solucao por vezes é fazer algo na sua area de trabalho, como adjunto, auxiliar, etc…. mas fazendo o mesmo trabalho. Claro que o salario nao é o mesmo ;-)

      Boa sorte na sua decisao!

    • #41319
      SANDROMS
      Participante

      Carlos e JohnDavid,

      Incluiria tb a questão da língua. Qto melhor o seu nível de francês (às vezes inglês) mais rápido sua inserção no mercado.

      No meu caso se eu tivesse estudado uns 3 meses de inglês antes de vir, teria me colocado mais rápido.

      Acho que tem mais gente que pode contribuir nesse tópico!!!

    • #41321
      robert.mena
      Participante

      Sou engenheiro mas atuo na área de TI. Nesse caso tenho eu fazer o exame da ordem?

      @Carlos_Santos wrote:

      muitos colegas que possuem ordem profissional, começam o processo junto às suas ordens antes de chegar no Québec!

      Nao parace ser o seu caso, uma vez que a ordem te disse o que vc precisa ter antes de exercer sua profissao aqui no Québec.

      Entao, a solucao por vezes é fazer algo na sua area de trabalho, como adjunto, auxiliar, etc…. mas fazendo o mesmo trabalho. Claro que o salario nao é o mesmo ;-)

      Boa sorte na sua decisao!

    • #41322
      Carlos_Santos
      Participante

      @robert.mena wrote:

      Sou engenheiro mas atuo na área de TI. Nesse caso tenho eu fazer o exame da ordem?

      se vc quer ser engenheiro aqui sim. Se quiser continuar com TI, nao.

    • #41325
      JohnDavid
      Participante

      Entao, a solucao por vezes é fazer algo na sua area de trabalho, como adjunto, auxiliar, etc…. mas fazendo o mesmo trabalho. Claro que o salario nao é o mesmo

      Caro amigo Carlos,

      Entao, pelo que entendi, a obrigatoriedade de ser certificado no conselho profissional seria para exercer oficialmente a profissao, tipo se eu quiser assinar balanço ou auditar? Se eu quiser trabalhar na área como auxiliar contábil ou financeiro então nao precisa de qualquer documentação ou certificação? Sei que minha profissao tem bastante mercado em todo lugar, mas, se em último caso tivesse que arrumar um emprego qualquer, o nível salarial da pra segurar as pontas com mulher e um filho?

      Muito grato pela contribuição!

    • #41329
      marsonfamily
      Participante

      Cidade: Montreal
      Área de formação: TI (informática)
      Está trabalhando na sua área: Sim
      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: 45 dias
      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: NA

    • #41337
      Carlos_Santos
      Participante

      @JohnDavid wrote:

      Entao, pelo que entendi, a obrigatoriedade de ser certificado no conselho profissional seria para exercer oficialmente a profissao, tipo se eu quiser assinar balanço ou auditar?

      normalmente é isso que os engenheiros fazem, trabalham como técnicos até obter a conseguir entrar para a ordem deles.

      @JohnDavid wrote:

      Se eu quiser trabalhar na área como auxiliar contábil ou financeiro então nao precisa de qualquer documentação ou certificação?

      Imagino que a experiência e diplomas que vc tem deve dar acesso ao mercado como adjunto, etc…. Isso é preciso verificar no IMT en ligne (veja no google.ca) e verifique o que é exigido para uma pessoa que nao faça parte da ordem….

      @JohnDavid wrote:

      …, o nível salarial da pra segurar as pontas com mulher e um filho?

      Isso depende e muito de quanto eles pagam e de quantos vcs precisam para “segurar as pontas”, como disse antes veja no IMT en ligne o salario de um técnico e faça as suas contas.

      atenciosamente

    • #41366
      SANDROMS
      Participante

      @JohnDavid wrote:

      ..Se em último caso tivesse que arrumar um emprego qualquer, o nível salarial da pra segurar as pontas com mulher e um filho?

