Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Universidades › Doutorado no Québec
- Este tópico contém 10 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos atrás por Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
16 de novembro de 2007 às 22:16 #5336MariliaParticipante
Olá, Pessoal!!!
Resolvi criar esse Tópico porque tenho grande interesse em fazer um doutorado em Quebec na área de Administração (gestão de empresa) em qualquer universidade como Laval, Quebec à Montreal ou outra que tenha essa mesma área e que o idioma seja francês.
Gostaria de saber se:
Alguém sabe como devo proceder? Já estudou ou estuda lá?
É dificíl conseguir bolsa de estudos?Conto com vocês!!!
Um abraço. -
17 de novembro de 2007 às 16:36 #22928Carlos_SantosParticipante
o melhor ponto de partida é saber junto à universidade que você deseja verificar as informações diretamente na fonte oficial, a propria universidade.
Num segundo passo eu procuraria um professor que fizesse pesquisas na area em que você deseja fazer o seu DSc.!
Para concluir, tente um contato com ele direto informando o seu interesse!
Espero que você ja tenha algo costurado e escrito em francês para enviar para ele pois isso ajuda!
De qualquer forma o doutorado normalmente fica a cargo do professor receber o candidato…. esse é sempre o melhor caminho!
Existem outros mas prefiro o que você costura antes com quem pode ser o seu orientador futuro desde o começo!
Boa sorte!
-
5 de dezembro de 2007 às 13:00 #23569MariliaParticipante
Valeu Carlos!!!!
Vou tentar seguir seus conselhos!!!!
Tenho a curiosidade de conversar com alguém que esteja já em uma dessas universidade, pois, também, tenho dúvidas, quanto moradia, alimentação, se a bolsa cobre tudo, enfim detalhes que no dia-a-dia fazem a diferença. Vc conhece alguém?
Obrigada pela atenção!!!!
-
6 de dezembro de 2007 às 01:25 #23583Carlos_SantosParticipante
depende da origem da bolsa. Aqui o valor bolsa pode ser vista nos organismos de pesquisa e para um pos doc era perto de 40mil CAN por ano.
Da para viver com este valor bem, mas esse nao é o valor de doutorado e sim pos doutorado!
é preciso ver, mas acho que é possivel vir e viver com uma bolsa de estudos! Até a do Brasil nos da esta condição !
infelizmente nao conheço ninguém aqui bolsista.
Boa sorte na sua pesquisa!
-
6 de dezembro de 2007 às 19:53 #23604fedinizParticipante
Carlos,
Estes organismos de pesquisa que vc referiu possuem um site p pesquisa ou são instituições q somente as visitando poderemos ter as informações?
Gostaria muito de saber os valores para bolsas de doutorado…
Também ainda não entendi bem se doutorado está ou não incluído no Prêts&Bourses… este valor de 40mil U$can o ano é o valor do empréstimo ou doutorado funciona como um emprego, seguindo o modelo da Europa? Este financiamento deve ser pago após a conclusão da tese ou doutorado é diferente?Agradeço muito a ajuda!
-
7 de dezembro de 2007 às 01:59 #23619Carlos_SantosParticipante
@fediniz”;p=”16784 wrote:
Carlos,
Estes organismos de pesquisa que vc referiu possuem um site p pesquisa ou são instituições q somente as visitando poderemos ter as informações?sim existem, veja so o que eu encontrei usando o google.ca colocando bourse administration como palavras chaves:
acho que era isso que vc estava precisando não? bolsa oferecidas para D.Sc. oferecidas por varios organismos para o Curso de Administração na Universidade de Laval que fica aqui na Cidade do Québec.
Além desta, veja esta outra:
PROGRAMMES DE BOURSES D’EXCELLENCE POUR ÉTUDIANTS ÉTRANGERS 2007-2008
Boa pesquisa!
Gostaria muito de saber os valores para bolsas de doutorado…
neste caso, siga os links e veja vc mesmo!
Também ainda não entendi bem se doutorado está ou não incluído no Prêts&Bourses… este valor de 40mil U$can o ano é o valor do empréstimo ou doutorado funciona como um emprego, seguindo o modelo da Europa?
quando falei de BOLSA DE ESTUDOS DE DOUTORADO nao falei de PRET ET BOURSE, que é um sistema a parte!
