Desemprego em alta no Canadá

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Desemprego em alta no Canadá

Visualizando 45 respostas da discussão
  • Autor
      Fabio.Zaidan
      Participante

Bom dia a todos, tenho acompanhado varias noticias vinda do Canadá relacionado ao aumento significado na taxa de Desemprego, gostaria de saber se esta situação realmente preocupa, pois seremos Futuros Imigrantes.

Segue abaixo tópico retirado do Twitter direto da TVA Nouvelles.

= VA Notícias
      IVA novos recebidos através MonTopo, o vídeo do anúncio de que foi feita para funcionários da Mabe no Canadá, hoje cedo, quando souberam que a empresa iria fechar suas portas dentro de três anos.

Você pode ouvir o que parece ser um oficial da planta que começa dizendo: “No final deste artigo, peço-lhe para sair. Você está indo para casa. Você será pago para o dia. “

Ele seguiu imediatamente, enquanto os empregados ouvir em silêncio. “Hoje, eu tenho que comunicar más notícias, uma decisão muito difícil que foi tomada. Produção em Montreal será gradualmente reduzido ao longo dos próximos três anos para o fechamento completo e final até o final de 2014. “

Para justificar essa decisão, o homem invoca soaring dólar canadense nos últimos anos, diminuindo os lucros das empresas, diminuição da procura no mercado dos EUA e aumento dos custos, incluindo matérias-primas, da empresa.

“Mesmo se você fez concessões importantes em seu salário em seus lucros, mesmo com concessões extrema, com subsídios do governo, não podemos continuar, você perde muito dinheiro em Montreal.”

O homem diz que a planta manter o mesmo número de funcionários em 2012, mas a produção será reduzida em 2013 e 2014. “Quase metade dos funcionários vai ficar até o fim”, anuncio

Obrigado.

RonaldoMaciel
      Participante

É o Canadá não esteve tão imune à crise, principalmente nos setores que dependem da exportação e/ou do grande amigo do sul, os EUA.
      A empresa onde trabalho teve uma queda forte nas vendas nos últimos três anos (depende do mercado interno) e teve de demitir muitas pessoas (foram umas 100 demissões em todo o Canadá) pois eles quiseram aproveitar a “oportunidade” para migrar muitas atividades para os EUA – havia posiçoes duplicadas aqui e lá. Felizmente minha posição foi mantida – mas não sei se por muito tempo mas um fator fundamental nisso foi justamente o fato de estarmos no Québec e falarmos francês. Pois encontrar alguém que fale francês nos EUA, dependendo da região não é muito fácil.
      Então há bastantes vagas de emprego, sim, mas a economia como um todo foi afetada pela crise e começa a recuperar pouco a pouco. Veja aqui uma evoluçao do PIB canadense nos últimos anos – veja que o ano de 2009 foi de recessão e afetou muitas empresas, que ainda estão recuperando as perdas.

http://www.ic.gc.ca/eic/site/cis-sic.nsf/fra/h_00013.html#vla2a – Evolução do PIB

http://www.ic.gc.ca/eic/site/cis-sic.nsf/fra/h_00013.html#vla2b – Separado por área econômica

Mas a imigração não teria impactos somente agora, ela é para preencher potenciais vagas nos próximos anos (há muitas pessoas se aposentando – os babyboomers).

Boa sorte!
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Carlos_Santos
      Participante

sempre li relatos de desemprego mesmo antes da crise de 2008-2009.

Eu demorei a entender porque o Québec quer imigrantes se a taxa de desemprego desde que eu me lembro era de 7%.

Porque colocar mais gente no mercado entao?

A resposta que tive e tenho visto é que eles selectionam nos setores que aqui falta gente para os empregos especificos!

Nas areas que eles nao conseguem mao de obra qualificada eles dao CSQ prioritario, etc…

É isso que é preciso ter em mente quando pensamos em termos de imigracao!

