Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › É possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo?
- Este tópico contém 26 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 1 mês atrás por Jaq.
-
AutorPosts
-
-
16 de agosto de 2011 às 17:09 #7601marimarimariParticipante
Pessoal, encontrei informações em tópicos espalhados sobre a minha questão, mas resolvi criar um novo, pois podemos tirar nossas dúvidas sobre isso com o pessoal que já está no Quebec.
. Li em diversos tópicos aqui pelo fórum que é praticamente impossível estudar e trabalhar no Quebec, já que a carga de estudos é bem grande.
. Há o sistema de empréstimo e bolsa que o governo paga os estudos (75% bolsa e 35% empréstimo) e ainda disponibiliza para o estudante algo em torno de $ 700 para universitários e $ 400 para quem estuda no CEGEP. Por favor, me corrijam se eu estiver errada.
. Li um tópico em que alguém que possui a bolsa universitária, ainda faz “bicos” para conseguir se manter, pois a bolsa não é suficiente.Pretendo ir com meu namorido para o Quebec. Ambos queremos estudar, além de trabalhar. Ele quer trabalhar com tradução e se interessou em fazer o pré-universitário (tem limite de idade?) em letras/línguas no CEGEP. Como ele vai começar a graduação em letras no Brasil, pode ser que ele já consiga ir direto para o bacharelado, mas vamos ver…
Eu sou 4 anos mais velha do que ele, tenho graduação e pós. Só que pretendo mudar de área e cursar faculdade de música desde o início. Também vou iniciar meus estudos aqui e ver já no Quebec como fica melhor.
Nossa intenção é morar em Montréal. Não temos problema nenhum em fazer qualquer tipo de trabalho, mesmo que fora da nossa área de formação, se necessário.
Gostaria de saber de quem já está no Quebec e está estudando, com ou sem financiamento, se consegue viver aí trabalhando e estudando (seja na universidade ou no CEGEP), mesmo que no aperto, ou se fica realmente impossível trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Se dá pra viver só com a ajuda do governo (pelos meus cálculos, parece que em Montréal, não dá). Quais dicas e sugestões vocês podem passar com a experiência de vocês. Como vocês, que estudam, fazem para se manter? :mrgreen:
Abraços e agradeço.
-
16 de agosto de 2011 às 19:10 #46550mrodolfoParticipante
Com 1400 dólares na mao a cada mes vai ficar bem apertado viver por aqui, se nao imporssível…
Trabalhar é possível, principalmente nos survival jobs, já que tem muita oferta. A questao é se você vai aguentar trabalhar à noite e estudar de dia, tudo isso num outro idioma que nao o português… Sem contar que os cursos acabam sendo bem puxados…
-
16 de agosto de 2011 às 19:26 #46555Carlos_SantosParticipante
Ola Mari,
pegou gosto hein?
lendo e perguntando, tai uma formula venecedora!
@marimarimari wrote:
…
. Li em diversos tópicos aqui pelo fórum que é praticamente impossível estudar e trabalhar no Quebec, já que a carga de estudos é bem grande.sim se for estudo em tempo integral. É que as aulas sao de manha e a tarde e a carga também nao é moleza. Vejo pelo meu filho que tem aulas e rala o tempo livre dele nos livros!
Nao sei quando ele poderia ter trabalho durante as aulas.
@marimarimari wrote:
…
. Há o sistema de empréstimo e bolsa que o governo paga os estudos (75% bolsa e 35% empréstimo) e ainda disponibiliza para o estudante algo em torno de $ 700 para universitários e $ 400 para quem estuda no CEGEP. Por favor, me corrijam se eu estiver errada.sim, mas cuidado com valores e percentuais. Tudo é calculado em funcao da SUA SITUACAO e da renda familiar, se alguém trabalha nela!
Meu filho so teria emprestimo e nenhuma bolsa, se entrasse neste sistema! fiz a minha propria simulacao, eles tem uma caculadora no site do governo. Sugiro que a utilizem antes de contar com o ovo na galinha!
@marimarimari wrote:
…. Li um tópico em que alguém que possui a bolsa universitária, ainda faz “bicos” para conseguir se manter, pois a bolsa não é suficiente.
meu filho estava trabalhando nas férias, mas nao acho que seja isso que vcs desejam. Bicos, existem sim, tomar conta de criancas em casa, entregar publicidades, etc…. mas nada com hora fixa, pois os estudos sao intensos mesmo….e de horario que varia muito também!
