Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais › Dúvidas: Advogados no Canadá
- Este tópico contém 21 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 4 meses atrás por Fortes.
-
AutorPosts
-
-
4 de janeiro de 2008 às 13:55 #5435MalamanParticipante
Olá pessoal !
Minha noiva e eu daremos entrada no processo em Junho deste ano. Ela é recém formada em Direito. Como já sabemos que o procedimento para a equivalência do diploma dela é bastante demorado, gostaria de obter informações sobre outras alternativas de trabalho na área dela, enquanto ela não consegue a equivalência. Em resumo, o que os advogados que ainda não obtiveram a equivalência do diploma têm feito por lá ? E o que ela pode responder na entrevista quando for questionada sobre o que pretende fazer enquanto não consegue a equivalência ?
Abraços !
Malaman
-
4 de janeiro de 2008 às 15:33 #24206Carlos_SantosParticipante
Ola Malaman,
seja bem vindo à CBQ!
@Malaman”;p=”17529 wrote:
Em resumo, o que os advogados que ainda não obtiveram a equivalência do diploma têm feito por lá ?
você leu TODAS as postagens no topico Validação do diploma – ADVOGADO? incluindo os textos vindos de outras fontes, que estão escondidos sobre o titulo “EXPANDIR” ????
pois acabo de achar um pouco mais de informações la que respondem esta sua questão!
@Malaman”;p=”17529 wrote:
E o que ela pode responder na entrevista quando for questionada sobre o que pretende fazer enquanto não consegue a equivalência ?
veja o mesmo topico acima!
Peço a você que tenha mais cuidado com as postagens duplicadas com o mesmo conteudo em foruns diferentes! não precisa postar duas vezes a mesma questão! Se você não sabe apagar uma mensagem, eu sugiro ver o topico APAGANDO MENSAGENS DUPLICADAS, ajude a organizar a CBQ!
atenciosamente
-
4 de janeiro de 2008 às 20:21 #24220danisergioParticipante
Olá Malaman,
Também sou advogada, mas ainda não decidi se quero trabalhar como tal no Canadá. Ainda assim, fiz e arquivei algumas pesquisas a respeito de validação e opções. Se quiser posso mandar para você via mensagem privada, ou para quem mais se interessar. É só me dizer.
O que eu vi de mais interessante em termos de custo-benefício foi trabalhar como secretária jurídica ou paralegal. Foi isso que coloquei na minha documentação para a 1ª fase. Só acho que minha entrevista vai ser pesada, porque parece que a dificuldade da entrevista é proporcional à necessidade do francês que a gente vai ter.
Um abraço,
Dani
-
4 de janeiro de 2008 às 21:55 #24225MalamanParticipante
Oi Carlos !
Agradeço por suas orientações e peço desculpas por perguntar algo que já havia sido objeto de debates anteriores. Realmente não tinha visto. E tbm por postar a mesma questão em dois fóruns distintos. Coisa de novato….rs….De qualquer forma, prestarei mais atenção.
Sds.
Malaman
-
4 de janeiro de 2008 às 22:05 #24226MalamanParticipante
Olá Dani !
Muito obrigado pelas dicas !
Se vc puder nos passar o material que vc pesquisou, ficaremos gratos.
Abraço,
Malaman
-
5 de janeiro de 2008 às 16:41 #24244Carlos_SantosParticipante
Ola malaman,
@Malaman”;p=”17554 wrote:
…Coisa de novato….rs….De qualquer forma, prestarei mais atenção.
obrigado por colaborar com a CBQ!
Atenciosamente
-
5 de janeiro de 2008 às 21:58 #24250danisergioParticipante
Olá Malaman,
Estou mandando através de mensagem privada, a qual você deve abrir no seu perfil ou naquele cantinho próximo à barra de ferramentas. Estou explicando porque da primeira vez que recebi uma, custei a ver.
