Dúvida com visto de trabalho

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Dúvida com visto de trabalho

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8135
      Acruwer
      Participante

      Boa noite pessoal,
      não sei se aqui é o local correto para essa questão, caso não for, me avisem.

      bom, estou necessitando tirar algumas dúvidas em relação a renovação de meu visto de trabalho, e gostaria de saber se alguém conseguiria me ajudar.

      Resumindo um pouco,

      eu vim aqui pra MTL com o visto de estudo e de trabalho, fiz 6 meses de curso de frances, e depois que acabei meu curso de frances, arranjei um emprego na minha área, estou trabalhando faz quase um mês, o problema é que meu visto vence em Set, e gostaria de pedir o visto de trabalhador temporario, pois vou entrar com o pedido de imigracao daqui alguns dias, dai gostaria de receber esse visto de trabalhador temporario enquanto rola o processo de imigracao… acredito que em relação a documentos da empresa, eu acho que não terei problemas em pedi-los…

      gostaria de saber se tem alguém que possa me ajudar, ou se conhece alguém que possa…

      Merci bcp!

    • #53730
      RonaldoMaciel
      Participante

      Acruwer, no site do MICC, tem um step by step de como fazer no teu caso, dê uma olhada: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/temporary-workers/obtaining-authorizations/skilled-worker/general-procedure.html

      Seu chefe terá de fazer algumas coisas e vc precisará pedir um CAQ… Depois precisará pedir um work permit junto ao CIC (do gov canadense). http://www.cic.gc.ca/english/work/index.asp

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #53736
      ecamargo
      Participante

      Acruwer,

      Cara, aproveitando… qual tua area de formação e qual a empresa que te levou para o study and work, estava justamente pensando na mesma possibilidade, de ir estudar e ainda por cima ter a experiência canadense.

      Grato.

    • #53985
      Acruwer
      Participante

      Muito Obrigado pela ajuda,
      desculpe a demora em responder, acabei não recebendo o email de resposta aqui do fórum…
      Muito obrigado RonaldoeSusana, eu tenho dúvida, pois como já trabalho, seria o mesmo processo?
      Ecamargo,
      eu vim pela WorldStudy, mas eu vim somente com o estudo certo, e com o visto de trabalho. Fui eu quem corri atrás pra conseguir o emprego, nisso não ajudaram em nada.. :)
      abraços!

    • #62452
      Joaoquebec
      Participante

      @Acruwer wrote:

      Muito Obrigado pela ajuda,
      desculpe a demora em responder, acabei não recebendo o email de resposta aqui do fórum…
      Muito obrigado RonaldoeSusana, eu tenho dúvida, pois como já trabalho, seria o mesmo processo?
      Ecamargo,
      eu vim pela WorldStudy, mas eu vim somente com o estudo certo, e com o visto de trabalho. Fui eu quem corri atrás pra conseguir o emprego, nisso não ajudaram em nada.. :)
      abraços!

      Acruwer, a worldStudy tem dois programas de trabalho no Canadá. O TRUE e o Study and Work. Quais dos dois você fez? Você achou que a experiência valeu a pena? Eu sei que já tem um ano que você escreveu aqui e muita coisa deve ter mudado. Mas eu penso em ter uma experiência semelhante e gostaria de ouvir opiniões de quem já fez. Boa sorte com o processo e abraço.

    • #62455
      Carolbeca
      Participante

      @Acruwer wrote:

      Ecamargo,
      eu vim pela WorldStudy, mas eu vim somente com o estudo certo, e com o visto de trabalho. Fui eu quem corri atrás pra conseguir o emprego, nisso não ajudaram em nada.. :)
      abraços!

      Olá Acruwer;

      Também gostaria de aber se o programa que vc foi da World Study foi o True Canadá SWAP, ou intercambio com o visto de trabalho com a mesma duração dos seus estudos?

      Como João mencionou, vc tem 1 ano que escreveu, mas seria importante pra nós o compartilhamento de sua experiência, e principalmente gostaria de saber como foi sua busca de trabalho já que a World Study não o ajudou. O que vc teria feito de diferente?

    • #62462
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      Oi Carol,

      Eu acabei de ser aceita por esse programa da WS, o True Canadá. É um visto de trabalho aberto com a duração de 1 ano e vou embarcar em agosto. A escola oferece a opção de te ajudar com as entrevistas ou não, você escolhe e caso queira ajuda deles há um custo relacionado. Mas eles arrumam entrevistas apenas nas áreas de serviço e atendimento ao público, com certeza não vão atrás de grandes empresas ou empregos mais qualificados.

