Dicas de escolas primárias e secundárias em Montreal

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Escolas/Garderie Dicas de escolas primárias e secundárias em Montreal

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6054
      BeatrizM
      Participante

      Pessoal,
      resolvi abrir este tópico porque eu gostaria de trocar informações com outros pais sobre as escolas primárias e secundárias nas quais seus filhos já estudam em Montreal.
      Tenho 2 filhas em idades de 8 e 12 anos e estaremos nos mudando em breve. Já acessei o boletim com as avaliação das escolas todas, fiquei dias analisando os dados, mas seria ótimo ouvir dos pais que já estão em Montreal dicas/indicações de escolas específicas.
      Se alguém aqui da CBC puder colocar o seu relato será ótimo!
      Agradeço desde já.
      Obrigada,

    • #35728
      mscolese
      Participante

      Pessoal,

      Assim como o nosso colega acima, tenho esta mesma dúvida. Teria alguém que já está em Montreal e que poderia contribuir? :oops:
      Aos pais que já estão em Montreal dicas/indicações de escolas específicas

      Desde já Merci

      Amitié

      Milene :wink:

    • #37026
      Bialuf
      Participante

      Pessoal,

      Gostaria muito de orientações sobre esse assunto, também tenho crianças pequenas e depoimentos de famílias que estão em Montreal podem nos ajudar bastante.

      Obrigada.

      Milene, você já tem algumas orientações sobre escola para os pequenos?

      Obrigada.

    • #37030
      SANDROMS
      Participante

      Meus 2 cents:

      Não existe uma classificação das escolas primárias do Quebec como existe para as secundárias. Outro problema é que as vezes a escola é boa em questão de ensino, mas não em questão de companhia, porque existem muitos problemas de jovens descabeçados (envolvendo inclusive drogas) em grande parte das escolas secundárias.

      Outro problema é que a criança imigrante ao ir para uma escola muito boa e frequenta quase que somente pelos “filinhos de papai” não imigrantes, pode ser vítima de discriminação, como já ouvi pessoas aqui reclamando. Por outro lado, escolas com alto nível de imigrantes tendem a ter problemas no qualidade do ensino, visto que muitos filhos de imigrantes tem problemas de adaptação e comportamento. Lembrem-se que existem muitos imigrantes na categoria refugiado que não atendem os requisitos que nós somos obrigados a cumprir, de escolaridade, nível de francês, etc…

      Por último, se o seu filho não fala patavinas de francês, ou está num nível muito básico, vai precisar de estar numa classe accueil. Isso restringe a escolha às escolas que possuem esse tipo de serviço, e não são todas.

      O que posso dizer pelas minhas pesquisas:
      1. As escolas dos seguintes bairros tem fama de boas: Outremont, Westmount, Anhustic, Mont-Royal (Ville). Algumas escolas muito boas estão também em: Côte-St-Luc e Plateau Montroyal. Mas devem existir outras boas em outros lugares.
      2. Depois de muito procurar achei um estudo sobre o impacto dos filhos de famílias desfavorecidas nas escolas primárias. Esse documento trás um índice de desfavorecimento e classifica as escolas. Muito difícil de analisar mais uma leitura bem legal. O link está abaixo:

      Portrait Sociodémographique, Socioéconomique et scolaire de la région de Montréal

      Comentei um pouco sobre esse assunto no meu blog.

    • #37031
      Bialuf
      Participante

      Sandroms,

      Faremos a leitura do link e também do seu blog!
      Esse assunto filhos / escola, é realmente muito delicado, não é mesmo? E todo cuidado é pouco…

      muito obrigada.

      Silvana

    • #44984
      monanika
      Participante

      A última mensagem desse tópico foi em 2009, será que de lá para cá mudou alguma coisa?
      Agradeço desde já por alguma informação…

    • #45078
      Lu_campinas
      Participante

      @monanika wrote:

      A última mensagem desse tópico foi em 2009, será que de lá para cá mudou alguma coisa?
      Agradeço desde já por alguma informação…

      Oi pessoal,

      Estamos na mesma situação, quando chegarmos ai (espero rsrsrs) nosso filho estará com 13 anos, e uma coisa que me preocupou foi o relato do Sandro, desculpe se interpretei mal, mas o que entendi foi que dependendo da escola teremos problemas com nível ( muito baixo devido a alto índice de filhos de imigrantes) ou problemas na socialização (discriminação por parte dos nativos, mais abastados) ou problemas com más influências (drogas), Nossa! confesso que isto me assutou, afinal uma das razões primordiais para escolhermos o Quebec é pela qualidade de vida e segurança é isto é claro engloba o bem estar do nosso filhote !!!
      Peço novamente desculpas, mas acho que quem é pai e mãe entende meu receio…
      Se alguém puder nos ajudar com um relato mais recente agradeço imensamente !!! :o

    • #45156
      SANDROMS
      Participante

      Lu_campinas,

      Complementando a informação de mais de um ano atrás. Hoje compreendo um pouco melhor essa questão e posso fazer uma comparação com o Brasil:

      No Brasil vc coloca o filho em qualquer escola? Basta ser uma escola particular que tudo está resolvido? Não. Vc escolhe bem.