Existem cursos no CEGEP que a taxa de emprego saindo do curso é de 100%. Porque existe desemprego entao?

mrodolfo
      Participante

A função da imigração, ao meu ver, não é suprir o país de mão de obra no curto prazo. O país está envelhecendo e a taxa de natalidade está muito baixa. Para o sistema não ruir, principalmente a previdência, é necessário que novas pessoas cheguem ou nasçam…

Ontem mesmo li uma reportagem que dizia que a taxa de crescimento no número de enfermeiros no Québec foi de 2,2%, 50% a mais que o aumento da população…

Cada profissão tem uma característica própria. Hoje facilitam para enfermeiros, mas os próprios locais estão migrando para essa profissão. O mesmo aconteceu com a engenharia e hoje não há penúria para engenheiros júniores (sim isso é fato!); a penúria está nas pessoas com mais de 5 anos de formados e, claro, com experiência no Québec. Mesmo trabalhando em RH hoje em dia eu não consigo entendê-los! :lol: Não tem experiência porque não contratam e não contratam porque não têm experiência: o eterno dilema da bolacha Tostines…

O governo, ao meu ver, ainda espera pela continuidade dos efeitos da crise por mais alguns anos, motivo pelo qual ele tem freado a imigração (o QC pode até selecionar, mas o Canadá não está dando os vistos, isso é fato!). Penso que o trabalho de planejamento dos novos chegantes deve ficar mais elaborado e prever, se o cara não for de TI, maior tempo para a inserção no mercado e também a opção por locais mais afastados dos grandes centros logo na chegada.

Bonne chance,

mathfernandes
      Participante

@mrodolfo wrote:

Penso que o trabalho de planejamento dos novos chegantes deve ficar mais elaborado e prever, se o cara não for de TI, maior tempo para a inserção no mercado e também a opção por locais mais afastados dos grandes centros logo na chegada.

Olá amigos… eu sou Designer e minha noiva (em breve esposa) é jornalista, ou seja, não somos diretamente ligados a área de TI. :mrgreen: Estavamos pensando em ir para Montreal, mas, depois do que li aqui gostaria de uma opinião sincera sobre isto. Será Montreal a melhor opção pra nós?
      …todas as dicas e opiniões serão bem vindas!

abraço

mrodolfo
      Participante

mathfernandes,

O que diz o IMT en ligne sobre a profissão de vocês?

Abraços,

SANDROMS
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

Existem cursos no CEGEP que a taxa de emprego saindo do curso é de 100%. Porque existe desemprego entao?

Carlos, a resposta é simples:

Estudar é penoso, e muitos trabalhos com alta demanda: enfermagem, química, estatística, contabilidade, engenharia e mesmo IT são trabalhos exigentes: 40h por semana, prazos, chefes pegando no pé, etc…

Uma grande porcentagem dos nativo do Quebec não querem ter esse trabalho, se com o secundário eles podem ter um bico que paga as contas sem o stress e a reponsabilidade dos empregos acima, sem contar os que abandonam escola antes mesmo de terminar os estudos para trabalhar em empregos menos qualificados (contrução por exemplo) para ganhar um bom salário.

Quando a crise aperta são os operários os primeiros a irem pra rua e os últimos a se recolocarem. Por isso o Quebec quer profissionais formados! Mas se o imigrante não tem o perfil completo, o que inclui domínio da língua e jogo de cintura na questão cultural, vai parar na fila dos quebecoises que não estudaram, aí já viu, dá-lhe rendez-vous no emploi-quebec.

neilasasa
      Participante

Então voltar aos estudos seria uma boa?!
      Um dos meus planos é fazer algum curso na área de TI (pensei em certificação SAP)… Porém não sei até que ponto a minha falta de experiência afetaria a minha inserção no mercado de trabalho somado a minha idade…
      Atualmente trabalho na área financeira e queria aliar meus conhecimentos financeiros a TI.
      Aceito opiniões e/ou sugestões!

mathfernandes
      Participante

@mrodolfo wrote:

O que diz o IMT en ligne sobre a profissão de vocês?