Grande abraço,
Dani
-
6 de janeiro de 2008 às 03:01 #24262HantonParticipante
Oi, Dani!
Já estamos na fase de espera do processo federal. Minha esposa também é advogada, mas assim como você, não decidiu ainda se irá trabalhar na área dela, lá no Canadá.
Na entrevista, a entrevistadora só perguntou sobre a validação de diploma após dizer que tínhamos sido aprovados, provavelmente pelo fato de minha esposa não ser a requerente principal….
No nosso blog, colocamos um post e alguns links sobre a área jurídica, mas se você puder nos enviar o que você tem aí, ficaríamos muito gratos, pois nos ajudaria ainda mais nas pesquisas.
Qualquer coisa, dá uma olhada lá, pois pode ser que tenha algo que você não tenha.Abraços e boa sorte!!
-
6 de janeiro de 2008 às 14:09 #24264danisergioParticipante
Oi, Hamilton, Dani
Já conheço o site de vocês, li todos os post e copiei os links. Me emocionei quando vocês contaram sobre a reação da “matriarca da família” à notícia da imigração, porque tenho uma avozinha que ainda não sabe da nossa intenção. Como boa parte dos imigrantes, só contaremos à família quando estivermos com o CSQ em mãos e as coisas mais concretas – esperamos uma avalanche de perguntas, muitas das quais nem nós sabemos a resposta por enquanto. Meus pais são falecidos e minha irmã já sabe do nosso projeto, mas na família do meu marido ninguém sabe. Provavelmente faremos como vocês, escolheremos alguma data de família reunida para contar.
E o que a Dani pensa em fazer? O que ela colocou no formulário? Minha impressão da entrevista é baseada em alguns relatos que li, em que a/o entrevistador/a foi bem incisivo no aspecto profissional, se aprofundando em termos técnicos inclusie. Mas sempre pelo lado do requerente principal.
Aqui em BH, além de advogar extra-judicialmente, prestando consultoria e análise de contratos, eu tenho um cerimonial e buffet de eventos, juntamente com uma sócia e meu marido. Como vamos todos juntos, minha expectativa é continuar esse ramo por lá. Daí a comunidade vai poder fazer aniversário de criança com brigadeiro e Natal com coxinha de galinha (como no 19º episódio de “J’ adopte un Pays”). :lol:
Mandarei o arquivo para vocês através de mensagem privada, me confirmem o recebimento.
Grande abraço,
Dani
-
6 de janeiro de 2008 às 14:24 #24265MalamanParticipante
Oi Dani! !
Consegui abrir a mensagem, porém o arquivo não veio. Já passei através de mensagem privada o e-mail da minha noiva, para que vc envie direto para ela, se possível.
Obrigado.
Abraço,
Malaman
-
4 de maio de 2008 às 22:46 #28776danielcaeiroParticipante
OI Dani!!!
sou estou terminando o curso de direito e ja estou me preprarando para aplicar no processo de imigracao para o quebec. gostaria de ter mais informacoes sobre validacao do diploma, area de atuacao, bem como os demais procedimentos para que eu possa atuar na nossa area. Se alguem mais puder me ajudar eu agradeco muito.
Atenciosamente,
Daniel Caeiro
-
6 de maio de 2008 às 10:30 #28819danisergioParticipante
Gente, todos os advogados(as) no Canadá se chamam “Dani”? :D
Daniel, mandei uma mensagem privada para você, com meu e-mail pessoal. Nõa consigo mandar arquivos pela CBQ, então você me manda um e-mail no endereço que te passei que te mando a minha pesquisa. Tem bastante coisa e dá pra começar a se organizar e decidir daqui.
Resumindo, a minha conclusão: para quem quiser advogar no Canadá, a melhor opção é refazer o curso inteiro lá, uma vez que são apenas 3 anos. Falo isso porque, para validar o diploma na província do Québec, a Ordem pede que façamos algumas matérias para completar a grade. Essas matérias levam em torno de 2 anos, e ainda tem o custo da validação, que não é barato, e as provas da Ordem, que são puxadas.
