Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Dúvida de universitária !!
- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 10 meses atrás por
FCelso.
-
AutorPosts
-
-
10 de maio de 2013 às 20:29 #8663
Limabreubia
ParticipanteOla, eu tenho 18 anos e estou planejando me mudar para o Canadá por 3 anos para fazer universidade, mas eu nunca fui para o Canadá. Fui aceita na Université Laval (Quebec City) e Concordia University (Montreal).
Meu sonho é viver em Montreal, mas o fato é que ambas as mensalidades e residências daConcordia são muito caras, enquanto ULaval e sua residência são mais baratos. Agora estou pensando em mudar para a cidade de Quebec, porém eu estava muito querendo morar numa cidade grande, com grandes edifícios e pessoas de todo o mundo e muitas coisas para fazer, se divertir …
O verdadeiro problema é que eu tenho medo de me arrepender da minha escolha se eu escolher cidade de Quebec, porque como eu disse meu sonho é Montreal e toda a minha vida eu vivi em mais ou menos cidades pequenas e agora que eu estava indo para o Canadá, eu pensei que desta vez ia ser diferente. Mas agora estou mais convencida em ir para Quebec City, mesmo sendo mais frio e menor que Montreal , porque a residência da universidade é bem melhor em todos os aspectos e isso é muito importante, porque eu vou passar a maior parte do tempo lá e na universidade ( que também é muito boa). Também porque a universidade laval em si me agradou muito mais. Além de que meu curso na Concordia é muito difícil.
Então, eu realmente gostaria de saber a opinião de vocês sobre o frio, as cidades, as universidades… para me ajudar a escolher para qual cidade e universidade eu vou, por favor.
Muito muito obrigada !!!
-
10 de maio de 2013 às 21:05 #62159
RonaldoMaciel
ParticipanteOlá Bia,
Eu moro em Montreal há 3 anos e meio e gosto muito de viver aqui. É uma cidade grande e muito cosmopolita e vc muita diversidade e muitas opçòes de restaurantes, divertimento, eventos culturais, muitos parques e um sistema de transporte eficiente. Eu a acho muito bonita e gosto de viver aqui.
Fui para Ville de Quebec umas 4 vezes, sempre a passeio então não conheço muito a rotina, o dia-a-dia da cidade. Mas eu achei a cidade mais tranquila e num ritmo mais lento. Eu particularmente não gosto disso, e prefiro lugares com mais coisas acontecendo, mais atividade e opções variadas. Por isso nunca moraria em Ville de Quebec. Alguns amigos que conheço e moram lá gostam da cidade mas falam que realmente é mais parada. Mas acho que é um excelente lugar para criar os filhos e estabelecer uma familia. Também porque é menos cheia que Montreal, então a competição certamente deve ser menor.
Mas uma coisa é importante destacar. Uma cidade com uma população por exemplo de 100,000 habitantes é considerada pequena no Brasil. Aqui ela é de porte médio e tem muito mais opçoes que uma cidade do mesmo tamanho no Brasil…
Espero ter ajudado um pouco…
Abraco
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
10 de maio de 2013 às 21:30 #62161
gabi-infirmiere
ParticipanteBem vinda e parabéns.
Custear 3 anos de faculdade como estudante estrangeiro nao deve ser facil, entao entendo que a questao $ ja foi acertada com seus pais.
Considero tb que vc possui um bom dominio de inglês e de francês para poder tocar um bacharelado por aqui.
Assim, respondendo especificamente sobre sua questao, da vida acadêmica e da vida nas cidades, eu vivi nas 2.
Morei em Montréal por 4 anos
Estou em Québec desde setembro do ano passado.NAO VOLTO MAIS PARA MONTRÉAL!!! :-)
Mas ai tem um *biais* pois eu adoro cidade pequena. E Québec nao é pequena como nos moldes brasileiros, sao 400 mil habitantes, ha muito o que fazer mas com certeza é menos agitada do que Montréal.
Entre suas 2 opçoes, é como agua e vinho =
Concordia = Anglofona, no centro da cidade. Nao sei o nivel de exigência em relaçao ao inglês.