      Aqui é a mesma coisa, tanto na escola pública quando na particular. O problema é que a escola primária pública tem que ser a que a tende o lugar que vc mora. Portanto para escolher a escola, vc tem que escolher aonde morar.

      Gostaria de corrigir uma coisa na mensagem de 2009, não são necessariamente os imigrantes que definem o nível sócio-cultural da escola. Muitas família quebecas usam a escola como depósito de filhos. Esse perfil muda de uma bairro para outro ou de uma cidade para outra. Por isso a busca é complicada.

      Veja um exemplo: um colega de trabalho, quebeco, estava abismado porque a escola pública secundária na região onde ele mora aboliu o dever de casa. Os alunos não faziam e a escola apelos aos pais que reforçassem a questão do deve junto aos filhos. Os pais disseram que não era problema deles se os filhos não queriam levar dever pra casa. Então a escola aboliu o dever de casa. Vc quer seu filho nessa escola? Eu não. Isso fui numa cidade de “banlieue” que não é reduto de imigrantes. Na mesma cidade há uma outra escola secundária onde o nível de ensino é mais elevado e os alunos fazem sim dever de casa.

      O assunto é complicado. Gostaria da colaboração de usuários que tenham filhos em escola secundária.

    • #45157
      SANDROMS
      Participante

      E sobre o ambiente? Amizades, influências, drogas, etc?

    • #45162
      Patinha11
      Participante

      Olá Sandro e outros colegas da comunidade !
      Eu tenho uma filha em secundario e posso dar meu depoimento aquí contando desde minhas pesquisas ainda no Brasil;vou procurar organizar para ver se fica mais fácil de entender. De qq forma se alguém quiser saber mais detalhes ou que eu explique melhor,por favor entre em contato pelo email cariocasnoquebec@yahoo.ca. Estou a disposição para tirar dúvidas .
      Deve ficar longo pois esse assunto é delicado,muda muito da situação de filhos em primário.

      Início de 2008- Entrei em contato com uma mãe que já estava aquí no Quebec há mais de 2 anos,tinha uma filha da mesma idade da minha e quando no Brasil estudava em uma escola particular de alto nível.Por esses motivos dentre outros,confiei na experiência e conslhos dela.
      Soube naquela ocasião por essa mãe,que nem todas as escolas públicas eram boas,que havia muitos casos de uso de drogas,que o nível era de longe inferior ao que ela tinha no Brasil.
      Naquela ocasião a filha dela estava para terminar o primario e estava estudando em casa todos os dias após a escola com a ajuda dela pois não havia conseguido passar na prova que havia feito para uma escola pública internacional nem para uma privé.No ano seguinte ela conseguiu,mas foi preciso muito esforço pq a escola onde ela estava deixava muito a desejar.
      Fim de 2008– Nossa chegada-Ao chegarmos,fomos para a mesma cidade da tal mãe e ao fazer a 1ª entrevista no MIIC de Laval,uma funcionária que por coincidiencia é brasileira,nos atendeu e avisou que não gostaríamos de nossa filha estudando na escola publica secundaria a qual nosso codigo postal direcionaria. Como minha filha estava aprovada na 6ª série ao chegar aquí,mas não falava francês,ela a colocou numa escola pública primária para aprender o francês,a chamada classe de accueil. E nos avisou para vermos um outro lugar pra morar para ela poder ir para uma escola melhor quando fosse liberada na classe de accueil.
      Foi o que fizemos! Procuramos outras escolas,pesquisamos ainda mais com outros pais brasileiros que tivessem filhos da mesma idade e que dessem o mesmo valor a educação como nós damos.
      Junho de 2009-Nossa filha fez um teste na CSDM e foi aprovada para o regulier,ou seja,sair da classe de accueil.Fizemos então sua inscrição numa escola secundária do bairro onde estávamos morando.Parecia razoável,mas longe do que ela tinha no Brasil.
      Em agosto ela fez uma prova para uma escola privé e foi aprovada,estava então entrando para o 1º ano do secondaire numa escola privé.
      Nossa situação não difere muito da de outros brasileiros que tem filhos da mesma idade. Infelizmente não são todos que continuam dando notícias em comunidades ou blogs,mas nós temos dentro de nosso conhecimento pelo menos mais 3 famílias que colocaram seus filhos em escolas privadas logo que souberam das diferenças e que puderam pagar.Me refiro aos do secundário.
      Hoje nossa filha está indo para o 3º ano do secundário(setembro) e precisaremos mudar de cidade por um ano. Na nova cidade que só tem 26.000 habitantes,descobrimos que também lá existem os pais que não se contentam com o ensino público e fundaram uma escola privada para seus filhos. E foi lá que matriculamos nossa filha por esse ano que passaremos fora de Montreal. Na volta ela retornará a escola onde estuda hoje,que inclusive estamos deixando o lugar dela devidamente reservado para que não perca a vaga e possa concluir o secundário lá .
      Bom,espero realmente que tenha sido útil minhas informações e me coloco a disposição para tirar alguma dúvida que possa ter ficado.
      8)

