Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › DICAS SAINDO DO RIO E CHEGANDO A SÃO PAULO POR VIA AÉREA
- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 18 anos, 2 meses atrás por Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
26 de setembro de 2006 às 22:10 #4272Carlos_SantosParticipante
DICAS SAINDO DO RIO E CHEGANDO A SÃO PAULO POR VIA AÉREA
Por Carlos Luiz Nunes dos Santos com a inestimável contribuição dos colegas de lista Pauline, Erick, Wagner, Marcel, Patrick e Camila.
Boa tarde pessoal,
Esta mensagem é para registrar as dicas dos colegas da lista canadaimigration do
yahoogroups.ca para os que como eu, precisam sair do Rio de Janeiro de avião e
chegar em São Paulo para uma entrevista para a obtenção do CSQ na Casa Canadá
e deseja dar entrada no processo federal no mesmo dia.Espero que ajude outros colegas…
Eis as questões que coloquei na lista e que os colegas acima gentilmente me responderam:
1) Primeiro qual o aeroporto que devo escolher (congonhas ou guarulhos) para poder ir
para o endereço da Casa Canadá, aonde se realizará a entrevista (Casa Canadá- Rua
Arandu, 205 CJ- Brooklin – Sao Paulo SP – Próximo à Av. Eng. Luis Carlos Berrini na
altura do Shopping D&D) ???
Respostas:
>>> Você deve escolher Congonhas. Fica há uns 6km do local. (Pauline)
>>>Quanto ao Aeroporto, CONGONHAS com certeza, Cumbica fica em Guarulhos,
alem de ser muito longe, deve distar mais de 40Km do Brooklin, vc teria de atravessa a
cidade inteira no hora de mais transito e ainda no mesmo fluxo de todo mundo q sai da
zona leste e vai pro centro e zona sul, nem pensar. (Erick)
>>> Congonhas é o mais indicado (Wagner)
>>> Você deverá descer no aeroporto de Congonhas (Marcel).2) Do aeroporto (que não sei qual, ainda…. espero que uma alma caridosa me responda!)
até a Casa Canadá, o melhor meio de locomoção imagino que seja TAXI, é isso
mesmo??? tem idéia de quanto vai sair esta corrida???
Respostas:
>>> O jeito mais rápido é taxi mesmo. Av. Roberto Marinho, Berrini e chegou. Deve
ficar menos que 20 reais a corrida de taxi. (Pauline Ramos)
>>>Pega os taxis do aeroporto mesmo, mas NAO pega os taxis com faixas vermelhas
que são especiais, são 30% mais caro, pega os taxis comuns mesmo. …. uns 25 reais,
talvez menos! (Erick)
>>>Taxi, sai entre $20 e 25 reais. (Wagner)
>>> Pegue um taxi e peça para que ele pegue a avenida Roberto Marinho, antiga Águas
Espraiadas até a Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, aqui em SP nós apenas chamamos
de Berrini. O Motorista entrará na Berrini, ao entrar você já irá ver à sua esquerda 3
grandes edifícios, um deles tem o nome Microsoft no seu topo, este é o edifício do
Consulado Canadense. A rua Arandú é paralela à Berrini, logo à frente do Consulado
(Marcel).Eu paguei R$ 18,50 na ida e R$ 17,00 na volta . Peguei o de ida lá pelas 7:40h e o da
volta lá pelas 15:40h, os dois taxis brancos, seguindo a sugestão dada pelo ERICK.3) Alguém tem noção de quanto tempo este trajeto leva ???? devo chegar perto das 8:00h
e a entrevista será as 10hs.
Respostas:
>>> Quando eu venho trabalhar (moro meio perto do aeroporto e trabalho perto do
D&D), saio de casa às 9 e chego no serviço em 30 minutos, mas tudo isso pode mudar,
porque já levei quase 2 horas para fazer este mesmo trajeto. (Pauline Ramos)
>>>De lah e perto e nesse horário vai ser moleza. Deve chegar em uns 20 minutos
(Erick)
>>>20-30 minutos em condições normais. (Wagner)
>>>Do aeroporto até a Rua Arandu, você levará cerca de 20 minutos podendo chegar a
30 minutos, pois será o horário do rush aqui. (Marcel).Eu cheguei em 20 minutos!!! Para a volta o próprio taxista, muito gente boa, me sugeriu
que pegasse um taxi no mesmo sentido da via que estávamos indo e que fizesse o trajeto
pela rua Padre Antônio. Demoramos uns 20 minutos para chegar ao aeroporto.4) Alguém sabe se posso dar entrada na parte federal do processo, caso obtenha o CSQ, é
claro! neste mesmo dia lá no Consulado Geral do Canadá (Setor de Vistos e Imigração –
Centro Empresarial Nações Unidas – Torre – Avenida Nações Unidas, 12901, 16º
andar) ainda no mesmo dia?