      JohnDavid,

      Tenho amigos dá área contábil é difícil vc entrar como técnico sem conhecer a contabilidade Quebecoise que inclui conhecimento de impostos, normas, formulários etc… Difícil mas não impossível.

      Um bom survival job vai te pagar de 10 a 12 dolares à hora. Se os casal ganhar isso, dá 41000 dolares por ano, dá sim para segurar as pontas. Mas tem prós e contras. Um trabalho técnico bem mais que isso.

    • #41675
      Ikkye
      Participante

      Deveria ser incluído nessa pesquisa o nível de francês, pois parece que se consegue emprego fácil na área, apesar de não estar ainda ai sei que não é bem assim ! Eu mesmo que sou da área ADM sei que será bem difícil conseguir algo na área pois precisa de francês e inglês perfeito e to meio longe disso…

    • #41677
      Anonymous
      Participante

      Conheço uma pessoa, imigrante de madagascar, formado em ciencias contabeis de com muitos anos de experiencia. Em Madagascar, francês e ingles sao linguas oficiais e esse imigrante domina ao menos o francês.
      Ele está há quase 2 anos no Québec e ainda nao conseguiu trabalhar na area nem como assistente de assistente de assistente. Ele teve uma experiencia como estagiário, numa empresa subsidiada pelo governo que serve exatamente para prover estagios e a famosa “experiencia canadense”. Tem boas referencias dessa empresa onde fez estágio.
      Tem vivido de “bicos” e ajuda social, fato que o envergonha e que só correu atras depois de muitos meses tentando arrumar ao menos um sub-emprego, sem sucesso.
      Nao é uma pessoa com muita idade.
      Sinceramente nao consigo imaginar o que os empregadores enxergam de ruim nele.
      Infelizmente, a imigraçao nao tem apenas estórias de sucesso.

      abraços
      Erika

    • #41688
      SANDROMS
      Participante

      Erika,

      só posse entender isso sob o ponto de vista do vídeo que vc postou no blog… ele não é capaz de se encaixar no mercado por falta de social-skills. Mesmo assim não saberia entender o que exatamente falta ou sobre nessas pessoas.

      Tenho amigos brasileiros com tremenda dificuldade na sua área. mas com muita facilidade em empregos menos qualificados (mas não exatamente sub-emprego).

    • #41690
      RickSimon
      Participante

      Salve galera da CBQ,

      Aqui vai minha situação:

      Cidade: Laval
      Área de formação: Marketing
      Está trabalhando na sua área: Não
      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: N/A
      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: Não estou procurando

      Bem, no meu caso apesar de formação em Marketing atuei um bom tempo na área Administrativa e Comércio Exterior.

      Quando cheguei aqui parti para um survival job para suprir as necessidades do lar, nesse trabalho construi minha referência profissional e meu crédito.

      Um ano depois resolvi buscar trabalhos na minha área de atuação, quando finalmente consegui uma boa colocação fui pedir minha demissão no survival, mas acabei recebendo uma proposta de promoção, que aliás paga muito melhor que minha área, resultado, estou iniciando uma nova carreira!! rsrs

      Grande abraço!

    • #41691
      SANDROMS
      Participante

      Ricardo,

      mas é survival job mesmo? Ou apenas uma profissão menos “nobre”!?

    • #41694
      Anonymous
      Participante

      Prezados,

      E Ao Sandro,

      Apesar de ele ter me dito que alguns amigos seus trabalham na área do Turismo ( inclusive hotelaria e todas as áreas do Turismo).

      Faço a mesma pergunta…

      Carlos, no meu caso Bac de Turismo. é uma profissão regulamentada, não regida por uma ordem.. será que posso já daqui validar daqui?

      Obrigada!

      Mariana

    • #41695
      RickSimon
      Participante

      Sandro,

      Então, eu acredito que fique como survival job mesmo pois o meu cargo era na linha de produção industrial, nada que necessitasse uma formação específica, foi dado um treinamento de duas semanas e pronto, lá estava eu operando uma máquina na linha de produção de radiadores automotivos.

