Dúvida sobre pontuação / Domaine

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Dúvida sobre pontuação / Domaine

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8041
      BF
      Participante

      Olá!

      Estamos nos preparando desde março do ano passado, e focando agora nas provas para após enviar documentação pro México.

      Sou graduado como Tecnólogo em Gestão Financeira (2 anos, 1720h + 80h de matérias extensão). Surgiu uma dúvida sobre comparação: no Québec, existe o curso DEC “Conseil en assurances et en services financiers” (2-3 anos, 1605 à 2265h, depende das matérias e CEGEP), que teoricamente é o comparável e “Gestion de commerces” (nº de anos / horas igual ao outro).

      Dúvida 1: no quesito de pontuação, recebo 10 pontos por ser um tecnólogo do Brasil (independente do meu ser 2 anos e lá poder ser 2 ou 3) conforme a tabela comparativa de estudos no Brasil?

      Dúvida 2: na última palestra daqui de Porto Alegre, Gilles disse que o que pega é o número de horas, mas na atualização de março do processo vi que é feito uma comparação entre cursos. Na comparação de matérias, o meu curso é mais parecido com o “Gestion de commerces” pois no “Conseil en assurances et en services financiers” eles têm mais variedade de cadeiras de seguros. Qual é o “domaine” correto para se considerar?

      Dúvida 3: o mercado de trabalho aceita bem essa formação? Alguém da área?

      Ajuda, pessoas, e grande abraço!

      :discuss:

      Landing: 29/04/15
      Viagem para Montréal: 28/04/15
      Recebimento dos passaportes com visto: 15/04/15
      Envio dos passaportes: 06/04/15
      Solicitação dos passaportes: 02/04/15
      Envio dos exames: 30/03/15
      Solicitação de exames: 18/03/15
      E-mail de início do processo federal: 19/02/15
      Envio formulários Etapa Federal: 07/10/14
      Entrevista e CSQ em mãos: 15/09/14
      E-mail de aguardo para entrevista: 03/07/13
      E-mail de abertura do processo BIQ: 26/06/13
      Reenvio da demanda com documentos atualizados: 25/04/

    • #52397
      SANDROMS
      Participante

      O que eu vou escrever aqui é minha opinião e dificilmente alguem aqui no forum será capaz de dar informações “oficial”.

      1. Título de técnologo equivale a DEC no Quebec se você cumpriu o mínimo de horas isso está ok. Pode valer 8 pontos ou 10 pontos se estiver em alta demanda.

      2. Tanto “Gestion de commerces” quanto “Conseil en assurances et en services financiers” estão na lista de 12 e 16 pontos (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-12-16.pdf). Portanto vc recebe 10 pontos pela formação de técnologo + 12 pontos pela formação, se for considerada uma dessa duas. Tanto faz qual formação for considerada, as duas pontuam igual. É mais fácil para o BIQ aceitar o curso que tem o nome mais parecido.

      3. Se está pontuando 12 pontos está em demanda… mas me diga o que faz um Tecnólogo em Gestão Financeira?

    • #52440
      BF
      Participante

      Sandro,

      O tecnólogo em gestão financeira atua na parte financeira da empresa, independente do porte. As atividades vão desde o básico de organização de dados, caixa, etc. até a parte de elaboração de fluxo de caixa, análise de balanço, análise de crédito (concessão e tomada), avaliação de investimento e precificação, projeções de resultado, avaliação e manutenção de estoques (planejando compra, vencimento, venda, etc), análise de viabilidade financeira, etc. E tem que lidar com todos os envolvidos, pra cima e pra baixo, e clientes, ou seja, vendas, relacionamento e marketing estão diretamente envolvidos (não é só cálculos, :) ).

      Falaste que pro BIQ aceitar é mais fácil com o nome parecido, mas no preenchimento da documentação não é eu que digo alguma coisa? E eles não vão interpretar mal isso?

      Alguém sabe como é feita a comparação das disciplinas? Eles vão mais longe que o nome das cadeiras?

      Landing: 29/04/15
      Viagem para Montréal: 28/04/15
      Recebimento dos passaportes com visto: 15/04/15
      Envio dos passaportes: 06/04/15
      Solicitação dos passaportes: 02/04/15
      Envio dos exames: 30/03/15
      Solicitação de exames: 18/03/15
      E-mail de início do processo federal: 19/02/15
      Envio formulários Etapa Federal: 07/10/14
      Entrevista e CSQ em mãos: 15/09/14
      E-mail de aguardo para entrevista: 03/07/13
      E-mail de abertura do processo BIQ: 26/06/13
      Reenvio da demanda com documentos atualizados: 25/04/

    • #52443
      SANDROMS
      Participante

      @B^F wrote:

      Falaste que pro BIQ aceitar é mais fácil com o nome parecido, mas no preenchimento da documentação não é eu que digo alguma coisa? E eles não vão interpretar mal isso?