Uau! Já havia feito pesquisas sobre minha profissão no Quebec (até busca online de trabalho em diferentes sites), mas não sabia da existência de um descritivo tão detalhado sobre as profissões! :bangwall:

Fiquei otimista:

Graphic Designers and Illustrators (5241)

Occupation related to information and communications technology

Among the occupations currently in highest demand in All of Québec

… com isso ja posso analisar melhor as regiões pensando em uma futura proposta de trabalho :lol: …. Muito obrigado!

mathfernandes
      Participante

… estou postando o site para os interessados… muito obrigado novamente pela ajuda.

http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg121_rechrprofs_01.asp?lang=ANGL&Porte=1

erismarlima
      Participante

Prezado Carlos, quais seriam os cursos do CEGEP com esse índice de absorção de empregabilidade (100%),,,você saberia informar? Obrigado pelo post.

Carlos_Santos
      Participante
      erismarlima
      Participante

Obrigado Carlos, vou certamente dedicar um bom tempo analizando o referido curso (tem haver como minha área – Biologia) e aproveitar, é claro e dar uma boa olhada nos demais…té mais…e valeu mais uma vez..

leslie.lima
      Participante

Acompanho um pouco à distância alguns amigos e outros conhecidos que estão no Canadá. Eu já fui um dos que sonhou em zarpar das terras brasilis para as terras geladas canadenses. O assunto ainda ronda minha cabeça só que uma forma mais preocupante. E já que este post é sobre o desemprego, estes dias “ouvi” de uma conhecida que a situação de desemprego está alta inclusive para imigrantes com fancisação, com inglês e tal…com exceção para o pessoal de enfermagem. O padrão de vida de cada um é muito particular, e por isso não dá pra ficar discutindo quem tá bem de verdade e quem não tá, mas o fato, é isso que desejo perguntar aos que já estão na rotina quebecois é justamente isso: o quanto é verdade ou o quanto é preocupante o desemprego no Quebéc? Falta trabalho ou emprego?

gabi-infirmiere
      Participante

sobre enfermagem ….

ha uma carencia GIGANTESCA
      A OIIQ colocou em pratica algumas medidas para facilitar o acesso das enfermeiras diplomadas no exterior, reduzindo o tempo de analise de dossiers, reduzindo as exigencias para integraçao profissional e assinando contratos de equivalencia bilateral (por enquanto, QC e França)

Enfermeiros trabalham 35h por semana. Os que atuam em hospitais farao rotaçoes (dia, tarde, noite) e terao folgas alternadas aos finais de semana (1 fds trabalhado, 1fds de folga). Muitos nao aguentarao e largarao a profissao antes de 5 anos.

Por enquanto ainda estamos *com a faca e o queijo nas maos*, eu posso literalmente escolher onde trabalhar.

Nutricionistas, inaloterapeutas, farmaceuticos, ergoterapeutas, PABs, assistentes de farmacia, tecnicos de laboratorio … as perspectivas sao favoraveis para todas as profissoes da area da saude.

mas as regras de base sao as mesmas =
      * profissoes regulamentadas por uma ordem profissional = o candidato devera satisfazer as exigencias da respectiva ordem antes da entrada no mercado de trabalho
      * lingua francesa = obviamente o candidato deve ter uma capacidade de comunicaçao e compreensao excelentes, ira escrever relatorios, ouvir queixas e passar plantao. sem saber ouvir, falar e escrever corretamente, nao da. E as 150h antigamente exigidas ou apenas a francisaçao nao sao suficientes

para a area de saude, o mercado esta *bombando*

gabi-infirmiere
      Participante

sobre enfermagem ….

ha uma carencia GIGANTESCA
      A OIIQ colocou em pratica algumas medidas para facilitar o acesso das enfermeiras diplomadas no exterior, reduzindo o tempo de analise de dossiers, reduzindo as exigencias para integraçao profissional e assinando contratos de equivalencia bilateral (por enquanto, QC e França)

Enfermeiros trabalham 35h por semana. Os que atuam em hospitais farao rotaçoes (dia, tarde, noite) e terao folgas alternadas aos finais de semana (1 fds trabalhado, 1fds de folga). Muitos nao aguentarao e largarao a profissao antes de 5 anos.