      O cargo atual já é bem diferente, é necessário um teste de qualificação para avaliar a aptidão e destreza, além de algumas exigências acadêmicas. Como já estava na empresa, algumas excessões me foram concedidas e dessa forma fui muito beneficiado.

      Abraço.

    • #41699
      cvbernardi
      Participante

      Ola pessoal,

      Sempre que ouvia a expressão survival job/ emploi alimentaire me vinha a imagem de algo que a gente faz unicamente pra sair do aperto, enquanto busca algo melhor. Contudo, depois de alguns meses aqui, mudei completamente o meu conceito.

      Conheço muita gente aqui, alias, a maioria quebecoises, que vive de fazer limpeza (residencial e em empresas) esta contente com isso. Pra citar apenas dois exemplos, um é formado em ciencias exatas na McGuill e o outro em contabilidade na Laval. Ambos são daqui e ambos pretendem continuar nessa area. A grana não é ruim, os horarios são flexiveis e não tem o estresse, metas e prazos de muitos trabalhos que consideraria “melhores” tem.

      Além disso, trabalhando em periodo integral, mesmo ganhando o salario minimo daqui nos permite um nivel de vida bastante descente. Isso significa que esse tipo de emprego (e não me refiro somente a area de limpeza) não precisa apenas ser uma opção pra quando a corda está no pescoço.

      Algo que acho muito interessante aqui (me refiro a cidade de Québec mas sei que não é a unica nessa situação) é que o pessoal não se preocupa tanto como nós com o status. Imagino necessitemos (e me incluo nessa turma) aprender a ser assim.

    • #41703
      EddieToQuebec
      Participante

      Para quem for no inverno, ha ainda o “bico” de tirar a neve das calcadas dos vizinhos. Ja ouvi alguem falando que o chefe pagava alguem para tirar a neve, ele mesmo nao fazia este servico. Dai, se voce se organizar, pode conseguir uma grana com isso.

      No verao, voce pode se organizar para cortar a grama… Vai ter concorrencia de quem ja comecou cedo, como esse menino aqui:
      http://lapresseaffaires.cyberpresse.ca/carrieresemplois/201006/25/01-4293224-entrepreneur-en-entretien-de-pelouse.php

      Mas quanto a garantir todo o seu sustento com isso, so quem mora ai poderia dizer… Seria coisa de fazer esses servicos o dia inteiro.

      A plus!

    • #41704
      RickSimon
      Participante

      Oi Carol,

      Achei excelente o seu comentário em relação a aprendermos que o status não é importante.
      Eu mesmo quando comecei a trabalhar na linha de produção industrial senti por parte de muitas pessoas um ar de “o cara tá desesperado”, e depois alguns passaram me olhar com um ar de “coitado”, como se eu estivesse apelando para o último dos recursos no mundo.
      Entretanto ainda no survival job eu consegui colocar minha vida em ordem, estabelecer meu crédito e graças à Deus o dinheiro sempre deu pra pagar todas as contas e ainda sobrou para o nosso lazer. E nessa época só eu trabalhava.
      E é como você disse, mesmo com um salário mínimo, que não era o caso lá na empresa, as pessoas podem ter uma vida decente e com algumas regalias. Uma coisa que sempre me chamou a atenção é o estacionamento de funcionários da empresa, todo mundo tem seu carrinho e carrinho é apenas uma forma de expressão! rsrs Isso apenas um exemplo.
      E agora também a Ro, minha ilustre esposa rsrs, por opção está trabalhando numa loja aqui em Laval, detalhe ela tem técnico em contabilidade e superior em Educação Física, o trabalho está legal, dinâmico pra caramba, e a mesma coisa que ela faz os gerentes da loja também fazem, eles não tem a postura de chefe que estamos habituados, daqueles em que o pesado é com a plebe!
      Além do mais a remuneração é justa e ela tem tempo pra fazer outras coisas que gosta.
      Realmente “temos” que aprender com a cultura local, o que vale é a realização pessoal e não o que o cargo representa para a sociedade!

