Dúvida a respeito da pontuação para Adm de Empresas

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Dúvida a respeito da pontuação para Adm de Empresas

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7704
      leandrorcamago
      Participante

      Olá!!

      Sou formado em administração de empresas e tenho dúvida a respeito dos pontos extras da área de formação. Tenho ou não direito a tais pontos? Vi na lista que há pontos para quem é formado em “Gestion de commerces” nível colegial técnico na página 3 do link http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf, ganhando 12 pontos. Há também na página 5 “Gestion et administration des entreprises” Nível universitário que valem 6 pontos.
      Já ouvi falarem que quem é formado em administração de empresas não recebem pontos extras pois tal lista não tem mais validade.
      O que é o correto? Há listas no site do escritório de imigração que não valem mais?

      Muito obrigado!

      Leandro

    • #47964
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Leandro,

      a lista que vc menciona é a mais recente que o MICC ja divulgou, senao me engano.

      O que vc nao consegue entender, alias a maioria também nao, é que existe uma enorme demanda de profissionais tecnicos aqui!

      Isso quer dizer que existe emprego para TECNICOS e nao graduados na mesma area!

      Nao é a mesma coisa!

      Quem pode mais pode menos…. aqui nao é assim!

      Se vc tem um diploma de graduacao (BAC) nao deveria estar procurando emprego de DEC!

      Aqui é mais complicado isso!

      POr isso tem mais pontos no DEC e nao no BAC!

      Espero ter ajudado!

    • #47965
      leandrorcamago
      Participante

      Mas eu consigo um emprego de DEC? E a pontuação de DEC?

      Obrigado pela ajuda =)

    • #47968
      DiegoeThais
      Participante

      Opa Leandro , tudo certo? Também sou da área adm. e espero poder ajudar. Nesta lista que você me passou o link, ao que consta é válida sim, apesar da data de 2009 é a que está em vigor. Com relação ao nível Técnico / Universitário, pelas informações que tenho isso é bem diferenciado lá. Se você tem o nível universitário você só consegue trabalhar em vagas para este nível. Eles entendem que um profissional com nível universitário tem que ser remunerado de forma superior ao técnico, mesmo se o profissional quiser trabalhar no nível técnico eles recusam na maioria das vezes, pois a fiscalização por parte dos sindicatos lá é muito forte, e se o sindicato em uma destas fiscalizações encontrar um profissional de nível superior exercendo uma função de nível inferior , a empresa é autuada com multa e obrigada a remunerá-lo na classe adequada. Por isso Na maioria faz vezes isso não acontece.
      Agora, nesta lista na seção B Administration des Enterprises et Gestion e Admistration dês Enterprises (BAC 3Ans) constam com uma pontuação de 12 pontos para o Req.Principal, e na última palestra que eu participei com M.Guilles ele confirmou que minha formação estava na lista de prioridades.
      Bem espero ter dirimido suas dúvidas. Abraço e boa sorte na caminhada!!!

    • #47969
      RonaldoMaciel
      Participante

      Ola a todos. Esta questao de se ter o nivel universitario e buscar uma vaga de nivel tecnico, ao meu ver, nao é exatamente assim. Eu exerco uma funçao que em cuja descriçao, pedia somente um DEC em Contabilidade. Eu sou da área de administraçao tambem, nao tenho o DEC em contabilidade mas fui contratado porque eu tinha a experiencia requerida e perfil correspondente.
      O que ocorre (e leva os empregadores a serem um pouco mais “resistentes” de contratar alguem com nivel educacional elevado para uma vaga simples) é que na cabeça do empregador isso significa que a pessoa vai entrar, ficar pouco tempo na vaga e mudar de emprego. Pois aqui, eles te contratam visando que vc realmente fique no cargo e nao mude dali dois anos – como acontece no Brasil em muitas vagas. Vejo que isso é uma diferenca muito grande daqui para o Brasil. Eles preferem que a pessoa fique no cargo e ganhe experiencia, se torne um expert. Enquanto que no Brasil se valorize a diversificaçao, a mudança.
      O que o Diego falou sobre os sindicatos pode ate ser verdade mas poucos cargos hoje sao sindicalizados na area de adm entao esta nao seria muito a razao.

      Desculpe o post longo mas soh para explicar a questao da educacao do Canadá e no Brasil, aqui existe uma diferenca clara (e a valorizacao necessaria) das funcoes de nivel tecnico. A maioria dos trabalhos digamos “operacionais” exige somente um DEC. Por exemplo para fazer uma funcao de escritorio (tipo um contas a pagar, um analista de credito, logistica etc, para isso o DEC é suficiente). O nivel universitario seria para vagas um pouco mais graduadas (senior ou de supervisao) em que a função exigisse mais raciocínio e análise de fato e menos operação. E vcs sabem que no Brasil, exige-se faculdade para tudo – aqui é diferente. – e acho isso fascinante pois no Brasil deveria ser igual, assim acabaria com todas estas universidades em cada esquina.

      Espero poder ter ajudado,
      Abraco
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #47971
      leandrorcamago
      Participante

      Olá Diego, realmente encontrei os 12 pontos para Gestion et administration des entreprises que você comentou na Seção B, mas isso está na coluna da direita, que é válido apenas para diplomas de Quebec. O mesmo curso aparece novamente na Seção C valendo 6 pontos para diplomas estrangeiros.
      Alguém pode confirmar se estou correto?

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.