@marimarimari wrote:
…Pretendo ir com meu namorido para o Quebec. Ambos queremos estudar, além de trabalhar. Ele quer trabalhar com tradução e se interessou em fazer o pré-universitário (tem limite de idade?)
aqui nao tem isso! idade nao é problema, sendo adulto, claro!
@marimarimari wrote:
…Gostaria de saber de quem já está no Quebec e está estudando, com ou sem financiamento, se consegue viver aí trabalhando e estudando (seja na universidade ou no CEGEP), mesmo que no aperto, ou se fica realmente impossível trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
sei que muitos casais que aqui chegam, vivem so disso e de suas economias (principalmente no comeco).
Tudo demora viu! nao conte que no primeiro dia chegado aqui e inscrito, ja comeca a receber algo. Tudo demora e é preciso prever isso nos planos!
@marimarimari wrote:
… Se dá pra viver só com a ajuda do governo (pelos meus cálculos, parece que em Montréal, não dá). Quais dicas e sugestões vocês podem passar com a experiência de vocês. Como vocês, que estudam, fazem para se manter? :mrgreen:
e estes mesmos casais que ja citei escolheram Sherbrooke justamente porque o custo de vida é mais barato no geral!
Isso é que gera um bom plano, informacoes precisas!
Boa sorte nas suas pesquisas e espero que alguém que tenha passado pela situacao possa contribuir ;-)
-
16 de agosto de 2011 às 20:26 #46559MarcosAlvimParticipante
Carlos todos os cursos superiores são em tempo integral manhã e tarde? ou é possível fazer a tempo parcial?
-
17 de agosto de 2011 às 00:46 #46569marcelosousaParticipante
Para estudantes entre 18 e 35 anos existe um programa de experiencia canadense onde vc pode adquirir um visa de trabalhador temporario e estudar pelo periodo de um ano. O Brasil e um pais que e cadastrado neste programa.
-
17 de agosto de 2011 às 02:54 #46573mrodolfoParticipante
Sempre ouço as pessoas dizendo que nao existe prêt-et-bourse para tempo parcial, mas posso estar redondamente errado…
Quanto a estudar em tempo parcial, pode, sim. É você que monta seu horário no final das contas.
-
17 de agosto de 2011 às 03:26 #46574Layne FariaParticipante
Alguem sabe dizer se quando vc pega o prêt-et-bourse uma vez vc pode voltar a pedir sem ter quitado o primeiro?
E alguem sabe se a Commission Scolaire Marguerite Bourgeoys e a Commission Escolaire Lester-B.-Pearson para cursos de frances/ingles são boas? Principlamente se comparada com a Francisação do governo? -
17 de agosto de 2011 às 04:05 #46576marimarimariParticipante
Carlos, excelente resposta, ajudou bastante. Ri com o “pegou gosto”. Peguei mesmo, estou aqui todo dia, praticamente… Quando estiver aí, vou ajudar respondendo as dúvidas do pessoal tb.
Eu vi que para poder se inscrever no prêt-et-bourse, tem que pegar pelo menos 12 créditos por semestre, sendo que cada crédito dá uma média de 3 horas de aula (Fiz confusão?). Isso dá 36 horas por semana. Ou seja… para ter bolsa, só ralando dobrado e dormindo pouco (?). Ou então, dá pra pegar menos créditos e ralar mais no trabalho. Ok, parece viável. O problema é que eu me apaixonei por um curso na Université de Montréal, que não tem em Sherbrook. Eheheh.Layane, eu acho que você encontra sobre Francisação e detalhes sobre o empréstimo em outros tópicos. Exemplo:
Bolsa e empréstimo do governo para estudantes
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/29/721.htmlObrigada pelas respostas, pessoal!
Eu estou levando em conta o tempo de adaptação sim. Vamos juntar a grana para não termos problemas em esperar equivalência, encontrar apê, conhecer o local, etc. Ainda temos 2 anos e meio. Os planos são para começar (voltar) o francês já e daqui a um ano e meio, dar entrada nos papéis. Ou seja, dá um tempinho legal pra juntar a grana e -
17 de agosto de 2011 às 04:34 #46577Layne FariaParticipante
Eu já havia procurado sobre as minhas dúvidas pelo site e nao encontrei nada. REli o link q vc recomendou e tambem nao encontrei nada lá (pelo menos nao em protugues, e em frances acho q nao tinha nada tb, apesar da minha deficiência linguistica), mas obrigada pela dica!