      A princípio eu vou apenas estudar, se encontrar algum emprego na minha área eu vou trabalhar. Como o visto é temporário sei que não é tão simples arrumar um bom trabalho quanto um imigrante com visto de residente permanente. Meu marido ainda vai trabalhar por lá (ele é sócio diretor de uma empresa aqui no Brasil e consegue trabalhar remotamente com algumas viagens para o Brasil durante o ano) e fizemos uma reserva considerável, estou tranquila em relação a isso e se não arrumar emprego eu vou continuar com o meu projeto que é aprimorar minhas habilidades em inglês e francês e fazer uma pós graduação na ULaval (ia fazer um CEGEP, mas achei mais adequado uma pós).

      Há um pré-requisito para esse programa com a WS que é estar matriculado em um curso superior ou ter se formado há no máximo 1 ano. Como eu fiz uma segunda graduação que foi concluída no último ano consegui me enquadrar, caso contrário eu não estaria habilitada. Além disso você precisa ter pelo menos o nível intermediário de inglês para se qualificar para o programa.

      Bom é isso, espero ter ajudado!

      Beijos,
      Stefânia

    • #62466
      Carolbeca
      Participante

      Olá Stefânia;

      Que bom que vc já está indo!!!

      Estou em contato com a WS e eles só irão abrir novas vagas para este programa em Dezembro/Janeiro, vou ter que esperar até lá, espero conseguir a aprovação no programa!

      Tenho mais de um ano de formada, mas em compensação eu estou em uma segunda formação o que me dará possibilidade de concorrer a vaga já que estou estudando ainda. Vou correr também com o inglês para aprimorar e não feio no teste que eles aplicam…

      Pelos meus cálculos, acho que só devo estar embarcando em Março, pelo tempo acredito que vc já tenha saído de Toronto e esteja em Québec. Vi em outro post que está já providenciando os aluguéis!

      Enfim, deseje-me sorte pois em breve poderemos nos encontrar por lá!
      Mantenha-me informada, pois vcs terão informações bacanas para poder ajudar outros que assim como eu deseja ir pelo mesmo programa que vcs!

      Abraços;
      Sucesso!

      Carol

    • #62469
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      OI Carol!

      Pois é, se não me engano são apenas 30 vagas por ano…acho que eu fui uma das últimas selecionadas. Dezembro logo chega e você vai conseguir tudo a tempo de ir em março.

      Estamos atrás de aluguel nas duas cidades para adiantar um pouco, mas tenho percebido que meu problema está concentrado em Toronto, já que em Ville de Québec como ficaremos mais tempo é mais fácil achar algo.

      Espero que tudo dê certo para você e que nos encontremos lá em breve. :P

      Ahhh, fechamos o francês na Edu-Inter…o preço foi o melhor.

      Beijos e boa sorte!

    • #62476
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      Outro detalhe Carol.

      Esse visto fornecido pelo programa True Canada, não dá direito a levar acompanhante, ok? No meu caso o meu marido está indo com um visto separado…

      Beijos!

    • #62481
      Carolbeca
      Participante

      Olá Stefânia;

      Tô sabendo… :?
      A atendente que está me acompanhando da WS já tinha me alertado que se ambos fizéssemos o programa TRUE não teríamos como levar nossa filha, então eu irei pelo True e ele irá com outro visto que possa levá-la como acompanhante.
      Vc fará o curso de 3 meses de inglês? Por isso vc está indo pra Toronto antes de ir para Québec neh?!

      Eles me informaram que terei que fazer em Toronto ou Vancouver antes de ir para Québec.

      Depois me passa por MP o orçamento do curso de francês Edu-Inter pra eu já ir me preparando…

      Obrigada pelas informações;
      Beijos;
      Carol

    • #62486
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      OI Carol!

      Então, meu inglês foi classificado como upper intermediate e a princípio eu não precisaria de 3 meses de curso, mas eles me disseram que era uma exigência do programa, então tive que me matricular. Mas ok, acho que vai ser bom para minha carreira já que acredito que depois desses 3 meses de imersão, considerando o meu nível atual, acho que vou sair com o inglês muito bom!

      Optamos por fazer o curso em Toronto pois é muito mais perto de Québec…

      Fizemos a matrícula no curso da Edu-Inter com a WS também, vou te mandar os valores via MP.

      Beijocas!
      Stefânia

    • #62498
      Joaoquebec
      Participante

      Stefânia uma curiosidade. Qual empresa você contratou para participar do TRUE? Eu entrei em contato com a World and Travel de BH, mas a empresa parece que está me desincentivando a participar do programa. Me disseram que o governo canadense ainda não liberou as vagas então o programa está suspenso. Além disso fica me empurrando orçamentos de Study and Work bem caros. Isso procede? Eu estou achando bastante estranho essa situação.

    • #62509
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      OI João,

      Eu usei a World Study em Brasília. Esse programa tem um número de vagas limitadas por ano, então acredito que as vagas de 2012 já estejam completas (São apenas 30). Até onde sei apenas a World Study que trabalha com esse tipo de visto aqui no Brasil.

