Depressão invernal

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Depressão invernal

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
      FCelso
      Participante

Boas pessoal,

Consultando o Meteomedia, encontrei uma reportagem acerca da depressão de inverno, que atinge em torno de 20% dos Quebequenses. Não há dados a respeito dos imigrantes, mas acredito que entre os não-nativos, esse percentual seja ainda maior.

http://www.meteomedia.com/news/storm_watch_stories3&stormfile=lorsque_lhiver_devient_depr_190112?ref=ccbox_weather_topstories

Lu_campinas
      Participante

Oi Celso,

Uma vez vi uma matéria sobre a Noruega, que mesmo sendo o melhor pais pra se viver segundo a ONU (isto foi em 2009), tinha um índice considerado alto de suicídios.
      Foi dito que tem relação com o clima, e o céu muito cinza.

Tomara que no Quebec mesmo com frio, o céu azul nos ajude a passar bem pelo inverno!
      Um abraço

Carlos_Santos
      Participante

O que causa a maior parte dos problemas é justamente a quantidade de dias de sol, que nao sao muitos!

O frio nao vejo como problema, alias, nao vejo nenhuma depressao nos meus planos ;-)

O negocio é se ocupar durante o inverno e aproveita-lo fazendo atividades fora de casa e nao enterrado em casa!

Obrigado Fabricio pela colaboracao habitual ;-)

FCelso
      Participante

Boas Carlos e Lu,

Que eu me recorde do inverno que passei na Cidade do Québec, havia uma boa quantidade de horas de sol, mesmo em janeiro e especialmente em fevereiro. Entretanto, acredito que, para quem precisa trabalhar durante a semana no horário comercial, e fica somente com os dois dias do fim de semana para sair no horário de sol, a coisa complique. Eu peguei um período de férias em janeiro e pude aproveitar o sol diversos dias, desde 7 da manhã até umas 16h. Também há de se considerar que cada inverno é diferente, como aqueles com muita neve e menos frio, e outros com menos neve e mais frio; outros com mais nebulosidade, menos vento e menos sol e outros com menos nebulosidade, mais vento e mais sol.

Como dizia a professora da francisação, não fiquem em casa, o negócio é sair o máximo que puderem, especialmente quando tem sol. E isso se explica também pela necessidade de sol para produzir vitamina D no organismo.

vivi0508
      Participante

Quando morei em Toronto percebi que o humor das pessoas muda no inverno sim, e soube que tem bastante suicidios tambéem, mas eu curti tanto o inverno que nao me atrapalhou em nada. O negocio é nao se deixar contaminar…
      Li também que algumas pessoas fazem bronzeamento artificial como tratamento para depressao… mas acredito`que da pra se divertir bastante e aproveitar os esportes de inverno, chocolate quente e marsmalow na lareira!!!

SANDROMS
      Participante

@vivi0508 wrote:

Li também que algumas pessoas fazem bronzeamento artificial como tratamento para depressao…

É verdade e o pior é que parece que funciona. Se vc não quiser se torrar numa torradeira de gente, existe também uma lâmpada especial que vc pode usar em casa que simula os raios solares e ajuda no combate a depressão invernal. Quem usa diz que funciona, eu nunca usei…

http://www.lampe-luminotherapie.com/

EDIT: acabei de ler esse post: http://pantoute.wordpress.com/2012/01/22/depression-saisonniere/

FCelso
      Participante

Boas Sandro,

Sobre o post da amiga do outro blog, me recordou de boa parte das pessoas que convivo, reclamando quando aqui no sul, durante o inverno, temos 3 semanas de chuva e “frio” direto… “as roupas não secam”, “não dá pra fazer exercícios na rua (correr, pedalar, caminhar)”, “dá mais fome e vontade de ficar em casa”, “jantares na casa dos amigos” (com vinho), e por aí vai…

Abraço,
      Fabrício

RonaldoMaciel
      Participante

Na minha opinião a falta de luz/sol/calor é pior que o frio e a neve…

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Wilson
      Participante

@FCelso wrote:

Boas Sandro,
      me recordou de boa parte das pessoas que convivo, reclamando quando aqui no sul, durante o inverno, temos 3 semanas de chuva e “frio” direto…
      Abraço,
      Fabrício

Morei em Florianópolis por 10 anos e a informação é exata. Antigamente (hoje em dia as estações são todas desreguladas) em junho e julho fazia muiiiiito frio. Em setembro chovia praticamente o mês todo, todos os dias, 24 horas por dia.

Mas devo dizer que apesar de melancólico, esses tempos de chuva e dias curtos são muito bons.

Eu particularmente gosto muito de frio (ok, não precisa ser -30°C) e da noite. Acho que vou gostar do clima de lá.