Laval = francofona, no bairro de Ste-Foy e o campus é bem maior do que a Concordia. A exigência em relaçao ao francês é tenebrosa, tiram 0,2 pontos por cada misero errinho e implicam com minimos detalhes (ao menos onde estudo, na FSI). A maior parte das leituras acadêmicas sao em inglês, as usual.Quanto ao curso na Concordia ser *dificil*, acho que vc pode pensar a mesma coisa em relaçao ao curso da Laval. Nao é por menos que estudantes universitarios quase ficam loucos, as exigências sao bem mais fortes do que no Br. (eu fiz USP, considerada uma universidade *top*, mas nunca estudei tanto quanto agora, no mestrado = pode ser que o primeiro ciclo seja mais *light*, mas ainda assim acho que o nivel de dificuldade é bem maior do que o que estamos habituados no Br)
falando das cidades :
viver em Montréal =
ter restaurantes de todos os paises do mundo
ter cinema, musica, diversao alternativa ou standard a qualquer hora do dia ou da noite, para todos os gostos e sabores, aceitam muito bem a diversidade
bom sistema de transporte incluindo metrô e bixi
muita gente, pressa, trânsito, muitas obras que aumentam ainda mais o trânsito, etc
se vc bobear, acabara falando apenas em inglês e morando no guetto (McGill guetto, nao é ofensivo, é o nome mesmo)
bons parques, boas academias (tem a rede YMCA que é boa e barata!)
muitos shows, bons programas de verao
imigrantes fazem parte do cenarioviver em Québec =
menores oportunidades de diversao, mas muito plein air (ha varias estaçoes e parques pertinhos da cidade)
é muito dificil achar bons filmes em lingua estrangeira, ha poucos cinemas de repertorio (mas talvez vc nao se importe)
a cidade em si é linda e tombada pela Unesco (parte velha)
carnaval no inverno, shows no verao (esse ano, Celine Dion e Paul McCartey!)
Pouco se fala inglês, a nao ser pelos zilhoes de turistas que invadem a cidade. Nao da para *viver* apenas em inglês, como é possivel em Mtl.
transporte de onibus : bom se vc morar proximo às grandes artérias, se viver em banlieue encontrara mais dificuldade
Québec nao é uma cidade muito propicia para bicicletas, pela geografia e pela falta de pistas ciclaveis em quantidade adequanda
Achar vaga nas residências do Campus pode ser uma tarefa dificil, tenho uma colega que espera ha 6 meses (enquanto isso ela aluga um quarto em casa de familia)
ha menos imigrantes, ainda somos a exceçao e nao a regraO frio = Québec é mais frio, venta mais e chove mais.
a decisao é sua, apenas podemos dar nossas impressoes pessoais.
-
12 de maio de 2013 às 03:06 #62172
Limabreubia
ParticipanteMuita obrigada pelas respostas !! Então, a questao grana ja esta acertada com os meus pais sim. E sobre os idiomas sou fluente em ingles e frances, pois ja morei numa colonia francesa (nouvelle calédonie) e fiz meu ensino médio la. Sobre a residencia, sou a decima primeira na lista de espera, mas acho que vou conseguir pois minhas aulas só começam em setembro e até la provavelmente ja terá um quarto vago (cruzando os dedos).
Em relação às cidades, eu entendo que Montréal tem muito mais o que fazer, uma verdadeira metropole ( o que eu estava querendo). Mas ai me toquei que vou pra universidade e não passar férias, entao uma cidade de médio porte ja esta de bom tamanho ! Claro que eu aindo prefiro Montréal, mas os fatos estao me convencendo cada vez mais e mais de ir para Québec, até porque vou morar na universidade (espero) então não acho que ficarei com aquela sensação de cidade pacata. Além do mais, pelo o que eu vi a ULaval parece ser tao dificil quanto, entao vou ter que fazer valer !! Quanto ao clima, ja estou me preparando psicologicamente, pois venho de Belém e as nossas estações do ano sao: verão e verão com chuva ^^
Sem contar que studando e morando na Concordia University, eu gastaria mais ou menos uns 18 mil reais a mais por ano, isso é muiiito !!
Falando em dinheiro, qual é a mais cara para transportes, comida, entretenimento ?