      Você tem razão. No meu tempo (eita papo de velho) a gente preenchia os formulário em português mesmo, e éramos orientados para escrever o título conforme está no diploma. O BIQ verificava em que categoria o diploma se encaixava.

      Mas agora o processo mudou e é necessário enviar tudo traduzido. Dei uma olhada rápida no formulário atual – que é muuuuito diferente do que eu preenchi em 2007 = e o aplicante deve fornecer o nome da sua formação conforme a lista de formações do Quebec nas questões 5 e 6 e informar o título real do diploma na questão 13.

      Não sei te informar o que fazer. Creio que eles tem algum critério para confirmar ou não se o seu diploma equivale a profissão em demanda fornecida na questão 5. Não sei se eles olham o título ou o histórico escolar para fazer a comparação.

      Acho que é bom escolher a formação que você consiga mais facilmente convencer o entrevistador que é igual à sua. Pois é ele quem vai dar a palavra final.

    • #52448
      RonaldoMaciel
      Participante

      B^F, dei uma verificada no IMT en ligne (veja aqui: http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_sommprofs_01.asp?lang=FRAN&Porte=1&cregncmp1=QC&PT4=53&aprof=1433&rppg=1&cregn=QC&PT1=36&pro=1433&PT2=21&type=01&motpro=services+financiers&motapp=commis+comptable&pgpr1=mtg121%5Fresultrechr%5F01%2Easp&PT3=10)

      E a profissào que parece estar ligada ao curso de “Conseil en assurance et services financiers” é a função de representante de serviço ao cliente para serviços financeiros. São as pessoas que geralmente cotam e vendem seguros e demais produtos financeiros (como planos de previdência) para seus clientes. Bancos, caisses populaires e outras instituições financeiras (sobretudo Group Investors) empregam estes profissionais. Esta função está em altíssima demanda atualmente.

      Quanto à Gestion des commerces, parece ser um curso que prepara vendedores de maneira geral, não técnicos. Também está entre as profissões com oferta baixa e demanda alta. Veja aqui: http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?lang=FRAN&Porte=1&cregncmp1=QC&cregncmp2=QC&PT4=53&aprof=6411&rppg=1&cregn=QC&PT1=25&pro=6411&PT2=21&type=01&motpro=commerce&motapp=commis+comptable&pgpr1=mtg121%5Fresultrechr%5F01%2Easp&PT3=10

      Navegue bem no site do IMT en ligne – é uma excelente ferramenta. Boa sorte.

      EDIT= Complementando, então, acredito que nenhum dos dois se enquadraria no seu curso de Gestão Financeira pois ambos são voltados para a venda…o que vc acha?

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #52470
      BF
      Participante

      RonaldoeSusana

      Trabalho hoje com venda de crédito em uma financeira, e meu currículo é da área de vendas (construção civil: serviços e imóveis, uns 10 anos no total embora poucos com carteira assinada e tudo certinho). Aqui vejo mais demanda de atuação em minha área de formação na parte comercial dos setores de crédito / seguros / bancos e menos na área administrativa mesmo (muito mais chances em SP do que aqui em Porto Alegre, por exemplo).

      Lá, tenho dúvidas pois pela palestra do Lionel Laroche a coisa é muito mais específica, tipo, teoricamente se sou de uma área fico “preso” nela.

      Meus planos para lá são de ir para a área bancária, seguros ou investimento (fundos, bancos, etc., que seriam o sonho mesmo), tanto administrativo como vendas. A questão é o CSQ, hehehe! Resumindo, dúvidas!

      Bill^Fernanda

      Landing: 29/04/15
      Viagem para Montréal: 28/04/15
      Recebimento dos passaportes com visto: 15/04/15
      Envio dos passaportes: 06/04/15
      Solicitação dos passaportes: 02/04/15
      Envio dos exames: 30/03/15
      Solicitação de exames: 18/03/15
      E-mail de início do processo federal: 19/02/15
      Envio formulários Etapa Federal: 07/10/14
      Entrevista e CSQ em mãos: 15/09/14
      E-mail de aguardo para entrevista: 03/07/13
      E-mail de abertura do processo BIQ: 26/06/13
      Reenvio da demanda com documentos atualizados: 25/04/

    • #52480
      sabrinaEodilon
      Participante

      Olá pessoal!!!

      Tenho uma dúvida que é mais quanto ao trabalho dos analistas do processo do que ao documento, heh pois é!!
      Acontece que era meu marido (formado TI) era o requente (nas nossas interpretações porque ainda não mandamos o dossie) com a ultima mudança percebemos que minha primeira formação nos dava o prioritário.
      Só que fiz tecnico em farmacia, 10 pontos – Domino: Assitence du production farmcien: 12pontos.

