Dúvida sobre emprego. Qual área escolher?

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Dúvida sobre emprego. Qual área escolher?

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      cjoston
      Participante

Pessoal, tenho dúvida sobre o que devo destacar em meu curriculo.
      Minha esposa tem o curriculo já bem direcionado então não terá o mesmo problema. Inclusive ela será a requerente principal.

Eu sou sócio de uma empresa de segurança eletrônica, oficialmente desde 2006, mas já tenho mais de 15 anos atuando na área. Tenho como comprovar através de ARTs emitidas no CREA, contratos com empresas como PETROBRAS, SAUIPE, etc.
      Sempre instalei os equipamentos e também fiz manutenção (câmeras de segurança, alarmes, automatizadores de portões, controle de acesso, etc).
      Porém o negócio foi crescendo e passei a administrar. E empresa pequena o dono faz tudo! Compra, vende, paga, negocia, gerencia contas a pagar e receber, contrata, enfim… tudo.
      Quando me vi diante dessa demanda fiz um curso tecnológico em Processos Gerenciais.
      Minha dúvida é: O que devo destacar no meu currículo? Hoje administro mais do que instalo equipamentos. Mas ainda faço os dois, e gosto muito de fazer as duas coisas.
      Alguém pode ajudar?

Abs,
      Carlos.

thiagoelizie
      Participante

Eu te definiria como Administrador de Empresas. À partir daí, foque td papelada q vai apresentar na área de Administração. É abrangente e permite q vc desenvolva isso melhor na entrevista.

mrodolfo
      Participante

Para o processo de Québec, formaçao e experiência sao duas coisas distintas, a nao ser que a sua formaçao seja uma daquelas em alta demanda.

Assim, mesmo você sendo o conjoint, deve sempre focar naquilo que dá mais pontos. Se você tem uma formaçao em engenharia, terá mais pontos (provavelmente, nao sei a quantas anda a grille) que um formado em tecnologia.

Quanto aos pontos de experiência de trabalho, é só apresentar a documentaçao que está tranquilo.

Caso tenha alguma coisa esquisita no dossier de vocês, o próprio BIQ costuma fazer os acertos na entrevista, que é quando o selecionador vai entrar com os dados para valer no sistema.

Bonne chance,

janeneves
      Participante

Olá Carlos,

O ideal é fazer a simulação on-line no site para as duas situações. Lembrando que se vc colocar BAC em engenharia, precisa de registro na Ordem Profissional. Como tecnólogo em gestão, talvez não precise (tem que verificar). Essa questão da ordem “rouba” uns pontos valiosos!

Eu por exemplo, sou Tecnóloga em Mecânica, e precisava de nível mais baixo de francês que um Engenheiro Mecânico com exatamente o mesmo perfil (simulei as duas situações para ver se precisaria investir em formação aqui ainda). Isso acontece porque:
      1 – tecnólogo em mecânica precisa de registro na ordem para usar o título, mas não para exercer a profissão;
      2 – técnico / tecnólogo em mecânica ganhava mais pontos na lista de profissões em demanda que o engenheiro da mesma área. (Mas atenção: em Química por exemplo, a situação era o contrário, então tem que ver certinho sua formação na lista atual e ver o que se aplica para você).

Com as simulações feitas, você decide o que vale mais a pena fazer…
      lembrando que como secundário tudo isso tem bem menos impacto que se vc fosse o aplicante principal.

Boa sorte!

Jane.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.