      É um programa relativamente caro, lembro que fiz o orçamento do work and study e o preço era muito parecido para 12 meses. Para você ter mais ou menos uma idéia, entre todas as taxas, matrícula no program, curso de línguas (agora é mandatório) e taxas consulares, estou desembolsando perto de CAD 8.000,00, então, dependendo do seu perfil, talvez o work and study também possa ser interessante.

      Se precisar de algo mais é só falar.

      Abraços!

    • #62512
      Joaoquebec
      Participante

      @Tissot_au_Quebec wrote:

      É um programa relativamente caro, lembro que fiz o orçamento do work and study e o preço era muito parecido para 12 meses. Para você ter mais ou menos uma idéia, entre todas as taxas, matrícula no program, curso de línguas (agora é mandatório) e taxas consulares, estou desembolsando perto de CAD 8.000,00, então, dependendo do seu perfil, talvez o work and study também possa ser interessante.

      Mas no caso para eu poder ter um visto de um ano eu preciso estudar um ano também não? Digo no caso do Work and Study. É essa a vantagem que é vi no TRUE que é o visto de trabalho aberto por um ano. As vezes eu acho confusas as regras para se trabalhar no Canadá. É bom que tenha tópicos como esse.

      Obrigado pelas esplicações. É algo que eu preciso analisar com calma. Pelo visto tudo que envolve o Canadá é caro.

    • #62516
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      OI João!

      Quando eu fiz o orçamento do work and study era assim: 06 meses de estudo de francês + 6 meses de trabalho. O custo envolvido era muito parecido com o orçamento do True.Também vi que tinham opções de estudar 3 meses e trabalhar 3 meses.

      O programa True é feito para pessoas recém formadas (no máximo 1 ano de formado) ou então estudantes do ensino superior, pelo que entendi a maioria das pessoas vai para trabalhar na área de serviços mesmo, mas já vi outros casos que o pessoal encontra emprego na área…é meio que uma loteria, sabe? Mas enfim, é muito atrativo poder ter o visto aberto para trabalhar.

      Realmente, tudo acaba ficando meio caro, por isso que é importante ir com tudo muito organizado.

      Abraços,
      Stefânia

    • #62519
      Joaoquebec
      Participante

      Oi Stefânea,

      Acho que vou procurar as agências e fazer um orçamento para poder ter várias opções.
      O que me interessou no TRUE foi a possibilidade de aplicar pelo PEQ. É possível fazer isso com o Study and Work?

    • #62520
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      @Joaoquebec wrote:

      Oi Stefânea,

      Acho que vou procurar as agências e fazer um orçamento para poder ter várias opções.
      O que me interessou no TRUE foi a possibilidade de aplicar pelo PEQ. É possível fazer isso com o Study and Work?

      OI João!

      Então, tanto para o PEQ quanto para Canadian Experience Class, você precisa ter pelo menos 1 ano de trabalho full time (em tempo integral) em um trabalho que eles chamam de “especializado”. O visto do true é só um ano, e para aplicar você precisaria estar dentro dessa lista e ter o seu visto de trabalho renovado pelo empregador para dar esse 1 ano. Em relação ao work and study, se você tiver o visto para trabalhar 1 ano e conseguir um emprego “especializado”, você também estaria habilitado.

      Minha impressão é que não é tão simples conseguir esses empregos com o visto temporário, a grande parte dos que fizeram programas parecidos comentaram que tiveram mais abertura para empregos de atendimento ao público, como restaurantes, lojas, etc. Mas enfim, como o visto é aberto nada impede que um empregador te contrate…é algo que você só vai saber quando estiver lá.

      Aqui tem os links com as infos:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-temporaires/demeurer-quebec/demande-csq/travailleurs-peq/peq.html

      http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/cec/apply-who.asp

      Abraços,
      Stefânia

    • #62536
      Joaoquebec
      Participante

      Oi Stefânea tudo bem?

      Então o TRUE não seria suficiente talvez. Eu pensei que os trabalhos na área de serviços contavam para o PEQ. Esse ano está sendo um ano de me informar. E cada dia que passa vejo que esse processo de imigração está ficando cada vez mais complexo. Obrigado pelos links. Eu pensei também na possibilidade de fazer trabalho voluntário lá. Uma experiência canadense seria bastante útil mesmo que não seja para o PEQ.

    • #62540
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      Pois é João, esse tipo de programa é feito apenas para as pessoas terem uma experiência fora do país, caso consiga um empregador que renove o seu visto aí sim daria para tentar o PEQ…é meio um balde de água fria, né? Mas “it is, what it is…”

      O trabalho voluntário pode ser algo legal sim, acho que qualquer experiência de trabalho em solo canadense vai ser importante para o seu processo de adaptação quando decidir imigrar em definitivo.

      Um abraço e boa sorte!
      Stefânia

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.