Quanto ao contato do sol com a pele, realmente é uma necessidade para o corpo humano. Inevitavelmente temos que “tomar um solzinho”.

http://lepoussins.wordpress.com/

tati06
      Participante

Pessoal, gostaria de saber se existe muita diferença do inverno na cidade de Québec e Montreal? ouvi dizer que o inverno é um pouco mais longo em ville de Québec?é verdade? e é mais frio que em MOntreal?ou nao tem muita diferença? pq aqui no Brasil tem muita diferença entre 4 graus a mais ou a menos, como se fosse comparar ctba e sao paulo, por exemplo…

Lukass2Ale
      Participante

Interesante sua pergunta fiquei curioso tbm rsrs

Carlos_Santos
      Participante

Ola Tatiana,

@tati06 wrote:

Pessoal, gostaria de saber se existe muita diferença do inverno na cidade de Québec e Montreal?

sim existe. Mas isso nao me fez escolher Montreal ;-)

@tati06 wrote:

…ouvi dizer que o inverno é um pouco mais longo em ville de Québec?é verdade?

de fato aqui neva mais do que em Montréal e VENTA mais também!

entao é mais logico que a neve demore mais a derreter que em Montréal.

Porém um aspecto importante que ja percebi e que pessoalmente eu acho detestavel no clima daqui é o “verglais”, que é o fato da chuva virar gelo e tudo se transforma num ringue de patinacao: ruas, calcadas, estradas, etc….

E pelo que percebi nestes anos aqui Montréal tem mais incidencias dele que a cidade do Québec. Inclusive a crise du verglais de 1988 foi em Montreal e nao aqui na cidade do Québec.

Veja aqui do que estou falando:
      http://archives.radio-canada.ca/environnement/catastrophes_naturelles/dossiers/265/

@tati06 wrote:

… e é mais frio que em MOntreal?ou nao tem muita diferença? pq aqui no Brasil tem muita diferença entre 4 graus a mais ou a menos, como se fosse comparar ctba e sao paulo, por exemplo…

Montréal é mais quente, inverno ou verao. Inclusive o verao deles é mais forte no sentido que aqui temo temperaturas que vao bem perto do calor do Brasil!

Veja aqui as estatisticas que falam por si mesmas:

Cidade do Québec:
      http://www.meteomedia.com/statistics/caqc0441

Montreal:`
      http://www.meteomedia.com/statistics/caqc0363

Veja a ligne “Chutes de neige (cm)” por exemplo nas duas cidades.

Mas honestamente, da para viver nas duas sem se stressar com isso. Aqui apenas comparamos mas existem felizes e infelizes nas duas cidades por conta do clima.

E isso faz parte!

Eu nao escolheria uma cidade no Yukon, aonde o recorde canadense no inverno foi de -63 no TERMOMETRO!

Bom é isso!

Espero ter ajudado!

FCelso
      Participante

@tati06 wrote:

Pessoal, gostaria de saber se existe muita diferença do inverno na cidade de Québec e Montreal? ouvi dizer que o inverno é um pouco mais longo em ville de Québec?é verdade? e é mais frio que em MOntreal?ou nao tem muita diferença? pq aqui no Brasil tem muita diferença entre 4 graus a mais ou a menos, como se fosse comparar ctba e sao paulo, por exemplo…

Bueno Tati,

Aqui no RS temos diferença de até 10oC dependendo das cidades. Na Serra costuma ter temperatura 10oC a menos que em Porto Alegre, que é uma das cidades mais amenas do RS no inverno. Quando morava no norte do estado, na região do planalto médio, e pegava ônibus da colônia até Passo Fundo para estudar, acordar 5 e 20 da manhã e tomar um banho não era uma das melhores experiências do dia. Antes de amanhecer a gente via os campos todos congelados da geada que se forma. Naquela região é comum ter mínima do dia, no inverno, perto dos 3oC (temperatura que peguei na madrugada voltando de um casamento em julho, por exemplo). Engraçado é que não me recordo da gurizada deixar de sair por causa do frio, o pessoal toma vinho e conhaque, e vai nos bailes de colônia, saindo com as meninas ao relento e ainda reclamam do calor :lol:

Em relação à QC e Montreal, coloque aí uma diferença de até 10oC. Acompanhe no Meteomédia.com, ali tem todas as informações, podes inclusive verificar diariamente, como tenho feito desde 2008. No meu navegador já abrem as abas com Porto Alegre, Montréal e Québec :mrgreen:

Sobre a região de Yukon (30 mil habitantes para 482.443 km² – ou seja, 0,06 habitantes por km²) , como o Carlos falou, é muito mais ao norte do Canadá, equivale ao norte do Québec, Nunavut, onde moram os esquimós. Esses são lugares legais se você for estudar o gelo, os ursos ou os esquimós. E é bem provável que o governo pague bem para quem for!

tati06
      Participante

Olá.Carlos e FCelso…obrigada pelas informaçoes. Eu nao escolheria a cidade pelo clima não, ate pq se eu nao gostasse de frio nao estaria indo p quebec..hehehe///perguntei por curiosidade mesmo. De qquer forma, ja salvei esse site p poder acompanhar mais o clima ai…..obrigada

valeu!

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.