Respostas:
>>> Se pode dar entrada no mesmo dia não sei, mas se puder facilita, pq o CENU (onde
está o consulado) e o D&D são ligados um no outro, aí só vai precisar atravessar a
Berrini e já está nos shoppings. (Pauline Ramos)
>>> Você pode dar entrada no mesmo dia na parte federal e o banco de boston onde vc
terá que pagar a taxa fica no mesmo prédio. (Patrick Duglay)
>>> Porém, eu creio, e corrijam-me se eu estiver errado, que será preciso MARCAR
para dar entrada no processo federal. Não sei se, pelo fato de vc estar fazendo por
Quebec, muda alguma coisa, mas o normal é que se tem de marcar com o consulado
para dar entrada sim! (Júlio)
>>> Por Quebec definitivamente não precisa marcar… basta levar os documentos junto
com o CSQ. (jmatosjr)Uma questão de português e sua interpretação:
A Rua André Ampere corta a Berrini perpendicularmente.
Você pode decer do Taxi na esquina desta rua na Berrini.
Pois, efetivamente por esta rua o Shopping D&D se liga à Rua Arandu (aonde fica a Casa
Canadá).
Porém, a Casa Canadá fica localizada quase na esquina da Rua André Ampere. E o
shopping D&D fica a uns bons 500 metros de distância da Casa Canadá, serve apenas
como referência na Berrini.
Foi possível dar entrada no processo federal, mas precisou de uma conversa com o
funcionário da recepção para explicar que morava no Rio, etc, etc…. entreguei a tarde,
depois das 15hs…. mas é um risco de não se conseguir, depende da pessoa que te
atenderá na recepção no térreo.Sugestões Recebidas:
1) Ir no mesmo dia, não é uma boa…..porque? … leia este depoimento:
[…] Estou sempre as voltas com aeroporto, já que moro no Rio e meu namorado
trabalha em São Paulo. Então, todo final de semana ele vem pra cá e, de vez em
quando, eu vou. Seja eu ou ele, todo final de semana temos aeroportos em nossas
vidas. Por essa experiência, te digo uma coisa, praticamente todos os vôos estão
atrasando. O normal é atrasar uma hora, mas já tivemos experiências de atrasar
duas, três horas. Isso quando a companhia não te liga, uma semana antes da data,
para dizer que aquele vôo deixou de existir e que você foi transferido pra outro, 4
horas mais tarde.
Enfim, é claro que tudo pode dar certo, mas acho que as duas horas entre o horário
que o seu vôo chega e o horário da entrevista um tanto arriscadas. Eu não
marcaria um vôo tão em cima… Não dá pra vir na noite anterior? Acho que seria
bem mais seguro e tem uns hotéis bem baratinhos, tipo o Fórmula 1.[…] (Camila)2) Pegando um Taxi, atenção! ….porque? depoimentos:
[…] Fale pro motorista de taxi pegar a Washington Luís, depois a av. Roberto
Marinho. Segue até o fim na Berrini. Aí já está pertinho […]. (Alexandre)
[…] E, detalhe, fale MESMO o caminho (“Washington Luís, depois a av. Roberto
Marinho. Segue até o fim na Berrini”), como sugeriu o Alexandre, pois os taxistas
de Sampa não têm boa fama. Eu mesma já penei na mão deles. Uma vez um deles
me confessou: “O cara que entra no táxi e te entrega um papel com um endereço
anotado tá pedindo pra ser enrolado”. Então, se o melhor caminho é esse mesmo,
diga assim que entrar no táxi e, se der, comece a frase com um “então”, que é pro
motorista achar que você é paulista… rs… tá, essa última parte foi implicância…
[…] (Camila)
[…] A propósito, os taxista de SP são pessoas de “bem” tanto quanto os dos demais
estados do Brasil, infelizmente, como em toda profissão, existem os safados, por
isso, não adianta você falar “então” e o seu sotaque for carioca ou do sul, vai
depender da índole do taxista. Evite vir com notebook, pois ai o bicho pega […]
(Marcel).3) Se achando em São Paulo: guia de ruas online:
[…] Para você se achar em SP, use o site http://www.guiamais.com.br/ruas/
É uma ferramenta muito boa. […] (Marcel).4) Fazendo uma “boquinha” em Sampa? Sugestão do Marcel:
[…] Se você precisar almoçar por aqui, vá ao restaurante chamado Garfus, é um
self-service de muito boa qualidade, o quilo da comida custa cerca de R$ 25,00
mas vale pela qualidade. […]Na realidade, eles só abrem às 11:30h e como precisava já chegar almoçado na
entrevista, ao meio-dia, fui ao PRATUS, por indicação da funcionária do GARFUS.
Ela me disse que além de abrir às 11hs eles são da mesma rede e qualidade a
mesma. Basta andar duas quadras saindo do Garfus pela esquerda, na mesma
calçada. Paguei 23 reais o quilo e as opções são bem interessantes.
RECOMENDO!!Atenciosamente,
-
-
AutorPosts
- O tópico ‘DICAS SAINDO DO RIO E CHEGANDO A SÃO PAULO POR VIA AÉREA’ está fechado para novas respostas.