-
17 de agosto de 2011 às 05:25 #46578marimarimariParticipante
Ah Layane, então vamos esperar alguém que possa responder, por que eu também não sei :D
-
17 de agosto de 2011 às 14:29 #46589Carlos_SantosParticipante
Ola Marcos,
@MarcosAlvim wrote:
Carlos todos os cursos superiores são em tempo integral manhã e tarde? ou é possível fazer a tempo parcial?
vc tem as matérias oferecidas por sessao, se vc quiser terminar o CEGEP em dois anos (pré-univeristario), nao tem como fazer menos matérias.
Mas vc pode fazer menos matérias e terminar mais tarde. So que ai vc deixa de ser considerado em tempo integral. Isso pode afetar a questao da bolsa.
Veja mais aqui sobre a bolsa e a questao de ser tempo integral:
http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/pretsBourses/conditionsAdmissibilite.asp
Ola Marcos,
@mrodolfo wrote:
Sempre ouço as pessoas dizendo que nao existe prêt-et-bourse para tempo parcial, mas posso estar redondamente errado…
no site tem a informacao:
http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/pretsEtudesTempsPartiel/index.asp
Ola Marcelo,
@marcelosousa wrote:
Para estudantes entre 18 e 35 anos existe um programa de experiencia canadense onde vc pode adquirir um visa de trabalhador temporario e estudar pelo periodo de um ano. O Brasil e um pais que e cadastrado neste programa.
vc poderia postar o link deste programa aqui na CBQ, por favor. Assim podemos saber mais…
-
17 de agosto de 2011 às 14:34 #46591Carlos_SantosParticipante
@Layne Faria wrote:
Alguem sabe dizer se quando vc pega o prêt-et-bourse uma vez vc pode voltar a pedir sem ter quitado o primeiro?
dê uma lida aqui:
nao faco a menor idéia ;-(
@Layne Faria wrote:
E alguem sabe se a Commission Scolaire Marguerite Bourgeoys e a Commission Escolaire Lester-B.-Pearson para cursos de frances/ingles são boas? Principlamente se comparada com a Francisação do governo?
aonde ficam estas comissoes escolares?
A Francisacao nao oferece um curso que eu avalie como BOM.
-
17 de agosto de 2011 às 14:42 #46593Carlos_SantosParticipante
@marimarimari wrote:
Carlos, excelente resposta, ajudou bastante. Ri com o “pegou gosto”. Peguei mesmo, estou aqui todo dia, praticamente… Quando estiver aí, vou ajudar respondendo as dúvidas do pessoal tb.
esta é a idéia. Torco para que isso aconteca ;-) em todos os sentidos ;-)
@marimarimari wrote:
…Eu vi que para poder se inscrever no prêt-et-bourse, tem que pegar pelo menos 12 créditos por semestre, sendo que cada crédito dá uma média de 3 horas de aula (Fiz confusão?). Isso dá 36 horas por semana. Ou seja… para ter bolsa, só ralando dobrado e dormindo pouco (?).
vou ver a carga de créditos do meu filho, nao sei ao certo isso…. mas sei que ele teria muita dificuldade para ter os resultados que teve, mesmo estudando muito, se estivesse trabalhando.
@marimarimari wrote:
…Ou então, dá pra pegar menos créditos e ralar mais no trabalho. Ok, parece viável. O problema é que eu me apaixonei por um curso na Université de Montréal, que não tem em Sherbrook. Eheheh.
Dê uma olhada aqui:
- Programme de prêts pour les études à temps partiel > Conditions d’admissibilité
http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/pretsEtudesTempsPartiel/conditionsAdmissibilite.aspBoa leitura!
-
17 de agosto de 2011 às 15:52 #46601Layne FariaParticipante
Oi Carlos!!
Obrigada pelo link, vou ler com calma pq meu frances nao é lá essas coisas ainda, e esse é um assunto meio delicado e precisa ser entendido na integra.
Sobre as comissões escolares, elas são em Montreal. E eu já houvi falar isso sobre a francisação, e por esse motivo estou procurando outras alternativas, fiquei sabendo de alguns certificados na Universidade de Montreal que parecem ser excelentes, mas só começam em novembro e nao quero ficar parada até lá.
Abraços. -
17 de agosto de 2011 às 16:32 #46602Carlos_SantosParticipante
Ola Layne,
uma dica para quem ainda nao tem um francês suficiente para ler tudo, é instalar um tradutor no seu navigador e assim da para ter uma idéia mais rapida do que esta escrito.