Por enquanto ainda estamos *com a faca e o queijo nas maos*, eu posso literalmente escolher onde trabalhar.

Nutricionistas, inaloterapeutas, farmaceuticos, ergoterapeutas, PABs, assistentes de farmacia, tecnicos de laboratorio … as perspectivas sao favoraveis para todas as profissoes da area da saude.

mas as regras de base sao as mesmas =
      * profissoes regulamentadas por uma ordem profissional = o candidato devera satisfazer as exigencias da respectiva ordem antes da entrada no mercado de trabalho
      * lingua francesa = obviamente o candidato deve ter uma capacidade de comunicaçao e compreensao excelentes, ira escrever relatorios, ouvir queixas e passar plantao. sem saber ouvir, falar e escrever corretamente, nao da. E as 150h antigamente exigidas ou apenas a francisaçao nao sao suficientes

para a area de saude, o mercado esta *bombando*

tati06
      Participante

Ola Gabi…que assim seja!!!sou bioquimica, espero que as exigências sejam um pouco mais maleáveis, para que se possa entrar no mercado de trabalho. É claro que no começo, terei que tentar técnica de laboratorio ou assistente de farmaceutico, e nao me importo nem um pouco com isso, alem do que, será super bom para melhorar o frances e entrar no mercado de trabalho quebecois aos poucos….persistência sempre!!valeu pela informacao!!

SANDROMS
      Participante

Tati,

Biochimie está na lista de profissões prioritárias, fora da nova cota de CSQs. Isso deve significar boa coisa.

Mas pelo que ouvi falar o bioquímico aqui trabalha mais na industria farmaceutica que em laboratórios e farmácias.

tati06
      Participante

Obrigada Sandro pela informaçao….pas de problème…j’adore l’industrie pharmaceutique!!

Merci!

Carlos_Santos
      Participante

meus dois cents…. sobre TI…

a minha colega recrutadora da empresa, ja esta aceitando fazer entrevista com brasileiros pelo SKYPE para oferecer o CAQ (work permit) e mesmo para cargos especificos (programadores .NET, JAVA e pasmem …….COBOL!)

porque esta mudanca? falta gente qualificada…

Sobra empregos, mas nao é para todas as areas!

A quantidade de ofertas que ando recebendo de varios recrutadores é enorme! porque?

mesma resposta acima!

é preciso ter cuidado com anuncios e “ouvi dizer”

Helen Hartung
      Participante

Carlos, se não for incomodo, te enviei uma mensagem privada sobre o meu marido, ele é da área de TI também, quando tiver um tempinho…..
      Agradeço sua atenção

mrodolfo
      Participante
      rubemrj
      Participante

Recebo no minimo tres e-mails com vagas na minha area todos os dias… To com o Carlos, desemprego depende do setor, apesar de nao estar “ainda” a par da realidade Quebecois.

Abraços,

R.R.

mrodolfo
      Participante

Bem, nao sou de TI, logo posso ter a percepçao um pouco torpe do assunto…

A questao é que os candidatos preferem vagas nas consultoria e preterem vagas em empresas. Cito isto em funçao de trabalhar no RH de um banco e estarmos vivendo na pele essa penúria de mao-de-obra. Mesmo sendo considerado «Employeur de choix», ter bons benefícios e salários competitivos, o banco nao consegue atrair profissionais dessa área e se vê obrigado a contratar consultores para trabalhos nao consultivos.