Falo de bolsa de estudos como as da CAPES e do CNPq ai no Brasil, que são bolsas a fundo perdido, ou seja, você nao PAGA depois como é o PRET ET BOURSE aqui!
40 mil dolares eu estava falando de POS DOUTORADO!!! que é uma classe de bolsa mais ALTA! imagino que a de doutorado seja menor! Eu sei pois andei vendo isso para mim aqui! mas desistir pois é necessario ter até 5 anos apos o doutorado para poder pleitear uma destas bolsa de pos doc!
Aqui no Canada também existe bolsa do tipo da CAPES e do CNPq, mas é mais dificil e concorrida, por motivos obvios!
Este financiamento deve ser pago após a conclusão da tese ou doutorado é diferente?
o que eu estava falando NAO! é quase um salario!
Boa pesquisa!
-
11 de dezembro de 2007 às 19:41 #23763fedinizParticipante
Oi Carlos,
Obrigada pelas suas considerações, estava mesmo muito afim de saber se existiam outros meios que não o Prêts&Bourses, pois é complicado se comprometer com uma dívida muito alta sem garantias posteriores de empregabilidade.
Encontrei vários institutos de fomento em minhas áreas de pesquisa (q não é administração e sim, saúde no trabalho e envelhecimento humano) com busca simples no google.ca, segundo sua sugestão. No entanto, o link para p PROGRAMMES DE BOURSES D’EXCELLENCE POUR ÉTUDIANTS ÉTRANGERS 2007-2008 que vc citou acima não é aplicável p residentes permanentes e nem p cidadãos canadenses, mas tão somente p estudantes estrangeiros.[i]”Citoyenneté et résidence
Le candidat ne doit pas être citoyen canadien ou résident permanent du Canada au sens de la Loi sur l’immigration de 1976 (L.R. 1985, c.: le résident permanent a obtenu le droit d’établissement au Canada sans avoir acquis la citoyenneté canadienne).
Dès qu’un candidat ou qu’un boursier adresse une demande de résidence permanente en vertu des lois canadiennes de l’immigration, il n’est plus admissible au présent concours et, le cas échéant, se voit retirer sa bourse d’excellence.”[/i]
Fonte:http://www.fqrnt.gouv.qc.ca/nateq/bourses/regles/boPBEEE_07.htm#conditions
Merci encore une fois!
-
11 de dezembro de 2007 às 20:55 #23765ViegasParticipante
Cara Marília, não sei se sua intenção é de imigrar como residente, mas se for, sugiro que não demonstre sua vontade de estudar por lá, mesmo que doutorado. O apoio do governo é visando quem vai trabalhar lá. Mesmo que vc pretenda trabalhar e estudar, pois a bolsa não é lá estas coisas, pode dificultar sua ida se deixar isto claro.
Um abraço, Luiz Viegas -
11 de dezembro de 2007 às 23:15 #23773Carlos_SantosParticipante
fediniz,
vc tem razão, eu não havia percebido antes de postar sobre o status de estrangeiro…. foi mal!
boa sorte nas suas pesquisas!
Quanto as considerações do Luiz Viegas, é fato que para a entrevista, ir para estudar realmente não é bem visto, pois eles querem trabalhadores e nao estudantes!
Depois de chegar aqui a coisa é outra, e você pode voltar aos estudos!
atenciosamente
-
12 de dezembro de 2007 às 15:59 #23785DivinoParticipante
Olá pessoal,
Estou no mesmo dilema, pois quero concorrer ao Mestrado, ao mesmo tempo se eu conseguir me transferir como estudante, não sei se vou ter alguns direitos de residente como por exemplo, cidadania canadense depois de permanecer três anos no país.
-
12 de dezembro de 2007 às 21:22 #23795Carlos_SantosParticipante
@Divino”;p=”17011 wrote:
….se eu conseguir me transferir como estudante…
nunca ouvi falar em transferência entre Pais…
Minha esposa que também fazia mestrado ai na UFF, teve uma outra saida, fazer a distância o mestrado!
Transferência, so se existir acordos de cooperação entre as universidades neste aspecto e mesmo assim, acho que o nome transferência não deve ser o caso, deve ser mais facil intercâmbio entre alunos!
Boa sorte!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.