      Grande abraço.

    • #41708
      SANDROMS
      Participante

      @EddieToQuebec wrote:

      Para quem for no inverno, ha ainda o “bico” de tirar a neve das calcadas dos vizinhos. Ja ouvi alguem falando que o chefe pagava alguem para tirar a neve, ele mesmo nao fazia este servico. Dai, se voce se organizar, pode conseguir uma grana com isso….

      Eddie,

      Pode pensar maior que isso. Mesmo pq esses serviços te tirar neve são organizados por empresas, os moradores contratam o serviço por todo o inverno e prestadores de serviço vão lá com equipamentos de tirar neve. Ou seja, até isso é mais organizado que um simples “bico”…. não sei qto é o salário para esse tipo de serviço, mas desconfio que não seja baixo não.

    • #41709
      Anonymous
      Participante

      Primeiramente, parabéns Ricardo e Rosangela pela promoçao e emprego respectivamente, muito bom ver as coisas progredindo como vcs desejam.

      Sandro,
      eu sabia que tinha alguma coisa nele e que provavelmente era algo citado no video, mas nao sabia exatamente o que. Mas parece brincadeira: escrevi aqui neste tópico ontem e hoje soube da resposta.
      “O moço” que falei fez estágio em uma empresa junto com meu marido.
      Ambos tinham um terceiro colega em comum, vamos chamar de “colega X”, ok?
      Detalhe: “o moço” e “colega X” fizeram estágio juntos, ambos sao contadores e o estágio era na contabilidade desta empresa e na mesma sala de 5x5m.
      O marido, semana passada, tinha falado para “o moço” que um supermercado aqui perto de casa está admitindo caixa, aliás mais de uma vaga disponível.
      Por coincidencia, o “colega X” já trabalha lá neste supermercado. Marido, além de dar a dica, ainda sugeriu pro “moço” procurar o “colega X”, ele poderia dar referencia, já que já trabalharam juntos, que isso ia contar muito a favor dele (dele “moço”).
      “O moço” custou a lembrar quem era o “colega X” (faz só 6 meses que deixou o estágio!) e quando lembrou se referiu a ele com a célebre frase “ah, sei, o árabe???”
      O marido respondeu: nao, o colega X, que é marroquino!!!!
      Ontem a tarde “o moço” chamou marido no skype e marido resolveu perguntar se “o moço” tinha ido lá e se tinha procurado o “colega X”.
      A resposta dele? “Ah, naaaaaao, sabe…eu acho que emprego de caixa é mais para meninas e também para pessoas bem jovens…” (cont)…

    • #41710
      Anonymous
      Participante

      (cont)
      Quando marido me contou isso hoje cedo, quase cai pra tras…primeiro pq eu comentei sobre “o pobrezinho do moço” ontem a noite aqui, rsrs, segundo pq claro, achei um asburdo alguém que está vivendo de migalhas do governo ficar esnobando.
      Ai me lembrei do video…
      Posso estar errada, mas me parece que o cara nao entendeu nada sobre a sociedade onde ele está.
      Eu até entendo que ha pessoas que nao querem trabalhar de jeito nenhum fora de sua area de atuaçao, preferem se preparar de outras formas e esperar a melhor oportunidade e há outras que acham que um trabalho fora da area pode ser a chave para abrir outras portas. Mas nao é esse o ponto neste caso.
      O que acho que está atrapalhando “o moço” é que ele ainda nao percebeu que estando numa sociedade que prega igualdade entre sexos, nao tem essa de emprego “de mulherzinha” e emprego “de hominho”. Se ele abre a boca ou dá a entender isso, se queima na hora!
      Muito menos dizer que caixa de supermercado é para jovens, que é primeiro emprego! Parece que ele nao enxerga um palmo a frente do seu nariz pois muitos jovens trabalham como caixa, mas muitos idosos também!
      Provavelmente essa cultura de pais com forte hierarquia, cultura do macho man tenha ficado em evidencia nas entrevistas que ele participou, sei lá.
      O que muita gente, assim como “o moço” tem dificuldade de ver e aceitar, é que aqui nao tem essa cultura do “serviço de peao”. Nas empresas que eu trabalhei aqui, os diretores faziam suas proprias fotocopias, passavam seus faxes, etc…E nao sao empresas de fundo de quintal nao, ambas sao fortes nas suas áreas.
      Qq. profissao aqui é realmente valorizada. Um bom pedreiro aqui é disputado no laço!! Motorista de caminhao aqui ganha bem e é respeitado, coisa que no Brasil é “impensável”. Caixa, dependendo da empresa, idem. O mesmo para domésticas, limpadores de jardim, de neve… muitos desses trabalhos sao considerados “técnicos”, precisando inclusive de formaçao técnica para exercer, enquanto na mentalidade de pessoas vindas de países em desenvolvimento, é tudo “empreguinho mixuruca”.
      Em resumo, ao meu ver é isso: enquanto o imigrante nao estiver pronto para se despir de seus preconceitos e nao aceitar fazer concessoes na area profissional e cultural, só aumentará as dificuldades de se colocar bem no mercado de trabalho.

