Documentos enviados, esperando carta do processo – Demora?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Documentos enviados, esperando carta do processo – Demora?

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7580
      bdraraujo
      Participante

      Oi Pessoal,

      Acho que essa dúvida é mais pela ansiedade mesmo, mas vamos a ela. Vi alguns post em blogs que relatam um certo tempo entre envio da documentação e o recebimento da carta com a informação da abertura do processo. Bem, eu entreguei pessoalmente na recepção do prédio do BIQ a ducumentação no dia 25/07/11, e ainda não recebi nada deles informando sobre o processo. É normal? Eu sei, só se passaram 16 dias, mas imaginei que essa carta viesse rápido. Quanto tempo em média isso demora, alguma estatística?

      Qualquer informação a respeito é bem-vinda :)

      Obrigado,
      Bruno

    • #46381
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Bruno,

      a melhor forma de saber o tempo é ler os relatos dos colegas que aqui postam sempre estas informcaoes e atualizadas de cada etapa do processo.

      Leia com calma, isso ajuda a amenizar as ansiedades deste processo.

      Se vc terminar o processo tendo lido TODO o forum, vai ser super bom para sua saude e para o seu futuro aqui também!

      Abraços

    • #46392
      javabeats
      Participante

      Talvez sequer recebas uma carta :)

      Os processos iniciados em 2010 estão na casa dos 12, 14 meses de espera. Dos que já foram finalizados, alguns deles receberam diretamente a solicitação dos exames médicos, e em alguns casos, também o pedido de passaporte. Até o momento, o prazo médio de 13 meses se mantém (acompanhe os fóruns para ter novidades sobre os processos).

      Entretanto, parece que a (boa) prática de enviar uma carta de abertura do processo vai voltar. Um amigo que deu entrada na mesma época que você foi informado pelo atendente do consulado, no ato da entrega dos documentos, de que em cerca de 4 a 5 meses ele receberia uma carta de abertura, como era feito até o início de 2010.

    • #46418
      berlota
      Participante

      Sabe que em 2008 quando iniciamos o processo eu lia nos fóruma que poderia demorar até 4 anos. Pra nós demorou quase 3 anos até termos o visto da polícia federal. Mas parece que o nosso processo atrasou um pouco pq informatizaram o processo. Eu acho que a cada ano tem mais critérios para aceitar as pessoas, mas em contra partida está ficando mais rápido. Eu recebi o pedido de exame médico e já diziam na carta para enviar fazer os exames e já enviar os passaportes.
      Boa sorte à todos, nos vemos no Quebec :)

    • #46419
      berlota
      Participante

      Ah, uma informação importante para que vai levar filhos e esses filhos são de outro casamento. O nosso processo atrasou ainda mais, porque eles não aceitaram a carta da mãe da minha filha dizendo que ela poderia ir comigo. No meio do processo, nos enviaram uma carta dizendo que precisavam de uma guarda estabelecida. Então levamos uns 2 meses para conseguir oficializar a guarda conjunta e enviar de volta a documentação.
      Tinha que ver como foi brochante, chegar aquele envelope pardo e nó achando que seria o pedido de exame médico e não era…..snif.

    • #46431
      Caio Fraga
      Participante

      Segue abaixo o histórico do meu processo recente:

      11/06/11 – Recebimento da minha documentação no escritório de imigração
      04/07/11 – Recebimento de 1ª carta informando a abertura do dossie
      26/07/11 – Recebimento de 2ª carta informando que serei chamado para uma entrevista
      11/08/11 – Entrega de atualização de documentação com Atestado de Conclusão de nível da Aliança Francesa + Certidão de Casamento

      Status: Aguardando convocação para entrevista (data)

    • #46437
      bdraraujo
      Participante

      Obrigado pessoal! Recentemente eu mandei um e-mail para o BIQ e a resposta dizia que o prazo para abertura do dossiê era de 3 semanas. Bom, não recebi carta alguma ainda, mas hoje já consegui constatar na fatura em aberto do meu cartão que o valor foi lançado. Uhu! Nunca fiquei tão feliz de debitarem um valor alto no meu cartão ;)

      Acho que agora a ansiedade diminui (por enquanto).

      Abraços,
      Bruno

    • #46452
      javabeats
      Participante

      Desculpe, amigo. Agora vi que você está no processo provincial. Quando postei, tratava do processo federal :(

      Abraço!

    • #47850
      Elaine Neves
      Participante

      Eu também estou com a mesma ansiedade, pois dei entrada no processo federal no dia 25/08/2011 e até agora 21/10 não recebi a carta de abertura. Enviei um e-mail quando fez 1 mês, mas tb não tive nenhuma resposta. Estou realmente preocupada, mas vendo os vários foruns acabei ficando mais tranquila. Será que tem mais alguém que esteja esperando a algum tempo pela carta de abertura do processo federal?

    • #47852
      Carlos_Santos
      Participante

      Seja bem vinda ao nosso forum Elaine.

      Sobre o processo federal eu sugiro que leia os topicos do forum:

      Página Principal ‹ Processo de Imigração ‹ Processo Québec – 2ª Parte – Federal ‹ Envio e Taxas

      em

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/23.html

      Boa leitura!

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.