E ai, o que voces acham então, da minha possivel decisão para Laval?
Agradeço mais uma vez pelas respostas, ajuda bastante quando se está de lado de cá sem conhecer o lado de lá ^^
-
12 de maio de 2013 às 13:36 #62173
gabi-infirmiere
Participanteduvidas sobre custo de vida vc encontra zapeando pelo site e mesmo pela internet, ha zilhoes de blogs de imigrantes narrando suas peripécias.
Mas falar em custo de vida nunca é algo simples, pois é uma coisa que depende necessairamente do *seu* estilo de vida. Se ira preparar sua propria comida, se ira comer no campus, se ira comprar congelados. Se precisa ir a todos filmes que sao lançados, se nao consegue ficar 1 fim de semana sem ir numa party, se na party consome 1 ou 5 bebidas. Se gosta de viajar e quer aproveitar os poucos dias livres para fazer turismo, se pretende visitar o Br nas férias, se quer comprar um carro, se compra so roupas de marca, se frequenta academia da moda …… é um grande exercicio de auto-reflexao, você pode tentar colocar no papel essas informaçoes e calcular aproximadamente qual sera o *seu* perfil.
Geralmente estudantes possuem um revenu mais baixo entao acabam aprendendo a conviver com isso. Fazer a propria comida salva sous e vc adota um estilo de vida mais saudavel. Da mesma forma, morando no campus, fazer os trajetos a pé ou de bike é mais écolo e barato. Aprender a curtir um piquenique ou uma noitada na casa de amigos custa bem menos do que ir no nightclub que cobra 10$ por um shooter, e assim vai … mas isso depende de cada um ….
comida=
No campus, os preços variam enormemente. Um café pequeno na cafeteria do Vandry, administrada pela Sodexo custa 2$. Na coop étudiante do mesmo prédio, 1,50$ (mas vc deve levar sua propria caneca) e na coop do Vachon, 1,50$ com a caneca de papel.
Você pode pesquisar o preço dos alimentos nos sites dos supermercados como Maxi, IGA, etc.Diversao e afins =
O campus fica ao lado de 4 shoppings, perto do cinema Clap e com 1 onibus vc vai até o Vieux-Québec.
Shows, espetaculos e cia: ha algumas opçoes, basta verificar o preço nos sites dos teatros e casas de espetaculos. Usando o santo google e palavras como théâtre québec, cinéma québec ou spectacles québec programmation vc acha varias opçoes. É so pesquisar.transporte =
O passe de ônibus custa 53$ para estudantes, mas em Québec nao ha metrô nem bixi. Os métrobus sao equipados com suporte para bicicleta entao se vc decidir pedalar no parc linéaire de la rivière Saint-Charles mas nao quiser encarar o trânsito de Ste-Foy até Limoilou, é so pegar o bus. Se for téméraire, é so encarar as ruas (ha menos pistas ciclaveis do que em Mtl).Para estudantes estrangeiros, a Laval conta com o BVE, o bureau de la vie étudiante, que promove passeios e confraternizaçoes, além de oferecer serviços de apadrinhamento e ajuda aos estudos. http://www.bve.ulaval.ca/
a decisao é pessoal e intransferivel, so compete a você e a seus pais, pois como serao eles que irao te bancar, a opiniao deles nao deve ser negligenciada, nao é ?
boa pesquisa
bonne chance. -
15 de maio de 2013 às 01:14 #62194
Limabreubia
ParticipanteAhh sim, com certeza !! Vida de estudante não é luxo, rsrsrs. Comida em casa é um “must”, além de outras coisas também.
Mas em relação ao frio, como é que voce lida com o frio ? É insuportavel? Triste? Bonito? Da pra sair de casa? As casas e os lugares fechados são bem aquecidos ?…
E o carnaval de Québec? Pelo visto é muito conhecido ^^
Muita obrigada gabi pelas informações !!!
-
15 de maio de 2013 às 01:43 #62196
gabi-infirmiere
Participantetodas essas perguntas já estão respondidas no fórum, basta dar uma pesquisada.
boa pesquisa,
bonne chance -
15 de maio de 2013 às 01:47 #62197
Limabreubia
ParticipanteTa ok, merci !!