Pode ser que isso mude com o tempo. Me parece que há um certo movimento por parte do governo em tentar facilitar a validação dos diplomas dos imigrantes. Algumas profissões já foram beneficiadas, mas nada ainda a respeito da área do Direito. Em outras províncias essa validação é bem mais fácil, daí quem te seleciona é o mercado.
No arquivo tem muito mais coisa, espero que ajude.
Aguardo seu e-mail.
Grande abraço,
Dani Mello
-
6 de maio de 2008 às 22:09 #28845maurorepacciParticipante
Pessoal,
Tenho um amigo aqui em Montréal que é formado em direito no Brasil e acabou de se formar em Direito pela Mcgill. Com certeza essa é a melhor forma para advogar aqui no Canadá mas já aviso que para quem quer e vai seguir essa carreira no Canadá, o caminho é árduo mas as recompensas no final são enormes.
Eu mesmo me candidatei para direito na Mcgill, sou formado em administração no Brasil mas sempre gostei da área. Você precisa ter média na faculdade acima de 8 e várias atividades extra-curriculares para ter uma candidatura competitiva. Além disso, se voce for fazer direito em escola de lingua ingles voce tem que fazer o LSAT. Aqui informações sobre as provas e como entrar nas faculdades de direito na américa do norte:
http://www.lsac.org/Depois de entrar na faculdade, são tres anos (4 na Mcgill) de muito estudo mesmo porque os alunos que tirarem as melhores notas no primeiro são os que conseguem os melhores empregos.
Além disso, depois de formado você terá que trabalhar um tempo como aprendiz e depois fazer os exames da ordem (cada província tem um). Mas fazendo o curso bem feito, voce não vai ter dificuldade para passar (meu amigo passou na ordem de NY, Quebec e Ontario).
Depois disso é só alegria. O mercado é excelente e os salários bem altos. Um advogado récem formado em Montreal ganha em torno de 70 mil dólares por ano e com 3 anos de experiência pode chegar à 120 ou 150 mil por ano.
Boa sorte à todos.
Abraços,
Mauro -
8 de maio de 2008 às 15:54 #28890danisergioParticipante
Mauro,
Excelente contribuição, obrigada!!
Dani Mello
-
9 de maio de 2008 às 02:22 #28915NicholasParticipante
Oi Dani, tudo bom?! Sou da área jurídica também, mas a minha esposa é que se chama Danielle e é arquiteta, rrrsss…
Se vc puder mandar os arquivos pra mim serei muito grato. Como vi acima que vc não está conseguindo mandar arquivos pela via privada, manda um e-mail pra mim (nicholasalexandre@yahoo.com.br). Penso da mesma forma que vc, acho que devemos fazer os três anos, principalmente pela questão de que as matérias propedêuticas são as mais importantes.
Outra dúvida é quanto as respostas da demanda. Estamos com toda a documentação na mão mas não sabemos se respondemos em português ou francês. Como é que vcs fizeram?
Obrigado e grande abraço,
Nicholas -
12 de maio de 2008 às 05:39 #28950danisergioParticipante
Oi Nicholas,
Bem, se você considerar que no casamento os dois são (teoricamente) um… :lol:
Acabei de mandar dois arquivos pra você pelo seu mail pessoal. Espero que ajude em algo.
Eu ainda estou em dúvida se quero advogar no Canadá, estou um pouco cansada do contencioso; mas com certeza me interesso pela área do Direito. Funcionalismo público, consultoria e magistério me interessam bastante. Até onde sei, nestes campos a equivalência não é necessária. Pensei em começar como paralegal ou secretária jurídica, se eu conseguir algo nessa área, para entender como as coisas funcionam por lá.
Nós preenchemos a demanda em português, conforme orientação do meu amigo Eloy, que já está em Sherbrooke.
