Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Duvida ofertas de emprego para entrevista
- Este tópico contém 8 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 7 meses atrás por coralla.
-
AutorPosts
-
-
28 de março de 2011 às 19:12 #7311victor_mParticipante
Pessoal,
Sou formado em Bacharelado em Ciências de Computação mas acabei, desde o início de minha faculdade trabalhando com Automação Industrial.
Para quem conhece um pouco da área eu trabalho com CLPs, Sistemas de supervisório, que não deixam de ser programação de software.
Mas aqui no Brasil, como em Quebec, existe um número muito grande também de Engenheiros nessa área.
Minha dúvida é, a maioria das ofertas de emprego nos sites como emploiquebec.net pede por engenheiros. Aqui no Brasil isso nunca foi problema pois consigo provar que tenho a experiência necessária (+10 anos) e acredito que no Quebec eu não terei problemas, mas meu medo é na hora da entrevista o entrevistador não entender desta maneira, por provavelmente não conhecer a área.
Será que para a hora da entrevista eu imprimo ofertas de emprego mais da área de TI, (Java, C, Scrumm, SQL…) coisas que eu conheço, mas não são o meu forte, só para não dar nó na cabeça do entrevistador e uma vez em Quebec procuro as vagas na minha área mesmo??
Obrigado e me desculpe se alguma dúvida parecida já estiver sido postado no forum… realmente não achei.
Abraços,
Victor
-
28 de março de 2011 às 19:18 #43792victor_mParticipante
Criei 2 posts…
Será que algum admin pode apagar um deles?
Deu erro na primeira vez e achei que não tinha ido…
Desolé
-
28 de março de 2011 às 19:50 #43793joao-FerParticipante
Victor,
Estamos no mesmo barco ( de não ter segurança das informações). Vou postar um link aqui que acredito que vá te ajudar:
http://www.pedrosilva.com.br/blog/conheca-os-valores-do-mercado-de-trabalho-canadense/
É uma palestra em 4 partes, com legendas, sobre o mercado de trabalho canadense, valores da sociedade canadense e como se comportar, etc.
Achei muito útil. Pra mim valeu muito a pena ver tudo. Basicamente o que ele diz sobre o seu caso é:
1- O Canadá procura especialistas.
2- Não foque apenas numa cidade, mas sim no mercado de trabalho. Empregos com seu perfil podem estar fora da cidade que vc pretende ir. Veja isso com cuidado.Só pra constar: eu não fiz a imigração ainda. Estou começando a coisa toda!
Seria legal alguém que já está instalado no Canadá ver a palestra e opinar sobre o quão certo o palestrante está. Eu o achei muito seguro do que ele dizia.
Boa sorte!
-
28 de março de 2011 às 22:13 #43799victor_mParticipante
Valeu Joao,
Muito bom esse vídeo mesmo.
Fica ainda a minha dúvida em relação a entrevista, mas o video em si me ajudou com muitas outras informações que eu precisava.
Muito Obrigado!
Victor
-
29 de março de 2011 às 11:46 #43806janenevesParticipante
Essa palestra é realmente muito boa, e quase obrigatória para quem pretende imigrar.
O vídeo dividido e legendado foi feito por vários brasileiros já instalados no Quebec.
Segue o blog de um deles: http://www.rapaduraplease.blogspot.com
Além de mais informações sobre os assuntos da palestra, e o cotidiano em Quebec Ville, tem também links para um outro site, que divulga depoimentos e experiências de imigrantes.
Vale a pena dar uma olhada.
Abraços!
Jane.
-
29 de março de 2011 às 16:34 #43813SuguimotoParticipante
victor
Não precisa se preocupar com essa questão, mesmo porque o ideal é apresentar diferentes planos para trabalho. Você pode dizer que seu plano A é trabalhar com automação e o plano B é programação.
Foca no francês pois não se importarão com esses detalhes de emprego durante a entrevista.
No nosso caso fizemos até o plano de D de projeto de vida e trabalho e durante os 30 minutos de entrevistas sequer olharam nossos projetos.
Pesquise as perguntas da entrevista e não encha a cabeça de minhocas..
abs -
29 de março de 2011 às 17:39 #43815janenevesParticipante
Seguimoto,
na minha entrevista olharam sim a pesquisa de emprego.
Victor:
Eu levei na minha pesquisa:
Plano A: alternativas preferenciais, que eram “perfeitas” para minha formação e experiência; Plano B: para itens que eu poderia me encaixar mas precisaria de alguma adaptação (tipo buscar uma certificação ou fazer uma reciclagem por fazer tempo que não trabalho com o assunto);
“Survival”: uma lista de survival jobs ou trabalhos com carga horária reduzida que eu estaria disposta a encarar, que seria o recurso para alavancar a renda na eventualidade de plano A e B falharem, ou de ter que voltar aos estudos por um período mais longo.Eu sugiro fazer a pesquisa começando não pela formação, mas pelo que você sabe fazer… procura vagas de programação CLP que é o que você gosta, e veja qual a exigência de experiência e formação que das empresas.
E procura também aquelas vagas que você se sente habilitado, mas que seriam seu plano B, da mesma forma.
Assim você consegue perceber como está o mercado, e como você se encaixaria, ou se precisará fazer alguma coisa (como uma certificação ou curso por exemplo) para se inserir.O que o entrevistador olha ou não olha varia, o importante é estar preparado e se sentir seguro da informação que se está levando, para poder passar essa segurança na hora da entrevista.
E se o entrevistador não olhar??? Não tem problema! A informação é útil para você e pro seu plano! Aproveitar na entrevista é bônus.
Abraços!
Jane.
-
29 de março de 2011 às 22:47 #43818victor_mParticipante
Obrigado pessoal.
Realmente estou bastante preocupado contudo… nem me fale do Frances… tenho medo de na hora simplesmente congelar… hehehehe
fico nervoso soh de pensar na entrevista… mas ja fiz varias simulacoes no teste online e mesmo com frances minimal eu passo… e estou me preparando para apresentar um frances intermediario… entao espero q tudo ocorra bem…
Obrigado pelas dicas quanto as varias ofertas de emprego em diversas areas… realmente eh uma dica otima.
Abraços
Victor
-
18 de maio de 2011 às 12:53 #44873corallaParticipante
O que eu nao sei é o quanto eu devo imprimir….eu devo ir no EmploQuebec e imprimir vagas que se encaixariam comigo? E quantas devo imprimir? Eu fiz bastante pesquisa, mas tambem nao quero imprimir milhares de pagina só para trazer na entrevista – o que voces acham?
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.