      abraços
      Erika

    • #41712
      cvbernardi
      Participante

      Eddie e Sandro,

      Apenas como referencia, um amigo nosso daqui pagou $90 pra que uma empresa fosse todas as manhas com um tipo de caminhãozinho limpar a calçada e a entrada da garagem durante o inverno todo.

      Como é uma area pequena, com a ferramenta apropriada o processo levava apenas uns instantes, por isso, imagino que o pessoal que faz isso ganhe bem pois devem fechar contrato com muitos moradores de uma mesma região. O que é muito mais tranquilo que encarar uma pá e um saco de sal logo cedo! Heheheh…

      No final das contas, ele não achou que valeu muito a pena pois, pelo que dizem, no inverno passado nevou muito menos que a média. Mas isso não tem como saber com antecedencia, não é?

      Abs,

    • #41719
      SANDROMS
      Participante

      Erika,

      É difícil se encaixar no mercado um cara que tem preconceito contra alguns tipos de trabalho, chama marroquinho de árabe, despreza o Network. Tudo explicado.

      Carol,

      tirar a neve com equipamento, em vez de só a pá, sempre vale a pena. Não sei dizer se $90 dolares está caro. Mas acho que é por aí.

      Não sei se é fácil conseguir esse tipo de emprego, talvez tenha uma fila de quebecois querendo esse emprego. Ouvi dizer que muitas crianças daqui crescem com o sonho de um dia dirigir um trator de tirar neve 8O . Coisa que o “moço” da história da Erika jamais imaginaria!

    • #41818
      thiagoelizie
      Participante

      Eu sempre digo q imigrar é renascer. É uma boa oportunidade pra aprender a mudar e se encaixar melhor nesse novo meio. mudar o jeito de pensar/julgar, livrar-se de preconceitos/manias, aceitar a nova sociedade como ela é e seguir as regras, etc. À grosso modo, não dá pra ser 100% brasileiro (a mesma pessoa) vivendo num lugar q não é AINDA seu. Vc precisa ser aceito e se fixar nessa nova “matilha”. Ser respeitado/admirado vem na sequencia. Bom, não tem outra forma de explicar isso… é renascimento mesmo. Quem estiver mais preparado/disposto vai pra frente, o restante fica pelo caminho na seleção natural.

