Dúvida sobre companheira

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
      xexashow
      Participante

Olá pessoal,

Tenho uma dúvida. Eu moro com minha namorada. Assim, pela lei brasileira eu tenho uma reunião estável. Gostaria de saber se preciso estar oficailmente casado com ela para dar entrada nos documentos como casal.

Abraços,

Renato.

marcelomanzo
      Participante

Não, não precisa, mas precisa provar que você vive maritalmente com ela há mais de 1 ano.
      Para isso, contrato registrado no cartório, conta corrente conjunto, contas no mesmo nome + mesmo endereço, só que uma única conta com os 2 nomes nela, acho que aqui no Brasil só cartão de crédito é assim…..

xexashow
      Participante

Poxa, obrigado pela resposta. Ajudou bastante. Vamos dar entrada com os documentos até o final do ano.

Abraços.

Renato.

Carlos_Santos
      Participante

veja na secao ARTIGOS dentro do :: Passo a Passo do Processo de Imigração para o Québec ::

4. Declaração dos cônjuges ou companheiros, se for casado (a) ou companheiros (pessoas não legalmente casadas que vivem maritalmente desde pelo menos um ano, podem ser do mesmo sexo);

boa sorte!

danisergio
      Participante

Oi pessoal,

A respeito do que o Marcelomanzo falou:

“Não, não precisa, mas precisa provar que você vive maritalmente com ela há mais de 1 ano.
      Para isso, contrato registrado no cartório, (…)”

Vejam a informação repassada pela Jaque no tópico Palestras 2008

“-Eu perguntei e ela (Soraia) disse claramente que não é aceito Certidão de União Estável feita em cartório pois não há conferência alguma, portanto serão aceitos correspondências, dívidas em comum etc, ela disse que a lista encontra-se no site.”

Asim, recomendo pesquisar direto na fonte antes de fazer o contrato no cartório. A lei brasileira não é necessariamente aceita para os requisitos de imigração. As diferenças entre uma e outros, que me lembre, são:
      * o reconhecimento pelo Canadá da união entre pessoas do mesmo sexo, não reconhecida no Brasil;
      * a data de validade das certidões (para a parte federal do processo), que aqui é de 3 meses e para eles é de 1 ano;
      * além desse aspecto apontado pela Jaque.

Grande abraço,

Dani Mello

marcelomanzo
      Participante

danisergio, concordo, mas o meu entrevistador, ele não quis saber dos documentos, tais como comprovantes de endereço, etc… ele só queria saber se a gente tinha um contrato, a hora que eu mostrei o contrato ele ficou todo fez e foi tirar uma cópia… assim como uma folha do talão de cheque

jaque
      Participante

Olá Renato,

cuidado, veja se realmente vc tem todas as provas. Eu e o meu companheiro mandamos todos os docs que tinhamos e no dia 28-09 recebemos uma carta de que era preciso enviar mais docs, mandamos tudo, apólice do meu carro com endereço de risco, contas mas ontem recebemos email(no fim do post) da Lucy Almeida.

Liguei pra ela, e o problema é que moramos em um flat de dez-2006 a março-2007, e de lá temos somente o contrato pois em flats não há contas, vc paga na recepção no final do mês o que gastou com o telefone. Expliquei isso pra ela, e ela me pediu que enviasse um email relatando isso, mandei e fui em campinas hj, buscar uma carta do flat que diz que moramos lá e uma carta da empresa em que o meu companheiro trabalhou informando que consta nos registros deles esse endereço.

Espero que dê tudo certo, é horrível dizer a verdade e não ter mais meios de provar. Já chorei, não durmo mais e espero que isso não aconteça com outras pessoas.

Abçs,

Jaque

Prezado Euler

Informamos que as provas de união estável que você apresentou não são suficientes e, portanto, teremos que tratar o pedido de vocês separadamente, ou seja, ambos serão considerados como requerentes principais.

Caso vocês queiram prosseguir com o processo, sua companheira deverá nos enviar a documentação abaixo o mais rápido possível:

– uma nova DCS preenchida e assinada por ela;

– formulário de pagamento com cartão de crédito no valor de 240,00 CAD;

– formulário de autonomia financeira, preenchido e assinado por ela;

– provas atualizadas de: estudo, experiência de trabalho e nível de francês.

Antes de tomarem uma decisão a respeito, sugerimos realizar novamente o teste on-line para avaliarem as chances de vocês serem aprovados separadamente.

Caso você desista do processo por favor, envie-nos uma carta solicitando dar seu dossiê de baixa.

Lucy Almeida

Technicienne en Immigration

marcelomanzo
      Participante

Talvez a solução, desde que não hava impedimentos legais, seja bem simples… Pq vcs não casam?

danisergio
      Participante

Oi Marcelo,

Que bom que foi assim! Entretanto, objetivamente falando, me parece que há um certo grau de discricionariedade por parte do entrevistador. O que ele aceitou no caso de vocês outro entrevistador pode não aceitar de outro candidato, uma vez que não é o que consta na lista do site.

No caso da Jaque, concordo com você.

Jaque, vocês já moram juntos há mais de dois anos, de repente um casamento civil simplifica as coisas pra vocês com relação ao processo. Mesmo por que, para todos os efeitos legais, no Brasil vocês são mais casados que se tivessem “papel passado”. É mais difícil dissolver legalmente uma união estável que um casamento civil.

Você já fez a pergunta para o BIQ “Que tipo de prova vocês aceitarão no meu caso?” Eu tenho tentado fazer isso com relação a todos os passos do processo e seguir à risca a orientação deles. O que eles me pedirem, eu me viro e providencio.

Espero que dê tudo certo pra você.

Grande abraço,

Dani Mello

jaque
      Participante

Oi Dani,

perguntei sim, e ela disse que seria uma conta de serviço da época do flat que como eu expliquei não há como ter..o que conseguimos  foram duas cartas uma do flat e uma do trabalho do meu companheiro atestando que ele morava lá já que o contrato esta no meu nome…

Levei lá hj, e a Aline informou que acredita que agora dê certo…ligamos depois para a Lucy e ela disse que vai dar a resposta por email.

A primeira coisa que eu pensei foi em casar, liguei no cartório assim que recebi o email e eles disseram que são 45 dias pra marcar, assim perderíamos as entrevistas do final desse ano (já que a Soraia já informou que quem mandou até março vai esse ano)…então primeiro quero tentar com as que as provas que conseguimos, caso não haja solução, casamos, alteramos o processo de “conjoint de fait” para casados e fazemos a entrevista ano que vem.

abços,

Jaque

danisergio
      Participante

Oi Jaque,

Estou torcendo por você, não deixe de nos participar do próximo capítulo!   :D

Dani Mello

jaque
      Participante

Oi Dani,

brigadão!!!! pode deixar que assim que tiver notícias coloco aqui.

Abçs,

Jaque

marcocanada
      Participante

Nada que um simples casamento no cartório não resolva! É mais rápido e fácil, e se vocês querem imigrar juntos e tentar a vida na terra gelada, não é uma má ideia!

Bonne chance!

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.