Provavelmente, e isso é a minha leitura da situaçao, o status de consultor dá aos profissionais a impressao de poderem trabalhar em diversos projetos ao longo de um curto espaço de tempo. O que observo, no caso do banco, é que alguns desses consultores poderiam ter mais vantagens se fossem empregados das empresas.

Quem sabe alguém de TI possa me dar uma outra visao desse todo…

Carlos_Santos
      Participante

@Helen Hartung wrote:

Carlos, se não for incomodo, te enviei uma mensagem privada sobre o meu marido, ele é da área de TI também, quando tiver um tempinho…..
      Agradeço sua atenção

Ja te respondi ;-)

Marcos,

depende do que vc chama de Consultores. Se esta falando de ser um profissional como pessoa juridica (pigiste, segundo a linguagem local).

Tem vantagens e desvantagens.

Sei que podemo ter salarios maiores mas sem os direitos de ter uma empresa que esta sempre procurando trabalho para vc.

Vc mesmo recolhe/paga os seus impostos sobre os salarios e vc é o patrao!

Sei que muitos entram neste status pois nao aguentam ficar negociando salarios que passam de 100 mil. E ai vale a pena comecar a carreira de pigiste.

Conheco uns dois colegas de empresa que ja me disseram o que eu escrevi acima.

Abraços

mrodolfo
      Participante

Oi Carlos,

Nao é esse tipo de profissional, nao. Digo aqueles que sao empregados de empresas de consultoria, como a CGI por exemplo, e sao alocados em outras empresas.

Realmente gostaria de entender um pouco mais esse mundo… :lol:

Abraços,

javabeats
      Participante

Opa, acho que desse assunto eu entendo :wink:

Em TI, apesar de usarmos o termo “consultoria”, o que acontece na prática é que a empresa de colocação é uma parceira no seu salário. Em outras palavras, embora você seja contratado pela “consultoria”, o “cliente” desempenha o papel de empregador, mas sem os “riscos” de uma contratação. Entenda que por “riscos” eu me refiro ao “custo Brasil”; por lá essa modalidade é praticamente a única maneira que muita gente tem de entrar no mercado de TI.

No Brasil, eu fui um desses “consultores” muito tempo, e só adquiri independência financeira e poder de negociação salarial quando me tornei PJ (situação que matenho até hoje). Porém, por um lado abdica-se de todos os direitos trabalhistas e as demais regalias da CLT brasileira (embora, por outro lado, eu me considero mais eficiente que o governo na hora de gerir meus investimentos).

Apesar da independência que um PJ tem, eu concordo que ser contratado diretamente pelo cliente é a melhor opção para o profissional de TI. No Brasil, isso é raro e geralmente acontece só depois que o profissional passou um tempo na casa como “consultor” (ou seja – indicado e contratado por empresa terceira). É o rumo comum de todas as carreiras CLT de TI no Brasil: você começa trabalhando para a Stefanini/Meta/Etc, com um salário relativamente menor, até chegar ao ponto onde é absorvido pela empresa cliente (com plano de carreira próprio), ou se torna PJ para ter mais liberdade (e menos “segurança”).

mrodolfo
      Participante

Valeu javabeats,

Mas ainda gostaria de entender esse mundo aqui no Québec…

Abraços,

javabeats
      Participante

Pelo que eu vi da CGI, Systematix, Michael Page… a mesmíssima coisa. Por isso me senti confortável para postar. Mas vou aguardar também, pode ser que ainda me provem o contrário.

lmorelato
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

meus dois cents…. sobre TI…

a minha colega recrutadora da empresa, ja esta aceitando fazer entrevista com brasileiros pelo SKYPE para oferecer o CAQ (work permit) e mesmo para cargos especificos (programadores .NET, JAVA e pasmem …….COBOL!)

porque esta mudanca? falta gente qualificada…

Sobra empregos, mas nao é para todas as areas!

A quantidade de ofertas que ando recebendo de varios recrutadores é enorme! porque?

mesma resposta acima!