    • #40422

      Contribuindo tb:

      Área de formação: TI (informática)
      Está trabalhando na sua área: Sim
      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: 1 ano porque dediquei este um ano para melhorar o frances completamente.
      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: NA

      Abs a todos e sucesso

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #40423
      jean
      Participante

      Ola a todos,

      Área de formação: TI (informática) – Desenvolvimento de Software
      Está trabalhando na sua área: Sim
      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: 6 dias apos começar a procurar emprego, porem 4 meses de Canada.
      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: NA

      Um abraço,

      Jean Carlos Souza Morais

    • #41827
      RonaldoMaciel
      Participante

      Fala Sandro, este post vc tirou do email da Geneviève, né? heehe…segue minha contribuição:

      Cidade: Montreal
      Área de formação: Administracao e Comercio Exterior
      Está trabalhando na sua área: Sim
      Se sim, quanto tempo demorou para começar a trabalhar na sua área: 9 meses
      Se não, há quanto tempo está procurando emprego na área: NA

      Na realidade consegui emprego com 2 meses de Québec como atendente na Bell, na parte de cobrança. Aqui em Montreal tem muitas empresas de telemarketing, alem das gigantes Bell, Videotron, Rogers etc. Como aqui ha muitos bilingues, muitas empresas instalam seus call centres aqui. Nao se paga muuuuito bem, mas paga as contas e para de sangrar a poupança. Eu ganhava 14,50 por hora na Bell. Empresas que trabalham como servico terceirizado pagam menos (como Atelka etc), algo em torno de 11-13$ a hora.
      Outra opção sao os call centres de bancos. Tinha uma propaganda no metro que o Scotiabank estava contratando no seu call centre eu acho, que pagava 15$-17$ a hora (excelente salario para call centre).

      Entao se vc chegar e tiver um nivel bom de idiomas e dificuldade para achar algo na sua area, tente os call centres. Eh um trabalho bem estressante, devo confessar, mas da uma boa experiencia e vc pratica muito os idiomas. Minha experiencia de 6 meses na Bell me garantiu minha vaga permanente na Unisource Canada como Analista de Crédito e Cobrança (minha area de atuacao).

      Abracos
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #41828
      RonaldoMaciel
      Participante

      @JohnDavid wrote:

      Entao, pelo que entendi, a obrigatoriedade de ser certificado no conselho profissional seria para exercer oficialmente a profissao, tipo se eu quiser assinar balanço ou auditar? Se eu quiser trabalhar na área como auxiliar contábil ou financeiro então nao precisa de qualquer documentação ou certificação? Sei que minha profissao tem bastante mercado em todo lugar, mas, se em último caso tivesse que arrumar um emprego qualquer, o nível salarial da pra segurar as pontas com mulher e um filho?

      Exatamente JohnDavid, o fato de nao pertencer a ordem de contadores nao vai te impedir de trabalhar na area de contabilidade. Vc soh nao podera assinar nenhum documento ou exercer a profissao com o titulo “Contador”. A area de contabilidade eh uma area de muito me interessa pois trabalho com crédito e cobranca, profissao da area de contabilidade.

      Os titulos contabeis dao um up interessante na carreira e nas possibilidades salariais e nao eh exclusivo aos que tem formacao contabil. Eu por exemplo sou formado em Administracao mas poderia pertencer a ordem. Fui a uma seance de informacao da Université de Montréal e o caminho eh o seguinte: fazer um certificado de Accès aux Professions Comptables: http://www.hec.ca/programmes_formations/certificats/offerts/acces_professions_comptables/index.html (eles vao analisar seu historico e experiencia e dizer quais materias vc precisa fazer).
      Em seguida, vc pode se inscrever no DESS (Diplome d’Études Superieurs) Microprograma de experiencia profissional CGA: http://www.hec.ca/programmes_formations/des/microprogramme_expertise_comptable/index.html onde vc se preparará para os exames da Ordem dos Contadores (que sao 4 se nao me engano). E ai finalmente podera pertencer a ordem e dar um pequeno salto na carreira.

      Os salarios para quem tem um CGA giram em torno de 60K-80K por ano. O dobro do que eu ganho hoje. Eh um caminho longo mas que vale a pena. Vai me levar uns 4 anos para fazer tudo eu imagino…mas depois poderei ter um bom salario e estar mais competitivo.

      Abracos. Se quiserem informacoes com mais detalhes, favor me escrever.

      Ronaldo Maciel

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Visualizando 35 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.