-
15 de maio de 2013 às 21:01 #62210
FCelso
ParticipanteOi Bia,
A primeira questão a ser definida na sua dúvida seria justamente a universidade. Você já escolheu, e eu escolheria baseado num critério bem definido, a saber, a pontuação da universidade considerando o mercado do Canadá e o internacional, nessa ordem. Se a tua ideia é utilizar o curso universitário realizado no Canadá para atuar no Brasil, não fará muita diferença onde fizestes o curso, pois no Brasil considerarão que você fez no Canadá, “aquele país que neva e faz frio”.
A Gabi já deu uma boa ideia de como é a vida na Cidade do Québec, e é basicamente como ela falou.
A respeito do custo de vida, considere ainda buscar um quarto para alugar próximo ao campus. Eu fiz isso porque queria conhecer melhor por conta a cidade e não estava muito interessado em seguir os colegas (no meu caso fiquei 1 ano fazendo pesquisa, não tinha aulas). Na casa onde fiquei, a 15 minutos de bicicleta (emprestada pelo dono da casa) do campus, pagava CAD$ 370,00 por um quarto pequeno com cama, guarda-roupa, escrivaninha e estante, internet sem fio, telefone local, lavadora e secadora com sabão incluído, frigobar próximo à cozinha, TV a cabo no quarto, acesso à cozinha completa com lavadora de louça, podendo ainda eventualmente receber amigos para churrasco no jardim/pátio ou utilizar a sala de jantar.
Para o transporte, o passe mensal de ônibus é bastante acessível e você paga uma taxa para todo o mês, podendo fazer quantas viagens quiser. No inverno e nos dias de chuva será bastante útil. No caso de escolher morar fora do campus é muito importante verificar o trajeto das linhas de ônibus no site do sistema de transporte público da cidade.
Sobre o frio, vou te contar da minha experiência própria. Como você ficara á 3 anos, vale a pena pesquisar e encontrar roupas de qualidade para o clima frio. Dentro de casa e em qualquer lugar fechado que você for, não se passa frio, pois há aquecimento (18 a 22oC) em todos os lugares fechados, inclusive em algumas paradas de ônibus. A temperatura mínima que peguei no inverno foi de -35oC com sensação térmica de -45oC devido à brisa suave naquela manhã de janeiro. O forte do inverno costuma acontecer do final de dezembro a meados de março, mas para teres uma ideia mais concreta, neva mesmo, geralmente do final de outubro até abril. De maio a meados de outubro não neva. De maio a junho, e de setembro a meados de outubro, fica um clima entre o inverno e o outono da capital gaúcha (Porto Alegre – considero o “inverno” bem suave – na região do Planalto Médio, onde cresci, no Nordeste do RS, é bem mais frio). O verão, em julho e agosto pode ter dias abafados com 27-30oC, mas é por pouco tempo, e à noite fica próximo a 20oC.
Respondendo a tua questão, se o frio é insuportável, eu diria que depende de como estás preparada. Se as roupas não forem adequadas, tu correrás o risco de congelar no ambiente aberto e suar à beça no ambiente fechado.
Triste ou bonito, vai depender do teu modo de encarar as coisas. Ou, se fores bipolar, pode ser que um momento esteja triste, e no outro bonito! rsrs
Sair de casa no inverno é possível. Você precisa saber o que fará no ambiente esterno. Quanto tempo ficará exposta ao relento. Esperar ônibus parada durante 5 minutos a -10oC, um tipo de roupa pode ser adequado. A mesma roupa pode te congelar a ponta dos dedos, do nariz, as orelhas, se tiveres que esperar 20 minutos parada. Ou se a temperatura estiver a -25oC. Se você for sair para uma caminhada, ou melhor, passeio de raquetes, para ficar, digamos, umas duas horas se movimentando e fazendo exercício físico intenso, a roupa terá que ser adequada para isso. Se você sair para o cinema, ou para um encontro com amigos, ou para o mercado… em cada caso, saber a vestimenta certa fará a diferença na hora de sofrer mais ou menos com o clima.
O clima, a alimentação, o idioma, os costumes, a cultura – a tudo isso terás que te adaptar.
Boa sorte na sua aventura!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.