é preciso ter cuidado com anuncios e “ouvi dizer”

Carlos, enviei uma MP para você, quando puder responder eu agradeço!

Alinesp
      Participante

Olá!
      Bom, meu nome é Aline, estou sempre acompanhando a comunidade e notei que neste tópico, dentre as profissões de alta demanda, foi mencionada a contabilidade. Sou contadora, e já me encontro em Montreal como estudante internacional para avançar na equivalencia de meu diploma, porém ainda estou aguardando pelo pedido dos exames médicos no Brasil.
      Paralelamente, tenho aplicado para vagas, e não tenho tido bons resultados. Tenho experiência de mais de 10 anos, inclusive com contabilidade internacional (IFRS), porém, a minha sensação é que este mercado (neste caso, não me refiro a enfermeiros e profissionais de TI, mas sim profissionais da área de finanças e contabilidade) não é tão aberto a quem não possui alguém para referência-lo. Sei também que minha profissão encontra-se na lista das 44 profissões consideradas por Quebec como de alta demanda, não sendo necessario no caso de um pedido de visto temporário, a opiniao do ministério do trabalho (LMO), mas sinceramente não consigo ter a mesma percepção que enfermeiros e profissionais de TI.
      Caso alguém possa me ajudar ou mesmo queira se expressar diante desta situação, sinta-se a vontade.

Um abraço,

SANDROMS
      Participante

Tenho amigos contadores, e amigos que mudaram de carreira para estudar contabilidade aqui no Quebec.

Como funciona:

Contabilidade está em demanda, mas o brasileiro não conhece a contabilidade daqui principalmente a questão tributária. Mesmo assim tenho um amigo trabalhando como técnico contábil, ele não entrou ainda na ordem.

Segundo o outro amigo, que estuda contabilidade aqui, uma vez dentro da ordem* é emprego garantido com bons salários.

* na verdade existem varias ordens. sugiro pesquisar:
      http://ocaq.qc.ca/
      http://www.cga-quebec.org/
      http://www.cma-quebec.org/

Existem tópicos na comunidade sobre essa profissão:
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/35/183.html?hilit=contabilidade

Vc pode encontrar mais informação interessante usando a ferramenta de busca aqui do forum.

Boa sorte,

Alinesp
      Participante

Olá, Sandroms!

Me desculpe se não fui clara. Na verdade, já estou ciente de todo o processo e já sigo atualmente os passos para obtenção do CA. Na verdade, a parte tributária é um item de todas as áreas disponíveis na contabilidade. Ou seja, tenho absoluta certeza que esta “devasagem temporária” não é o principal motivo de não conseguir um emprego, como seu próprio amigo que trabalha como técnico contábil pôde provar. Apenas quis registrar aqui a realidade de uma outra profissão, diferente dos profissionais de TI e de enfermagem – que como pude acompanhar aqui, estão repletos de oportunidades. Creio que muitas vezes estar apto a trabalhar, ter qualificação e experiência na área, não necessáriamente nos dá a chance de um emprego em um mercado como o de Québec, onde a maioria das vagas são preenchidas por indicação.
      Não quero parecer negativa, ou como uma pessoa que critica o mercado; estou aqui apenas para compartilhar experiências. Afinal, escolhemos esta província como o nosso caminho, e precisamos aprender com tudo isso!
      Um abraço! :)

mrodolfo
      Participante

Alinesp,

O fato de haver uma demanda numa profissão não quer dizer que eles estejam matando cachorro a grito.

Será que não é o seu “statut” de não-residente que está empacando as coisas? Será que você não está dando os passos para trás necessários para a adaptção? Ou mesmo, será que você não está dando passos demais para trás?

Há um ano atrás, quando comecei a trabalhar por aqui, dei dois passos para trás e procurei vagas em cujas atribuições era especialista, isso no meu plano B. No meu plano A, até agora, nada…

Hoje, já progredi na carreira e tive meu desempenho reconhecido. Estou apenas um passo atrás do nível hierárquico que deixei no Brasil.