Se vc for bastante atenta, pode até tirar duvidas no francês ou ver que o tradutor também se engana ;-)
Sobre os cursos mencionados eu nao os conheço. Os cursos na universidade sao sempre melhores. O inicio escolar é agora em setembro! deve ter algum comecando nesta sessao de outono :idea:
Atenciosamente
-
18 de agosto de 2011 às 05:34 #46629marimarimariParticipante
@Carlos_Santos wrote:
Dê uma olhada aqui:
- Programme de prêts pour les études à temps partiel > Conditions d’admissibilité
http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/pretsEtudesTempsPartiel/conditionsAdmissibilite.aspBoa leitura!
Excelente, obrigada!
-
19 de agosto de 2011 às 02:50 #46648marcelosousaParticipante
Ola Carlos,
como vc pediu segueo link:
http://www.international.gc.ca/iyp-pij/intro_incoming-intro_entrant.aspx?lang=fra&view=d
Ha varios programas que podem ser explorados, boa pesquisa.
-
22 de agosto de 2011 às 12:47 #46654Carlos_SantosParticipante
Obrigado Marcelo pela contribuicao!
-
23 de agosto de 2011 às 05:43 #46688marimarimariParticipante
Bacana, para faculdade, ainda dá para se candidatar a bolsa parcial se cursar entre 6 a 11 créditos. Muito bom. Só gostaria de pedir uma ajuda da galera na tradução aqui.
“vous avez le statut d’étudiant à temps partiel et n’êtes pas réputé suivre des études à temps plein;”
O que é réputé?Valeu pessoal! Essa informação nova me animou bastante.
PS: Levei um susto no fim de semana, quando o site saiu do ar. O que houve?
-
23 de agosto de 2011 às 13:06 #46692Carlos_SantosParticipante
@marimarimari wrote:
….
“vous avez le statut d’étudiant à temps partiel et n’êtes pas réputé suivre des études à temps plein;”
O que é réputé?o significado em francês é : “Tenir pour”, “compter”….
alguns sinomimos: considérer, croire, estimer, être d’avis que, juger, penser, regarder, tenir, trouver.
O que a frase quer dizer, minha traducao livre:
“Vc deve ter o status de estudante tempo parcial e nao ser considerado seguir estudos em tempo integral”
@marimarimari wrote:
….PS: Levei um susto no fim de semana, quando o site saiu do ar. O que houve?
veja aqui:
Abraços
-
4 de novembro de 2013 às 01:49 #64099JaqParticipante
Juro que tinha esperanças de encontrar alguém aqui que se arriscou a estudar e trabalhar e deu certo rsrsrs. Se alguém conseguiu, por favor, conte sua experiência! Agradeço as informações já postadas, obrigada! :)
-
4 de novembro de 2013 às 12:06 #64100gabi-infirmiereParticipante
eu passei por 2 periodos de estudos aqui no QC.
O primeiro, meu AEC para validar o diploma : 4 meses de teoria, 2 de estagio, tempo integral com horarios malucos (um dia, aluas das 8 às 11, no outro, das 14 às 17, no outro, dsa 18 às 21 …). O estagio foi regular, das 16 às 23h. Trabalhar durante a fase do AEC ? NEM PENSAR! Nos 4 meses tivemos a *revisao* dos 4 anos de faculdade, entao tinha trabalhos e leituras diarias.
Experiência atual, mestrado para ser IPS, mesmos horarios insanos, teoricamente temos a segunda-feira livre mas os trabalhos e leituras ocupam 7×7, vou para a cama lendo *casos clinicos*, tomo café lendo *guide pratique d’infectologie* e por ai vai. A semana de leitura acabou e foi como se estivesse em aula, tinhamos tanto trabalho e leitura que nem consegui respirar como queria (curti o Halloween e so).
Minhas DUAS experiências, em dois niveis diferentes de estudo, me confirmam que é muito dificil estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Na faculdade ha ainda uma cobrança muito grande para que as notas sejam sempre na faixa do A.
Minha cohorte é fortissima, eu fico muito feliz com o mar de A- que preenche meu boletim rs ….mas minhas colegas vao para o A+ e ficam bravas quando caem no A. A mentalidade acadêmica é outra, na época da graduaçao a gente até tirava um sarro dizendo que **tendo 5.0 ta bom** (a nota de passagem da USP era 5. Aqui, no curso regular é 60% e no mestrado, 67%)Mas, nao existe o impossivel …..