Vamos nos falando.
Grande abraço,
Dani Mello
-
7 de fevereiro de 2009 às 22:50 #33947PazaqParticipante
Olá, Dani.
Sou engenheiro e minha esposa advogada. Estamos nos preparando para a entrevista que será em Abril deste ano e gostaríamos do material que vc tem a respeito da área jurídica. Vc poderia mandar para o e-mail dela? É apaulaprof@gmail.com Ficaremos aguardando.
Grato.
André -
8 de fevereiro de 2009 às 00:51 #33948tiagoeanaParticipante
Oi dani minha esposa também é advogada….. será que vc poderia me mandar o material por email tiago.mendonca@gmail.com obg!!!
-
8 de fevereiro de 2009 às 01:43 #33949MalamanParticipante
Olá, minha esposa é advogada, e as dicas que posso dar, segundo a nossa entrevista, são:
1-) Acesse o Site e envie e-mail para Barreau du Québec e se informe sobre a equivalência de diploma. Entenda bem o que eles irão responder e na entrevista tente explicar que vocês sabem as condições da equivalência e mostrem o mail com a resposta do Barreau du Québec (http://www.barreau.qc.ca/). Isso demonstrará conhecimento e entendimento das dificuldades desta equivalência, que é uma grande preocupação deles na entrevista.
2-) Veja nos Cégeps os cursos de techniques juridiques, imprima as informações, entenda muito bem o que é, pois esta pode ser uma primeira entrada ao mercado de trabalho atuando na área jurídica, e no nosso caso, esta idéia foi muito bem aceita pelo entrevistador. Veja como exemplo este curso em Ville de Québec: : http://www.cegep-fxg.qc.ca/fr/formation/programme.php?id=26§eur=2
3-) Verifique as informações e oportunidades de emprego no Emploi Québec como Technique Juridique ou Secrétaire Juridique, imprima as oportunidades, os salários e todas as informações que vc conseguir sobre a profissão.
Bom, isso tudo na entrevista dá para gastar uns bons minutos explicando, mas o mais importante de tudo é você pesquisar e descobrir da sua maneira as informações desta profissão no Québec.
Quaisquer outras dúvidas, estou a disposição.
Ricardo Malaman
-
9 de fevereiro de 2009 às 21:37 #33960danisergioParticipante
Olá André e Tiago,
São tantos/tantas Dani-advogados/das que estou presumindo que as mensagens de vocês foram pra mim :-D
Estou mandando o que tenho de área jurídica para os e-mails que vocês indicaram. Me confirmem, por e-mail mesmo, se receberam. Espero que ajude, estou à disposição para o que mais precisarem, se estiver ao meu alcance.
Vou aproveitar pra deixar aqui meu e-mail, caso alguém me mande uma mensagem aqui no forum e eu demore a responder. É que minha expectativa é de ir pro Québec antes do meio do ano, daí sei lá como fica a vida com essa correria… Coloquem CBQ no assunto, porque eu já estou recebendo até spams do Canadá, pode? Esses eu poderia ficar sem rsrsrs
Boa sorte a todos!
Dani Mello
(dani.canada@yahoo.ca) -
18 de março de 2009 às 19:47 #34405rosanyParticipante
Olá, Dani!! Sou nova por aqui. Sou formada em Direito, atuo na área. Se puder, gostaria que vc enviasse o material acima citado para o meu e-mail (rosanyfagundes@hotmail.com). Será de muita valia. Sempre leio informações sobre demanda para a área de TI, mas não consigo me informar sobre quem é graduado em Direito.
Obrigada,
Rosany. -
1 de julho de 2009 às 01:54 #35852FortesParticipante
Oi Dani.
Achei muito legal você se dispor a ajudar os outros. Minha esposa é advogada. Gostaríamos de receber também os arquivos. Se você puder mandá-los, ficaremos muito gratos. (faosil@ig.com.br).Muito obrigado
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.