    • #45164
      Carlos_Santos
      Participante

      @Patinha11 wrote:

      Carlos,minha mensagem saiu duplicada..vc poderia por favor apagar uma?
      Obrigadinha!
      :wink:

      feito!

    • #45411
      berlota
      Participante

      @Patinha11 wrote:

      Fim de 2008– ….. Como minha filha estava aprovada na 6ª série ao chegar aquí,mas não falava francês,ela a colocou numa escola pública primária para aprender o francês,a chamada classe de accueil…….8)

      Oi Patinha, colegas de imigração ;)
      Recebemos os passaportes com o VISA semana passada e estamos com uma vontade de ir antes do final do ano, mas nós pensamos esperar acabar o ano letivo para nossa filha terminar a 5a série e ir em Março para ela iniciar, em Julho 2012 no Quebec, a 6a série.
      O que estou querendo saber é se a criança faz uma prova para determinar em que série ela entra(mesmo na classe d’accueil). Nós não queriamos que ela perdesse um ano escolar, mas por outro lado pode ser melhor irmos logo para ela ir se acostumando com o Francês e em Julho/2012 já entra na 6a serie numa turma comum.
      Mais uma dúvida: Para entrar numa classe d’accueil é preciso estar no inicio do ano letivo ou podemos chegar em Outubro/2011 e ela continua a 5a série aí no QC?
      Grande abraço pessoal e parabéns pelo fórum, já me ajudou bastante.
      Até breve ;)

    • #45418
      berlota
      Participante

      Bom pessoal, acho que encontrei uma resposta. Peguei um lynk num post do Carlos_Santos
      http://www.cic.gc.ca/francais/nouveaux/apres-etudes-choix.asp
      que dizia assim:
      “Évaluation des nouveaux élèves
      Il arrive que l’on fasse passer une évaluation aux élèves qui arrivent de l’étranger avant de les inscrire à l’école. Cette évaluation vise à recueillir des renseignements sur le cheminement scolaire de l’élève afin de pouvoir le placer dans la bonne classe. Ces évaluations s’effectuent dans deux domaines fondamentaux : les mathématiques et la langue.Si l’évaluation révèle que l’enfant a besoin de renforcement linguistique, il se peut qu’on le place dans une classe de français langue seconde (FLS). Par contre, si l’on constate que l’élève réussira dans une classe régulière, on le placera dans la classe qui correspond à sa situation d’apprentissage.

      Les écoles surveillent et revoient régulièrement leurs classements. Les enfants peuvent être changés de classe selon leurs compétences et leurs besoins.”

      Lendo isso acho que não precisamos esperar o final da 5a série aqui no Brasil, ela já está estudando francês aqui no Brasil/RS, damos uma reforçada na matemática e juntamos as malas!! Depois ela pode até recuperar quando estiver falando bem o francês.

      Mas sempre é bom saber de alguém que já teve essa experiência, me digam o que pensam/passaram.

      Grande braço à todos.

    • #45444
      SANDROMS
      Participante

      @berlota wrote:

      Nós não queriamos que ela perdesse um ano escolar, mas por outro lado pode ser melhor irmos logo para ela ir se acostumando com o Francês e em Julho/2012 já entra na 6a serie numa turma comum.
      Mais uma dúvida: Para entrar numa classe d’accueil é preciso estar no inicio do ano letivo ou podemos chegar em Outubro/2011 e ela continua a 5a série aí no QC?
      Grande abraço pessoal e parabéns pelo fórum, já me ajudou bastante.
      Até breve ;)

      Bertola,

      à partir dos 6 anos de idade o estado é obrigado a matricular a criança numa escola o mais rápido possível. É a lei. Ela entra na escola em qualquer época do ano (exceto férias :mrgreen: ).