-
4 de novembro de 2013 às 17:54 #64113daniel.pParticipante
Eu tenho uma visão um pouco diferente da gabi rs. Só estudar por aqui é impossível. Faço mestrado e tenho o pret et bourse e honestamente é uma micharia que nao da pra mta coisa nao. Se eu nao trabalho eu nao consigo me sustentar. Porém o trabalhar que eu digo deve ser um pouco diferente do que se imagina, eu nao trabalho 8 horas por dia e depois vou pra faculdade. Eu trabalho na propria faculdad e algumas horas por semana, a felicidade é q eu ganho quase 20 dolares pra fazer TA (teacher’s assistent) e é isso oq me permite viver com o minimo de dignidade.
Tenho um amigo que faz mestrado na UdM e ele trabalha 3 vezes por semana numa livraria além do mestrado, acho que ele faz entre 15 e 20 horas de trampo por semana, pq ele tb nao consegue viver só da bolsa.
O mestrado de enfermagem requer, pelo visto, cursos práticos. O meu, por outro lado, não. Eu tb me mato de ler, to toda hora lendo papers e mais papers (de domingo a domingo), mas não trabalhar é simplesmente uma opção que eu nao posso me dar ao luxo.
daniel
-
4 de novembro de 2013 às 19:15 #64118RonaldoMacielParticipante
Acho que sou um dos malucos aqui então.
Eu estudo e trabalho e dá certo. :-)
Mas é preciso esclarecer algumas coisas.
Trabalho 7h por dia e faço aula à noite. Faço um certificado na HEC e em média curso 2 matérias por sessão (outono-inverno) e 1 matéria no verão.
Este trimestre estou cometendo a loucura de fazer 3 matérias ao mesmo tempo e é bem insano. Mas claro, devo dizer que não tenho um dossiê cheio de As, aliás tem várias letrinhas hehe. Estudar e trabalhar é muito cansativo, se no Brasil já parecia, aqui é bem complicado. Mas fazendo como eu disse 1 ou duas matérias (à noite) por sesão, é possível, sim.
Mas claro que isso geralmente é aplicável para cursos de certificado. Não acredito que existam bacharelados ou mestrados part time, todos são full-time, com horários malucos.
Minha esposa só estuda (faz um bac em microbiologia) e ela tb vive enloquecida com a quantidade de matéria. E ela faz laboratórios e tem de fazer relatórios a cada vez que tem laboratório.
Acho que depende um pouco do curso, então. Mas de forma geral, o que se exige de estudo aqui é notavelmente superior ao que se exige no Brasil.
Abraço.
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
4 de novembro de 2013 às 23:40 #64127JaqParticipante
Nossa, pelo visto é super complicado mesmo! :( . O 05 aqui é tão suado que realmente falamos “tá bom” – 05 ainda é o corte da USP, mas há rumores de que mudará para 07 nos próximos anos.
O interesse pela questão é que imagino ser semi-impossível só estudar em termos financeiros.
No caso da Enfermagem, li em algum momento que tem uma bolsa para essa validação do diploma. Vou continuar lendo o fórum para ver melhor essa informação.
Com todas as dificuldades, vocês ainda tentaram me dar esperanças para trabalhar e estudar rsrsrs. Obrigada pela disponibilidade em responder minha questão! :)
Abraços
-
5 de novembro de 2013 às 00:26 #64128gabi-infirmiereParticipante
$ x bolsa em enfermagem
Em 2007, 2008, quem nunca tinha trabalhado no QC conseguia 1000$ mensais com o Emploi Québec.
Mudaram essa *mamata*.
Agora os enfermeiros que estao pelo EQ nao ganham nem 500$.
O P&B acaba sendo o basicao arroz-feijao, 700$.A bolsa integral existe para o programa IPS, o QC quer formar 500. (somos menos de 200 entre formadas e estudantes). Eu recebi a primeira parte, a segunda vira em janeiro. Ai é bolsa mesmo, sem reembolso e com valores adequados para uma vida modesta.
==========
Pelo que percebi =
A area da saude é extremamente exigente e aparentemente nao da para conciliar (em qual nivel for, CEGEP, BAC ou ciclo superior)Cursos nas areas de humanas permitem conciliar, mas com trabalho na propria universidade ou a temps partiel. Estava conversando com uma amiga minha, Assistente social, e ela trabalhou durante toda sua faculdade (numa livraria tb, 3x por semana. Acho que livrarias gostam de estudantes de humanas rs)
Certificados podem ser feitos mesmo com a pessoa trabalhando à temps plein.
Nada é impossivel.
-
6 de novembro de 2013 às 20:28 #64172JaqParticipante
Oi Gabi! Valeu por essa atualização. O planejamento para os primeiros meses tem que ser muito bem feitos mesmo. Li sua história também… valeu por compartilhar e nos alertar! :)
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.