      Trabalho na area desde então (4 anos) e mudei de função cargo mais do que de empressa, fazendo assim experiencias diversas em atendimento drogaria, manipulação, produção de farmacos e sub gerente: atual. porem acabei de me formar em pedagogia (e ainda não trabahei na area)
      Meu medo é que eles interpretem a formação Universitaria e não a tecnica e dai perco o prioritario e pior uma porção de pontos :(
      Pensei em não enviar a formação pedagoga, afinal teria que enviar junto um formulario de quem prentede trabalhar como professor – Tambem ja pensei em nao enviar o formulario mas tenho medo do processo voltar por falta desse documento!! e se não enviar a pedagogia tenho medo de não poder atuar lá por que nao declarei

      AFF :bangwall: não sei o que fazer !!
      O que faço então, alguem sugere algo!!???? Aguem passa ou passou por isso?
      :roll:

    • #52482
      Lu_campinas
      Participante

      Muita calma nesta hora!

      Tem uma parte do novo formulário que pergunta se você tem uma formação do grupo I, ok, você tem. Muitos pontinhos e prioritário na cabeça!
      Depois na parte da formação você vai colocar quantos anos você estudou, ai ganhará seus pontos pela formação superior, o que é muito bom também!

      Depois na parte da experiência, você vai colocar que sua profissão (aquela que interessa ao Quebec, tec. farmácia) tem relação tanto com sua formação, quanto com sua experiência profissional.

      Vi dar tudo certo, vocês tem um ótimo perfil e estão dentro do grupo I, então bonne chance à vous!

      Um abraço Lu

    • #52483
      sabrinaEodilon
      Participante

      Muito obrigada lu!!
      Minha maior preocupação é essa deles interpretarem de outro jeito sabe, vaou colocar assim então!!
      Mas veja só não acumulamos pontos de graduação e técnico certo??!!!
      É que acredite se quiser
      Graduação de 3 anos: 8pontos
      Tecnico medio ou superior de 1324 horas: 10 pontos
      logo preciso que contem com a formação tecnica, é que ainda não fiz o tcf e estou com medo dos pontos :|
      beijus
      Muito Obrigada

    • #52507
      SANDROMS
      Participante

      @sabrinaEodilon wrote:

      Minha maior preocupação é essa deles interpretarem de outro jeito sabe…

      Sabrina,

      Você já pensou em escrever uma cartinha e anexar no processo? Nessa carta você escreve resumidamente que tem as duas formações mas que o seu interesse e experiência é na área X. Acredite, eles vão ler a carta e você não terá risco de eles interpretarem de outro jeito.

      No nosso dossiê anexamos uma carta dizendo que não teríamos disponibilidade para entrevistas no mês de novembro (minha esposa estaria no 9o mês de gravidez). Claro que a nossa entrevista foi marcada para novembro, mas em anexos tinha uma mensagem dizendo que eles tinham lido nossa carta e pediram para entrar em contato para marcar outra data.

      Outra opção é o CV que vc colocará em anexo. Diferente do modelo brasileiro onde o CV é genérico, o CV na América do Norte é específico. Prepare um CV mostrando apenas o perfil que vc quer desempenhar no Quebec, anexe ao dossiê, não esquece de especificar bem seu domínio logo na primeira seção (objetivo de carreira).

      Boa sorte,

    • #52522
      RonaldoMaciel
      Participante

      Bill et Fernanda. Se vc tem experiência na área comercial de serviços financeiros e gosta, com certeza isso vai lhes ajudar a conseguir algo aqui nesta área, já que já tem a experiência. Olha eu nem sou desta área e recebi alguns convites para trabalhar nela – é que não me acho nada com perfil de vendas.

      Entrar na área de bancos é difícil e vc precisará de ter isso na sua experiência senão até poderão mas isso virá depois de um tempo aqui.

      Uma formação local ou curso específico também pode ser necessário para trabalhar com investimentos por exemplo (talvez até um título contábil ou um CFA).

      Realmente qdo vc tem uma experiência forte numa área e se vc quiser mudar aqui sem seguir uma formação vai ser relativamente difícil. Os processos de seleção pelo que vejo sào muito focados em experiência e formação e o perfil do candidato não tem a mesma relevância que tem no Brasil. Aqui é meio assim: vai apertar botões azuis, tem de ter experiência com botões azuis ou no máximo com botões – senão infelizmente vc será descartado.

      Se quiser mudar, geralmente tem de voltar a estudar – pelo menos nestas áreas administrativas e de finanças – estou vendo isso de cadeira…

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.