      Um pequena correção, as aulas começam em setembro não em julho. (em julho e agosto não há aulas).

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/education/information-education/education-enseignement/index.html

      Um abraço,

    • #45446
      mrodolfo
      Participante

      @berlota wrote:

      Lendo isso acho que não precisamos esperar o final da 5a série aqui no Brasil, ela já está estudando francês aqui no Brasil/RS, damos uma reforçada na matemática e juntamos as malas!! Depois ela pode até recuperar quando estiver falando bem o francês.

      Por experiência própria, posso afirmar que estão fazendo um ótimo investimento!

      Chegamos aqui há 10 meses, em agosto de 2010, em função do novo ano escolar. Não queríamos que nossos filhos chegassem após o início das aulas para que eles não se sentissem mais deslocados do que já se sentiriam (não dá para evitar!). O Lucca fez um ano e meio de aulas de francês, em torno de uma hora por semana. Ele reiniciou o quarto ano por aqui e o fato de saber falar algumas coisas e compreender muitas outras supreendeu a todos na escola! Hoje, no final do ano escolar, tenho certeza que ele tem um vocabulário melhor que o meu! Detalhe, escolhemos morar na bacia de uma escola que não tem classe de accueil, então ele e a Julie foram direto para a classe regular, com aulas de francisação em horários específicos individualizados.

      A Julie, por ser menorzinha, fez apenas seis meses de francês no Brasil, o que a ajudou a conhecer um pouco os fonemas e a não estranhar tanto o novo idioma. Ela teria idade para iniciar o ano letivo no segundo ano (ela fez 7 anos em setembro) mas a diretora achou melhor que ela terminasse o primeiro ano, pois ela aprenderia a ler e a escrever no novo idioma. Essas decisões foram tomadas em comum acordo entre ela e nós e a diretora ainda nos tranquilizou e nos informou que, caso ela tivesse a Julie apresentasse um descasamento entre a idade e o ano escolar ela poderia ser realocada no segundo ano, fato que não foi necessário. Hoje, a Julie lê muito bem em francês (e em português pois contuamos com muito material para ambos em casa), escreve da mesma maneira (tem acertado tudo nos ditados que faz) e começa a se esquecer como nomear algumas coisas em português.

      Na minha opinião, se puderem chegar no início do ano letivo, ou seja, antes de setembro, é melhor para a adaptação das crianças nessa idade de 10 ou 11 anos.

      Bonne chance!

    • #45457
      berlota
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Bertola,

      à partir dos 6 anos de idade o estado é obrigado a matricular a criança numa escola o mais rápido possível. É a lei. Ela entra na escola em qualquer época do ano (exceto férias :mrgreen: ).

      Um pequena correção, as aulas começam em setembro não em julho. (em julho e agosto não há aulas).

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/education/information-education/education-enseignement/index.html

      Um abraço,

      Minha esposa leu essas mensagens e a do Mrodolfo hoje e se empolgou que ir Agosto, já que as aulas começam e Setembro mesmo :) dá tempo. Temos algumas coisas pra resolver ainda, mas isso é assunto para outro tópico .
      Grande abraço pessoal.

    • #46700
      rafasgomes
      Participante

      Pessoal, tenho um menininho de 5 anos e realmente esse aspecto escola me preocupa um pouco…
      me preocupa como vai ser a adaptação, se vão ficar zoando ou excluindo ele, se ele vai aprender a lingua, rs, enfim, coisa de pai ! rs

    • #46702
      mrodolfo
      Participante

      Posso te afirmar que quanto mais velha for a criança, mais esforço vai demandar dos pais. Nossas funções são incentivá-los a resolverem sozinhos seus problemas, indicando possíveis caminhos, e nos mostrar presentes quando eles precisarem de ajuda.

      Os aspectos de comunicaçao eles tiram de letra e aprendem muito mais rápido do que nós.

      Bon courage!

    • #46705
      rafasgomes
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      Posso te afirmar que quanto mais velha for a criança, mais esforço vai demandar dos pais. Nossas funções são incentivá-los a resolverem sozinhos seus problemas, indicando possíveis caminhos, e nos mostrar presentes quando eles precisarem de ajuda.

      Os aspectos de comunicaçao eles tiram de letra e aprendem muito mais rápido do que nós.

      Bon courage!