Outro ponto que afugenta os empregadores pode ser o fato de estar fazendo toda a preparação para se tornar CA. As empresas não querem pessoas que vão ficar pouco tempo nas vagas por serem superqualificadas para elas. Se alguém contrata um comis comptable, é porque quer um comis comptable por muito tempo. Ouvi o seguinte de uma headhunter: “meus clientes não querem contratar um technicien en génie que vai se tornar ingénieur junior nos próximos anos; eles querem um technicien en génie por toda a vida!”.

Empresas pequenas pensam pequeno, até porque não podem pagar muito. Empresas maiores, com absoluta certeza, pensam grande e buscam planejar sua mão-de-obra no médio prazo. Nesse contexto, procurar trabalho nos grandes cabinets comptables pode ser a melhor pedida, nem que seja um estágio não-remunerado, apenas para ganhar a famosa experiência canadense.

Boa sorte e perseverança!

SANDROMS
      Participante

@Alinesp wrote:

Creio que muitas vezes estar apto a trabalhar, ter qualificação e experiência na área, não necessáriamente nos dá a chance de um emprego em um mercado como o de Québec, onde a maioria das vagas são preenchidas por indicação.

Aline, desculpa se “chovi no molhado” não tinha entendido completamente a sua mensagem. Acho que a resposta do Marcos foi bem apropriada.

Quanto à questão da indicação, em maior ou menor grau é em todas as áreas. Os melhores empregos de TI não saem no jornal, são preenchidos por indicação. Até para trabalhar num survival job a indicação comanda; é o chamado emploi-caché. As empresas de TI costumam pagar (geralmente 500$) por uma indicação de um funcionário. É a indicação institucionalizada e pagante.

O artigo abaixo indica que 75% a 85% das vagas estão no marché caché d’emploi.
      http://www.emplois-montreal.ca/fr/la-recherche-demploi/

A saída é começar desde já a fazer o seu réseau, se vcs está estudando é um bom começo. Quando vc entrar na CA vai ver que a própria ordem vai te ajudar a construir essa rede. Um emprego em nível iniciante ou um estágio tb é uma excelente forma.

Por isso é bom que o imigrante brasileiro (contadores atenção!) aprenda a fazer o résotage porque procurar vagas na internet nem sempre funciona por aqui.

RonaldoMaciel
      Participante

Sandro e Marcos, as opiniões de vcs são válidas mas sou obrigado a concordar com a Aline. Imagino sim, que no caso dela, o statut de não-residente atrapalhe (um pouco) mas de maneira geral há uma dificuldade para conseguir uma boa posição de verdade. Não por que não tenha vagas, mas porque eles não te chamam. Chega a ser incrível.

Passo por isso agora. Estou empregado mas quero mudar para conseguir uma melhor posição e minha área é esta das finanças e contabilidade. Conheço a dinâmica daqui (já estou há três anos quase), sou perfeitamente bilíngue e tenho a experiência canadense. Mas cadê o bom emprego? Tá sendo difícil, devo admitir.

Mas tô na busca, espero ter boas novidades em breve…realmente espero

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

cleo.noire
      Participante

Nossa pessoal fiquei desanimada agora hein! Primeiro que essa história de indicação esta parecendo o Brasil né! E segundo, se tem tantas vagas e tem gente procurando não entendo o porque de não contratar. No seu caso Ronaldo, eu achei que o problema fosse o idioma por exemplo, pois as vezes podem existir pessoas que não tem uma boa fluência ou que não é bilingue, mas no seu caso é diferente! Sou secretaria executiva, sou bilingue, tenho experiência, tenho um atout que é o espanhol e vi que existem várias ofertas de trabalho na minha área que é administrativa. Penso em chegar em Montréal e começar o bénévolat para ter a tão importante experiência canadense, fazer um curso no cégep de bureautique e tudo que todos têm feito para melhorar. Mas fiquei super desanimada agora!!

gabi-infirmiere
      Participante

area administrativa (gestao, contabilidade, secretariado e relacionadas) nao esta no sétimo céu, nao.

outras areas onde apesar da dita *carencia* as pessoas podem encontrar uma dificuldade para a obtençao de um emprego incluem design grafico, serviço à clientela e hotelaria

Alinesp
      Participante

Sandro e Marcos,

Me desculpe pela demora na resposta, estava com problemas para acessar as últimas mensagens (as mais atuais) no website da comunidade.