      Legal ! Considerando que vou prai daqui uns 2 anos, sendo otimista, rs, meu filho vai estar com 7 pra 8 anos… Acho realmente que eles vao levando a situação a boa… somos nós que ficamos preocupados demais, rs

    • #46736
      Lu_campinas
      Participante

      Olá pessoal,

      Já faz um tempinho que eu havia deixado umas perguntinhas neste tópico… hoje fique feliz por encontrar muitas contribuições
      valeu comunidade

      Luciana

    • #46752
      rafasgomes
      Participante

      Acho que o que mais preocupa qualquer pai são as companhias…
      mas isso existe em qualquer lugar.
      Mas o fato de existirem escolas que não exigem do aluno, isso acho muito chato !
      Escola tem que olhar de perto, direcionar os estudos. Os pais devem sempre ajudar, mas a escola deve fazer a parte dela também, principalmente com criancinhas !

    • #49993
      RonaldoMaciel
      Participante

      Ressuscitei este tópico porque achei este site que traz uma espécie de ranking das escolas secundárias do Québec, segundo o Fraser Institute. Nao sei detalhes sobre o instituto, nem sua metodologia, só sei que existe desde 1974 e pareceu ser confiável. Os resultados são um pouco antigos (de 2008) mas pode auxiliar na hora de escolher uma boa escola. Como era de se esperar, mesmo no Québec, as melhores escolas são as particulares. Boa leitura.

      http://quebec.compareschoolrankings.org/ChooseReport.aspx

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #49996
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Ronaldo,

      obrigado pela dica.

      Aqui a turma publica o *Palmarès des écoles* aqui um exemplo de 2008 ;-)

      http://www.lactualite.com/palmares-des-ecoles-secondaires-2008

      sempre publiquem quando sai um novo!

    • #52921
      Lu_campinas
      Participante

      Pessoal,

      Com a dica do Carlos e do Sandro cheguei neste tópico sobre as escolas do Quebec.

      Uma coisa que me deixou curiosa, percebi que as escolas com melhor colocação no ranking com algumas exceções, são em sua maioria particulares.Tal qual no Brasil…

      Alguém saberia dizer, quanto é em média a mensalidade em uma escola destas?
      Um abraço

      Luciana

    • #52927
      mrodolfo
      Participante

      Lu_campinas,

      Em geral, em torno de 300 a 400 dólares por mês, mais uns 500 de uniforme e outros 600 de livros e mais uns 150 de outras taxas por ano…

      Os sites das escolas costumam apresentar essas estimativas de custos, como essa escola de St-Bruno: http://www.ste-trinite.qc.ca/services-financiers

      Essa escola tem nota 9.1 no último palmarès, enquanto a pública da mesma cidade tem nota 5.5…

      Bonne chance

    • #52937
      Lu_campinas
      Participante

      oi Marcos,

      Muito obrigada,

      vou pesquisar os sites indicados, já comecei as pesquisas e gostei muito!

      um abraço

      Luciana

    • #52941
      RonaldoMaciel
      Participante

      Olá Lu, vi em outro tópico vc dizendo que tem um filho de 14 anos vindo com vcs. Certamente vc sabe muito bem disso, mas só para reforçar, acredito que para ele será ainda mais fundamental vir com bom nível dos idiomas para que adaptação seja rápida – adolescência é complicada e ele pode sentir os efeitos de maneira mais particular que vcs.

      Abraço e sorte.
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #53208
      Lu_campinas
      Participante

      Oi Ronaldo,

      Muito obrigada pela dica.
      Na verdade creio que esta seja a maior preocupação dos pais, não nos preocupamos conosco, com o quanto teremos que penar kkkk mas não queremos que nossos filhos sofram muito com todas estas mudanças…

      No nosso caso, nosso filho tem um bom nível de inglês, temos conversado com ele sobre iniciar o francês, ainda estamos bem no inicio do processo, mas ele como quase todo adolescente “tá com preguiça”, agora mudamos um pouco nossa estratégia, pedimos para uma prima dele, que morou na frança, pra nos dar aulas de francês via skype, ele ficou mais animado, e temos também uma amiga com uma sobrinha de 14 anos que também estudam francês para imigrar e elas tem ido na nossa casa pra estudarmos juntos, assim ele se anima por ter alguém da mesma idade.

      Temos pensado muito na escolha do lugar onde pretendemos nos instalar, e as vezes acho que se ficarmos na Região de Montreal pode ser que facilite um pouco pra ele na adaptação por conta do inglês, porém são tantas implicações… ah. coração de mãe fica apertadinho…

      Graças a Deus tenho tido apoio e muitas dicas de duas brasileiras que imigraram com filhos na idade dele e tem me ajudado bastante.

      Um grande abraço

      Luciana

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.