Obrigada pelos comentários e concordo que ter o status de não residente possa atrapalhar um pouco, mas não acredito que isso nos prejudique antes do momento da entrevista. Nem temos a chance de falar sobre a situação do status. Como Ronaldo também confirma, realmente é incrível, muitas vezes, inacreditável o fato de não te chamarem para uma conversa. Moro no Canadá há 3 anos (tendo vivido tanto na área inglesa, quanto na área francesa) já estudei e trabalhei aqui. Possuo já a desejada primeira experiência canadense. Também falo as duas línguas (além do espanhol) e iniciei meu projeto de imigração com planejamento. Sendo assim, realmente acredito que existam outros fatores que influenciam esta realidade. De qualquer forma a luta continua e a perseverança também!

Abraço a todos! ☺

Carlos_Santos
      Participante

Ola Ronaldo,

@RonaldoeSusana wrote:

…. Tá sendo difícil, devo admitir.

Mas tô na busca, espero ter boas novidades em breve…realmente espero

te mandei uma msg em PVT ;-)

Carlos_Santos
      Participante

@cleo.noire wrote:

….Sou secretaria executiva, sou bilingue, tenho experiência, tenho um atout que é o espanhol e vi que existem várias ofertas de trabalho na minha área que é administrativa…..

Ola Cléo,

nem sempre é assim para todas as profissoes…. a sua pode ter muito mais chances do que a de contador.

Sua estrategia é excelente, pois o benevolat abre portas.

Sei que uma colega da mesma profissao que vc conseguiu emprego aqui em tres dias!

Tudo depende de como vc procura ;-)

Lukass2Ale
      Participante

Vi esse topico e ja fiquei preocupado…

Estou cursando radiologia e ja penso em imigrar para o quebec quando terminar o curso, com essa noticia fikei com um pe atras, essa taxa de desemprego cabe a radiologia tbm?

E se essa tava de desemprego vai atingir radiologia pra uns 5 anos sera?

Desde ja grato.

RonaldoMaciel
      Participante

Áreas de saúde em geral (incluindo radiologia) estão em alta demanda no Québec atualmente, com muitas pessoas aposentando, o envelhecimento da população e as carências do sistema de saúde. Pode ficar despreocupado, como diz o slogan, vous avez une place au Québec. 8)

Lukass2Ale
      Participante

Ok muito obrigdo… Menos uma preocupação rsrs Valeu msm galera^^

Rumo a Quebec

Paulo Amaral
      Participante

Sou Engenheiro Civil e estou tomando conhecimento de todo o processo da OIQ, que é meio complicado (traduções, resgatar documentos do tempo do Chacrinha…).
      O próprio Marcos já me deu umas dicas de tentar dar início ao processo daqui mesmo no Brasil. Mas esse tema (chômage) e os comentários me deixaram com um pé atrás.
      O mercado na área da Génie Civil está ainda na penúria, ou está difícil se conseguir uma vaga no mercado de trabalho, mesmo que inicialmente como “Técnico de Edificações”.
      Ou que outras sugestões vocês dariam?

Carlos_Santos
      Participante

Ola Paulo,

dê uma olhada e pesquise nas discussoes deste grupo do Linkedin que é so de engenheiros aqui no Québec:

http://www.linkedin.com/groups?gid=4158626&trk=myg_ugrp_ovr

Bonne chance!

Visualizando 45 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.